Revista IESC 1

Page 11

casa era formada por alguns doentes psiquiátricos que cuidavam de uma senhora que tinha sofrido acidente vascular cerebral (AVC) e que vivia acamada em um quarto em que não havia circulação de ar. A segunda casa nos marcou mais ainda por termos encontrado além de um homem de meia idade, que já havia apresentado dois AVCs e se recusou a nos receber em seu quarto. Na casa, o que mais nos chamou a atenção, foi vermos uma criança com epidermólisebolhosa deitada no sofá em frente ao ventilador para cessar a dor, sem ter o menor conforto e isso nos motivou a desenvolver uma campanha para ajudá-lo. Durante as visitas percebemos o empenho da ACS para estabelecer a comunicação efetiva entre nós e os idosos. Ao finalizarmos as visitas fomos para a UBS Nestor Guimarães e, juntamente com o nosso instrutor, realizamos a discussão do texto da teorização sobre Visita Domiciliar, levantando os principais pontos chave do texto, que foi realmente aquilo que vimos na prática anteriormente: a alegria e confiança da população ao receber a visita da ACS e as importâncias dessa visita domiciliar para toda a comunidade. Diante de tudo que vivenciamos, conseguimos associar a teorização com a prática, aprendendo a importância do papel da ACS como elo central da boa relação dos pacientes com a USF e a partir daí concluímos que conhecer a realidade epidemiológica do território é fundamental para a integralidade, universalidade e continuidade do cuidado em prol da prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde.

Considerações finais A visita domiciliar foi responsável por despertar nos alunos o interesse de compreender melhor o funcionamento dessa atividades dentro da Estratégia de Saúde da Família. Além disso, identificamos que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são responsáveis por estabelecerem um elo entre a comunidade e a Unidade de Saúde da Família, criando um vínculo no qual a família se sente à vontade para compartilhar seus problemas e angustias. Também podemos reconhecer alguns agentes determinantes de saúde como por exemplo: condições de moradia, saneamento básico e hábitos de vida.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.