Page 1

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA DAS TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESULTADOS DO COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2011.


APRESENTAÇÃO

Prezada Equipe Diretiva, Saudações Maristas!

A Provinha Marista foi implementada na Província Marista Brasil Centro Norte (PMBCN), no início de 2011, como um instrumento para oferecer informações que subsidiem o trabalho pedagógico em suas diversas instâncias, com vistas a propiciar unidade e estabelecer padrões de boa qualidade para o ensino e a aprendizagem da alfabetização e do letramento no 1º ano do Ensino Fundamental. Delineada para produzir resultados longitudinais e comparáveis, foi aplicada em duas fases: em março, permitindo um diagnóstico do que as crianças sabiam e eram capazes de fazer ao iniciarem o seu processo de alfabetização, e em novembro, para constatar as variações de aprendizagem ocorridas ao longo do ano letivo. Dessa maneira, é com satisfação que apresentamos este relatório com os resultados de desempenho das turmas e alunos da sua escola na primeira e segunda fases de aplicação da Provinha Marista, podendo tais dados agregar maior precisão ao dimensionamento tanto das habilidades referentes ao domínio do sistema de escrita e de suas funcionalidades, quanto das intervenções necessárias para aperfeiçoar o seu desenvolvimento. Esperamos que as informações aqui dispostas contribuam de maneira eficaz para a reflexão, validação, e, sempre que necessário, para a reorientação do planejamento, das estratégias de ensino e das metas pedagógicas, cumprindo os objetivos precípuos desta Avaliação junto à Rede de Colégios Marista da PMBCN.

A todos, um bom trabalho! EQUIPE DA GERÊNCIA EDUCACIONAL


FALEMOS ALGO SOBRE O QUE FOI AVALIADO

“No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. [...] Tudo foi feito por meio dela, e de tudo o que existe, nada foi feito sem ela.” (Jo. 1:1;3) A “palavra”, do exercício da qual decorrem a leitura e a escrita, como citada há milhares de anos nos escritos Bíblicos e filosóficos, é atividade essencialmente viva, sendo, ao mesmo tempo, criadora e criatura do mundo real, estando irreversivelmente entrelaçada no quotidiano da comunicação, interlocução, expressão e aprendizagem, e, portanto, dos aspectos políticos, econômicos, históricos e culturais de uma sociedade. Em se tratando especificamente da linguagem escrita e de sua apropriação, cabe ressaltar a compreensão vigente de que, da sua natureza viva e dinâmica, decorre que seu aprendizado se dá antes e para muito além do ambiente escolar, estando alicerçado na diversidade de contextos e suas demandas, que seu domínio é essencial à inserção dos sujeitos em seus espaçotempos e também à consecução de sua atuação sócio-histórica consciente e efetiva. Mas, nem sempre houve esse entendimento. Foram os imperativos econômicos, científicos, tecnológicos e políticos da sociedade contemporânea que, ao exigirem um novo modelo de homem, repercutiram sobremaneira no campo educacional, levando as escolas a deixarem de ser somente espaços onde se propagam conhecimentos já consolidados, para serem o lugar onde os saberes são refletidos e transformados, do ponto de vista individual e coletivo. Por conseguinte, surgiram as concepções e estratégias de ensino amplamente divulgadas no contexto hodierno. Às abordagens fundamentadas apenas na assimilação “contextualizada1”, agregou-se, por exemplo, a ótica da metacognição, da problematização, dos modelos de processamento da informação, da aprendizagem significativa; aos planejamentos segmentados constata-se a paulatina superveniência das sequências e das transposições didáticas. No que diz respeito especificamente ao ensino e à apropriação do sistema de escrita alfabética, não sobrou espaço para o pressuposto de que o domínio das ‘técnicas’ de escrita [SOARES (2003), referindo-se, por exemplo, a atividades como o reconhecimento das letras, suas grafias e seus ‘sons’] é suficiente para que o alfabetizando venha a fazer uso funcional do sistema de notação. Para os professores restou a clara certeza de que não é na escolha entre um método ou outro (a exemplo do global, analítico ou sintético) o diferencial para os resultados dos processos da alfabetização, e de ser necessário algo a mais.

1

Aqui referimo-nos à contextualização no sentido de “amostra da realidade” sem que se constitua no uso das circunstâncias reais de vida inseridas no âmbito escolar.


Aliás, foram as maneiras limitadas de conceber e, decorrente delas, de ensinar os atos de ler e escrever, que resultaram para a sociedade brasileira, e inclusive para as de outros países, em grandes quantitativos de sujeitos capazes de codificar e decodificar, mas com habilidades insuficientes para agregar sentido de seus registros ou decifrar2 enunciados. O êxito em superar as limitações impostas por esses juízos às práticas pedagógicas começou a ser alcançado com o advento do termo “letramento” que, associado aos resultados dos estudos sobre a psicogênese da língua escrita, além de outras descobertas, especialmente do cognitivismo, da sociolinguística e do sociointeracionismo, deu início a uma revolução no olhar sobre o desenvolvimento humano e a sua relação com a aprendizagem da linguagem escrita. O referido termo veio expandir as fronteiras dos significados do ato de ensinar e de aprender a leitura e a escrita, acrescentando ao aspecto técnico a que se reduzia o seu entendimento, o da necessidade de inserção das atividades escolares de escrita em práticas sociais diversificadas e dinâmicas, nas quais seu uso factual é requerido SOARES (2003 citado por GUIMARÃES, 2008), resultando em que hoje se fale em “níveis de letramento”. Acerca do letramento, é importante ressaltar também que, segundo LEAL e GALVÃO (2005, p. 13), os domínios da técnica (relacionar fonema/grafema, codificar, usar lápis, papel, distribuir graficamente a escrita, etc.) e do uso social da escrita, constituem-se em “duas aprendizagens distintas, em termos de objeto do conhecimento e processos cognitivos”, mas, não obstante sejam distintos, são também “indissociáveis, porque as duas aprendizagens se fazem ao mesmo tempo, uma não é pré-requisito da outra”. (grifo do autor) Contudo, ainda que tanto se tenha discutido e avançado nesse campo, muitas vezes, quando alfabetizamos, nossas práticas guardam traços das velhas concepções, um formato livresco, ou temos dúvidas como: “Será realmente importante e possível abandonar os métodos tradicionais?” “A diversidade de textos e de atividades por si superam o ‘livresco’ do processo de alfabetização?” ou ainda, “É necessário abandonar a sistemática do livro didático?” Para auxiliar a elucidar e unificar os entendimentos acerca de nossos saberes, fazeres e dúvidas foi que se pensou a Provinha Marista, com foco no alcance dos novos significados da “palavra” (especialmente a escrita) no nosso contexto educacional, para que, por meio das habilidades avaliadas, em conteúdo e forma, assim como dos resultados, possamos refletir e recriar as realidades. A “palavra” a respeito do nosso intuito de educar infâncias e juventudes para uma nova terra está em nós, estamos então, no caminho para entrelaçá-la com nossas realidades, tornando-a efetiva para o alcance da nossa missão como Educadores Maristas.

