Issuu on Google+

Maio / Junho

2010 Nossa Educação. Nosso Futuro. NESSA EDIÇÃO: Rede Municipal de Ensino é ampliada Já em construção um CEMEI / Modelo PROINFÂNCIA Prefeito e Secretária em comitiva visitam Instituições reformadas Vencedores do Concurso Harmonia no Trânsito TIM ArtEducAção e os 100 Anos de Calmon Barreto Deflagrado o processo de construção coletiva da Proposta Curricular para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental MPMG Itinerante visita Araxá Aluna da Rede Municipal finalista em Concurso Nacional Salas de Recursos Multifuncionais: Uma realidade na Rede Municipal de Ensino Regulamentado o Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino Parceria com o CDA da CBMM oportuniza estudos sobre a importância da Bio Diversidade do Cerrado Secretária realiza Encontro com o CME A passos largos, caminha a parceria firmada com o Poder Judiciário O que muda com o Plano de Carreira?

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Editorial

2

Caro(a) Servidor(a):

30 de junho de 2010 é o marco de 546 dias de nossa gestão frente à Pasta da Educação do nosso Município.. Já que a meta traçada por nossa equipe é a permanente busca pela excelência da prestação de serviço, através do desenvolvimento de ações planejadas e implementadas em rede, julgamos ser este o tempo bastante para uma reflexão sobre a trajetória percorrida pela SME, em relação ao ponto de partida e ao ponto vislumbrado para a chegada. Um ano e meio de gestão. Muitos obstáculos superados e muito trabalho construído, sob a coordenação de uma equipe de profissionais, igualmente comprometidos. E do outro lado da linha, outros profissionais, procuram dar o seu recado no cotidiano das Escolas da Rede Municipal, cujo avanço foi apontado pelas avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica - PROEB.

SME - MÉRITO EM SERVIÇO PÚBLICO A Secretaria Municipal de Educação foi agraciada pela AITMAP e Jornal Clarim com o título - Mérito em Serviço Público. A solenidade de premiação aconteceu dia 18/06/10, no Girassol Clube de Campo. E a Secretária, Dra. Giovana, creditou esse Mérito à Administração atual e a todas que a antecederam. EXPEDIENTE: Prefeito Municipal Jeová Moreira da Costa Secretária de Educação Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães Assessora Educacional Lazara do Rosario Carneiro Coordenadora da Área de Planejamento e Projetos Lídia Maria da Silva Pereira Guimarães Coordenador da Área de Logística Fausto Barreto Coordenadora da Área Administrativa e de RH Maria Magdalena Castro Oliveira Coordenadora da Área Pedagógica Gessy Glória Lemos INFORMATIVO EDUCACIONAL Redação: Lazara do Rosario Carneiro Digitação, arte e diagramação: Zulma Luciana de Oliveira Jornalista Responsável: Maurício de Castro Rosa Fotos: Banco de Imagens da SME FALE CONOSCO smeassessoria@araxa.mg.gov.br Telefone: (034) 3691-7109 Av. Imbiara, 940 - Centro, CEP. 38.183.244 Araxá/MG

