Page 3

04

Anuncie: (11)

UM JORNAL FEITO PARA VOCÊ!

04 a 09 de setembro de 2011 • www.jornalaquiempregos.com.br

Agende-se Aqui!!!

Recursos Humanos - Artigo

A ética nas empresas José Carlos Teixeira Moreira

E

mpresas são pessoas reunidas em torno de uma proposta que as mobilizam num determinado momento de suas vidas. O CNPJ é apenas um arranjo jurídico para lhes conferir uma certa identidade no campo físico. Tudo se passa numa empresa como se fosse uma comunidade de interesses, ou seja, uma relação temporal entre seres. As pessoas são levadas a serem seus colaboradores movidas por múltiplos motivos pessoais, na expectativa de que assim fazendo estão a caminho do que imaginam ser a sua realização. Acontece que viver entre outros, encontrar o seu espaço, poder fazer o que deve ser feito requer fazer parte e aprimorar contextos onde a colaboração e a solidariedade sejam um valor. Nada numa empresa consegue acontecer de fato que não seja através de um trabalho em equipe. Ações solitárias, ao sabor de motivação individual, são sempre pontuais, de alto custo, de efeito passageiro e de resultado pálido. As companhias mais atentas sabem disso e não medem esforços para que seus colaboradores se encontrem num ambiente que promova a concertação, ou seja, a possibilidade de que todos atuem como numa orquestra movida pela ética do prazer. Desse modo, quando se juntam pessoas que buscam a sua realização por meio de tarefas que se somam, se não houver um equilíbrio entre seus interesses, os resultados finais ficam tolhidos pelos conflitos decorrentes daqueles mesmos interesses. Equilíbrio é uma boa forma de se entender a questão ética. Não confundir com a

moral. Essa não é relativa; diz da dimensão do ser humano em qualquer cultura. Nesse sentido, cuidar da ética nas empresas não se trata de ser bom ou mau, mas sim de puro “business”. Ser ético é assegurar resultados superiores e admiráveis. O que mais infecta a ética na empresa, tirando-lhe a força, é a falta de consistência da alta administração na sua conduta diante dos desafios cotidianos. Inconsistência entre o que é dito é o que é feito, posições dúbias frente às questões de direito de seus colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas, governo e a comunidade em que atua. Atitudes evasivas, quando de necessidades sociais inquestionáveis, dão o tiro de misericórdia na percepção de todos quanto à ética da organização.

O valor de uma empresa no foco dos seus clientes é uma percepção; o preço, no foco dos seus clientes é sempre uma questão psicológica. Os resultados, mesmo quando positivos, têm a sua avaliação sujeita a questões psicológicas de quem os analisam. Uma organização inteligente navega confortavelmente em dimensões psicológicas e emocionais, por isso conquista resultados surpreendentes. Por isso, a ética é o maior ativo psicológico desses empreendimentos de sucesso.

É fundamental dar musculatura à empresa para que ela se defenda da tentação de sair do mais certo para o mais prático. Reforçar o empenho da empresa pelo verdadeiro ao invés do “no nosso mercado todo mundo faz assim”. Abandonar o apressado e de qualquer jeito para o mais veloz e caprichado.

LIVRO

O escritor e consultor de negócios John Kador contou com a participação de recrutadores, coaches, gerentes e especialistas em RH de várias das empresas que constam da lista da Fortune 500, ranking das maiores empresas dos Estados Unidos, para compor o livro “A vaga é sua – As 301 melhores perguntas para você fazer em uma entrevista de emprego”, lançado pela Editora Gutenberg. Esse guia prático de técnicas e dicas propõe uma inversão de papéis em um dos momentos mais importantes de uma seleção: a entrevista. O autor traz nesta obra explicações fundamentais de como se diferenciar dos outros candidatos por meio de perguntas inteligentes e que surpreendam positivamente o entrevistador. Nas livrarias com custo médio de R$ 38,00.

