__MAIN_TEXT__

Page 1

Índice: Biblioteca escolar …...2 Carnaval reclicado …..3 Pavilhão Conhec…...4/5 Boletim Cultus ...…..…7 Textos de alunos …….8 Projetos ………….10/11 Estrasburgo …..…....12 Ed. Fis. …….…14/15/16 Número: 15 | Mês: março | ano: 2012 | Jornal Trimestral | Agrupamento de escolas de Arraiolos

VOLUNTARIADO Quem é o Voluntário?

NÚCLEO DE VOLUNTARIADO DE PROXIMIDADE DE ARRAIOLOS

O Voluntário é o indivíduo que de forma livre, desinteressada, gratuita e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.

Conscientes da importância social que o VOLUNTARIADO tem no desenvolvimento integrado de uma comunidade o Monte, em colaboração com várias entidades parceiras, encontra-se a implementar o NÚCLEO DE VOLUNTARIADO DE PROXIMIDADE DE ARRAIOLOS (NVPA). O que é o Núcleo de Voluntariado de Proximidade?

Quem pode ser voluntário? Maiores de 18 anos, com alguma disponibilidade de tempo, que pretendam contribuir para a qualidade de vida e bem estar da comunidade local.

O NVPA consiste na junção de esforços entre entidades públicas e privadas, e VOLUNTÁRIOS, que no exercício da sua cidadania, e com base num ato voluntário de generosidade e disponibilidade para com o seu semelhante, pretendem desenvolver atividades em prol dos outros e da sua comunidade. A quem se destina?

EDITORIAL Caros leitores Estamos novamente em comunicação. “A ideia da comunicação como um dispositivo cultural muito potente para a formação e desenvolvimento humano” (Niza, 2010) é hoje uma ideia muito cara ao conceito Literacia em Informação. Atualmente o grande objetivo é que o cidadão médio tenha competência no que respeita a aceder e utilizar a informação que prolifera no espaço digital para atingir uma cidadania ativa e eficiente. A crescente entrada das TIC e a proliferação da informação em formato digital são um indicador seguro de que a informação se está a tornar num essencial ao sistema social, económico e político. (Correia) Com efeito, o modo como temos vindo a privilegiar o discurso nas trocas do que pomos em comum neste órgão de comunicação que é de todos, demonstra que ainda temos um grande caminho a percorrer. Tudo dependerá de como soubermos acolher e valorizar o que temos à nossa disposição. Desde o diálogo, à exposição, tudo podemos pôr em debate e assim re-coconstruir a cultura apropriada da escola, o conhecimento proposto do currículo e/ou para além dele. (Niza, 2010) Boas leituras, com muitos tempos de debate e discussão no âmbito do trabalho colaborativo… A equipa do ArrRivar

Redação e montagem: Agrupamento de Escolas de Arraiolos: Ângela Rodrigues e Paula Gaspar

O NVPA destina-se à COMUNIDADE EM GERAL, a quem necessita e a quem estiver disposto a doar algum seu tempo. Entidade Promotora: Monte - ACE Entidades Parceiras:  Agrupamento de Escolas de Arraiolos  Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Arraiolos  Associação Social Unidos de Santana do Campo  Centro Infantil Augusto Piteira  Centro de Saúde de Arraiolos  Centro Social e Paroquial de Arraiolos  Junta de Freguesia de Arraiolos  Município de Arraiolos  Posto da GNR de Arraiolos  Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos Em que áreas?  Acompanhamento pessoal a idosos (Médico; visitas; compras; papeis burocráticos);  Acompanhamento pessoal a crianças;  Atividades de animação;  Cuidados Pessoais;  Formação/Ensino;  Cultura/Património;  Empresarial. http://www.monte-ace.pt/site/linhas_voluntariado.html#homea Patrocínios:

Profile for Angela  Rodrigues

Jornal do Agrupamento - ArrRivar  

2ª edição do jornal ArrRivar - 2011-12

Jornal do Agrupamento - ArrRivar  

2ª edição do jornal ArrRivar - 2011-12

Profile for arrrivar
Advertisement