Issuu on Google+


Índice

O que é o Escorbuto? O que provoca o Escorbuto?

Pág.2 Pág.3

Em que ano foi descoberto esta doença?

Pág.4

Algumas fotos do Escorbuto

Pág.5

Introdução Bibliografia Conclusão

Pág.6 Pág.7 Pág.8


O que é o Escorbuto?

O Escorbuto é uma doença que tem como primeiros sintomas hemorragias nas gengivas (inchaço com pus), dores nas articulações, feridas que não cicatrizam, além de desestabilização dos dentes e inflamações na língua. Também provoca mau Hálito e muitas dores de dentes. Quando esta doença está no seu ponto máximo e quando não é tratada a tempo pode levar à morte e antes da morte os dentes podem cair todos pouco a pouco, causando assim muita dor nas gengivas.


O que provoca o Escorbuto?

O Escorbuto é provocado pela falta de vitamina C no corpo humano. A falta de vitamina C é causada por fazer dietas excessivas e a falta de comer fruta e legumes esta doença aconteceu durante a viagem dos portugueses quando estão a descobrir o caminho marítimo até à Índia. O que provocava o escorbuto nos marinheiros era eles comerem carne de porco salgada quando eles não tinham mais nada para comer e quando não tinham carne de porco eles passavam longos tempos a comer folhas e frutas frescas sendo assim atacados pelo Escorbuto.


Em que ano foi descoberto o tratamento para esta doença. Em 1800 a.C. descobriu-se que esta doença podia ser evitada durante as viagens que os marinheiros faziam nos descobrimentos, esta doença poderia ter sido evitada se eles durante as suas dietas adicionassem suco de limão e repolho azedo. Muito mais tarde, verificou-se que esses alimentos contêm grande quantidade de vitamina C e que a ingestão diária de pequenas doses dessa vitamina evita o escorbuto. Muito mais tarde, verificou-se que esses alimentos contêm grande quantidade de vitamina C e que a ingestão diária de pequenas doses dessa vitamina evita o escorbuto.


Algumas fotos do Escorbuto

Hemorragias nas gengivas e queda dos dentes

Inflamações na língua.

Feridas que não cicatrizam.


Introdução

Eu com este trabalho quis mostrar a todas as pessoas como era a doença, as suas forma de transmissão e as suas formas de se proteger deste vírus que pode levar a morte. Este trabalho está alojado no Issuu.com (Livros Feitos em Office e transformados para PDF para depois poderem fazer o upload no site) Espero que tenham gostado deste trabalho.


Bibliografia

Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escorbuto (alguma informação) http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Escorbu to&lang=3 (aonde fui buscar as imagens) Textos elaborados por mim baseados nos textos que estão presentes na wikipédia.


Trabalho elaborado para Língua Portuguesa do projecto 2-5-8. Este período o projecto era sobre os Lusíadas mas precisamente a doença que os portugueses tiveram durante as suas viagens dos descobrimentos.


Escorbuto "Projecto:2-5-8"