Issuu on Google+

Escola da Comunidade Projecto Educativo 3491 Boletim Informativo Janeiro 2013 | Número 1 Escola da Comunidade Escola EB 1/JI N.º 34 Escola EB 1/JI N.º 91

Coordenação: Bárbara Oliveira Susana Pragana Promotores:

Escola da Comunidade: O Projecto Este projecto tem por objectivo a promoção e execução de atividades de enriquecimento curricular (AEC) e componentes de apoio à família (CAF) em duas Escolas do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar (EB 34 e EB 91). Promovido pela APEAL e executado pela ARAL, resulta daqui uma parceria fundamental ao bom funcionamento do projeto, onde os papeis de ambas as associações se fundem no sentido de criar uma dinâmica diferenciadora que pretende ir para além do expectável, aproveitando as mais valias de actuação das associações no território para valorizar o trabalho nas Escolas. Assim se tornam as Escolas mais abertas à Comunidade e vice-versa, sendo os alunos aqueles que mais enriquecidos ficam com o trabalho efectuado, por ser tão diversificado e por contar com a colaboração de variadas instituições que trabalham na Alta de Lisboa. Novidade para o ano lectivo 2012/2013 é o alargamento à Escola Maria da Luz Deus Ramos, somente enquanto entidade promotora das AEC, associando-se aqui a AJEC como entidade executora.

Sessão de Boas-vindas aos Colaboradores

.

Contactos

Susana Pragana 916349178 Bárbara Oliveira 960154631 escoldacomunidade.3491 @gmail.com

De forma a dar o pontapé de saída para um novo ano lectivo, realizou em meados de Setembro a sessão de boasvindas aos colaboradores do Projecto Escola da Comunidade. Estiveram presentes, para além dos representantes de ambas

as associações, os Professores AEC, Monitores CAF e as Coordenadoras de ambas as Escolas. Num convívio bastante informal se congratularam aqueles que se mantêm no projecto por mais um ano lectivo (12) e conheceram-se os novos técnicos (3) que se juntaram equipa deste ano lectivo. Neste final de tarde houve tempo para uma conversa sobre o funcionamento do projecto, bem como para uma brincadeira para quebrar o gelo inicial… a atribuição de diplomas de mérito a todos. Foi desta forma que se iniciou o trabalho nas Escolas para 2012/2013, juntando todas as pessoas que nelas trabalham de forma a criar uma equipa unida e com o mesmo sentido de trabalho.


Boletim Informativo – Escola da Comunidade Janeiro 2013 | Número 1 |

Experiências sensoriais no dia da Bengala No dia 15 de Outubro comemorou-se o Dia Internacional da Bengala Branca Branca, o qual tem como objectivo assinalar e reconhecer a

independência das pessoas cegas e a sua plena participação na sociedade. Para assinalar este dia, os professores da Escola 34  vendaram alguns alunos, de forma a realizarem vários percursos pela Escola, efectuando assim experiências sensoriais diversas, semelhantes aos invisuais. Esta foi a forma encontrada para sensibilizar as crianças acerca das dificuldades enfrentadas diariamente pelas pessoas cegas, pelo que acreditamos que a partir deste momento, as crianças que participaram na actividade valorizarão mais as capacidades das mesmas.

Aulas de Expressão Dramática

A expressão corporal é uma componente bastante importante para o crescimento do ser humano e a prova disso é o trabalho que a Professora Susana Mendonça efectuou durante o primeiro período com a turma de 1º ano da Escola 91. Quebrando a imagem comum do professor em sala de aula, esta turma tem o privilégio de chegar à sua sala e ter mesas para um lado, cadeiras para o outro, cadernos e lápis arrumados, ficando todos os alunos em pé no centro da sala, restando bastante espaço livre para se explorarem a eles próprios. Deste modo se promove o desenvolvimento de competências pessoais e sociais através de exercícios de exploração da expressividade corporal, nos quais se adoptam características corporais diferentes das do próprio, incidindo-se ainda no domínio corporal e autoconhecimento.

Inglês para os mais novos

No sentido de preparar as crianças para o 1º ciclo, fazem parte do leque de actividades das CAF as aulas de inglês. Estas são dadas pelos professores das AEC de inglês que nas suas horas de “furo” aproveitam para fazer dinâmicas de inglês destinadas às crianças de jardim-deinfância. Para além de as crianças serem bastante pequenas, verifica-se que as aprendizagens, para além de simples, são consistente, constituindo, sem dúvida, uma mais valia para o crescimento e formação das crianças. Esta é mais uma das formas encontradas de enriquecer o trabalho nas CAF.

Curiosidade… As Escolas às quais estamos habituados a chamar de N.º 34 e N.º 91, mudaram durante o primeiro período de nome, passando a ser, respectivamente designadas Escola Básica José Manuel Rocha e Melo e Escola Básica Dr. Nuno Cordeiro Ferreira. Está na altura de serem perdidos os antigos hábitos e passarmos a fazer um esforço para designar correctamente estas duas escolas, deixando cair as suas antigas designações e adoptando as novas.