2

Para Coscarelli (1996), existem diferentes níveis de leitura, sendo um deles o de decodificação, ou tradução de sinais gráficos em sons e outro, o de decifração, a transformação dos sinais gráficos em ideias, gerando reflexões, analogias, questionamentos, generalizações, etc. Por extensão, neste texto, tal diferenciação foi aplicada ao domínio da escrita.


PARA COMPREENDER MELHOR OS RESULTADOS, É NECESSÁRIO SABER...

... Que a avaliação dos constructos da Provinha Marista foi operacionalizada por meio de provas, cujas questões destinaram-se a medir habilidades próprias do processo de alfabetização e letramento, organizadas em torno de 5 eixos: 1. Apropriação do sistema de escrita 2. Análise e reflexão sobre a língua 3. Práticas de leitura e literatura 4. Práticas de escrita 5. Compreensão da língua como bem cultural e social Foram utilizadas 30 questões em cada caderno, entre questões objetivas (de múltipla escolha e resposta curta) e dissertativas, havendo pequena variação na correção da de nº 29, considerada na Prova 1 entre as dissertativas, e, na Prova 2, entre as objetivas. Esta opção deveu-se ao fato das estruturas técnicas das duas questões serem diferentes, não obstante haja semelhança entre as habilidades medidas. A questão 29 da Prova 2 foi subdividida em 3 objetivas, duas de resposta construída e uma de múltipla escolha. Desta forma, a Prova 1 foi constituída por 25 questões objetivas e 5 dissertativas, e a Prova 2 por 28 objetivas e 4 dissertativas. As questões objetivas operacionalizaram a medida de habilidades referentes aos cinco eixos propostos e foram corrigidas usando marcações dicotômicas (0 = erro e 1 = acerto) e a contagem dos acertos, podendo os resultados ser interpretados pela análise dos percentuais de acertos da turma a cada habilidade e ainda, pela quantidade líquida e percentual de acertos do estudante às questões. Os resultados das Provas 1 e 2 foram comparados mediante a escolha daquelas que operacionalizaram de maneira mais eficiente e semelhante (em conteúdo, dificuldade e procedimentos requeridos para a resposta) a medida de uma mesma habilidade. Foram excluídas da comparação as que os alunos demonstraram, de maneira geral, dificuldade muito elevada (menos de 10% de acertos em mais de 70% das turmas). Após a seleção das questões, as habilidades medidas na Prova 1 foram delimitadas conforme a descrição utilizada na Prova 2, obtendo-se desta maneira uma lista líquida de habilidades equivalentes, demonstrada no Quadro 1 a seguir. Quadro 1 – Equivalência entre questões e habilidades medidas nas Provas 1 e 2 Questão Questão na DESCRIÇÃO DA HABILIDADE Equivalente na Prova 1 Prova 2 1 - Relacionar grafema e fonema inicial (com relações 1 1 arbitrárias). 4 - Aplicar a ordem alfabética. 11 4 9 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas). 4 9 10 - Reconhecer palavras como unidades gráficas. 9 10


11 - Antecipar informações do gênero a partir do suporte. 13 - Identificar a finalidade de texto imagético. 17 - Identificar a finalidade de texto multimodal. 19 - Inferir informações. 20 - Reconhecer histórias do cânone literário infantil. 22 - Identificar o assunto principal do texto. 23 - Localizar informações explícitas no texto.

14 20 19 21 24 17 22

11 13 17 19 20 22 23

Nesta 2ª fase, as questões dissertativas foram associadas em um bloco para aferir o eixo de Apropriação do sistema de escrita, adotando-se os resultados dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a Psicogênese da Língua Escrita como referência para as análises. De acordo com a Psicogênese da Língua Escrita, o aprendizado do sistema de escrita é um processo ativo no qual a criança constrói e reconstrói hipóteses sobre a natureza e o funcionamento dos símbolos da linguagem, mesmo antes de ingressar na educação formal. Ainda conforme a teoria em pauta, as hipóteses são elaboradas pelo aprendiz de acordo com níveis de compreensão da linguagem escrita, caracterizados por esquemas conceituais observáveis em registros escritos. Esses esquemas conceituais observáveis foram utilizados para interpretar o desempenho do aluno. Para tanto, foram denominados aqui como “Níveis Conceituais” e, com base na mesma teoria, foram descritos conforme as características da escrita dos estudantes, da seguinte forma: 1. Nível Pré-Silábico: os registros evidenciam a hipótese de que a escrita corresponde diretamente à ideia que pretendem comunicar, evoluindo pela utilização de desenhos, garatujas e símbolos como números ou letras, sem que eles representem qualquer relação com fonemas. 2. Nível Silábico: já existe a compreensão de que a escrita corresponde à fala, mas ainda não há consciência mais detalhada da correspondência fonológica, o que leva a criança a escrever uma, ou poucas letras, sem lhes atribuir valor sonoro correspondente, para representar uma palavra inteira. 3. Nível Silábico-Alfabético: constata-se um avanço com relação ao nível anterior e é empregada uma letra para representar cada sílaba que compõe uma palavra, e em alguns casos, as sílabas canônicas já são escritas completas. 4. Nível Alfabético: a escrita já apresenta a compreensão de que para cada “som” existe uma letra correspondente, não havendo, necessariamente, correção ortográfica no caso de sílabas não canônicas, nasalizadas e letras ou fonemas com relações arbitrárias. A identificação das hipóteses elaboradas pelos alunos foi feita pela atribuição de menções (1, 2, 3 e 4) correspondentes a cada nível conceitual observado a partir da escrita espontânea de palavras isoladas (questão 26), frases (questão 27) e textos (questões 28 e 30)3 em ambas as provas.

3

Note-se que a questão 29 da Prova 1 não foi considerada para as análises das respostas às questões dissertativas, pelas razões explicitadas anteriormente.


Para comparar os resultados da Prova 2 com os da Prova 1, no caso das questões dissertativas, as respostas dos alunos na primeira fase também foram submetidas às estratégias de medida e análise da segunda, convertendo-se as menções utilizadas no primeiro momento, resultado da equivalência apresentada no Quadro 2: Quadro 2 – Legenda das hipóteses sobre o sistema de escrita Código Nível Conceitual Pré-Silábico (PS) Silábico (S) Silábico-Alfabético (SA) Alfabético (AL)

dos Níveis ConceituaisForam aplicados pesos às menções atribuídas às respostas, de acordo com a extensão e a complexidade da escrita requerida dos estudantes em cada questão. Desta forma, às menções atribuídas às questões 26, 27, 28 e 30, agregaram-se, respectivamente, pesos 1, 2, 3 e 4, sendo 40 a pontuação máxima. Em seguida, foram estabelecidos intervalos de pontuação (em valores absolutos e percentuais) correspondentes ao nível conceitual geral demonstrado pelo estudante. Os intervalos foram estimados considerando a predominância das características demonstradas na escrita em resposta à questão 30. A correspondência entre Níveis Conceituais, menções e pontuação ponderada das duas provas está descrita no Quadro 3.

