Page 1

1 Catรกlogo 2012 / 2013


2


Caro educador, Este é o Catálogo do Armazém da Cultura. Sem perder de vista os Parâmetros Curriculares Nacionais, apresentamos um índice de títulos agrupados e direcionados ao Ensino fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, auxiliando professores e educadores a identificar as melhores opções de leitura para seus alunos, com linguagem adequada ao domínio cognitivo do leitor e predominância da elaboração estética que constitui a arte literária. Com apenas três anos de existência, o Armazém da Cultura oferece uma produção editorial diversificada e de qualidade, dos clássicos da literatura aos infanto juvenis, privilegiando o ensino por projetos com possibilidades de exploração interdisciplinar de temas trabalhados com linguagem visual de expressividade estética por designers especializados em livro. Na literatura infantil e juvenil, as escolhas editoriais do Armazém contam com ilustrações ricas em elementos interpretativos e textos que relativizam posições e atitudes há muito tempo cristalizadas na vida social, nas crenças e nas narrativas, abrindo espaço para uma diversidade de propostas inovadoras, gêneros, autores e ilustradores. O prazer da leitura e a transformação dos jovens em bons leitores é o sonho que compartilhamos com o professor e demais mediadores de leitura, ampliando a possibilidade de contato com valores culturais diversos, como também a reelaboração dos assuntos tradicionais: aventuras, lendas, mitos indígenas, populares, contos, poemas de cordel, etc, promovendo não somente a aproximação do leitor com as tradições culturais, mas também sua renovação e interpretação do mundo que estimulam a reflexão e o conhecimento.

3


Ensino Fundamental 1

Ensino Fundamental 1

4


Ensino Fundamental 1

Carta da vovó e do vovô

Carta da vovó e do vovô Ana Miranda

Formato: 290 x 210 mm 52 páginas ISBN: 978-85-63171-41-2

Questões ligadas ao universo diverso dos avós são abordadas pela escritora Ana Miranda, no livro Carta da vovó e do vovô, ilustrado pela própria autora. De forma lúdica, o livro contribui para desmascarar estereótipos e preconceitos contra pessoas de idade, ao tratar dos idosos, com suas diferentes profissões, hábitos, saberes, religiões, hobbies, etc. A autora destaca o quão enriquecedora é a convivência com os mais experientes e o quanto eles têm a compartilhar com crianças e adolescentes. Um documento ilustrado sobre a importância e os direitos do idoso referenda a publicação, estimulando o respeito dos mais jovens para com os seus avós, sejam jovens ou não tão jovens, e a sua importância na estrutura social e familiar.

5


Ensino Fundamental 1

Carta do Tesouro para ser lida às crianças

Carta do Tesouro Ana Miranda

Formato: 290 x 210 mm 44 páginas ISBN: 978-85-63171-00-9

Tendo como referência a Declaração dos Direitos da Criança, a autora Ana Miranda desenvolve um texto, em prosa poética, que contempla a diversidade étnica e cultural das crianças do mundo e brasileiras. Respeito às diferenças, autoconfiança, direitos e deveres e leis de proteção à criança e ao adolescente são apresentadas de forma lúdica e evolvente, motivando adultos e crianças a atuarem de forma crítica e consciente. A obra é enriquecida pelas ilustrações da autora, que funcionam como um segundo texto, a ser explorado em sala de aula.

6


Ensino Fundamental 1

Chuá, Chuá, Buá, Buá!

O boi da cara de todas as cores

O puxa-puxa da bruxa

Arlene Holanda ilustrações suzana paz

Clarisse Ilgenfritz ilustrações Meg Banhos

Demitri Túlio ilustrações Saulo Tiago

A poesia quase prosa convida o leitor a investigar os problemas que o descaso com o meio ambiente pode provocar no ambiente urbano e rural: inundações, desmoronamento, poluição de águas, morte dos rios. Em contraponto, o pequeno leitor é convidado não só a ter atitudes saudáveis para com o ambiente, mas também a cobrá-las dos adultos e governantes.

Uma divertida prosa poética que lança mão de textos da tradição oral como quadrinhas, parlendas, canções de ninar. A diversidade dá o tom à obra, que narra as histórias dos bois de todas as cores, com foco no folguedo símbolo do patrimônio cultural brasileiro: o Bumba meu boi ou Boi-bumbá.

Uma bruxa alegre que faz rimas, travalínguas, doces e travessuras. Trabalha o patrimônio cultural ligado aos saberes tradicionais sobre alimentação e pode servir de mote para uma degustação dos alimentos citados no texto ou até mesmo o preparo de alguns deles pelas crianças.

Formato: 205 x270 mm 24 páginas ISBN: 978-85-63171-27-6

Formato: 200 x 250 mm 28 páginas ISBN: 978-85-63171-43-6

7

Formato: 205 x 270 mm 24 páginas ISBN: 978-85-63171-42-9


Ensino Fundamental 1

O olho da goiabeira Demitri Túlio ilustrações meg banhos

Formato: 205 x 270 mm 24 páginas: ISBN: ~~~~

Uma história sensível sobre o relacionamento entre um avô e seu neto, entre adivinhas, perguntas malucas, brincadeiras e organização de jogos de futebol. No texto podemos encontrar mensagem sobre valores e sobre a riqueza da convivência entre gerações diferentes.

