Page 1

A Ordem

Arquidiocese de Natal - Ano XLI - N0 04

Natal-RN, 27 de janeiro de 2013

Exemplar avulso: R$ 1,00

12ª edição do Nordestão de Presbíteros será realizada em Natal

Foto: Cacilda Medeiros

No período de 26 a 29 de agosto deste ano, a Arquidiocese de Natal receberá mais de 250 padres dos cincos regionais do Nordeste, da CNBB, que parƟciparão do 12º Nordestão de Presbíteros. Tendo em vista a vivência do Ano da Fé e comemoração dos 50 anos do Concílio VaƟcano II, o encontro traz como tema “VaƟcano II e o presbítero do Nordeste: testemunha de fé, esperança e caridade”. Leia mais páginas 6 e 7.

Padres da Arquidiocese de Natal também parƟciparão do 12º Nordestão de Presbíteros

Área Pastoral de Espírito Santo festeja padroeira ::: PÁG. 5

PÁG. 12

A Ordem 27 01 2013.indd 1

Presidente da CNBB virá a Natal Dom Raymundo Damasceno estará em Natal dias 14 e 15 de fevereiro. Ele parƟcipará da comemoração dos 50 anos da CF.

PÁG. 12

Foto: www.a12.com

Trata-se da Paróquia da Imaculada Conceição, de Lagoa Salgada, que será administrada pelo Pe. Luciano Inácio.

Foto: Luiz Gonzaga

Arquidiocese criará mais uma paróquia

“Planejamento estratégico é o norte das programações anuais” Nesta época, a maioria das paróquias elabora o plano pastoral. “As paróquias podem e devem uƟlizar o planejamento estratégico para pensar e agir pastoralmente”. Esta afirmação é do agente pastoral e consultor de empresas, Hernando Paredes.

Foto: Ândreson Madson

PÁG. 9

24/01/2013 11:05:48


2 - A Ordem Editorial

2013: ano de grandes eventos Durante este mês de janeiro, as quatro edições do Jornal A Ordem destacaram os quatro grandes eventos que serão sediados na Arquidiocese de Natal, em 2013. A edição de 06 de janeiro, enfocou a Campanha da Fraternidade, cujo lançamento nacional acontecerá na Arquidiocese de Natal. O lançamento será dentro do contexto dos 50 anos da Campanha, que teve sua origem nas terras poƟguares. No dia 13, A Ordem deu destaque à Semana Missionária, que acontecerá de 16 a 20 de julho, antecedendo à Jornada Mundial da Juventude. Na semana passada, o enfoque foi para o 8º MuƟrão Brasileiro de Comunicação, que será sediado em Natal, de 27 de outubro a primeiro de novembro. E, nesta edição, a matéria de capa é o Nordestão de Presbíteros, marcado para o mês de agosto. Que não sejam apenas eventos. Mas que sejam momentos fortes de evangelização para o povo de Deus, da Arquidiocese de Natal, e para os visitantes. Preparemo-nos!

27 de janeiro de 2013 Palavra do Arcebispo

A Ordem

EXPEDIENTE Dom Jaime Vieira Rocha

Jornal Semanal da Arquidiocese de Natal

Igreja, comunidade de comunidades Queridos irmãos e irmãs, As duas últimas urgências de nosso Plano Pastoral lembram a todos que a Igreja não vive para si mesma. Ela é uma comunidade de comunidades a serviço da vida plena para todos: Igreja, comunidade de comunidades e Igreja a serviço da vida plena para todos. Essas duas urgências estão juntas porque com as duas primeiras formam uma unidade: a missão da Igreja é proclamar que Deus se revela em Jesus Cristo como aquele que vem dar a vida: “Eu vim para que todos tenham vida e vida plena” (Jo 10,10). A quarta urgência coloca-nos dentro de um projeto pastoral já assumido por nós: a setorização das paróquias. Mas esta urgência chama a atenção para um fato determinante para o entendimento da Igreja: ela é uma assembleia, uma comunidade. Este fato já é vivido pela Igreja desde muito tempo. Na verdade, o que são as comunidades, capelas que compõem as nossas Paróquias? Quanta vida, quanta animação, quanta experiência de fé encontramos nas pessoas que, mesmo diante de dificuldades grandes, permaneceram fiéis a Deus e à sua Igreja. É esta vitalidade, é esta força que a setorização traz para algumas situações que apelam para a nossa sensibilidade. A paróquia, sobretudo na região urbana exige uma mudança radical, para que ela continue sendo um espaço de encontro com Jesus Cristo e assim seja evangelizadora, missionária. A setorização é um meio eficaz de animação dos ministérios, de uma Igreja povo sacerdotal, que assume os diversos carismas, as diversas ações do Espírito Santo para o bem de todos. Já a quinta e última urgência não é um ponto facultativo. Ela é a meta de tudo. A missão, a formação, a liturgia e a experiência de cada um na oração, as estruturas da Igreja tudo deve ser um hino à vida. É uma exigência da própria Revelação divina, que é a Vida de Deus em nossa vida. Ela nos lembra de que a vida plena só alcançamos no encontro definitivo com Deus, na vida eterna. E isto nos protege de falsas esperanças e de falsos pastores. Nem os poderosos e nenhum sistema de governo darão para nós a vida plena que Deus nos dá. Mas nós não esperamos a morte para vivermos felizes. A felicidade é possível porque Deus entrou em nossa história, mostrando a todos que a verdadeira felicidade consiste em fazer o outro feliz. Deus é o Outro que faz felizes os outros, nós os homens e as mulheres, seus filhos e filhas. Por isso, a Igreja é a instituição que busca a felicidade das pessoas. Uma felicidade que é o início de uma vida plena. Defender a vida, ser contra o aborto, defender a família, ser contra a eutanásia, lutar contra a desigualdade social, contra as injustiças, denunciar a corrupção e o desrespeito aos direitos humanos à saúde, à educação, à segurança, à participação livre nas organizações sociais, é fazer com que todos iniciem um caminho que terá como meta a plena vida. E a Igreja é responsável por isso e ela não deve jamais se calar, pois se ela se cala as pedras gritarão.