Quadro 3 – Níveis conceituais, menções e intervalos de nota correspondentes. Nível conceitual PS (Présilabico) S (Silábico) AS (Silábico Alfabético) A (Alfabético)

Menção 1 2 3 4

Nota ponderada (intervalo em pontos) < 14 >= 14 e < 24 >= 24 e < 34 >= 34 e <= 40

Nota ponderada (intervalo em %) >= 2,5% e < 35% >= 35% e <60% >= 60% e < 85% >= 85% e <=100%


Nível conceitual

Menção

Nota ponderada (intervalo em pontos)

Nota ponderada (intervalo em %)

PS (Présilabico)

1

< 14

>=2,5% e <35%

S (Silábilico)

2

>= 14 e < 24

>= 35% e < 60%

SA (Silábico Alfabético)

3

>= 24 e < 34

>= 60% e < 85%

A (Alfabético)

4

>= 34 e <= 40

>= 85% e <=100%

Conforme as Diretrizes da Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental I (ambas elaboradas pela PMBCN), o esperado é que, na Prova 1, os estudantes tenham alcançado, no mínimo o Nível Conceitual Silábico, e na Prova 2, o Alfabético. Os dados de nomes de alunos, turmas e professores da Prova 2, foram extraídos das listas constantes do cadastro de matrículas e comparados com os campos preenchidos na capa dos cadernos da mesma prova, além dos constantes das planilhas de correção da Prova 1. Foram considerados nos cálculos dos resultados das turmas os estudantes que:  comprovadamente (conforme declarado nas capas dos cadernos da Prova 2), têm necessidade educacional especial ou dificuldades, distúrbios e/ou transtornos de aprendizagem, mas que responderam às provas;  apesar de terem faltado ao segundo dia da Prova 2, responderam total ou parcialmente a prova. Os gráficos demonstrativos da Comparação dos Desempenhos dos Estudantes por Nível Conceitual nas Provas 1 e 2, também apresentam os resultados dos estudantes que participaram apenas da Prova 1. Foram excluídos dos cálculos, para obtenção dos resultados das turmas, os estudantes:  listados no cadastro de matrícula, mas cujos cadernos estavam ausentes;  ausentes nos dias de realização das provas e com cadernos totalmente em branco ou sem cadernos;  cadernos totalmente em branco. Passemos então às evidências obtidas.

CONTINUANDO A NOSSA CONVERSA COM OS RESULTADOS DA SUA ESCOLA...


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

Nas categorias de Gráficos 1, 2 e 34 a seguir estão demonstrados os percentuais de acertos referentes às questões objetivas, conforme as habilidades ou estudantes avaliados. CATEGORIA DE GRÁFICO 1 – Turma A

Percentual de Acertos da Turma por Habilidade - Prova 2 Turma: EF-1ºA-M Professora: ALINE VALADAO DE OLIVEIRA

0,00%

20,00%

40,00%

60,00%

80,00%

100,00%

1 - Relacionar grafema e fonema inicial (com relações arbitrárias).

100,00%

2 - Reclacionar unidade fonológica à sua escrita (pela sílaba inicial).

86,96%

3 - Identificar a ordem alfabética.

91,30%

4 - Aplicar a ordem alfabética.

100,00%

5 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

82,61%

6 - Separar palavras imagéticas em sílabas.

86,96%

7 - Identificar diferentes grafias de um mesmo item lexical.

95,65%

8 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (pelas sílabas inicial e final).

82,61%

9 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

100,00%

10 - Reconhecer palavras como unidades gráficas.

100,00%

11 - Antecipar informações do gênero a partir do suporte.

100,00%

12 - Inferir informações.

43,48%

13 - Identificar a finalidade de texto imagético.

91,30%

14 - Inferir informações.

82,61%

15 - Julgar o emprego da ortografia.

82,61%

16 - Identificar a ideia principal de um texto.

100,00%

17 - Identificar a finalidade de texto multimodal.

100,00%

18 - Identificar o assunto principal do texto.

86,96%

19 - Inferir informações.

82,61%

20 - Reconhecer histórias do cânone literário infantil.

21 -Identificar o assunto principal de um texto.

95,65% 13,04%

22 - Identificar o assunto principal do texto.

86,96%

23 - Localizar informações explícitas no texto.

95,65%

24 - Localizar informações explícitas no texto.

91,30%

25 - Reconhecer palavras como unidades gráficas e de sentido.

73,91%

29 - Analisar a função social do texto, identificando a sua finalidade.

69,57%

29 - Analisar a função social do texto, identificando o interlocutor. 29 - Analisar a função social do texto, julgando adequação ao interlocutor.

4

Percentual de acertos

60,87% 34,78%

Os números dados aos gráficos correspondem a uma mesma categoria de informações, havendo, para cada numeração, um gráfico por turma.


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 1 – Turma B

Percentual de Acertos da Turma por Habilidade - Prova 2 Turma: EF-1ºB-V Professora: ANA PAULA BRAZ MALETTA

0,00%

20,00%

40,00%

60,00%

80,00%

100,00%

1 - Relacionar grafema e fonema inicial (com relações arbitrárias).

80,95%

2 - Reclacionar unidade fonológica à sua escrita (pela sílaba inicial).

80,95%

3 - Identificar a ordem alfabética.

66,67%

4 - Aplicar a ordem alfabética.

71,43%

5 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

52,38%

6 - Separar palavras imagéticas em sílabas.

52,38%

7 - Identificar diferentes grafias de um mesmo item lexical.

80,95%

8 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (pelas sílabas inicial e final).

57,14%

9 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

90,48%

10 - Reconhecer palavras como unidades gráficas.

90,48%

11 - Antecipar informações do gênero a partir do suporte.

95,24%

12 - Inferir informações.

33,33%

13 - Identificar a finalidade de texto imagético.

90,48%

14 - Inferir informações.

85,71%

15 - Julgar o emprego da ortografia.

61,90%

16 - Identificar a ideia principal de um texto.

100,00%

17 - Identificar a finalidade de texto multimodal.

90,48%

18 - Identificar o assunto principal do texto.

52,38%

19 - Inferir informações.

85,71%

20 - Reconhecer histórias do cânone literário infantil.

21 -Identificar o assunto principal de um texto. 22 - Identificar o assunto principal do texto.

23 - Localizar informações explícitas no texto.

90,48%

14,29% 61,90% 76,19%

24 - Localizar informações explícitas no texto. 25 - Reconhecer palavras como unidades gráficas e de sentido.

95,24% 71,43%

29 - Analisar a função social do texto, identificando a sua finalidade.

90,48%

29 - Analisar a função social do texto, identificando o interlocutor.

29 - Analisar a função social do texto, julgando adequação ao interlocutor.

95,24% 76,19%

Percentual de acertos


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 1 – Turma C

Percentual de Acertos da Turma por Habilidade - Prova 2 Turma: EF-1ºC-V Professora: MICHELLE VASCONCELOS DE PAULA

0,00%

20,00%

40,00%

60,00%

80,00%

100,00%

1 - Relacionar grafema e fonema inicial (com relações arbitrárias).

100,00%

2 - Reclacionar unidade fonológica à sua escrita (pela sílaba inicial).

80,95%

3 - Identificar a ordem alfabética.

85,71%

4 - Aplicar a ordem alfabética.

100,00%

5 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

47,62%

6 - Separar palavras imagéticas em sílabas.

100,00%

7 - Identificar diferentes grafias de um mesmo item lexical.

100,00%

8 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (pelas sílabas inicial e final).

