Page 1

Boletim ARAL Janeiro 2014

Edição nº 02

http://aralumiar.wordpress.com

Espaço MuDança Um projeto em crescimento

Urban Market Um novo conceito na Alta

Distribuição gratuita


Editorial Com o início de um novo ano, voltamos a publicar a nossa newsletter como espelho do nosso trabalho e dedicação à comunidade de Alta de Lisboa. Sentimos como inevitável ao sucesso do nosso trabalho estar perto dos nossos sócios e parceiros, mostrando-lhes o trabalho desenvolvido, para que conheçam de perto as atividades para as quais canalizamos a nossa energia. Pretendemos que este seja não só um espaço de report do nosso trabalho, mas também uma oportunidade de encontro de ideias, aberto à participação de todos, pois apenas em conjunto fazemos sentido numa comunidade feita por residentes e instituições que trabalham em prol do bem comum. O início de um novo ano traz um inevitável balanço do anterior e uma reflexão do que se segue, tanto mais quando integramos uma associação que trabalha de pessoas para pessoas! É esta génese de participação ativa na defesa dos interesses e necessidades dos residentes locais que nos distingue, sendo a ferramenta que nos permite alcançar a nossa missão, é nesta que acreditamos e assim que pretendemos continuar a trabalhar.

Ficha Técnica: José Almeida, Bárbara Oliveira, Ana Carapinha, Afonso Nogueira Distribuição: Gratuita / ARAL Rua Luís Piçarra, Loja 5 A/B, 1750 – 101 Lisboa Telef. 21 826 75 85 / 960 154 631 http://aralumiar.wordpress.com aralumiar@gmail.com http://www.twitter.com/altolumiar

Que melhorias gostaria de ver no Bairro? Envie-nos os seus comentários, sugestões e noticias para: aralumiar@gmail.com

https://www.facebook.com/associacaoresidentes.aral

Novo Cartão Residente O Cartão de Residente possibilita aos sócios da ARAL usufruirem de benefícios e condições especiais nas entidades comerciais aderentes, locais e não só. Estas entidades promovem também os seus serviços, ao mesmo tempo que o consumo nos seus estabelecimentos é incentivado e publicitado. Possuímos um novo cartão de residente, mais prático, com uma nova imagem. Pode adquiri-lo aquando do pagamento das quotas de sócio do ano de 2014. Se ainda não é sócio pode aproveitar a Campanha de Sócios que decorre até ao final de Fevereiro, pagando apenas 10 € de quota anual e beneficiando dos descontos do cartão e das vantagens de ser sócio da ARAL. Pode consultar as entidades comerciais aderentes ao cartão no nosso site ou entrando em contacto connosco via e-mail (aralumiar@gmail.com) ou pelo telefone (218267585 / 960154631). \\2


Urban Market da Alta de Lisboa O Urban Market Alta de Lisboa nasceu em Outubro de 2013, resultando de uma parceria entre a ARAL, a AVAAL e o CLIP, tendo como objectivo dinamizar o Parque Oeste através da realização de mercados semanais que envolvam os residentes locais, melhorando a coesão territorial e a imagem externa da Alta de Lisboa. Assim sendo, têm-se realizado aos sábados, no Parque Oeste, mercados temáticos que envolvem não só pessoas da comunidade enquanto feirantes e compradores, mas também outras da cidade de Lisboa que utilizam esta atividade como meio privilegiado para conhecer a Alta de Lisboa. Nestes mercados podem-se encontrar os mais variados artigos, de acordo com a temática do dia, desde vendas de artigos em 2ª da mão, a peças criativas de artesanato e design urbano, bem como produtos de origem ecológica, a todos estes agregados num único dia num Mercado Mix. Uma das curiosidades destes mercados é ainda a possibilidade de os feirantes terem um apoio (opcional) ao nível do empreendedorismo, o que lhes permitirá aumentar as competências ao nível da valorização dos artigos produzidos e sua consequente venda. Este projeto tem o apoio do Programa BIP/ZIP, da Câmara Municipal de Lisboa.

\\3


Jiu Jitsu - Power Team Junior

Em parceria com a Associaçao TDK, abraçámos em Setembro um novo projeto de Jiu Jitsu com o apoio do Desporto Mexe Comigo (CML). A equipa Power Team Junior arrancou em grande força a época desportiva. Os treinos acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas feiras das 18h30 às 20h00 na Pista Moniz Pereira (Pista Azul), estando a cargo dos treinadores Luís Frota e Bruno Borges (Tchola). A participação em competições nacionais tem sido frequente. Alguns dos nossos atletas têm alcançado alguns lugares no pódio, nomeadamente nas faixas branca, amarela e laranja infantis. Neste momento a ARAL e a Power Team Junior procuram financiamento para a aquisição de um tartami (piso apropriado para desportos de contato) adequando assim as condições de treino.