Endereço: Pastoral da Comunicação Av. Floriano Peixoto,674 Tirol 59020-500 - Natal-RN pascom@arquidiocesedenatal. org.br

www.arquidiocesedenatal. org.br Twitter: @arqnatal Fone: (84) 3615-2800 Fax: (84) 3615-2800 Conselho Editorial: Pe. José Nazareno, Pe. Vicente Laurindo, Pe. Matias Soares, Pe. Edilson Nobre, Pe. Francisco das Chagas de Souza, Diác. José Bezerra, Vital Bezerra, Milton Dantas, Cacilda Medeiros, Ândreson Madson, Antônio Roberto e Luiza Gualberto. Edição, redação e diagramação: José Bezerra (DRT-RN 1210) / Cacilda Medeiros (DRT-RN 1248) / Luiza Gualberto (DRT-RN 0901752) Revisão: Milton Dantas (LP 3.501/RN) Colaboradores: Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal Impressão: RN Econômico - Fone: (84) 3201-2630 Tiragem: 1.600 exemplares Assinaturas: Com as coordenações paroquiais da Pastoral da Comunicação ou na redação do Jornal, no Centro Pastoral Pio X - Av. Floriano Peixoto, 674 - Tirol - Natal/RN

Quer um fim de semana à beira mar e a preços promocionais? Está procurando espaço para realizar um evento? O Centro de Treinamento de Ponta Negra João Paulo II, em Natal, oferece preços promocionais. Agende! (84) 3641-3366 / 3641-3339 / 9813-9358 (TIM) /(84) 8817-8320 (OI) Ligue: 3615-2800 com Luzia Freitas ou Kécia Pereira

A Ordem 27 01 2013.indd 2

24/01/2013 11:05:52


3 - A Ordem

Notícias

Nova Cruz prepara Assembleia Pastoral Comunicação, Flávio Luiz. “Nos dois dias da Assembleia, os parƟcipantes farão a avaliação dos trabalhos realizados em 2012, conhecerão as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja e definirão as prioridades da Paróquia para este ano”, acrescenta. A Assembleia Pastoral contará com a parƟcipação dos padres Francisco de Assis Inácio e Janilson Macedo, do Diácono José Jeová, religiosas, coordenadores de pastorais, movimentos e serviços e representantes das comunidades. A assessoria será Vigário Episcopal Sul, Padre MaƟas Soares.

Foto: Flávio Luiz

A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, inicia os preparaƟvos para a Assembleia Pastoral, que será realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro. O pároco, Padre Francisco de Assis Inácio, realizou, no úlƟmo dia 21, a primeira reunião de preparação para a Assembleia. “Nessa reunião, ficou decidido que, no dia 16 de fevereiro, acontecerá uma mini-assembleia com os coordenadores de pastorais e movimentos. Na oportunidade, cada coordenador levará o plano de sua respecƟva pastoral, para definição das datas para as aƟvidades”, explica o coordenador paroquial da Pastoral da

27 de janeiro de 2013

Santana prepara fiéis para a CF Agentes de pastorais da Paróquia de Santana, no Soledade 2, em Natal, parƟcipam de uma formação sobre a Campanha da Fraternidade 2013, neste domingo, 27, das 8 às 12 horas, na Igreja Matriz. Durante o encontro, será apresentada a equipe que vai coordenar a Campanha da Fraternidade, bem como a programação que será desenvolvida no período, em nível paroquial. Neste ano, a juventude é a temáƟca da CF.

João Câmara fará assembleia Coordenadores de pastorais e líderes de comunidades da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara, parƟciparão de assembleia pastoral, dia 2 de fevereiro. O encontro acontecerá no Centro Pastoral, das 8h às 17 horas. A finalidade é avaliar as ações pastorais realizadas em 2012 e elaborar o plano para 2013. A assembleia será coordenada pelo administrador paroquial, Padre Edvan Lucena.

Reunião de preparação para a Assembleia, realizada dia 21

Pastoral da Criança prepara novos coordenadores A coordenadora da Pastoral da Criança, no Rio Grande do Norte, Marlúzia Pessoa, será uma das assessoras do encontro nacional de capacitação em missão e gestão para novos coordenadores estaduais e diocesanos e assistentes eclesiásƟcos da Pastoral. O encontro

acontece de 28 a 31 de janeiro, na sede nacional da Pastoral, em CuriƟba (PR). Em fevereiro, haverá outro encontro e, do Rio Grande do Norte, também parƟcipará o assistente eclesiásƟco da Pastoral da Criança, na Diocese de Mossoró, Padre Possídio Lopes Neto.

Catequistas participam de formação Catequistas da Paróquia do Beato André de Soveral, em Emaús, parƟciparão de uma formação, de 30 de janeiro a primeiro de fevereiro, das 19 às 21 ho-

ras, no salão paroquial Dom MaƟas Patrício de Macêdo, no Jardim Aeroporto. No dia 02, os catequistas parƟciparão de um reƟro espiritual.

Paróquia vai organizar biblioteca A Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, zona norte de Natal, faz campanha para arrecadar livros literários. A finalidade é montar uma biblioteca, na Paróquia. As pessoas que desejam fazer doações de livros podem deixá-los na secretaria paroquial. A Paróquia também abriu inscrições para a preparação para o baƟsmo de adultos. As inscrições se estenderão até 20 de fevereiro e podem ser feitas nas capelas e na secretaria paroquial. Ainda, na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, o Segue-me realiza o primeiro pós-encontro deste ano, dia 2 de fevereiro, às 19h, na Matriz.

Agenda do Arcebispo

Emaús se prepara para acolher jovens estrangeiros

. 01/02 - Celebração em ação de graças pelo aniversário sacerdotal, às 16h30, na Catedral. . 02/02 - Missa no Colégio Nossa Senhora das Neves, Natal, às 9 horas. - Às 17h, missa, no encerramento da festa de N. Sra. da Candelária.

A Paróquia do Beato André de Soveral, de Emaús, começou a cadastrar as famílias que desejam acolher jovens de outros países, durante a Semana Missionária, que acontecerá no período de 16 a 20 de julho, na Arquidiocese de Na-

A Ordem 27 01 2013.indd 3

tal. As famílias interessadas podem procurar a coordenação paroquial da Pastoral da Juventude. A Paróquia pretende acolher até cem jovens, durante a Semana, que antecede a Jornada Mundial da Juventude.