85,71%

9 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

100,00%

10 - Reconhecer palavras como unidades gráficas.

95,24%

11 - Antecipar informações do gênero a partir do suporte. 12 - Inferir informações.

100,00% 4,76%

13 - Identificar a finalidade de texto imagético.

100,00%

14 - Inferir informações. 15 - Julgar o emprego da ortografia.

80,95% 38,10%

16 - Identificar a ideia principal de um texto.

100,00%

17 - Identificar a finalidade de texto multimodal.

95,24%

18 - Identificar o assunto principal do texto.

95,24%

19 - Inferir informações.

85,71%

20 - Reconhecer histórias do cânone literário infantil. 21 -Identificar o assunto principal de um texto.

100,00% 71,43%

22 - Identificar o assunto principal do texto.

100,00%

23 - Localizar informações explícitas no texto.

100,00%

24 - Localizar informações explícitas no texto.

100,00%

25 - Reconhecer palavras como unidades gráficas e de sentido.

76,19%

29 - Analisar a função social do texto, identificando a sua finalidade. 29 - Analisar a função social do texto, identificando o interlocutor. 29 - Analisar a função social do texto, julgando adequação ao interlocutor.

95,24% 80,95% 85,71%

Percentual de acertos


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 1 – Turma D

Percentual de Acertos da Turma por Habilidade - Prova 2 Turma: EF-1ºD-V Professora: ALINE VALADAO DE OLIVEIRA

0,00%

20,00%

40,00%

60,00%

80,00%

100,00%

1 - Relacionar grafema e fonema inicial (com relações arbitrárias).

95,83%

2 - Reclacionar unidade fonológica à sua escrita (pela sílaba inicial).

95,83%

3 - Identificar a ordem alfabética.

70,83%

4 - Aplicar a ordem alfabética.

95,83%

5 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

87,50%

6 - Separar palavras imagéticas em sílabas.

87,50%

7 - Identificar diferentes grafias de um mesmo item lexical.

95,83%

8 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (pelas sílabas inicial e final).

95,83%

9 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

100,00%

10 - Reconhecer palavras como unidades gráficas.

95,83%

11 - Antecipar informações do gênero a partir do suporte.

100,00%

12 - Inferir informações.

91,67%

13 - Identificar a finalidade de texto imagético.

100,00%

14 - Inferir informações.

Percentual de acertos

83,33%

15 - Julgar o emprego da ortografia.

79,17%

16 - Identificar a ideia principal de um texto.

100,00%

17 - Identificar a finalidade de texto multimodal.

100,00%

18 - Identificar o assunto principal do texto.

95,83%

19 - Inferir informações.

58,33%

20 - Reconhecer histórias do cânone literário infantil. 21 -Identificar o assunto principal de um texto.

91,67%

50,00%

22 - Identificar o assunto principal do texto.

91,67%

23 - Localizar informações explícitas no texto.

79,17%

24 - Localizar informações explícitas no texto.

100,00%

25 - Reconhecer palavras como unidades gráficas e de sentido.

79,17%

29 - Analisar a função social do texto, identificando a sua finalidade.

66,67%

29 - Analisar a função social do texto, identificando o interlocutor. 29 - Analisar a função social do texto, julgando adequação ao interlocutor.

62,50% 45,83%


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 1 – Turma E

Percentual de Acertos da Turma por Habilidade - Prova 2 Turma: EF-1ºE-V Professora: ALESSANDRA DE CASTRO A PERET

0,00%

20,00%

40,00%

60,00%

80,00%

100,00%

1 - Relacionar grafema e fonema inicial (com relações arbitrárias).

95,24%

2 - Reclacionar unidade fonológica à sua escrita (pela sílaba inicial).

90,48%

3 - Identificar a ordem alfabética.

80,95%

4 - Aplicar a ordem alfabética.

85,71%

5 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

47,62%

6 - Separar palavras imagéticas em sílabas.

57,14%

7 - Identificar diferentes grafias de um mesmo item lexical.

95,24%

8 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (pelas sílabas inicial e final).

57,14%

9 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

80,95%

10 - Reconhecer palavras como unidades gráficas.

100,00%

11 - Antecipar informações do gênero a partir do suporte.

95,24%

12 - Inferir informações.

71,43%

13 - Identificar a finalidade de texto imagético.

95,24%

14 - Inferir informações.

15 - Julgar o emprego da ortografia.

66,67% 23,81%

16 - Identificar a ideia principal de um texto.

100,00%

17 - Identificar a finalidade de texto multimodal.

95,24%

18 - Identificar o assunto principal do texto.

90,48%

19 - Inferir informações.

85,71%

20 - Reconhecer histórias do cânone literário infantil. 21 -Identificar o assunto principal de um texto. 22 - Identificar o assunto principal do texto. 23 - Localizar informações explícitas no texto.

100,00% 23,81% 76,19% 71,43%

24 - Localizar informações explícitas no texto. 25 - Reconhecer palavras como unidades gráficas e de sentido.

100,00% 80,95%

29 - Analisar a função social do texto, identificando a sua finalidade.

95,24%

29 - Analisar a função social do texto, identificando o interlocutor. 29 - Analisar a função social do texto, julgando adequação ao interlocutor.

100,00% 80,95%

Percentual de acertos


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 2 – Turma A

Número e Percentual de Acertos por Estudante - Prova 2 Turma: EF-1ºA-M Professora: ALINE VALADAO DE OLIVEIRA

0

20

40

78,57

22

78,57 26

BEATRIZ MENDLOVITZ ALBINO COSTA 19

CAROLINA LADEIRA TEIXEIRA DE SALLES

67,86

82,14

26

CECÍLIA MACEDO PORTO

22

DAVIDSON GUSMAO ARAUJO FILHO

21

GABRIELA CALDEIRA XAVIER

20

78,57 75,00 71,43

27

GUSTAVO VASCONCELLOS DE ANDRADE JOAO CESAR LIGNANI XAVIER

24

JOAO PEDRO BORONI ESQUARCIO

23

96,43

JULIA BERNARDINO DE OLIVEIRA

24

JULIA DE CASTRO MADEIRA

25

LEONARDO PRADO MARTINS

24

82,14

92,86 85,71 89,29

85,71

00,00 26

MORENO COSTA JONES 22 21

92,86

78,57 75,00

23

82,14

PEDRO SANTOS SILVA AZEVEDO

21

75,00

VICTOR MARTINS LATALISA

21

75,00

Número de acertos Percentual de acertos

85,71

26

JOHANA CASTRO VALENTE ROCHA

PEDRO NICESIO COUTINHO

92,86

00,00

DAVID GOMES BOYNARD

PEDRO HENRIQUE MENDONÇA ALMEIDA…

92,86

23

CAROLINA PEREIRA MASTRELLA

PEDRO FOCESI FRONCKOWIAK

89,29

00,00

ARTHUR CARDOSO DE AQUINO PEDROSA

MARIA GRACIA MOSQUEIRA CABRERA

100

25

ANTONIO TEIXEIRA AGUIAR

DAVI GIOSTRI SPINDOLA SCORALICK DAI

80

22

ANA LUIZA ARAÚJO DE ALMEIDA

ARTHUR CAMARA FRAGOSO

60


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 2 – Turma B

Número e Percentual de Acertos por Estudante - Prova 2 Turma: EF-1ºB-V Professora: ANA PAULA BRAZ MALETTA