Se você fosse um Saci

Yoiô, o bode celebridade

Flávio Paiva ilustrações julião jr.

Arlene Holanda ilustrações julião jr.

O autor Flávio Paiva se vale da lenda do Saci para construir um texto que reflete de forma lúdica sobre a preservação ambiental. Outros personagens similares como o Caipora e a Comadre Fulozinha também integram a aventura vivida por um grupo de crianças, onde não faltam mistério e suspense. Acompanha CD.

Chegado a Fortaleza no início do século XX, junto às levas de retirantes que fugiam da seca, o bode Yoiô escapou da panela e logo virou “celebridade” com suas andanças pelo centro da capital cearense. Narrada em cordel, a obra tem grande potencial pedagógico, nas disciplinas de língua portuguesa, história e para trabalhar questões ligadas ao patrimônio cultural.

Formato: 205 x 270 mm 32 páginas ISBN: 978-85-63171-44-3

8

Formato: 200 x 245 mm 24 páginas ISBN: 978-85-63171-26-9


Ensino Fundamental 1

Brincadeiras de Sol e mar Flávio Paiva ilustrações Mino

Mundo maravilhoso das aves - corujas

Festa na floresta

Arlene Holanda ilustrações Istvan major

Formato: 220 x 155 mm 40 páginas: ISBN: ~~~~

Formato: 205 x 270 mm 24 páginas ISBN: 978-85-63171-40-5

Formato: 200 x 250 mm xx páginas ISBN: ~~~~

O autor brinca com rimas e métricas em dois poemas pra lá de divertidos: “O dia em que meu amigo peixe deu a louca de andar fora d’água” e o “encontro do Capitão Rapadura com o sol num dia quente de verão”. Histórias que falam de companheirismo, de amizade, fazem rir e exercitam a criatividade. Excelente para trabalhar de forma interdisciplinar língua portuguesa, ciências e geografia.

Primeiro volume da série Mundo Maravilhoso das Aves, a obra alia conteúdo poético a informações sobre o modo de vida de 19 espécies de corujas que vivem em território brasileiro. Ilustrado por desenhos em aquarela do geógrafo e ornitólogo Istvan Major e enriquecido por quadrinhas de Arlene Holanda, a obra é um convite à preservação desses exemplares da fauna brasileira, que têm algumas de suas espécies ameaçadas.

9

alisson ambrósio ilustrações meg banhos

Uma série de poemas musicados que levam o leitor a perceber a importância do equilíbrio entre seres que vivem no planeta terra. A preservação do meio ambiente é o tema central dos poemas que têm como personagens animais da flora brasileira. Além de ser adequada para explorar as temáticas ambientais, a obra também se presta à educação musical, conteúdo obrigatório, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. Acompanha CD.


Ensino Fundamental 1

Um texto bonito que mexe no mais profundo das nossas tradições, relembrando cantigas e cantares que vêm de tempos imemoriais, de lugares distantes, mas que estão gravados na nossa memória cultural. A ciranda que segue o balanço das ondas do mar e nos leva ao reencontro com nossa cultura. Boa oportunidade para trabalhar com os alunos aspectos da tradição oral, as lendas e a riqueza do folclore de várias regiões do País, onde a ciranda se faz presente.

Ciranda Arlene Holanda ilustrações alexandre jales

Formato: 200 x 250 mm 24 páginas ISBN: 978-85-63171-25-2

Primeiro título da Coleção Brasil Brincante, que abordará outras seis manifestações culturais: Bumba-meu-Boi, Congado, Festas Juninas, Pastoril, Reisado e Toré. O texto é construído de forma lúdica, em prosa e verso, com inserções de trechos de canções da tradição popular. A obra é excelente para o trabalho interdisciplinar, possibilitando explorações no campo da língua portuguesa, história e educação musical.

10


Ensino Fundamental 1

Coleção Reinos do Cordel Tem como proposta principal a utilização da literatura como linguagem histórica, por meio do trabalho interdisciplinar literatura-história. Os temas pertencem ao repertório medieval que deixou marcas notórias nas produções em cordel. A coleção engloba romances de cavalaria, contos de origem persa-árabe — alguns enfeixados nas histórias das mil e uma noites — além de histórias da tradição oral das culturas nórdica, céltica e africana. Os autores vão de clássicos como Leandro Gomes de Barros aos nomes mais relevantes do cordel na atualidade, que revisitaram essas temáticas em suas obras. Excelente para trabalhar conteúdos de língua portuguesa e história. Próximos títulos: O príncipe da Pérsia e o cavalo encantado Sávio Pinheiro O principe do oriente e o pássaro misterioso Klévisson Viana A sorte do preguiçoso e o peixinho encantado Antonio Francisco O rapaz que encheu um saco de mentiras Luiz Antonio Aventuras de Ariel no reino do vai-não-torna Godofrêdo Solon Juvenal e o dragão Leandro Gomes de Barros

11


Ensino Fundamental 1

O conde mendigo e a princesa orgulhosa Evaristo Geraldo da Silva ilustrações Suzana Paz

Formato: 194 x 260 mm 16 páginas: ISBN: ~~~~~

Como podemos conhecer as verdadeiras intenções das pessoas, a verdade ou a falsidade em seus comportamentos? A trama gira em torno de uma princesa orgulhosa, que recusava todos os seus pretendentes, e nos mostra como acontecimentos aparentemente negativos podem transformar as pessoas para melhor.