24/01/2013 11:05:53


4 - A Ordem

A Igreja

88

27 de janeiro de 2013

Comentario Litúrgico Pe. Edilson Soares Nobre, Vigário Geral e Assistente EclesiásƟco da Pascom (3º Domingo do Tempo Comum) Ne 8,2-4a.5-6.8-10 / Sl 188 / 1Cor 12, 12-30 / Lc 1, 1-4.4,14-21

"Me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres" Lucas inicia o seu Evangelho com uma dedicação: “Escrevo a ti, Teófilo” (Lc 1,3). O que significa? Não obstante sendo o Evangelho dirigido a todos, esta dedicação indica atenção especial à singular pessoa. Ou seja, é dedicado a cada um individualmente. Não podemos nos perder na massa. A vida é vivida em primeira pessoa. Mas Lucas acrescenta: “Desse modo poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste” (Lc 1,4). Eis um raio de luz sobre o significado da religião cristã. Ela não é feita de comoventes lendas ou de fábulas edificantes. A religião cristã nasceu de uma pessoa concreta: uma pessoa que nasceu veramente em Belém, caminhou pelas estradas, operou milagres, pronunciou palavras nunca ditas antes, sofreu uma injusta e absurda condenação e depois improvisamente retornou ao centro da vida de um pequeno grupo de pessoas. Os apóstolos, quando falavam, tentavam esclarecer este aspecto da fé. Lembramos

aqui a primeira carta de São João: “O que ouvimos e o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e o que nossas mãos apalparam...Isso que vimos e ouvimos, nós agora o anunciamos a vocês” (I Jo 1, 1-3). O nascimento do cristianismo é um enigma histórico que se explica somente exclamando com o centurião aos pés da cruz: “Verdadeiramente este é o Filho de Deus!” (Mc 15,39). Mas aqui aflora um problema sutil: Hoje, onde podemos encontrar Cristo? Onde é hoje a estrada de Damasco, que possibilitou o encontro de Saulo com Jesus e consequentemente a sua conversão? Onde está a margem do lago da Galileia, na qual Pedro e André encontram Cristo? No Evangelho encontramos a resposta. Um dia – narra Lucas – Jesus se encontrava em Nazaré. Ele queria participar da reunião do sábado, como um bom israelita. O que acontece? Jesus é convidado a ler. Pega o livro do profeta Isaías e em alta voz proclama: “O Espírito do Senhor está

sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa nova aos pobres...” (Lc 4,18-19). Eram palavras conhecidas, mas eis a novidade. Enrolando o livro Jesus diz: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir” (Lc 4,21). Inicia assim o cristianismo! Uma grande novidade estava entrando no mundo. Quem acreditou nas palavras de Jesus? Os pobres de espírito e os puros de coração reconheceram a Sua presença. Talvez aqui encontremos a resposta à indagação feita anteriormente. Onde é a estrada de Damasco? É a Igreja. A Igreja é o hoje de Cristo. A Igreja é o caminho que Cristo depositou neste mundo, cheio de contradições e de maldade. São suas estas palavras: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21). “Não vos deixarei órfãos, retornarei a vós” (Jo 14,18). “Ide pelo mundo e anunciai a Boa Nova. Eis que eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,19-20).

Doutrina da Igreja

A Igreja no Catecismo da Igreja Católica (XII) A terceira nota ou propriedade da Igreja é a “catolicidade”. A Igreja é católica. Isto significa que ela é universal, segundo a totalidade e segundo a integralidade. Este duplo aspecto da catolicidade da Igreja é sustentado pela fé em Cristo presente na Igreja, com a plenitude dos meios de salvação. “Nela subsiste a plenitude do Corpo de Cristo unido à sua Cabeça” (CIC 830). Os meios de salvação, apresentados pelo Catecismo, são: confissão de fé correta e completa, vida sacramental integral e ministério ordenado na sucessão apostólica. O que faz o Catecismo afirmar: “a Igreja era católica no dia de Pentecostes e o será sempre, até o dia da Parusia” (CIC 830). Mas, a Igreja é católica, também, porque é enviada em missão por Cristo a toda humanidade. “Todos os homens são chamados a pertencer ao novo Povo de Deus...”, diz o Concílio Vaticano II, na Constituição

A Ordem 27 01 2013.indd 4

dogmática sobre a Igreja Lumen gentium, 13. Esta nota da Igreja é vivida pelas legítimas comunidades de fiéis unidas a seus pastores (os bispos), que se reúnem pela pregação do Evangelho, onde se celebra a Ceia do Senhor e onde está presente Cristo, por cuja virtude se constitui a Igreja una, santa, católica e apostólica (cf. CIC 832). Assim define o Catecismo essas comunidades ou Igrejas Particulares, retomando o ensinamento do Concilio Vaticano II e do Código de Direito Canônico: “Igreja Particular é a diocese (ou a eparquia), uma comunidade de fiéis cristãos em comunhão na fé e nos sacramentos com seu Bispo ordenado na sucessão apostólica” (CIC 833). Essas Igrejas Particulares são plenamente católicas pela comunhão com uma delas: a Igreja de Roma. Desde os primeiros séculos houve a consciência de

que a Igreja de Roma ocupa um lugar especial na unidade e catolicidade da Igreja. Santo Irineu afirmou: “com esta Igreja deve necessariamente concordar cada Igreja, isto é, os fiéis de toda parte”. E São Máximo Confessor afirmava que a Igreja de Roma é a única base e fundamento, assim considerada por todas as Igrejas cristãs. Mas, a Igreja universal (isto é, Católica) não é a soma das Igrejas Particulares, como ressaltava o Papa Paulo VI. É a única “Igreja, universal por vocação e por missão, que, ao lançar suas raízes na variedade dos terrenos culturais, sociais e humanos, se reveste em cada parte do mundo de aspectos e de expressões exteriores diversas” (cf. CIC 835, citando PAULO VI, Exortação apostólica Evangelii nuntiandi, 62). Pe. Paulo Henrique da Silva - @pepaulonatal Professor de Teologia da FAHS

24/01/2013 11:05:53


5 - A Ordem

Notícias

27 de janeiro de 2013

As fesƟvidades em honra de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município de Espírito Santo Ɵveram início dia 23 deste mês e se estendem até 2 de fevereiro. Neste período, todos os dias, às 5 horas, há caminhada penitencial; às 6, celebração eucarísƟca; às 12, Oİcio de Nossa Senhora, e, às 19h30, novena. Na programação sócio-cultural, de 24 de janeiro a 2 de fevereiro, acontece quermesse, após a novena. No dia 31 de janeiro e no dia primeiro de fevereiro, às 21 horas, será realizado leilão de garrotes e carneiros, e, no dia 2, às 14 horas, leilão dos romeiros. A comunidade, como acontece todos os anos, se prepara para receber centenas de fiéis, inclusive de outros luga-

Pureza planeja implantar pastorais As Pastorais da Sobriedade, da Acolhida e Familiar devem ser implantadas na Paróquia de Nossa Senhora da Pureza, neste ano de 2013. O assunto foi tratado na Assembleia Pastoral Paroquial, realizada neste sábado, 26, na Escola Henrique Santana. Ainda para este ano, estão previstas a realização da Semana Missionária Vocacional e a comemoração dos dez anos de vida sacerdotal do administrador paroquial, Padre Edvaldo Alexandre de Brito.

