Page 87

destituiu o rei de qualquer poder de atuação e enfraqueceu a nobreza, na medida em que reduziu a força da Câmara dos Nobres. Nesse movimento de reforma, deliberam a anulação de todos os tributos e resoluções de Carlos I e, assegurando a sua independência como poder, aprova dois atos: o Parlamento, independente da vontade real, é convocado a cada três anos (Trienal Act) e sua dissolução é impedida sem o seu consenso (Ato Contra a Dissolução do Longo Parlamento Sem Seu Próprio Consenso). Está feita a revolução político-constitucional. Um ano após, pelo radicalismo puritano e pela revolta irlandesa38, a unidade da oposição é perdida, o que fortalece a figura do Rei. Com um grupo armado Carlos I invade a Câmara dos Comuns, visando prender um grupo de opositores, mas não obtém sucesso e perde o controle sobre Londres. Após esse episódio, reúne um exército e prepara-se para a Guerra Civil. Londres é atacada. A Guerra Civil ocorre. Os Ingleses se dividem39 do ponto de vista religioso, entre os realistas (anglicanos e católicos) e os parlamentares na sua maioria, puritanos moderados e radicais. Do ponto de vista social, podemos dizer que não há distinção já que ambos pertenciam basicamente às mesmas classes: a alta nobreza, gentry e a burguesia, ou seja, todos são proprietários e economicamente dominantes ou ascendentes. A pouca participação de classes exploradas, adere ao Parlamento. Ou seja, é possível dizer que a guerra é fundamentalmente um conflito político, mascarado e representado por divergências religiosas. Apesar de não poder ser considerada uma Revolução burguesa, pode, sem dúvida, ser considerada uma revolução capitalista.

38

A revolta católica da Irlanda possibilita ao Rei uma manobra política para reconquistar seu poder: o comandante legal das forças armadas é o Rei e Carlos I não abre mão do direito de comandar o exército – um risco às conquistas do Parlamento. 39 Simbolicamente falando, além das ideologias próprias, adotam distinções na aparecia: os nobres usam cabelos compridos e os parlamentares adotam cabelos curtos (chamados de Cabeças Redondas)

87

Revista ARQCHRONOS - Arquitetura em Patrimonio  

A criação da Revista ARQCHRONOS – arquitetura em patrimônio – é um pólo de troca e de ação crítica relacionado a área de Patrimônio Arquitet...

Advertisement