Page 1

ENTRADA GRATUITA, SUJEITA A INSCRIÇÃO 1

www.tourfilm-festival.com


ART & TUR 2011 SESSÃO BLACK & WHITE 29 de Setembro, 14h30 Auditório da Assembleia Municipal de Barcelos O Festival ART&TUR tem a honra de apresentar os filmes vencedores da oitava edição Festival Audiovisual Black & White, realizado na Escola das Artes da Universidade Católica. Jaime Neves, o director deste projecto, fará uma apresentação que servirá de prelúdio à exibição dos filmes.

2


PROGRAMA Melhor vídeo experimental "THE HOMOGENICS" - Gerard Freixes Espanha – 4 min.

“A uniformização da sociedade transforma tudo em coisas vulgares. A mesma pessoa a viver em casas uniformizadas. A sitcom familiar “Homogenics” e um exemplo extremo de tudo isso.”

3


Melhor vídeo musical “RONCOS DO DIABO" - Tiago Soares Portugal – 3 min.

“Roncos do Diabo, formado por quatro gaitas-de-foles e um bombo, surge no ano de 2005, resultado de um percurso de pesquisa, recolha e construção de instrumentos musicais, iniciado pelos seus membros em 1998.” 4


Melhor vídeo ficção "NEGATIVE" - Yoav Hornung Israel – 16 min.

“Irit, uma mulher com cerca de sessenta anos, esta a tirar fotografias no parque. Quando um jovem suspeita que ela tirou uma fotografia sua, senta-se ao lado dela e puxa conversa. Uma breve conversa numa câmara escura leva a uma situação de intimidade que irit não esperava. As coisas ficam mais complicadas quando sua linda jovem neta aparece.”

5


Melhor vídeo animação HALF TONE" - Hamideh Javadi Irão – 6 min. "

“Um Violinista egoísta isolado reuniu todos os móveis, agendas, e criaturas vivas dentro de um quarto de arrumos para abafar todos os ruídos em seu redor de modo a ouvir apenas o som do seu adorado violino e a música que vai tocar. Na sua casa vazia, mesmo um único movimento ou som faz uma enorme reverberação…”

6


Menção honrosa vídeo ficção "ALFAMA" - João Viana Portugal – 15 min.

“Para o foguete entram, cheios de ponta, A + B Amor, ciúme / Cinzas e lume / Dor e pecado Antes da partida, no último minuto, embarca C Tudo isto existe / Tudo isto é triste / Tudo isto é fado Quando Deus quer, do pavilhão do ouvido vê-se altamente.”

7


Menção honrosa vídeo animação "ANNA BLUME" - Vessela Dantcheva Alemanha – 9 min.

“Anna Blume e uma poesia visual sobre o desejo de um homem que persegue uma mulher. A história e uma viagem surreal ditada pelo espírito do poeta. Luxúria e ingestão, disfarçados de amor, conduzem os dois personagens a um final onde o amor se transforma num lugar muito solitário e estranho. O filme e baseado e inspirado no poema de amor emblemático de 1919 “An Anna Blume”, de Kurt Schwitters.”

8


Menção honrosa vídeo ficção "ENCONTRO" - Mariana Castro Portugal – 9 min.

“Um escritor preso na sua própria criatividade… Esse mesmo homem, para fugir da prisão decide respirar ar mais puro, encontrando ai os pensamentos que necessitava…”

9


Melhor vídeo documentário, Prémio do público e Grande Prémio “Black & White” "PITON" - André Guiomar Portugal – 20 min. “No Boxe, a dualidade entre a violência de um confronto humano e um movimento corporal em perfeita sintonia com a mente, faz com que um combate pareça uma coreografia de dança. Neste documentário sobre a boxer Juliana Rocha, conhecida como Pitão, filmado a preto e branco, pretende-se demonstrar a perspectiva de um desporto conhecido como violento mas praticado por uma pugilista feminina. Através de entrevistas ao pai e ao treinador contamos a história e motivações da campeã. Acompanhando a sua rotina e os seus combates, documentamos a grandeza de um desporto praticado no feminino, na sua plenitude.”

10

Dossiê_ART&TUR_Black&White  

www.tourfilm-festival.com 1 29 de Setembro, 14h30 Auditório da Assembleia Municipal de Barcelos O Festival ART&TUR tem a honra de aprese...