12

O crime das maçãs Arievaldo Vianna ilustrações Suzana Paz

Formato: 194 x 260 mm 20 páginas: ISBN: ~~~~~

As decisões precipitadas e suas consequências não raro desastrosas são o centro dessa trama, versão de uma das histórias de As mil e uma noites. Ambientada em um reino muçulmano, os acontecimentos são desencadeados a partir da descoberta do cadáver de uma bela mulher, que havia sido vítima de um terrível crime.


Ensino Fundamental 1

O papagaio real ou o príncipe de Acelóis

O pobre que trouxe a sorte de casar com uma princesa

As noventa e nove moedas de ouro

rouxinol do rinaré ilustrações arlene holanda

Marco Haurélio ilustrações arlene holanda

Formato: 194 x 260 mm 16 páginas: ISBN: ~~~~~

Formato: 194 x 260 mm 16 páginas: ISBN: ~~~~~

Duas irmãs de comportamento bem diferentes, um príncipe disfarçado em papagaio e um romance secreto são os ingredientes dessa trama divertida e movimentada onde não faltam inveja, traição, coragem, decisão e, também, felicidade e perdão.

Formato: 194 x 260 mm 20 páginas: ISBN: ~~~~~

O destino premiando os injustiçados e inocentes está no cerne desse conto da tradição popular, narrado em cordel por Marco Haurélio, pesquisador e estudioso do tema. Uma história em que o destino move as peças num tabuleiro onde se alternam crueldade, bondade, egoísmo, soberba e solidariedade. Contudo, o livre-arbítrio do personagem principal nos dá uma lição de generosidade no epílogo desse conto exemplar.

13

josé walter pires ilustrações rudsonn duarte

Um serviçal do rei recebe um presente inusitado: noventa e nove moedas de ouro. E, agora, quais transformações ocorrerão na vida desse homem? Um texto divertido e bem-humorado que nos convida a refletir sobre a maneira com a qual lidamos com o dinheiro, e do que elegemos como prioridade em nossas vidas.


Ensino Fundamental 2

Ensino Fundamental 2

14


Ensino Fundamental 2

O pequeno Hércules e Outras Fábulas Contemporâneas Simone pessoa ilustrações ramon cavalcante

Formato: 200 x 245 mm 64 páginas ISBN: 978-85-63171-23-8

Mantendo forte relação intertextual com fábulas tradicionais, Simone Pessoa imprime, nas sensíveis fábulas de O Pequeno Hércules, os valores da sociedade contemporânea. Encontramos referências à sabedoria de perdoar, à solidariedade, resignação, honestidade, ao respeito às diferenças e ao aprender com o outro.

Os Guerreiros de Monte-mor

A árvore da riqueza

Nilto Maciel ilustrações rudsonN duarte

Arlene holanda ilustrações alexandre jales

Novela estruturada em torno da revolta de indígenas contra a dominação e a aculturação provocadas pelo lusocolonizador. Sem perder o tom de humor, Os Guerreiros de Monte-Mor denuncia a injustiça social arraigada na realidade do povo brasileiro. Presta-se à exploração interdisciplinar em língua portuguesa, geografia e história.

Seis lendas da cultura iorubá narradas em cordel. Histórias que nos encantam com a riqueza de suas representações míticas, permeadas de significativas mensagens filosóficas que demonstram saberes tão antigos quanto admiráveis. Os iorubás (ou yorubas) são um grande grupo étnico da África Ocidental, hoje um contingente de cerca de 30 milhões de pessoas. Com língua e costumes próprios, produziram uma cultura riquíssima. Transmitida pela oralidade, alimentou um imaginário mágico que se expandiu para o Brasil através dos navios negreiros que cruzaram os oceanos a partir do século XVI.

Formato: 136 x 190 mm 164 páginas ISBN: 978-85-63171-18-4

15

Formato: 194 x 260 mm 20 páginas: ISBN: ~~~~


Ensino Fundamental 2

Em produção

A Moura que não era torta O saber do tempo Arlene Holanda Ilustrações Andrea Ebert

Formato: 160 x 223 mm 44 páginas

ISBN: 978-85-63171-31-3 Contos inspirados em narrativas oriundas das culturas sumeriana, grega, hebraica e hindu. Outros olhares sobre personagens, valores e mitos “fundadores” da humanidade, em histórias que atravessaram o tempo preservando a força, encanto e sabedoria que ainda nos comovem e instigam. Excelente para trabalhar de forma interdisciplinar (literatura, língua portuguesa, história, geografia) e abordar temas como ética, pluralidade cultural e sexualidade.

16

Arlene Holanda suzana paz

Formato: 194 x 260 mm 36 páginas: ISBN: ~~~~ E se a moura torta não fosse torta, mas uma linda princesa de pele cor de azeviche e cabeleira negra ondulada? Escrita em cordel, a obra narra uma versão que se opõe ao conto tradicional que se popularizou no Brasil. A História, como sabemos, tem sido sistematicamente contada pela óptica dos vencedores. A atribuição de qualidades negativas aos “perdedores” em processos históricos é uma prática contumaz. É preciso, pois, que se reescrevam as histórias (em todos os planos), que se apresentem aos olhos dos descendentes dessas culturas vilipendiadas contos que os façam se orgulhar de suas origens, contribuindo, sobremaneira, para afirmação de suas identidades.


