Page 1

literatura infantil

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 1

06/06/13 11:47


Um mundo que se abre Sou de uma família de educadores. Meu pai por formação e profissão primeiras, minha mãe por escolha em pleno exercício, “enquanto estiver viva”.

Nós, os profissionais que editam os livros dirigidos aos jovens leitores brasileirinhos em formação, temos muito orgulho de integrar essa bela ta-

Acho que esse foi o primeiro motivo consciente de minha admiração por

refa, mas temos consciência de que o nosso trabalho é sempre um reco-

eles. A magia da alfabetização. O mistério da transferência de conhecimento

nhecido agradecimento aos autores e ilustradores e, fundamentalmente, a

e, mais, a liberdade responsável doada na transmissão do conhecimento.

todos os educadores que revelam a nós o mundo maravilhoso que se abre

Muito cedo tive a consciência de que só há mesmo uma ferramenta imprescindível e fundadora de todo e qualquer conhecimento e de sua

com a leitura. Muito obrigada, e contem com o nosso dedicado trabalho.

transformação: o domínio pleno da leitura. Não há matemática, informática, história, física, biologia... sem o domínio da leitura. E, o que é lindo, ainda na mesma magia: os livros precisam ser conquistados. Há que se ter o domínio da leitura para tê-los. Mas só se tem o domínio pleno da leitura ao lê-los e lê-los e lê-los. Cada leitura, cada livro nos leva a outro. Cada livro nos qualifica à leitura de um outro. Vamos nos tornando leitores cada vez mais capacitados, livro a livro. E, por esse processo, os livros infantis e juvenis nos tornam os adultos leitores. Por esse processo, os leitores infantis e juvenis nos tornam um país de leitores. Por esse processo, o país se transforma numa nação geradora de conhecimento, cultura, ciência pela leitura. Esse processo transforma um país de jovens leitores em uma nação de cidadãos, em conhecimento e liberdade.

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 2

Leila Name Diretora editorial

06/06/13 11:47


Importância da literatura para a formação do aluno Como não há uma fórmula para disseminar o gosto pela leitura, é im-

leitura como para promover o aprofundamento em determinados assuntos,

portante conhecer os diferentes parâmetros que podem nortear as escolhas

é comum esperar que os livros sejam divididos por faixa etária, série/ano

do que oferecer para que nossas crianças e jovens conheçam o máximo de

ou competência leitora. Obviamente esses critérios não são uma “camisa

opções literárias possíveis. Porque só conhecendo uma diversidade signi-

de força”, apenas servem como referência, tanto para a delimitação das

ficativa de textos podemos escolher — e só escolhendo podemos gostar.

idades e capacidades leitoras quanto pela temática e os diversos aspectos

Neste catálogo temos uma espécie de “biblioteca básica”, com autores,

que compõem as publicações.

ilustradores, organizadores, adaptadores, tradutores e obras que, com cer-

É fundamental atentar que as classificações servem para dar alguns pa-

teza, contribuem para a altíssima qualidade da literatura infantojuvenil brasi-

râmetros para o trabalho literário na escola, mas a literatura, por si só, abre

leira. Nossos títulos contemplam clássicos e best-sellers, autores iniciantes e

um imenso leque de possibilidades e de leituras, impossível de dimensionar.

consagrados, livros com e os sem texto, coloridos ou em preto e branco.

Aliás, é bom que não esqueçamos que a literatura serve, antes de tudo, à

Buscamos apresentar toda essa diversidade de uma maneira simples

liberdade de expressão. Cada leitor recria o livro de acordo com suas expe-

e didática, porque acreditamos que podemos contribuir para a construção

riências, necessidades, inquietações. Quando ele se identifica com a obra, a

do seu projeto pedagógico de leitura. Elencamos os nossos títulos (quando

leitura extrapola as páginas e faz com que haja um grande encontro. E esse

possível, em coleções ou temas) e suas sinopses, suas características (se

encontro é a razão de ser do nosso trabalho.

estão em letra bastão, se possuem texto ou apenas imagens), informamos

Bom proveito!

os prêmios recebidos, se possuem roteiros de leitura, as faixas etárias, anos do ensino... tudo isso para facilitar a sua consulta. É importante ressaltar que as classificações etárias dos livros são uma referência para seu uso na escola. Por conta de seu projeto pedagógico, que

Daniele Cajueiro

se utiliza da literatura tanto para ensinar estratégias e procedimentos de

Editora

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 3

06/06/13 11:47


Grandes nomes da Nova Fronteira na literatura infantil

Ilustração do livro O futebol do rei leão

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 4

06/06/13 11:47


João Guimarães Rosa João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo, Minas Gerais, em 1908. Consagrado pela inovação que trouxe para a nossa cena literária, é um de nossos escritores mais originais e inventivos. Formou-se em medicina e exerceu a profissão até 1934, quando ingressou na carreira diplomática. Seu primeiro livro, Magma, reunindo poemas, permaneceu por muito tempo inédito, só vindo a ser publicado em 1997. A efetiva estreia aconteceu em 1946, com o volume de contos Sagarana. A consagração definitiva veio dez anos depois, com o romance Grande sertão: veredas. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1963, Guimarães Rosa só foi empossado em 1967, morrendo três dias depois. Você encontra a obra As margens da alegria na página 107 deste catálogo.

5

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 5

06/06/13 11:47


Antoine de Saint-Exupéry Em 1900, na cidade de Lyon, França, nasce Antoine Marie Jean-Baptiste Roger de Saint-Exupéry. A família muda-se para Les Mans em 1909, cinco anos depois da morte do pai. A paixão por aviões leva Saint-Exupéry ao serviço militar, em 1921, participando intensamente da Segunda Guerra Mundial e tendo a vida encerrada numa missão de reconhecimento sobre o mar Mediterrâneo, em 1944. Transportou para os livros sua experiência com aviação e guerra, unindo-a a reflexões sobre os valores humanos. É autor, entre outros, de O Pequeno Príncipe (1943), um dos maiores clássicos da literatura infantojuvenil, O aviador (1926), Terra dos homens (1939) e Cidadela (1948, post mortem). Você encontra a obra O Pequeno Príncipe na página 103 deste catálogo.

6

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 6

06/06/13 11:47


Sylvia Orthof Sylvia Orthof nasceu no Rio de Janeiro, em 1932. Apaixonada por teatro desde cedo, dirigiu peças com operários numa Brasília ainda recém-nascida e criou os grupos Casa de Ensaios, no Rio, e Teatro do Livro Aberto, que dirigiu em Petrópolis, cidade onde faleceu, em 1997. Foi convidada a colaborar com a revista Recreio criando histórias. Em 1981, a editora Codecri publicou Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro. Nascia a obra de uma das escritoras mais irreverentes, engraçadas e inventivas da literatura infantojuvenil brasileira. Sua obra — extensamente premiada — é estudada em seminários e encontros nas universidades, e seus livros ganham novas edições com o passar dos anos. Você encontra as obras de Sylvia Orthof nas páginas 43, 44, 45, 46, 65, 97 e 104 deste catálogo.

7

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 7

06/06/13 11:48


Maria Clara Machado Maria Clara Machado nasceu em Minas Gerais, em 1921, mas se mudou para o Rio de Janeiro ainda criança. Filha do escritor Aníbal Machado, cresceu em um ambiente artístico e iniciou sua carreira com um teatro de bonecos que fundou e dirigiu durante cinco anos. Em 1950, ganhou uma bolsa do governo francês para estudar teatro em Paris. Voltou ao Brasil um ano depois, quando fundou o Tablado, companhia de atores amadores que dirigiu até seu falecimento, em 2001. Tendo alcançado grande sucesso e revolucionado a maneira de fazer teatro para crianças, até hoje Maria Clara é reconhecida como a autora mais importante da dramaturgia infantil brasileira. Você encontra as obras de Maria Clara Machado nas páginas 53, 54, 55, 56, 84, 101, 102 e 123 deste catálogo.

8

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 8

06/06/13 11:48


Caio Fernando Abreu

Caio Fernando Abreu nasceu em Santiago do Boqueirão, no Rio

Grande do Sul, em 1948, e morreu em Porto Alegre, em 1996. Nasceu escritor, literalmente: ainda menino escreveu o primeiro conto e aos 19 anos produziu o romance Limite branco. Em 1968 mudou-se para São Paulo e começou a trabalhar na grande imprensa. Seu talento foi logo reconhecido com o prêmio da União Brasileira de Escritores a seu primeiro livro de contos, Inventário do ir-remediável. Caio Fernando Abreu lançou 11 livros, tendo sido premiado duas vezes com o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e seus textos, traduzidos para diversas línguas. Você encontra as obras de Caio Fernando Abreu nas páginas 79 e 109 deste catálogo.

9

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 9

06/06/13 11:48


Walmir Ayala O porto-alegrense Walmir Ayala (1933-1991) morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro e conquistou o público com diversos gêneros além da literatura infantil: poesia, conto, romance, teatro, crônica, crítica de arte etc. Sua importância internacional se reflete nos diversos convites que recebeu para representar o Brasil no exterior, como nas bienais internacionais de Veneza e Paris. Preocupado sempre com as raízes deste país cheio de memórias — algumas silenciadas, outras borradas —, lançou seus livros também em outros países, ajudando a promover a cultura brasileira. Você encontra as obras de Walmir Ayala nas páginas 95 e 100 deste catálogo.

© Lula Rodrigues

10

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 10

06/06/13 11:48


Rui de Oliveira O carioca Rui de Oliveira estudou pintura no Museu de Arte Moderna do Rio, artes gráficas na Escola de Belas Artes da UFRJ e ilustração na Moholy-Nagy University of Art and Design, na Hungria. Foi diretor de arte da TV Globo e da TV Educativa (atual TV Brasil). Já ilustrou mais de 130 livros e projetou mais de quatrocentas capas para as principais editoras do Brasil. Em sua carreira, já recebeu o prêmio de literatura infantojuvenil da Academia Brasileira de Letras, quatro prêmios Jabuti de Ilustração e duas indicações, pela FNLIJ, ao Prêmio Hans Christian Andersen, um dos mais importantes do mundo. Você encontra as obras de Rui de Oliveira nas páginas 33, 47, 97, 106 e 123 deste catálogo.

11

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 11

06/06/13 11:48


Henfil Henfil — oficialmente Henrique de Souza Filho — nasceu em 1944, em Ribeirão das Neves, Minas Gerais, e faleceu em 1988, no Rio de Janeiro. Antes de completar vinte anos, o jovem autodidata iniciou sua carreira de caricaturista na revista Alterosa. Anos mais tarde, passou a colaborar no Pasquim, onde se tornou conhecido nacionalmente e ganhou renome com sátiras políticas em seus traços tão característicos. É autor dos livros Diário de um cucaracha (1976), Hiroxima, meu humor (1976), Diretas já! (1984), Fradim de libertação (1984), entre outros. Ainda escreveu e ilustrou livros infantis para seu filho, mas não os publicou em vida. Desse conjunto, faz parte a coleção Sapo Ivan. Você encontra as obras de Henfil nas páginas 40, 41 e 42 deste catálogo.

12

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 12

06/06/13 11:49


Roger Mello Brasiliense nascido em 1965, Roger Mello é ilustrador, escritor e dramaturgo. É considerado hors-concours pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, que já lhe concedeu diversos prêmios. Recebeu oito prêmios Jabuti, foi premiado pela Academia Brasileira de Letras e pela União Brasileira dos Escritores e participou de diversas feiras internacionais de livros. Seu livro Meninos do mangue recebeu em 2002 o prêmio internacional na categoria melhor livro infantil da Fondation Espace Enfants, na Suíça. Três de suas obras — A flor do lado de lá, Todo cuidado é pouco! e Meninos do mangue — constaram da “lista de livros que toda criança deve ler antes de virar adulto”, da Folha © Mariana Massarani

de S.Paulo, em 2007. Você encontra as obras de Roger Mello nas páginas 20, 26, 27, 84 e 93 deste catálogo.

13

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 13

06/06/13 11:49


Como consultar este catálogo Cores

As seções são separadas por cores e

Nome da coleção ou do autor Texto sobre a coleção

todas mostram a faixa etária sugerida.

Educação infantil (0 a 5 anos) Ensino fundamental I 1o ano (a partir de 6 anos) Ficha técnica do livro

2o ano (a partir de 7 anos) 3o ano (a partir de 8 anos)

Informação se terá letra bastão

4 ano (a partir de 9 anos) o

ou se é um livro de imagens

5o ano (a partir de 10 anos) Obras de referência Sinopse

Biblioteca do Professor Índices

Temática principal

Ícones

Os ícones abaixo identificam respectivamente: premiações, se existe versão digital, adoção do livro por algum programa de governo, letra

Premiações e adoções governamentais

bastão, roteiro de leitura e livro de imagens. Premiações, como Jabuti, Prêmio Machado de Assis.

Livros com letra bastão.

Título adotado por algum programa de governo.

Livros de imagens.

Versão digital do título.

Livros com roteiro de leitura.

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 14

Versão digital

06/06/13 11:49


Coleção ou nome do autor Texto sobre a coleção o ou autor em destaque, pode vir na cor da seção ou em branco.

capa do livro

Ilustração do livro O galo pererê

Título do livro Autor: Nome do autor Ilustrador: Nome do ilustrador Formato: Formeto do livro em centímetros (largura x altura) Páginas: Quantidade de páginas ISBN: Número do ISBN da edição

Edição exclusiva com roteiro de leitura Com letra bastão / Livro de imagens Aqui você encontra a sinopse do livro  Tema  Temas transversais  Datas comemorativas Prêmios que a edição recebeu Adoções governamentais

Disponível em versão digital (e-book)

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 15

06/06/13 11:49


Educação Infantil

Ilustração do livro Sapo Ivan e o coração

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 16

06/06/13 11:49


Livros para a Educação Infantil Não há uma idade certa para se apresentar os li-

primeiras coisas que o bebê aprende a “ler” e a inter-

vros às crianças, mas sabe-se que, quanto mais cedo,

pretar. Tanto quanto a comida e o sono, a leitura é um

melhor. Pesquisas mostram que o contato com textos

“alimento” que ajuda a criança a estabelecer uma co-

escritos desde a mais tenra idade desperta na crian-

nexão com o outro e com o mundo que a cerca, como

ça a curiosidade e o interesse em descobrir o que há

afirma o filósofo búlgaro Todorov em A literatura em

“por trás das letras e das figuras”, e quando ela desco-

perigo: “A leitura amplia o nosso universo, incita-nos

bre que ali pode encontrar uma imensidão de lugares,

a imaginar outras maneiras de concebê-lo e de orga-

pessoas, sentimentos e aventuras, estabelece um vín-

nizá-lo.”

culo com o “objeto livro”.

Por isso, ao apresentar livros para essa faixa etá-

Se o propósito é formar leitores para a vida inteira,

ria, é importante levar em conta todas as suas carac-

é preciso oferecer razões e motivações para que o lei-

terísticas, seu desejo de tocar, cheirar, leva à boca os

tor se relacione com a leitura, como afirma o pedago-

livros como uma forma de conhecê-los e estabelecer

go francês Jean Foucambert em seu livro A leitura em

contato com eles. A qualidade editorial das nossas

questão: “É preciso criar as condições de uma prática

publicações prioriza a diversidade de gêneros e auto-

da leitura não mais centrada na formação do alfabeti-

res, seus projetos gráficos atraentes visam propiciar

zado, mas do leitor. Mais do que oferecer o que ler, é

a exploração dos livros como possibilidade sensorial,

necessário oferecer razões do que ler.”

afetiva e emocional, porque é fundamental que essas

Para os especialistas em primeira infância, a leitura supre necessidades psíquicas fundamentais das crian-

referências pautem a formação literária da criança desde sempre.

ças, como a de ouvir a voz humana, que é uma das

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 17

06/06/13 11:49


0 a 5 anos

Ilustração do livro Ossos do ofício

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 18

06/06/13 11:49


Livros para crianças de 0 a 5 anos – Leitores iniciantes Já que a tônica, nesta idade, é o brincar que propicia o apren-

para nos ajudar a compreender o nosso entorno. Trabalhá-los

dizado e a apropriação do mundo que cerca as crianças, os livros

com músicas, dança e teatro ajuda a ampliar as possibilidades de

devem entrar no universo infantil como mais uma possibilidade

leitura, saindo do suporte “livro” e propiciando uma experiência

de elas explorarem o universo de maneira lúdica.

mais ampla, usando-se, para tanto, todos os sentidos.

Essa imensa possibilidade de ampliação do conhecimento (do

Em torno dos dois anos a criança começa a manusear os livros

mundo e dos livros) é um grande “trunfo” para você, professor,

e já reconhece imagens, nomeando-as. Livros de imagens ou com

que poderá introduzir a criança na literatura de modo bastante

textos curtos, muitas vezes trazendo rimas, ricamente ilustrados e

prazeroso. Essa, aliás, deve ser a relação entre leitor e leitura ao

coloridos são bastante apropriados para esta faixa etária.

longo de sua vida. O crítico literário francês Roland Barthes faz

O papel do adulto como mediador de leitura é fundamental

questão de enfatizar a estreita ligação entre leitura e prazer, com-

para as crianças entre 0 e 5 anos de idade. O professor que lê his-

parando-a a “projeções, explosões, vibrações, maquinaria, sabo-

tórias e as dramatiza, que canta ou declama poesias rimadas, que

res”, o que faz do saber uma festa.

pacientemente conta e reconta narrativas curtas e repetitivas,

Dessa forma, é interessante que os livros sejam apresentados às crianças por meio de um projeto que inclua também outras atividades, pois a literatura nada mais é do que um jogo em que o leitor descobre sentidos e significados a partir da proposta do autor. “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, dizia o edu-

contribui para o desenvolvimento das crianças e para a formação de um rico repertório linguístico e cultural. Livros com textos simples, com letra bastão, que possibilitem uma associação das imagens ao texto escrito e também a leitura compartilhada com pais ou professores são recomendados para essa faixa etária.

cador Paulo Freire, o que reforça a ideia de que os livros servem

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 19

06/06/13 11:49


Coleção Faz Tudo

Luzimar Autora: Graça Lima Ilustradora: Graça Lima Formato: 20x20cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.2323-8

Educação infantil: 0 a 5 anos

Com letra bastão Luzimar trabalha à beça, mas também se diverte um bocado. Lava, passa, esfrega, faxina, cozinha e ainda arruma tempo para brincar com as crianças. Neste belo livro da premiada autora e ilustradora Graça Lima, conhecemos o cotidiano de uma mulher brasileira que, como tantas outras, trabalha muito todo dia, mas não perde o rebolado.  Tema: Profissões brasileiras  Temas transversais: Pluralidade cultural e trabalho e consumo  Data comemorativa: Dia do Trabalho (1/5)

Um olhar inteligente e divertido sobre o cotidiano de algumas das profissões brasileiras, nas palavras e traços de autores e ilustradores premiados.

Ossos do ofício

Salão Jaqueline

Autor: Roger Mello Ilustrador: Roger Mello Formato: 20x20cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.2324-5

Autora: Mariana Massarani Ilustradora: Mariana Massarani Formato: 20x20cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.2322-1

Com letra bastão

Com letra bastão

Você sabe onde anda o Florisval? Pois é, está todo mundo querendo saber. Florisval é coveiro. Ele trabalha no cemitério e estava sempre por lá cuidando das coisas, arrumando, limpando, regando. Mas de repente uma ideia entrou na cabeça dele e aí... Um mistério pairou no ar. Ninguém sabe o que aconteceu. Você sabe? Neste livro diferente, Roger Mello nos envolve numa trama divertida e enigmática, com imagens coloridas que despertam a imaginação.

No Salão Jaqueline trabalham a Sirlene, a Jandira e o Adilson. Além da Jaqueline, é claro. Jaqueline é cabeleireira e mãe do Cléber, que desde cedo já admira o trabalho da mãe e o mundo de cores, sons, cheiros e conversas do salão. Ao abrir este livro, você vai ser convidado para participar desta atmosfera mágica e totalmente radiante. Então prepare-se: eles vão transformar a sua também. O texto leve e envolvente e as ilustrações coloridas e cativantes de Mariana Massarani despertarão a sua imaginação. Vamos conhecer o Salão Jaqueline?

 Tema: Profissões brasileiras  Temas transversais: Pluralidade cultural e trabalho e consumo  Datas comemorativas: Dia do Trabalho (1/5) e Finados (2/9)

 Tema: Profissões brasileiras  Temas transversais: Pluralidade cultural e trabalho e consumo  Data comemorativa: Dia do Trabalho (1/5) PNBE/MEC

FNLIJ — Catálogo de Bolonha

20

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 20

06/06/13 11:49


Com rimas e ilustrações divertidas, Ivan Zigg e Marcello Araújo criaram a Coleção 1, 2, 3 e Já!.

3

1

2

Autores: Ivan e Marcello Ilustradores: Ivan e Marcello Formato: 17x20cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2107-4

Autores: Ivan e Marcello Ilustradores: Ivan e Marcello Formato: 17x20cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2108-1

Autores: Ivan e Marcello Ilustradores: Ivan e Marcello Formato: 17x20cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.1990-3

Com letra bastão

Com letra bastão

Com letra bastão

O livro 1 conta a história de um gato malhado que tira uma soneca num sofá listrado. Os sons de um passarinho e até de um caminhão não acordam o gato, mas ele pula para o chão assim que ouve o barulhinho do prato de leite...  Temas: Números e ecossistemas  Temas transversais: Meio ambiente e pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10) FDE/SP

Educação infantil: 0 a 5 anos

Coleção 1, 2, 3 e Já!

No livro 2, os protagonistas são dois peixes azuis que nadam perto de um coral no fundo do mar. Uma onda sacode as plantas, remexe os peixes, balança as estrelas-do-mar e faz o polvo se espreguiçar. Mas basta uma segunda onda para trazer os peixinhos de volta.  Temas: Números e ecossistemas  Temas transversais: Meio ambiente e pluralidade cultural  Datas comemorativas: Dia Mundial dos Animais (4/10) e Dia do Mar (12/10)

Três joaninhas vermelhas descansam em uma folha de bananeira quando são levadas pelo vento. E começa a brincadeira! Agora estão juntas de novo, dessa vez na folha de uma roseira.  Temas: Números e ecossistemas  Temas transversais: Meio ambiente e pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10) PNBE/MEC

21

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 21

06/06/13 11:50


Educação infantil: 0 a 5 anos

Coleção Que Bicho Será?

Que bicho será que botou o ovo?

Que bicho será que a cobra comeu?

Autor: Angelo Machado Ilustrador: Roger Mello Formato: 27,5x18,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.0765-8

Autor: Angelo Machado Ilustrador: Roger Mello Formato: 27,5x18,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.0764-1

Um ovo abandonado causa grande preocupação entre os animais e a pergunta que todos fazem é: “Foi você que botou o ovo?” Quando o filhotinho quebra a casca e aparece, os bichos arrumam uma solução. Os personagens dos livros desta coleção estão sempre às voltas com algum problema que muito os preocupa. Para solucioná-lo, usam procedimentos variados, envolvendo raciocínios simples, perguntas, observações diretas e, até mesmo, a experimentação. O objetivo da coleção é aguçar a curiosidade das crianças que estão descobrindo o mundo e as coisas.

 Temas: Curiosidade, amizade e animais  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10)

A libélula deu o alarme: “Que bicho será que a cobra comeu?” Os animais foram correndo contar seus filhotes. Que susto! Será que todos estão bem?

Prêmio Jabuti PNBE/MEC

22

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 22

06/06/13 11:50


Autor: Angelo Machado Ilustrador: Roger Mello Formato: 27,5x18,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.0766-5 Muito curiosos, os animais encontram ao amanhecer um pequeno buraco. Quem entrará no buraco para ver o que há lá dentro? Sozinho, ninguém tem coragem. Então, todos juntos começam a cavar. O que eles encontrarão?

Educação infantil: 0 a 5 anos

Que bicho será que fez o buraco?

Será mesmo que é bicho? Autor: Angelo Machado Ilustrador: Roger Mello Formato: 27,5x18,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.0768-9 Um menino aparece na floresta, e os bichos ficam curiosos com aquele “filhote de gente”, que não tem penas, asas ou bicho. Será mesmo que é bicho?

Que bicho será que fez a coisa? Autor: Angelo Machado Ilustrador: Roger Mello Formato: 27,5x18,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.0767-2 Os animais estão curiosos: quem fez o cocô gigante? Será que eles vão descobrir?

Ilustração do livro Será mesmo que é bicho?

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 23

23

06/06/13 11:50


Coleção Pequenos Leitores

A pequena Jane Austen: Orgulho e preconceito

Educação infantil: 0 a 5 anos

Autora: Jennifer Adams Ilustradora: Alison Oliver Tradutora: Janaína Senna Formato: 20x20cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.2792-2 Este livro apresenta às crianças, de forma moderna e especial, o universo da literatura clássica de Jane Austen, com Orgulho e preconceito. O texto simples e instigante, a iniciação nos números e o repertório de imagens e temas que remontam à sociedade inglesa do século XIX constituem elementos importantes para as primeiras leituras no mundo dos grandes clássicos da literatura.

Personagens, cenários, enredos e elementos de grandes clássicos da literatura mundial, apresentando às crianças de forma instigante e inteligente o universo de Jane Austen, Lewis Carroll e William Shakespeare. Selecionados pela Parents Magazine entre os vinte melhores livros para crianças de 2011.

