Page 1

SALVADOR

SALVADOR DOMINGO 21/11/2010

ITAPUÃ Buracos nas calçadas e ruas fazem parte da rotina do local

O bairro dos românticos vive dias de degradação ARIVALDO SILVA

Passar uma tarde ou uma manhã em Itapuã não é mais como na conhecida canção de Vinicius de Moraes e Toquinho. Mesmo com uma natureza exuberante em seu entorno, o bairro que já foi cantado em prosa e verso, hoje, está abandonado, sujo e decadente. Os moradores do local reclamam da destruição do calçadão de pedras portuguesas depois da retirada dos bancos de cimento, dos furtos e roubos naquele pedaço de orla e do parapeito, que tem mais de três metros de altura mas não tem proteção. Cadê os bancos? Por que tiraram? Eu sempre caminhava na orla e sentava no banquinho para descansar. Sinto falta”, lamenta a estudante Ana Carolina, 17 anos. Alguns banhistas preferem frequentar a Praia de Itapuã durante a semana, aproveitando a tranquilidade. “Nos finais de semana, os ambulantes invadem a praia e deixam muito lixo. Sou de Maceió, e lá a praia é muito mais organizada, fica tudo limpo”, diz a cabeleireira Ana de Cássia, 33 anos.

Atentado

Um buraco enorme na calçada em frente ao Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros leva risco a quem passa pelo local, pois, além do perigo de uma queda, o pedestre ainda pode ser eletrocutado nos fios de alta-tensão que ficam expostos ali. “Na Barra, o parapeito é histórico, aqui nunca teve. Se um idoso ou uma criança cair aqui, é morte na certa”, pro-

testa o integrante do Conselho Comunitário de Itapuã, Zelito Guimarães. Os assaltos também são citados pelos moradores como problemas crônicos do bairro. “Com a chegada do verão, os ladrões estão cada dia mais atuantes e roubando todos, moradores e turistas. Diariamente são vários assaltos, até em frente da delegacia do bairro. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no último mês de setembro, foram registrados pela 12ª Delegacia, responsável pela área, 52 roubos e 16 furtos de veículos, sendo que 19 foram recuperados, sete homicídios dolosos, cinco tentativas de homicídio e quatro estupros.

Postes novos

Funcionários da empresa terceirizada Consórcio Plataforma realizavam anteontem, em Piatã, a substituição dos postes de iluminação pública. O serviço começou próximo à sede do Bahia e deve seguir até a Praia da Sereia, em Itapuã. No final da manhã, cerca de 30 agentes da Secretaria de Serviços Públicos e Combate à Violência (Sesp) apreenderam duas grades de cerveja e uma de refrigerante.

Alguns banhistas preferem frequentar a praia durante a semana

Moradores se arriscam nas calçadas esburacadas

CURTAS Formação para os professores

Diáspora negra é tema de fórum

Estão abertas, na Plataforma Freire, pré-inscrições para cursos de formação inicial do 1º semestre de 2011 para professores da rede pública de ensino. São ofertadas 2.970 vagas, na modalidade presencial, para a formação em primeira e segunda licenciatura e formação pedagógica. Para a formação continuada, serão disponibilizadas 110 vagas para o curso de 60 horas em educação ambiental (a distância). Até o dia 30, no portal http://freire.mec.gov.br.

Salvador vai receber, na próxima quinta-feira, especialistas de vários países para discutir educação, diversidade, identidades, gênero e raça no I Fórum Internacional de Educação, Diversidade e Identidades. Considerado um dos maiores eventos para discussão da diáspora africana, depois do encontro de Durban (África do Sul), o fórum vai reunir 560 pessoas no Hotel Pestana (Rio Vermelho), com governantes do Brasil, Estados Unidos, Nigéria, entre outros.

REGIÃO METROPOLITANA

A5

Fotos Raul Spinassé / Ag. A TARDE

O risco de um choque elétrico é constante nas praias

Profile for Arivaldo Anjos

O bairro dos românticos vive dias de degradação_21_11_2010  

Matéria publicada na página A5, do jornal A Tarde, do dia 21/11/2010. ARIVALDO SILVA. Fotos: Raul Spinassé. Passar uma tarde ou uma manhã em...

O bairro dos românticos vive dias de degradação_21_11_2010  

Matéria publicada na página A5, do jornal A Tarde, do dia 21/11/2010. ARIVALDO SILVA. Fotos: Raul Spinassé. Passar uma tarde ou uma manhã em...

Profile for arisilva
Advertisement