Ensino Fundamental 2

Plantou palavra, colheu poesia socorro acioli ilustrações suzana paz

Formato: 175 x 220 mm 52 páginas: ISBN:978-85-63171-10-8 Francisco é um garoto nordestino que, em meio às dificuldades da vida no sertão, conhece a poesia de Patativa do Assaré. Esse encontro o deixa intrigado: como as palavras podem criar coisas tão bonitas quanto os poemas de Patativa? Como o vocabulário de todos os dias pode ser transformado em algo tão mágico? O texto tem um ritmo de descoberta e é adequado para desenvolver com os alunos as habilidadesde escrita e comunicação. Estimula a criatividade, o uso do dicionário e a criação literária. Indicado para Leitura compartilhada — adultos lendo com crianças — esse livro abre as portas para a descoberta do poder da imaginação e da palavra.

17


Ensino Fundamental 2

“Falam que o tempo apaga tudo. Tempo não apaga, tempo adormece.” Rachel de Queiroz

Serenata Poesias

Rachel de Queiroz

Formato: 150 x 185 mm 128 páginas ISBN: 978-85-63171-07-8 Poemas nunca antes publicados em livro. São poesias líricas cuja qualidade literária prenuncia claramente quem sua autora viria a ser: uma das maiores escritoras brasileiras. Os poemas, escritos entre 1925 e 1930, foram publicados em jornais e revistas cearenses da época e preservados por José Augusto Bezerra, mantenedor do Memorial Rachel de Queiroz. Os temas abordados pela autora fazem parte do seu cotidiano: música, livros, casa, pessoas, seca, hospitalidade cearense e religiosidade.

18

O nosso Ceará Rachel de Queiroz / maria luiza de queiroz

Formato: 200 x 250 mm 108 páginas ISBN:978-85-63171-08-5

Os olhares de Rachel e sua irmã Maria Luiza de Queiroz sobre o Ceará – a partir de temas considerados significativos para as autoras: desde a história da participação do Ceará na Confederação do Equador sob a óptica de Ana Triste (mulher de Tristão Gonçalves), às secas, migrações, religiosidade, culinária, paisagens. Ricamente ilustrado por fotografias, o livro é uma excelente fonte para o trabalho com história do Ceará em sala de aula.


Ensino Fundamental 2

Primas em cordel 12 clássicos stélio torquato lima ilustrações andré de miranda

Formato: 194 x 260 mm 116 páginas: ISBN: ~~~~

Doze obras de referência da literatura ocidental, pertencentes a períodos literários diversos, narradas em cordel: Ilíada, Odisséia, Eneida, Divina Comédia, Decamerão, Dom Quixote, Romeu e Julieta, Doutor Fausto, O Médico e o Monstro, O Corcunda de Notre-Dame, Madame Bovary e O Vermelho e o Negro. As versões têm como proposta apresentar/ popularizar estes clássicos junto ao público juvenil, estimulando a posterior leitura dos textos originais. Excelente para o trabalho interdisciplinar, especialmente em língua portuguesa e história.

19


Ensino Fundamental 2

A Coleção Alencar nas Rimas de Cordel é composta de oito adaptações em cordel de romances do escritor cearense José de Alencar (1829-1877), selecionados entre os títulos mais relevantes de sua produção literária. Levando em conta a diversidade de temáticas, foram escolhidos três romances indianistas, três urbanos/de costumes e dois regionalistas. Oito cordelistas de reconhecimento notório no meio literário foram selecionados para assinar as versões. José de Alencar é um dos escritores cearenses de maior relevância no cenário nacional. Considerado por muito analistas como o fundador de uma literatura nacional, foi um dos primeiros a explorar temáticas brasileiras como a fauna, a flora, o elemento indígena. A obra de José de Alencar oferece subsídios para entendimento da formação da sociedade brasileira, sobretudo em relação ao elemento indígena e suas relações com o colonizador. É importante, porém, fazer uma leitura crítica, considerando a época em que as obras foram escritas e as interpretações da historiografia atual para os contextos expostos. O cordel teve, ao longo do tempo, estreita ligação com obras literárias em prosa. Desde o século XIX, histórias europeias e orientais vêm sendo adaptadas em verso por poetas nordestinos. Em relação ao romance brasileiro, um dos primeiros adaptados para o cordel foi Iracema, pelo poeta Alfredo Pessoa, em 1927. O livreto alcançou grande popularidade, sendo responsável por difundir a obra de Alencar em um circuito de leitores oriundos da zona rural, com pouco grau de instrução formal. As versões em cordel de obras da literatura erudita são extremamente oportunas para utilização na sala de aula e em projetos de leitura, constituem-se em um estímulo para uma leitura posterior da obra original.