Em 2009, essas avaliações foram aplicadas a 753 alunos do 5º ano e do 9º ano. O desempenho deles apresentou crescimento significativo, na escala de proficiência, em relação a 2008. No 5º ano, a proeficiência média das escolas municipais passou de 215,3 para 227,4 em Matemática; e de 202,3 para 214,3, em Língua Portuguesa. No 9º ano, a proeficiência em Língua Portuguesa passou de 260,9 para 296,5; e em Matemática, de 270,2 para 272,0. Assim, ao lado de uma rotina dinâmica pela própria natureza, destacamos, no período delimitado: ! 90 eventos de capacitações realizados para todos os segmentos. ! 01 Proposta Pedagógica para Educação Infantil (03 a 05 anos) construída a várias mãos. ! 01 Caderno de Atividades/ Coletânea (1º e 2º períodos) compilado. ! Já deflagrado o processo de construção coletiva de uma Proposta Curricular para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. ! 10 Salas de Recursos Multifuncionais equipadas para o Atendimento Educacional Especializado, já implementadas, com profissionais treinados em serviço. ! PDME analisado com o correspondente Plano de Ação para o biênio 2009/2010 elaborado. ! Plano de Carreira, Remuneração e Valorização dos Profissionais da Educação do Município de Araxá atualizado. ! Duas Unidades de Educação Infantil construídas e entregues à comunidade. !Uma Unidade Modelo PROINFÂNCIA em construção e outra na etapa de mapeamento do terreno. ! Dois ônibus/ Programa Caminho da Escola adquiridos. ! 04 projetos institucionalizados através de leis aprovadas pelo Legislativo. - Prêmio Experiências Pedagógicas Inovadoras; - Medalha Mérito Estudantil Profa. Agar de Affonseca Silva; - Jogos Estudantis Municipais - JEMA; - Programa de Educação em Tempo Integral, implementado de forma gradativa, mas já com formatação delineada. ! Bons projetos de incentivo à leitura e de enriquecimento cultural implementados, graças à força das ações parceiras. ! Escolas informatizadas, com acesso à internet e interligadas em rede, inclusive nas escolas do campo. ! Uma aluna de Unidade Rural premiada em Concurso de caráter nacional. ! SME - Mérito em Serviço Público/ Melhores de 2009. Reconhecemos que, entre acertos e desacertos (próprios do processo de cosntrução), avançamos. Reconhecemos, também, que há que se creditar o mérito das realizações à Administração atual e a todas as administrações que nos antecederam. Cada uma, a seu tempo, deu a sua contribuição. E somos crientes de que, entre o ideal projetado e o real existente, há uma longa distância a ser percorrida, com o profissionalismo de todos nós que nos constituimos Equipe da Educação da Rede Municipal de Araxá. GIOVANA MARIA MESQUITA DE PAULA GUIMARÃES Secretária Municipal de Educação


AMPLIAÇÃO DA REDE, ATENDIMENTO À DEMANDA

3

No dia 20/06, foi inaugurado o CEMEI Dalva Santos Zema, com sede no Bairro Pão-de-Açúcar. A Unidade já está equipada e, com capacidade para atendimento a 110 crianças, e tem suas atividades programadas para funcionamento no início de agosto próximo.

A Rede Municipal de Ensino tem razões de sobra pra comemorar. Entre as várias ações realizadas, tem destaque a ampliação da Rede de Ensino e o consequente aumento do atendimento à demanda. Em um ano e meio de gestão, já entregou duas Unidades de Educação Infantil à comunidade.

Prestigiaram a Cerimônia, além de autoridades, comunidade educacional e moradores do Bairro, familiares de Dona Dalva Zema.

A primeira, já em funcionamento desde fevereiro próximo passado, é o CEMEI Sarah Valle Abrahão, inaugurado no último dia 18 deste mês de junho, com a presença de autoridades, familiares de Sarah, convidados e comunidade escolar. Cumpridas as formalidades, a apresentação cultural das crianças encantou os presentes, especilamente quando entoaram o Hino do CEMEI, cuja letra é uma composição de Maria Leonor Teixeira Lemos.

E já foram tomadas providências para o início da construção de um CEMEI/ Modelo PROINFÂNCIA, no Bairro Ana Pinto, com recursos do FNDE e contrapartida da PMA. Confira!


ACONTECE NA REDE...

4

VISITA ÀS INSTITUIÇÕES REFORMADAS

TIM - ArtEducação

O Prefeito Jeová Moreira da Costa, a Secretária Municipal de Educação e autoridades, em comitiva, visitam Unidades reformadas.