Foto: cedida

Área Pastoral de Espírito Santo festeja padroeira

Fiéis com a imagem da Santa, em Arez, de onde parƟu carreata, dia 23, para Espírito Santo

res, para o encerramento da festa, dia 2 de fevereiro. Neste dia, os festejos começam às 5 da manhã, com alvorada; às 6h, haverá

a missa dos romeiros; às 8h, missa da família; às 10h, missa solene; às 16h, procissão e bênção do Sanơssimo Sacramento.

Paróquia da Catedral fará Assembleia

Boa Saúde promove Louvorzão da Fé

A terceira Assembleia Pastoral da Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, acontecerá dia 3 de fevereiro, a parƟr das 8 horas, no Centro Pastoral Pio X. Para a Assembleia, são convocados todos os agentes de pastorais, bem como as Comunidades de Vida e Aliança que atuam no território da Paróquia. As pessoas que forem parƟcipar da reunião devem fazer inscrição, na secretaria da paróquia, até o dia primeiro de fevereiro.

Dentro da programação dos festejos em honra de Nossa Senhora da Boa Saúde, em Boa Saúde, acontece neste domingo (27), o Louvorzão da Fé. A programação vai iniciar a parƟr das 16h, com saída da Igreja, e vai percorrer as ruas da comunidade, com animação da banda Solidéo, de Natal, e o Ministério Anjo da Luz, de Boa Saúde. O evento é aberto a todo o público. Após o louvor, haverá missa, às 19 horas. Segundo o administrador paroquial, padre Jonerickson Gomes, o louvor faz parte da mobilização da juventude local, tendo em vista a Campanha da Fraternidade 2013, que traz como tema “Fraternidade e Juventude”.

Religiosas fazem votos Um grupo de religiosas da Congregação das Filhas do Amor Divino fará a profissão dos votos de casƟdade, pobreza e obediência, dia 2 de fevereiro, às 9 horas. A celebração, que será presidida pelo

Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, acontecerá no Colégio Nossa Senhora das Neves, no Alecrim, Natal. Na ocasião, algumas freiras também renderão graças a Deus pelo jubileu de consagração religiosa.

Coordenador da RCC participa de formação política O coordenador arquidiocesano da Renovação CarismáƟca, Ânderson Rogério Santos, conhecido como Sargento Rogério, parƟcipa de um curso de formação políƟca para cristãos, oferecido pelo Centro Nacional de Fé e PolíƟca Dom Hélder Câmara. Neste domingo, 27, é concluída a segunda etapa do Curso, que teve início dia 13, em Brasília.

A Ordem 27 01 2013.indd 5

Ao todo, são 45 alunos, de várias partes do Brasil. Neste módulo, a turma estudou disciplinas como “Leitura da relação Fé e PolíƟca no Concílio VaƟcano II”, “Cultura de Paz contra a violência e educação pela paz”, “Orçamento parƟcipaƟvo e conselhos municipais de direitos”, entre outras.

São Lucas faz assembleia pastoral Coordenadores de pastorais, movimentos e serviços, da Paróquia de São Lucas, no Conjunto Amarante, São Gonçalo do Amarante, parƟcipam de assembleia, neste domingo, 27, das 8 às 16 horas, no salão paroquial. A finalidade é avaliar o que foi realizado em 2012 e planejar eventos para este ano. Os trabalhos serão conduzidos pelo pároco, Padre Gilmar Pereira de Castro.

24/01/2013 11:05:53


6 - A Ordem

27 de janeiro de 2013

Capa

12ª edição do Nordestão de Presbíteros será realizada em Natal Foto: Cacilda Medeiros

Evento vai acontecer no mês de agosto, e pretende reunir mais de 250 padres dos cinco regionais do Nordeste, da CNBB, que vão parƟcipar de momentos de fé e reanimação da vocação sacerdotal

Padres da Arquidiocese de Natal também vão parƟcipar do Nordestão de Presbíteros

No período de 26 a 29 de agosto deste ano, a Arquidiocese de Natal receberá mais de 250 padres dos cincos regionais do Nordeste, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que parƟciparão da 12ª edição do Nordestão de Presbíteros. Realizado a cada dois anos, e nesta edição, tendo em vista a vivência do Ano da Fé, e comemoração pelos 50 anos do Concílio VaƟcano II, o encontro traz como tema, “VaƟcano II e o presbítero do Nordeste: testemunha de fé, esperança e caridade”. Segundo o padre José Adelson Rodrigues, integrante da coordenação local e membro do conselho presbiteral da Arquidiocese, o objeƟvo do Nordestão é reviver e reanimar a fé, a esperança e a vocação sacerdotal. “Neste encontro, podemos nos encontrar com MESA REDONDA Tema: Fraternidade e Juventude Expositores: Pe. Alcimário Pereira, Pe. Robério Camilo, Prof. Ms. Divaneide Basílio e Prof. Dr. Adriano Cruz Mediador: Pe. Vicente Laurindo, msf Data: 02 de fevereiro de 2013

Paulus Livraria Rua Cel. Cascudo, 333 - Cidade Alta - Natal - Fone: 3211-7514 natal@paulus.com.br

www.paulus.com.br

A Ordem 27 01 2013.indd 6

aqueles irmãos sacerdotes mais distantes, e trocar experiências. É um momento de parƟlha, para promoção de um diálogo e reflexão sobre a vida sacerdotal”, conta. Padre Adelson também explica que o Nordestão é um momento relevante para os padres, uma vez que possibilita o conhecimento de uma nova realidade, e também destaca e reaviva a idenƟdade do presbítero, como aquele homem que vive da gratuidade, e total entrega de si aos outros. “Esse evento tem um significado celebraƟvo, e principalmente de relacionamento, de encontro com o próximo”, ressalta. Além do padre Adelson, os padres Antônio Nunes e Inácio Henrique, ambos da Arquidiocese de Natal, integram a comissão local de organização do evento.

Preparação A preparação para o Nordestão de Presbíteros vem sendo realizada por meio de reuniões mensais, sempre na primeira segunda de cada mês, entre a comissão local e a regional. No dia 17 de janeiro aconteceu uma reunião que contou com membros da comissão do regional Nordeste 2, para dar os encaminhamentos para a realização do evento. Nos dias 08 e 09 de abril, acontece mais uma reunião, que desta vez reunirá presbíteros de todo o Nordeste brasileiro, com o objetivo de organizar a representação da região no Encontro Nacional de Presbíteros, no próximo ano. O encontro vai ser realizado na Casa do Clero, em Emaús, Parnamirim.