O pequeno Shakespeare: Romeu e Julieta Autora: Jennifer Adams Ilustradora: Alison Oliver Tradutora: Janaína Senna Formato: 20x20cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.2793-9 O pequeno leitor terá em mãos uma versão infantil, repleta de cores e imagens, do mundo de Romeu e Julieta, um dos maiores clássicos de William Shakespeare e da literatura mundial. Trata-se de um material fascinante que desperta nas crianças as primeiras referências literárias, os números e o interesse pelo que as maiores mentes criativas da história criaram de melhor.  Temas: Números e imagens  Tema transversal: Pluralidade cultural

O pequeno Lewis Carroll: Alice no País das Maravilhas Autora: Jennifer Adams Ilustradora: Alison Oliver Tradutora: Janaína Senna Formato: 20x20cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.2981-0 Neste livro, a obra-prima de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, é retratada de maneira lúdica e agradável. O clássico em texto simples, inserido em um projeto gráfico ricamente colorido, dá às crianças um material completo para as suas primeiras interpretações do mundo ao seu redor.  Temas: Cores e imagens  Tema transversal: Pluralidade cultural

 Temas: Números e imagens  Tema transversal: Pluralidade cultural

24

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 24

06/06/13 11:50


O saco

“A coleção traz frases curtas e rimadas, em letras grandes, e ótimas ilustrações construídas com formas recortadas e cores vivas: elementos que favorecem a descoberta do prazer da leitura.” — Laura Sandroni

O circo

Autores: Ivan e Marcello Ilustradores: Ivan e Marcello Formato: 24x17cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.1524-0

Autores: Ivan e Marcello Ilustradores: Ivan e Marcello Formato: 24x17cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.1552-3

Com letra bastão

Com letra bastão

O saco, livro que há anos encanta e diverte as crianças brasileiras, ressurge de roupa nova. O tamanduá acha um saco no meio do mato. Quem sabe o que tem dentro do saco? Aparecem vários animais para desvendar o mistério.  Tema: Curiosidade  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10) FNLIJ — Acervo básico FNLIJ — Catálogo de Bolonha

Educação infantil: 0 a 5 anos

Coleção O Saco

O mágico, a equilibrista, o palhaço e o elefante, entre outras figuras queridas do mundo do circo, surgem em versos engraçados e ilustrações bem coloridas.  Tema: Curiosidade  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia do Circo (15/3) FNLIJ — Acervo básico FNLIJ — Catálogo de Bolonha

O ovo Autores: Ivan e Marcello Ilustradores: Ivan e Marcello Formato: 24x17cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.1589-9

Com letra bastão Uma história de suspense, narrada de forma simples e em imagens de cores fortes, envolvendo os animais de uma fazenda. Numa bela manhã, a senhora galinha vê, com espanto, que o ovo que chocava tinha sumido! Será que você desvenda esse mistério?  Tema: Curiosidade  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10) FNLIJ — Acervo básico FNLIJ — Catálogo de Bolonha PNBE/MEC PNLD — Alfabetização na Idade Certa 25

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 25

06/06/13 11:50


Coleção O Gato Viriato O gato Viriato: um vaso louco Autor: Roger Mello Ilustrador: Roger Mello Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.0692-7

Livro de imagens O gato Viriato é muito curioso e gosta de aprontar muita confusão. Como ele se comportará quando se deparar com um vaso muito louco?  Tema: Curiosidade  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10)

Educação infantil: 0 a 5 anos

Nesta coleção do premiadíssimo escritor e ilustrador Roger Mello, acompanhamos em narrativas de imagens, sem palavras, as tramas do gato Viriato, vivenciando a amizade, o medo, a arte e, sobretudo, o amor.

FNLIJ — O melhor livro de imagens

O gato Viriato: o encontro Autor: Roger Mello Ilustrador: Roger Mello Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2979-7

Livro de imagens Até onde vai o gato Viriato em busca de sua linda florzinha vermelha? Seja como for, ele passará por confusões e perigos, mas, no fim, o destino lhe dará uma recompensa em dobro!  Tema: Curiosidade  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10) FNLIJ — O melhor livro de imagens

26

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 26

06/06/13 11:50


Educação infantil: 0 a 5 anos

O gato Viriato: fazendo arte

Viriato e o leão

Autor: Roger Mello Ilustrador: Roger Mello Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2989-6

Autor: Roger Mello Ilustrador: Roger Mello Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3450-0

Autor: Roger Mello Ilustrador: Roger Mello Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3451-7

Livro de imagens

Livro de imagens

Livro de imagens

O gato Viriato: o pato

Uma história inusitada entre um gato e um pato. O gato Viriato resolve pegar o ovo de um filhote e se espanta com o nascimento do patinho, mas logo depois vivem várias aventuras e ficam amigos.  Temas: Diferenças e amizade  Temas transversais: Ética  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10) FNLIJ — O melhor livro de imagens PNBE/MEC

O gato Viriato estava lá repousando quando, de repente, um outro animal surge e começa a implicar com ele. Depois de algumas peripécias, nasce um artista!  Tema: Imaginação  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10) FNLIJ — O melhor livro de imagens PNBE/MEC

O gato Viriato conquista um grande amigo e o leva para conhecer uma cidade diferente. Bem, não tão diferente. É que à noite todas as cidades têm outra cara. Roger explorou os mais diversos ângulos nesse passeio, o que possibilita ao leitor conhecer e aprimorar noções de forma, tamanho, distância e cor.  Temas: Curiosidade e formas.  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10) PNBE/MEC 27

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 27

06/06/13 11:50


Educação infantil: 0 a 5 anos

Ivan Zigg

Só um minutinho

Quando os tam-tans fazem tum-tum

Autor: Ivan Zigg Ilustrador: Ivan Zigg Formato: 27x20cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.2298-9

Autor: Ivan Zigg Ilustrador: Ivan Zigg Formato: 24x24cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3327-5

Com letra bastão

Posfácio de Ninfa Parreiras

Um porquinho que quer sempre adiar as coisas, nem que para isso tenhamos que esperar só um minutinho... Explorando amplamente o lúdico imaginário infantil, Só um minutinho proporciona aos pequenos leitores novas descobertas sobre o tempo, sobretudo nesse cotidiano tão acelerado em que vivemos. As narrativas visuais e o texto curto despertam o repertório visual e linguístico da criança.  Tema: Tempo  Tema transversal: Pluralidade cultural PNBE/MEC Prefeitura do Rio de Janeiro

Escritor, ilustrador e músico, Ivan Zigg já assinou mais de cem livros infantis e ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração em 2004.

Livro de imagens Afinal, você sabe o que acontece quando os tam-tans fazem tum-tum? Quando colocam seu nariz de palhaço, chegam de fininho nos lugares e de repente começam a dar cambalhotas, com o maior sorriso do mundo? Neste livro de imagens do premiado e multifacetado Ivan Zigg, o leitor vai se divertir com a magia do palhaço em ação e descobrir o que pode acontecer quando ele se arrisca a arrancar risadas de uma tribo selvagem.  Temas: Arte e humor  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Palhaço (10/12)

Ilustração do livro Quando os tam-tans fazem tum-tum

28

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 28

06/06/13 11:50


Limite

Emoções

Autor: Juarez Machado Ilustrador: Juarez Machado Formato: 22x22cm Páginas: 72 ISBN: 978.85.209.3452-4

Autor: Juarez Machado Ilustrador: Juarez Machado Formato: 22x22cm Páginas: 40 ISBN: 978.85.209.3453-1

Livro de imagens

Livro de imagens

Do sonho para a realidade, Juarez Machado apresenta uma divertida narrativa sequencial que aborda a angústia de todos nós, de sermos prisioneiros de nossos próprios limites.  Temas: Sonho e realidade  Tema transversal: Pluralidade cultural

O leitor acompanha a cada página um caminho percorrido por marcas de sapato por cenários diversos. Os rastros coloridos desse trajeto levam o leitor ao encontro das emoções.  Tema: Linguagem visual  Tema transversal: Pluralidade cultural FNLIJ — O Melhor Livro de imagens

Educação infantil: 0 a 5 anos

Juarez Machado

Ida e volta Autor: Juarez Machado Ilustrador: Juarez Machado Formato: 22x22cm Páginas: 36 ISBN: 978.85.209.3454-8

Livro de imagens

Artista polivalente, Juarez Machado atua como pintor, cenógrafo, decorador, escultor, jornalista, desenhista, ator, escritor, mímico, caricaturista, ilustrador e cartunista!

Neste livro acompanhamos a trajetória de uma pessoa invisível, tanto em suas ações rotineiras quanto em uma aventura inusitada. A narrativa vai se constituindo na junção de dois planos: o cenário de imagens e as pegadas, dando movimento à história e estabelecendo a sequência narrativa.  Temas: Sonho e realidade  Tema transversal: Pluralidade cultural FNLIJ — O Melhor Livro de imagens

29

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 29

06/06/13 11:51


A Pulga e a Daninha Autor: Pedro Mourão Ilustradores: Ivan e Marcello Formato: 20,5x26cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.1976-7

Educação infantil: 0 a 5 anos

Com letra bastão A poesia de A Pulga e a Daninha brota da ênfase no ritmo, nas frases de tamanhos diferentes, com pitadas de humor e um pinguinho de malícia. Coisa que Ivan e Marcello captaram imediatamente ao ilustrar a canção no formato de livro. A Pulga e a Daninha é uma boa brincadeira com o verso livre.  Tema: Música  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10) PNBE/MEC PNLD — Alfabetização na Idade Certa

Psiu! Autores: Ivan e Marcello Ilustradores: Ivan e Marcello Formato: 20,5x26cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.2891-2

Com letra bastão Neste Psiu!, os pequenos leitores terão um primeiro contato com o dinâmico ciclo de vida do meio ambiente, sobretudo das árvores. Em um texto curto e divertido e ilustrações simples e coloridas, as crianças descobrirão como uma árvore nasce e cresce, mudando tudo ao seu redor. Leitura divertida para ressaltar a importância da preservação da natureza, que tanto nos traz e mostra todos os dias.  Tema: Preservação da natureza  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia (5/6) FDE/SP FNLIJ — Catálogo de Bolonha Revista Crescer — 30 melhores livros infantis de 2012

30

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 30

06/06/13 11:51


Educação infantil: 0 a 5 anos

Cadê? Autora: Graça Lima Ilustradora: Graça Lima Formato: 20x20cm Páginas: 36 ISBN: 978.85.209.2326-9

Com letra bastão Cadê?, da ilustradora e autora premiada Graça Lima, é um livro instigante para as primeiras leituras de qualquer criança. Explorando amplamente o lúdico imaginário infantil, Cadê? proporciona aos pequenos leitores novas descobertas sobre o mundo em que vivem. As narrativas visuais e o texto curto em letra maiúscula despertam o repertório visual e linguístico da criança.  Temas: Fantasia, brincadeiras infantis, relação de mães e filhos.  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Criatividade (11/11)

É hora! É hora! Autora: Anna Claudia Ramos Ilustradora: Anna Claudia Ramos Formato: 24x24cm Páginas: 20 ISBN: 978.85.209.3221-6

Ponto Autora: Patricia Intriago Ilustradora: Patricia Intriago Formato: 24x24cm Páginas: 36 ISBN: 978.85.209.2892-9

Com letra bastão Aprender as horas é uma conquista. Aprender as horas brincando, uma aventura divertida. Com texto e desenhos que falam a linguagem das crianças, este livro vai mostrando como o dia se divide em partes, cada qual marcada por sua hora. Descobrindo as horas e construindo junto com a autora o mundo do dia a dia, a criança percebe as horas em relógios de formas variadas, como um sol ou um peixe, ou que podem até estar nas rodas de um carro.

Neste livro conceitual, um texto ritmado e econômico e formas circulares expressam relações opostas no espaço de um dia.  Tema: Formas e opostos  Tema transversal: Pluralidade cultural Ilustração do livro Só um minutinho

 Temas: Tempo e atividades diárias  Temas transversais: Saúde e pluralidade cultural

PNBE/MEC

31

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 31

06/06/13 11:51


Mar de sonhos Autor: Dennis Nolan Ilustrador: Dennis Nolan Formato: 24x18cm Páginas: 40 ISBN: 978.85.209.3008-3

Livro de imagens

Educação infantil: 0 a 5 anos

Em uma linda e ensolarada praia, uma menina constrói na beira do mar um castelo de areia magnífico. Depois que o sol se põe e a menina vai embora, o castelo ganha vida. A partir daí, uma extraordinária aventura se inicia e nos reserva um final surpreendente e emocionante. Um livro ideal para despertar a imaginação e o repertório visual de todas as idades.  Temas: Aventura e fantasia  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Mar (12/10)

20 disfarces para um homenzinho narigudo Autor: Marcelo Martinez Ilustrador: Marcelo Martinez Formato: 20x20cm Páginas: 48 ISBN: 978.85.209.3205-6

Com letra bastão A ideia deste projeto é proporcionar à criança uma brincadeira com o significado das linhas e formas. A partir de uma base fixa — o homenzinho narigudo —, de poucas linhas e muita imaginação, o pequeno leitor poderá ver figuras diferentes, desde “um pintinho de mudança” ou “um carinha lá da França” até “um jacaré com capa de chuva”!  Temas: Desenho, formas e imaginação  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Criatividade (17/11)

FNLIJ — Altamente Recomendável— Imagem

32

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 32

Ilustração do livro 20 disfarces para um homenzinho narigudo

06/06/13 11:51


Educação infantil: 0 a 5 anos

Max Emiliano Autor: Rui de Oliveira Ilustrador: Rui de Oliveira Formato: 22,5x28cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.2321-4

Livro de imagens O nome do personagem é de imperador — alguém que tem muito poder. Alguns elementos visuais sugerem mesmo coroas, jardins e castelos. Mas, como você logo vai perceber, o reino de Max pertence a todos nós — é a capacidade humana de imaginar. Rui de Oliveira constrói seu poema visual como se fosse uma sinfonia.  Temas: Fantasia e imaginação  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Criatividade (17/11) 33

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 33

06/06/13 11:51


Ensino fundamental I

Ilustração do livro O Carnaval dos bichos aloprados

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 34

06/06/13 11:51


Ensino Fundamental I – Um encontro com a literatura na escola Se desejamos formar cidadãos inseridos na cultura escrita e,

do portador, do sistema de escrita etc. [...] Um leitor

portanto, participantes efetivos da sociedade em que vivem, en-

competente é alguém que, por iniciativa própria, é

tendemos que o trabalho com a leitura e a escrita na escola busca

capaz de selecionar, dentre os textos que circulam

a formação de leitores e escritores competentes, críticos e reais

socialmente, aqueles que podem atender a uma ne-

usuários da língua.

cessidade sua. Que consegue utilizar estratégias de

É função da escola ensinar a ler e a escrever, mas isso não sig-

leitura adequadas para abordá-los de forma a aten-

nifica apenas ensinar crianças e jovens a decifrar o código letrado.

der a essa necessidade.1

Sabemos que isso não garante que essa criança saberá ler, com-

Isso posto, esperando contribuir para a formação desse leitor

preender, interpretar e construir um significado para quaisquer

que desejamos, elencamos a seguir, por faixas etárias e compe-

tipos de textos com os quais venha a ter contato ao longo da vida.

tências leitoras, obras que possam introduzir a literatura como

A função da escola passa também pelo compromisso de formar

forma de apropriação simbólica do universo em que estamos in-

leitores do mundo, daquilo que nos cerca e nos acontece. E tam-

seridos. São livros que convidam a criança a jogar o jogo da lite-

bém pelo aprendizado da expressão, para que possamos elaborar

ratura, propiciando-lhes as mais variadas experiências a partir de

o que nos ocorre, conferindo-lhe um sentido.

uma ou mais histórias.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais,

É só virar a página!

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero,

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 35

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, 5a a 8a séries do Ensino Fundamental. MEC/SEF, Brasília, 1998. 1

06/06/13 11:51


(1 ano) A partir de 6 anos o

Ilustração do livro Se essa rua fosse minha

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 36

06/06/13 11:51


6 anos – Leitor iniciante Aos 5 anos, as crianças já começam a compreender o encadeamento das narrativas, então, entre 5 e 6 anos é interessante

nam o código escrito, a experiência de ler sozinho é uma grande conquista!

oferecer-lhes livros com sequências curtas e enredos lineares.

A partir daí, cada vez mais, elas vão entrando em contato

Com prazer, elas recontarão as histórias para os amigos. Len-

com a estrutura narrativa das histórias e descobrem que todas

das, parlendas, histórias de outros países e culturas diferentes

começam com o “Era uma vez” (ou suas variantes), depois tem

atraem muito a sua atenção, bem como livros que possuem

um “Até que um dia” ou o “Enquanto isso...”, percebendo que

imagens coloridas, em páginas duplas ou inteiras, que enchem

há um modo de contar e escrever histórias. Elas se encantam

os olhos.

com isso, acompanhando o autor na resolução dos conflitos tra-

Quando a criança está com 6 anos, está iniciando sua entra-

zidos pela história.

da no Ensino Fundamental e já começa a dominar a leitura e a

Se desde os primeiros anos da infância a criança aprender

escrita, o que amplia suas possibilidades de leitura, no sentido

que lendo pode conhecer os mecanismos de projeção e de

alfabético mesmo. Então, é com muito orgulho que ela lê um

identificação, que lhes permitem compreender seus conflitos e

livro sozinha, contando a história para o professor ou para os

angústias, ela perceberá que os livros serão seus grandes com-

colegas, mostrando que compreendeu o que leu.

panheiros vida afora.

Heróis de capa e espada, piratas, super-heróis e bravos cavaleiros entram em cena nessa fase. As crianças se interessam por histórias verídicas (ou que pareçam ser) e se identificam com os heróis para lidarem com seus conflitos. Como já domi-

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 37

06/06/13 11:51


1o ano (a partir de 6 anos)

Coleção Gente Tem, Bicho Também

38

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 38

06/06/13 11:52


978.85.209.1674-2

Língua

978.85.209.1675-9

Nariz

978.85.209.1677-3

Garganta

Nesta coleção, o escritor Angelo Machado, em parceria com os ilustradores Lor e Thalma, mostra como pode ser fácil e divertido entender o corpo de gente e o de bicho.

1o ano (a partir de 6 anos)

Dente

978.85.209.1676-6

Olho

978.85.209.1678-0 Autor: Angelo Machado Ilustradores: Lor & Thalma Formato: 24x17cm Páginas: 32 Gente tem: dente, língua, garganta, nariz e olho. Mas para quê? Como funcionam? E será que os bichos também têm ou eles são completamente diferentes de gente? Vamos descobrir tudo isso e muito mais com um avô que sabe muitas coisas e sua neta Alice, acompanhados da cachorra Brisa Augusta, do papagaio Aníbal e do peixinho Leo.  Temas: Órgãos dos sentidos, animais e seres humanos  Temas transversais: Saúde e meio ambiente PNLD Complementar FDE/SP

39

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 39

06/06/13 11:52


Coleção Sapo Ivan

O sapo que queria beber leite Autor: Henfil Ilustrador: Henfil Formato: 20x20cm Páginas: 20 ISBN: 978.85.209.2566-9

1o ano (a partir de 6 anos)

Disponível em versão digital Era uma vez um sapo que queria beber leite, mas não sabia bem o que fazer para ter seu leitinho. Onde procurá-lo? Sua mãe lhe disse que sapo não bebe leite, mas não é que Ivan encontrou a vaca pelo caminho e aí... Como mamar? De onde sai o leite?  Temas: Animais mamíferos e anfíbios  Tema transversal: Meio ambiente FNLIJ — Altamente Recomendável para a Criança

Sapo Ivan e a aranha Arabela Autor: Henfil Ilustrador: Henfil Formato: 20x20cm Páginas: 28 ISBN: 978.85.209.2558-4 No quarto do sapo Ivan havia a Arabela, uma aranha que morava numa teia no cantinho da parede. Ela não conseguia comer as moscas, porque todas elas preferiam ser comidas pela aranha Raquel, chegando a fazer fila na teia da rival. A mosca Tunebinha, cansada de esperar para virar refeição, vai até a teia da Arabela, mas, para a surpresa de todos, a aranha coloca uma roupinha na mosca e a põe em um carrinho de bebê. Mas, por um descuido da Arabela, sua “filha adotiva” é devorada pela aranha Raquel. Arabela, muito brava, não vai deixar isso barato.  Temas: Animais  Tema transversal: Meio ambiente

Coleção de livros infantis inéditos do grande caricaturista e quadrinista Henfil. Todos vão se divertir com a história de sapo Ivan e suas peripécias.

Sapo Ivan e Ananias Autor: Henfil Ilustrador: Henfil Formato: 20x20cm Páginas: 20 ISBN: 978.85.209.2568-3

Disponível em versão digital O sapo Ivan está assustado com alguma coisa. Nem ele mesmo sabe o que é... Está se aproximando. Será que é um monstro? Uma planta carnívora? Só seu amigo Chicão poderá salvá-lo, mas cadê ele? E o que será que está assustando o sapo Ivan?  Temas: Animais, amizade e aventura  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia (5 de junho) FNLIJ — Altamente Recomendável para a Criança

40

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 40

06/06/13 11:52


1o ano (a partir de 6 anos)

Sapo Ivan e a serpente

Sapo Ivan e Olavo

Sapo Ivan e o sol

Autor: Henfil Ilustrador: Henfil Formato: 20x20cm Páginas: 20 ISBN: 978.85.209.2559-1

Autor: Henfil Ilustrador: Henfil Formato: 20x20cm Páginas: 20 ISBN: 978.85.209.2563-8

Autor: Henfil Ilustrador: Henfil Formato: 20x20cm Páginas: 20 ISBN: 978.85.209.2565-2

Disponível em versão digital

Disponível em versão digital

Ivan é a curiosidade em forma de sapo. Ele chegou para a sapa Gilda, sua mãe, e perguntou como uma serpente faz para se alimentar e por que ela tem a ponta da língua dividida no meio. Que perguntas difíceis! Mas a sapa Gilda colocou a cabeça para funcionar e deu as respostas mais criativas para esse sapinho muito curioso.  Temas: Animais, amizade e aventura  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia (5/6)

o sapoSapo Ivan está descansando e aproveitando o sol à beira-mar quando, de repente, aparecem dois olhos enormes para observá-lo. Preocupar-se ou relaxar? Relaxar, é claro. Mas, sapo Ivan, você pode estar correndo risco... Chicão, o amigo que está sempre disposto a salvar nosso sapinho encrenqueiro, não está por perto. De quem serão aqueles dois olhos?  Temas: Animais, amizade e aventura  Tema transversal: Ética FNLIJ — Altamente Recomendável para a Criança

O sapo Ivan acordou cedo para ver o sol nascer. Mas ele não sabia bem como isso acontecia. E aí ficou imaginando, imaginando... Olhava o céu e só via gaivotas. Será que é a cegonha que traz o sol? O sapo Ivan esperava, olhando para o alto e imaginando, mas nada do sol nascer. De repente, chega sua mãe, a sapa Gilda. Ela planta bananeira e... será que o sol nasceu?  Temas: Animais, natureza e ciclo da vida  Tema transversal: Meio ambiente FNLIJ — Altamente Recomendável para a Criança 41

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 41

06/06/13 11:52


1o ano (a partir de 6 anos)

Sapo Ivan e o coração

Sapo Ivan e o bolo

Autor: Henfil Ilustrador: Henfil Formato: 20x20cm Páginas: 28 ISBN: 978.85.209.2557-7

Autor: Henfil Ilustrador: Henfil Formato: 20x20cm Páginas: 20 ISBN: 978.85.209.2564-5

Disponível em versão digital

Disponível em versão digital

Sapo Ivan, coitado, estava cansado, cansado. Ele deu um bocejo tão grande que seu coração pulou e foi parar logo na boca do urubu. E agora? O único jeito foi comer o urubu. Mas quem disse que Ivan aguentou dois corações batendo no peito? E lá foi ele bocejar de novo, mas aí os dois corações saíram. Será que Ivan conseguirá seu coração de volta?  Temas: Animais, amizade e aventura  Tema transversal: Ética

Pobre pata Chica! Ela quer porque quer fazer um bolo, mas ninguém quer ajudar. Já pediu farinha para o pato João, para o tubarão Olavo, para o canguru Chicão, para o polvo Ananias, e todo mundo disse não. Ainda bem que o sapo Ivan apareceu para mudar essa história. E agora? Será que o bolo da pata Chica vai dar certo? Sapo Ivan e o bolo é baseado no tradicional conto da Galinha Ruiva.  Temas: Solidariedade e amizade  Tema transversal: Ética

Sapo Ivan e a piscina nova Autor: Henfil Ilustrador: Henfil Formato: 20x20cm Páginas: 28 ISBN: 978.85.209.2562-1 Ei, alguém viu o sapo Ivan por aí? Mesmo sem saber nadar, o danado resolveu pular na piscina nova que seu pai, o sapo Henrique, construiu. O sapo Ivan afundou e até agora não apareceu! E o pior é que o faminto do tubarão Olavo pulou logo depois. E agora? Quem salvará o sapo Ivan de tão trágico destino?  Temas: Solidariedade e amizade  Tema transversal: Ética

Sapo Ivan e a nuvem de chuva Autor: Henfil Ilustrador: Henfil Formato: 20x20cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2561-4 O sapo Ivan pediu para sua amiga gaivota lhe mostrar qual era a nuvem que fazia chover. Era a branca? Era a cinza? Quando finalmente descobriu, ele, que não é bobo nem nada, procurou o tubarão Olavo para propor um desafio. Ah, mas esse sapo é tão desligado... será que ele vai se dar mal?  Temas: Solidariedade e amizade  Tema transversal: Ética

Revista Crescer — 30 melhores livros infantis de 2011

42

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 42

06/06/13 11:52


Se as coisas fossem mães Autora: Sylvia Orthof Ilustradora: Ana Raquel Formato: 21x24cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3167-7

1o ano (a partir de 6 anos)

Sylvia Orthof

Edição exclusiva com roteiro de leitura Como seria se a Lua fosse mãe? E se a cadeira fosse mãe, quem seriam seus filhinhos? Essa é a temática deste belo livro em que Sylvia Orthof expõe de forma simples e singela o conceito de mãe, expandindo-o aos objetos que nos cercam no cotidiano.  Tema: Amor materno  Temas transversais: Ética e pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia das Mães (segundo domingo de maio) FNLIJ — Altamente Recomendável para a Criança FNLIJ — Catálogo de Bolonha Considerado um dos 100 livros imperdíveis de todos os tempos pela revista Nova Escola Programa Implantação de Bibliotecas Públicas em cada município, Ministério da Cultura PNBE/MEC

43

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 43

06/06/13 11:52


A bruxa Fofim

Manual de boas maneiras das fadas

Fada Fofa e Onça-Fada

Autora: Sylvia Orthof Ilustradora: Sylvia Orthof Formato: 20x20cm Páginas: 16 ISBN: 978.85.209.1290-4

Autora: Sylvia Orthof Ilustradora: Sylvia Orthof Formato: 21x24cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2300-9

Autora: Sylvia Orthof Ilustradora: Sylvia Orthof Formato: 21x24cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2301-6

1o ano (a partir de 6 anos)

Com as ilustrações da própria autora, A bruxa Fofim conta as trapalhadas de uma bruxa gorducha que não consegue dizer a palavra mágica “Abracadabra” e se mete numa sucessão de divertidas encrencas.  Tema: Aventura  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia das Bruxas (31/10)

A Fada Fofa é ruiva, gorducha e debochada, segundo ela própria. Neste manual de boas maneiras, ela aprende que é feio comer de boca aberta, que não pode lamber a cobertura da torta nem levantar o mindinho quando estiver bebendo o chá da tarde, e que palitar os dentes é falta de educação. No fim, a Fada Fofa ainda fica sabendo que, se um dia ela cansar de ser diva e quiser mostrar que é totalmente gente, não tem problema: é hora de ficar contente!  Temas: Boas maneiras e comportamento  Tema transversal: Ética

A Fada Fofa resolveu ser bailarina, vejam só! Para isso, pediu a ajuda do Vento, que sabe bem balançar as coisas pra lá e pra cá. O Vento ajudou e os dois saíram por aí, até encontrar uma onça-pintada no meio do caminho. A onça se maquiava para se esbaldar numa festa. Convidou a Fada Fofa e o Vento, e os três viajaram pra longe num balé bem brasileiro. A neve, a paisagem e até o pipi do cachorro ficaram com cara de onça-pintada! Neste livro, Sylvia Orthof oferece aos leitores mais histórias e rabiscos de uma de suas criações mais queridas.  Temas: Aventura e amizade  Tema transversal: Pluralidade cultural FDE/SP

44

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 44

06/06/13 11:52


1o ano (a partir de 6 anos)

Fada Fofa em Paris

Fada Fofa e os 7 anjinhos

Uxa, ora fada, ora bruxa

Autora: Sylvia Orthof Ilustradora: Sylvia Orthof Formato: 21x24cm Páginas: 16 ISBN: 978.85.209.2303-0

Autora: Sylvia Orthof Ilustradora: Sylvia Orthof Formato: 21x24cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2302-3

Autora: Sylvia Orthof Ilustrador: Gê Orthof Formato: 21x24cm Páginas: 36 ISBN: 978.85.209.3168-4

A Fada Fofa decidiu se pesar na farmácia. A Pulga Henriqueta, danada, foi lá e mordeu aquela pança. A Fofa, coitada, pulou sobre a balança! Num impulso só, foram as duas pra Paris. E subiram a Torre Eiffel, que quase cedeu sob o peso da fada. E passaram embaixo do Arco do Triunfo, onde a Fofa ficou entalada. Mas a Pulga resolveu o problema! Depois de tanta confusão, elas voltaram num pulo, da França para o Brasil.  Temas: Aventura e amizade  Tema transversal: Pluralidade cultural

A Fada Fofa é meio cor-de-rosa e mora numa casa tortinha, no alto da ameixeira. A casa tem oito camas: uma é grande, da fada, as outras são dos sete anjinhos. Quando voltam do trabalho lá no céu, os anjinhos fazem pipi nos sete penicos. Um dia, a Lua vem visitá-los e traz sete pirulitos. A Fofa, indignada por ter ficado sem doce, sobe revoltada até o céu... e se apaixona pelo Dragão. No fim, tudo acaba em festa e a Fofa e o Dragão se casam ao som do forró de São João!