0

20

40

16

ANA CLARA GAZZOLA CASTRO

22

ARTUR HENRIQUE PEREIRA CALASANS

23

0 0,00 23 71,43

CECÍLIA HADDAD MEDEIROS

24

DANIEL ASSUNÇAO PEREIRA

23

85,71 82,14

25

GABRIELA CARVALHO BACELAR

89,29

22

GUILHERME ALVES CARNEIRO

Número de acertos

78,57

Percentual de acertos

27

IAN COELHO NEVES

96,43

23

JOAO PEDRO MOTA ALENCAR

82,14

19

LUCA VON RANDOW

67,86

16

LUÍSA CAMPOS TRAPIELLO

57,14

MARIA FERNANDA RABELO AGOSTINI

22

MELINA D'AGOSTINO HORTA

21

78,57

75,00

18

PAULA MENDONCA SCALIONI

64,29

12

42,86 23

THIAGO KREMPEL DRUMOND FIGUEIREDO

VITOR ESCHER DA ROSA PIRES

82,14

20

CAUÊ NOGUEIRA DE CASTRO

VICTOR ROCHA

82,14

60,71

CATARINA RAMADAS DE S. NOGUEIRA

PEDRO HENRIQUE FERREIRA DA SILVA LAPA

100

78,57

17

BRUNA CÁSSIA NUNES RIOS

80

57,14

ANA LUÍZA VASCONCELOS DE C. FRANÇA

CAROLINA CAVALCANTI DE FREITAS

60

19

82,14 67,86

24

85,71


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 2 – Turma C

Número e Percentual de Acertos por Estudante - Prova 2 Turma: EF-1ºC-V Professora: MICHELLE VASCONCELOS DE PAULA

0

20

40

ALICE BRAGA ARAUJO CAMPOS

26

ANA SOFIA ALMEIDA CAMPOS

26

ANDRÉ COUTO ANTUNES

26

BRUNNA CAPANEMA G. A. MAGALHÃES

25

CAIO VINICIUS DE CASTRO ROVERI

25

EDUARDO BIANCHINI GABRICH

25

FERNANDA DE A. SAMORA RIBEIRO

25

HENRIQUE PEIXOTO VIEIRA RABELO

25

IAGO LANA LOPES

25

LARA DOS REIS NETO

OTACILIO GONCALVES TOME NETO PAULO HENRIQUE ROCHA FROIS PEDRO GRACIANO MACHADO CHAVES

92,86

92,86 89,29 89,29

89,29 89,29 89,29

89,29 82,14

24

Número de acertos

85,71

22

78,57

19

67,86 24

20

85,71 71,43

23

82,14

26 23

RAFAEL VILELA BELLONI PEREZ

25

RODRIGO COELHO COSTA

25

SOFIA ROLIM BARREIRA

92,86

Percentual de acertos

LAURA GANDRA MASCARENHAS LAURA PEREIRA ALVES DE MOURA

100

0 0,00

JULIA NOTINI REGINO MORAES JULIANA FRANÇA LEITAO DE ALMEIDA

80

23

ISABELA MEYER ALMEIDA MAGALHAES JOAO MARCOS DE CASTRO ASSUNÇAO

60

23

92,86

82,14 89,29 89,29

82,14


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 2 – Turma D

Número e Percentual de Acertos por Estudante - Prova 2 Turma: EF-1ºD-V Professora: ALINE VALADAO DE OLIVEIRA

0

40

20

20

26

GIOVANNA GUIMARAES SIVIERI

27

GUILHERME FERREIRA RAMOS DE ARAUJO

26

ISABELA BATISTA GONÇALVES

27

ISABELA PINHEIRO AMANTEA VILELA

26

JOAO PEDRO MACHADO MIRANDA

22

JORGE FELIPE ASSAD BENSOUSSAN

23

96,43 92,86

26

92,86 Número de acertos

23

82,14

MARIA CLARA VIDAL G. T. DA COSTA

25

MARIA FERNANDA C. DE FIGUEIREDO

22

MARIA FERNANDA O. T. DE ARAUJO

22

Percentual de acertos

89,29 89,29 78,57

78,57 27

MARIA LUIZA GOMES SILVEIRA LIMA

96,43

25

MATHEUS DE MORAES PENNA

89,29

22

NINA KOLOS CARNEIRO

20

PEDRO HENRIQUE V. DE CARVALHO

20

78,57 71,43

71,43 26

PEDRO RIBEIRO PASSOS GUEDES

VITOR AMARAL CAMPOS

92,86

71,43

25

RAFAEL RATTIS PADUA DRESCH

96,43

82,14

MARCO HENRIQUE COELHO ROCHA

MATHEUS MAGALHÃES F. COSTA

92,86

78,57

20

LORENA SILVA DE ANDRADE LUCAS MALETTA BRASIL

100,00 71,43

GABRIEL GUIMARAES CARNEIRO

JULIA NICOLAU MORAIS

100

80

28

ANA CLARA ANDRADE MESQUITA

BERNARDO HENRIQUE GONTIJO BRAGA

60

22 25

92,86

78,57 89,29


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 2 – Turma E

Número e Percentual de Acertos por Estudante - Prova 2 Turma: EF-1ºE-V Professora: ALESSANDRA DE CASTRO A PERET

0

20

40

AMANDA FONTES COTTA

23

ANDRE SILVA C. DE MESQUITA

24

ANDRESSA GUIZOLI MOREIRA

23

ENZO MANELLA NETO

23

FELIPE OTONI SALVADOR

23

82,14

85,71 82,14

92,86 82,14 82,14

92,86

23

GUSTAVO LANNA DORNAS CRUZ

82,14

21

HENRIQUE FARIA SANTANA B. GOMES

75,00

23

JOAO PEDRO REZENDE DE C. PIRAUA JOAO VITOR LEROY SAMPAIO

19

LAURA GANDINI OLIVEIRA

19

82,14

Percentual de Acertos

67,86

85,71

21

LUIGI COSTA POLI

75,00

19

MARIA CLARA FURTADA PAINS

Número de Acertos

67,86

24

LUCAS PEREIRA ELER B. DA COSTA

67,86

MARIA EDUARDA CAMARGOS MEYER

23

MARIA LUIZA COSTA SANTOS

24

15

82,14 85,71

53,57 26

PEDRO GOUVEA ABREU SANTOS

WAGIH FARIZ DE AMORIM CHELALA

100

26

FERNANDA CORREIA PALHARES

SOFIA D'AGOSTINO HORTA

80

26

CAIO VIEIRA FAGUNDES PERES

MATHEUS HENRIQUE C. T. DE SOUZA

60

22

24

92,86

78,57 85,71


34,11%

61,54%

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

95,65%

86,96%

95,65%

100,00%

91,30%

82,61%

76,92%

73,08%

61,54%

61,54%

57,69%

52,84%

42,31%

34,11%

21,07%

13,88%

20,00%

23 - Localizar informações explícitas no texto.

22 - Identificar o assunto principal do texto.

20 - Reconhecer histórias do cânone literário infantil.

19 - Inferir informações.

