Page 1

Publicação bimestral da Perto • Dezembro 2013/Janeiro 2014 BANCÁRIO Produtos que acompanham a expansão da Caixa [p3]

INOVAÇÃO POS Veloh no mercado [p8]

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS E INOVAÇÃO PARA O BANCO E O VAREJO

PERTO AUMENTA CAPACIDADE E EFICIÊNCIA Nova fábrica abre as portas [p4 e 5]


editorial

INOVAÇÃO NO HSBC

EXPANDINDO A CAPACIDADE

J. Thomas Elbling Presidente da Perto

expediente

“A tecnologia que desenvolvemos beneficia a sociedade”

2

A nova unidade fabril do Grupo Digicon que inauguramos em dezembro conta com um prédio de 7.500 m² destinado a ampliar a capacidade produtiva da Perto, principalmente em produtos como caixas eletrônicos para bancos, terminais de autoatendimento para bilhetagem, estacionamentos e cofres inteligentes para o varejo. Nossas empresas estão em crescimento contínuo oferecendo inovação e aumentando sua capacidade produtiva. Sou muito grato à dedicação dos nossos colaboradores em todas as áreas do Grupo, nossos clientes e parceiros aqui e no exterior. A nova fábrica é dedicada a todas essas pessoas. A tecnologia que desenvolvemos beneficia a sociedade e temos confiança de que o Brasil do futuro trará ainda mais desafios e oportunidades para que tenhamos uma socieddade mais próspera e mais justa. Feliz 2014!

+ Perto é uma publicação bimestral da Perto S.A. Rua Nissin Castiel, 640 Distrito Industrial 94045-420 - Gravataí - RS www.perto.com.br

COORDENAÇÃO GERAL: Perto S.A. CONTATO PARA INFORMAÇÕES: Cristiane S. Lacerda E-mail: clacerda@perto.com.br Fone: (51) 3489.8792

TECHNOLOGY DAY Em outubro, a Perto apresentou suas inovações tecnológicas para o segmento de automação bancária no 2º HSBC Technology Day, em Curitiba (PR). Na feira, os colaboradores do banco puderam conhecer as soluções: PertoPrinter Autenticadora, PertoScan e Pinpad. Outra inovação demonstrada foi a solução para a Gestão do Atendimento com aplicativo para Smartphone. O HSBC foi o primeiro cliente da Perto a migrar da tecnologia de impressão por impacto de agulhas para a impressão térmica associada à autenticação jato de tinta, com cartucho de altíssima duração.

MOBILIDADE NO CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

O Grupo Digicon apresentou suas soluções de mobilidade e bilhetagem no Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, que ocorreu no mês de novembro, em Brasília (DF). No estande, a Perto expôs o Paystation Reciclador, um terminal de pagamentos que aceita cédulas, moedas, cartões de crédito e de débito e devolve troco. Além da agilidade e segurança nas operações de depósito, uma das vantagens é que o produto permanece abastecido por mais tempo, pois é realimentado pelo próprio depósito.

PROJETO E EXECUÇÃO: Giornale Comunicação Empresarial DIRETORA DE CONTEÚDO E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Roberta Muradás Reg. Prof.: 9351


notas

DESTAQUE EM FEIRA TECNOLÓGICA A 7ª Feira Tecnológica do Banco do Brasil, que aconteceu em novembro, em Brasília (DF), contou com a participação da tecnologia Perto voltada para automação bancária e autoatendimento. Foram apresentados os terminais Paystation, solução de autoatendimento com touchscreen, que possui recursos para pagamento de contas, e o PertoScan, equipamento para leitura de cheques e documentos com captura de imagem.

A solução Gestão de Atendimento também foi destaque: por meio de um totem eletrônico são emitidas senhas com terminal chamador para controle do atendimento pelos caixas. O Banco do Brasil já utiliza diversas tecnologias da Perto. Pelo país, as agências da instituição se beneficiam com terminais de Saque e Depósito, Dispensador de Cheques, Tesoureiro Eletrônico, Reciclador de Cédulas, entre outros.

Bancário

PERTO REALIZA ENTREGA DE EQUIPAMENTOS À CAIXA Três mil equipamentos foram vendidos a uma das maiores instituições financeiras do Brasil. Desde o início de 2013, a Perto está fornecendo equipamentos para a Caixa Econômica Federal. A aquisição de 3 mil unidades foi feita por meio de licitação. O último lote está sendo entregue nos meses de dezembro e janeiro. O Gerente Nacional de Automação Bancária da Perto, Zigomar Nunes de Ávila, destaca a importância dessa negociação com a Caixa. “Os lotes que compuseram essa compra acompanham a expansão da Caixa e agregam inovação ao banco”, ressalta. Os produtos são utilizados nas salas de autoatendimento de agências.

3


especial

Fábrica aumentará em 50% a capacidade de produção

FÁBRICA AMPLIADA, CRESCIMENTO CONTÍNUO Com o investimento de R$ 38 milhões, a capacidade de produção da Perto aumenta em 50% e possibilita serviços ainda mais ágeis.

