Page 1

Sabedoria 7, 7-11 . Salmo 89 . Hebreus 4, 12-13 . Marcos 10, 17-30 . ANO B . VIGÉSIMO OITAVO DOMINGO

MARCOS 10, 21

Vem e segue-Me”

SER ESPERANÇA

EFFATHA

www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf | comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt www.diocese-braga.pt/smbrufe | saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

BOLETIM INTERPAROQUIAL . 103 BRUFE E SANTO ADRIÃO

ano pastoral 2018/2019

Um caminho de PÁSCOA (desafios pastorais) As «sementes de esperança» lançadas ao longo do último ano hão de continuar a crescer e a amadurecer, como se quer que aconteça ao longo de toda a vida, também da vida das comunidades cristãs. Alegra-nos registar o empenho de muitas comunidades em «semear» os desafios pastorais (cf. programa pastoral 2017/18). Em perspetiva comunitária, somos convocados para um percurso pascal do «eu» (individualista) ao «nós» (eclesial), onde cada um, revestido de Jesus Cristo (cf. Gálatas 2, 20), vive e caminha com as irmãs e os irmãos, todos responsáveis pela única missão da Igreja, «povo de Deus, de acordo com o grande projeto de amor do Pai» (EG 114). A imagem da semente que, lançada à terra, precisa de morrer para dar fruto, evoca aquele mistério que é a força de toda a sementeira: a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Assim, sugerimos, para este ano, «um caminho de Páscoa», sendo que cada letra da palavra PÁSCOA marca o início de cada um dos seis pontos desta caminhada. Eis o caminho pascal a percorrer nas comunidades cristãs desta arquidiocese de Braga: Participação ativa e criativa Avaliação sobre a missão Servir e acolher a todos Conversão ao Evangelho Oração e vida espiritual Alargar os horizontes da missão.

Um percurso pascal do «eu» ao «nós», onde cada um, revestido de Cristo, vive e caminha com as irmãs e os irmãos.

CELEBRAR NA ESPERANÇA O homem rico trazia uma inquietação profunda: «Que hei de fazer para alcançar a vida eterna?». A resposta começa por apontar para uma existência iluminada pelos ensinamentos divinos. Depois, é-lhe proposto um outro passo: não fiques dependente das próprias seguranças, não te fixes no desejo da riqueza como se fosse o mais importante para ti. Confia em Deus, partilha os bens, e «terás um tesouro no Céu». Jesus Cristo, que olhava com simpatia, acrescenta: «Vem e segue-Me». Ser discípulo missionário requer o desprendimento. Seguir Jesus Cristo não é uma teoria, é a prática na qual radica toda a experiência cristã. Seguir Jesus Cristo é participar do seu Espírito, numa atitude confiante aberta a novas possibilidades. É uma experiência interior de total desprendimento, um olhar profundo para o que está a aprisionar o coração. Só depois, como diz uma letra musical dos Gen Rosso, se pode abrir uma «nova estrada» que, atravessada pela esperança, conduz à felicidade, à vida eterna.

14

OUTUBRO 2018

VIVER

EM COMUNIDADE A necessidade de «preparar as ferramentas» para a «renovação inadiável» da arquidiocese e das comunidades, não pode esquecer a prévia urgência em despertar em todos «o desejo do mar distante e sem fim».

PERGUNTA

DA SEMANA

O que me atrapalha no seguimento de Jesus Cristo?

REZAR

EM FAMÍLIA Senhor Jesus Cristo, ajuda-nos a seguir-te sem ter medo do que temos de deixar.