Edição exclusiva com roteiro de leitura Uxa é uma personagem diferente. Ela é uma bruxa que não vive só de maldades, que tem momentos de doçura e gentileza, como todo ser humano.  Temas: Relações humanas, bondade e maldade  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia das bruxas (31/10) FNLIJ — Prêmio O melhor para a Criança

 Temas: Aventura e amizade  Tema transversal: Pluralidade cultural

FNLIJ — Catálogo de Bolonha

FDE/SP

SEE/MG — Cantinho de Leitura

FNDE — Salas de Leitura

45

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 45

06/06/13 11:52


Nana Pestana Autora: Sylvia Orthof Ilustradora: Rosinha Formato: 21x24cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3165-3 Uma linda poesia de ninar. A personagem, dona Pestana, enquanto dorme, encontra-se com figuras de contos de fadas: sereias, fadas, cavalos alados, estrelas...  Tema: Hora de dormir  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Nacional da Poesia (14/3) FNLIJ — Catálogo de Bolonha

Chora não...!

1o ano (a partir de 6 anos)

Autora: Sylvia Orthof Ilustradora: Simone Matias Formato: 21x24cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3163-9 “Por que aquele menino chora tanto? Chora um rio, quase um mar de tanto choro. E homem chora? Quem diz que não? Quem diz que sim? Até a Iara, a moça nua das águas, mete o bedelho na história. Leitora querida, leitor acuado, mergulhe na água da poesia de Sylvia Orthof e veja se você já não chorou parecido.” — Luiz Raul Machado  Temas: Infância e comportamento  Temas transversais: Pluralidade cultural e saúde

46

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 46

06/06/13 11:53


1o ano (a partir de 6 anos)

Anjo do bosque Autor: Rui de Oliveira Ilustrador: Rui de Oliveira Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2932-2

Partitura de Nelson Macêdo Você conhece o Anjo do Bosque? Este personagem está presente em uma das cantigas de roda mais tradicionais da cultura popular brasileira: “Se essa rua fosse minha”. Neste livro, o premiadíssimo Rui de Oliveira cria um encontro perfeito: da história e memória inerentes a essa canção às ilustrações em estilo contemporâneo e inovador.

Ilustração do livro Anjo do bosque

 Tema: Cantiga popular  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Nacional da Música Popular Brasileira (17/10)

Peca Perereca Autora: Alexandra Plubins Ilustrador: Victor Tavares Formato: 20,5x20,5cm Páginas: 16 ISBN: 978.85.209.3222-3 Peca pulava, pulava e cantava, cantava e pulava menina perereca. E, nas rimas e nas comparações que foi buscar no reino animal, a autora vai contando com graça e leveza as aventuras de Peca. Descuidada, Peca não olha por onde pula e, no fim das contas, acaba pulando onde não deve. O resultado é que, na prática, Peca aprende que deve ser mais cuidadosa. Alexandra Plubins mostra ao leitor de forma divertida e, principalmente, despretensiosa, as consequências desastrosas que um ato impensado pode trazer. Peca Perereca é um exemplo de que aprender pode ser divertido.  Temas: Responsabilidade e obediência  Tema transversal: Ética Prefeitura de Belo Horizonte 47

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 47

06/06/13 11:53


Hoje é amanhã?

1o ano (a partir de 6 anos)

Autora: Anna Claudia Ramos Ilustradora: Aline Abreu Formato: 20,5x20,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3235-3 Carol andava meio confusa com esse negócio de ontem, hoje, amanhã. E desatou a perguntar. Pergunta pra cá, resposta pra lá, o resultado é uma conversa ágil e amorosa, que enlaça as personagens numa corrente de afeto e alegria. O frescor da meninice está presente em cada frase deste livro, que aposta todas as fichas no diálogo e na palavra conectiva, lugar de encontros e descobertas.  Temas: Tempo e descobertas  Tema transversal: Pluralidade cultural

Olha, um livro! Autora: Libby Gleeson Ilustradora: Freya Blackwood Formato: 21x24cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2963-6 Quando duas crianças encontram um livro caído em meio à poeira, a paisagem ao redor começa a mudar. O comum torna-se mágico, e o familiar, fantástico. Olha, um livro! mostra como um livro e a imaginação podem florescer em meio às situações menos esperadas.  Temas centrais: Metalinguagem e fantasia  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Nacional do Livro (29/10) FNLIJ — Altamente Recomendável para o Jovem

PNBE/MEC Ilustração do livro Olha, um livro!

48

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 48

06/06/13 11:53


1o ano (a partir de 6 anos)

A árvore que pensava Autor: Oswaldo França Junior Ilustradora: Angela Lago Formato: 20,5x20,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.1048-1

Edição exclusiva com roteiro de leitura Era uma vez uma árvore que pensava e um belo dia foi transportada para uma praça, em pleno centro urbano, onde passou a tentar compreender as contradições humanas. Uma metáfora da destruição ambiental imposta pela lógica do crescimento desordenado das cidades vista pela perspectiva infantil.  Temas: Preservação ambiental e relações humanas  Temas transversais: Ética e meio ambiente  Data comemorativa: Dia da Árvore (21/09) PNBE/MEC

Vamos conhecer as cores: guia simples e claro para jovens artistas Autor: Mark Gonyea Ilustrador: Mark Gonyea Tradutora: Janaína Senna Formato: 20x20cm Páginas: 96 ISBN: 978.85.209.2801-1

Edição exclusiva com roteiro de leitura A partir das seis casas da Rua das Cores — a vermelha, a laranja, a amarela, a verde, a azul e a roxa —, Mark Gonyea usa simples peças de cor, forma e desenho para introduzir o leitor no mundo da teoria das cores. Com visual atraente e texto conciso, Vamos conhecer as cores é o presente ideal para todo jovem artista.  Tema: Teoria das cores  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Criatividade (17/11)

49

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 49

06/06/13 11:53


(2 ano) A partir de 7 anos o

Ilustração do livro O roubo da varinha de condão e outras histórias

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 50

06/06/13 11:53


Sete anos – Leitor iniciante A aquisição da capacidade leitora vai se consolidando nessa fase. A criança se dá conta de que a leitura é um

mente aspectos da tarefa de leitura que, em princípio, são inacessíveis para ele.”

exercício e que cada novo livro lido vai tornando essa tarefa

E aqui em nosso catálogo você encontrará, além de

– que sem dúvida não é nada fácil, pois envolve a aquisi-

excelentes opções de livros de ficção, de grandes autores

ção de diversas habilidades de ordem cognitiva, motora,

como Sylvia Orthof, Ivan Zigg, Luiz Raul Machado, entre ou-

imaginativa e afetiva, exigindo atenção e esforço – mais

tros, textos informativos, que servirão como uma excelente

fácil e prazerosa. “Atravessar” um livro inteiro passa ser

possibilidade de unir uma boa história a elementos mais

um desafio que, ao final, pode se transformar num prazer e

concretos, propiciando a aquisição de conteúdos didáticos

no desejo de ler mais e mais.

de uma maneira fluida e prazerosa. Bem ao gosto da garo-

Nessa idade, a sua figura, professor, como um mediador

tada de sete anos.

de leitura, assume um papel preponderante, pois o aluno precisará do seu suporte para ir apreendendo as estratégias e mecanismos da leitura, como afirma a psicóloga e especialista em leitura Isabel Solé em seu livro Estratégias de leitura: “O aprendiz-leitor precisa da informação, do apoio, do incentivo e dos desafios proporcionados pelo professor ou pelo especialista da matéria em questão. Dessa forma, o leitor incipiente pode ir dominando progressiva-

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 51

06/06/13 11:53


Coleção Histórias Atrapalhadas

Um dia, no circo

2o ano (a partir de 7 anos)

Autora: Sonia Junqueira Ilustrador: Nelson Cruz Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3455-5 Era uma vez um palhaço apaixonado pela bailarina. Esse é apenas o início de uma baita confusão que afeta o circo inteiro, com direito a engolidor de facas espetando a mulher-gato, macaco beliscando o treinador de animais e muitas outras peripécias.  Tema: Relacionamentos  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Circo (27/3)

Sonia Junqueira retoma a estrutura do conto popular acumulativo, no qual, a cada personagem introduzido, são citados os que aparecem antes. Nelson Cruz, por sua vez, mantém esse ritmo na medida em que introduz os personagens de acordo com as cenas descritas. Leitura extremamente acessível a leitores iniciantes.

Manhã atrapalhada Autora: Sonia Junqueira Ilustrador: Nelson Cruz Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3456-2 Era uma vez uma mulher chamada Conceição. Ela caiu de cara na geladeira, depois de ser empurrada por uma mulher. Mas o que fez a mulher empurrar Conceição? Uma porta abrindo. E quem fez a porta abrir? A sequência de fatos de Manhã atrapalhada é hilária e surpreendente.  Tema: Cotidiano  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Criatividade (17/11)

Na rua lá de casa Autora: Sonia Junqueira Ilustrador: Nelson Cruz Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3457-9 Era uma vez Seu Zico Pipoqueiro. A partir daí, surge uma sucessão de profissionais, que passam e se envolvem em mil trapalhadas divertidas numa vizinhança. Até que o leitor é convidado a participar da história e recontar o que leu.  Temas: Vizinhança e profissões  Temas transversais: Ética e pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Criatividade (17/11)

52

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 52

06/06/13 11:53


Lila e Sibila na feira

Lila e Sibila e o aniversário

Autora: Maria Clara Machado Ilustrador: Eliardo França Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3458-6

Autora: Maria Clara Machado Ilustrador: Eliardo França Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3459-3

É dia de feira. Lila, sua mãe e Sibila vão fazer compras, e a diversão é garantida no passeio pelas barracas.  Tema: Cotidiano  Tema transversal: Pluralidade cultural

Faltam seis dias para o aniversário de Lila, e os preparativos já começaram. Convites, guloseimas e decoração estão sendo preparados, mas muitas surpresas acontecem até o dia da festa.  Tema: Cotidiano  Tema transversal: Pluralidade cultural

2o ano (a partir de 7 anos)

Coleção Lila e Sibila

O encontro de Maria Clara Machado com Eliardo França só poderia ter um resultado: deliciosas histórias para crianças, em que textos e ilustrações se complementam. Lila, sua cachorrinha Sibila e seus amigos são personagens que encantam a todos os pequenos leitores.

53

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 53

06/06/13 11:53


Lila e Sibila no mar Autora: Maria Clara Machado Ilustrador: Eliardo França Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3532-3

2o ano (a partir de 7 anos)

Lila ia fazer um passeio no barco do tio Manoel e poderia levar sua cachorra Sibila e suas amigas. Divirta-se com as aventuras e descobertas durante um dia maravilhoso a bordo de um barco.  Tema: Cotidiano  Tema transversal: Pluralidade cultural  Datas comemorativas: Dia da Navegação (30/9) e Dia do Mar (12/10)

Lila e Sibila no jardim zoológico Autora: Maria Clara Machado Ilustrador: Eliardo França Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3460-9 Nada como um belo dia de domingo no zoológico! Ao lado da tia Teresa, Lila e Sibila se fascinam com as cores, as formas e os tamanhos de diversos animais. Um passeio inesquecível, sobre o qual Lila terá muito o que contar aos colegas da escola no dia seguinte.  Temas: Cotidiano, animais  Temas transversais: Pluralidade cultural, meio ambiente  Datas comemorativas: Dia Mundial dos Animais (4/10)

Lila e Sibila no parque de diversões Autora: Maria Clara Machado Ilustrador: Eliardo França Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3461-6 Lila e Sibila se aventuram em um grande parque de diversões, brincam a valer em diversos brinquedos e passam um dia fantástico.  Tema: Cotidiano  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia das Crianças (12/10)

54

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 54

06/06/13 11:54


2o ano (a partir de 7 anos)

Lila e Sibila na cozinha Autora: Maria Clara Machado Ilustrador: Eliardo França Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3462-3 Lila ganhou um forninho de brinquedo e ficou com vontade de aprender a cozinhar. A menina aprende a fazer um delicioso bolo de chocolate, e a receita vira um verdadeiro sucesso entre seus amigos!  Temas: Cotidiano, cooperação  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Mundial da Alimentação (16/10)

Lila e Sibila na praia Autora: Maria Clara Machado Ilustrador: Eliardo França Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3463-0 Lila e sua cachorrinha Sibila resolvem ir à praia, convidam Carol, e se divertem à beça, curtindo as pessoas, o sol e tudo o que o mar tem a oferecer.  Tema: Cotidiano  Temas transversais: Pluralidade cultural, meio ambiente  Data comemorativa: Dia do Mar (12/10)

Lila e Sibila no circo Autora: Maria Clara Machado Ilustrador: Eliardo França Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3464-7 Lila e Sibila ouvem uma música na rua e ficam curiosas. O que será? Elas descobrem que o Circo Pinga-Pinga chegou à cidade! As duas e a tia Teresa vão assistir ao espetáculo, mas as emoções serão muito maiores do que uma simples apresentação de circo.  Tema: Circo e comportamento  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Circo (27/3)

55

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 55

06/06/13 11:54


Lila e Sibila na fazenda Autora: Maria Clara Machado Ilustrador: Eliardo França Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3465-4 Com a chegada das férias, Lila e Sibila vão passar alguns dias na fazenda do tio Maneco. As duas encontram uma onça feroz que acaba com a paz do lugar, mas será isso a realidade ou apenas um sonho de Lila?  Temas: Animais, família  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10)

Lila e Sibila na Amazônia

2o ano (a partir de 7 anos)

Autora: Maria Clara Machado Ilustrador: Eliardo França Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3466-1 Tio Manoel convidou Lila para conhecer o Amazonas. Lá vão eles, acompanhados de Sibila, é claro, para a longa viagem, repleta de aventuras e novidades.  Tema: Aventura  Tema transversal: Pluralidade cultural  Datas comemorativas: Dia da Amazônia (5/9) e Dia Mundial dos Animais (4/10)

56

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 56

06/06/13 11:54


Este mundo é uma bola Autor: Guto Lins Ilustrador: Guto Lins Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2436-5 Guto Lins promove uma grande brincadeira com os estrangeiros, com suas línguas e sua maneira de ser. E em cada canto do planeta há um apaixonado pela bola que, em campo, defende a sua bandeira. Bandeira? Ah, sim, cada um com uma diferente... O livro é uma celebração bem à moda da Copa do Mundo de futebol.  Temas: Países do mundo, seu povo e sua cultura, futebol  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Nacional do Futebol (19/6)

Jogando de letra Autor: Guto Lins Ilustrador: Guto Lins Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2435-8 Tem letra redonda. Letra quadrada. Letra cheia de pontas. Letra que só funciona no meio. Letra que vai e volta. Letra que não entra em dividida. Letra que entra em todas. Letra em forma de bola. Letras que escrevem “bola”. Letra que se escreve na bola. Letras que fazem o livro. Letras que fazem gol. Gol de letra.  Temas: Língua portuguesa e futebol  Tema transversal: Pluralidade cultural  Datas comemorativas: Dia da Língua Portuguesa (10/6) e Dia Nacional do Futebol (19/6)

2o ano (a partir de 7 anos)

Coleção Bola Cheia

Lançando mão da maior paixão nacional do brasileiro, a Coleção Bola Cheia é um golaço de Guto Lins. Ela ensina às crianças sobre os animais, as letras, as outras culturas e muito mais, tendo o futebol como pano de fundo.

É o Bicho F.C. Autor: Guto Lins Ilustrador: Guto Lins Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2434-1 Homenagem ao futebol e aos grandes jogadores brasileiros. História de um time de futebol cujos jogadores são bichos. As páginas centrais trazem um jogo para as crianças.  Temas: Animais e futebol  Tema transversal: Pluralidade cultural  Datas comemorativas: Dia Nacional do Futebol (19/7) e Dia Mundial dos Animais (4/10)

FDE/SP 57

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 57

06/06/13 11:54


Bia Bedran O sapateiro e os anõezinhos

© Paulo Rodrigues

Autora: Bia Bedran Ilustradora: Thais Linhares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2542-3

Disponível em versão digital

2o ano (a partir de 7 anos)

Ao longo de uma linda carreira, de quase quarenta anos, dedicada às crianças e à arte, Bia escreveu vários livros infantis inesquecíveis.

O sapateiro e os anõezinhos é uma história de sonho e realidade, compaixão e esperança, amizade e gratidão. Tem sido contada e recontada por muita gente e por muitos anos, até que chegou a esta bela versão de Bia Bedran, com ilustrações de Thais Linhares, que fazem este clássico da literatura ganhar vida nova.  Temas: Solidariedade e recompensa, tradição oral  Temas transversais: Ética e trabalho e consumo FDE/SP

Uma história sem fim Autora: Bia Bedran Ilustradora: Thais Linhares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2543-0 Era uma vez um rei que gostava tanto de ouvir histórias que resolveu dar um prêmio a quem lhe contasse uma história que nunca terminasse. Quem seria capaz de contar uma história sem fim? Bia Bedran, é claro. Bia conheceu Uma história sem fim há muito tempo e resolveu fazer um livro que não termina nunca. Será isso possível? O leitor vai ter a sensação de que os patinhos da história estão passando até hoje, sem parar… Thais Linhares embarcou na viagem da Bia e ilustra até hoje este belo livro sem fim.  Temas: Histórias de repetição e tradição oral  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Contador de Histórias (20/3) FDE/SP

58

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 58

06/06/13 11:54


2o ano (a partir de 7 anos)

Deus...

O palhaço Biduim

Autora: Bia Bedran Ilustradora: Thais Linhares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.1899-9

Autora: Bia Bedran Ilustradora: Cristina Biazetto Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2103-6

A gente sempre escuta que Deus está em toda parte, não é? Mas o menino deste livro está encucado com uma coisa: ele nunca viu Deus. E acaba percebendo que a presença de Deus pode ser sentida de outras formas: num pôr do sol, no nado de uma baleia, na música, nos livros, nos olhos de um amigo, na paciência da professora, num brinquedo, no tempo que passa sem nunca parar. Bia Bedran leva a criança a uma viagem pelo pensamento sobre Deus, num texto envolvente e delicado. O colorido das ilustrações de Thais Linhares dá o toque final ao livro.  Temas: Deus, crença e fé  Tema transversal: Ética

O palhaço Biduim levava uma vida boa, até a chegada de uma bruxa que desperta nele sentimentos duvidosos… Este livro conta a história do palhaço Biduim, que um dia ficou triste, mas conseguiu ter sua felicidade de volta. Com uma linguagem repleta de musicalidade, Bia Bedran mostra às crianças que a felicidade não depende de fama e dinheiro, e está presente nas coisas mais simples.

Cabeça de vento Autora: Bia Bedran Ilustradora: Thais Linhares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.1505-9 Um menino fica chateado quando sua mãe o chama de “cabeça de vento”. Para ele, o vento é gostoso demais para ser usado como xingamento. A partir daí, ele lembra uma série de coisas boas relacionadas ao vento, levando o leitor a passear pela sua imaginação.  Temas: Imaginação, língua portuguesa e pensamento  Tema transversal: Pluralidade cultural

 Temas: Humildade e boa conduta  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia do Palhaço (10/12)

59

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 59

06/06/13 11:54


Eu e o tempo Autora: Bia Bedran Ilustradora: Thais Linhares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.1989-7 O tempo sempre passa mais rápido nas férias escolares, mas, em compensação, demora bastante quando estamos doentes. Constatações como essa são unânimes entre as crianças, mas em especial para uma de nove anos. Preocupada em vencer um concurso de redação sobre o tempo, promovido por sua professora, a jovem estudante reflete sobre a passagem do tempo, na vida de todos e chega a interessantes conclusões. Em Eu e o tempo, a autora mostra que ter paciência é fundamental para alcançarmos nossos objetivos. Será que a jovem menina conseguirá o seu?

2o ano (a partir de 7 anos)

 Tema: Reflexões sobre o tempo e a vida  Tema transversal: Pluralidade cultural

O menino que foi ao Vento Norte Autora: Bia Bedran Ilustradora: Sandra Ronca Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2485-3 Esta é a história de um menino que consegue maravilhas do senhor Vento Norte, mas acaba sendo passado para trás diversas vezes por um mesmo ladrão. Símbolo da nossa cultura popular, O menino que foi ao Vento Norte faz parte dos shows de Bia Bedran há 25 anos. Agora, acompanhado por ilustrações cheias de ternura e beleza, este conto finalmente ganha as páginas e o coração de pequenos leitores que apreciam uma história bemcontada.  Temas: Honestidade e fantasia, tradição oral  Temas transversais: Ética, trabalho e consumo

Ilustração do livro Eu e o tempo

60

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 60

06/06/13 11:54


2o ano (a partir de 7 anos)

Fátima Miguez As paredes têm ouvidos Autora: Fátima Miguez Ilustradora: Cristina Biazetto Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2783-0

Diz o ditado que “as paredes têm ouvidos”, mas “não é ouvido de gente,/ mas ouvido inventado/ com outro significado...”. De fácil memorização por parte do falante, os provérbios fazem parte do repertório das crianças, antes mesmo da alfabetização. É a cultura popular se manifestando por meio de imagens, de combinações poéticas, imprimindo na infância a visão mágica do mundo. De forma lúdica, bem ao gosto da criança, Fátima Miguez diverte o pequeno leitor e todos aqueles que embarcam na fantasia dessa tradição folclórica.  Temas: Ditados populares, provérbios e língua portuguesa  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Língua Portuguesa (10/6) FNLIJ — Catálogo de Bolonha PNLD Complementar FDE/SP

Escritora e professora premiada, Fátima Miguez faz da língua portuguesa sua matéria de sonho e inspiração.

61

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 61

06/06/13 11:55


2o ano (a partir de 7 anos)

A turma do ABC

Bucha de balão ou bruxa de vassoura na mão?

Autora: Fátima Miguez Ilustradora: Cristina Biazetto Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2815-8

Autora: Fátima Miguez Ilustrador: Victor Tavares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3225-4

A turma do ABC é uma tentativa de, por meio do texto literário, levar o leitor em fase de alfabetização a um encontro lúdico com as letras, com as sílabas, com as palavras em construção. Brincar, ler e criar, neste projeto pedagógico, são verbos que se somam na aquisição das sílabas e precisam caminhar juntos no ato de aprender a ler. Que esse primeiro encontro com as letras seja um caminho prazeroso e edificante para a formação de um leitor apaixonado com fôlego para folhear todas as leituras do acervo literário que o aguardam no futuro!  Temas: Alfabeto de língua portuguesa e brincadeiras de alfabetização  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Língua Portuguesa (10/6)

De forma poética e bem-humorada, Bucha de balão ou bruxa de vassoura na mão? fala de um problema que incomoda muitas crianças — a língua presa, ou língua de trapo, como diz o texto. Aquele deslize da fala que pode causar “um grande malentendido (...) um ruído que atrapalha na hora da comunicação”. As rimas dão ao livro a leveza e o ritmo característicos da obra de Fátima Miguez, que continua inovando a cada livro, a cada novo poema, tratando de temas os mais diversos com delicadeza e simplicidade.  Temas: Língua portuguesa e seus sons  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Mundial da Tolerância (16/11) FNLIJ — Catálogo de Bolonha

FDE/SP

Ilustração do livro Se essa rua fosse minha

62

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 62

06/06/13 11:55


2o ano (a partir de 7 anos)

Paisagens da infância Ilustração do livro A turma do ABC

Autora: Fátima Miguez Ilustrador: Victor Tavares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3223-0 Fazendo alusões a clássicos infantis como “Roda pião”, “Mamãe, posso ir?” ou “As cinco Marias”, Fátima Miguez brinca com as palavras e as transforma em versos, resgatando as paisagens da infância. A autora vai além. Na poesia que abre o livro, homenageia Gonçalves Dias com o reflexivo “Canção do Exílio da Infância”, um texto que, de forma delicada, porém firme, expõe a dura realidade dos grandes centros urbanos que mantém “no exílio” crianças pobres e meninos(as) de rua.  Temas: Poesia e temas infantis  Tema transversal: Pluralidade cultural FNLIJ — Acervo Básico Poesia FNLIJ — Catálogo de Bolonha

Se essa rua fosse minha Autora: Fátima Miguez Ilustradora: Thais Linhares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3325-1 Com rara habilidade e poesia, Fátima Miguez cria versos lúdicos que resgatam a cultura popular das cantigas de roda e as brincadeiras tradicionais, apresentando às novas gerações o rico imaginário infantil brasileiro de todos os tempos. Thais Linhares entrou nessa roda e ilustrou Se essa rua fosse minha com maestria, ladrilhando as páginas com pedrinhas de brilhantes para o leitor passar.  Temas: Cantiga popular e imaginário cultural  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Nacional da Música Popular Brasileira (17/10)

Prefeitura de Belo Horizonte FDE/SP 63

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 63

06/06/13 11:55


Luiz Raul Machado

Fulustreca Autor: Luiz Raul Machado Ilustrador: Roger Mello Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2814-1

Autor: Luiz Raul Machado Ilustrador: Guto Lacaz Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2813-4

Edição exclusiva com roteiro de leitura

Edição exclusiva com roteiro de leitura

Disponível em versão digital

2o ano (a partir de 7 anos)

O galo Pererê

Fulustreca conta a história de uma coisa que tem o poder de se transformar em qualquer outra coisa que chegue perto dela. Com esse dom, ela faz a alegria da criançada, transformando-se em vários objetos diferentes.  Temas: Adaptação e amizade  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia da Criatividade (17/11) FNLIJ — Altamente Recomendável para a Criança Prefeitura de Belo Horizonte FDE/SP

Ilustração do livro Fulustreca

Galo Pererê tinha o canto mais bonito que se escutava naquelas redondezas, porém tinha uma grande tristeza... Este é um pequeno conto que fala da amizade entre um galo muito especial, um amigo misterioso e um menino de sítio. Juntos, eles conseguem resolver um grande problema.  Temas: Amizade e poesia  Tema transversal: Ética  Datas comemorativas: Dia do Amigo (20/6) e Dia Mundial dos Animais (4/10)

Escritor e especialista em literatura infantil, Luiz Raul trabalhou durante anos na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e já publicou diversos livros, atualmente premiados e adotados em todo o país.