17 - Identificar a finalidade de texto multimodal.

38,46%

57,69%

57,69%

100,00%

13 - Identificar a finalidade de texto imagético.

30,00%

23,08%

42,31%

42,31%

65,38%

90,00%

11 - Antecipar informações do gênero a partir do suporte.

10 - Reconhecer palavras como unidades gráficas.

50,00%

34,62%

60,00%

9 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

4 - Aplicar a ordem alfabética.

40,00%

30,77%

70,00%

69,23%

80,00%

1 - Relacionar grafema e fonema inicial (com relações arbitrárias).

COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 3 – Turma A

Comparativo dos Percentuais de Acertos da Turma por Habilidade

Turma: EF-1ºA-M Professora: ALINE VALADAO DE OLIVEIRA

% de Acertos Prova 1

% de Acertos Prova 2

Variação entre as fases

10,00%

0,00%


-20,00%

9,73%

20,00%

23 - Localizar informações explícitas no texto.

22 - Identificar o assunto principal do texto.

20 - Reconhecer histórias do cânone literário infantil.

19 - Inferir informações.

17 - Identificar a finalidade de texto multimodal.

13 - Identificar a finalidade de texto imagético.

11 - Antecipar informações do gênero a partir do suporte.

10 - Reconhecer palavras como unidades gráficas.

9 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

-11,18%

24,02%

29,61%

33,54%

34,78%

30,43%

52,17%

90,48%

85,71%

90,48%

90,48%

95,24%

90,48%

90,48%

76,19%

52,17% 61,90%

60,87%

52,17%

55,69%

60,04%

51,76%

43,48%

42,65%

47,83%

38,30%

52,17%

80,95%

82,61% 71,43%

80,00%

4 - Aplicar a ordem alfabética.

40,00%

28,78%

60,00%

52,17%

100,00%

1 - Relacionar grafema e fonema inicial (com relações arbitrárias).

COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 3 – Turma B

Comparativo dos Percentuais de Acertos da Turma por Habilidade Turma: EF-1ºB-V Professora: ANA PAULA BRAZ MALETTA

% de Acertos Prova 1 % de Acertos Prova 2 Variação entre as fases

0,00%


23 - Localizar informações explícitas no texto.

22 - Identificar o assunto principal do texto.

20 - Reconhecer histórias do cânone literário infantil.

19 - Inferir informações.

17 - Identificar a finalidade de texto multimodal.

13 - Identificar a finalidade de texto imagético.

27,27%

50,00%

72,73%

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

95,24%

100,00%

100,00%

95,24%

85,71%

77,27%

72,73%

68,18%

59,09%

54,55%

54,55%

50,00%

40,91%

31,17%

40,69%

31,82%

22,73%

60,00%

59,09%

70,00%

11 - Antecipar informações do gênero a partir do suporte.

22,51%

40,91%

81,82%

100,00%

10 - Reconhecer palavras como unidades gráficas.

20,00%

18,18%

50,00%

9 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

30,00%

4 - Aplicar a ordem alfabética.

40,00%

22,73%

80,00%

77,27%

90,00%

1 - Relacionar grafema e fonema inicial (com relações arbitrárias).

COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 3 – Turma C

Comparativo dos Percentuais de Acertos da Turma por Habilidade

Turma: EF-1ºC-V Professora: MICHELLE VASCONCELOS DE PAULA

% de Acertos Prova 1

10,00%

0,00% % de Acertos Prova 2

Variação entre as fases


0,00%

23 - Localizar informações explícitas no texto.

22 - Identificar o assunto principal do texto.

30,00%

26,99%

35,14%

52,54%

58,33%

70,00%

20 - Reconhecer histórias do cânone literário infantil.

10,00%

6,16%

79,17%

73,91%

80,00%

19 - Inferir informações.

52,17%

43,48%

47,83%

90,00%

17 - Identificar a finalidade de texto multimodal.

13 - Identificar a finalidade de texto imagético.

30,62%

40,00%

11 - Antecipar informações do gênero a partir do suporte.

10 - Reconhecer palavras como unidades gráficas.

9 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

20,00%

13,22%

43,66%

50,00%

4 - Aplicar a ordem alfabética.

60,00%

52,17%

91,67%

91,67%

100,00%

100,00%

100,00%

95,83%

100,00%

95,83%

95,83%

100,00%

1 - Relacionar grafema e fonema inicial (com relações arbitrárias).

COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 3 – Turma D

Comparativo dos Percentuais de Acertos da Turma por Habilidade

Turma: EF-1ºD-V Professora: ALINE VALADAO DE OLIVEIRA

% de Acertos Prova 1

% de Acertos Prova 2

Variação entre as fases


23 - Localizar informações explícitas no texto.

22 - Identificar o assunto principal do texto.

20 - Reconhecer histórias do cânone literário infantil.

19 - Inferir informações.

17 - Identificar a finalidade de texto multimodal.

13 - Identificar a finalidade de texto imagético.

11 - Antecipar informações do gênero a partir do suporte.

16,88%

12,55%

18,18%

31,82%

50,00%

68,18%

71,43%

100,00%

95,24%

95,24%

95,24%

85,71%

77,06%

80,95%

100,00%

95,24%

85,71%

63,64% 76,19%

54,55%

50,00%

63,64%

54,55%

45,24%

35,71%

31,60%

50,00%

45,45%

53,68%

60,00%

10 - Reconhecer palavras como unidades gráficas.

27,27%

40,00%

9 - Relacionar unidade fonológica à sua escrita (em rimas).

20,00%

17,53%

70,00%

68,18%

80,00%

4 - Aplicar a ordem alfabética.

30,00%

13,42%

90,00%

81,82%

100,00%

1 - Relacionar grafema e fonema inicial (com relações arbitrárias).

COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 3 – Turma E

Comparativo dos Percentuais de Acertos da Turma por Habilidade

Turma: EF-1ºE-V Professora: ALESSANDRA DE CASTRO A PERET

10,00%

0,00% % de Acertos Prova 1

% de Acertos Prova 2

Variação entre as fases


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

As categorias de Gráficos 4, 5 e 6 apresentam os desempenhos dos estudantes e turmas nas primeira e segunda fases de aplicação, ambos obtidos a partir da correção das respostas às questões dissertativas das provas e interpretados conforme os Níveis Conceituais derivados da Teoria da Psicogênese da Língua Escrita, constantes da descrição metodológica deste relatório. Desta forma, os desempenhos expressos em percentuais no Gráfico 4, devem ser interpretados conforme os Níveis Conceituais dispostos na Tabela 1. Tabela 1 Interpretação dos Resultados das Questões Dissertativas Intervalo da nota ponderada Nível Conceitual (em %) >=2,5 e < 35

PS (Pré-silabico)

>= 35 e < 60

S (Silábilico)

>= 60 e < 85

SA (Silábico Alfabético)

>= 85 e <= 100

AL (Alfabético)


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 4 – Turma A

Comparação dos Desempenhos dos Estudantes Turma: EF-1ºA-M Professora: ALINE VALADAO DE OLIVEIRA