TOME NOTA 15 a 21 de outubro

17 | QUARTA-FEIRA 17h30 – Legião de Maria, Centro Pastoral 21h30 – Encontro para PAIS com filhos na catequese, no Centro Pastoral 19 | SEXTA-FEIRA 21h30 – Encontro mensal Ministros extraordinários da comunhão, no Centro Pastoral 20 | SÁBADO DIA MUNDIAL DAS MISSÕES: Celebra-se mundialmente, este fim de semana, o Dia das Missões. Os ofertórios destes dias revertem a favor das missões. Obrigado! 18h00 – Eucaristia, Matriz Nova 21 | DOMINGO – DIA MUNDIAL DAS MISSÕES 8h30 – Eucaristia, Matriz Antiga 10h30 / 12h00 / 19h15 – Eucaristia, Matriz Nova AGRADECIMENTO – FESTA PAROQUIAL: estamos gratos a todos os Grupos e Movimentos de apostolado que se empenharam, trabalharam e colaboraram na Festa de Sto. Adrião e a quantos participaram no Almoço Paroquial. Damos também os parabéns, agradecidos, pela forma como a comunidade respondeu ao desafio, quer pelo número de participantes quer pela qualidade da participação. Que assim continue, para que a paróquia se torne naquela casa onde gostamos de estar, de participar ativa e criativamente para uma maior e mais bela vivencia do Evangelho. Assim, vamos tecendo laços de amizade e de proximidade, tornando-nos comunidade de ESPERANÇA. Parabéns a todos. Obrigado! MÊS MISSIONÁRIO – MÊS DO ROSÁRIO: o mês de outubro é dedicado às MISSÕES, sob o tema “AGARRA O DESAFIO DA MISSÃO”. No dia 21 celebra-se o Dia Mundial das Missões. Os ofertórios deste dia revertem a favor das missões. Também, neste mês, somos chamados a rezar o terço. Podemos fazêlo em família ou em comunidade. Obrigado! PREPARAÇÃO BATISMOS: dia 26, às 21h30, no Centro Pastoral, para pais e padrinhos. SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS: neste dia santo, 1 de novembro, quinta-feira, celebraremos a Solenidade de Todos os Santos nos horários habituais da Eucaristia de Domingo, exceto a das 19h15 que não há. ORAÇÃO NO CEMITÉRIO: dia 1 de novembro, quinta-feira, às 15h, faremos a habitual romagem ao Cemitério. Não haverá Eucaristia. Far-se-á uma celebração da Palavra, onde se evocarão os irmãos falecidos, “segundo a esperança a que fomos chamados”. Será uma oração de louvor e de sufrágio pelos irmãos defuntos. Participem nas missas da paróquia e marquem presença no Cemitério, na Oração que a Igreja faz pelos seus fiéis defuntos.

BODAS DE PRATA DA MA TRIZ NOVA: no dia 21 de no vembro, a Matriz Nova faz 25 anos de inauguração. É um dia para recordar. Estamos a preparar uma seman a de comemorações. Contamo s com a vossa ajuda para fazermos uma exposição de fot ografias. Gostaríamos de obter testemunhos dos que colab oraram na obra e na anga riação de fundos. Contamos convo sco.

TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS: dia 2 de novembro, sexta-feira, às 9h e às 19h15, celebraremos a Solenidade de Fiéis Defuntos. ENCONTRO DE NOIVOS: dia 9 de Novembro, sexta-feira, às 21h30, no Centro Pastoral, haverá encontro para todos os noivos que pretendem casar-se no próximo ano civil de 2019. Neste encontro, dar-se-ão informações importantes para a celebração do seu casamento. ARCIPRESTADO - ESCOLA DE MINISTÉRIOS: estão abertas as inscrições para a Escola de Ministérios Litúrgicos (Leitores, Salmistas e curso Geral), mediante preenchimento da ficha de inscrição, que se encontra na sacristia ou no cartório ou para os seguintes contactos: 252 314 888 | 912 176 942 ou fundacao.real.colegio.landim@hotmail.com. RENOVAÇÃO PAROQUIAL: o objetivo geral do programa pastoral arquidiocesano é “Gerar discípulos missionários e comunidades semeadoras de esperança que, alimentadas pelo encontro pessoal com Jesus Cristo e pela força criativa do Espírito Santo, assumam a inadiável renovação da Arquidiocese, com as suas Paróquias e Comunidades. A motivação fundamental deste objetivo é esta: «É o Ressuscitado que nos diz, com uma força que nos enche de imensa confiança e firmíssima esperança: “Eu renovo todas as coisas”» (EG 288).” Não podemos ficar à margem deste desafio. Por isso, conforme refletido em Conselho Pastoral Paroquial, desenvolveremos dinâmicas que potenciem este objetivo. Procuraremos ir ao encontro de pessoas concretas para um maior envolvimento e abrangência do espaço paroquial, definindo zonas paroquiais, procurando, em cada zona, paroquianos que se empenhem no contacto pessoal com quem nelas habita, criando pontos de encontro uns com os outros e com Deus. Entretanto, daremos mais informações. OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA MATRIZ NOVA: passados 25 anos, a Matriz Nova evidencia o desgaste do tempo e pede, por isso, uma intervenção de requalificação. Com efeito, o Conselho Económico verificou as patologias existentes, pediu os devidos orçamentos e feita a escolha do orçamento mais válido, há um investimento a fazer de 92 mil euros. Será mais um esforço para a comunidade. Mas é um esforço inevitável. Não podemos deixar que a igreja se degrade mais. Contamos com todos! CONTAS: agradecemos a generosidade de todos no Almoço Paroquial pelos 1.408,46€ partilhados. SITE DA PARÓQUIA: visite o site e subscreva a NEWSLETTER em http://www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf/ no canto inferior esquerdo da página.

— PLANO PASTORAL 2017>2020 — SEMENTES DE ESPERANÇA — 2017+18 — DESPERTAR ESPERANÇA —

Effathá#103  

Boletim Paroquial Santo Adrião, VNF - 15 a 21 de Outubro 2018

Effathá#103  

Boletim Paroquial Santo Adrião, VNF - 15 a 21 de Outubro 2018

Advertisement