Próximos títulos: Ubirajara - Godofrêdo Solon Lucíola - Marco Haurelio O Sertanejo - Evaristo Geraldo A Viuvinha - Rouxinol do Rinaré Senhora - Gadelha do Cordel O Guarani - Fernando Paixão

20


Ensino Fundamental 2

Iracema

O tronco do ipê

Recontado por Stélio Torquato Lima ILUSTRADO por Suzana Paz

Recontado por Arievaldo Viana ILUSTRADO por Rudsonn Duarte

Formato: 150 x 220 mm 36 páginas ISBN: 978-85-63171-32-0 978-85-63171-34-4

Dona de beleza extrema, Virgem dos lábios de mel, Traz na testa o diadema Que Deus lhe trouxe do céu. Entre o pau-d’arco e a jurema, É mais veloz que a ema, Quando parte em escarcéu. Alencar, o “causo” ouvindo, O fez dessa história tema Obra de brilho infinito, Misto de prosa e poema. Aqui, pois, vou difundindo O mito triste, mas lindo, Da bela índia Iracema.

Formato: 150 x 220 mm 40 páginas ISBN: 978-85-63171-32-0 978-85-63171-33-7

Quando as musas do Parnaso Resolvem me visitar Eu escolho um bom romance E me ponho a folhear... Como este onde se lê A história “O TRONCO DO IPÊ” De José de Alencar. Mergulhando na leitura Nas profundezas do sonho As musas vão me guiando E a nada disso me oponho Tudo que vou lendo em prosa Eu transformo em rima e glosa E para o “CORDEL” transponho.

21


Ensino Fundamental 2

O beabá do sertão na voz de gonzagão arlene holanda e ARIEVALDO VIANA ilustrações de suzana paz

Formato: 200 x 250 mm ISBN: ~~~~

Uma visita ao universo sertanejo retratado nas canções cantadas por Luiz Gonzaga. Organizado por temas, a obra alia a linguagem lúdica do cordel a textos ensaísticos. Há ainda uma listagem das canções que tratam de cada tema, e podem enriquecer o trabalho com a publicação em sala de aula. Os temas visitados são: samba, forró; seca: migração, formas de subsistência; inverno: plantio, culturas; feiras; comidas típicas; ofícios; cangaço; poder: coronelismo, polícia, políticos; animais domesticados: boi, jumento, cavalo; pássaros: acauã, asa branca, assumpreto, carão; insetos: abelhas, besouro mangangá; flora: juazeiro, flores sertanejas, muçambê, mandacaru; relações de gênero: namoro, casamento, chamego; religiosidade e linguajar.

22


Ensino Fundamental 2

Bolsa de Mulher Simone Pessoa

Formato: 120 x 185 mm 176 páginas ISBN: 978-85-63171-39-9 Coletânea de crônicas que retratam não só o cotidiano feminino, mas o diálogo permanente que mantemos com os objetos que usamos, atribuindolhe sentidos. Consumo, cotidiano, modernidade, identidades e pluralidades compõem a linguagem das crônicas deste livro, que é especialmente oportuno para o desenvolvimento da habilidade de escrever entre os jovens estudantes.

O nome do mundo Adriane Garcia

Formato: 120 x 185 mm 176 páginas ISBN:~~~~ Poemas de grande sensibilidade que pensam sobre questões cruciais e atemporais para a humanidade: solidão, relacionamentos, dor. A autora descarnase diante do leitor e oferece-lhe sua centelha de inquietação. Inquietação esta tão necessária para que se possa estar no mundo não apenas ocupando um lugar no espaço, mas construindo, pensando, labutando, transpirando, conspirando: vivendo com V maiúsculo, enfim.

23

Jaguaribe Luciano Maia Ilustrações Audifax

Formato: 140 x 210 mm 176 páginas ISBN: ~~~~ Em sua décima edição no Brasil e com traduções para vários idiomas, a obra pode ser considerada um best-seller no gênero. Apresenta poemas que valorizam a rima e a métrica e tem como inspiração o rio Jaguaribe. Ao ritmo de suas águas, em secas, vazantes e cheias, o diálogo poético vai sendo construído com o rio, que tem lugar demarcado na história do Ceará. Cortando uma extensa área do Estado, o Jaguaribe foi o caminho natural por onde penetraram os primeiros invasores das terras indígenas. Na atualidade, o rio Jaguaribe enfrenta problemas causados pelo desmatamento e assoreamento de suas águas, barradas por dois grandes açudes – Orós e Castanhão – depende a sobrevivência de uma fatia significativa da população cearense. Luciano Maia nasceu em Limoeiro do Norte, uma das cidades-crias do rio, o que dá aos poemas da obra um tom quase autobiográfico.


Ensino Médio

Ensino médio

24


Ensino Médio

Royal Briar

A Fortaleza dos Anos 40 Marciano Lopes

Formato: 160 x 223 mm 224 páginas ISBN: 978-85-63171-36-8 O memorialista Marciano Lopes traça um perfil da Fortaleza das décadas de 1940 e 1950, quando as influências francesas começam a ser substituídas pelas norte americanas. O autor escolheu como título uma marca de cosméticos muito popular na época, símbolo de status e elegância. A história social e do cotidiano marca a escrita de Marciano Lopes, embora a obra não tenha pretensões acadêmicas. Adequada ao uso como paradidático na disciplina história do ceará.

História do Ceará airton de farias

Formato: 185 x 245 mm 488 páginas ISBN: 978-85-63171-35-1 Airton de Farias na sexta edição do livro História do Ceará apresenta um dos textos mais completos, atualizados e didáticos sobre o Ceará. Da colonização, à questão indígena, da fundação de vilas, aos movimentos armados do século XIX, à escravidão e à abolição. História do Ceará é um clássico da historiografia local, fundamental para estudantes, professores e leitores em geral que desejem compreender a história do Ceará.