0,00%

20,00%

40,00%

80,00% 100,00%

52,50%

ANA LUIZA ARAÚJO DE ALMEIDA

100,00%

47,50%

ANTONIO TEIXEIRA AGUIAR

ARTHUR CAMARA FRAGOSO

60,00%

100,00%

55,00%

0,00%

57,50%

ARTHUR CARDOSO DE AQUINO PEDROSA

100,00%

27,50%

ARTHUR CASELANI DOS SANTOS

65,00%

BEATRIZ MENDLOVITZ ALBINO COSTA

100,00%

42,50%

CAROLINA CAVALCANTI DE FREITAS

57,50%

CAROLINA LADEIRA TEIXEIRA DE SALLES

100,00%

55,00%

CAROLINA PEREIRA MASTRELLA

100,00%

62,50%

CECÍLIA MACEDO PORTO DAVI GIOSTRI SPINDOLA SCORALICK DAI

0,00%

DAVID GOMES BOYNARD

0,00%

100,00%

55,00% 57,50% 42,50%

DAVIDSON GUSMAO ARAUJO FILHO

100,00%

GABRIELA CALDEIRA XAVIER

65,00%

100,00%

GUSTAVO VASCONCELLOS DE ANDRADE

65,00%

100,00%

IOHANA CASTRO VALENTE ROCHA

65,00%

100,00%

JOAO CESAR LIGNANI XAVIER

0,00%

100,00%

47,50%

JOAO PEDRO BORONI ESQUARCIO

100,00%

JULIA BERNARDINO DE OLIVEIRA

57,50%

100,00%

JULIA DE CASTRO MADEIRA

57,50%

100,00%

JÚLIO CÉSAR LIGNANI XAVIER

47,50%

LEONARDO PRADO MARTINS

47,50%

MARIA GRACIA MOSQUEIRA CABRERA MORENO COSTA JONES

0,00% 0,00%

PEDRO FOCESI FRONCKOWIAK

0,00%

100,00%

57,50% 100,00%

50,00%

PEDRO NICESIO COUTINHO VICTOR MARTINS LATALISA

65,00%

42,50%

PEDRO HENRIQUE MENDONÇA ALMEIDA MAGALHAES PEDRO SANTOS SILVA AZEVEDO

100,00%

100,00%

0,00%

85,00% 65,00%

100,00%

Desempenho Prova 1

Desempenho Prova 2


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 4 – Turma B

Comparação dos Desempenhos dos Estudantes Turma: EF-1ºB-V Professora: ANA PAULA BRAZ MALETTA

0,00% 20,00% 40,00% 60,00% 80,00% 100,00% ANA CLARA GAZZOLA CASTRO ANA LUÍZA VASCONCELOS DE C. FRANÇA ARTUR HENRIQUE PEREIRA CALASANS BRUNA CÁSSIA NUNES RIOS CAROLINA CAVALCANTI DE FREITAS 0,00% 0,00% CATARINA RAMADAS DE SOUZA NOGUEIRA CAUÊ NOGUEIRA DE CASTRO CECÍLIA HADDAD MEDEIROS CONRADO SILVA P. BOLOGNANI DANIEL ASSUNÇAO PEREIRA GABRIELA CARVALHO BACELAR GUILHERME ALVES CARNEIRO IAN COELHO NEVES JAÍSSA AMORELLI MACHADO PEREIRA JOAO PEDRO MOTA ALENCAR LUCA VON RANDOW LUÍSA CAMPOS TRAPIELLO MARIA FERNANDA RABELO AGOSTINI MELISSA D'AGOSTINO HORTA MELINA D'AGOSTINO HORTA PAULA MENDONCA SCALIONI PEDRO HENRIQUE FERREIRA DA SILVA LAPA THIAGO KREMPEL DRUMOND FIGUEIREDO VICTOR ROCHA VITOR ESCHER DA ROSA PIRES

45,00%

85,00% 57,50%

100,00%

25,00%

100,00%

25,00%

100,00% 52,50%

100,00%

32,50%

100,00%

40,00%

100,00%

40,00% 65,00%

100,00%

65,00%

100,00%

30,00% 65,00%

100,00%

Desempenho Prova 1

100,00%

Desempenho Prova 2

65,00%

65,00% 25,00%

100,00% 100,00%

40,00%

100,00% 60,00%

100,00%

27,50% 100,00% 60,00% 42,50%

100,00% 92,50%

50,00%

100,00%

65,00%

100,00%

65,00%

100,00%


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 4 – Turma C

Comparação dos Desempenhos dos Estudantes Turma: EF-1ºC-V Professora: MICHELLE VASCONCELOS DE PAULA

0,00%

20,00%

40,00%

60,00%

80,00% 100,00%

30,00%

ALAN GABRIEL LAUVERS CORREA

42,50%

ALICE BRAGA ARAUJO CAMPOS

100,00%

ANA SOFIA ALMEIDA CAMPOS

65,00%

100,00%

ANDRÉ COUTO ANTUNES

65,00%

100,00%

40,00%

BRUNNA CAPANEMA G. A. MAGALHÃES

100,00%

60,00%

CAIO VINICIUS DE CASTRO ROVERI

57,50%

EDUARDO BIANCHINI GABRICH 42,50%

FERNANDA DE A. SAMORA RIBEIRO

100,00% 100,00% 100,00%

HENRIQUE PEIXOTO VIEIRA RABELO

65,00%

100,00%

IAGO LANA LOPES

65,00%

100,00%

47,50%

ISABELA MEYER ALMEIDA MAGALHAES JOAO MARCOS DE CASTRO ASSUNÇAO

65,00%

0,00%

57,50%

JULIA NOTINI REGINO MORAES

47,50%

JULIANA FRANÇA LEITAO DE ALMEIDA

LARA DOS REIS NETO

40,00%

LAURA GANDRA MASCARENHAS

40,00%

100,00% 100,00% 100,00%

100,00% 55,00%

LAURA PEREIRA ALVES DE MOURA

100,00%

30,00%

MARIA EDUARDA CARVALHO MOLLER

57,50%

OTACILIO GONCALVES TOME NETO

50,00%

PAULO HENRIQUE ROCHA FROIS

47,50%

RAFAEL VILELA BELLONI PEREZ 0,00%

100,00%

100,00% 65,00%

RODRIGO COELHO COSTA

100,00% 100,00%

65,00%

PEDRO GRACIANO MACHADO CHAVES

SOFIA ROLIM BARREIRA

100,00%

100,00% 100,00%

Estudante Desempenho Prova 1

Desempenho Prova 2


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 4 – Turma D

Comparação dos Desempenhos dos Estudantes Turma: EF-1ºD-V Professora: ALINE VALADAO DE OLIVEIRA

0,00% ANA CLARA ANDRADE MESQUITA BERNARDO HENRIQUE GONTIJO BRAGA GABRIEL GUIMARAES CARNEIRO GIOVANNA GUIMARAES SIVIERI GUILHERME FERREIRA RAMOS DE ARAUJO ISABELA BATISTA GONÇALVES ISABELA PINHEIRO AMANTEA VILELA JOAO PEDRO MACHADO MIRANDA JORGE FELIPE ASSAD BENSOUSSAN JULIA NICOLAU MORAIS LORENA SILVA DE ANDRADE LUCAS MALETTA BRASIL MARCO HENRIQUE COELHO ROCHA MARIA CLARA VIDAL G.T. COSTA MARIA FERNANDA C. DE FIGUEIREDO MARIA FERNANDA O. T. DE ARAUJO MARIA LUIZA GOMES SILVEIRA LIMA MATHEUS DE MORAES PENNA MATHEUS MAGALHÃES FILIZZOLA COSTA 0,00% NINA KOLOS CARNEIRO PEDRO HENRIQUE V. DE CARVALHO PEDRO RIBEIRO PASSOS GUEDES RAFAEL RATTIS PADUA DRESCH VITOR AMARAL CAMPOS