Secção de Basket Os treinos de Basquetebol realizam-se à segunda e quarta na Escola Dr Nuno Cordeiro Ferreria (Escola 91), das 17h30 às 19h00. Está em curso a inscrição oficial dos nossos atletas na Federação Portuguesa de Basquetebol. Em Dezembro tivemos a oportunidade de participar na Festa Solidária da Minibasquetebol do Sporting Clube de Portugal, decorrida na Escola Secundária do Lumiar.

Junta-te à equipa!

Bike Sharing Já conhece o Bike Sharing da ARAL? É muito simples, a ARAL disponibiliza bicicletas para uso partilhado de sócios e moradores, o que permite facilitar as deslocações entre os vários bairros da Alta de Lisboa e outras zonas da cidade de Lisboa. Já temos duas bicicletas a circular pela Alta de Lisboa, mas em breve teremos mais. Se gosta de andar de bicicleta e esta lhe facilitaria a deslocação, venha ter connosco, explicamos-lhe como pode utilizar as nossas bicicletas!

\\4


Rugby na Alta de Lisboa O Rugby na Alta de Lisboa tem atingido, passo a passo, os seus objetivos. Já contamos com quase cinco anos de projeto, quatro deles com a Sala de Apoio ao Estudo em funcionamento. A evolução do desempenho dos atletas dentro e fora de campo é visível, o Rugby tem cumprido um papel ativo na vida destes jovens dos 6 aos 16 anos. A atual época desportiva tem sido marcada por novos desafios dos quais se destacam o alargamento para o escalão Sub16, fidelização da equipa Sub14 e criação de novas parcerias. Crucial foi também a reestruturação das atividades da Sala de Apoio que será completada com uma ação de remodelação do espaço ainda no mês de Janeiro, levada a cabo por colaboradores do Barclays Bank. Todos os que quiserem fazer parte desta equipa devem juntar-se às atividades: TREINO SUB 8, SUB 10 e SUB 12: 3ª e 5ª feira das 17h30 às 18h30 SUB14 e SUB 16: 3ª e 5ª feira das 18h30 às 19h30 As inscrições nas nossas atividades desportivas podem ser efetuadas na sede da ARAL, para mais informações contate-nos via e-mail (aralumiar@gmail.com) ou por telefone (218267585 / 960154631).

Espaço MuDança O Espaço MuDança sofreu fortes alterações no ano de 2013. Obras de melhoramento, pinturas, equipamentos novos, atividades, ensaios de espetáculos, ou seja, uma forte dinamização para que este se torne num espaço de experiências criativas e muitas partilhas. Iniciámos também aulas para adultos, das quais destacamos a kizomba, que tem tido bastante adesão. Danças Africanas, Hip Hop, Capoeira e Pilates são as actividades que preenchem regularmente o espaço e para as quais se pode inscrever. De forma a não perder a dinâmica criada e a investir na melhoria das condições do espaço, longe de serem as ideais, lançamos uma campanha de angariação de fundos através do BES Crowdfunding, que permitiu a qualquer pessoa contribuir com um valor à sua escolha para doar e apoiar o projecto. Esta campanha terminou no passado dia 31 de Dezembro, com muito sucesso! 51 pessoas solidárias fizeram com que conseguissemos angariar o valor a que nos tínhamos proposto. Este valor vai ajudar-nos a investir num espaço mais simpático e agradável de forma a convidar todos aqueles que querem desenvolver a sua expressão artística e crescer nas várias áreas. Se gostava de utilizar este espaço e/ou propor atividades contate-nos, teremos todo o prazer em encher o Espaço de “MuDanças”. \\5


Alteração do Plano de Urbanização (PUAL) A ARAL teve o prazer, através do Grupo Comunitário da Alta de Lisboa, de contribuir com a sua visão para a alteração deste plano, lutando assim para a defesa dos interesses e necessidades dos residentes locais, tornando o documento o mais realista possível na ótica da comunidade local. As alterações ao PUAL podem ser consultadas on-line no site da Câmara Municipal de Lisboa ou directamente no site da ARAL, no separador “O que fazemos” > “área de intervenção”. O Plano de Urbanização do Alto do Lumiar sofreu nos últimos meses uma discussão de modo a serem efetuadas algumas alterações ao documento original, datado de 1998, o qual com a passagem dos anos foi sofrendo alguma desatualização.

Resta-nos aguardar pelas transformações que a Alta de Lisboa ainda irá sofrer, as quais certamente valorizarão o território, mas que por agora ainda muitas delas não têm data de início ou conclusão.

