Arlete Bonelli - Portfolio series "Vibraçoes"

Page 1


Vibrações

Arlete Bonelli

Literalmente, tudo no universo está vibrando constantemente, incluindo nós mesmos.

Poderia haver momentos em que sentimos a presença e o poder dessas vibrações, talvez sem saber o que estamos realmente sentindo? Podemos aprimorar nossa capacidade de ser mais receptivos à sua presença constante e eventual significado?

Ao invés de abordá-los puramente de um ponto de vista puramente científico, seja mais esclarecedor simplesmente pensar neles como algo que define nossos relacionamentos com os ambientes, bem como uns com os outros - conjuntos de vibrações em constante evolução em diversos estágios e/ou graus de harmonização cujo destino, em última análise, nos escapa.

Arlete Bonelli explora essas vibrações dessa perspectiva profundamente humana. Suas visualizações metafóricas possuem uma qualidade emocional inquietante que reforça noções de ambiguidade e incerteza, as matérias-primas essenciais de todos os relacionamentos em evolução.

Ela sente suas cordas vibrando..

Artista em novas mídias / Compositor

INTRODUÇÃO

Num momento crucial da minha vida e tendo como meu curador R. Scott MacLEAY, transformei minha prática artística com a fotografia em um campo de experimentações sensoriais onde as imagens são pensadas como corpos vibrantes que dialogam com o tempo, o espaço e a tecnologia. As imagens são sentidas como campos de energia que vibram no limiar entre o visível e o invisível – aquilo que escapa ao enquadramento mas que insiste em ficar.

Assim deixo que a tecnologia cole em minhas imagens os vestígios do seu próprio corpo – os ruídos, os grãos, as falhas que nos lembram:

Tudo é matéria em vibrações. Enfim uma imagem que não cessa no clique, mas que continua a vibrar como um diapasão batido nas nervuras do tempo.

Arlete Farias Bonelli Fotografa / Artista em novas mídias

ESPECIFICAÇÕES

Título

Página Título

IMPRESSÃO pigmento mineral sobre papel de algodão

BIOGRAFIA

Psicóloga, com formação em psicanálise, trabalhando com a clínica e com a orientação escolar, aposentou-se em 2013 desse caminhar que lhe formou enquanto formava os outros.

Desde o início seu olhar foi direcionado para ângulos que não estão explicitamente implicados na lente da câmera, e sim no olhar atento de quem vê além. Com isso, investindo em formações e pesquisas, a artista vem

construindo, na relação entre as artes visuais e a tecnologia, uma narrativa singular.

A reconfiguração do olhar, a partir de novos dispositivos que aparecem com a virada do milênio, cria novas imagens que engendram novos imaginários permitindo a reinvenção da fotografia de modo a provocar novas e infinitas interpolações que não constavam no imaginário da fotografia como arte até bem pouco tempo. E é nesse campo principalmente que se situa o trabalho da artista.

Podemos dizer que seu trabalho são investigações poéticas que se apropriam de recursos tecnológicos das novas mídias, propondo alternativas estéticas. Nesse processo, Arlete Bonelli subverte, recria, amplia e descontrói sentidos, tanto da fotografia quanto do próprio contexto digital, fazendo surgir narrativas que exigem atenção e ao mesmo tempo convidam para sermos cúmplices desse mesmo olhar.

Exposições e trabalhos apresentados:

• Selecionada para exposição no Mobile Photo Festival - 2024

• Selecionada para 7ª exposição com parceria do Porto Femme e Miraforum com o tem Margens - 2024 Porto Portugal

• Selecionada para exposição no Mira Mobile Prize / Street photography, 2024 / 2023 / 2022 Porto Portugal

• Selecionada para exposição no Mira Mobile Prize – Categoria Vida Cotidiana, 2023 / 2024 Porto Portugal

• Premiação Máxima na categoria Paisagem do Mobile Photo Festival, 2022 São Paulo

• Selecionada para exposição na Artlabgallery, 2023 São Paulo

• Exposição coletiva Pequenos formatos no Atelier Galeria FFAC, 2023 junho, Porto Portugal

• Exposição coletiva Cartografias Elastéreas - Curadora Camila Tissot

• Atelier galeria FFAC 2023 agosto, Porto Portugal

• Selecionada para Fotogaleria Del Prado do Centro de Fotografia de Montevideo – Muestra Coletiva 2020 Trilogias del tempo.

• Lançamento do livro Solidão em Si pela Editora Origem - 2020

• Menção honrosa na categoria Natureza e vida Selvagem 5ª edição do Monovisions Photography Awards, Londres 2021

• Classificada na Categoria Moda – Revista Photo FR 2020

contato: arletephotoshop64@gmail.com

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Arlete Bonelli - Portfolio series "Vibraçoes" by arletebonelli - Issuu