Review Edição Nº 2

Page 49

NO INÍCIO DE SUA APRESENTAÇÃO, VOCÊ FALOU QUE FICOU IMPRESSIONADO COM A SEMANA ARP DA COMUNICAÇÃO, COM TODO O EVENTO. FATO OU GENTILEZA?

Fato. Me impressionei com o tamanho, com a representatividade, com a diversidade de temas e profissionais, não apenas publicitários, mas pensadores de comunicação de vários campos, e adorei a proposta de não existir um local central, e sim uma série de locais próximos, o que favorece a circulação e o networking. Muito bom. VOCÊ DISSE QUE BONS PROJETOS OU IDEIAS NASCEM DE ALGO QUE ESTÁ TIRANDO O SONO. OU DE ALGUMA INSATISTAÇÃO. O QUE TEM TIRADO O SEU SONO?

me reporto?” muda de acordo com o projeto. A função exata em cada situação garante o comprometimento. “O cara se apresenta para o jogo, “eu toco esse negócio”, explicou. Outro fator importante é a integração íntima de cada profissional. “Agência é um monte de gente inteligente no mesmo lugar. Os interesses pessoais são valorizados. Projetos pessoais têm de ter. Isso oxigena absurdamente o ambiente”, garantiu. A brincadeira de apresentar os profissionais da SantaClara como cães de raça que, combinados, produzem um resultado diferenciado exemplifica aquilo em que a agência acredita: “No fundo, independentemente se é uma agência integrada ou não, a gente quer se divertir. Se você se diverte, isso aparece no trabalho. Se não se diverte, isso aparece também”, afirmou. “Lúdico não quer dizer que não é sério”, finalizou.

FICHA TÉCNICA INTEGRAÇÃO. QUE DIABO É ISSO? QUANDO: segunda-feira, dia 9, às 16h ONDE: Instituto Goethe COM QUEM: Fernando Campos, da Santa Clara Nitro

O que tem me tirado o sono? A minha insônia.

A INTEGRAÇÃO NA SANTA CLARA NITRO ESTÁ COMPLETA? FALTA ALGO? SE JÁ ESTÁ CONSOLIDADA, COMO VOCÊS MENSURAM O QUE AINDA ESTÁ FUNCIONANDO DE MODO LEGAL E NÃO PRECISA DE UMA “REVISÃO”?

Nunca estará completo. Mudamos cerca de 25% do projeto original e continuamos mudando, testando e adaptando. A revisão é permanente. DE FORMA GERAL, E ATÉ PELO TIPO DE CASE MOSTRADO EM SUA APRESENTAÇÃO, A PUBLICIDADE NÃO PARECE ENTENDER MAIS DO JOVEM DO QUE DAS OUTRAS FAIXAS ETÁRIAS (E POR ISSO PODE CAIR EM ESTEREÓTIPOS QUANDO VAI RETRATAR, POR EXEMPLO, UM “IDOSO”)?

Não. Temos clientes em vários grupos de target e nos aprofundamos em todos os que precisamos. Por exemplo, estamos estudando o perfil psicológico do católico brasileiro, para um lançamento para a Som Livre. A APRESENTAÇÃO DOS “CÃES”, DOS

CRUZAMENTOS DE RAÇA (MISTURA DE PROFISSIONAIS) RESULTANDO NUM PRODUTO MAIS INTEGRADO (VIRALATA) NASCEU COMO?

Surgiu de um papo de boteco nosso, onde buscávamos uma analogia para as misturas que estávamos/estamos fazendo. As raças foram definidas pelos próprios, e foi muito divertido escolher.

A INTEGRAÇÃO, TEMA DE SUA APRESENTAÇÃO, A COMBINAÇÃO DE TALENTOS QUE VOCÊ SUGERIU, É TAMBÉM UMA COMBINAÇÃO DE PERSONALIDADES AFINS? VOCÊS JÁ SABEM QUEM VAI RENDER COM QUEM? SE SIM, NÃO HÁ UM RISCO DE ACOMODAÇÃO AÍ? OU O RESULTADO É SEMPRE DIFERENTE?

O resultado é sempre diferente. E não existem panelinhas, mesmo.

EM ENTREVISTA SUA, DE 2007, FALOU DE UM PACOTE DE PUBLICIDADE ARGENTINA DE QUALIDADE, ELOGIANDO A INICIATIVA DO PAÍS VIZINHO, EM CONTRAPONTO AO CAMPEONATO OU ÀS DISPUTAS ENTRE AGÊNCIAS NO BRASIL. VOCÊ DISSE: “NÃO SOMOS UM MERCADO, SOMOS UMAS CONTRA AS OUTRAS”. TEM NOTÍCIAS DA INICIATIVA ARGENTINA? COMO ESTÁ O MOMENTO BRASILEIRO: HÁ MAIS INTEGRAÇÃO?

Culturalmente acho que continuamos iguais. No último ano, acho que os argentinos perderam um pouco do corporativismo por conta da crise. É o velho ditado: farinha pouca, meu pirão primeiro…

A SEMANA ARP DA COMUNICAÇÃO SE INTERROGOU SOBRE A RELEVÂNCIA DO SALÃO DA PROPAGANDA. TEM ALGUMA SUGESTÃO “INTEGRATIVA” PARA ISSO?

Acho que a competição, e não apenas o Salão, mas qualquer uma, deveria ser sempre menos importante do que os debates, as palestras e os encontros.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.