64

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 64

06/06/13 11:55


No fundo do fundo-fundo lá vai o tatu Raimundo Autora: Sylvia Orthof Ilustrador: Daniel Bueno Formato: 21x24cm Páginas: 40 ISBN: 978.85.209.3162-2

2o ano (a partir de 7 anos)

Sylvia Orthof

A história de Raimundo, um simpático tatu que vive no fundo da terra, cujo principal prazer na vida é cavar buracos cada vez mais profundos. Um dia ele tem uma grata surpresa e sua vida muda por completo.  Tema: Descobertas  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10) FNLIJ — Altamente Recomendável para a Criança FNLIJ — Catálogo de Bolonha FNDE

Que raio de história! Autora: Sylvia Orthof Ilustradora: Mariana Massarani Formato: 21x24cm Páginas: 20 ISBN: 978.85.209.3287-2 “A meteorologia de Sylvia Orthof é completamente amalucada. Raios, trovões, nuvens e chuvas, neste livro, botam tudo de cabeça pra baixo. Os versos engraçadíssimos contam a briga fantástica da Noite e da Lua, com direito a um tremendo bate-boca e um final surpreendente. Tudo ilustrado pelo desenho gaiato da Mariana Massarani.” — Luiz Raul Machado  Temas: Relacionamentos e solidariedade  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia Mundial da Tolerância (16/11) 65

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 65

06/06/13 11:55


O livro do Rex Autor: Ivan Zigg Ilustrador: Ivan Zigg Formato: 20,5x26cm Páginas: 80 ISBN: 978.85.209.3328-2 Rex é um dinossauro muito curioso e aventureiro que veio da Pré-História para brincar com a nossa imaginação! Ao lado da charmosa Diná e do abelhudo Zíper, ele vai aprontar de tudo no nosso presente. Neste Livro do Rex, do premiado escritor e ilustrador Ivan Zigg, selecionamos cerca de sessenta histórias em quadrinhos deste personagem tão querido pelas crianças.

2o ano (a partir de 7 anos)

 Temas: Cotidiano, releituras, meio ambiente e imaginação  Temas transversais: Pluralidade cultural e meio ambiente  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10)

Não gosto, não quero Autora: Luciana Savaget Ilustrador: Roger Mello Formato: 20x20cm Páginas: 16 ISBN: 978.85.209.3224-7 Quem não conhece aquela menina que — mal-humorada — vive resmungando e acaba se esquecendo como se faz para sorrir? Em Não gosto, não quero, Luciana Savaget deixa bem claro que tristeza não nos leva a lugar algum e que o mundo fica muito melhor se deixarmos espaço para a alegria.  Temas: Sentimentos e desejos infantis  Tema transversal: Ética

Ilustração do livro O livro do Rex

66

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 66

06/06/13 11:55


2o ano (a partir de 7 anos)

Azul por natureza Autora: Sandra Lopes Ilustradora: Aline Abreu Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 20 ISBN: 978.85.209.3228-5

Edição exclusiva com roteiro de leitura Azul por natureza tem como tema o meio ambiente. Seus poemas sensibilizam o leitor para as belezas naturais e para questões atuais como o uso racional da água, despertando-o para um novo olhar diante do que a natureza generosamente nos oferece. Questões ambientais, tais como preservação, desmatamento, poluição e o uso inadequado dos recursos naturais, são abordadas frisando a vital necessidade da mobilização de todos para salvar nosso planeta azul por natureza.  Temas: Poesia, natureza e questões ambientais  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia Mundial da Água (22/3)

Vovó Dragão Autora: Thais Linhares Ilustradora: Thais Linhares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.1762-6

Edição exclusiva com roteiro de leitura Uma linda e pequena princesa, de longas tranças perfumadas, busca refúgio numa caverna escura, cheia de morcegos. Essa caverna é a casa de sua avó, a Vovó Dragão, um animal grande, acolhedor e verde. Ela acolhe a netinha por baixo dos edredons e começa a contar as mais belas histórias para a menina, histórias que a fazem viajar pelo mundo da imaginação, se transformando em gigante, em coelho, em boneca com olhinhos de retrós, em sapo, em sereia e em tudo que a menina desejar.  Temas: Família, tradição e literatura  Tema transversal: Pluralidade cultural PNBE/MEC

67

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 67

06/06/13 11:55


A história do príncipe sabido e da princesa deslumbrante Autora: Luciana Sandroni Ilustradora: Marilda Castanha Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2305-4

2o ano (a partir de 7 anos)

Edição exclusiva com roteiro de leitura Um príncipe sabido, uma princesa deslumbrante. Até aí, tudo parece normal. Mas esta história com certeza é bem diferente de todas as que você já leu sobre fadas, príncipes e princesas. Foi um dia, um dia foi... que a união dos dois mudou suas vidas. O que será que a fada encantada preparou para seus destinos?  Temas: Releitura dos contos de fadas, valores e sentimentos  Temas transversais: Ética e pluralidade cultural

Abecedário do Millôr para crianças Autor: Millôr Fernandes Ilustradores: Guto Lins e Susan Johnson Formato: 20,5x22,5cm Páginas: 40 ISBN: 978.85.209.1681-0

Edição exclusiva com roteiro de leitura É o primeiro livro infantil de um dos maiores escritores do país. Repleto do bom humor característico do Millôr, o livro fala sobre as letras e suas formas de escrita. Entender as maiúsculas e minúsculas, comparar formas com objetos e personagens do dia a dia. Tudo isso é discutido no livro, que também vem cheio de atividades, jogos e brincadeiras para divertir a criançada.  Temas: Letras do alfabeto e brincadeiras  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Língua Portuguesa (10/6)

FNLIJ — Catálogo de Bolonha

FNLIJ — Prêmio O Melhor Para a Criança FNLIJ — Catálogo de Bolonha

FDE/SP

PNBE/MEC

68

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 68

06/06/13 11:56


2o ano (a partir de 7 anos)

Ilustração do livro O coração de Henry

Corais Autor: Jason Chin Ilustrador: Jason Chin Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 40 ISBN: 978.85.209.2893-6 Durante uma simples visita à biblioteca, uma menina descobre nas prateleiras um livro não tão simples assim. Ao virar aquelas páginas que falam sobre corais, a cidade à sua volta some e ela se vê numa cidade de corais no fundo do mar, em meio a plantas e animais misteriosos, que vivem, caçam e se escondem ali. Corais, do premiado Jason Chin, é fruto de uma pesquisa cuidadosíssima e repleto de paisagens deslumbrantes dos mundos que existem sob os mares.  Tema central: Corais  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia do Mar (12/10)

O coração de Henry Autora: Charise Mericle Harper Ilustradora: Charise Mericle Harper Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 36 ISBN: 978.85.209.2824-0 Henry (e seu coração) está perfeitamente feliz brincando em casa. Mas sua mãe o incentiva a sair e dar uma volta, ver o dia lá fora. De repente, o coração de Henry começa a bater mais rápido e mais rápido. O que pode estar acontecendo? Nesta história envolvente e informativa, as crianças vão aprender mais sobre o funcionamento do coração e descobrir que o que comemos, vemos, ouvimos e sentimos pode afetar diretamente o ritmo de suas batidas: como se apaixonar por uma cachorrinha!  Temas: Corpo humano (coração) e vida saudável  Tema transversal: Saúde FDE/SP 69

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 69

06/06/13 11:56


(3 ano) A partir de 8 anos o

Ilustração do livro O futebol do rei leão

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 70

06/06/13 11:56


8 anos – Leitor em processo Aos 8 anos, a criança já tem autonomia de leitura, ou

Ou seja, a literatura é a porta de entrada para o co-

pelo menos já está bem próxima de obtê-la. Além de ler

nhecimento de si e de outros mundos, e nesse sentido a

sozinha, já conquistou algum repertório literário e tem al-

escola pode e deve assumir seu papel de mediadora, en-

guma condição de escolher livros e autores com os quais

sinando procedimentos e estratégias de leitura para que

se identifica e gosta. Essa é uma conquista e tanto!

o aluno se aproprie dela como instrumento de construção

Nessa fase, a criança começa a experimentar, por meio

de conhecimentos de diversas ordens.

da leitura, a sensação de “voltar-se para si mesma” que

A partir dos 8 anos, as histórias de ação e aventura,

só os livros proporcionam. A leitura autônoma favorece

nas quais os heróis se veem às voltas com obstáculos

esse “mergulho interior”, o que traz benefícios imensos

e desafios para concretizar seus objetivos, são bastante

ao amadurecimento não só pedagógico, mas emocional

adequadas. Apresentar clássicos desse gênero é uma boa

do leitor. “Em meio à avalanche de mensagens e estímu-

opção, e aliá-los à exibição dos muitos filmes que existem

los externos, a experiência literária brinda o leitor com as

a partir desses livros, por exemplo, pode ser uma ativida-

coordenadas para que ele possa nomear-se e ler-se nes-

de instigante. Em nosso catálogo, você encontrará muitas

ses mundos simbólicos que outros seres humanos cons-

obras desse e de outros gêneros que irão enriquecer bas-

truíram”, afirma a escritora colombiana Yolanda Reyes em

tante o repertório do leitor em processo de formação.

conferência intitulada “O lugar da literatura na educação”.

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 71

06/06/13 11:56


Ciça

Trava-trela Autora: Ciça Ilustrador: Zélio Formato: 15,5x22,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2179-1

3o ano (a partir de 8 anos)

Ciça nos surpreende com mais alguns de seus trava-línguas poéticos e lúdicos. Com versos curtos e rimados, Trava-trela é diversão garantida para quem gosta de brincar com a riqueza da nossa língua e aprender com ela.  Tema: Trava-língua  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Língua Portuguesa (10/6) FDE/SP

A festa na floresta

Passeio

Autora: Ciça Ilustrador: Cláudio Martins Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.1709-1

Autora: Ciça Ilustrador: Zélio Formato: 15,5x23cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.1543-1

O que pode acontecer quando, durante uma festa lá na floresta, enquanto uns bichos tocam e outros se divertem, aparece um bando que não foi convidado? Vai dar confusão na certa. É essa festa muito animada, com seresta e tudo, que você vai conhecer no texto divertido da Ciça.  Temas: Animais e amizade  Temas transversais: Pluralidade cultural e meio ambiente  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10)

Distribuídos em 19 quadros coloridos, vários personagens conversam, ao ar livre, estabelecendo, nesse diálogo, um delicioso jogo sonoro a partir da rima entre nomes próprios e diversas palavras da linguagem comum. Além do apelo visual, o livro estimula a leitura através do prazer que proporciona ao ouvido.  Temas: Rimas, amizade e vizinhança  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Língua Portuguesa (10/6)

72

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 72

06/06/13 11:56


Rola rima Autora: Ciça Ilustrador: Zélio Formato: 15,5x23cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.1613-1 A turma com um pouco menos de idade vai enrolar a língua e se divertir com Rola rima, de Ciça. O texto é escrito em forma de versos. E, como diz o título, tudo é rimado. “A torta de amora da Dora”, “Eu quero frango no rango” e “Contando contas” são alguns dos textos. Em “Cara”, todos os significados possíveis da palavra do título estão juntos. Quem quiser aprender várias formas de chamar uma pessoa de “boba” deve ir direto em “Desaforo” e deixar de ser pacóvio.  Temas: Rimas e trava-língua  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Língua Portuguesa (10/6)

Quebra-língua Autora: Ciça Ilustrador: Ziraldo Formato: 15,5x23cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.0953-9 Neste livro a criança tem a oportunidade de brincar com a sonoridade das palavras. Através de aliterações e rimas bem-humoradas, o cotidiano infantil e suas fantasias são traduzidos em uma linguagem rica e original.  Temas: Rimas e trava-língua  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Língua Portuguesa (10/6)

3o ano (a partir de 8 anos)

Com textos rimados, trava-línguas e poesia, Ciça diverte e mostra a riqueza de nosso idioma.

O livro do enrola-língua Autora: Ciça Ilustrador: Zélio Formato: 15,5x23cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.1139-6 Reunião de pequenas histórias que combinam grupos de letras e rimas, o livro desafia as crianças a ler sem deixar a língua enrolar. Com poesia e muito bom humor, as crianças aprendem, brincando, a descobrir as palavras e os sons.  Temas: Trava-língua e rimas  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Língua Portuguesa (10/6)

73

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 73

06/06/13 11:56


O livro do trava-língua

3o ano (a partir de 8 anos)

Autora: Ciça Ilustrador: Zélio Formato: 15,5x23cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.0433-6 “Vamos entrar na brincadeira de ler rapidinho sem travar a língua?” É esta a ideia de Ciça, que busca incentivar as crianças a ler corretamente, por meio de divertidos jogos de palavras.  Temas: Leitura, trava-língua  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Língua Portuguesa (10/6) FNDE SEE/MG

O livro do nó na língua

Travatrovas

Autora: Ciça Ilustrador: Zélio Formato: 15,5x23cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.1258-4

Autora: Ciça Ilustrador: Ziraldo Formato: 15,5x23cm Páginas: 28 ISBN: 978.85.209.0470-1

Neste livro, a autora traz pequenas poesias que expõem uma faceta lúdica da linguagem e chamam a atenção dos pequenos leitores para a rítmica, a rima e os múltiplos usos das palavras.  Temas: Trava-língua, poesias e incentivo à leitura  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Língua Portuguesa (10/6)

Obra criada a quatro mãos por artistas talentosos e respeitados, Travatrovas une o belo texto de Ciça, baseado em ampla pesquisa da sonoridade e da rítmica de estruturas poéticas e populares, ao traço inconfundível de Ziraldo, num livro delicioso para crianças e adultos de todas as idades.  Temas: Trava-língua e rimas  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Língua Portuguesa (10/6) FNLIJ — Altamente Recomendável para a Criança

74

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 74

06/06/13 11:56


3o ano (a partir de 8 anos)

Leo Cunha

Escritor, tradutor e professor, Leo já publicou mais de quarenta livros em seus vinte anos de literatura, muitas de suas obras são premiadas.

Em boca fechada não entra estrela Autor: Leo Cunha Ilustrador: Roger Mello Formato: 21x24cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3048-9 Invertendo os modelos tradicionais das histórias infantis — que costumam associar os medos noturnos à infância —, o autor narra as experiências de uma menina sensível que, enfrentando os temores de seus pais, descobre toda a magia e toda a beleza oferecidas pela noite.  Temas: Adolescência, regras, magia e medos  Tema transversal: Ética FNLIJ — Catálogo de Bolonha

Cantigamente Autor: Leo Cunha Ilustradores: Marilda Castanha e Nelson Cruz Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3047-2 Os poemas de Leo Cunha refletem o mundo das crianças e desenvolvem nelas o gosto pela palavra. Os assuntos desses poemas foram retirados do universo infantil, com um olhar sensível e encantador.  Temas: Infância, trocadilhos e poesia  Tema transversal: Pluralidade cultural Prêmio FNLIJ — Melhor Ilustração FNLIJ — Catálogo de Bolonha

75

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 75

06/06/13 11:56


Luciana Savaget

Gertrudes Trudes Tutudes

3o ano (a partir de 8 anos)

Autora: Luciana Savaget Ilustrador: Salmo Dansa Formato: 20,5x23,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.1983-5 Gertrudes Trudes Tutudes. Nome pomposo para uma árvore, não é mesmo? Mas é que ela não é uma árvore qualquer... Ela tem coração de gente. Tutudes, como prefere ser chamada, é grande à beça, além de ser muito inteligente e esperta. Sabe até conversar com o vento. Todos a conhecem pela gargalhada, sempre feliz. Tem gente planejando mudar a vida de Gertrudes. Será que ela vai permitir uma coisa dessas?  Temas: Meio ambiente e desmatamento nas cidades  Tema transversal: Meio ambiente  Datas comemorativas: Dia da Proteção às Florestas (7/7) e Dia da Árvore (21/12)

Jornalista e escritora, a carioca Luciana Savaget já publicou mais de trinta livros. Sua obra é bastante premiada e traduzida no exterior.

Morrendo de rir Autora: Luciana Savaget Ilustrador: Maurício Veneza Formato: 20,5x24cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.1927-9 Morrendo de rir começa nos anos 1960, quando uma epidemia de riso toma conta da pequena Arusha, uma cidade ao norte da Tanzânia, na África. O surto começa com três alunas de um colégio que caem na gargalhada e atinge toda a população, numa onda incontrolável de risadas. Numa narrativa que acontece em camadas, revelando novos personagens e possibilidades a cada página, Luciana Savaget sugere que mais importante que o fim de uma história é o caminho que se faz para chegar até ele.  Temas: África, jornalismo e ficção  Tema transversal: Pluralidade cultural

76

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 76

06/06/13 11:56


A menina do anel Autora: Bia Bedran Ilustradora: Simone Matias Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2335-1 Esta é uma história de magia e sabedoria. Certo dia, a menina pequena perde um anel e chora muito, choro sentido de criança. Ao ganhar uma concha do mar, ela aprende que a vida nos dá lindos presentes, mas alguns não são nossos para sempre... A menina pequena vai ficando grande e descobre o que é saudade, amor, esperança, tristeza e alegria. Entre as ondas do mar e do tempo, a menina aprende que é preciso perder para poder ganhar.  Temas: Ciclos da vida e perda  Tema transversal: Ética

3o ano (a partir de 8 anos)

Bia Bedran

O caraminguá Autora: Bia Bedran Ilustradora: Simone Matias Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3326-8 Posfácio de André Diniz Jorginho nasceu em uma roda de samba. Ele sempre acompanhou seu pai, um mestre do cavaquinho, nessas rodas e ficava fascinado com suas canções. Um dia, o pai de Jorginho disse que não daria para gravar seu samba se não ganhasse um caraminguá. O que será um “caraminguá”? Como Jorginho pode conseguir um para o pai? Neste novo livro de Bia Bedran, a boa música é pano de fundo para uma história emocionante e divertida sobre um menino curioso que faz de tudo para transformar a vida do pai.  Temas: Música brasileira, relação entre pais e filhos  Temas transversais: Pluralidade cultural, trabalho e consumo  Data comemorativa: Dia Nacional da Música Popular Brasileira (17/10)

77

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 77

06/06/13 11:57


A menina sem jeito

3o ano (a partir de 8 anos)

Autora: Sonia Robatto Ilustradora: Mariana Massarani Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.1926-2 Este livro mostra como a amizade e as diferenças entre os amigos podem mudar uma pessoa. Joaninha era uma menina malcriada, não se penteava, não comia direito, fazia caretas e até mentia. Um dia, Joaninha conheceu um menino diferente que foi morar na sua rua. Era o japonesinho Sato. Ele não falava uma palavra, apenas ria. Joaninha mostrou para ele os seus brinquedos quebrados. Ele ria. E foi assim que eles ficaram amigos, amigos de verdade.  Temas: Amizade e diferenças  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Mundial da Tolerância (16/11)

Siwa e meus companheiros do passado e do presente Autora: Maria Cristina de Orleans e Bragança Ilustradora: Anna Messeder Formato: 24x24cm Páginas: 56 ISBN: 978.85.209.3419-7 Maria Cristina de Orleans e Bragança traça uma biografia diferente da infância e da adolescência, aqui relatada a partir dos ritos de passagem de pequenos amigos de estimação. A autora é um testemunho incontestável de que ter síndrome de down representa um desafio a mais que não impede a vida de florescer.  Temas: Animais, memórias, família  Temas transversais: Pluralidade cultural  Datas comemorativas: Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3) e Dia Mundial dos Animais (4/10)

Onde o sol não alcança Autora: Janaína Michalski Ilustrador: Alê Abreu Formato: 20x20cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2295-8 Onde o sol não alcança narra a história da amizade entre Nana e Ana Paula, e de um muro que as aproxima, em vez de afastá-las. Uma história que fala sobre os sentimentos mais simples e sublimes que, aos poucos, vamos deixando de lado no corre-corre da vida, nos atropelos, nas perdas, nos medos, na dificuldade de ver o que é realmente essencial. O livro toca fundo no coração do leitor.  Temas: Amizade e diferenças  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do amigo (20/7)

FDE/SP

78

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 78

06/06/13 11:57


3o ano (a partir de 8 anos)

Ver de ver meu pai Autor: Celso Sisto Ilustrador: Roger Mello Formato: 16x23cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.0542-5

Edição exclusiva com roteiro de leitura Um menino mostra, com o amor a seu pai, que a proteção ao homem também deve estar presente nas questões sobre a preservação da natureza.  Temas: Preservação da natureza, ciclo da vida  Temas transversais: Meio ambiente e ética  Datas comemorativas: Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia (5/6) e Dia dos Pais (segundo domingo de agosto) FNLIJ - Prêmio de Autor Revelação SEE/MG FNDE

As frangas Autor: Caio Fernando Abreu Ilustradora: Suppa Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 56 ISBN: 978.85.209.3002-1

Edição exclusiva com roteiro de leitura Único livro de Caio Fernando Abreu dedicado aos jovens leitores, As frangas surgiu a partir de um convite de Clarice Lispector em seu livro A vida íntima de Laura. Caio resolveu então escrever a sua e nos conta aqui a história de oito galinhas, ou melhor, frangas (como ele prefere chamá-las) que moram em cima de sua geladeira. Companheiras inseparáveis do escritor, elas o inspiram a voltar à sua infância no Sul do Brasil e a trazer uma porção de belas memórias.  Tema central: Memórias  Tema transversal: Pluralidade cultural  Datas comemorativas: Dia Mundial dos Animais (4/10) e Dia da Criança (12/10) FNLIJ — Altamente Recomendável FNLIJ — Catálogo de Bolonha

79

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 79

06/06/13 11:57


João teimoso Autor: Luiz Raul Machado Ilustradora: Graça Lima Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 40 ISBN: 978.85.209.1925-5

Edição exclusiva com roteiro de leitura João Teimoso e o menino eram amigos inseparáveis e viviam juntos para cima e para baixo. Foi a madrinha quem deu — João, aquele boneco que vai e volta, teimosamente — de presente para o menino. João Teimoso balançava o corpo para frente e para trás dizendo para o menino continuar a brincar, correr, comer, crescer e ler as coisas no livro do mundo. Com o peso do carinho de sua mão, o menino descobriu como fazer para João Teimoso dormir. João não falava, mas ensinou ao menino que silêncio é uma das coisas mais bonitas que existem. Um dia, o menino chorou de alegria, e João ensinou que chorar pode ser de alegria ou de tristeza. Na relação do menino com seu boneco, o texto mostra uma criança descobrindo sentimentos, como a coragem e a perda, aprendendo também o que significa compartilhar e ter responsabilidades.

