Centro de Bem Estar Animal

Page 51

6.8.3 Vidro Inteligente / SmartGlass É um vidro dinâmico que pode ser escurecido instantaneamente, precisamente e uniformemente, ao receber um determinado impulso elétrico. Proporciona ao usuário controlar com precisão a quantidade de luz, brilho e calor que passa através de uma janela por exemplo. Além de excepcional eficiência energética, com controle sobre energia solar, ele aumenta o conforto térmico, protege contra raios UV, mantém a vista panorâmica e a interação com o ambiente externo, bloqueia o calor e otimiza o custo com ar condicionado, maximiza a luz natural, sem reflexo do sol e reduz o custo de energia elétrica. O SmartGlass proporciona economia de mais de 25% da energia elétrica utilizada em residências e prédios comerciais, através do controle dinâmico dos raios solares incidentes sobre as janelas/ fachada. O resultado é uma dramática redução do consumo da energia elétrica utilizada em iluminação, ventilação, ar condicionado e aquecimento, proporcionando uma contribuição substancial para a certificação LEED. Onde a corrente máxima consumida é de aproximadamente 18mA/m², o consumo de energia é de 0.65 watts/m², suas dimensões são 3m x 1m e pode ser utilizado nas versões em vidro, acrílico, policarbonato e vidro balístico.

Figura 38 - Esquema de funcionamento do Vidro Inteligente

6.8.3. a

Aplicação no projeto

No projeto o vidro inteligente será aplicado nas fachadas do prédio I (comercial/saúde), eliminando a necessidade de cortinas e persianas, preservando a vista diurna e noturna, minimizando o brilho e reflexos, reduzindo o consumo de refrigeração e aquecimento artificiais, maximizando a iluminação natural, protegendo o mobiliário interno dos ambientes, além de poder ser operado com de sistema de automação. 6.8.4 Tinta Fotocatalítica Esse tipo de tinta que pode despoluir o ambiente, contém em sua composição o dióxido de titânio (TiO2), geralmente em sua forma anatase (tetragonal), mais eficiente para o processo de fotocatálise. Também presente em alguns materiais com a propriedade “auto-limpante” o dióxido de titânio, quando exposto aos raios UV, provoca a redução na concentração dos óxidos de nitrogênio (NOx) presentes no ar. Dessa forma, além das tintas, o TiO2 é empregado também no concreto ou argamassa. Quando o Dióxido de Titânio é irradiado por uma energia luminosa suficiente para suprir a sua energia de “bandgap”, ou seja, a energia para mover um de seus elétrons de um campo da molécula para outro campo. Assim são formadas a banda de valência (de onde o elétron foi retirado e formou-se uma lacuna (h+)), e a banda de condução (onde o elétron foi depositado (e-)). Assim que o fornecimento de energia luminosa for interrompido, o fotocatalisador retorna ao seu estado inicial inativo. Na presença da água (H2O) absorvida na superfície do Dióxido de Titânio, estas lacunas da banda de valência geram os radicais hidroxila (OH-), um agente altamente oxidante que decompõe os compostos orgânicos. Seu poder oxidante é maior que o do ozônio e o do flúor. Ao mesmo tempo, um elétron reage com uma molécula de água para formar hidrogênio (reação de redução). Figura 39 - Esquema de funcionamento da Fotocatálíse

Fonte: allaboutthatglass.com (2017)

6.8.3. a

Aplicação no projeto

No projeto o vidro inteligente será aplicado nas fachadas do prédio I (comercial/saúde), eliminando a necessidade de cortinas e persianas, preservando a vista diurna e noturna, minimizando o brilho e reflexos, reduzindo o consumo de refrigeração e aquecimento artificiais, maximizando a iluminação natural, protegendo o mobiliário interno dos ambientes, além de poder ser operado com de sistema de automação.

Fonte: allaboutthatglass.com (2017)

6.8.4. a

Aplicação no projeto

No projeto a tinta fotocatalítica foi aplicada nas fachadas dos canis e gatis e do centro de treinamento

52


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.