Revista aqui algarve nº 2

Page 47

Bem Estar Mitos mais comuns no exercício físico Eis que estamos no início do ano, altura característica para estabelecer novos projetos (a nível profissional, pessoal, social, amoroso…), novas metas a atingir e renovadas promessas a cumprir.

“praticantes” e em todos eles (uns mais que outros) lhes reconhecemos algo em comum, que é a dúvida! Como fazer? Porquê? Por onde começar? Como evitar certos erros? Como atingir os meus objetivos? Etc…

A área da saúde é, aqui, uma das mais visadas por todos nós, ainda mais nesta fase, após os variadíssimos excessos cometidos nos compromissos festivos dos últimos dias do ano. Sem dúvida que a preocupação da grande maioria das pessoas com a sua saúde e o s eu corpo acresce neste período, embora nós defendamos que o devessem fazer durante os 365 dias do ano.

Hoje em dia, sabe-se que a procura da resposta é grande e a oferta de informação enorme; no entanto, na nossa opinião devemos ter o cuidado de analisar as fontes da mesma e a sua veracidade. Para além disso, todo esse processo acarreta uma cruzada de informação, muitas vezes contraditória, que levam obviamente o leitor à dúvida sobre o que aceitar como verdadeiro.

Afinal, quantos de vós não ouviram já dizer que “o que faz mal não são os excessos que se cometem entre o Natal e a passagem de ano, mas sim entre a passagem de ano e o Natal”? A PersonalTrainers Algarve concorda totalmente com esta afirmação e defende a prática de atividade física durante todo o ano, com bons hábitos alimentares, mantendo, assim, um estilo de vida saudável. Daí que uma das nossas preo cupações diárias seja ajudar os outros a conseguirem atingir os seus objetivos, modificando os seus hábitos em prol de uma maior qualidade de vida. Ao fazê -lo, deparamo-nos com o mais variado tipo de

Então achámos pertinente expor vos, de seguida, alguns dos mitos mais badalados relativamente à prática do exercício físico e que mais dúvidas causam a quem o exerce.

Mito 1: Irei queimar mais gordura se treinar com uma intensidade menor. O foco mais importante no exercício e controle de peso de gordura não é a percentagem de energia para os exercícios provenientes de gordura, mas o custo total de energia, ou quantas calorias são queimadas durante a atividade. Contudo, o exercício de alta intensidade é difícil de suportar se está apenas a começar, sendo mais seguro optar por iniciar com uma intensidade menor e ir aumentando de forma gradual.

Mito 2: Praticar exercício é a única forma de perder o peso que desejo. Como em todas as respostas ao exercício, o ganho ou perda de peso é influenciado por muitos fatores, incluindo a ingestão alimentar e genética. Todos os indivíduos não vão perder a mesma quantidade de peso com o mesmo programa de treino. Embora o exercício isolado não possa garantir o seu peso ideal, praticar atividade física regular é um dos fatores mais importantes para a gestão bem sucedida do peso a longo prazo. Mito 3: Se quiser perder peso, não devo tre inar força. Completamente errado! A maioria dos especialistas acreditam que o exercício cardiovascular e de musculação são importantes para manter um peso saudável. O treino de força ajuda a manter a massa muscular e consequente diminuição percentual de gordura corporal. 47

AQUI...

ALGARVE


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.