20,00% 40,00% 60,00% 80,00% 100,00% 65,00%

32,50% 37,50%

32,50%

100,00% 92,50% 100,00% 65,00% 100,00% 65,00% 100,00% 65,00% 100,00% 65,00% 100,00% 65,00% 100,00% 65,00% 100,00% 65,00% 100,00% 55,00% 100,00% 57,50% 100,00% 57,50% 100,00% 65,00% 100,00% 57,50% 100,00% 65,00% 100,00% 65,00% 100,00% 57,50% 100,00% 100,00% 60,00% 100,00% 57,50% 100,00% 65,00% 100,00% 80,00% 60,00% 100,00%

Desempenho Prova 1 Desempenho Prova 2


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 4 – Turma E

Comparação dos Desempenhos dos Estudantes Turma: EF-1ºE-V Professora: ALESSANDRA DE CASTRO A PERET

0,00%

20,00%

40,00%

60,00%

80,00% 100,00%

65,00%

AMANDA FONTES COTTA

47,50%

ANDRE SILVA C. DE MESQUITA

100,00% 65,00%

ANDRESSA GUIZOLI MOREIRA

100,00%

100,00%

CAIO VIEIRA FAGUNDES PERES

57,50%

100,00%

ENZO MANELLA NETO

57,50%

100,00%

FELIPE OTONI SALVADOR

32,50%

100,00%

65,00%

FERNANDA CORREIA PALHARES

GUSTAVO LANNA DORNAS CRUZ

30,00%

JOAO PEDRO REZENDE DE C. PIRAUA JOAO VITOR LEROY SAMPAIO LAURA GANDINI OLIVEIRA

77,50% 50,00%

HENRIQUE FARIA SANTANA B. GOMES

100,00%

32,50%

100,00%

40,00%

100,00% 65,00%

LUCAS PEREIRA ELER B. DA COSTA

MARIA CLARA FURTADA PAINS

100,00%

35,00%

52,50%

LUIGI COSTA POLI

35,00%

MARIA EDUARDA CAMARGOS MEYER MARIA FERNANDA M. S. PEIXOTO

65,00%

MATHEUS HENRIQUE C. T. DE SOUZA PEDRO GOUVEA ABREU SANTOS

SOFIA D'AGOSTINO HORTA WAGIH FARIZ DE AMORIM CHELALA

100,00% 100,00% 100,00%

65,00%

50,00%

MARIA LUIZA COSTA SANTOS

100,00%

100,00%

100,00%

30,00%

100,00% 65,00% 52,50% 60,00%

100,00%

100,00% 100,00%

Estudante Desempenho Prova 1

Desempenho Prova 2


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

Pela análise dos Gráficos 5 e 6 é possível verificar, em cada turma, o percentual de alunos por nível conceitual, constatando os avanços obtidos ao longo do período.

CATEGORIA DE GRÁFICO 5 – Turma A

CATEGORIA DE GRÁFICO 6 – Turma A

Desempenho da Turma por Nível Conceitual - Fase 1

Desempenho da Turma por Nível Conceitual - Fase 2

Turma: EF-1ºA-M Professora: ALINE VALADAO DE OLIVEIRA

Turma: EF-1ºA-M Professora: ALINE VALADAO DE OLIVEIRA

0,00% 0,00%

0% 4% 27%

PS

PS

S

S

SA

SA

AL

AL

69% 100,00%


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 5 – Turma B

CATEGORIA DE GRÁFICO 6 – Turma B

Desempenho da Turma por Nível Conceitual - Fase 1

Desempenho da Turma por Nível Conceitual - Fase 2

Turma: EF-1ºB-V Professora: ANA PAULA BRAZ MALETTA

Turma: EF-1ºB-V Professora: ANA PAULA BRAZ MALETTA

0,00% 0,00%

0%

26% 39%

35%

PS

PS

S

S

SA

SA

AL

AL 95,24%


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 5 – Turma C

CATEGORIA DE GRÁFICO 6 – Turma C

Desempenho da Turma por Nível Conceitual - Fase 1

Desempenho da Turma por Nível Conceitual - Fase 2

Turma: EF-1ºC-V Professora: MICHELLE VASCONCELOS DE PAULA

Turma: EF-1ºC-V Professora: MICHELLE VASCONCELOS DE PAULA

0,00% 0,00%

0% 5%

36%

59%

PS

PS

S

S

SA

SA

AL

AL 100,00%


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 5 – Turma D

CATEGORIA DE GRÁFICO 6 – Turma D

Desempenho da Turma por Nível Conceitual - Fase 1

Desempenho da Turma por Nível Conceitual - Fase 2

Turma: EF-1ºD-V Professora: ALINE VALADAO DE OLIVEIRA

Turma: EF-1ºD-V Professora: ALINE VALADAO DE OLIVEIRA 0,00% 0,00%

0%

4,17% 9%

30%

61%

PS

PS

S

S

SA

SA

AL

AL 95,83%


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

CATEGORIA DE GRÁFICO 5 – Turma E

CATEGORIA DE GRÁFICO 6 – Turma E

Desempenho da Turma por Nível Conceitual - Fase 1

Desempenho da Turma por Nível Conceitual - Fase 2

Turma: EF-1ºE-V Professora: ALESSANDRA DE CASTRO A PERET Número de Alunos Válidos:

Turma: EF-1ºE-V Professora: ALESSANDRA DE CASTRO A PERET Número de Alunos Válidos: 0,00%

0%

4,76%

18% 36%

PS

PS

S

S

SA

SA 46%

AL

AL 95,24%


COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO

REFERÊNCIAS

COLELLO, Silvia M. Gasparian. Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita. Disponível em <http://www.hottopos.com/videtur29/silvia.htm> . Acesso em: 10 jan. 2012.

GUIMARÃES, Nilma. Letramento: revendo conceitos e objetos de ensino. Disponível em < http://www.faimg.br/biblioteca/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=117&Itemid=99999999&mosm sg=You+are+trying+to+access+from+a+non-authorized+domain.+%28www.google.com.br%29 >. Acesso em: 03 dez. 2011.

COSCARELLI, C. V. O ensino da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística. Maceió, v.19, p. 163-174, dez. 1996. Disponível em <http://www.letras.ufmg.br/carlacoscarelli/publicacoes/PUCSBPC.pdf> . Acesso em: 03 jan. 2011.

MORAIS, Artur Gomes de, ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de Albuquerque, LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Disponível < http://pt.scribd.com/doc/39256026/ALFABETIZACAO-apropriacao-do-sistema-de-escritaalfabetica. >. Acesso em 10 jan. 2012. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo. Contexto, 2003.

teste  

teste teste