Page 1

R

E

V

I

S

T

A

OPERA HOUSE

E SUAS RESPONSABILIDADES NA CONSTRUÇÃO

E MAIS

A VERSATILIDADE DO TIJOLO SISTEMA QUADROR PRÊMIO PRÉ-FABRICADOS ASFALTO PERMEÁVEL AÇO PRÊMIO DETALHE


REVISTA GEEM

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi lobortis, turpis ut rhoncus ultrices, neque sapien fermentum mauris, at dictum nibh nisi eu lectus. Aliquam et lacinia sapien. Etiam imperdiet malesuada volutpat. Donec dapibus interdum luctus. Suspendisse potenti. Etiam facilisis scelerisque enim, eget elementum tortor semper at. Vivamus aliquet ultricies purus, vitae vehicula est rhoncus at. Etiam nec purus orci.

Phasellus interdum mollis mi, sit amet ultrices orci placerat non. Proin a nisi leo, nec scelerisque nulla. Praesent augue augue, luctus eget porttitor ut, commodo non ipsum. Donec commodo libero id odio sollicitudin placerat. Phasellus euismod pharetra leo vel posuere. Nunc quis orci quis nunc aliquam volutpat. Integer ultricies venenatis condimentum. Integer vehicula suscipit turpis eu tincidunt. Praesent sem libero, condimentum quis dapibus ac, vehicula non nisi.


TIJOLO

A VERSATILIDADE DO

O tijolo é um dos materiais mais antigos na história da construção. Com mais de 11 mil anos, ele evoluiu em seu

formato e tamanho, proporcionando uma abrangente variedade de opções em seu uso. Rotacionar, empilhar, usar em curva, criar modulações, enfim...Há infinitas possibilidades para o seu uso!

A questão é que muitas vezes ele acaba como coadjuvante na edificação, por ser um material bastante comum

aos olhos dos Arquitetos atuais. Sem nenhum atrativo estético aparente e com tantas novas tecnologias surgindo no mercado, acabamos subestimando a potencialidade do tijolo. Além disso, é de fácil acesso por ser um material barato e não necessitar de mão de obra especializada.

Para fazer um projeto interessante, basta usar a criatividade!


OPERA HOUSE

e suas responsabilidades na execução

Elaborado pela famosa Arq. Zaha Hadid. O projeto do OPERA

HOUSE – CHINA; remete ao fluxo do Rio Pearl, e como ele se transforma com a erosão. Foi inaugurado no ínicio deste ano, e demorou cerca de 5 anos no total para ser concluído. Seu interior possui painéis modulados de gesso reforçado com fibra de vidro, que criam uma superfície fluída, dando continuidade ao mesmo contexto externo do projeto. É considerado uma das maiores obras de Zaha Hadid, bem como da Arquitetura Chinesa Comtemporânea.

Devido à complexidade do design, este projeto necessitava de

um cuidado extremo em sua execução, principalmente por dispor de uma mão de obra local não qualificada e precariedade nos materiais. Estes dois fatores, juntamente com a audácia do projeto, ocasionou no colapso atual da edificação. Grandes rachaduras nas paredes e nos tetos, janelas desprendendo de suas esquadrias , grandes vazamentos após períodos de chuvas e a troca de 75 mil blocos de granito por má fabricação; são acontecimentos inaceitáveis menos de um ano após a conclusão da obra. Isto caracteriza um erro conjunto entre a elaboração do projeto( pois não foi adaptado às condições locais) e principalmente a má execução da obra, que por não dispor de materiais e mão de obra qualificada, executou este pretensioso projeto.

Estes acontecimentos coincidem com notícias do crescimento

e expansão extremamente rápidos em que está a China atual, onde o que interessa é a quantidade e velocidade em que as edificações são construídas. Infelizmente, a mão de obra e os materiais, não acompanharam este rápido crescimento, causando um grande risco na hora da execução.

Análise da mão de obra disponível, cuidado na escolha dos

materiais e visitas constantes para acompanhamento, são fatores primários para concluirmos uma obra com sucesso!