4


Participantes foram convidados a fazer uma visita guiada à fábrica

Convidados foram divididos em grupos para conhecer o ambiente

“Este é um momento de muito orgulho para nós, pois poderemos oferecer serviços ainda melhores, com mais segurança, mobilidade e precisão.” Foi com essas palavras que J. Thomas Elbling, Presidente do Grupo Digicon – Perto, iniciou sua fala na cerimônia de inauguração da nova fábrica da empresa, ocorrida em 5 de dezembro, na Sede, em Gravataí (RS). Na presença de mais de 300 convidados entre autoridades, clientes, fornecedores e parceiros da Perto, Elbling disse que por trás dos equipamentos da fábrica estão boas parcerias e elas fortalecem o sistema Perto e, principalmente, dignificam e enriquecem o desenvolvimento do Estado e do País. “Nossa tecnologia é compartilhada com empresários, usuários e todos aqueles que de alguma forma se beneficiam com nosso negócio, por isso procuramos qualificar cada vez mais o trabalho, nos tornando competitivos e

inovadores para conquistar novos desafios e nos antecipar às tendências de mercado”, afirmou.

MAIS CAPACIDADE Fundada há 25 anos e 100% brasileira, a Perto S/A, que pertence ao Grupo Digicon, ampliou a fábrica no Rio Grande do Sul aplicando investimentos na aquisição de equipamentos de altíssima precisão e no aumento da área construída, que passa de 33 para 44 mil m². A capacidade de produção passa de 800 para 1,4 mil terminais bancários por mês, impactando positivamente na produtividade das demais soluções de automação bancária e comercial. Pensada para otimizar o fluxo de produção, com novas máquinas de corte a laser e solda seletiva, a expectativa para a fábrica é de reduzir em até 50% o tempo de movimentação de material.

5


especial

ESTRUTURA

TECNOLOGIA EM FOCO

O layout da nova fábrica prevê um fluxo contínuo e inteligente dos materiais e produtos ao longo dos processos. A maior integração física entre as áreas vai proporcionar a comunicação quase instantânea, contribuindo para a melhoria contínua. A estrutura aproveita a luz natural, com amplas áreas envidraçadas, paredes e telhas duplas com isolamento térmico e acústico entre elas. Isso permite maior conforto térmico e economia de energia elétrica usada para refrigeração e iluminação. A unidade também irágerar economia de água, pois conta com sistema de captação de chuva com capacidade de 60 mil litros.

A ampliação da Perto possibilitará fabricação mecânica, com estoque de matéria-prima e processos de usinagem, corte, planificação, dobra e furação, entre outros. Tudo com equipamentos inovadores como uma injetora de plástico de grande dimensão, equipamentos de corte a laser e solda seletiva e centros de usinagem de múltiplos eixos. A solda seletiva, tecnologia ainda pouco existente no Brasil, complementa a montagem de placas eletrônicas. A área de montagem de placas recebeu equipamentos automáticos de inspeção ótica, capazes de ve-

A capacidade de produção passa de 800 para 1,4 mil terminais bancários por mês.

Joseph Elbling, Fundador do Grupo Digicon

6

J. Thomas Elbling, Presidente da Perto


rificar se uma montagem está conforme as especificações de projeto. O processo ganha máquinas de corte plasma para chapas de aço com mesa aspirada, tecnologia que não usa água na mesa de corte para filtragem dos gases e retenção de particulados sólidos, sendo, portanto, um sistema mais limpo e ecologicamente correto. Dentre as novidades estão também os equipamentos para simular a vibração, um Shaker Eletrodinâmico, que testa módulos de até 60 quilos. Além de uma máquina de teste de motores elétricos – com até 6 Mm (megametro) e 2 mil RPMs –, que viabiliza simular em 2 a 3 dias a vida útil do motor, em média de seis anos.

RESPALDO Presentes no evento, autoridades como o Prefeito de Gravataí, Marco Alba, afirmaram que a Perto é um espaço de crescimento tecnológico que impulsiona o desenvolvimento da região. “Me orgulho de ser prefeito de um município que tem uma empresa como a Perto, que acreditou no potencial da comunidade e nos ajuda a ser a quarta economia do Estado.” O Presidente do Banrisul, Túlio Zamin, complementou dizendo que a Perto é exemplo de produtividade, criatividade e inovação. “Valorizamos parcerias que geram crescimento mútuo, e a Perto cumpre esse papel”, finalizou.

Inauguração ocorreu no dia 5 de dezembro

7


inovação

POS VELOH:

TUDO EM UMA SÓ SOLUÇÃO 100% desenvolvido e fabricado no Brasil, o produto entra no mercado a partir deste ano e soluciona demandas de diversos segmentos. A Perto vem desenvolvendo o projeto desde 2011, com um intenso trabalho de pesquisas para reunir em uma só solução diversas exigências do mercado. Agora oficializou o POS Veloh, equipamento 100% brasileiro que agrega comodidade, velocidade e perfomance aos meios de pagamento, considerando todas as frentes de uso: redes adquirentes, estabelecimentos comerciais e usuários finais. O Gerente Geral da Unidade de POS da Perto, Cristiano Porto, revela que as primeiras unidades serão lançadas numa parceria com o Banrisul, por meio do Banricompras. “Serão cerca de 5 mil máquinas que vão incorporar as novas funcionalidades desenvolvidas pela Perto. O terminal é fruto de um estudo bastante aprofundado sobre o que os clientes realmente precisavam, e com o passar do tempo essas características foram se consolidando. Dessa forma criamos o POS Veloh”, destaca. Ele ressalta ainda que se trata de um terminal especialmente voltado à customização, atendendo melhor cada cliente.

PRODUTO INTELIGENTE O POS Veloh, além de trabalhar com cartões de débito e crédito, tem um processamento que permite aplicações com mídias como fotos e vídeos.

8

TESTE DE REVISTA DA PERTO  
Advertisement