3o ano (a partir de 8 anos)

 Temas: Amizade, coragem, perda  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia do Amigo (20/7) FNLIJ — Acervo Básico FNLIJ — Catálogo de Bolonha PNBE/MEC FDE/SP

80

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 80

06/06/13 11:57


Autor: Allan Drummond Ilustrador: Allan Drummond Formato: 24x24cm Páginas: 36 ISBN: 978.85.209.2823-3

3o ano (a partir de 8 anos)

A ilha da energia

Edição exclusiva com roteiro de leitura Antes, a ilha de Samsø, na Dinamarca, era um lugar como qualquer outro, e os seus habitantes também eram pessoas comuns. Na verdade, a única coisa diferente em Samsø era que lá ventava muito, muito mesmo. Então os cidadãos comuns dessa ilha igual às outras decidiram fazer algo fora do comum: reduziram drasticamente as suas emissões de carbono, livrando-se quase totalmente de fontes de energia não renováveis. E conseguiram isso com a ajuda do vento! Conheçam os amigos do meio ambiente que conquistaram a independência energética e agora chamam orgulhosamente o lugar onde vivem de Ilha da Energia. Essa admirável história real prova que, com uma grande ideia e muito trabalho, qualquer pessoa pode contribuir tremendamente para o uso racional da energia.  Temas: Tipos de energia, desenvolvimento sustentável  Temas transversais: Meio ambiente e trabalho e consumo  Data comemorativa: Dia Mundial da Energia (29/5) FDE/SP

81

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 81

06/06/13 11:57


Bumba meu boi bumbá

3o ano (a partir de 8 anos)

Autor: Roger Mello Ilustrador: Roger Mello Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3468-5 Senhoras e senhores, deem licença! Está chegando o boi-bumbá, enfeitado com fitas, trazendo sua história feita de cor e alegria, de medo e fantasia. É um boi que morre e ressuscita, que dança e encanta, pois ele é o rei do folguedo mais tradicional do povo brasileiro: é o boi bumbá dos estados do Norte, o bumba meu boi do Nordeste, é o boi de mamão de Santa Catarina.  Temas: Folclore brasileiro  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Folclore (22/8)

O ovo azul Autor: Angelo Machado Ilustradora: Raquel Lourenço Abreu Formato: 20x20cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.2821-9 Ovos azuis, chocolate, cor-de-rosa e até vermelhos. Aves cujos machos chocam ovos e cuidam dos filhotes. Será realidade ou ficção? Você vai descobrir tudo isso em O ovo azul. O escritor e zoólogo Angelo Machado diverte e informa com suas histórias de bichos. Aqui estão dezoito aves silvestres brasileiras, primorosamente ilustradas por Raquel Lourenço Abreu.  Temas: Natureza, ecologia e animais  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia (5/6)

Ilustração do livro Bumba meu boi Bumbá

82

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 82

06/06/13 11:57


Autor: Laurentino Gomes Ilustradora: Thais Linhares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 64 ISBN: 978.85.209.2811-0

3o ano (a partir de 8 anos)

1822: edição infantil ilustrada

Quem sabe o que aconteceu nas margens do rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822? Ou melhor... Quem sabe o que aconteceu de verdade nesse local, nessa data? Quem foi D. Pedro, D. João, José Bonifácio, D. Maria I, D. Leopoldina? Como era o Brasil nessa época? Nesta versão infantil de 1822, as crianças conhecerão mais sobre a história de nosso país e sua independência, e poderão assim compreender melhor o Brasil de hoje.  Tema: Independência do Brasil  Temas transversais: Ética e pluralidade cultural  Data comemorativa: Independência do Brasil (7/9) FDE/SP

83

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 83

06/06/13 11:58


O Carnaval dos bichos aloprados Casa de vó é sempre domingo Autora: Marina Martinez Ilustradora: Sandra Ronca Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3332-9

3o ano (a partir de 8 anos)

Em Casa de vó é sempre domingo, Marina Martinez mostra aos netos-leitores o mundo de alegria e carinho em que se transforma a casa dos avós quando os netos queridos estão lá. Uma declaração, perfeitamente ilustrada por Sandra Ronca, de carinho àqueles de coração enorme e sem fim que nos amam tanto.  Tema: Relacionamentos familiares  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia dos Avós (26/7)

Autora: Januária Cristina Alvesibi Ilustradora: Joana Lira Formato: 27,5x20,5cm Páginas: 56 ISBN: 978.85.209.3045-8 Um grande encontro dos personagens do Carnaval pernambucano como nunca se viu. Assim é O Carnaval dos bichos aloprados, uma ficção divertida que apresenta o rico universo do Carnaval de Recife e de Olinda e instiga os leitores a descobrir quem se encontra com quem nessa aventura!  Tema: Carnaval pernambucano e seus personagens  Tema transversal: Pluralidade cultural  Datas comemorativas: Dia do Frevo (9/2) e Carnaval (fevereiro e março)

Procura-se Hugo Autora: Diléa Frate Ilustradora: Eva Furnari Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3467-8 Esta é a história de Hugo, um cão simpático e brincalhão que adora passear na rua e cheirar tudo o que encontra. O cachorro Hugo vai fazendo livremente as suas escolhas e, cada vez mais, abrindo os seus horizontes e ampliando o número de amigos, os seus espaços e as suas experiências.  Temas: Animais e relacionamentos  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10) PNBE/MEC

84

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 84

06/06/13 11:58


Autora: Maria Clara Machado Ilustradora: Marilia Pirillo Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3352-7

3o ano (a partir de 8 anos)

A viagem de Clarinha

A viagem de Clarinha é mais um presente em prosa da consagrada Maria Clara Machado. Publicado pela primeira vez em 1984, o livro ganha agora novas ilustrações, de Marilia Pirillo, que entrou na viagem fantástica de Maria Clara mar adentro, com direito a tubarões, peixes, ondas e muito mais. Um brinde à fantasia e à sensibilidade do jovem leitor.  Temas: Aventura e fantasia  Tema transversal: Pluralidade cultural  Datas comemorativas: Dia da Navegação (30/9) e Dia Nacional da Leitura (12/10)

85

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 85

06/06/13 11:58


(4 ano) A partir de 9 anos o

Ilustração do livro O futebol do rei leão

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 86

06/06/13 11:58


9 anos – Leitor em processo Aos poucos, nosso leitor se descobre capaz de

Cada criança, mesmo as que têm a mesma idade,

desvendar mais e mais textos, e ao “vencê-los”,

possui diferentes graus de maturidade entre si, por

compreendendo a complexidade das narrativas, dos

isso vale lembrar que a escolha de títulos para essa

cenários e personagens, sente-se motivado a buscar

faixa etária pode e deve ser bastante diversificada.

outros que confirmem suas teorias, provoquem mais

Histórias de ficção contemporânea, histórias em

inquietações, tragam diferentes respostas às mes-

quadrinhos, poesia, lendas, contos de fadas, contos

mas perguntas. “A literatura é, basicamente, uma

populares (nacionais e de outros países) são opções

interrogação sobre o mundo”, afirma a educadora e

adequadas para a meninada de 9 anos. Caprichar na

escritora argentina Maria Tereza Andruetto.

seleção é essencial para que a leitura faça parte e

Tal fato reforça a sua responsabilidade como me-

tenha sentido na vida de seus leitores.

diador de leitura, professor, pois a seleção e a apre-

Nas páginas a seguir você encontrará textos fic-

sentação de livros que ajudem a formar o repertório

cionais e informativos de qualidade de autores do

dos alunos são tarefas árduas. Livros que ajudem

quilate de Roger Mello, Paulinho Tapajós e Luiz Raul

a “interrogar o mundo” precisam ser garimpados,

Machado. Todos são uma ótima oportunidade de

pesquisados, lidos e analisados para que se possa

descortinar novos horizontes para os seus alunos.

compartilhá-los com crianças e jovens. Tudo isso para que eles, por sua vez, consigam atribuir-lhes múltiplos significados, que é a função primeira da literatura.

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 87

06/06/13 11:58


4o ano (a partir de 9 anos)

Paula Saldanha

Os cerrados

Os pantanais

Autora: Paula Saldanha Ilustradora: Regina Yolanda Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2807-3

Autora: Paula Saldanha Ilustradora: Regina Yolanda Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2661-1

A região central do Brasil é ocupada por uma paisagem riquíssima em diversidade ecológica, com grandes campos cobrindo a terra. Em Os cerrados, Paula Saldanha esmiúça as características da região e alerta para sua preservação e os cuidados a serem tomados.  Tema: Cerrado brasileiro  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia (5/6)

Paula Saldanha desvenda os segredos das terras brasileiras. Neste volume, em destaque, a imensidão do Pantanal, sua gente e sua fauna, sempre à mercê das águas.  Tema: Pantanal brasileiro  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia (5/6)

Paula Saldanha é jornalista e escritora. Em suas viagens pelo país, registra paisagens, características e a cultura do povo.

Terras do Sul Autora: Paula Saldanha Ilustradora: Regina Yolanda Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2660-4 Terras do Sul traz um panorama dessa região com clima, vegetação e colonização tão diferentes do resto do Brasil. Lá, a Mata Atlântica é toda pontilhada por florestas de araucárias e os campos de gado se espalham até o limite com o Uruguai. E para ilustrar essa bela paisagem, contamos com os traços e as cores marcantes de Regina Yolanda.  Tema: Região Sul do Brasil  Temas transversais: Meio ambiente e pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia (5/6)

88

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 88

06/06/13 11:58


4o ano (a partir de 9 anos)

As amazônias Autora: Paula Saldanha Ilustradora: Regina Yolanda Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2809-7 Alvo de diversos interesses — do exploratório ao científico —, a maior floresta tropical do mundo cobre mais da metade do Brasil e compõe nosso maior patrimônio ambiental. Em As amazônias, Paula Saldanha conta um pouco da história da grande selva e de seus habitantes e explica o que vem sendo feito para um convívio equilibrado entre floresta e homem.  Tema: Amazônia  Tema transversal: Meio ambiente  Datas comemorativas: Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia (5/6) e Dia da Amazônia (5/9)

Mata Atlântica Autora: Paula Saldanha Ilustradora: Regina Yolanda Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2662-8 Dentro do espírito temático de preservação da natureza, a narrativa expõe a beleza desse santuário natural que está sendo ameaçado pelo egoísmo e irresponsabilidade dos homens. O progressivo crescimento urbano ao redor da floresta vem comprometendo a sua extensão, restando, atualmente, apenas “cinco por cento da Mata Atlântica original”. O cenário de devastação desse templo ecológico brasileiro, que é devorado, diariamente, pelas grandes indústrias de madeira, de carvão, entre outras, é registrado, pela narrativa de Paula Saldanha, de forma crítica, fazendo o pequeno leitor pensar.  Temas: Mata Atlântica e devastação  Tema transversal: Meio ambiente  Datas comemorativas: Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia (5/6) e Dia da Proteção às Florestas (7/7) FNLIJ — Incluído no Catálogo de Bratislava 89

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 89

06/06/13 11:59


Paulinho Tapajós

A lenda da vitória-régia

4o ano (a partir de 9 anos)

Autor: Paulinho Tapajós Ilustradora: Thais Linhares Formato: 15,5x 22,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3230-8 Por serem de tribos inimigas, dois enamorados têm na noite a única oportunidade para poder se encontrar. Com o passar do tempo, cada vez mais apaixonados, os namorados não suportam a dor de ter de viver separados e esconder de todos o amor que sentem um pelo outro. Taionê transforma-se, então, em vitória-régia, que, todas as noites, alimentada pelas lágrimas de Ipurinã, que não se cansa de chorar a morte da amada, se abre em flor para consolá-lo.  Temas: Lendas indígenas e poesia  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Índio (19/4)

Escritor e compositor, Paulinho Tapajós recupera as lendas indígenas e nos apresenta em poesia.

A lenda das amazonas

A lenda do uirapuru

Autor: Paulinho Tapajós Ilustradora: Thais Linhares Formato: 15,5x22,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2312-2

Autor: Paulinho Tapajós Ilustradora: Thais Linhares Formato: 15,5x22,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3229-2

O universo indígena é parte fundamental na formação da cultura brasileira, com suas lendas que misturam histórias de gente, bichos e forças da natureza. Neste livro, o compositor Paulinho Tapajós reconta em versos a incrível história das índias amazonas, belas e corajosas guerreiras que bravamente defenderam o império de Iná contra a invasão dos índios da tribo Içá. As ilustrações de Thais Linhares dão cor e forma aos maravilhosos personagens dessa aventura.  Temas: Lendas indígenas e poesia  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Índio (19/4)

Unauá é uma índia de voz encantadora que um dia se vê cercada por três índios de uma tribo inimiga. Temendo ser atacada, faz o que pode para fugir. Primeiro, busca abrigo no alto de uma árvore. Depois, canta para pedir ajuda aos guerreiros de sua própria tribo. Abençoada pelo deus Anhum, Unauá consegue escapar ao transformar-se no uirapuru, pássaro dono do mais belo e raro canto da floresta.  Temas: Lendas indígenas e poesia  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Índio (19/4)

FDE/SP FDE/SP

90

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 90

06/06/13 11:59


Jogo do bichim

4o ano (a partir de 9 anos)

Luiz Raul Machado

O palhaço de Deus

Autor: Luiz Raul Machado Ilustrador: Daniel Bueno Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 64 ISBN: 978.85.209.2964-3

Autor: Luiz Raul Machado Ilustrador: Salmo Dansa Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2983-4

Edição exclusiva com roteiro de leitura

Edição exclusiva com roteiro de leitura

É verdade que avestruz enfia a cabeça num buraco quando está com medo? É verdade que águia é bicho mau, e cobra é bicho amaldiçoado? É verdade que leão é rei da selva e que porco só faz porcaria? É mentira! Em Jogo do bichim você vai saber o porquê e descobrir muitas verdades também.  Temas: Tradição e saberes populares, animais  Temas transversais: Meio ambiente e pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Mundial dos Animais (4/10) FNLIJ — Catálogo de Bolonha

Um texto lúdico, poético e instigante, capaz de despertar em todos nós o olhar atento às coisas mais belas, simples e profundas da nossa existência. A poesia de Luiz Raul Machado, sob influência de seus mestres Charles Chaplin e Carlos Drummond de Andrade, ganha neste O palhaço de Deus as imagens inspiradoras e também poéticas do ilustrador e artista plástico Salmo Dansa.  Temas: Reflexões sobre a vida e existência, palhaços  Tema transversal: Ética  Datas comemorativas: Dia Nacional da Poesia (14/3) e Dia do Palhaço (10/12)

91

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 91

06/06/13 11:59


4o ano (a partir de 9 anos)

Roger Mello

Cavalhadas de Pirenópolis

Maria Teresa

Autor: Roger Mello Ilustrador: Roger Mello Formato: 27,5x20,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3220-9

Autor: Roger Mello Ilustrador: Roger Mello Formato: 27,5x20,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3231-5

Edição exclusiva com roteiro de leitura

Edição exclusiva com roteiro de leitura

Cavalhadas de Pirenópolis conta a história de um rapaz apaixonado que colhe uma flor para entregar à sua amada, mas para isso teve que vencer muitos desafios. O romance se passa durante as Cavalhadas de Pirenópolis, uma grande festa folclórica que acontece todos os anos, em Pirenópolis, no interior de Goiás.  Temas: Tradição popular, folclore, Goiás  Tema transversal: Pluralidade cultural FNLIJ — Prêmio Melhor Ilustração (Hors Concours) PNBE/MEC Considerado um dos 100 livros imperdíveis de todos os tempos pela revista Nova Escola

Poema lírico e épico impregnado de emoção, fantasia, ficção e realidade. São as memórias de uma carranca, cujo aspecto é de um ser dúbio, metade mulher, metade animal, e, segundo a tradição, sua presença na proa das embarcações espanta os “maus espíritos” e traz sorte aos navegantes... A heroína deste conto/poema — Maria Teresa — coleciona histórias. Para ouvi-las, basta deslizar no azul das páginas deste livro conhecendo o rio São Francisco através da narrativa de uma carranca.  Temas: Tradição popular, rio São Francisco, folclore  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Folclore (22/8) FNLIJ — Prêmio Melhor Ilustração FNLIJ — Incluído no Catálogo de Bratislava

92

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 92

06/06/13 11:59


4o ano (a partir de 9 anos)

O gato sem botas

Onde está a Margarida?

Água, Gaia, fogo e ar

Autora: Lia Neiva Ilustradora: Elisabeth Teixeira Formato: 22x20cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.3226-1

Autora: Fátima Miguez Ilustrador: Victor Tavares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3227-8

Autora: Anna Claudia Ramos Ilustrador: Victor Tavares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 28 ISBN: 978.85.209.2104-3

Lia Neiva “reencontra” esse bichano simpático e recria o conto, de forma inovadora. De botas, o gato perde sua identidade — as botas —, mas consegue recuperar sua sorte e fazer fortuna. É um exemplo de como os fracos e os pequenos devem confiar em sua capacidade e vencer os entraves que surgem no caminho da realização pessoal e profissional.  Temas: Autoestima e superação  Tema transversal: Ética FDE/SP

Evocando tradicionais cantigas de roda, que permeiam e conduzem todo o texto, Onde está a Margarida? fala sobre o amadurecimento, as fantasias e as descobertas da personagem-título, uma menina-mulher em fase de crescimento. Em versos ritmados, ora rimados, ora cadenciados, Margarida, “na calma do jardim, desfolhando seu destino”, encanta e, ao mesmo tempo, embala o leitor, fazendo-o penetrar no universo da poesia.  Temas: Poesia e cantigas de roda, infância  Tema transversal: Pluralidade cultural FNLIJ — Catálogo de Bolonha

Edição exclusiva com roteiro de leitura Anna Cláudia Ramos surpreende o leitor tratando do tema “conscientização sobre a importância da água” de uma forma lúdica e, por que não dizer, mágica. A autora leva o leitor a descobrir a importância da harmonia necessária entre os quatro elementos: água, terra, fogo e ar, para a manutenção da vida.  Temas: Ciclos da vida e da natureza  Temas transversais: Ética e meio ambiente  Data comemorativa: Dia Internacional do Meio ambiente e da Ecologia (5/6) FNLIJ — Catálogo de Bolonha FNLIJ — Acervo Básico

Ilustração do livro O gato sem botas

93

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 93

06/06/13 11:59


Celso Sisto

Eles que não se amavam Autor: Celso Sisto Ilustrador: André Neves Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.1765-7

4o ano (a partir de 9 anos)

Edição exclusiva com roteiro de leitura Havia um abismo entre Alberto e Bernardo. Na verdade, eles se odiavam. Tudo que um gostava o outro não gostava. Quem era amigo de um não podia ser amigo do outro. Será que, se eles tentassem descobrir uma maneira de se suportar, as coisas não teriam sido diferentes? De forma suave, Celso Sisto conta a história dos garotos que, sem nenhuma razão aparente, se odiavam. O tema cai como uma luva para os dias atuais, repletos de intolerância, preconceito e violência.  Temas: Intolerância e violência nas relações pessoais  Temas transversais: Ética e pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Mundial da Tolerância (16/11)

Celso Sisto é carioca e atualmente mora no Rio Grande do Sul. É escritor, professor e às vezes ilustrador. Tem mais de 70 livros publicados para crianças e jovens.

Histórias das terras daqui e de lá Autores: Celso Sisto e Liliana Cinetto Ilustradora: Andréia Resende Formato: 15,5x23cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.3469-2 As histórias deste livro são duas. Uma contada por um contador de histórias das terras daqui e outra contada por uma contadora de histórias das terras de lá. O humor é a palavra que costura as narrativas neste encontro literário. Imprevistos, surpresas e boas risadas convidam o leitor a entrar na história e se divertir com a leitura.  Temas: Tradição oral e humor  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia do Contador de Histórias (20/3)

PNBE/MEC

94

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 94

06/06/13 11:59


Autor: Walmir Ayala Ilustrador: Ivan Zigg Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2693-2

4o ano (a partir de 9 anos)

O futebol do rei leão Na próxima partida de futebol da floresta, o Tatu-bola pode finalmente fazer o seu gol número 574, e todo o reino está se preparando para o evento tão esperado. O que ninguém sabe é que alguns animais vão fazer de tudo para evitar o glorioso gol do Tatu-bola. Mestre dos mundos mágicos, Walmir Ayala é um dos mais premiados autores brasileiros e escreveu vários livros de sucesso.  Temas: Esportes e animais  Temas transversais: Meio ambiente e pluralidade cultural  Datas comemorativas: Dia do Futebol (19/7) e Dia Mundial dos Animais (4/10)

95

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 95

06/06/13 11:59


Amor plenilunar: no jardim do sonho e do esquecimento

4o ano (a partir de 9 anos)

Autor: Rui de Oliveira Ilustrador: Rui de Oliveira Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2931-5 Entre tempos e lugares distintos, entre o céu e a terra, acontece este amor plenilunar, quando um homem comum se apaixona por uma das fases da Lua, pela sua luz. Numa noite especial e única, os dois se sentam à mesma mesa para um jantar, acompanhados das outras três fases, e o destino se dá num bilhete final.  Temas: Relacionamentos e fantasia  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia da Astronomia (2/12)

Dom raposo é fogo! Autor: Paulo Mendes Campos Ilustrador: Marcelo Ribeiro Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 88 ISBN: 978.85.209.3019-9 Baseado na famosa obra folclórica Le Roman de Renart e adaptado por Paulo Mendes Campos, Dom Raposo é fogo! traz várias histórias desse animalzinho que, sem dúvida, é um personagem real. Mas é também um símbolo. Símbolo da manha, da astúcia e também das debilidades humanas.  Temas: Folclore, animais  Tema transversal: Ética

96

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 96

06/06/13 11:59


4o ano (a partir de 9 anos)

Para ler e ver com olhos livres Autoras: Januária Cristina Alvesibi e Flávia Aidar Formato: 24x24cm Páginas: 72 ISBN: 978.85.209.2890-5 Este livro é um convite para que o jovem leitor experiente, com olhos de pássaros, um voo panorâmico sobre parte da produção artística brasileira dos séculos XX e XXI. Pode ser também uma boa brincadeira. Um conjunto de artistas e trabalhos que compõem um arco diversificado de gerações, origens, linguagens, gêneros, experiências e materiais reunidos numa única publicação.  Temas: Arte contemporânea  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Nacional das Artes (12/8)

Zé Vagão da Roda Fina e sua mãe Leopoldina Autora: Sylvia Orthof Ilustrador: Andrés Sandoval Formato: 15,5x23cm Páginas: 56 ISBN: 978.85.209.3169-1 Sylvia Orthof, uma das maiores escritoras da literatura infantojuvenil brasileira, narra as aventuras de uma família muito curiosa: dona Leopoldina, uma locomotiva superprotetora e muito preocupada, e seu filho, um menino-vagão preguiçoso que se recusa a andar na linha. Um enredo fascinante para retratar as eternas dificuldades entre pais e filhos, que se repetem a cada geração.  Temas: Família, fantasia, relação pais e filhos  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia das Mães (segundo domingo de maio)

97

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 97

06/06/13 11:59


(5 ano) A partir de 10 anos o

4o ano (a partir de 9 anos)

Ilustração do livro O baú do seu Machado

98

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 98

06/06/13 12:00


O grande escritor argentino Jorge Luis Borges afirmava

tal cronista Paulo Mendes Campos). Questões como “Para

que só há um livro quando existe um leitor: “O que são as

que tenho que ler isto?” ou “Por que tenho que resumir

palavras postas em um livro? O que são esses símbolos

este capítulo do livro?” são frequentes entre os alunos

mortos? Nada absolutamente. O que é um livro se não o

dessa idade.

abrimos? É simplesmente um cubo de papel e couro, com

Sendo assim, você, professor, poderá elaborar ativida-

folhas; mas se o lemos, acontece algo estranho, creio que

des que motivem seu grupo a experimentar os diversos

muda a cada vez.” Ou seja, a razão de ser dos livros são os

tipos de gêneros textuais e propósitos de leitura, para que

leitores, e aos 10 anos já temos um leitor fluente, capaz de

aperfeiçoem a autonomia leitora recém-adquirida. Estimu-

identificar e discorrer sobre suas preferências literárias.

lar que descubram autores e gêneros de sua preferência

Nessa fase a criança já reconhece com clareza que

pode ser uma boa estratégia. Propor mais de uma leitura

precisa desenvolver diferentes habilidades e estratégias

do mesmo texto, a partir de visões e objetivos diferentes,

para ler os diversos tipos de textos. Consegue identificar

também.

as diferenças entre um texto informativo, didático ou de

Nas páginas seguintes você encontrará em alguns de

ficção. Sabe que todos eles comunicam ideias e que para

nossos grandes autores — do quilate de João Guimarães

compreendê-las é preciso saber, antes, o propósito da-

Rosa e Maria Clara Machado, por exemplo — opções para

quela leitura. Ler uma notícia de jornal para se informar

esse tipo de proposta pedagógica. É ou não é um excelen-

é completamente diferente de ler o texto do livro didático,

te motivo para ler com as crianças?

4o ano (a partir de 9 anos)

10 anos – Leitor fluente

e mais ainda de ler contos de William Shakespeare (em nosso catálogo, esses contos foram adaptados pelo imor99

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 99

06/06/13 12:00


Walmir Ayala

Histórias dos índios do Brasil

5o ano (a partir de 10 anos)

Autor: Walmir Ayala Ilustrador: Aldemir Martins Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 48 ISBN: 978.85.209.2613-0 Em Histórias dos índios do Brasil, Walmir Ayala nos apresenta belas e divertidas fábulas em que a natureza, em todas as suas formas, é a protagonista, mas são os sentimentos e as práticas humanas, como ganância, inteligência, traição e malandragem, que movem os personagens.  Temas: Lendas indígenas e fábulas  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Índio (19/4) FNLIJ — Catálogo de Bolonha

Moça lua e outras lendas Autor: Walmir Ayala Ilustradora: Simone Matias Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 92 ISBN: 978.85.209.2985-8 Moça lua e outras lendas, reinterpretadas pelo poeta e romancista Walmir Ayala, ganham nesta nova edição as coloridas ilustrações de Simone Matias. São 19 lendas indígenas brasileiras, sobretudo do Sul do Brasil, que mantêm a fantasia inventiva e o sabor da imaginação popular peculiares a essas narrativas primitivas. Walmir Ayala nos aproxima ainda mais dos mistérios que ligam o homem à natureza.  Tema: Lendas indígenas brasileiras  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Índio (19/4) FNLIJ — Catálogo de Bolonha

100

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 100

06/06/13 12:00


O dragão verde

O cavalinho azul

Autora: Maria Clara Machado Ilustradora: Graça Lima Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 48 ISBN: 978.85.209.2336-8

Autora: Maria Clara Machado Ilustradora: Graça Lima Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 48 ISBN: 978.85.209.2224-8

Edição exclusiva com roteiro de leitura

Edição exclusiva com roteiro de leitura

Um conto de fadas moderno, livremente inspirado no episódio bíblico de Davi e Golias e recheado de tiradas hilariantes. Como a maioria dos contos de fadas, este também não tem fadas. Ele mostra que a coragem que vem do amor (do menino) e a sabedoria que vem da experiência (do velho) podem derrotar a força bruta (do dragão).  Temas: Conto de fadas moderno, amor, sabedoria e experiência  Tema transversal: Ética

5o ano (a partir de 10 anos)

Maria Clara Machado

Escrita originalmente por Maria Clara Machado como peça teatral infantil, O cavalinho azul não demorou a receber elogios do público e da crítica, e ganhou da própria autora os toques que a transformariam num texto em prosa. Esta história de muitas histórias — do Vicente, do cavalo e do Velho que a contou —, com episódios reais e imaginários, valores, sonhos e perseverança, já encantou muitas gerações com a poesia do enredo e dos diálogos, as peripécias dos personagens e os sentimentos que tudo isso desperta em nós.  Temas: Fantasia, perseverança, sonho, família e amizade  Tema transversal: Pluralidade cultural

FNLIJ — Catálogo de Bolonha FDE/SP

PNBE/MEC

101

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 101

06/06/13 12:00


O rouxinol e outras histórias

5o ano (a partir de 10 anos)

Autor: Hans Christian Andersen Tradução e adaptação: Maria Clara Machado Ilustrador: Viny Wolf Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 64 ISBN: 978.85.209.3013-7 “Há centenas de traduções e de adaptações dos contos de Andersen. Aqui, uma característica especial: o dedo de Maria Clara Machado, a mestra maior do teatro para crianças no Brasil. As versões são quase totalmente fiéis aos originais de Andersen, mas ganharam uma saborosa linguagem brasileira. O encantamento permanece, assim como o lirismo, o humor e as belas descrições de Andersen.” — Luiz Raul Machado  Temas: Contos de fada e tradição oral  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Contador de Histórias (20/3)

João e Maria e outros contos de Grimm Autores: Irmãos Grimm Tradução e adaptação: Maria Clara Machado Organizador: Luiz Raul Machado Ilustradora: Andreia Vieira Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 80 ISBN: 978.85.209.3330-5 As maravilhosas histórias consagradas na obra dos irmãos Grimm passaram de pais para filhos através dos séculos, e são contadas de mil formas diferentes, mantendo algumas características essenciais. Dos mais de duzentos contos recolhidos por eles, esta seleção reúne 11, alguns dos mais conhecidos e amados pelas crianças. E quem fez a adaptação foi Maria Clara Machado, o nome mais importante da história do teatro para crianças no Brasil.  Temas: Contos de fada e tradição oral  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia do Contador de Histórias (20/3)

FNLIJ — Altamente Recomendável — Reconto

102

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 102

06/06/13 12:00


Autor e ilustrador: Antoine de Saint-Exupéry Formato: 15,5x23cm Páginas: 96 ISBN: 978.85.220.0523-9

Edição exclusiva com roteiro de leitura com história da Segunda Guerra Mundial

5o ano (a partir de 10 anos)

O Pequeno Príncipe Publicado pela primeira vez em 1943, O pequeno príncipe chegou ao Brasil em 1952. Em qualquer uma das mais de 150 línguas em que é publicada, a história do piloto cujo avião cai no deserto do Saara encanta. Lá, ele encontra um príncipe, “um pedacinho de gente inteiramente extraordinário” que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana em personagens como o vaidoso, capaz de ouvir apenas elogios. Também fazem parte da história o acendedor de lampiões, fiel ao regulamento; o bêbado, que bebia por ter vergonha de beber; o homem de negócios que possuía as estrelas e as contava e recontava em ambição inútil e desenfreada; a serpente enigmática; a flor que ele amava acima de todos os planetas.  Temas: Infância, questionamentos, imaginação  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia das Crianças (12/10) Considerado um dos 100 livros imperdíveis de todos os tempos pela revista Nova Escola PNBE/MEC Disponível em versão digital