Araxá classifica-se em 2º lugar na Mostra Artística no Estado de Minas Gerais Em Araxá, o Projeto TIM ArtEducAção, na sua 3ª edição, foi desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, e teve como tema Uma Noite no Museu: 100 Anos de Calmon Barreto. Foram mais de 300 crianças e adolescentes atendidos pelo Programa, através das oficinas de arte com reciclagem, música, contação de histórias, teatro e dança. A culminância, aconteceu dia 28 de maio, às 20h, no Centro Cultural do SESC. A presença fictícia do grande homenageado encantou todos os presentes. O cenário, uma criação de Antonio (TOM), permitiu aos presentes uma magnífica noite no Museu. Em 16 de junho, às 10h, no Auditório Presidente Juscelino Kubistschek/Cidade Administrativa - BH, aconteceu o encerramento 2009 e lançamento 2010 do TIM ArtEducAção. Araxá logrou o 2º lugar na Mostra Artística no Estado de Minas Gerais. A SME se fez representar por Lídia Maria S. P. Guimarães (Coordenadora da Área de Planejamento e Projetos) e por Janaína Luciana Pereira.

"Com Arte e Educação, a gente caminha para um futuro mais justo. Araxá faz parte dessa caminhada.".

VENCEDORES DO CONCURSO HARMONIA NO TRÂNSITO Alunos da Rede Municipal participaram do Concurso de Desenho e de Frases, sobre o tema - Harmonia no Trânsito Urbano, através da Assessoria de Trânsito e Transporte, integrando a programação da Semana Municipal de Educação e Segurança no Trânsito/2010. Frase: Desenho: 1º Lugar Suéllem dos Reis Camargos E.M. Eunice Weaver Profa. Tatiany Cristina Borges Alves

1º Lugar Karolayne Taita de Souza Fonseca E. M. Francisco Primo de Melo Profa. Rejane Fátima Veloso Pereira

2º Lugar Paola Stéfani Pereira E.M. Manoela Lemos Profa. Shirley Sueli Borges

2º Lugar Bruna Luisa Roriz E.M. José Bento Profa. Maria Lúcia dos Santos

3º Lugar Maria Fernanda da Silva Cunha E.M. Francisco Primo de Melo Profa. Dulce Mara Souto

3º Lugar Marcos Aurélio Santos E.M. Francisco Primo de Melo Profa. Rejaine Fátima Veloso Pereira

Os três finalistas de cada categoria foram agraciados com prêmios. :

Nosso aplauso aos alunos, às professoras e suas Escolas.

EXPLOSÃO DE ALEGRIA De Norte a Sul e de Leste à Oeste, em todos os lugares, o País comemora a vitória de 03 a 01, sobre a Costa do Marfim que carimbou o passaporte para as oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol. Êta Esquadrão de Ouro! Avante, Brasil!... E salve a Seleção!...

AGENDA JUNINA Uma oportunidade de resgate das raízes e tradições culturais de nossa gente. DIA 13/06 EMEI Francisco Braga DIA 18/06 CEMEI Alice Moura -SESC DIA 02/06 DIA 19/06 E.M. Dona Gabriela e E.M. Aziz J. Chaer CEMEI Balão Mágico DIA 08/06 DIA 02/07 CEMEI Cássio Barsante E.M. Prof. Nelson Gomes DIA 10/06 DIA 03/07 CEMEI de Fátima E.M.Francisco Primo de Melo, CEMEI DIA 11/06 Araci Pedrelina de Lima, CEMEI Manoela CEMEI Anita Mesquita, CEMEI Lemos e CEMEI Dona Adélia Valle Magdalena Lemos, CEMEI Azália Guimarães e CEMEI Conceição Velasco DIA 09/07 E.M. de Aplicação Lélia Guimarães, E.M. CESU - Pe. Evaristo Afonso DIA 10/07 Marquês do Paraná e EMEI Lucas E. M. CEMEI Delica Pereira Vale, CEMEI Teixeira Doralice Afonso de Azevedo e E.M. DIA 12/06 Antonio Augusto de Paiva E.M. Pe. Inácio, E.M. José Bento, E.M. DIA 14/07 Profa. Leonilda Montandon, CEMEI AABB Comunidade e Sarah Valle Abrahão, CEMEI Dom DIA 17/07 Pixote e Centro Social Urbano E.M. Eunice Weaver e E.M. Profa. Auxiliadora Paiva


