Recife 500 Anos

Page 235

P38 Parque Capibaribe

ESCOPO INDICATIVO

1

PARQUE CAPIBARIBE:

• Implantar grande complexo de •

CAMINHOS ESTRATÉGICOS: REQUALIFICAÇÃO DA INFRAESTRUTURA URBANA FORTALECIMENTO E PROMOÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL

CIDADE-PARQUE HABITABILIDADE RESILIÊNCIA AMBIENTAL

PÚBLICO-ALVO:

Habitantes do município do Recife, principalmente a população que vive nos 35 bairros do entorno do Rio Capibaribe, com alcance estimado de 400 mil pessoas diretamente.

OBJETIVO GERAL: Resgatar e valorizar o papel do Rio Capibaribe na dinâmica do Recife e a relação do recifense com o rio. Potencializar a fauna e a flora e a diversidade de espécies e melhorar a qualidade urbana no entorno do rio.

RESPONSÁVEL PRINCIPAL: Autarquia de Urbanização do Recife (URB)

parques integrados ao longo do Rio Capibaribe e seus afluentes no Recife. Implantar uma rede de alamedas urbanas, transformando vias existentes, integradas ao sistema de caminhos estratégicos, para favorecer o transporte ativo e conectar praças e parques a corredores de transporte. Construir parque linear ocupando as duas margens do Rio Capibaribe, com mais de 7 mil hectares, englobando 35 bairros e beneficiando 400 mil pessoas diretamente e toda a cidade indiretamente. Intervenções organizadas conforme as Zonas Parque: 1, 2, 3 e 4, e ruas verdes de acesso. Recuperar vias de acesso ao rio entre ruas, parque, alamedas e vias cicláveis. (CHEGAR) Ampliar os pontos de travessia do rio, com novas passarelas, além de terminais fluviais e travessias de barcos. (ATRAVESSAR) Viabilizar o uso da orla fluvial, com a construção de vias clicáveis e calçadas ao longo de todo o rio. (PERCORRER) Viabilizar o lazer e contemplação em diversos pontos ao longo do rio com janelas, praias, espaços de convivência, praças. Definição de espaços especiais de proteção ambiental, como refúgio das capivaras e o ninhal das garças. (ABRAÇAR)

2

NOVA RELAÇÃO DO RECIFENSE COM O RIO:

• Apropriar, por parte dos recifenses, os espaços verdes.

• Realizar diversos eventos culturais, de lazer, esporte e de aprendizado nas áreas de intervenção do Parque Capibaribe.

3

RECUPERAÇÃO DA FAUNA E DA FLORA E DA DIVERSIDADE DE ESPÉCIES:

• Recuperar a fauna e a flora ao longo de todo o curso do rio.

• Cidade mais bonita. • Melhorar a paisagem urbana do Recife e o prazer em se viver e visitar a cidade.

PRAZO: 20 anos 0

100

FONTE DE RECURSOS:

• Combinação de recursos públicos federais, estaduais e municipais, privados e instituições de fomento, a ser definida em subprojetos básicos

COMO VAMOS CHEGAR LÁ? | 233


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.