Prepare-se! Em 2013 tem o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação de 27/10 a 01/11 de 2013 em Natal Veja como será: www.muƟcom.com.br

O Rosário dos Arcanjos Um CD que oferece as pessoas um meio para entrarem em sintonia com Deus pela intercessão dos arcanjos. livnatal@paulinas.com.br Visite: www.paulinas.org.br R. João Pessoa, 220 Natal (84)3212-2184

24/01/2013 11:05:54


7 - A Ordem

27 de janeiro de 2013

Capa

Foto: Cacilda Medeiros

neste encontro, estaremos organizando a representação do Nordeste para o Encontro Nacional de Presbíteros, que vai acontecer em fevereiro de 2014, na cidade de Aparecida, interior de São Paulo”, fala o padre Adelson. As inscrições para o Nordestão terão início em abril, seguindo até o mês de junho, e serão realizadas no subsolo da Catedral. Ainda de acordo com o padre Adelson, o valor da inscrição será divulgado em breve.

Encontro em Teresina

Padre Adelson Rodrigues, um dos organizadores locais do Nordestão de Presbíteros

Programação A programação ainda está em fase de conclusão e será divulgada em breve, juntamente com o local do evento, mas o padre Adelson adianta que as atividades envolvem momentos de celebração, simpósio, com formações, bem como momentos de lazer, com visitas aos pontos turísticos, históricos e religiosos do estado, como o Monumento dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no município de São

Gonçalo do Amarante. A abertura oficial será realizada no dia 26 de agosto, com celebração eucarística, seguida de apresentação dos regionais. “O nosso arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, será um dos assessores do Nordestão, e também teremos outros convidados, que vão partilhar suas experiências, e ainda, a presença de outro bispo, que ainda estamos definindo, que vai assessorar os demais dias de evento. Além disso,

A última edição do Nordestão aconteceu no ano de 2011, na cidade de Teresina (PI), e o encontro refletiu sobre o tema “A Identidade e a espiritualidade no processo de mudança de época”, reunindo aproximadamente 200 padres. A Arquidiocese de Natal foi representada pelos padres Edilson Nobre, vigário geral da Arquidiocese; Raimundo Renato da Rocha, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim; José Adelson, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antônio; e Iranildo Augusto, de Assis administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Passa e Fica.

Saiba Mais O Nordestão de Presbíteros é um encontro promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as Comissões Regionais de Presbíteros do Nordeste, que são divididas em cinco regiões (NE 1, NE 2, NE 3, NE 4 e NE 5). O evento acontece a cada dois anos em uma diocese dos regionais. Anteriormente, o encontro era realizado na cidade do Crato (CE), mas, por moƟvos de dificuldade de deslocamento de alguns padres, e também para que pudessem conhecer outras realidades, o evento passou a acontecer em um estado diferente do Nordeste, a cada edição.

A proposta do evento é criar um clima de fraternidade, estudo, oração e lazer, que proporciona o fortalecimento de toda a Igreja, preservando a unidade e a idenƟdade dos presbíteros, que vivem suas missões e seus ministérios nas realidades do coƟdiano nordesƟno, promovendo a interação e integração entre os padres. O evento é uma oportunidade para conversar sobre os desafios, evangelização, acolhimento, parƟlha, afeƟvidade, amor ao próximo e igualdade.

Colégio Nossa Senhora de Fátima 60 anos educando com ciência e amor

Dr. Sérvulo Pereira Paulino Dr. Fernando José Vieira de Sousa EXAMES Radiologia Geral, Ultra-sonografias: Mamária, Pélvica, Abdominal, com Doppler Colorido, Transvaginal, Mamografia e Densiometria Óssea.

Horário: de 2ª a 6ª - das 7 às 11 h e das 13 às 17 h Av. Alexandrino de Alencar, 915 - Natal-RN Fone: (084) 3213-1442

A Ordem 27 01 2013.indd 7

Educação Infantil, Fundamental I e II WWW.cnsfnatal.com.br cnsf@cnsfnatal.com.br Secretariacnsf@hotmail.com Av. Rodrigues Alves, 646 - Tirol - Natal Fone (84) 3222-2961/ 8121-3834 / 9197-9792

24/01/2013 11:05:54


8 - A Ordem

27 de janeiro de 2013

Geral

Em prol da Igreja

Catequese (I)

Curso Bíblico

A Área Pastoral de Santo Antônio de Lisboa, em Tibau do Sul, promove um fesƟval de prêmios, em prol da reforma da Igreja Matriz. Serão sorteados duas motos, uma TV, um fogão e uma geladeira. Para concorrer basta adquirir o bilhete, no valor de vinte reais. O sorteio acontecerá dia 3 de fevereiro, às 16h, na Praça Monsenhor Antônio Barros.

A Paróquia do Beato André de Soveral, em Emaús, abriu inscrições para preparação para catequese infanƟl e crisma de jovens e adultos. Os interessados devem procurar os agentes da Pastoral da Catequese. Os encontros da catequese iniciarão dia 16 de fevereiro próximo.

A Paróquia de São Francisco de Assis, em Cidade Satélite, Natal, promove, de 04 a 09 de fevereiro, um curso bíblico, tomando como base, a vivência do Ano da Fé. A formação vai ser assessorada pelas Irmãs Apóstolas da Palavra. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas na secretaria da paróquia. Outras informações ligue: (84) 3615-2834.

Sorteio de prêmios A Paróquia de São Lucas, no Conjunto Amarante, São Gonçalo, promove fesƟval de prêmios, dia 3 de fevereiro, às 10 h, no Espaço de Eventos. Serão sorteados cinco prêmios. A cartela custa cinco reais. Após o sorteio será realizada uma feijoada dançante.

Catequese (II) A Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, Natal, abriu inscrições para o baƟsmo de adultos. Os interessados devem procurar os catequistas, nas comunidades, ou a secretaria paroquial.

Matrículas para a ECAN As matrículas para o Curso de Comunicação para a Pastoral 2013 começam dia 01 de fevereiro, na sala da Pascom, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral. Informações: 3615-2800.