ACONTECE NA REDE... CONSTRUÇÃO COLETIVA DA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

5

MPMG ITINERANTE VISITA ARAXÁ Araxá recebeu, dia 14/06/10, um evento do Projeto - Ministério Público Itinerante do Estado de Minas Gerais - MPMG. Este evento aconteceu na Praça Coronel Adolfo de Aguiar e foi realizado numa parceria MPMG/PMA, através da Secretaria de Educação. Nessa Itinerância, o MPMG visita cerca de 40 municípios/MG, divulgando a Instituição, suas funções e formas de acesso e assim promove sua aproximação dos cidadãos. Cerca de 430 alunos de E.M. (Aziz J. Chaer, Profas. Auxiliadora Paiva e Leonilda Montandon); e de E.E. (D. José Gaspar e Maria de Magalhães) participaram desta atividade, dentre autoridades e representantes dos vários segmentos sociais.

Esse documento propõe ao professor alfabetizador refletir e discutir, na busca definição das capacidades mais relevantes a serem alcançadas pelos alunos e sistematizá-las. Neste sentido, já foi realizado um diagnóstico em Língua Portuguesa, com a participação dos supervisores pedagógicos. Este diagnóstico evidenciou a relevância e a pertinência dos conteúdos a serem abordados nos bimestres de cada etapa da vida escolar dos alunos. Nos próximos encontros, serão definidas as habilidades a serem adquiridas. E este estudo, posteriormente, estender-se-á aos demais conteúdos

EM ANDAMENTO A CONSTRUÇÃO COLETIVA DA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS, EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA Após diagnóstico realizado pelos professores sobre os conteúdos trabalhados a cada bimestre, e em cada ano/série, iniciou-se a reflexão sobre a relevância, a pertinência deles e sua organização em níveis de aprofundamento mais complexos para cada etapa escolar. Os conteúdos foram organizados por bimestre, com suporte das informações em Eixos Temáticos. A próxima etapa será definir as habilidades a serem adquiridas pelos alunos.

ALUNA DA REDE MUNICIPAL FINALISTA EM CONCURSO NACIONAL A aluna, Marcela Maria Trindade de Campos (5º Ano - Profa. Queila Eurípedis Silva), da E.M. Francisco Primo de Melo (Bosques dos Ipês), classificou-se em 2º lugar, no XI Concurso Nacional de Cartazes, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, cujo tema foi Juventude na Prevenção do Uso de Drogas. A premiação, no valor de R$ 2.000,00, aconteceu em Brasília, durante a comemoração da II Semana Nacional sobre Drogas, dia 21/06/10, no Palácio do Planalto, com a presença do Presidente Lula. Marcela, seu pai e sua professora viajaram de avião, com todas despesas custeadas pela SENAD. Presentes no evento as Profas. Cinara (Diretora da Escola), Angela (Profa. de Artes) e Maristéia (pela equipe pedagógica da SME). A elas e à Escola o aplauso da SME.

O USO DA TICs NO ENSINO FUNDAMENTAL Dia 21/05, no telecentro da E.M. Profa. Leonilda Montandon, os professores das Salas de Informática das Escolas Municipais participaram do 6º Encontro de Formação Continuada no Cotidiano Escolar. Promovido pela SME, através da Área Pedagógica, sob a coordenação da Profa. Sueli Aparecida Ramos, o curso oportunizou aos professores a utilização das ferramentas oferecidas pelas TICs na dinamização de suas aulas, através da criação de webquest, mapas conceituais,wikis, histórias em quadrinhos digitais, slides shows, fotografias digitais, jogos cooperativos, simuladores, dentre outros.

ESTOU DE BEM COM A VIDA... PRATICO ESPORTES... Mais uma edição desse Projeto aconteceu dia 26/05, na EMEI Francisco Braga; dia 22/05, na E.M. Marquês do Paraná e AABB Comunidade.


6

INCLUSÃO Leia! Escute! Pense! E Aja...

