Page 33

Trabalhos de Conclusão de Curso | 2019_1

As imagens capturadas foram selecionadas e divididas em três categorias: fotografias no terraço do edifício, fotografias do interior do edifício e fotografias das vistas do seu entorno; em que pode haver ou não a presença da presença humana, seja ela explícita ou implícita. Neste caso, os critérios são espaciais, e se referem à posição do autor das imagens em relação ao objeto arquitetônico fotografado, revelando invisibilidades casuais ou desconhecidas.

Figuras 15 e 16: Edifício Martinelli. Fonte: acervo da autora A escolha do tema deste TCC foge ao lugar comum que se pratica quando tratamos de imagens feitas por renomados fotógrafos de arquitetura, que retratam o objeto como escultura, dentro de uma paisagem poucas vezes natural, cujo resultado normalmente é obtido com filtros, tratamentos artificiais, e nos oferecem texturas, sombras e luminosidades pouco vivenciadas pela maioria dos usuários. As imagens selecionadas para nos “ensinar a ver” a invisibilidade da arquitetura propõem um novo exercício, uma nova prática, uma nova dinâmica de produção de imagens que se dá a partir do olhar do usuário comum, despertado para a curiosa possibilidade de descobrir ângulos inusitados. Um convite à percepção além da arquitetura, mas somente possível de se obter a partir dela. Fundamental para os novos arquitetos que se aventurem por esta possibilidade, e que se disponham a usufrui-la com um novo prazer e encanto.

DYER, Geoff. O Instante Contínuo: uma história particular da fotografia. Tradução Donaldson M. Garschagem. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. FEIJÓ, Cláudio. Linguagem Fotográfica, Artigo. (http://www.uel.br/pos/fotografia/wpcontent/uploads/downs-uteis-linguagem-fotografica.pdf acesso em: Nov/2018) FIGUEIREDO, F. S. P. Novo Mundo do Espaço: Le Corbusier e o papel da fotografia na mediação entre o público e a arquitetura. 2012. 212f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. MASCARO, Cristiano. Luzes da Cidade, Editora DBA, São Paulo,1996.

31

L1

BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica. Organização e prefácio Márcio Seligmann-Silva; tradução Gabriel Valadão Silva, Porto Alegre, RS: L&PM, 2017.

Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo

Referências

Profile for ARQLAB SENAC

Revista do TCC 2019_1  

Revista dedicada à publicar, em forma de ensaios, os trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Univers...

Revista do TCC 2019_1  

Revista dedicada à publicar, em forma de ensaios, os trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Univers...

Advertisement