25


Ensino Médio

Muzungu Pululu Homem Branco Transparente MANUEL CASQUEIRO

Formato: 160 x 223 mm 180 páginas ISBN: 978-85-63171-20-7 Nesse relato de experiências que beiram a ficção, Manuel Casqueiro, africano de ascendência portuguesa, oferece aos leitores um novo olhar sobre a África – suas histórias, povos, culturas. O livro narra histórias vivenciadas ou ouvidas pelo autor, que participou ativamente de acontecimentos sucedidos nos períodos colonial, revolucionário e pós-independência no país africano de Guiné-Bissau. Excelente para uso como obra complementar no Ensino Médio, nas disciplinas história, geografia e sociologia.

26

Acordo Ortográfico vocabulário das palavras modificadas

frei hermínio bezerra de oliveira zacharias bezerra de oliveira

Formato: 175 x 215 mm 364 páginas ISBN: 978-85-63171-28-3

Relação das palavras, por ordem alfabética, modificadas em razão do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, com breves notas de pé de página. O Acordo entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009, em um período de adaptação que está previsto estender-se até o final de 2012, para que essa reforma seja efetivada a partir de janeiro de 2013. O documento final do acordo, com cerca de 100 normas, visando à sonhada unificação da língua, se não pode ser considerado o ideal, pelo menos é o melhor que já se conseguiu assinado por países cuja língua oficial ou uma delas é a língua portuguesa. São eles Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


Ensino Médio

Coleção alencariana Composta por três romances urbanos de José de Alencar que têm personagens principais femininas: Lucíola, Diva e Senhora. Ambientados no Rio de Janeiro do Segundo Império, as tramas trazem diferentes olhares sobre a sociedade carioca da época. Com design primoroso e embalagem tipo luva, os romances que compõem essa coleção contam com estudos comparativos realizados por psiquiatras renomados, que traçam perfis psicológicos das personagens, promovendo diálogos e reflexões entre literatura, história, psicologia e sociologia.

Diva

Lucíola

Senhora

José de Alencar

José de Alencar

José de Alencar

Texto complementar: João Almino

Texto complementar: Maria Helena

Texto complementar: Cleto Pontes

Considerado uma continuidade de Lucíola, Diva se vale da mesma estrutura narrativa. No prólogo desta obra, o escritorpersonagem Paulo, ex-amante de Lúcia (Lucíola), já morta, trava amizade com Augusto Amaral, futuro marido de Emília (Diva), passando a escrever novamente à senhora G. M.

Em Lucíola Alencar aborda a problemática social e os dilemas morais enfrentados pela personagem principal, que fazia uso do próprio corpo para sobreviver. Original, ousada e fascinante, a obra de Alencar se vale porém de uma fórmula antiga: a redenção de uma situação socialmente condenada - a prostituição - pelo amor.

Senhora traz à luz uma das personagens mais fortes e provocadoras de Alencar, posto que seu comportamento ao “comprar’ um marido é completamente ousado para os padrões da época. Uma trama original que mistura amor, ressentimento, poder, vingança, tem como pano de fundo a adesão de intelectuais e políticos às lutas pela abolição da escravatura.

Formato: 145 x 210 mm 188 páginas ISBN: 978-85-63171-15-3 978-85-63171-14-6

Formato: 145 x 210 mm 244 páginas ISBN: 978-85-63171-16-0 978-85-63171-14-6

27

Formato: 145 x 210 mm 408 páginas ISBN: 978-85-63171-17-7 978-85-63171-14-6


Ensino Médio

A coleção OUTRAS LEITURAS tem como proposta a publicação de textos integrais de clássicos da literatura brasileira acompanhados de estudos sobre os contextos que envolvem essas obras e autores. As leituras são realizadas de forma comparativa pelo psiquiatra e escritor Cleto Pontes, e constituem um material significativo para exploração interdisciplinar em sala de aula.

Bom-Crioulo Adolfo Caminha

(texto na íntegra) Formato: 160 x 195 mm 192 páginas ISBN: 978-85-63171-24-5 Do autor cearense Adolfo Caminha, é tida como a primeira obra literária brasileira a tratar abertamente o tema do homossexualismo. Obra e autor são analisados pelo psiquiatra Cleto Pontes em um texto complementar ao conteúdo original da obra, intitulado “Vida e morte em Adolfo Caminha”.

Machado de Assis, Lima Barreto, e o Hospital Psiquiátrico

Textos de “O Alienista e Cemitério dos Vivos, na íntegra. Machado de Assis / Lima Barreto

Machado de Assis e Lima Barreto e o Hospital Psiquiátrico por Cleto Pontes

Formato: 160 x 195 mm 320 páginas ISBN: 978-85-63171-04-7

Dois expoentes da literatura nacional que visitaram o tema da loucura e do hospital psiquiátrico em suas obras são estudados de forma comparativa por Cleto Pontes, com foco nas conexões entre literatura, sociologia e história do cotidiano. Um convite ao público em geral, aos literatos e aos profissionais da saúde para melhor entender os meandros das ligações entre essas obras literárias, a psiquiatria e a psicologia.