O grande desafio da inclusão é pensar e colocar em prática diferentes formas de ensinar, de modo a permitir que todos os alunos compartilhem distintas estratégias de ensino aprendizagem, pelo uso de materiais diversificados, para que possam apreender e aprender cada vez mais. Para isso, é preciso uma pedagogia ativa, dialógica e interativa que se contrapõe a toda e qualquer visão unidirecional, de transferência unitária. Firma-se, pois, que os alicerces da inclusão apoiam-se em princípios básicos os quais não permitem nenhuma forma de isolamento e/ou de segregação.

Tempo Integral É o ideal de Educação que traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária. É, pois, favorável ao desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Esse ideal está expresso em vários instrumentos da legislação brasileira. Sua operacionalização exige ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas. E necessita do compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e os de outras áreas, às famílias e os diferentes atores sociais.

Nessa perspectiva, para a garantia de igualdade de oportunidades, com qualidade técnico-científica e didático-pedagógica, a Rede Municipal de Ensino de Araxá está equipada com 10 Salas de Recursos Multifuncionais, as quais disponibilizam o Atendimento Educacional Especializado, para alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil, com matrícula e frequência regular nas Unidades de Ensino da Rede do Município.

Nessa perspectiva, a Escola Municipal Profa. Auxiliadora Paiva tem alunos em tempo integral no contraturno, com o desenvolvimento de atividades no espaço do Centro Social Urbano - CSU, as quais não só atendem a uma necessidade familiar,mas principalmente, reforçam e favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento de competências colaborativas para a construção da cidadania.

Sala de Recursos Multifuncionais- E.M. Manoela Lemos Atendimento Educacional Especializado em grupo, no contra-turno da escolarização.

Sem descuidar dos eixos norteadores que integram os conteúdos, são oportunizadas aos alunos atividades lúdicas, integradoras do cotidiano social com o saber escolar. Confira nas fotos.

A Rede Municipal de Ensino atende, também, alunos em Tempo Integral na Escola Municipal Marquês do Paraná e no Programa Integração AABB Comunidade (este em parceria com a Fundação Banco do Brasil) no Barreiro; e na E.M. Prof. Nelson Gomes.

Sala de Recursos Multifuncionais - E.M. José Bento (Zona Rural) Profa. Elivânia

Depoimento “A Sala de Recursos Multifuncionais, em nossa Escola, veio acrescentar mais um ganho como fator favorável à inclusão de alunos com deficiência, especialmente os deficientes visuais.” Lúcia Soares de Oliveira Borges Diretora/E.M. José Bento

A BIO DIVERSIDADE DO CERRADO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE Aconteceu no dia 26/05/10, na ACIA, o Lançamento do Projeto Bio Diversidade do Cerrado. O Projeto, que é uma proposição do Centro de Desenvolvimento Ambiental-CDA, da CBMM. Tem como objetivo sensibilizar alunos e professores das escolas que ministram o 5º ano do Ensino Fundamental sobre a importância do Meio Ambiente, através da promoção do conhecimento da Biodiversidade do Cerrado.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL Foi formalizado entre a PMA/SME e o UNIARAXÁ, no dia 01/06/10, para atendimento a alunos da E.M.de Aplicação Lélia Guimarães. Abaixo flash do evento.


7

ACONTECE NA REDE... Dia das Mães No CEMEI Delica Pereira Vale As mães foram recepcionadas com a música Aos Olhos de Deus. E, coroadas pelas crianças com pétalas de rosas coloridas, as quais transformaram o corredor do CEMEI num tapete bonito de se ver. CEMEI Conceição Velasco

No CEMEI Balão Mágico Muita alegria e grande participação da comunidade.

