Issuu on Google+

O mundo Codificado e Telegráfico

Agrupamento das escolas de Lamaçães Disciplina de ICCR Prof. Daniel Pimenta e Isabel Silva

Trabalho realizado por: Ariana Araújo nº 3


O mundo Codificado e Telegráfico

Índice

2

Introdução...........................................................................................................................3 O Mundo Codificado ............................................................................................................4 Códigos ...........................................................................................................................4 Código de Barras..............................................................................................................4 Código Binário .................................................................................................................4 Código morse ...................................................................................................................5 Código postal ...................................................................................................................5 ...........................................................................................................................................5 Língua Gestual.....................................................................................................................6 Criptologia.......................................................................................................................6 Cifra de césar ...................................................................................................................7 Bastão de Licurgo ............................................................................................................7 Inventor...........................................................................................................................8 Como funciona .................................................................................................................8 Conclusão ............................................................................................................................9 Bibliografia ....................................................................................................................... 10

Ariana Araújo


O mundo Codificado e Telegráfico 3

Introdução Espero que com este trabalho fique a conhecer mais sobre os códigos e saber o que é um telegrafo, quero ganhar mais conhecimentos sobre o que é O Mundo Codificado e Telegráfico

Ariana Araújo


O mundo Codificado e Telegráfico

O Mundo Codificado

4

Códigos Os códigos podem ser protocolos de comunicação, ou seja, um "conjunto de convenções que rege o tratamento e, especialmente, a formatação de dados num sistema de comunicação". Existem códigos abertos (como o código Morse) e códigos secretos. Os códigos também podem ser um conjunto de substitutos para letras, palavras ou frases inteiras. Geralmente são colocados em livros, os chamados livros de códigos ou nomenclaturas, como duas listas em ordem alfabética. Numa delas o texto claro está em ordem alfabética (para facilitar a cifragem), seguido dos substitutos. Na outra, os códigos estão em ordem alfabética (para facilitar a decifragem), seguidos do texto limpo correspondente.

Código de Barras Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um tipo de scanner - o leitor de código de barras, que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura, a luz é absorvida; onde a barra for clara (espaços), a luz é reflectida novamente para o leitor.

Código Binário O sistema binário ou de base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um (0 e 1). Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário

Ariana Araújo


O mundo Codificado e Telegráfico

Código morse

5

O código morse é um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente. Foi desenvolvido por Samuel Morse em 1835, criador do telégrafo eléctrico (importante meio de comunicação a distância), dispositivo que utiliza correntes eléctricas para controlar electroímanes que funcionam para emissão ou recepção de sinais.

Código postal Código postal ou Código de Endereçamento Postal (CEP) é um código desenvolvido pelas administrações postais e criado no sentido de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondências. Cada administração postal é livre de criar o código que melhor se adapte à realidade postal e administrativa do seu país. Existem diversos tipos de código postal, quer puramente numéricos, quer misturando letras e números (por exemplo o código postal britânico). Este código pode indicar simplesmente uma região ou, em certos casos, indicar o prédio do destinatário da correspondência.

Ariana Araújo


O mundo Codificado e Telegráfico

Língua Gestual Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua gestual através da qual grande parte da comunidade surda, em Portugal, comunica entre si. É processada através de gestos, como o nome indica e a sua captação é visual. Há várias línguas de sinais em uso por todo o mundo, mas a mais comum é a Língua de Sinais Americana. Algumas línguas de sinais receberam reconhecimento oficial em vários países, e pode acontecer que pessoas usando códigos diferentes possam entender-se num nível básico.

Criptologia Criptografia é geralmente entendida como sendo o estudo dos princípios e das técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, a menos que seja conhecida uma "chave secreta", o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade

Ariana Araújo

6


O mundo Codificado e Telegráfico 7

Cifra de césar Em criptografia, a Cifra de César, também conhecida como cifra de troca, código de César ou troca de César, é uma das mais simples e conhecidas técnicas de criptografia. É um tipo de cifra de substituição na qual cada letra do texto é substituída por outra, que se apresenta no alfabeto abaixo dela um número fixo de vezes. Por exemplo, com uma troca de três posições, A seria substituído por D, B se tornaria E, e assim por diante.

Bastão de Licurgo A cidade-estado grega de Esparta, por volta do século V a.C., era uma sociedade na qual a democracia não era uma prática. A retórica e a cultura, tão bem cultuadas na vizinha cidadeestado de Atenas, passavam longe das preocupações de Esparta. Dominados por uma rígida cultura da guerra, os espartanos tinham grande preocupação com a segurança das comunicações militares. Isto impulsionou várias formas de codificar mensagens, sendo o “Scytale espartano” ou “Bastão de Licurgo” o exemplo mais notável desta época. Cifra de Vigenére.

Ariana Araújo


O mundo Codificado e Telegráfico 8

Telegrafo Inventor Samuel Finley Breese Morse, nasceu, 27 de Abril de 1791 — Nova Iorque, 2 de Abril de 1872 foi um inventor, físico e pintor de retractos e cenas históricas estadunidense. Tornou-se mundialmente célebre pela sua invenção: o código morse e o telégrafo com fios, em 1843.

Como funciona A telegrafia foi muito utilizada pelas corporações militares. A partir da Segunda Guerra Mundial passou a ser usada em paralelo com outras modalidades de transmissão como o Single Side Band, actualmente utiliza-se o rádio pacote para comunicações criptografadas mas o código morse ainda continua a ser usado em NDB que são uma espécie de radiofarol utilizado na navegação aérea e marítima.

Ariana Araújo


O mundo Codificado e Telegráfico 9

Conclusão Com este trabalho adquirir mas conhecimentos em relação aos códigos que podem existir, adquiri mais conhecimentos sobre O Mundo Codificado e Telegráfico. Gostei muito de fazer este trabalho

Ariana Araújo


O mundo Codificado e Telegráfico

Bibliografia

1 0

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_gestual_portuguesa http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_morse http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_barras http://pt.wikipedia.org/wiki/Telegrafia http://wiki.di.uminho.pt/twiki/pub/Education/Criptografia/CriptografiaMestrados0607/Relato rio-Joel.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_postal

Ariana Araújo


Relatório