Artigo

Por uma paróquia missionária A Paróquia é o espaço adequado para que a Nova Evangelização encontre o seu lugar. Devemos cada vez mais situar o nosso ambiente evangelizador dentro da paróquia. O documento de Aparecida nos indica que: “Entre as comunidades eclesiais, nas quais vivem e se formam os discípulos e missionários de Jesus Cristo, sobressaem as Paróquias. São células vivas da igreja e o lugar privilegiado no qual a maioria dos fieis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial. São chamadas a serem casas e escolas de comunhão.” (DA 170) Precisamos tomar consciência de que é preciso tornar nossas paróquias missionárias. Como isto é possível? É preciso atitude, decisão, compromisso, planejamento, ação! Comecemos adotando um agir missionário, de modo que a paróquia esteja em estado permanente de missão, começando pela revisão das suas atividades pastorais já existentes, conferindo a elas uma dimensão missionária, como pedem as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2011-2015): “Não se trata, portanto, de conceber a atitude missionária ao lado

ACESSE: www.muticom.com.br CURTA: 8muticom SIGA: @8muticom ADICIONE AO MSN: muticom8@hotmail.com

A Ordem 27 01 2013.indd 8

de outros serviços ou atividades desenvolvidas, mas dar a tudo que se faz um sentido missionário, estabelecendo, neste conjunto de atividades desenvolvidas, algumas urgências que ajudem todos os batizados a efetivamente se reconhecerem missionários” (DGAE No. 35). Se faz pertinente enfatizar este dado porque para muitos, quando ouvem falar em paróquia missionária, logo pensam em novidades, em novas ações que substituirão as atividades pastorais já existentes ou abandonar tudo para recomeçar do zero. Não é nada disso. A paróquia missionária é aquela que confere o sentido missionário a todas as suas ações de modo que respondam aos desafios da nova evangelização. Uma paróquia missionária é a que se propõe, a um estado permanente de missão, fazendo dos seus espaços, comunidades, setores, serviços, grupos, casas de iniciação a vida cristã, lugares de encontro com Cristo, lugares de animação bíblica das atividades pastorais que ali ocorrem, de modo que as pessoas construam neles verdadeiras comunidades, nos moldes das primeiras comuni-

dades cristãs, transformando a paróquia numa verdadeira Comunidade de comunidades. Comunidade que esteja a serviço da vida plena para todas as pessoas. Comunidades eclesiais missionárias que formem discípulos missionários comprometidos com a missão evangelizadora da paróquia e além-fronteiras, a missão Ad Gentes. Animação Missionária nos grupos pastorais e comunidades na paróquia é o primeiro passo; a formação dos agentes de pastoral como missionários protagonistas da missão, o segundo; a formação do COMIPA como instrumento animador e articulador da missão na paróquia, o terceiro. Dai a paróquia vai se moldando, vai ganhando um novo rosto com características missionárias. Este é o caminho, não há outro! Para mais enfatizar este assunto a Assembleia Ordinária da CNBB deste ano, vai abordar a temática da Paróquia Missionária, com o tema: “Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia”. Avante! Pe. Edvaldo Brito Coordenador da Comissão de Animação Missionária Arquidiocesana

CASA SAGRADA FAMÍLIA ARTIGOS RELIGIOSOS CATÓLICOS EM GERAL

Rua Cineasta Glauber Roca, 1757, Lagoa Nova - 59054-670 - Natal-RN Fones: 84-3213-0578 / 3082-8338 tangaraseguros@bol.com.br

AV. FLORIANO PEIXOTO, 381 - LOJA B - TIROL CEP 59020-500 NATAL/RN TELEFAX 84-3211-8646 Por trás da Catedral

Formando bons cristãos e honestos cidadãos COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ LARGO DOM BOSCO, 335 - RIBEIRA NATAL/RN - CEP 59012-530 FONES: (84) 3211-4220 / 1490 FAX: 3611-1027

24/01/2013 11:05:55


9 - A Ordem

Entrevista

27 de janeiro de 2013

Início de ano é o momento em que a maioria das paróquias realiza assembleias pastorais, cujo objeƟvo é avaliar as aƟvidades realizadas no ano anterior, e elaborar o plano pastoral para o ano em curso. Mas, como elaborar os planos pastorais paroquiais? “As paróquias podem e devem uƟlizar o planejamento estratégico para pensar e agir pastoralmente”. Esta afirmação é do agente pastoral e consultor de empresas, Hernando Paredes. A Ordem: Hoje, as empresas e instituições costumam trabalhar com base em planejamentos sólidos, até chamados de planejamentos estratégicos. O que é um planejamento estratégico? Hernando: Surgiu no século passado, na década dos anos setenta, usando a ferramenta clássica do SWOT, sigla em inglês das palavras: Fortalezas - Fraquezas - Oportunidades - Ameaças. O ambiente interno se avalia mediante a análise das forças e fraquezas, enquanto que o ambiente externo se avalia analisando as forças e as ameaças da organização. Nesta escola, o foco são as decisões tomadas, enfatizando tanto a eficiência como a eficácia. Para explicar a diferença, a eficiência clama para fazer corretamente as coisas; a eficácia pede fazer as coisas corretas. A eficiência cumpre obrigações; a eficácia obtém resultados. No pensamento estratégico levantamos e avaliamos situações, definimos a estratégia a seguir e subordinamos todas as decisões e operações a ela. Na análise das mudanças de ambientes estudamos os fatores que afetam a organização e os novos fatores que possam afetá-la no futuro. Ao analisar os recursos e competências ampliamos nosso conhecimento delas com o objetivo de otimizar os insumos existentes com uma alocação mais eficiente e usando técnicas mais adequadas. A Ordem: Na sua visão, as paróquias também podem utilizar o planejamento estratégico para pensar o agir pastoral? Hernando: Sim. As paróquias podem e devem utilizar o planejamento estratégico para pensar e agir pastoralmente. Independentemente de fazer a programação anual, elas devem fazer um plano estratégico atrelado ao da

A Ordem 27 01 2013.indd 9

Foto: Ândreson Madson

“Planejamento estratégico é o norte das programações anuais”

CNBB e ao da Arquidiocese, para três ou cinco anos, de acordo com a sua realidade e as suas necessidades. O planejamento estratégico é o norte das programações anuais. Muitas paróquias confundem o plano ou a programação anual com o planejamento estratégico. O primeiro é uma lista de atividades a se realizar durante o ano; o segundo é o que a paróquia ou a comunidade quer alcançar num prazo predeterminado a médio ou longo prazo. Por isso, na elaboração da programação anual, as paróquias, através do seu Conselho Pastoral Paroquial – CPP, devem fazer-se perguntas como: o que vamos fazer durante este ano está alinhado com o que foi decidido no planejamento estratégico? Cumpre com as necessidades da comunidade? Isto não quer dizer que o planejamento seja inflexível; coisas e necessidades novas podem surgir, mas a equipe que trabalha na elaboração do programa deve ser consciente e deve haver consenso para decidir onde e quando as inclui. A Ordem: Neste início de ano, as paróquias costumam realizar assembleias pastorais, nas quais avaliam a caminhada do ano que passou e planejam as ações para este ano. Neste contexto, que recomendações você, como profissional da área da administração, deixa para os padres e demais pessoas responsáveis pela organização das assembleias pastorais paroquiais? Hernando: As paróquias têm três Ɵpos de aƟvidades durante o ano: 1º) As aƟvidades fixas. Aqui colocamos a festa dos padroeiros, as festas de guarda e momentos fortes da Igreja, eventos como a Campanha da Fraternidade,

