Arqviva 003

Page 56

A estrutura do telhado levou 4 meses para ser montada: ao todo, 18 quilômetros de vigas de abeto, um tipo de pinheiro austríaco, foram usados.

O mestre da arquitetura efêmera Da mesma geração de Sejima, mas com um estilo fortemente influenciado pela estética tradicional japonesa, mais emocional e com foco significativo na tecnologia construtiva, Shigeru Ban bem poderia ser apontado como um dos pais da arquitetura ecológica. Especialista no uso de materiais recicláveis, ele vem utilizando o papel, o papelão e aqueles tubos de papel de fax no lugar dos tijolos e blocos de concreto desde 1986. Apesar do caráter temporário destas matérias-primas, suas preferidas, as construções planejadas por ele apresentam a solidez necessária para abrigar famílias e instituições vítimas de catástrofes naturais, seu Japão natal, por períodos de até vinte anos. Daí o seu epíteto “arquiteto da urgência”. Mesmo em suas obras duráveis a ideia da sustentabilidade se faz presente, e suas

56/ arqviva

Fotos Roland Halbe

como os terremotos e tsunamis comuns em


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.