O SISTEMA

QUADROR

Após quatro anos de pesquisa a equipe Quadror conseguiu desenvolver em uma única estrutura, diversas

configurações. De design único, este sistema de apoio estrutural é baseado num jogo geométrico, quase uma brincadeira com o sólido. Seu sistema de dobragem permite uma montagem rápida e requer uma pequena área para armazenamento. Excelentes propriedades acústicas, estéticas e estruturais.

Sua maleável configuração permite o uso em diversas áreas. Podemos encontrá-lo em: design de mobiliário,

estruturas de pontes, habitação, paredes divisórias, barreiras de som, entre outros...É um novo e interessante elemento estrutural - empilhados ou sobrepostos - e permite construir um abrigo de emergência, ou até mesmo uma ponte; em uma agilidade e rapidez incríveis!


Concursos em andamento

Na sua 6ª edição, depois do

sucesso das anteriores, o PRÊMIO NACIONAL DE PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO PARA ESTUDANTES DE ARQUITETURA 2011 confirma o interesse demonstrado pelos alunos e professores de arquitetura por todo o Brasil e já se torna uma tradição de bons projetos acadêmicos em pré-fabricados de concreto.

O processo de projeto e

produção na construção civil vem evoluindo rapidamente no mundo e principalmente no Brasil, aonde a atuação da industrialização nas edificações vêm conferindo qualidade, rapidez e economia ao produto final construído. Todas as vantagens já conhecidas de qualidade, velocidade, precisão e conformidade com normas técnicas, apontam

para a utilização crescente dos pré-fabricados de concreto e estes objetivos continuam sendo o grande desafio dos arquitetos na concepção e

detalhamento dos projetos.

Para maiores informações sobre Sistemas em Pré-fabricados de Concreto sugerimos a consulta ao seguinte site: www.abcic.org.br - Associação Brasileira da Construção Industrializada em Concreto – reúne vários produtores nacionais de pré-fabricados, com links e contatos;


Concursos

O prêmio detalhe,

em andamento

organizado pelo curso de arquitetura e urbanismo da Unisinos, tem como objetivo premiar aquele trabalho de conclusão de curso, do segundo semestre letivo de 2011, nos aspectos referentes à construtibilidade, que envolve a materialização da proposta no aspecto referente ao detalhamento técnico, envolvendo ainda critérios de tecnologia construtiva, inovação, escolha de materiais e adoção de critérios de sustentabilidade.

Esta premiação tem

como objetivo, ainda, incentivar aqueles trabalhos que buscam tal materialização estimulando o fomento a pesquisa e a investigação neste aspecto como área importante na arquitetura e urbanismo. .

Participantes: Todos os alunos aptos a apresentar o trabalho e matriculados na disciplina de Trabalho de conclusão de curso – TCC, do 2. semestre letivo de 2011, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Maiores informações, favor entrar em contato com o GEEM - Gabinete Experimental de Equipamentos e Materiais, ou com o Prof. Hilton Fagundes.


A NOVA SOLUÇÃO PARA ENCHENTES:

ASFALTO PERMEÁVEL

Os asfaltos convencionais, usados nas grandes cidades, são impermeáveis, não permitindo a passagem da

chuva e evitando a chegada da água ao solo. O que num primeiro momento seria necessário, para evitar a fragilidade do solo e conseqüentemente, erosões devido ao excesso de chuva, acaba causando o aceleramento no processo de escoamento das águas para os rios e córregos, aumentando a velocidade com que eles transbordam.

Para solucionar este problema, pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli)

desenvolveram o que, no futuro, poderá ser a solução para as enchentes que vem castigando nossas cidades! O asfalto permeável faz com a água seja absorvida, passando por uma camada de 35 centímetros de pedra, abaixo de uma superfície porosa. Depois, ela vai para um sistema de drenagem e fica armazenada sob uma manta de borracha.

A novidade já está sendo testada num estacionamento e ficará sob observação em 2011. Infelizmente o asfalto

permeável ainda apresenta alguns problemas. Um deles é o preço que chega a ser 22% mais caro que o convencional. Outro empecilho é a resistência; o novo asfalto não suporta tráfego intenso e veículos muito pesados! Mas a expectativa é que, com o tempo e os testes, as pesquisas possam evoluir e o que ainda é apenas uma esperança se torne uma solução real.

INFORMATIVO_1  

Gabinete Experimental de Equipamentos e Materiais

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you