E.M. Profa. Auxiliadora Paiva Tempo Integral (CSU)

No CEMEI Cássio Barsante A comemoração foi abrilhantada com a presença e participação da Servidora - Jaqueline de Fátima Batista Guimarães que, junto com as crianças, interpretou uma canção em homenagem às mães. E.M. Marquês do Paraná

No CEMEI Conceição Velasco Com simplicidade, alegria, graça e ternura; e com um delicioso café da manhã, as crianças demonstraram gratidão e respeito por suas mamães. No EMEI Dom Pixote Muita alegria, música e carinho e uma lembrancinha para cada mamãe. No CEMEI Anita Mesquita,lindas apresentações e muita emoção.

CEMEI Cássio Barsante

No CEMEI Araci Pedrelina de Lima, lindos murais, apresentações e lembranças para as mães, confeccionadas pelas crianças. CEMEI Delica Pereira Vale No CEMEI Azália Guimarães - Depois de algumas semanas de trabalho sobre o tema MÃE, todos chegaram à conclusão de que o melhor presente para a mamãe é o próprio filho. E a festa foi completa: apresentações artísticas, um lindo vaso de violeta de presente, com um cartãozinho confeccionado pelas crianças e um gostoso café da manhã. No CEMEI Magdalena Lemos - Crianças do Maternal entoaram a música “Carinhoso”. E as crianças do Bercário 3, na cozinha, fizeram a Festa para a Mamãe! CEMEI Balão Mágico Na E.M. Dona Gabriela - As mães foram cantadas em prosa e verso com poemas de autoria dos alunos.

CEMEI Azália Guimarães

E em todas as outras Unidades, tanto da zona urbana quanto da zona rural, as mães dos alunos e as mães funcioárias receberam homenagens pelo seu Dia.

EMEI Dom Pixote

E.M. Dona Gabriela

CEMEI Araci Pedrelina de Lima

CEMEI Anita Mesquita

CEMEI Magdalena Lemos


8

ACONTECE NA REDE...

CME REUNE-SE COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO Dia 16/06/10, às 09 horas, na sede do Órgão Central da SME, aconteceu um Encontro dos Conselheiros do CME com a Secretária, Dra. Giovana. Segundo o Presidente do CME e Diretor do Colégio Atena, Prof. Antônio Augusto Menezes Maneira, o Encontro teve importância fundamental para que os Conselheiros pudessem tomar conhecimento da realidade da Rede Municipal de Ensino de Araxá, em função do monitoramento ao Plano Decenal de Educação do Município, uma vez que o CME, ciente de sua responsabilidade, assume a posição de parceiro da SME.

Mensagem Ser eleito Presidente do CME - Conselho Municipal de Educação, é sem sombras de dúvidas, uma alegria, uma emoção, uma conquista e uma responsabilidade muito grande; pois sempre acreditei que a Educação é o mais importante de todos os pilares e a mais nobre de todas as causas. Presidente do Conselho de Educação e sua esposa

Para iniciar nossos trabalhos, tivemos um primeiro encontro com a Secretária Municipal de Educação, Sra. Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães para as devidas apresentações, fidelização de nossa parceria e elaboração das diretrizes que serão iniciadas com a apresentação e apreciação do Plano Decenal de Educação do Município. Antonio Augusto Menezes Maneira Diretor do Colégio Atena Presidente do CME - Conselho Municipal de Educação

A Passos Largos.... E o Projeto Adolescente Legal caminha, a passos largos, focado na conscientização sobre a importância de se ter uma vida saudável e na promoção do protagonismo infantojuvenil, pelo desenvolvimento das capacidades de análise e reflexão crítica. Nesta Fase, o Dr. Renato Zouain Zupo (Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Araxá) proferiu palestras para 90 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, cumprindo a seguinte agenda:

ATENÇÃO, SERVIDOR!

