Issuu on Google+

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍ BAUFPB/VIRTUAL CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS (LICENCIATURA A DISTÂNCIA)

Disciplina: Está gio Supervisionado II

Tema: Relatório do Está gio Supervisionado II (Passo a passo da construção)

Professora: Antonia Arisdé lia F. M. A. Feitosa Tutora: Aline de Sousa Silva

Período: 2011.1


Estágio Supervisionado II

Objetivos: Oportunizar experiências, situações que valorizem a prática profissional como momento de construção de conhecimento por meio da reflexão, análise e problematização dessa prática; Refletir sobre o fazer docente fundamentado orientadores da Educação para o Século XXI;

nos

princípios

Compreender que a dinâmica funcional do contexto escolar depende da rede de interações tecida junto aos diferentes segmentos da escola. Reiterar que os conhecimentos prévios dos alunos jovens e adultos têm papel fundamental no processo de aprendizagem


Atividades Propostas (Realizadas)

I - Aná lise e ide nt ifica ção de indicadores dos desafios de Ensinar Ciências, manifestados por professores. II Aplicaçã o de qu e st ioná rio investigativo sobre o processo de construção do Projeto Político Pedagógico da Escola. III Observaçã o de a t ivida de s doce nt e s em turmas dos 7º e 8º anos. IV

Elaboração de Planos de Ensino.

V - Re gê ncia de cla sse nos 7º e 8º anos. Planejamento e avaliação. VI Aná lise da relação entre pr oj e t o polít ico pe da gógico e Atividades curriculares escolar. VII - Redaçã o fin a l do Relatór io da s At ivida de s do Estágio Supervisionado II.


Ca m pos de e st á gios vin cu la dos a os Pólos

Escola Jacinta Chaves Paulo Itaporanga - PB

Escola Municipal Flórido Nitão Dinis Coremas - PB

2 0 1 0 .1

Escola Municipal Mario Covas Cidade Passa e Fica - Pólo Araruna

EEEFM Dr. Felizardo Teotônio Dantas Santana dos Garrotes Pólo Itaporanga


RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II (Passo a passo na construção)

O Relatório de Estágio caracteriza-se pela sistematização, avaliação e redimensionamentos; Consiste na elaboração do Relatório Final do Estágio e se constitui num processo de elaboração que perpassa todo o estágio; É construído a cada momento, já que é um instrumento de registro, de reflexões daquilo que é essencial para compreender e executar as atividades.


Passo a Passo na Construção do Relatório Final

Com posiçã o do Re la t ór io: Pr é - t e x t u a is: Capa, Folha de Rosto UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS LICENCIATURA A DISTÂNCIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

NOME DO ALUNO RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II Relatório referente à Disciplina Estágio Supervisionado II do Curso de Graduação em Ciências Naturais (Licenciatura a Distância), como requisito do Obrigatório à conclusão da disciplina

NOME DO ALUNO:

Supervisão de Estágio:

PROFESSORA ORIENTADORA: MS Antonia Arisdélia Fonseca M. A. Feitosa

Profa. MS. Antonia Arisdélia F. M. A. Feitosa

Tutora:Aline de Sousa Silva

JOÃO PESSOA 2010

JOÃO PESSOA 2010


Com posiçã o do Re la t ór io: Te x t u a is: Corpo do Relatório 1. Introdução: Apresentação, Justificativa, Fundamentação Teórica e Considerações Gerais sobre o trabalho desenvolvido. Enfatizar a importância do estágio supervisionado para a formação do educador. Obs.: aluno deverá utilizar os textos construídos sobre o ensino de Ciências e a formação docente para o século XXI. 2. Objetivos (geral e específicos) 3. Contexto Escolar e Caracterização do Projeto Político Pedagógico: Contexto escolar do campo de estágio (espaço físico e composição profissional, alunos, atividades cotidianas). Descrição pedagógica a partir das informações sugeridas: 3.1 Informar sobre características que envolvem a escola, os professores e alunos. 3.2 Aspectos relacionados ao Projeto Político Pedagógico da Escola, suas impressões a partir da análise e das entrevistas aplicadas. (Anexar as entrevistas realizadas). 3.3 Descrever sobre o papel do Projeto Político Pedagógico nas atividades curriculares (utilizar o conteú do indicado nos textos construídos para enriquecer este item).


4. Observação das Atividades Docentes Relatar sobre as aulas observadas, analisar de forma crítica e reflexiva a experiência na condição de observador(a). 5. Planejamento de Ensino Refletir sobre o papel do planejamento bimestral para a qualidade do ensino enfocando o planejamento como instrumento pedagógico imprescindível neste processo; Re gê n cia de Cla sse : descrever a experiência docente, as reflexões sobre as avaliações feitas e a importância do plano de aula na condução das atividades didáticas. Obs.: Re la t a r t odos os pa ssos e a t ivida de s r e a liza da s n a r e gê n cia ( t u r m a s de Ciê n cia s dos 7 ° e 8 º anos): além dos aspectos didático-pedagógicos, falar sobre a interação e aproximação realizada junto aos alunos; caracterizar as relações aluno x aluno; aluno x professor; aluno x estagiário e estagiário x professor; destacar suas impressões profissionais e apontar sugestões.


6 . Consideraçõe s Fin a is: Abordagens finais, incluindo uma reflexão crítica com suas impressões acerca das fases desenvolvidas. Discutir sobre: aspectos importantes do estágio para sua formação profissional; realidade do ensino de Ciências nas escolas; as possíveis causas e conseqüências dessa realidade e o que e como poderia ser melhorado; Refletir sobre as demandas educacionais emergentes, sobre a necessária reforma do pensamento e da imprescindível busca por aprendizagens significativas. Sugerir um perfil profissional do professor do século XXI. 7 . Re fle x ã o Cr ítica: Deixar suas impressões sobre a disciplina Estágio Supervisionado II - Apresentar sua análise sobre o desempenho de todos que participaram das atividades da disciplina (tutor, professor, coordenadores, colegas e colaboradores comunidade escolar, etc.).


8. Anexos 8.1. 8.2. 8.3. 8.4. 8.5. 8.6.

Questionário Investigativo sobre o PPP; Ficha de Observação Atividade Docente; Planos de Ensino; Planos de Aula; Ficha de Avaliação da Regência de Classe; Ficha de Auto-Avaliação da Regência.

9 . Re fe r ê n cia s - Incluir todas as fontes citadas e consultadas durante o processo de elaboração do Relatório Final. Observar as normas da ABNT.


EAD