28

Hipnos e tânatos em Iracema de José de Alencar por Cleto Pontes

Iracema (texto na íntegra) José de Alencar Formato: 160 x 195 mm 164 páginas ISBN: 978-85-63171-05-4 Hipnos e Tânatos em Iracema de José de Alencar, do escritor e psiquiatra Cleto Pontes, é uma abordagem original sobre a personagem Iracema, criada por um dos maiores escritores brasileiros, o cearense de Messejana, José Martiniano de Alencar.


Ensino Médio

Em busca de Iracema

Três mulheres no divã de Freud

A mulher sem Túmulo

Adísia Sá e Cleto Pontes

Adísia Sá e Cleto Pontes

Nilze Costa e Silva

Obra de ficção na qual os autores se valem da intertextualidade para analisar três personagens que viveram paixões incontroláveis em seus respectivos romances: Capitu, Bovary e Ana Karenina, sendo consideradas a um só tempo rés e vítimas. Sonhos, aspirações, conflitos, frustrações, tragédias, frutos de amores devastadores, capazes de se sobrepor aos valores morais, éticos, movem essas personagens polêmicas e encantadoras que demarcaram seu lugar na literatura de forma definitiva.

Biografia romanceada da beata Maria de Araújo, personagem principal do episódio conhecido como “Milagre de Juazeiro” – evento no qual a hóstia administrada pelo padre Cícero a esta beata teria se transformado em sangue. O suposto milagre foi responsável por um processo investigativo por parte da igreja católica, que culminou com a proibição do padre Cícero Romão Batista de exercer suas funções religiosas de modo formal, dando origem ao personagem mítico no âmbito da religiosidade popular. Ideal para o trabalho interdisciplinar literatura-história.

Formato: 155 x 205 mm 176 páginas ISBN: 978-85-63171-29-0 Em busca de Iracema alia uma capacidade extraordinária de visualizar a terra cearense a um harmonioso poder de síntese, de tal forma que a narrativa se torna, simultaneamente, em entretenimento e aprendizado. Os motivos que levaram Adísia Sá a querer reconstituir as trilhas de Iracema, são analisados pelo escritor e psiquiatra Cleto Pontes, no ensaio “Em busca do eterno retorno”, que complementa a obra.

Formato: 145 x 210 mm 148 páginas ISBN: 978-85-63171-01-6

29

Formato: 156 x 228 mm 264 páginas ISBN: 978-85-63171-02-3


Ensino Médio

Parabélum

Eu

Viagem sem fim

Gilmar de Carvalho

augusto dos anjos

Natalício Barroso

Considerado o mais expressivo romance cearense da década de 1970, Parabélum resgata uma legendária galeria de mitos, ídolos, deuses e heróis nordestinos cuja desobediência e inconformismo têm extrema vitalidade revolucionária. Autor de outras cinco obras literárias, Gilmar de Carvalho é professor-doutor da Universidade Federal do Ceará e respeitado estudioso da cultura popular nordestina, tendo dezenas de títulos publicados na área.

Edição comemorativa ao centenário de publicação, de Augusto dos Anjos, totalmente revista e com projeto gráfico inovador. O poeta é considerado um precursor do modernismo. Sua obra é singular e eclética em termo de tendências: recebe influências do parnasianismo, do decadentismo e do simbolismo. Entre as principais características temos o uso da linguagem científica e de temas ligados à materialidade da morte, como a putrefação, a decomposição da matéria. A melancolia, a desesperança e o pessimismo próprios do existencialismo também marcam a obra do autor, que produziu uma poesia de negação.

Quatro novelas que tratam de sentimentos universais e atemporais: morte, angústia, dor. As temáticas e ambientação são variadas: a mitologia da Grécia antiga, o Rio de Janeiro do século XX, uma viagem interestelar. Embora não haja um vínculo aparente entre as novelas, a busca por respostas para questões existencialistas que sempre preocuparam os humanos é encontrada nos quatro textos. A obra é excelente para exploração em sala de aula, em disciplinas como filosofia, sociologia e história.

Formato: 156 x 228 mm 264 páginas ISBN: 978-85-63171-06-1

Formato: 120 x 185 mm 176 páginas ISBN: 978-85-63171-39-9

30

Formato: 140 x 210 mm 224 páginas: ISBN: ~~~~


Ensino Médio

Sobrevivi... Posso Contar Maria da Penha Fernandes

Formato: 210 x 145 mm 220 páginas ISBN: 978-85-63171-30-6

Nesse relato de experiência que se aproxima de uma autobiografia, Maria da Penha compartilha de forma ímpar sua história de vida – particular e ao mesmo tempo comum a de tantas mulheres que levam, no corpo e na alma, as marcas visíveis e invisíveis da violência doméstica. A publicação do livro contou com o apoio do Centro pela justiça e o Direito Internacional (CEJIL) e do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM). A obra é apresentada pelo jurista Paulo Bonavides.

A Lei Maria da Penha em Cordel Tião Simpatia ilustrações meg banhos

Formato: 152 x 208 mm 20 páginas ISBN: 978-85-63171-19-1 O artista e poeta popular Tião Simpatia usa a literatura de cordel para explicar de forma poética a Lei nº 11.340 ou Lei Maria da Penha, conscientizando as mulheres sobre seus direitos e pregando a não-violência aos agressores. A linguagem rimada facilita o entendimento sobre esta Lei, que tanto contribui na luta contra a impunidade em relação à violência doméstica e familiar contra as mulheres no Brasil.