Escola da Comunidade: Fim do Projeto Fechámos um ciclo ao qual tanto nos dedicámos nos últimos 4 anos, o Projeto Escola da Comunidade, do qual a ARAL foi entidade executora, juntamente com a entidade promotora APEAL. Desde o ano lectivo 2009/2010, quando nos foi co-endereçado um convite por parte do K’Cidade, que marcámos presença nas Escolas Padre Rocha e Melo e Dr. Nuno Cordeiro Ferreira com as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e Componentes de Apoio à Família (CAF). Formámos equipas de Professores e Monitores coesas e com uma excelente capacidade de trabalho… Ensinámos inglês, artes e desporto… Melhorámos as relações com as Escolas, reinventamos as AEC e as CAF adaptando-as ao território, abrimos as Escolas à Comunidade. Agora nos despedimos, chegando o projeto ao final da linha, devido às novas orientações legislativas e à decisão da entidade promotora das AEC e CAF, a Escola da Comunidade nasceu, cresceu e termina agora. A ARAL sai com tristeza, mas ciente do seu bom trabalho, sentimo-nos realizados e com o sentimento de missão cumprida… o nosso trabalho deixou uma marca nas Escolas, nos pais e nos alunos com quem convivemos nestes 4 anos. Na realidade consideramos esta somente como uma despedida do projeto, pois continuamos a trabalhar no território, continuamos a marcar presença nas Escolas com outros projetos e cruzar-nos-emos aqui ou ali com todos aqueles com quem, ao longo dos últimos 4 anos, desenvolvemos trabalho na Escola da Comunidade… aliás são estas, as relações que construímos, aquelas que para sempre ficarão!

\\6


Onde moramos! Foi com uma enorme e agradável admiração que nos apercebemos da requalificação dos parques infantis da Alameda da Música, os quais se encontravam interditos há vários meses, para além de se manter a utilização por parte das crianças, mesmo quase sem equipamentos nem condições de segurança. O primeiro parque a ser intervencionado foi o mais próximo da nossa sede (junto à Rua Luís Piçarra), tendo ficado concluído no final do mês de Dezembro, altura em que os esforços passaram a ser reunidos para o parque infantil junto à Rua Tomás del Negro. O resultado final do parque já concluído foi fantástico, mas teremos de aguardar para ver os restantes. Quanto a nós, para além de felizes pela requalificação destes espaços, podemos apreciar, espreitando pela janela, a constante utilização do parque infantil e as imensas brincadeiras e gargalhadas que surgem neste espaço. Atualmente os treinos dos escalões Sub-12, Sub-14 e Sub-16 do Rugby na Alta de Lisboa dos são realizados no Parque Oeste (Parque Vale Grande) em condições difíceis para a prática da modalidade. Apesar da iluminação débil, o espaço extremamente reduzido aliado à relva muitas vezes suja com dejetos de animais domésticos os nossos atletas têm-se revelado motivados e empenhados! A ARAL tem efetuado deligências junto da Câmara de Lisboa com vista à utilização do Relvado da Pista Moniz Pereira. Consideramos a infra-estrutura ideal para a realização dos nossos treinos. Para além apresentar um relvado em ótimas condições é a instalação do território mais próxima das escolas parceiras do projeto. Até ao momento não obtivemos respostas oficial aos pedidos.

Estão a nascer três novos equipamentos de apoio infantil na Alta de Lisboa, as Creches B-A-BA da Câmara Municipal de Lisboa, que tanta falta faziam pela existência de poucas respostas para crianças nos primeiros anos de vida. Passaremos a contar com estes equipamentos no Campo das Amoreiras, na Rua Octávio Pato, ambas na Freguesia de Santa Clara, e na Rua Tomás Del Negro, Freguesia do Lumiar. Ainda nem todos estão concluídos e/ou em funcionamento, mas ficou a promessa que assim o estarão ainda no primeiro trimestre de 2014. Convidamos os nossos associados a escreverem nesta página e a serem reporteres deste Boletim. O contacto preferencial é: aralumiar@gmail.com Contamos com a sua colaboração! \\7


Oeste Quiosque Há mais de uma ano que a ARAL tem um grande papel dinamizador do Parque Oeste. Pelo OESTE QUIOSQUE têm passado inúmeras atividades, pessoas e culturas. Este quiosque tem-se assumido como um espaço de convívio, encontros e partilhas. Venha conhecer as nossas TOSTAS e delicie-se!

REFAZ-TE: A nova Oficina de Reciclagem A oficina de reciclagem é também um novo projeto em que a ARAL está envolvida, em parceria com a AVAAL, que tem como principal objetivo desenvolver atividades em volta de velhas profissões, atualmente consideradas em vias de extinção. Profissionais residentes na Alta de Lisboa, no ativo ou desempregados, foram convidados a utilizar a oficina (localizada na Escola Básica Dr. Nuno Cordeiro Ferreira – antiga Escola 91), trabalhando juntamente com uma designer na criação de peças criativas que juntam os antigos saberes às tendências de moda emergentes. São ainda promovidos workshops diversos com base na temática do projeto, abertos para o público em geral, bem como efetuadas sessões de reutilização de materiais com crianças da Escola.

Bairro de Letras Pontos BookCrossing ARAL - Rua Luis Piçarra, Lojas 5 A/B K’Cidade - Rua Luis Piçarra, 12 Oeste Quiosque - Parque Oeste Cond Jardins S. Bartolomeu - Av Kruz Abecassis

\\8


Boletim ARAL N.º 1 2014  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you