103

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 103

06/06/13 12:00


5o ano (a partir de 10 anos)

Sylvia Orthof

Se a memória não me falha

Luana adolescente, lua crescente

Autora: Sylvia Orthof Ilustradora: Suppa Formato: 15,5x23cm Páginas: 112 ISBN: 978.85.209.3020-5

Autora: Sylvia Orthof Ilustradora: Sylvia Orthof Formato: 13,5x20,8cm Páginas: 64 ISBN: 978.85.209.3164-6

Sylvia Orthof conta fatos e sentimentos comuns à adolescência resgatados de seu próprio passado — o primeiro beijo, o baile tão esperado, as farras no colégio, medos, sustos e emoções.  Tema: Adolescência  Tema transversal: Pluralidade cultural FNLIJ — Incluído no Catálogo Viagem da Leitura PNBE/MEC

Luana tem, como todo adolescente, seus segredos e seus amores. Seu diário secretíssimo — que não deve ser lido por garotos — é cobiçado por aqueles que procuram entender todas as “luas” de Luana, que a tornam tão mutante, misturando realidade e fantasia.  Tema: Adolescência  Tema transversal: Pluralidade cultural UBE — Prêmio Adolfo Aizen FNLIJ — Altamente Recomendável para o Jovem

Zoiudo (o monstrinho que bebia colírio) Autora: Sylvia Orthof Ilustradora: Ana Terra Formato: 15,5x23cm Páginas: 88 ISBN: 978.85.209.3170-7 Em Zoiudo (o monstrinho que bebia colírio), Sylvia Orthof transporta para Petrópolis, sua terra natal, um mundo cheio de fantasia, criando uma história que mistura o trivial do dia a dia na cidade a uma atmosfera lúdica, repleta de elementos fantásticos. Como não poderia deixar de ser quando falamos de Sylvia Orthof, Zoiudo é um livro imperdível.  Temas: Memória e fantasia  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia da Criatividade (17/11)

PNBE/MEC FDE/SP

104

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 104

06/06/13 12:00


Texto: Paulo Mendes Campos Ilustrador: Alexandre Guedes Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 88 ISBN: 978.85.209.2798-4

Edição exclusiva com roteiro de leitura Considerado o maior dramaturgo de todos os tempos, William Shakespeare perpetuou-se na história do teatro mundial. Neste volume estão reunidas sete peças criadas por Shakespeare e recontadas em prosa por Paulo Mendes Campos: Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo, MacBeth, Sonho de uma noite de verão, A megera domada e A tempestade.  Temas: Vingança, amor, traição, moralidade, inveja, tragédia  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia do Teatro (19/9)

Um dente de leite, um saco de ossinhos Autora: Nilma Lacerda Ilustradora: Christiane Mello Formato: 18x21cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.1670-4 Imagine uma menina nem grande de mais, nem pequena de menos, que um dia a tia diz assim: “Virgem, parece até que essa menina é comadre da Morte!” Imaginou? Pensou no que ela fez com isso? Pois, na verdade, ela não dormia direito de noite, não ficava em paz de dia — a Morte esperava para atacar de surpresa, sem parar, sem parar. Este livro mostra um mundo perto, e longe de nós, feito de palavras, de traços, de cores e de um saber especial sobre a Vida, sobre os encontros da vida com a morte.  Tema: Ciclos da vida  Tema transversal: Ética

O baú do Seu Machado

5o ano (a partir de 10 anos)

Contos de Shakespeare

Autoras: Márcia Kaskus e Sílvia Eleutério Ilustrador: Victor Tavares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 32 ISBN: 978.85.209.2477-8 O baú do Seu Machado traz novo fôlego de ineditismo e originalidade às adaptações do “Bruxo do Cosme Velho”, destinadas ao público infantil, ao transformar o autor em personagem para dialogar com suas criações. Na obra, Seu Machado é um escritor que perde a memória e, com ela, seus personagens! Com seu cãozinho Quincas Borba, aventura-se num enredo cheio de peripécias. Márcia Kaskus e Sílvia Eleutério costuram, com leveza e humor, um texto de linguagem acessível e atraente aos leitores de hoje.  Tema: Machado de Assis (vida, obra e personagens)  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia da Língua Portuguesa (10/6)

FDE/SP Prefeitura do Rio de Janeiro

105

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 105

06/06/13 12:00


Vovó e vento, quanto movimento!

Chifre em cabeça de cavalo

Autora: Edna Bueno Ilustrador: Victor Tavares Formato: 14x19cm Páginas: 48 ISBN: 978.85.209.3232-2

Autor: Luiz Raul Machado Ilustradora: Ana Freitas Formato: 15,5x23cm Páginas: 64 ISBN: 978.85.209.2986-5

5o ano (a partir de 10 anos)

O que pode acontecer de emocionante quando um neto e sua avó resolvem fazer um simples passeio para comemorar o seu aniversário? Tudo! Desde a descoberta mútua, o fascínio pela arte, a lição de história, até a mais eletrizante aventura.  Tema: Relação entre avós e netos  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia dos Avós (26/7) FNLIJ — Catálogo de Bolonha

Edição exclusiva com roteiro de leitura O amor adolescente e a dificuldade de crescer sem medo de perder a magia que envolve a vida são os temas deste livro. Entre citações da arte mundial, o autor procura mostrar a insistência do ser humano em “procurar chifre em cabeça de cavalo”.  Temas: Ciclos da vida, literatura  Tema transversal: Ética FNLIJ — Prêmio O Melhor Para o Jovem FNLIJ — Catálogo de Bolonha PNBE/MEC

Quando Maria encontrou João Autor: Rui de Oliveira Ilustrador: Rui de Oliveira Formato: 27,5x20,5cm Páginas: 36 ISBN: 978.85.209.2848-6

Edição exclusiva com roteiro de leitura Livro de imagens Tema clássico da literatura universal, a busca pelo amor verdadeiro e completo é agora revisitada pelo renomado ilustrador, e também escritor, Rui de Oliveira. Rui narra em imagens a história de uma dessas buscas, que aqui surge logo depois do primeiro encontro de Maria e João, desfeito quase que imediatamente com uma ingênua brincadeira de esconde-esconde. Do lúdico à esperança do reencontro e da transformação, em um tempo simultaneamente indefinido e presente, vivenciamos a instabilidade da procura e do destino.  Temas: Narrativas por imagens, amor, ciclos da vida  Tema transversal: Ética FNLIJ — Catálogo de Bolonha FNLIJ — Altamente Recomendável — Imagem

106

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 106

06/06/13 12:00


Autor: João Guimarães Rosa Ilustrador: Nelson Cruz Formato: 27,5x20,5cm Páginas: 24 ISBN: 978.85.209.2232-3

5o ano (a partir de 10 anos)

As margens da alegria Edição exclusiva com roteiro de leitura

FNLIJ — Altamente Recomendável para a Criança FNLIJ — Catálogo de Bolonha IBBY — Lista de Honra 2012, na categoria de Ilustração Prefeitura de Contagem/MG FDE/SP

As margens da alegria, um dos contos do clássico Primeiras estórias, ganha ilustrações de Nelson Cruz e projeto editorial diferenciado para conquistar outras gerações de leitores e possibilitar novas leituras. Afinal, Primeiras estórias constitui, certamente, o melhor livro para iniciação em Guimarães Rosa. As margens da alegria desenrola-se numa região não especificada, mas reconhecível, embora o seu cenário seja apenas esboçado. E isso porque, como há um estilo Guimarães Rosa, há também um mundo Guimarães Rosa perfeitamente identificável, no sentido de que sua obra criou um âmbito próprio, um espaço geográfico e temporal que não se demarca por latitudes e longitudes. Em Guimarães Rosa, o cenário, os personagens, o mundo, o sertão e a cidade são míticos, mesmo quando revelam suas facetas.  Temas: Mudança, transformação, sonho  Tema transversal: Pluralidade cultural

107

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 107

06/06/13 12:00


Um passeio pela África Autor: Alberto da Costa e Silva Ilustrador: Rodrigo Rosa Formato: 15x22,5cm Páginas: 80 ISBN: 978.85.209.1781-7

Edição exclusiva com roteiro de leitura

5o ano (a partir de 10 anos)

Angola, Guiné, Costa do Marfim, Senegal, Congo. Em Um passeio pela África, os jovens brasileiros Zezinha, Gustavo e Inácio se aventuram por um continente que, na maioria das vezes, conhecemos apenas dos atlas geográficos. Fugindo dos clichês, Costa e Silva revela para os jovens leitores uma África urbana e moderna, sem deixar de destacar as peculiaridades de cada país visitado por seu trio de personagens.

Poesia matemática Autor: Millôr Fernandes Ilustrador: Millôr Fernandes Formato: 20x20cm Páginas: 56 ISBN: 978.85.209.3470-8 Millôr Fernandes é um dos poucos escritores que teriam a inventividade necessária para supor uma história de amor, tão bonita quanto inusitada, no cenário improvável de um simples livro de matemática. Com seus versos imersos numa dimensão fantástica, repletos de imaginação, o poema condensa, a uma só vez, diferentes qualidades de Millôr: a criatividade, a sagacidade e, é claro, uma boa dose de humor.

 Tema: Relações entre África e Brasil  Tema transversal: Pluralidade cultural  Datas comemorativas: Dia Mundial da Tolerância (16/11) e Dia Nacional da Consciência Negra (20/11)

 Temas: Humor, amor, matemática, poesia  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Nacional da Poesia (14/3) e Dia Nacional da Matemática (6/5)

FNLIJ — Catálogo de Bolonha

PNBE/MEC

O roubo da varinha de condão e outras histórias Autora: Nora Rónai Organizadora: Laura Sandroni Ilustradora: Andrea Ebert Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 128 ISBN: 978.85.209.3329-9 “Conhecedora das histórias do reino das fadas, Nora Rónai expressa nessas narrativas a visão e os conceitos contemporâneos, em frases curtas, palavras precisas, descrições cuidadosas dos protagonistas e seu entorno, com fina ironia. Com raízes fincadas na tradição, Nora Rónai nos fala de forma atual da permanência dos nossos sonhos passados e do que a imaginação humana foi capaz de nos transmitir através do tempo, por incontáveis gerações.” — Laura Sandroni  Tema: Contos de fada  Tema transversal: Ética

FDE/SP

108

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 108

06/06/13 12:01


Autor: Caio Fernando Abreu Ilustrador: Victor Tavares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 56 ISBN: 978.85.209.3299-5

5o ano (a partir de 10 anos)

A Comunidade do Arco-Íris A Comunidade do Arco-Íris é um pacato recanto da natureza, bem distante do Reino dos Homens. Mas a paz na Comunidade do Arco-Íris é ameaçada quando seus moradores — a Sereia, o Mágico, o músico Roque, o Soldadinho e a Bailarina — perdem seus pertences mais valiosos. Quem será que roubou? Esse é o mistério divertido que Caio Fernando Abreu escreveu para as crianças assistirem no teatro. Com belas ilustrações de Victor Tavares, esta peça é publicada agora pela primeira vez em edição infantil.  Temas: Crítica social à vida moderna e ecologia  Temas transversais: Ética, meio ambiente e trabalho e consumo  Data comemorativa: Dia do Teatro (27/3)

109

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 109

06/06/13 12:01


O Rei do Rio de Ouro

5o ano (a partir de 10 anos)

Autor: John Ruskin Tradução e adaptação: Paulo Mendes Campos Ilustrador: Andrés Sandoval Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 48 ISBN: 978.85.209.3033-5 Esta é uma aventura de três irmãos em busca do Rio de Ouro. Dois deles, Pedro e João, são malvados, mesquinhos e cruéis. O mais novo, Ângelo, é bondoso e solidário, o contrário de seus dois irmãos. Os valores que levam em sua vida vão determinar o sucesso ou o fracasso de cada um nessa aventura perigosa.  Temas: Solidariedade, tradição oral  Tema transversal: Ética

O tesouro do quilombo Autor: Angelo Machado Ilustrador: Aragão Formato: 13,5x20,8cm Páginas: 128 ISBN: 978.85.209.1146-4 Eduardo, típico garoto de cidade grande, conhece novos amigos na fazenda de seu pai. Com eles vive aventuras e descobertas em busca do tesouro do Quilombo do Ambrósio, que existiu de verdade e foi um dos mais importantes do país.  Temas: História do Brasil, folclore  Tema transversal: Pluralidade cultural  Datas comemorativas: Dia do Folclore (22/8) e Dia da Consciência Negra (20/11) FNLIJ — Altamente Recomendável para o Jovem PNBE/MEC

110

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 110

06/06/13 12:01


5o ano (a partir de 10 anos)

Ilustração do livro Zoiudo (O monstrinho que bebia colírio)

111

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 111

06/06/13 12:01


Obras de referĂŞncia

Imagem do DicionĂĄrio infantil ilustrado

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 112

06/06/13 12:01


Obras de referência – Ferramentas de estudo Com minidicionários, gramáticas e atlas da mais alta qualidade, a seleção de obras de referência a seguir oferece materiais atualizados, publicados em parceria com alguns dos grandes nomes de ensino de língua portuguesa e geografia no Brasil e no mundo. Tenha sempre à mão esses verdadeiros salva-vidas escolares!

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 113

06/06/13 12:01


Evanildo Bechara

Dicionário infantil ilustrado

Obras de referência

Autor: Evanildo Bechara Ilustradora: Thais Linhares Formato: 20,5x27,5cm Páginas: 136 ISBN: 978.85.209.2237-8 Este dicionário foi especialmente feito para crianças em fase de alfabetização. Ele tem por objetivo desenvolver a compreensão de textos escritos, incentivar a prática da leitura e da oralidade, além de tornar as crianças capazes de produzir novos textos. Mais do que isso, o Dicionário infantil ilustrado Evanildo Bechara pretende contribuir para a formação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres, da importância da convivência civilizada com o outro e da preservação ambiental. São apresentados mil verbetes (com plural e feminino irregulares) e 387 ilustrações que, acompanhando as definições, contribuem para uma melhor, mais rápida e prazerosa apreensão do significado das palavras.

Minidicionário da língua portuguesa Autor: Evanildo Bechara Formato: 13,5×20cm Páginas: 1.024 ISBN: 978.85.209.2185-2 Com sua experiência de mais de cinquenta anos de magistério, o professor e gramático Bechara elaborou um minidicionário simples, prático e fácil de consultar. Com mais de trinta mil verbetes, destaca todas as palavras que foram alteradas pela Reforma Ortográfica e é o único que apresenta uma lista com todas essas palavras em ordem alfabética. Este minidicionário traz também uma gramática básica, verdadeiro tira-dúvidas da língua portuguesa, com uma tabela com as novas regras do uso do hífen.  Temas: Língua portuguesa, vocabulário

Gramática escolar da língua portuguesa Autor: Evanildo Bechara Formato: 15,5×23cm Páginas: 708 + encarte com 32 páginas ISBN: 978.85.209.2145-6

2ª edição ampliada e atualizada Esta obra, elaborada pelo maior gramático e lexicógrafo do país, prof. Evanildo Bechara, possui, ao final de cada capítulo, exercícios de fixação dos conceitos apresentados na parte teórica, e vem acompanhada de um encarte com as respostas dos exercícios propostos. Há um capítulo especial sobre compreensão e interpretação de textos e, ao fim, encontra-se um índice de assuntos, para auxiliar a consulta. Indicada para o segundo ciclo do ensino fundamental, para o ensino médio e aos candidatos que se preparam para concursos, a Gramática escolar da língua portuguesa visa ensinar o leitor a utilizar com eficiência e correção, falando ou escrevendo, esse instrumento de compreensão fundamental que é a linguagem humana.

114

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 114

06/06/13 12:01


Obras de referência

Evanildo bechara, professor titular e emérito da UERJ e da UFF, atua nos cursos de pós-graduação e de aperfeiçoamento para professores universitários e de ensino fundamental e médio. É membro da Academia Brasileira de Letras e o representante brasileiro do novo Acordo Ortográfico.

Grande desafio global do Google Earth Autor: Clive Gifford Ilustrador: William Ings Formato: 26×30cm Páginas: 96 ISBN: 978.85.220.1383-8 Prepare-se para uma viagem repleta de desafios, objetos para procurar e lugares para explorar com a ajuda de seu computador e do Google Earth. Navegue pelas ruas de cidades como Nova York e Tóquio, visite paisagens impressionantes, como a Floresta Amazônica e as montanhas do Himalaia, e veja de perto marcos mundialmente famosos. Encontre também as respostas dos enigmas, seguindo as pistas que o levarão a um destino final ultrassecreto!

Atlas geográfico mundial Nova Fronteira Tradutor: Henrique Monteiro Formato: 22,5×31cm Páginas: 96 ISBN: 978.85.209.3158-5 Resultado de uma parceria bem-sucedida com a Harper Collins, este Atlas geográfico mundial oferece uma das mais confiáveis e atualizadas fontes de informação e conhecimento geográfico disponíveis no mercado. Além de reunir mapas políticos e físicos dos continentes, do Brasil e de suas regiões, ele contempla os assuntos mais importantes da atualidade em mapas temáticos, gráficos e tabelas, em uma linguagem cartográfica clara e objetiva, explicada em detalhes logo nas primeiras páginas. Essencial para todo estudante e interessado em geografia.  Tema: Mapas detalhados do mundo

 Tema: Navegação por cidades do mundo via satélite 115

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 115

06/06/13 12:01


Obras de referência

Biblioteca do Professor

Ilustração do livro A literatura na leitura na infância

116

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 116

06/06/13 12:01


É com imensa alegria que apresentamos, pela primeira vez

à ação de conduzir a finalidades socialmente prefiguradas, o

em nosso catálogo, a Biblioteca do Professor, um conjunto de

que pressupõe a existência e a partilha de projetos coletivos.”

obras que pretendem auxiliá-lo em seu planejamento peda-

No entanto, sabemos que o trabalho com projetos deman-

gógico.

da do professor uma revisão do seu papel e também do seu

Organizamos os títulos por área de conhecimento, o que

conceito de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, é preciso

vai permitir que você utilize em mais de um projeto ou disci-

que você se coloque como um “propositor de territórios” junto

plina que esteja conduzindo. A ideia é que eles possam servir

ao aluno, pesquisando com ele e levando-o a buscar múltiplas

como referência confiável e segura para que você, com eles e

respostas para a mesma questão. Cabe também a você, pro-

a partir deles, amplie seu repertório e o de seus alunos sobre

fessor, planejar com cuidado o tema do projeto, a partir do in-

aquele assunto ou área.

teresse dos alunos e de sua proposta pedagógica. Se centrado

Há um incentivo crescente, inclusive por parte dos Parâme-

na resolução de problemas significativos e entendendo o alu-

tros Curriculares Nacionais, para que se trabalhe com e por

no como um sujeito ativo nessa tarefa, os Projetos tendem a

meio de Projetos na escola. Essa metodologia tem se mostra-

ser ferramentas importantes na construção do conhecimento.

do eficaz para despertar o interesse e ajudar o aluno a produzir

Nesse sentido, a nossa Biblioteca do Professor oferece

conhecimento. Educação e Projeto estão intimamente ligados,

bons títulos e autores que podem apoiá-lo nessa empreitada.

inclusive etimologicamente, conforme esclarece o professor

Obras de referência

Referências para o professor

Bom trabalho!

Nílson José Machado, em seu livro Cidadania e educação: “A palavra educação sempre teve seu significado associado

117

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 117

06/06/13 12:01


Língua Portuguesa

A nova ortografia

Biblioteca do Professor

Autor: Evanildo Bechara Formato: 13,8×20,8cm Páginas: 144 ISBN: 978.85.209.2160-9 Com a aprovação do novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, a Editora Nova Fronteira lança A nova ortografia, com o que muda e o que não muda na hora de escrever, do ponto de vista do maior gramático e lexicógrafo da atualidade, Evanildo Bechara. Ele expõe as vantagens da unificação da língua, por que ainda há críticas e os critérios e razões para a elaboração deste novo Acordo. O livro que vai responder a todas as suas dúvidas sobre o novo Acordo Ortográfico.

O que muda com o novo Acordo Ortográfico Autor: Evanildo Bechara Formato: 13,8×20,8cm Páginas: 80 ISBN: 978.85.209.2138-8 Um guia prático e abrangente das mudanças estabelecidas pelo novo Acordo Ortográfico, elaborado de forma clara e didática pelo grande gramático e lexicógrafo da língua portuguesa Evanildo Bechara. E seu texto já está adaptado às novas regras do Acordo Ortográfico. Trata-se de uma ferramenta extremamente prática para todos os usuários da língua portuguesa no Brasil.

Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento Autor: Carlos Eduardo Falcão Uchôa Formato: 13,5×21 Páginas: 144 ISBN: 978.85.209.2432-7 Este livro defende um ensino de análise sintática desenvolvido através do exercício constante da linguagem, e não da metalinguagem, não se reduzindo a nomear ou a classificar mecanicamente, e improdutivamente, termos e orações. Dedica-se ainda um capítulo especial ao estudo dos usos e significações da vírgula, como operador sintático e semântico de inegável importância, integrando-o, assim, ao ensino da estrutura de orações e períodos.  Temas: Língua portuguesa, sintaxe

118

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 118

06/06/13 12:01


De Lobato a Bojunga: as reinações renovadas Autora: Laura Sandroni Formato: 13,5×20,5cm Páginas: 192 ISBN: 978.85.209.2685-7 Livro fundamental para a boa compreensão do panorama da literatura infantil brasileira, De Lobato a Bojunga traça o desenvolvimento da produção de livros para crianças, destacando seus autores mais representativos. É uma leitura indispensável para todos aqueles que se interessam pelo assunto.  Tema: Literatura infantil brasileira  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Nacional da Literatura Infantil (18/4) FNLIJ — Catálogo de Bolonha Disponível em versão digital

Biblioteca do Professor

Literatura

A literatura na leitura da infância Autora: Fátima Miguez Ilustrador: Rui de Oliveira Formato: 13,5×20,8cm Páginas: 168 ISBN: 978.85.209.3036-6 Vivemos um momento muito especial na história do livro infantojuvenil brasileiro. Cada vez mais investimos na formação do leitor, na qualidade do livro para a criança e nas políticas de incentivo à leitura. Ser um país leitor é a nossa meta. Mas, para alcançarmos esse objetivo, precisamos qualificar professores, bibliotecários, mediadores de leitura e agentes culturais. Este livro visa a orientar esses profissionais, fazendo-os refletir sobre os vários caminhos da literatura e da leitura no cotidiano familiar e escolar da criança.

Nas arte-manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula Autora: Fátima Miguez Formato: 15,5×23cm Páginas: 136 ISBN: 978.85.209.2962-9 Como trabalhar com os livros de literatura infantojuvenil em sala de aula? Como despertar na criança e no jovem o gosto pelos livros? Como resposta a essas perguntas, Fátima Miguez elaborou um texto didático, pleno de beleza e lirismo, que reflete bem a sua experiência como autora e professora. Nas arte-manhas do imaginário infantil é um livro imprescindível ao professoreducador que queira enxergar um pouco além do dia a dia em sala de aula.