31


Ensino Médio

Indíce de Títulos Ensino Fundamental 1

Ensino Fundamental 2

03 CARTA DA VOVÓ E DO VOVÔ Ana Miranda

Festa na floresta Alisson Ambrósio Ilustrações Meg Banhos

04 CARTA do tesouro Ana Miranda

08 Ciranda Arlene Holanda Ilustrações Alexandre Jales

05 Chuá, Chuá, Buá, Buá! Arlene Holanda Ilustrações Suzana Paz O boi da cara de todas as cores Clarisse Ilgenfritz Ilustrações Meg Banhos O puxa-puxa da bruxa Demitri Túlio Ilustrações Saulo Tiago 06 O olho da goiabeira Demitri Túlio Ilustrações Meg Banhos Se você fosse um saci Flávio Paiva Ilustrações Julião Jr. Yoiô, o bode celebridade Arlene Holanda Ilustrações Julião Jr. 07 Brincadeiras de sol e mar Flávio Paiva Ilustrações Mino

09 Coleção reinos do cordel 10 O conde mendigo e a princesa orgulhosa Evaristo Geraldo da Silva ilustrações Suzana Paz O crime das maçãs Arievaldo Vianna Ilustrações Suzana Paz 11 O Papagaio Real ou O Príncipe de Acelóis Rouxinol do Rinaré Ilustrações Arlene Holanda O pobre que trouxe a sorte de casar com uma princesa Marco Haurélio Ilustrações Arlene Holanda As noventa e nove moedas de ouro José Walter Pires Ilustrações Rudsonn Duarte

13 O pequeno Hércules e Outras Fábulas Contemporâneas Simone Pessoa Ilustrações Ramon Cavalcante Guerreiros de Monte-Mor Nilto Maciel Ilustrações Rudsonn Duarte A árvore da riqueza Arlene Holanda Ilustrações Alexandre Jales 14 O saber do tempo Arlene Holanda Ilustrações Andrea Ebert A Moura que não era torta Arlene Holanda Ilustrações Suzana Paz 15 Plantou palavra, colheu poesia Socorro Acioli Ilustrações Suzana Paz 16 Serenata Poesias Rachel de Queiroz O nosso Ceará Rachel De Queiroz / Maria Luiza de Queiroz 17 Primas em cordel 12 clássicos Stélio Torquato Lima Ilustrações André de Miranda

Mundo maravilhoso das aves – Corujas Arlene Holanda Ilustrações Istvan Major

32


Ensino Médio

Ensino Médio 18 Coleção Alencar nas rimas do cordel 19 Iracema Recontado por Stélio Torquato Lima Ilustrado por Suzana Paz O tronco do ipê Recontado por Arievaldo Viana Ilustrado por Rudsonn Duarte 20 O beabá do sertão na voz de gonzagão Arlene Holanda e Stélio Torquato Lima 21 Bolsa de Mulher Simone Pessoa O nome do mundo Adriane Garcia Jaguaribe Luciano Maia

23 Royal Briar Fortaleza dos Anos 40 Marciano Lopes História do Ceará Airton de Farias 24 Muzungu Pululu Homem Branco Transparente Manuel Casqueiro Acordo Ortográfico

Textos de “O Alienista e Cemitério dos Vivos, na íntegra. Hipnos e tânatos em Iracema de José de Alencar por Cleto Pontes Texto na íntegra de Iracema José de Alencar 27 Em busca de Iracema Adísia Sá e Cleto Pontes

vocabulário das palavras modificadas

Frei Hermínio Bezerra de Oliveira e Zacharias Bezerra de Oliveira 25 Coleção alencariana Diva José de Alencar Texto complementar: João Almino Lucíola José de Alencar Texto comp - Maria Helena Senhora José de Alencar Texto comp - Cleto Pontes 26 Coleção outras leituras Bom-Crioulo Adolfo Caminha Machado de Assis, lima barreto e o hospital psiquiátrico por Cleto Pontes

33

Três mulheres no divã de Freud Adísia Sá e Cleto Pontes A mulher sem Túmulo Nilze Costa e Silva 28 Parabélum Gilmar de Carvalho Eu Augusto dos Anjos viagem sem fim Natalício Barroso 29 Sobrevivi... Posso Contar Maria da Penha Fernandes A Lei Maria da Penha em Cordel Tião Simpatia Ilustrações Meg Banhos


Ensino Médio

Todos os direitos desta edição reservados ao Armazém da Cultura

Rua Jorge da Rocha, 154 – Aldeota Fortaleza – Ceará – Brasil - CEP: 60150.080 Fone/Fax: (85) 3224.9780 Skype: armazem.da.cultura www.armazemcultura.com.br armazemdacultura@armazemcultura.com.br

34


Ensino MĂŠdio

35


Ensino Médio

Rua Jorge da Rocha, 154 – Aldeota Fortaleza – CE CEP: 60150.080 - (85) 3224.9780 armazemdacultura@armazemcultura.com.br

www.armazemcultura.com.br

36

Catálogo de Livros 2012 - Armazém da Cultura  

Este é o Catálogo do Armazém da Cultura. Sem perder de vista os Parâmetros Curriculares Nacionais, apresentamos um índice de títulos agrupad...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you