Crisma, casamentos comunitários, os aniversários especiais, encontros como o ECC e o SEGUE-ME etc; 2º) Eventos únicos e pontuais. AƟngem um grupo da comunidade ou pastorais propostos pela CNBB ou a Arquidiocese, tais como a Jornada Mundial da Juventude, os muƟrões nacionais ou estaduais de comunicação e os encontrões das pastorais. Aqui também incluiríamos as aƟvidades programadas do Zonal; e 3º) Eventos resultantes do planejamento estratégico. No primeiro grupo, as Assembleias Pastorais Paroquiais definirão as datas, e as pastorais ou equipes responsáveis devem arƟcular as aƟvidades a se realizar através do Conselho Pastoral Paroquial – CPP. No segundo grupo, cada equipe ou pastoral deve arƟcular e planejar o evento e apresentar o plano de ação ao CPP para correções, sugestões e aprovação. No terceiro grupo, o pároco deve apresentar à Assembleia todas as ações na ordem de prioridades e definir, considerando os recursos, quais delas serão realizadas nesse ano e nos anos subsequentes, e nomear uma pessoa que seja responsável para arƟcular as aƟvidades propostas. Os detalhes devem ser apresentados a CPP para correções, sugestões e aprovação. A definição de equipes e arƟculadores deve ser realizada para evitar uma situação muito comum em todas as paróquias, de ter as mesmas pessoas fazendo todo, e dar oportunidade a mais pessoas da comunidade. Quero lembrar, que o planejamento estratégico pode ser elaborado em qualquer momento do ano, e inseri-lo na programação anual.

24/01/2013 11:05:55


10 - A Ordem

27 de janeiro de 2013

Virou notícia

Rio Velho começa construção de capela

Agentes das Pastorais de Eventos e da Comunicação, da Paróquia Beato Anchieta, no bairro de Lagoa Nova, Natal, fizeram uma campanha para arrecadar material de limpeza e alimentos para o Abrigo de Idosos Juvino Barreto. Já, os agentes de pastorais que atuam nas capelas de São José e de Mateus Moreira entregaram cestas básicas a famílias carentes. Nos dois casos, as doações foram entregues no final do ano.

A comunidade Rio Velho, na zona rural de Angicos, inicia as obras de construção da capela, dedicada ao Senhor do Bonfim. No úlƟmo dia 14, um grupo de homens da comunidade, acompanhados do Padre Severino da Silva Neto, cavaram os alicerces da capela. O terreno, medindo 15 metros de largura por 20 de comprimento, foi doado pela senhora Maria Araújo da Silva.

A Paróquia de São Francisco de Assis, de Pedro Velho, fez um sorteio de prêmios, ontem, dia 26. Para parƟcipar, era necessário adquirir uma cartela, no valor de dez reais. A renda será desƟnada à pintura da Igreja Matriz.

Área Pastoral fez assembleia A primeira assembleia da Área Pastoral de Nossa Senhora do Carmo, no Parque das Nações, em Parnamirim, aconteceu ontem, 26, assessorada pelo Diácono Márcio Andrade. Segundo o Padre Manoel Henrique, a prioridade para 2013 é a divisão da Área em setores e a implantação de pastorais, entre elas, a Familiar.

Agentes com doações para o Juvino

Festa reuniu centenas de fiéis A programação de encerramento da festa de São SebasƟão, em Nova Cruz, atraiu centenas de fiéis, inclusive de outros estados, no úlƟmo dia 20. Segundo o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Flávio Luiz, os fiéis lotaram as ruas da cidade para a procissão, na tarde

do domingo. Após a procissão, foi celebrada missa, presidida pelo ex-pároco de Nova Cruz, Padre Robério Camilo da Silva, e concelebrada pelos padres Francisco de Assis Inácio e Janilson Macêdo. A festa de São SebasƟão foi celebrada no período de 11 a 20 de janeiro.

Foto: Robervânio Héverton

Paróquia sorteou prêmios

Foto: cedida

Pastorais fizeram campanha para abrigo

Procissão de encerramento da festa de São SebasƟão, em Nova Cruz

"Assino A Ordem para poder me informar de tudo o que acontece nas paróquias, seja na capital, seja no interior".

"Assino o Jornal A Ordem para ficar mais bem informada sobre Arquidiocese. Gosto muito dos arƟgos e indico o Jornal para todos."

Alvina Siriaco da Cunha, membro do Apostolado da Oração, na Paróquia de Santa Clara, no PiƟmbu, Natal

Francisca Maurício Gomes, aposentada, agente pastoral na Paróquia da Catedral, em Natal

Ajude o Seminário de São Pedro através de doações na conta de energia.

Fone: (84) 3615-2819 Fax: (84)3615-2821 sspedro@seminario saopedro.org.br

A Ordem 27 01 2013.indd 10

Foto: Adálida Suassuna

Foto: Cleane Araújo

Espaço do assinante

Ouça “Viva a Vida, programa da Pastoral da Criança”, aos sábados, às 7h30 Rádio Rural de Natal AM1090 http://blog.cancaonova.com/natal/

24/01/2013 11:05:56


11 - A Ordem Fique por dentro Pe. Antônio Gomes da Silva, ecônomo da Arquidiocese de Natal

Coleta da Campanha da Evangelização (IV) Paróquias do interior: Nossa Senhora da Conceição - São Tomé - R$ 405,00. Paróquias da capital: Nossa Senhora da Conceição - Nova Parnamirim - R$ 850,00; Nossa Senhora de Lourdes - Petrópolis - R$ 2.624,90; Cristo Rei - Pirangi - R$ 1.244,00; Santa Clara - Pitimbu - R$ 1.262,00; Beato Ambrósio Francisco Ferro - R$ 320,00; São João Batista - Vila de Ponta Negra - R$ 472,45; Nossa Senhora de Fátima - Parque das Dunas - R$ 1.127,25; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - QuintasR$ 672,80; Bom Jesus das Dores - Ribeira - R$ 321,50; Sagrada Família - Rocas - R$ 208,00; São Francisco de Assis - Cidade Satélite - R$ 1.325,00; Santana - Soledade 2 - R$ 960,00; Santa Maria Mãe - Conjunto Santa Catarina - R$ 1.575,00; Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha - Tirol - R4 4.187,15.

