Page 114

forças e poderes sociais e, ainda, a reprodução de uma estrutura simbólica “invisível” e conseqüentemente a reprodução da estrutura social vigente. Por último, podemos citar o reconhecimento da representação da hierarquia social pela relação de e com os objetos. Tomando a obra desses dois pesquisadores de tempos diferentes, conclui-se que, independente do tipo dos valores propostos por diversos estudiosos em momentos temporais e linhas teóricas diversos, o reconhecimento de que um determinado bem ou objeto possui valor, permite afirmar que ele é possuidor de uma dimensão simbólica, principalmente se pensarmos que o nosso objeto de trabalho é o patrimônio cultural e artístico e, como tal, tem sua existência determinada intrinsecamente por um ato de valoração. Isso permite sugerir e afirmar que o valor simbólico de um objeto é “absoluto”51 e “universal”52 já que permite apropriações e, assim, possibilita mutabilidades e transformações de significados, sendo, ainda, um valor “inclusivo, aberto e permeável”, na medida em que contêm todos os valores e os jogos de forças e poderes entre os agentes sociais na valorização dos bens. Ou seja, todo objeto e, mais especificamente falando, o patrimônio cultural e artístico, só existe se possui valor e tem significados – mesmo que este seja variável. Assim podemos falar em valor simbólico (o seu valor em significar – representar valores diversos legitimados ou legalizados, reflexo do coletivo num espaço público em contínua construção).

51

Usamos a palavra absoluto no sentido de não conter quaisquer restrições ou reservas, enquanto designado por tal nome ou recebe tal qualificação. 52 Consideramos como universal no sentido de ser um predicado de diferentes sujeitos e, ao mesmo tempo, no sentido de ser comum a todos, ser um total – entendido como adição de partes ,de singulares.

114

Revista ARQCHRONOS - Arquitetura em Patrimonio  
Revista ARQCHRONOS - Arquitetura em Patrimonio  

A criação da Revista ARQCHRONOS – arquitetura em patrimônio – é um pólo de troca e de ação crítica relacionado a área de Patrimônio Arquitet...

Advertisement