 Tema: Literatura infantojuvenil  Data comemorativa: Dia Nacional da Literatura Infantil (18/4)

 Tema: Ensino de literatura nas escolas  Data comemorativa: Dia Nacional da Literatura Infantil (18/4)

FNLIJ — Catálogo de Bolonha

PNBE do Professor/MEC 119

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 119

06/06/13 12:01


A arte de cantar e contar histórias: narrativas orais e processos criativos

Biblioteca do Professor

Autora: Bia Bedran Formato: 13,5×20,8cm Páginas: 168 ISBN: 978.85.209.3046-5 Quando se trata da arte de cantar e contar histórias, Bia Bedran costuma ser uma das primeiras referências a serem citadas. Em mais de 35 anos dedicados ao público infantil, Bia construiu uma carreira de sucesso, participando ativamente da infância de várias gerações, educando, permeando sonhos e estimulando a criatividade de crianças do Brasil inteiro. Neste livro, um rico estudo sobre narrativas orais e processos criativos, ela aborda a importância da palavra contada, multiplicadora de possibilidades criativas.  Temas: Narrativas orais, criação de histórias  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Contador de Histórias (20/3)

O empalhador de passarinho Autor: Mário de Andrade Formato: 13,5×20,5cm Páginas: 328 ISBN: 978.85.209.3039-7 O empalhador de passarinho é uma reunião de textos de natureza múltipla, em que nosso grande modernista disserta sobre temas que vão do conceito de conto (e seus maiores representantes na literatura brasileira) até um belo ensaio crítico de Fogo morto, romance de José Lins do Rego, passando por leituras das obras de Murilo Mendes, Camargo Guarnieri, Cecília Meireles, entre outros.  Tema: Literatura  Tema transversal: Pluralidade cultural

O baile das quatro artes Autor: Mário de Andrade Formato: 13,5×20,5cm Páginas: 176 ISBN: 978.85.209.2930-8 Defensor da boa arte, do belo e da humanidade, Mário de Andrade, em O baile das quatro artes, traz à tona a boa arte nas diferentes esferas da representação – a música, a literatura, o cinema, as artes plásticas. São, portanto, analisadas nestes estudos aqui reunidos obras de artistas — no sentido andradiano também de artesão, conhecedor da técnica e da realidade — como Chopin, Walt Disney, Candido Portinari, os cordelistas Antônio Silvino e João Martins de Ataíde, entre outros.  Temas: Música, literatura, cinema, artes plásticas  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Nacional das Artes (12/8)

FNLIJ — Catálogo de Bolonha FNLIJ — Altamente Recomendável — Teórico

120

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 120

06/06/13 12:02


100 jogos dramáticos & Exercícios de palco Autoras: Maria Clara Machado e Marta Rosman Formato: 13,5×20,8cm Páginas: 112 ISBN: 978.85.209.3086-1 Nesta edição reunimos dois livros que se complementam. Aqui as autoras nos explicam de um jeito conciso, objetivo e claro as regras do jogo dramático, a importância da dramatização espontânea e da improvisação, sobretudo na educação escolar. E esclarecem o papel da imaginação e da espontaneidade no fazer teatral, propondo ainda cem jogos dramáticos e textos para exercícios de palco, em vários níveis de complexidade, essenciais para desenvolver habilidades e promover essa arte tão fascinante e criativa.  Tema: Técnicas teatrais  Data comemorativa: Dia do Teatro (27/3)

Como fazer teatrinho de bonecos Autora: Maria Clara Machado Formato: 13,5×20,8cm Páginas: 72 ISBN: 978.85.209.3512-5 Como fazer teatrinho de bonecos (1970) é um texto teórico de Maria Clara Machado sobre essa forma de arte que encanta crianças de todas as idades. Aqui, a grande autora de nossa dramaturgia infantil nos ensina detalhes técnicos e afetivos que são determinantes não só para a produção de um bom espetáculo, mas também para aprendermos a reconhecer a importância da arte no nosso dia a dia.  Tema: Técnicas teatrais  Datas comemorativas: Dia do Teatro (27/3), Dia do Fantoche (9/5) PNBE do Professor/MEC

Biblioteca do Professor

Artes (ilustração, teatro, música, fotografia)

Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens Autor e ilustrador: Rui de Oliveira Formato: 20×25cm Páginas: 176 ISBN: 978.85.209.2073-2 Esta é uma análise teórica sobre a ilustração de livros infantis e juvenis, escrita por um dos mais importantes ilustradores contemporâneos, Rui de Oliveira. Trata-se de uma obra de referência fundamental para todos aqueles que admiram, estudam ou ensinam a literatura infantojuvenil brasileira, para os que se interessam pela arte da ilustração de livros infantis e juvenis e, sobretudo, para todos os que apreciam a história da arte, dos livros e da literatura.  Tema: Ilustração na literatura infantojuvenil  Data comemorativa: Dia Nacional da Literatura Infantil (18/4) FNLIJ — O Melhor Livro Teórico 121

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 121

06/06/13 12:02


Ilustração do livro Pelos Jardins Boboli

A câmara clara: nota sobre a fotografia

Biblioteca do Professor

Autor: Roland Barthes Tradutor: Júlio Castañon Guimarães Formato: 13×20 Páginas: 136 ISBN: 978.85.209.2764-9 Com um texto que mescla linguagem acadêmica e literária, Roland Barthes mostra que a fotografia se limitaria a um simples registro documental, não fosse a intervenção pessoal, subjetiva do observador, que vê nela mais do que um registro realista ou uma mensagem codificada, fruto de um processo físico-químico. Um ensaio clássico de um dos pensadores mais estudados do mundo.  Tema: Fotografia  Data comemorativa: Dia Mundial da Fotografia (19/8)

História da música no Brasil Autor: Vasco Mariz Formato: 13,5×20,8cm Páginas: 512 ISBN: 978.85.209.3088-5 Nesta reedição de um dos maiores clássicos da história da música erudita brasileira, o musicólogo Vasco Mariz retrocede ao Brasil colonial e avança pelos gênios de Carlos Gomes e Villa-Lobos até músicos mais contemporâneos, registrando os diferentes tons de uma música nacional pouco familiar ao grande público.  Temas: História, música clássica  Data comemorativa: Dia Nacional da Música Clássica (5/3)

122

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 122

06/06/13 12:02


1565 — Enquanto o Brasil nascia: a aventura de portugueses, franceses, índios e negros na fundação do país Autor: Pedro Doria Formato: 15,5×23cm Páginas: 312 ISBN: 978.85.209.3114-1 Este é um livro de história. Ou de muitas histórias. São personagens, lugares, vidas que se encontram no início da formação do nosso país. E isso tudo nos dois primeiros séculos de colonização portuguesa. Um período de batalhas sangrentas, grandes aventuras, episódios de sorte e coragem, vitórias e reveses, drama e tragicomédia, tecendo o momento da fundação do Rio de Janeiro, em 1565.  Temas: História, Brasil colonial  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Aniversário da cidade do Rio de Janeiro (1/3)

Biblioteca do Professor

História

Formação do Brasil colonial

História ilustrada do Egito antigo

Autores: Arno Wehling e Maria José C.M. Wehling Formato: 13,5×20,8cm Páginas: 512 ISBN: 978.85.209.3050-2

Autor: Paul Johnson Tradutor: Alberto Pucheu Formato: 15,5×23cm Páginas: 464 ISBN: 978.85.00.33033-9

Este estudo inovador e de fácil leitura fala sobre a interação dos três grupos étnicos que atuavam sobre a realidade social do Brasil entre os séculos XVI e XIX, cada um com suas diferenças políticas, econômicas, sociais e ideológicas, interagindo num local ainda a ser conquistado, frequentemente em conflito com o meio social em que habitavam.  Temas: História, Brasil colonial  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21/3)

Este livro mostra as peculiaridades da civilização egípcia antiga. Sua cultura, com a grandiosidade de suas construções e de seus rituais fúnebres, nos estimula a fazer questões instigantes, como: por que envolver cadáveres em bandagens? Como transportar grandes blocos de pedra a alturas tão impressionantes? Com que propósito se dedicar a tamanha realização arquitetônica?  Temas: História, Egito antigo  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Nacional da Comunidade Árabe (25/3)

FDE/SP

Disponível em versão digital 123

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 123

06/06/13 12:02


Pedagogia

Filosofia

Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire: três grandes nomes da pedagogia

Filosofia em cinco lições

Biblioteca do Professor

Autores: Fernando Becker, Lino de Macedo, Luiz Marine José do Nascimento, Maria Lúcia Machado Nicolau, Mitsuko Aparecida Makino Antunes e Moacir Gadotti Formato: 13,5×20,8cm Páginas: 120 ISBN: 978.85.209.2398-6 Neste Jean Piaget, Maria Missouri e Paulo Freire, especialistas analisam o trabalho dos três grandes pensadores que fundamentaram a prática pedagógica no Brasil e no mundo. O livro é uma ótima ferramenta para pedagogos e professores, ajudando-os nos novos desafios da educação e no trabalho em sala de aula.  Data comemorativa: Dia do Professor (15/10)

Autor: Roger-Pol Droit Tradutor: Jorge Bastos Formato: 13,5×20,8cm Páginas: 320 ISBN: 978.85.209.2889-9 Ao explicar o que os maiores pensadores da história refletem sobre a verdade, Filosofia em cinco lições permite ao leitor se aprofundar nas grandes obras que cunharam o conhecimento ocidental. A história da filosofia é uma viagem de 26 séculos, e Roger-Pol Droit dirá o que é preciso levar na bagagem.  Temas: História da filosofia  Data comemorativa: Dia do Filósofo (16/8)

124

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 124

06/06/13 12:03


Biblioteca do Professor

Direitos Humanos

Justiça: pensando alto sobre violência, crime e castigo

Educação em direitos humanos: caminhos para a cidadania

Indígenas do Brasil: entre a resistência e a permanência

Autor: Luiz Eduardo Soares Formato: 13,5×20,8cm Páginas: 200 ISBN: 978.85.209.2802-8

Autora: Miriam Guindani Formato: 15,5×23cm Páginas: 184 ISBN: 978.85.209.3203-2

Autora: Melissa Carvalho Gomes Monteiro Formato: 15,5×23cm Páginas: 112 ISBN: 978.85.209.3236-0

O que é exatamente violência, essa palavra tão repetida no dia a dia? Existe relação entre o crime cometido e o castigo recebido? A defesa dos direitos humanos seria um estímulo à impunidade? Com a argúcia de um filósofo e a experiência de quem conhece o universo criminal de perto, Luiz Eduardo Soares vai até o âmago da questão, e mostra que o sentido de uma história depende sempre do ponto a partir do qual começamos a contá-la. Ao ampliar o foco da questão da violência, deixa claro que justiça não se reduz a punição.  Temas: Crime, justiça, impunidade  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10/12)

Neste livro, Miriam Guindani apresenta, numa linguagem acessível a todos (voltada especialmente aos jovens e educadores), a construção histórica dos direitos humanos, propondo o caminho da educação nessa área para a formação de uma sociedade que respeite o outro, pratique a equidade, valorize as diferenças, medie os conflitos e estabeleça a verdadeira cultura de convivência, em plena liberdade.  Temas: Conscientização, direitos humanos  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10/12)

Quem são os índios na contemporaneidade? Como se dá a inscrição desses povos no mundo globalizado, informatizado e individualista? Por que é tão importante, hoje, falar de índios? Em Indígenas do Brasil, Melissa Carvalho nos apresenta uma perspectiva completamente diferente da figura do índio brasileiro, tratando não apenas da história e da pluralidade dos povos e culturas indígenas, mas também de sua permanência e resistência num país que não soube valorizá-los.  Temas: História, colonização, resistência  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia do Índio (19/4) 125

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 125

06/06/13 12:03


Biblioteca do Professor

Quilombos: identidade e história

Uma história da vida rural no Brasil

Autora: Laura Olivieri Carneiro de Souza Formato: 13,5×20,8cm Páginas: 136 ISBN: 978.85.209.3202-5

Autores: Mary Del Priore e Renato Venâncio Formato: 13,5×20,8cm Páginas: 264 ISBN: 978.85.209.3201-8

Este livro busca lançar luzes sobre o fenômeno do quilombismo como força de resistência dos africanos afro-brasileiros escravizados no Brasil entre os séculos XVI e XIX. A partir da construção histórica do espaço e seus significados, a historiadora Laura Olivieri estuda os saberes quilombolas, considerando sobretudo a cultura, a religião, a tradição oral e a história dessas comunidades.  Temas: História, escravidão, resistência  Tema transversal: Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Nacional da Consciência Negra (20/11)

Marcado pela ocupação agrícola desde o início de sua colonização, o Brasil apresenta, até hoje, uma das maiores vocações rurais do planeta. Apesar de uma estrutura social que deixou marcas profundas em sua cultura, a história da vida no campo é ainda pouco conhecida por nós. Vários aspectos do mundo rural, seus homens, suas técnicas, os animais e espécies que compõem seu cotidiano seguem ignorados. Resgatar uma parte desse passado é o objetivo deste livro.  Temas: História, agricultura  Tema transversal: Trabalho e consumo

126

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 126

06/06/13 12:03


Biblioteca do Professor

A educação para as relações étnico-raciais Autora: Karina Limonta Vieira Formato: 15,5×23cm Páginas: 128 ISBN: 978.85.209.3204-9 Nossa sociedade é formada por pessoas de grupos étnico-raciais diferentes, com culturas e histórias próprias, e é preciso conhecê-los e respeitá-los. Este livro apresenta os referenciais para essa conscientização, versando sobre a cultura africana e afro-brasileira, e também sobre a história e a cultura dos povos ciganos em nosso país. Trata-se de uma leitura rica, que oferece recursos para o fomento de um currículo plural e multicultural. Somente assim os preconceitos e os estereótipos serão superados na escola e a partir dela.  Temas: Conscientização, diversidade  Temas transversais: Ética, Pluralidade cultural  Data comemorativa: Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21/3)

Não somos racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor Autor: Ali Kamel Formato: 13,5×20,8cm Páginas: 144 ISBN: 978.85.209.1923-0 Ao perceber que a atual política de cotas dividia o Brasil em duas cores, Ali Kamel passou a publicar, em 2003, uma série de artigos sobre o assunto no jornal O Globo. Não somos racistas aprofunda e sistematiza as ideias apresentadas naqueles artigos: a negação da miscigenação; o medo de que uma política de cotas, posta em prática, construa uma separação que nunca existiu no Brasil, promovendo o ódio racial; os estudos científicos que provam que raças não existem e, portanto, não pode haver tratamento desigual para seres humanos iguais.  Temas: Políticas públicas, segregação  Tema transversal: Ética  Data comemorativa: Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21/3) 127

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 127

06/06/13 12:03


Física

O livro de ouro do universo

Biblioteca do Professor

Autor: Ronaldo Rogério de Freitas Mourão Formato: 12×18cm Páginas: 560 ISBN: 978.85.209.3514-9 A astronomia é a mais antiga das ciências. Desde a mais remota Antiguidade, é imensa a importância dos astros na vida econômica e social da humanidade. Em O livro de ouro do universo, Ronaldo Mourão nos convida a uma viagem muito especial — um passeio maravilhoso por mundos quase desconhecidos. Ele nos fala de história — como as diversas civilizações compreendiam a astronomia — e conversa sobre estrelas, eclipses, planetas, cometas, buracos negros, corridas espaciais...

Física em 12 lições: fáceis e não tão fáceis Autor: Richard Feynman Formato: 15,5×23cm Páginas: 312 ISBN: 978.85.209.3515-6 Neste livro, o professor Richard P. Feynman apresenta uma introdução ao mundo da física. As aulas de Feynman, que revolucionaram o ensino dessa ciência, compõem a base desse livro. São 12 lições transmitidas com informalidade, entusiasmo e humor.

128

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 128

06/06/13 12:03


Biblioteca do Professor

Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente Por uma escola ecoeficiente Autoras: Januária Cristina Alvesibi e Flávia Aidar Formato: 13,5×20,8cm Páginas: 144 ISBN: 978.85.209.3214-8 Em meio a tantos títulos sobre o mesmo tema, Por uma escola ecoeficiente é mais do que um livro sobre ecologia. Ele leva alunos e professores a se engajarem na luta por uma escola mais consciente e limpa, perseguindo os ideais da sustentabilidade e estimulando um debate construtivo sobre o assunto. O convite está feito: vamos transformar sua escola em uma comunidade ecoeficiente?  Temas: Reciclagem, conscientização social  Tema transversal: Meio ambiente  Data comemorativa: Dia Mundial da Reciclagem (17/5)

129

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 129

06/06/13 12:03


Índice de títulos A

B

Índices

C

Abecedário do Millôr para crianças 68 Água, Gaia, fogo e ar 93 Amazônias, As 89 Amor plenilunar: no jardim do sonho e do esquecimento 96 Anjo do bosque 47 Arte de cantar e contar histórias, A 122 Árvore que pensava, A 49 Atlas geográfico mundial Nova Fronteira 116 Azul por natureza 67 Baile das quatro artes, O 122 Baú do Seu Machado, O 105 Bruxa Fofim, A 44 Bucha de balão ou bruxa de vassoura na mão? 62 Bumba meu boi bumbá 82

Cabeça de vento 59 Cadê? 31 Câmara clara, A 124 Cantigamente 75 Caraminguá, O 77 Carnaval dos bichos aloprados, O 84 Casa de vó é sempre domingo 84 Cavalhadas de Pirenópolis 92 Cavalinho azul, O 101 100 jogos dramáticos & Exercícios de palco 123 Cerrados, Os 88 Chifre em cabeça de cavalo 106 Chora não...! 46 Circo, O 25

Como fazer teatrinho de bonecos 123 Comunidade do Arco-Íris, A 109 Contos de Shakespeare 105 Coração de Henry, O 69 Corais 69

D

E

F

De Lobato a Bojunga 121 Dente 38 Dente de leite, um saco de ossinhos, Um 105 Deus... 59 Dia, no circo, Um 52 Dicionário infantil ilustrado Evanildo Bechara 114 2 21 Dom raposo é fogo! 96 Dragão verde, O 101 Educação em direitos humanos 127 Educação para as relações étnico-raciais, A 129 É hora! É hora! 31 Eles que não se amavam 94 Em boca fechada não entra estrela 75 Emoções 29 Empalhador de passarinho, O 122 É o Bicho F.C. 57 Este mundo é uma bola 57 Eu e o tempo 60 Fada Fofa em Paris 45 Fada Fofa e Onça-Fada 44 Fada Fofa e os 7 anjinhos 45 Festa na floresta, A 72 Filosofia em cinco lições 126

130

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 130

06/06/13 12:03


H

I J

Galo Pererê, O 64 Garganta 38 Gato sem botas, O 93 Gato Viriato: fazendo arte, O 27 Gato Viriato: o encontro, O 26 Gato Viriato: o pato, O 27 Gato Viriato: um vaso louco, O 26 Gertrudes Trudes Tutudes 76 Gramática escolar da língua portuguesa 115 Grande desafio global do Google Earth 116

História da música no Brasil 124 História da vida rural no Brasil, Uma 128 História do príncipe sabido e da princesa deslumbrante, A 68 História ilustrada do Egito antigo 125 Histórias das terras daqui e de lá 94 Histórias dos índios do Brasil 100 História sem fim, Uma 58 Hoje é amanhã? 48 Ida e volta 29 Ilha da energia, A 81 Indígenas do Brasil 127 Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire 126 João e Maria e outros contos de Grimm 102 João teimoso 80 Jogando de letra 57

L

Jogo do bichim 91 Justiça 127

Índices

G

Física em 12 lições 130 Formação do Brasil colonial 125 Frangas, As 79 Fulustreca 64 Futebol do rei leão, O 95

Lenda das amazonas, A 90 Lenda da vitória-régia, A 90 Lenda do uirapuru, A 90 Lila e Sibila e o aniversário 53 Lila e Sibila na Amazônia 56 Lila e Sibila na cozinha 55 Lila e Sibila na fazenda 56 Lila e Sibila na feira 53 Lila e Sibila na praia 55 Lila e Sibila no circo 55 Lila e Sibila no jardim zoológico 54 Lila e Sibila no mar 54 Lila e Sibila no parque de diversões 54 Limite 29 Língua 38 Literatura na leitura da infância, A 121 Livro de ouro do universo, O 130 Livro do enrola-língua, O 73 Livro do nó na língua, O 74 Livro do Rex, O 66 Livro do trava-língua, O 74 Luana adolescente, lua crescente 104 Luzimar 20

M

Manhã atrapalhada 52 Manual de boas maneiras das fadas 44 Mar de sonhos 32 Margens da alegria, As 107 Maria Teresa 92 Mata Atlântica 89 Max Emiliano 33 Menina do anel, A 77 Menina sem jeito, A 78 131

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 131

06/06/13 12:03


Menino que foi ao Vento Norte, O 60 1822: edição infantil ilustrada 83 1565 — Enquanto o Brasil nascia 125 Minidicionário da língua portuguesa Evanildo Bechara 114 Moça lua e outras lendas 100 Morrendo de rir 76

N

Nana pestana 46 Não gosto, não quero 66 Não somos racistas 129 Nariz 38 Na rua lá de casa 52 Nas arte-manhas do imaginário infantil 121 No fundo do fundo-fundo lá vai o tatu Raimundo 65 Nova ortografia, A 120

Pequena Jane Austen: Orgulho e preconceito, A 24 Pequeno Lewis Carroll: Alice no país das maravilhas, O 24 Pequeno príncipe, O 103 Pequeno Shakespeare: Romeu e Julieta, O 24 Poesia matemática 108 Ponto 31 Por uma escola ecoeficiente 131 Procura-se Hugo 84 Psiu! 30 Pulga e a Daninha, A 30

Q

O

Índices

P

Olha, um livro! 48 Olho 38 Onde está a Margarida? 93 Onde o sol não alcança 78 Ossos do ofício 20 Ovo azul, O 82 Ovo, O 25 Paisagens da infância 63 Palhaço Biduim, O 59 Palhaço de Deus, O 91 Pantanais, Os 88 Para ler e ver com olhos livres 97 Paredes têm ouvidos, As 61 Passeio 72 Passeio pela África, Um 108 Peca Perereca 47 Pelos Jardins Boboli 123

R S

Quando Maria encontrou João 106 Quando os tam-tans fazem tum-tum 28 Que bicho será que a cobra comeu? 22 Que bicho será que botou o ovo? 22 Que bicho será que fez a coisa? 23 Que bicho será que fez o buraco? 23 Quebra-língua 73 Que muda com o novo Acordo Ortográfico, O 120 Que raio de história! 65 Quilombos 128 Rei do Rio de Ouro, O 110 Rola rima 73 Roubo da varinha de condão e outras histórias, O 108 Rouxinol e outras histórias, O 102

Saco, O 25 Salão Jaqueline 20 Sapateiro e os anõezinhos, O 58 Sapo Ivan e Ananias 40 Sapo Ivan e a aranha Anabela 40 Sapo Ivan e a nuvem de chuva 42 Sapo Ivan e a piscina nova 42

132

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 132

06/06/13 12:03


U

Z

Zé Vagão da Roda Fina e sua mãe Leopoldina 97 Zoiudo (o monstrinho que bebia colírio) 104

Índices

T

Sapo Ivan e a serpente 41 Sapo Ivan e o bolo 42 Sapo Ivan e o coração 42 Sapo Ivan e Olavo 41 Sapo Ivan e o sol 41 Sapo que queria beber leite, O 40 Se a memória não me falha 104 Se as coisas fossem mães 43 Se essa rua fosse minha 63 Será mesmo que é bicho? 23 Siwa e meus companheiros do passado e do presente 78 Sobre o ensino da análise sintática 120 Só um minutinho 28 Terras do Sul 88 Tesouro do quilombo, O 110 Trava-trela 72 Travatrovas 74 3 21 Turma do ABC, A 62

1 21 Uxa, ora fada, ora bruxa 45

V

Vamos conhecer as cores: guia simples e claro para jovens artistas 49 Ver de ver meu pai 79 Viagem de Clarinha, A 85 20 disfarces para um homenzinho narigudo 32 Viriato e o leão 27 Vovó Dragão 67 Vovó e vento, quanto movimento! 106

Ilustração do livro Amor plenilunar

133

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 133

06/06/13 12:03


Índice de autores

Índices

A

B

Alberto da Costa e Silva Passeio pela África, Um 108 Alexandra Plubins Peca Perereca 47 Ali Kamel Não somos racistas 129 Allan Drummond Ilha da energia, A 81 Angelo Machado Dente 38 Garganta 38 Língua 38 Nariz 38 Olho 38 Ovo azul, O 82 Que bicho será que a cobra comeu? 22 Que bicho será que botou o ovo? 22 Que bicho será que fez a coisa? 23 Que bicho será que fez o buraco? 23 Será mesmo que é bicho? 23 Tesouro do quilombo, O 110 Anna Claudia Ramos Água, Gaia, fogo e ar 93 É hora! É hora! 31 Hoje é amanhã? 48 Antoine de Saint-Exupéry Pequeno príncipe, O 103 Arno Wehling Formação do Brasil colonial 125 Bia Bedran Arte de cantar e contar histórias, A 122

C

Cabeça de vento 59 Caraminguá, O 77 Deus... 59 Eu e o tempo 60 História sem fim, Uma 58 Menina do anel, A 77 Menino que foi ao Vento Norte, O 60 Palhaço Biduim, O 59 Sapateiro e os anõezinhos, O 58 Caio Fernando Abreu Comunidade do Arco-Íris, A 109 Frangas, As 79 Carlos Eduardo Falcão Uchôa Sobre o ensino da análise sintática 120 Celso Sisto Eles que não se amavam 94 Histórias das terras daqui e de lá 94 Ver de ver meu pai 79 Charise Mericle Harper Coração de Henry, O 69 Ciça Festa na floresta, A 72 Livro do enrola-língua, O 73 Livro do nó na língua, O 74 Livro do trava-língua, O 74 Passeio 72 Quebra-língua 73 Rola rima 73 Trava-trela 72 Travatrovas 74 Clive Gifford Grande desafio global do Google Earth 116

134

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 134

06/06/13 12:03


E

F

Dennis Nolan Mar de sonhos 32 Diléa Frate Procura-se Hugo 84

Guto Lins É o Bicho F.C. 57 Este mundo é uma bola 57 Jogando de letra 57

H

Edna Bueno Vovó e vento, quanto movimento! 106 Evanildo Bechara Dicionário infantil ilustrado Evanildo Bechara 114 Gramática escolar da língua portuguesa 115 Minidicionário da língua portuguesa Evanildo Bechara 114 Nova ortografia, A 120 Que muda com o novo Acordo Ortográfico, O 120 Fátima Miguez Bucha de balão ou bruxa de vassoura na mão? 62 Literatura na leitura da infância, A 121 Nas arte-manhas do imaginário infantil 121 Onde está a Margarida? 93 Paisagens da infância 63 Paredes têm ouvidos, As 61 Se essa rua fosse minha 63 Turma do ABC, A 62 Fernando Becker Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire 126 Flávia Aidar Para ler e ver com olhos livres 97 Por uma escola ecoeficiente 131

I

Graça Lima Cadê? 31 Luzimar 20

J

G

Índices

D

Hans Christian Andersen Rouxinol e outras histórias, O 102 Henfil Sapo Ivan e Ananias 40 Sapo Ivan e a aranha Anabella 40 Sapo Ivan e a nuvem de chuva 42 Sapo Ivan e a piscina nova 42 Sapo Ivan e a serpente 41 Sapo Ivan e o bolo 42 Sapo Ivan e o coração 42 Sapo Ivan e Olavo 41 Sapo Ivan e o sol 41 Sapo que queria beber leite, O 40 Irmãos Grimm João e Maria e outros contos de Grimm 102 Ivan & Marcello Circo, O 25 2 21 Ovo, O 25 Psiu! 30 Saco, O 25 3 21 1 21 Ivan Zigg Livro do Rex, O 66 Quando os tam-tans fazem tum-tum 28 Só um minutinho 28 Janaína Michalski Onde o sol não alcança 78 135

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 135

06/06/13 12:03


Januária Cristina Alvesibi Carnaval dos bichos aloprados, O 84 Para ler e ver com olhos livres 97 Por uma escola ecoeficiente 131 Jason Chin Corais 69 Jennifer Adams Pequena Jane Austen: Orgulho e preconceito, A 24 Pequeno Lewis Carroll: Alice no país das maravilhas, O 24 Pequeno Shakespeare: Romeu e Julieta, O 24 João Guimarães Rosa Margens da alegria, As 107 John Ruskin Rei do Rio de Ouro, O 110 Juarez Machado Emoções 29 Ida e volta 29 Limite 29

K

Índices

L

Karina Limonta Vieira Educação para as relações étnico-raciais, A 129 Laura Olivieri Carneiro de Souza Quilombos 128 Laura Sandroni De Lobato a Bojunga 121 Laurentino Gomes 1822: edição infantil ilustrada 83 Leo Cunha Cantigamente 75 Em boca fechada não entra estrela 75 Lia Neiva Gato sem botas, O 93 Libby Gleeson Olha, um livro! 48

Liliana Cinetto Histórias das terras daqui e de lá 94 Lino de Macedo Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire 126 Luciana Sandroni História do príncipe sabido e da princesa deslumbrante, A 68 Luciana Savaget Gertrudes Trudes Tutudes 76 Morrendo de rir 76 Não gosto, não quero! 66 Luiz Eduardo Soares Justiça 127 Luiz Marine José do Nascimento Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire 126 Luiz Raul Machado Chifre em cabeça de cavalo 106 Fulustreca 64 Galo Pererê, O 64 João teimoso 80 Jogo do bichim 91 Palhaço de Deus, O 91

M

Marcelo Martinez 20 disfarces para um homenzinho narigudo 32 Márcia Kaskus Baú do Seu Machado, O 105 Maria Clara Machado Cavalinho azul, O 101 100 jogos dramáticos & Exercícios de palco 123 Como fazer teatrinho de bonecos 123 Dragão verde, O 101 João e Maria e outros contos de Grimm 102 Lila e Sibila e o aniversário 53 Lila e Sibila na Amazônia 56 Lila e Sibila na cozinha 55 Lila e Sibila na fazenda 56 Lila e Sibila na feira 53

136

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 136

06/06/13 12:04


N

Nilma Lacerda Dente de leite, um saco de ossinhos, Um 105 Nora Rónai Roubo da varinha de condão e outras histórias, O 108