Correio do clero

Parabéns Aniversário natalício: . 27/01 - Pe. Flávio José de Medeiros Filho - A serviço da Basílica Papal de São Pedro, no VaƟcano . 31/01 - Pe. Abelardo de Freitas Barros Neto - Administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Maxaranguape . 31/01 - Pe. Adelmar Rodrigues de Oliveira Sobrinho - Colégio Salesiano São José - Natal . 31/01 - Pe. Gerônimo Dantas Pereira - Em missão, na Diocese de Mossoró . 31/01 - Pe. Tomás Silveira Neto - Pároco da Paróquia do Beato Mateus Moreira - Cidade Verde - Parnamirim . 02/02 - Pe. Magno Jales da Costa, FSA - Formador do juniorato e do postulantado dos Filhos de Santana Aniversário de ordenação: . 01/02 - Dom Jaime Vieira Rocha - Arcebispo de Natal . 01/02 - Pe. Antônio Cassiano da Silva - Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Quintas - Natal . 01/02 - Pe. José Freitas Campos - Pároco da Paróquia de São SebasƟão - Alecrim - Natal

Padre assumirá função de capelão do Exército Padre Leilson Leandro da Silva foi aprovado no concurso para a função de Capelão do Exército, na cidade de Petrolina (PE). Neste domingo, 27, às 19h30, na Igreja de São João BaƟsta, em Montanhas, ele preside celebração eucarísƟca, durante a qual renderá graças pelos 17 meses que esteve à frente dessa Área Pastoral e se despedirá da comunidade.

Outros: Comunidade Católica Maria Mater - R$ 90,00; Fraternidade Éfeso - R$ 35,15; Província Nossa Senhora das Neves R$ 390,10. Bianca Noivas e Noivos Decorações e eventos (84)3661-5876 8853-5788 9954-6693 biancanoivas@gmail. com Av. Tomás Landim, 2603. Igapó - Natal-RN biancanoivas.blogspot. com.br

A Ordem 27 01 2013.indd 11

27 de janeiro de 2013

Geral

Viva bem

Lichia e seus benefícios

hh Passa tempo Ligue os pontos de 1 a 37 e descubra qual é o desenho.

Ajuda no emagrecimento por ser uma fruta cheia de água, além de ter poucas calorias. Tem alta concentração de vitamina C e complexo B, esbanja potássio e contém fósforo. A lichia ajuda a hidratar o organismo, facilita a perda de peso, protege de gripes e resfriados e dá força ao combate à depressão. Dra. Márcia Roque Braz de Araújo Nutricionista, Natal/RN

www.essaseoutras.xpg.com.br

ABASTECENDO NO POSTO, VOCÊ ESTÁ CONTRIBUINDO COM O “SEMINÁRIO DE SÃO PEDRO” - QUALIDADE MUNDIAL SHELL Rua Apodi, 520 - Tirol Vizinho ao Seminário de São Pedro

24/01/2013 11:05:56


12 - A Ordem

27 de janeiro de 2013

Notícias

da a primeira Campanha da Fraternidade. No dia 15, parƟciparão do Seminário “Igreja: fundamento da fraternidade”, que acontecerá no Centro de Convenções, na via costeira de Natal, no horário das 8h30 às 17h30. Na abertura do Seminário acontecerá a solenidade de lançamento nacional da CF que, neste ano tem como tema: “Fraternidade e Juventude”. Ainda no dia 15, às 19 horas, na Catedral, haverá celebração eucarísƟca. Logo em seguida, acontecerá uma vigília e adoração ao Sanơssimo Sacramento. Este momento contará com a presença de Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova. Para parƟcipar do Seminário, no Centro de Convenções, é necessário adquirir um ingresso, no valor de trinta reais, que está à venda na Paulinas Livraria. A coordenação do evento está

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, virá a Natal, no mês de fevereiro, para parƟcipar do lançamento nacional e comemoração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade - CF. Além dele, também confirmaram presença o Núncio Apostólico no Brasil, também conhecido como Embaixador do VaƟcano para o Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, e o presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro. A comiƟva estará no Rio Grande do Norte no dias 14 e 15 de fevereiro. No dia 14, à tarde, juntamente com os bispos das dioceses do Regional Nordeste 2, da CNBB, visitarão o município de Nísia Floresta. Foi lá, mais precisamente na comunidade Timbó, onde, na quaresma de 1962, foi realiza-

Foto: www.a12.com

Presidente da CNBB participará do lançamento da CF em Natal

Dom Raymundo, presidente da CNBB

promovendo sorteio de ingressos, através do twiƩer da Arquidiocese, cujo endereço é @arqnatal.

Igreja lembra morte do Padre Normando A Arquidiocese de Natal celebrará missa em memória do Padre Normando Pignataro Delgado, dia 01 de fevereiro, às 19 horas, na Igreja de São Camilo de Léllis, no bairro de Lagoa Nova, na capital. Padre Normando faleceu dia 01 de fevereiro de 2012, depois de um mês internado, em decorrência de um AVC hemorrágico. Na época, ele era pároco da Paróquia de São Camilo de Léllis e Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica da Arquidiocese de Natal.

Pe. Luciano Inácio

Boa Saúde celebra festa da padroeira A Igreja de Nossa Senhora da Boa Saúde, na cidade de Boa Saúde, está festejando a padroeira desde o úlƟmo dia 24. Todos os dias, a programação conta com caminhada penitencial, às 5h, recitação do oİcio de Nossa Senhora, às 12h, recitação do terço mariano, às 18h, e às 19h, celebração da missa. Além disso, diariamente, acontece uma programação social, com quermesse, e ainda, o desfile das candidatas ao ơtulo de “Boneca princesa e rainha da festa da padroeira 2013”, no dia 30, e

A Ordem 27 01 2013.indd 12

leilão de animais, dia 31. No dia 1º de fevereiro, será realizada procissão luminosa, às 18h, com saída da capela São José Operário para a Igreja. No dia 02, encerramento dos festejos, a programação inicia com a missa dos romeiros, às 09h, seguida da celebração do sacramento do baƟsmo, às 10h, e bênção do Sanơssimo Sacramento, às 12h. Às 16h, acontece a procissão, encerrando com missa solene, às 18h, presidida pelo vigário-geral da Arquidiocese de Natal, padre Edilson Nobre.

Foto: Cacilda Medeiros

A instalação da Paróquia da Imaculada Conceição, em Lagoa Salgada, acontecerá dia 5 de fevereiro, às 19h30. Na ocasião, o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, dará posse ao primeiro administrador paroquial, Padre Luciano Inácio da Silva. Ele foi ordenado sacerdote em 24 de agosto de 2012 e, desde então, está em Lagoa Salgada, preparando a comunidade para ser paróquia. Em preparação à criação, a comunidade viverá um tríduo fesƟvo, de 3 a 5 de fevereiro. A nova Paróquia é desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Monte Alegre e pertence ao 8º Zonal.

Foto: Luiz Gonzaga

Arquidiocese criará mais uma paróquia

Pe. Normando faleceu em 01/02/2012

24/01/2013 11:05:57


Jornal A Ordem  

Jornal da Arquidiocese de Natal (RN)

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you