O que muda com o Plano de Carreira? 1. Aumento do Piso Salarial Jornada Semanal

Cargo

Piso/ Salário Base Aumento

APE/ASG - Agente de Serviços Gerais

30h

510,00

9,6%

TCE - Auxiliar de Secretaria/ Biblioteca

30h

550,00

11%

EDU/PAE - Prof. Adjunto de Educ. Infantil

25h

600,00

29%

PEB - Prof.de Educação Básica EEB - Supervisor Pedagógico

25h

660,00

11%

25h

950,00

6,7%

TSE - Técnico Superior de Educação

30h

1065,00

--

2.Reajuste anual do piso Disposto no Art.25 da Lei Nº5. 664/2009: “A revisão geral dos vencimentos estabelecidos para os cargos efetivos bem como para os cargos em comissão, deverá ser efetivada anualmente, por Lei de iniciativa do Executivo Municipal, sempre na mesma data e sem distinção de índices para a mesma classe de cargos, conforme o disposto do Art.37, inciso X, da Constituição Federal.” 3. Carreira 3.1.Promoção: de 10% a cada 3 anos, de um nível para o seguinte,pela formação/escolaridade. 3.2. Progressão: de até 3% ao ano, de 1 grau para o seguinte, pelo desempenho (em substituição ao quinquênio de 10% a cada 5 anos e à progressão de 2% a cada 2 anos). 4.Vantagens e Incentivos 4.1.Docência- 20% para professor em sala de aula/turma regular. 4.2. Sala de recursos- 10% para professor em sala de aula recursos multifuncionais/necessidades especiais. 4.3. Zona Rural-10% para servidor que atua em escola rural. 4.4. Bolsa de estudo- custeio de 60% da mensalidade de cursos de graduação e pós- graduação em IES conveniadas, para servidores do quadro de magistério. 4.5. Progressão adicional - 1 grau extra para: a) Curso de 180h a cada 5 anos; b) 5 Avaliações Consecutivas com resultado de 100% 4.6 .Produtividade - de até 30% mensal pelo desempenho, para todos os servidores efetivos (regulamentação em processo). 5.Ganho Salarial Cargo

Ganho Salarial

Média Salarial Jornada Diária 576,30 6h/d 621,50 6h/d 678,00 5h/d

APE/ASG

9,6% Aum. Piso+10% Prom.+até3% de Prog.=22.6%

10/05: E.M. Aziz J. Chaer 20/05: E.M. Profa. Leonilda Montandon 31/05: E.M. Profa. Auxiliadora Paiva

TCE

11% Aum. Piso+10% Prom.+até3% de Prog. =24%

EDU/PAE

29% Aum. Piso+10% Prom.+até3% de Prog.=42%

Os alunos participantes atuarão, em suas Unidades de Ensino, como agentes multiplicadores, orientados pelos professores; e irão visitar o Tribunal do Júri, em data a ser agendada pelo Dr. Renato.

PEB Zona Rural

11% Aum.Piso+10%Prom.+até3% de Prog + 20% Doc.+10%vant.=54%

943,80 5h/d

PEB Zona Urbana 11% Aum.Piso+10%Prom.+até3% de Prog +20%

877,80 5h/d

Leituras, projeção de filmes, seminários, mesas redondas, confecção de murais, cartazes e blocos, e realização de gincana são algumas das atividades que serão realizadas nas Escolas, com foco no objetivo do Projeto.

ENCONTRO MARCADO COM FERNANDO SABINO Em 07/05/10, aconteceu no espaço do Museu Calmon Barreto, a Solenidade de Abertura da Exposição Encontro Marcado com Fernando Sabino, a qual integra o Projeto com o mesmo nome.

Doc.=44% 11% Aum.Piso+10%Prom.+até3% de Prog +10% PEB Sala Recurso S.Rec.= 34%

EEB

9,7% Aum. Piso+10% Prom.+até3% de Prog.=19,7%

TSE

10% Prom.+até3% de Prog.= 13%

811,80 5h/d 1073,50 5h/d 1203,45 6h/d

Obs: Servidor que atua na Zona Rural recebe 10% de vantagem pecuniária sobre seu vencimento básico Piso e Carreira andam Juntos. Nesse sentido, o Plano de Carreira dos Servidores Municipais da Educação representa "um pacto pelo início da valorização dos profissionais do Magistério, (...) Como um dos pressupostos para a qualidade da Educação."


Informativo Educacional SME Araxá - mai/2010