Revista ARQCHRONOS - Arquitetura em Patrimonio

Page 172

mutantes) a si mesmo está na base do que poderia chamar-se de “pseudo-movimentos”, das “tribos” momentâneas e convenientes, sem que se constitua um coletivo – comungam temporariamente. No primeiro prisma, as formas de dominação e controles diretos e declarados são substituídas pela sedução – não mais o constrangimento e a disciplina, mas sim a destruição do social, a valorização do hedonismo, a informação, o consumo e o prazer individual e imediato. A sociedade é construída sob uma idéia de pluralidade e abertura – a vida sendo uma liberdade combinatória, como chamou o autor: “Sedução à La Carte”. Outro ponto fundamental do seu pensamento é o entendimento de que essa individualização do social traz o esvaziamento da esfera pública, então invadida pelas questões e performances de indivíduos – pela esfera privada: Perversão das democracias, intoxicação, manipulação do eleitorado por um espetáculo de ilusões? Sim e não, pois é certo que existe um marketing político programado e cínico, é também verdade que as estrelas políticas não fazem mais do que se colocar em harmonia com o hábito pós-moderno do homo democraticus, com uma sociedade já personalizada e desejosa de contato humano, refratária ao anonimato, às lições pedagógicas abstratas ao linguajar discreto, às atitudes distantes e convencionais. (LIPOVETSKY, 2005. p.9)

E, ainda: Hoje em dia, as questões cruciais que concernem a vida coletiva têm o mesmo destino dos “mais vendidos” das paradas de sucesso, todas as alturas se dobram, tudo desliza numa indiferença descontraídas. (LIPOVETSKY, 2005. Prefácio)

A ênfase no narcisismo depositada pelo autor é fundamental ao entendimento das atitudes do indivíduo contemporâneo frente as coisas do mundo. Para ele o narcisismo gera uma atitude de indiferença frente à vida, quando as dimensões humanas são esvaziadas e desertificadas. Não há importância, não há atitude, não há apego, não há certeza, não há referência, não há papéis, não há sofrimento, não há angéstia, não há desespero. Prevalece a adaptação, a modificação, a mudança, o aleatório – o “tanto faz” impera.

172


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.