Boletim Informativo – Escola da Comunidade Janeiro 2013 | Número 1 |

Ser Criança é… As crianças da CAF da Escola 34 reflectiram sobre o que é ser criança e quais os direitos da Criança! Depois de conversarem sobre este assunto, elaboraram um painel com as principais conclusões a que chegaram, que ficou exposto. Foram as seguintes as conclusões a que chegaram: - A Criança tem direito de se desenvolver física, mental e socialmente; A Criança tem direito a um nome; - A Criança tem direito de se alimentar, ter um lugar para morar e apoio médico; - A Criança tem direito de ir a escola; - A Criança tem direito de ser amada, compreendida pelas pessoas que estão ao seu redor. - A Criança tem o direito de brincar; - A Criança tem direito a solidariedade, compreensão, amizade e justiça.

Halloween: Casas do Terror e afins Como já tem vindo a ser hábito, celebramos nas Escolas o Halloween, sendo um dia muito divertido para as crianças! Este ano não foi excepção e em ambas as escolas todos os professores trabalharam para pôr em prática atividades relacionadas com o dia das bruxas! Na escola 91 as professoras de expressões ocuparam-se de realizar máscaras e os de inglês de abordar vocabulário relacionado com a época, já na escola 34 decorreu uma hora do conto para desmistificados alguns medos dos alunos relativamente ao Halloween, tendo em ambas existido, a já famosa, Casa do Terror, na qual os professores de actividade física fizeram muitas brincadeiras e surpresas “assustadoras”.

O Natal nas Escolas Tal como na maioria das casas, também nas Escolas durante o mês de Dezembro começou a cheirar a Natal… Alunos e Professoras, das AEC e CAF, trabalharam intensamente durante este mês para embelezar o local onde passam grande parte do seu tempo. Ambas as Escolas foram enfeitadas de acordo com a época natalícia, tendo na Escola 34 sido feita uma única árvore de Natal gigante, para a qual todos os alunos colaboraram, colocada no hall de entrada, e na Escola 91 foram feitas várias árvores para enfeitar o refeitório (espaço de convívio entre os alunos), cada uma delas em representação de uma turma e com um material reciclado específico (caixas de ovos, rolos de papel higiénico, garrafas de plástico, cds, tampas de garrafas, etc.) Ainda na Escola 34, na área do Inglês, foi ensaiado a canção “ Jingle Bells”, formando-se um coro de Natal que, no final do primeiro período, cantou para toda a comunidade escolar esta conhecida música de Natal.


Boletim Informativo – Escola da Comunidade Janeiro 2013 | Número 1 |

Árvore de Caretas da CAF EB 91 A CAF da Escola 91 construiu uma árvore de caretas… Utilizando um desenho pintado na parede com as mãos das crianças e fotografias engraçadas das mesmas, a sala ficou com uma parede mais divertida, mas também mais funcional já que, junto da sua fotografia, cada criança tem um copinho onde são colocados os recados para o respectivo encarregado de educação. Assim foi efectuada uma actividade bastante divertida, na qual as crianças adoraram fazer poses para as fotografias e se decorou de forma funcional a sala.

Aprender sobre Gaudi

Durante o 1ºperiodo a professora Marta Baptista desenvolveu com as suas turmas trabalhos de expressão plástica com técnicas de colagem, inspirados no famoso arquitecto espanhol Antoni Gaudi, uma forte influência na cidade espanhola de Barcelona. Os alunos passaram assim a conhecer a vida e obra de um importante artista do século XX, tendo ainda produzido trabalhos muito bonitos e interessantes a partir de uma nova técnica. O resultado final foi fantástico!

Portas Abertas Natal 2012 Na interrupção lectiva do Natal 2012 decorreu mais uma sessão do Programa de Férias Portas Abertas, desta vez enriquecido graças ao entrosamento de actividades com a Associação Espaço Mundo. Assistimos a um espectáculo da Associação Nariz Vermelho no Teatro de São Jorge - Desconcerto de Natal - cujas receitas de bilheteira reverteram para a sua actividade principal, alegrar o programa de intervenção dos serviços pediátricos nos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais; Fizemos um peddy paper no Colégio S. João de Brito organizado pelos alunos do colégio, que também dinamizaram várias actividades; Assistimos à Hora do Conto na Biblioteca Maria Keil, tendo as crianças ouvido uma história relacionada com o Natal; Construímos uma árvore de Natal  e dois placares com os desejos das crianças; Jogamos rugby, com o Rugby na Alta de Lisboa; Fizemos bolachinhas com figuras de Natal ( estrelas, árvores de natal, etc.). Resumindo e concluindo… foi uma grande diversão para todas as crianças que partilharam momentos únicos.

Breves das Associações APEAL ARAL Está a decorrer a 2ºAcção de Formação TIC na Escola D. José I, uma parceria com o Agrupamento e o K`Cidade. O formador é professor da escola, destinando-se a todos os pais do Agrupamento e residentes locais.

A ARAL tem desde Novembro um Quiosque aberto ao público no Parque Oeste. Lá pode desfrutar de momentos relaxantes e saborear as famosas tostas. Apareça…no Parque Oeste junto à ponte!

Edição ARAL – Associação de Residentes do Alto do Lumiar – aralumiar@gmail.com http://aralumiar.wordpress.com APEAL – Associação de Pais e Encarregados de Educação do Alto do Lumiar - apaltodolumiar@gmail.com http://apaltodolumiar.wordpress.com


Boletim 1º Período