Índices

Lila e Sibila na praia 55 Lila e Sibila no circo 55 Lila e Sibila no jardim zoológico 54 Lila e Sibila no mar 54 Lila e Sibila no parque de diversões 54 Rouxinol e outras histórias, O 102 Viagem de Clarinha, A 85 Maria Cristina de Orleans e Bragança Siwa e meus companheiros do passado e do presente 78 Maria José C.M. Wehling Formação do Brasil colonial 125 Maria Lúcia Machado Nicolau Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire 126 Mariana Massarani Salão Jaqueline 20 Marina Martinez Casa de vó é sempre domingo 84 Mário de Andrade Baile das quatro artes, O 122 Empalhador de passarinho, O 122 Mark Gonyea Vamos conhecer as cores: guia simples e claro para jovens artistas 49 Marta Rosman 100 jogos dramáticos & Exercícios de palco 123 Mary Del Priore História da vida rural no Brasil, Uma 128 Melissa Carvalho Gomes Monteiro Indígenas do Brasil 127 Millôr Fernandes Abecedário do Millôr para crianças 68 Poesia matemática 108 Miriam Guindani Educação em direitos humanos 127 Mitsuko Aparecida Makino Antunes Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire 126 Moacir Gadotti Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire 126

O P

Oswaldo França Junior Árvore que pensava, A 49 Patricia Intriago Ponto 31 Paula Saldanha Amazônias, As 89 Cerrados, Os 88 Mata Atlântica 89 Pantanais, Os 88 Terras do Sul 88 Paulinho Tapajós Lenda das amazonas, A 90 Lenda da vitória-régia, A 90 Lenda do uirapuru, A 90 Paul Johnson História ilustrada do Egito antigo 125 Paulo Mendes Campos Contos de Shakespeare 105 Dom raposo é fogo! 96 Pedro Doria 1565 — Enquanto o Brasil nascia 125 Pedro Mourão Pulga e a Daninha, A 30

R

Renato Venâncio História da vida rural no Brasil, Uma 128

137

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 137

06/06/13 12:04


Índices

S

Richard Feynman Física em 12 lições 130 Roger Mello Bumba meu boi bumbá 82 Cavalhadas de Pirenópolis 92 Gato Viriato: fazendo arte, O 27 Gato Viriato: o encontro, O 26 Gato Viriato: o pato, O 27 Gato Viriato: um vaso louco, O 26 Maria Teresa 92 Ossos do ofício 20 Viriato e o leão 27 Roger-Pol Droit Filosofia em cinco lições 126 Roland Barthes Câmara clara, A 124 Ronaldo Rogério de Freitas Mourão Livro de ouro do universo, O 130 Rui de Oliveira Amor plenilunar: no jardim do sonho e do esquecimento 96 Anjo do bosque 47 Max Emiliano 33 Pelos Jardins Boboli 123 Quando Maria encontrou João 106 Sandra Lopes Azul por natureza 67 Sílvia Eleutério Baú do Seu Machado, O 105 Sonia Junqueira Dia, no circo, Um 52 Manhã atrapalhada 52 Na rua lá de casa 52 Sonia Robatto Menina sem jeito, A 78 Sylvia Orthof Bruxa Fofim, A 44

T

Chora não...! 46 Fada Fofa em Paris 45 Fada Fofa e Onça-Fada 44 Fada Fofa e os 7 anjinhos 45 Luana adolescente, lua crescente 104 Manual de boas maneiras das fadas 44 Nana pestana 46 No fundo do fundo-fundo lá vai o tatu Raimundo 65 Que raio de história! 65 Se a memória não me falha 104 Se as coisas fossem mães 43 Uxa, ora fada, ora bruxa 45 Zé Vagão da Roda Fina e sua mãe Leopoldina 97 Zoiudo (o monstrinho que bebia colírio) 104

Thais Linhares Vovó Dragão 67

V

Vasco Mariz História da música no Brasil 124

W

Walmir Ayala Futebol do rei leão, O 95 Histórias dos índios do Brasil 100 Moça lua e outras lendas 100

138

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 138

06/06/13 12:04


Índices

Ilustração do livro Mar de sonhos

139

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 139

06/06/13 12:04


Índice de temas transversais

Índices

Ética Água, Gaia, fogo e ar 93 Amor plenilunar: no jardim do sonho e do esquecimento 96 Árvore que pensava, A 49 Chifre em cabeça de cavalo 106 Comunidade do Arco-Íris, A 109 Contos de Shakespeare 105 Dente de leite, um saco de ossinhos, Um 105 Deus... 59 Dom raposo é fogo! 96 Dragão verde, O 101 Educação em direitos humanos 127 Educação para as relações étnico-raciais, A 129 Eles que não se amavam 94 Em boca fechada não entra estrela 75 Fulustreca 64 Galo Pererê, O 64 Gato sem botas, O 93 Gato Viriato: o pato, O 27 História do príncipe sabido e da princesa deslumbrante, A 68 Histórias das terras daqui e de lá 94 João e Maria e outros contos de Grimm 102 João teimoso 80 Justiça 127 Manual de boas maneiras das fadas 44 Menina do anel, A 77 Menino que foi ao Vento Norte, O 60 1822: edição infantil ilustrada 83 Não gosto, não quero! 66 Não somos racistas 129 Na rua lá de casa 52 Palhaço Biduim, O 59 Palhaço de Deus, O 91

Peca Perereca 47 Pequeno príncipe, O 103 Procura-se Hugo 84 Quando Maria encontrou João 106 Que raio de história! 65 Rei do Rio de Ouro, O 110 Roubo da varinha de condão e outras histórias, O 108 Sapateiro e os anõezinhos, O 58 Sapo Ivan e Ananias 40 Sapo Ivan e a nuvem de chuva 42 Sapo Ivan e a piscina nova 42 Sapo Ivan e o bolo 42 Sapo Ivan e o coração 42 Sapo Ivan e Olavo 41 Se as coisas fossem mães 43 Uxa, ora fada, ora bruxa 45 Ver de ver meu pai 79 Zoiudo (o monstrinho que bebia colírio) 104

Meio ambiente Água, Gaia, fogo e ar 93 Amazônias, As 89 Árvore que pensava, A 49 Azul por natureza 67 Cerrados, Os 88 Circo, O 25 Comunidade do Arco-Íris, A 109 Corais 69 Dente 38 2 21 Festa na floresta, A 72 Futebol do rei leão, O 95 Garganta 38

140

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 140

06/06/13 12:04


Pluralidade cultural Abecedário do Millôr para crianças 68 Anjo do bosque 47

Arte de cantar e contar histórias, A 122 Baile das quatro artes, O 122 Baú do Seu Machado, O 105 Bruxa Fofim, A 44 Bucha de balão ou bruxa de vassoura na mão? 62 Bumba meu boi bumbá 82 Cabeça de vento 59 Cadê? 31 Cantigamente 75 Caraminguá, O 77 Carnaval dos bichos aloprados, O 84 Casa de vó é sempre domingo 84 Cavalhadas de Pirenópolis 92 Cavalinho azul, O 101 Chora não...! 46 De Lobato a Bojunga 121 Dia, no circo, Um 52 2 21 Educação para as relações étnico-raciais, A 129 É hora! É hora! 31 Eles que não se amavam 94 Emoções 29 Empalhador de passarinho, O 122 É o Bicho F.C. 57 Este mundo é uma bola 57 Eu e o tempo 60 Fada Fofa em Paris 45 Fada Fofa e Onça-Fada 44 Fada Fofa e os 7 anjinhos 45 Festa na floresta, A 72 Formação do Brasil colonial 125 Frangas, As 79 Futebol do rei leão, O 95 Gato Viriato: fazendo arte, O 27 Gato Viriato: o encontro, O 26 Gato Viriato: o pato, O 27 Gato Viriato: um vaso louco, O 26 História do príncipe sabido e da princesa deslumbrante, A 68

Índices

Gertrudes Trudes Tutudes 76 Ilha da energia, A 81 Jogo do bichim 91 Lila e Sibila na fazenda 56 Lila e Sibila na praia 55 Lila e Sibila no jardim zoológico 54 Língua 38 Livro do Rex, O 66 Mata Atlântica 89 Nariz 38 No fundo do fundo-fundo lá vai o tatu Raimundo 65 Olho 38 Ovo azul, O 82 Ovo, O 25 Pantanais, Os 88 Por uma escola ecoeficiente 131 Psiu! 30 Pulga e a Daninha, A 30 Que bicho será que a cobra comeu? 22 Que bicho será que botou o ovo? 22 Que bicho será que fez a coisa? 23 Que bicho será que fez o buraco? 23 Será mesmo que é bicho? 23 Saco, O 25 Sapo Ivan e a aranha Arabela 40 Sapo Ivan e a serpente 41 Sapo Ivan e o sol 41 Sapo que queria beber leite, O 40 Será mesmo que é bicho? 23 Terras do Sul 88 3 21 1 21 Ver de ver meu pai 79

141

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 141

06/06/13 12:04


Índices

História ilustrada do Egito antigo 125 Histórias dos índios do Brasil 100 História sem fim, Uma 58 Hoje é amanhã? 48 Ida e volta 29 Indígenas do Brasil 127 Jogando de letra 57 Jogo do bichim 91 Lenda das amazonas, A 90 Lenda da vitória-régia, A 90 Lenda do uirapuru, A 90 Lila e Sibila e o aniversário 53 Lila e Sibila na Amazônia 56 Lila e Sibila na cozinha 55 Lila e Sibila na feira 53 Lila e Sibila na praia 55 Lila e Sibila no circo 55 Lila e Sibila no jardim zoológico 54 Lila e Sibila no mar 54 Lila e Sibila no parque de diversões 54 Limite 29 Livro do enrola-língua, O 73 Livro do nó na língua, O 74 Livro do Rex, O 66 Livro do trava-língua, O 74 Luana adolescente, lua crescente 104 Luzimar 20 Manhã atrapalhada 52 Mar de sonhos 32 Margens da alegria, As 107 Maria Teresa 92 Max Emiliano 33 Menina sem jeito, A 78 1822: edição infantil ilustrada 83 1565 — Enquanto o Brasil nascia 125 Moça lua e outras lendas 100 Morrendo de rir 76 Nana pestana 46

Na rua lá de casa 52 Olha, um livro! 48 Onde está a Margarida? 93 Onde o sol não alcança 78 Ossos do ofício 20 Paisagens da infância 63 Para ler e ver com olhos livres 97 Paredes têm ouvidos, As 61 Passeio 72 Passeio pela África, Um 108 Pequena Jane Austen: Orgulho e preconceito, A 24 Pequeno Lewis Carroll: Alice no país das maravilhas, O 24 Pequeno Shakespeare: Romeu e Julieta, O 24 Poesia matemática 108 Ponto 31 Quando os tam-tans fazem tum-tum 28 Quebra-língua 73 Quilombos 128 Rola rima 73 Rouxinol e outras histórias, O 102 Salão Jaqueline 20 Se a memória não me falha 104 Se as coisas fossem mães 43 Se essa rua fosse minha 63 Siwa e meus companheiros do passado e do presente 78 Só um minutinho 28 Terras do Sul 88 Tesouro do quilombo, O 110 Trava-trela 72 Travatrovas 74 3 21 Turma do ABC, A 62 1 21 Vamos conhecer as cores: guia simples e claro para jovens artistas 49 Viagem de Clarinha, A 85 20 disfarces para um homenzinho narigudo 32 Viriato e o leão 27

142

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 142

06/06/13 12:04


Índices

Vovó Dragão 67 Vovó e vento, quanto movimento! 106 Zé Vagão da Roda Fina e sua mãe Leopoldina 97

Saúde Chora não...! 46 Coração de Henry, O 69 Dente 38 É hora! É hora! 31 Garganta 38 Língua 38 Nariz 38 Olho 38

Trabalho e consumo Caraminguá, O 77 Comunidade do Arco-Íris, A 109 História da vida rural no Brasil, Uma 128 Ilha da energia, A 81 Luzimar 20 Menino que foi ao Vento Norte, O 60 Ossos do ofício 20 Salão Jaqueline 20 Sapateiro e os anõezinhos, O 58

Ilustração do livro A turma do ABC

143

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 143

06/06/13 12:04


Índices

Datas para comemorar com bons livros

Ilustração do livro O pequeno príncipe

144

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 144

06/06/13 12:04


Índices

Referências para o professor É com imensa alegria que apresentamos, pela primeira vez

à ação de conduzir a finalidades socialmente prefiguradas, o

em nosso catálogo, a Biblioteca do Professor, um conjunto de

que pressupõe a existência e a partilha de projetos coletivos.”

obras que pretendem auxiliá-lo em seu planejamento peda-

No entanto, sabemos que o trabalho com Projetos deman-

gógico.

da do professor uma revisão do seu papel e também do seu

Organizamos os títulos por área de conhecimento, o que vai

conceito de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, é preciso

permitir que você se utilize deles em mais de um projeto ou

que você se coloque como um “propositor de territórios” junto

disciplina que esteja conduzindo. A ideia é que eles possam

ao aluno, pesquisando com ele e levando-o a buscar múltiplas

servir como referência confiável e segura para que você, com

respostas para a mesma questão. Cabe também a você, pro-

eles e a partir deles, amplie seu repertório e o de seus alunos

fessor, planejar com cuidado o tema do Projeto, a partir do in-

sobre aquele assunto ou área.

teresse dos alunos e de sua proposta pedagógica. Se centrado

Há um incentivo crescente, inclusive por parte dos Parâme-

na resolução de problemas significativos e entendendo o alu-

tros Curriculares Nacionais, para que se trabalhe com e por

no como um sujeito ativo nessa tarefa, os Projetos tendem a

meio de Projetos na escola. Essa metodologia tem se mostra-

ser ferramentas importantes na construção do conhecimento.

do eficaz para despertar o interesse e ajudar o aluno a produzir

Nesse sentido, a nossa Biblioteca do Professor oferece

conhecimento. Educação e Projeto estão intimamente ligados,

bons títulos e autores que podem apoiá-lo nessa empreitada.

inclusive etimologicamente, conforme esclarece o professor Nílson José Machado, em seu livro Cidadania e educação:

Bom trabalho!

“A palavra educação sempre teve seu significado associado

145

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 145

06/06/13 12:04


Índice de datas comemorativas Fevereiro

Dia do Frevo (9 de fevereiro) Carnaval dos bichos aloprados, O 84

Índices

Março

Carnaval (Fevereiro/Março) Carnaval dos bichos aloprados, O 84 Aniversário da cidade do Rio de Janeiro (1º de março) 1565 — Enquanto o Brasil nascia 125 Dia Nacional da Música Clássica (5 de março) História da música no Brasil 124 Dia Nacional da Poesia (14 de março) Nana pestana 46 Palhaço de Deus, O 91 Poesia matemática 108 Dia do Circo (15 de março) Circo, O 25 um dia, no circo 52 Dia do Contador de Histórias (20 de março) Arte de cantar e contar histórias, A 122 Histórias das terras daqui e de lá 94 História sem fim, Uma 58 João e Maria e outros contos de Grimm 102 Rouxinol e outras histórias, O 102 Dia Internacional Contra a Discriminação Racial (21 de março) Educação para as relações étnico-raciais, A 129 Formação do Brasil colonial 125 Não somos racistas 129 Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) Siwa e meus companheiros do passado e do presente 78 Dia Mundial da Água (22 de março) Azul por natureza 67 Dia Nacional da Comunidade Árabe (25 de março) História ilustrada do Egito antigo 125

Dia do Circo (27 de março) Dia, no circo, Um 52 Lila e Sibila no circo 55 Dia do Teatro (27 de março) 100 jogos dramáticos & Exercícios de palco 123 Como fazer teatrinho de bonecos 123 Comunidade do Arco-Íris, A 109

Abril

Dia Nacional da Literatura Infantil (18 de abril) De Lobato a Bojunga 119 Literatura na leitura da infância, A 121 Nas arte-manhas do imaginário infantil 121 Pelos Jardins Boboli 123 Dia do Índio (19 de abril) Histórias dos índios do Brasil 100 Indígenas do Brasil 127 Lenda das amazonas, A 90 Lenda da vitória-régia, A 90 Lenda do uirapuru, A 90 Moça lua e outras lendas 100

Maio

Dia do Trabalho (1º de maio) Luzimar 20 Ossos do ofício 20 Salão Jaqueline 20 Dia da Matemática (6 de maio) Poesia matemática 108 Dia do Fantoche (9 de maio) Como fazer teatrinho de bonecos 123 Dia das Mães (segundo domingo de maio) Se as coisas fossem mães 43 Zé Vagão da Roda Fina e sua mãe Leopoldina 97

146

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 146

06/06/13 12:04


Junho

Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia (5 de junho) Água, Gaia, fogo e ar 93 Amazônias, As 89 Cerrados, Os 88 Mata Atlântica 89 Ovo azul, O 82 Pantanais, Os 88 Psiu! 30 Sapo Ivan e Ananias 40 Sapo Ivan e a serpente 41 Terras do Sul 88 Ver de ver meu pai 79 Dia da Língua Portuguesa (10 de junho) Abecedário do Millôr para crianças 68 Baú do Seu Machado, O 105 Jogando de letra 57 Livro do enrola-língua, O 73 Livro do nó na língua, O 74 Livro do trava-língua, O 74 Paredes têm ouvidos, As 61 Passeio 72 Quebra-língua 73 Rola rima 73 Trava-trela 72 Travatrovas 74 Turma do ABC, A 62

Julho

Dia da Proteção às Florestas (7 de julho) Gertrudes Trudes Tutudes 76 Mata Atlântica 89 Dia Nacional do Futebol (19 de julho) É o Bicho F.C. 57

Este mundo é uma bola 57 Futebol do rei leão, O 95 Jogando de letra 57 Dia do Amigo (20 de julho) Galo Pererê, O 64 João teimoso 80 Onde o sol não alcança 78 Dia dos Avós (26 de julho) Casa de vó é sempre domingo 84 Vovó e vento, quanto movimento! 106

Índices

Dia Mundial da Reciclagem (17 de maio) Por uma escola ecoeficiente 131 Dia Mundial da Energia (29 de maio) Ilha da energia, A 81

Agosto

Dia dos Pais (10 de agosto) Ver de ver meu pai 79 Dia Nacional das Artes (12 de agosto) Baile das quatro artes, O 122 Para ler e ver com olhos livres 97 Dia do Filósofo (16 de agosto) Filosofia em cinco lições 126 Dia Mundial da Fotografia (19 de agosto) Câmara clara, A 124 Dia do Folclore (22 de agosto) Bumba meu boi bumbá 82 Maria Teresa 92 Tesouro do quilombo, O 110

Setembro

Dia da Amazônia (5 de setembro) Amazônias, As 89 Lila e Sibila na Amazônia 56 Dia da Independência do Brasil (7 de setembro) 1822: edição infantil ilustrada 83 Dia do Teatro (19 de setembro) Contos de Shakespeare 105 Dia da Árvore (21 de setembro) Árvore que pensava, A 49 Gertrudes Trudes Tutudes 76

147

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 147

06/06/13 12:04


Dia da Navegação (30 de setembro) Lila e Sibila no mar 54 Viagem de Clarinha, A 85

Índices

Outubro

Dia Mundial dos Animais (4 de outubro) 2 21 É o Bicho F.C. 57 Festa na floresta, A 72 Frangas, As 79 Futebol do rei leão, O 95 Galo Pererê, O 64 Gato Viriato: fazendo arte, O 27 Gato Viriato: o encontro, O 26 Gato Viriato: o pato, O 27 Gato Viriato: um vaso louco, O 26 Jogo do bichim 91 Lila e Sibila na Amazônia 56 Lila e Sibila na fazenda 56 Lila e Sibila no jardim zoológico 54 Livro do Rex, O 66 No fundo do fundo-fundo lá vai o tatu Raimundo 65 Ovo, O 25 Procura-se Hugo 84 Pulga e a Daninha, A 30 Que bicho será que a cobra comeu? 22 Que bicho será que botou o ovo? 22 Que bicho será que fez a coisa? 23 Que bicho será que fez o buraco? 23 Saco, O 25 Será mesmo que é bicho? 23 Siwa e meus companheiros do passado e do presente 78 3 21 1 21 Viriato e o leão 27 Dia das Crianças (12 de outubro) Frangas, As 79 Lila e Sibila no parque de diversões 54

Pequeno príncipe, O 103 Dia do Mar (12 de outubro) Corais 69 2 21 Lila e Sibila na praia 55 Lila e Sibila no mar 54 Mar de sonhos 32 Dia Nacional da Leitura (12 de outubro) Viagem de Clarinha, A 85 Dia do Professor (15 de outubro) Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire 126 Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) Lila e Sibila na cozinha 55 A menina sem jeito 78 Dia Nacional da Música Popular Brasileira (17 de outubro) Anjo do bosque 47 Caraminguá, O 77 Se essa rua fosse minha 63 Dia Nacional do Livro (29 de outubro) Olha, um livro! 48 Dia das Bruxas (31 de outubro) Bruxa Fofim, A 44 Uxa, ora fada, ora bruxa 45

Novembro

Finados (2 de novembro) Ossos do ofício 20 Dia Mundial da Tolerância (16 de novembro) Bucha de balão ou bruxa de vassoura na mão? 62 Eles que não se amavam 94 Menina sem jeito, A 78 Passeio pela África, Um 108 Que raio de história! 65 Dia da Criatividade (17 de novembro) Cadê? 31 Fulustreca 64 Manhã atrapalhada 52 Max Emiliano 33

148

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 148

06/06/13 12:04


Índices

Na rua lá de casa 52 Vamos conhecer as cores: guia simples e claro para jovens artistas 49 20 disfarces para um homenzinho narigudo 32 Zoiudo (o monstrinho que bebia colírio) 104 Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) Passeio pela África, Um 108 Quilombos 128 Tesouro do quilombo, O 110

Dezembro

Dia da Astronomia (2 de dezembro) Amor plenilunar: no jardim do sonho e do esquecimento 96 Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro) Educação em direitos humanos 127 Justiça 127 Dia do Palhaço (10 de dezembro) Palhaço Biduim, O 59 Palhaço de Deus, O 91 Quando os tam-tans fazem tum-tum 28

149

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 149

06/06/13 12:04


Editores responsáveis Daniele Cajueiro Guilherme Vieira

Produção Adriana Torres Ana Carla Sousa

Produção editorial Pedro Staite

Revisão Jorge Luiz de Carvalho

Projeto gráfico e diagramação Trio Studio

Consultoria editorial Entrepalavras Produções de Textos (textos de introdução: Januária Cristina Alvesibi)

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 150

06/06/13 12:04


Ilustração do livro O canário e o manequim

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 151

06/06/13 12:04


Distribuidores ALAGOAS SBS Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1.519, lj. 17, Graças Recife (PE) – CEP 52050-020 Tel.: (81) 3241-2959 E-mail: rosaesilva@sbs.com.br

PARAÍBA SBS Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1.519, lj. 17, Graças Recife (PE) – CEP 52050-020 Tel.: (81) 3241-2959 E-mail: rosaesilva@sbs.com.br

BAHIA SBS Av. Otávio Mangabeira, 2.401, lj. 16 a 20, ed. Ateliér Place, Pituba Salvador (BA) – CEP 41830-050 Tel.: (71) 3336-9845 E-mail: salvador@sbs.com.br

PARANÁ SBS R. Fernando Simas, 952, Mercês Curitiba (PR) – CEP 80430-190 Tel.: (21) 2221-3231 E-mail: curitiba@sbs.com.br

SÃO PAULO São Paulo, Campinas, litoral e vale do Paraíba: Planet Books Ltda. R. dos Trilhos, 2.201, Mooca São Paulo (SP) – CEP 03168-009 Tel.: (11) 2076-8868 ABCD paulista / Bauru e leste do estado / Guarulhos, Osasco e Mogi das Cruzes / Mogi-Mirim / Sul do estado: SBS R. Alfredo Pujol, 1.125, Santana São Paulo (SP) – CEP 02017-012 Tel.: (11) 2238-4477 E-mail: sbs@sbs.com.br

CEARÁ SBS Av. Desembargador Moreira, 245, lj. D, Meireles Fortaleza (CE) – CEP 60170-000 Tel.: (85) 3261-7767 E-mail: livrariainternacionalceara@sbs.com.br

PERNAMBUCO SBS Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1.519, lj. 17, Graças Recife (PE) – CEP 52050-020 Tel.: (81) 3241-2959 E-mail: rosaesilva@sbs.com.br

SERGIPE SBS Av. Otávio Mangabeira, 2.401, lj. 16 a 20, ed. Ateliér Place, Pituba Salvador (BA) – CEP 41830-050 Tel.: (71) 3336-9845 E-mail: salvador@sbs.com.br

DISTRITO FEDERAL Arco-Íris Distribuidora de Livros W2 Sul, quadra 509, bl. A, lj. 54, Asa Sul Brasília (DF) – CEP 70360-510 Tel.: (61) 3244-0940 / (61) 3244-0477 / (61) 9963-2968 E-mail: arcoiris@arcoirisdf.com.br

RIO DE JANEIRO SBS Lgo. de São Francisco de Paula, 34, 3º andar, Centro Rio de Janeiro (RJ) – CEP 20051-070 Tel.: (21) 2221-3231 E-mail: rj@sbs.com.br

DEMAIS ESTADOS: Ediouro Educação Rua Nova Jerusalém, 345, Bonsucesso Rio de Janeiro (RJ) – CEP 21042-235 Tel.: (21) 3882-8484 E-mail: infantojuvenil@ediouro.com.br

ESPÍRITO SANTO SBS R. Major Clarindo Fundão, 156, ed. London Tower, lj. 1, Praia do Canto Vitória (ES) – CEP 29055-110 Tel.: (27) 3315-7999

RIO GRANDE DO NORTE Brasil Distribuidora R. dos Caicós, 1.533, Alecrim Natal (RN) – CEP 59037-700 Tel.: (84) 3213-5959/7851

MINAS GERAIS Fonte Nova Distribuidora de Livros Av. dos Engenheiros, 300, lj. 3 e 4, Castelo Belo Horizonte (MG) – CEP 30840-300 Tel.: (31) 3418-1665 / (31) 8527-4191

RIO GRANDE DO SUL SBS R. Caldas Junior, 6, Centro Histórico Porto Alegre (RS) – CEP 90010-260 Tel.: (51) 3228-1260 E-mail: rs@sbs.com.br

PARÁ SBS Av. Conselheiro Furtado, 1.146, Batista Campos Belém (PA) — CEP 66035-350 Tel. : (91)3225-1030 / Fax.: (91)3241-4817 E-mail: belem@sbs.com.br

SANTA CATARINA SBS R. Fernando Machado, 261, lj. 1, Valparaíso Florianópolis (SC) – CEP 88010-510 Tel.: (48) 3224-4666 E-mail: florianopolis@sbs.com.br

Catalogo ediouro infantil 2013.indd 152

06/06/13 12:04

Catálogo Nova Fronteira  
Catálogo Nova Fronteira  
Advertisement