CRÉDITO

A agência do banco de microcrédito São Paulo Confia, localizada no bairro da Brasilândia, zona norte da capital, mudará de endereço. A inauguração da nova sede será nesta segunda-feira, 5, às 11h. O local está na Avenida Cantídio Sampaio, 623. O novo espaço é mais amplo e permite melhorar o atendimento aos microempreendedores das regiões de Carumbé, Elisa Maria, Jardim Guarani, Jardim Vista Alegre, Jardim Damasceno, Jardim Paraná, Jardim Paulistano, Largo do Japonês, Parque Tietê, Vila Terezinha, Casa verde alta, Imirim, Bairro do Limão, além da Brasilândia.

Como a ética não é algo que se obtenha a partir de cursos, tours tecnológicos ou benchmarking, só nos resta zelar, a cada passo, pelo binômio realização e conduta de todas as pessoas que fazem o seu futuro, a começar pelos seus colaboradores. Até porque ninguém dá o que não tem. Assegurar que a realização e a conduta sejam os predicados mais notáveis da organização pelo testemunho em qualquer circunstância do dia a dia. Zelar pela ética significa não permitir que gestos, decisões e sobretudo procedimentos administrativos corrompam os princípios humanos da segurança, da autoestima e da justiça para com as pessoas.

2082-8483 / 2367-8873

José Carlos Teixeira Moreira, presidente da JCTM Marketing Industrial e da Escola de Marketing Industrial. Se você tem alguma dúvida sobre desenvolvimento de carreiras, mercado e o ambiente de trabalho, mande para o e-mail: redacao@jornalaquiempregos.com.br

PRÉ-VESTIBULAR

A partir de segunda-feira (5), a Prefeitura de Santo André abre inscrições para curso gratuito preparatório para vestibular. São 2,2 mil vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas até 16 de setembro. O interessado deve residir em Santo André e ser, ou ter sido, aluno de escola pública estadual. Além disso, é preciso comprovar renda familiar de até quatro salários mínimos. Comprovante de residência, RG e comprovante de matrícula escolar, ou de conclusão de curso, são documentos necessários. As inscrições podem ser realizadas das 8h às 20h no Centro Público de Emprego Trabalho e Renda (CPETR), localizado na Avenida Artur de Queiroz, 720, bairro Casa Branca; Os inscritos poderão optar entre três turnos, de segunda a sexta. Informações: (11) 4479-5944 e 49754780.

Anuncie: (11)

2082-8483 / 2367-8873

04 a 09 de setembro de 2011 • www.jornalaquiempregos.com.br

Tecnologia

230 vagas de emprego na área de TI Três empresas especializadas em serviços tecnológicos oferecem oportunidades

A

Da Redação

Cast, empresa especializada em soluções e serviços em tecnologia, abre 140 vagas de emprego nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Há vagas para São Paulo (capital e Araraquara), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Rio de Janeiro (capital e Macaé). As oportunidades disponíveis são para profissionais cursando nível superior nas seguintes áreas de atuação: analista de sistemas Java, programador Java, analista de sistemas PHP, programador PHP, programador ASP, analista de requisitos, analista de sistemas .Net, DBA Oracle e analista BI. O processo de recrutamento inclui provas técnicas, dinâmicas de grupo e entrevistas. Os candidatos serão contratados de acordo com a disponibilidade de cada região. Os profissionais interessados devem

conferir no site www.cast.com.br (clique em “carreiras”) o perfil exigido para preencher as vagas disponíveis e, caso se adéquem, realizar o cadastro do currículo.

Neoris

Outra companhia com ofertas de trabalho é a Neoris, especializada na integração de sistemas, com 60 vagas que estão distribuídas entre os Estados de São Paulo (capital, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Guarujá), Rio de Janeiro (capital) e Minas Gerais (Contagem). Para a maioria delas, é necessário que o candidato tenha domínio na plataforma SAP. Também há posições para consultores e analistas com experiência em Oracle e .NET. Os candidatos devem ser graduados em faculdades ligadas a tecnologia e para algumas funções é fundamental a fluência na língua inglesa. O processo de seleção inclui análise de currículo,

entrevista presencial e prova técnica. Entre os principais benefícios estão assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, ticket refeição, vale-transporte e participação nos lucros. Os interessados devem enviar seus currículos para fernanda.bertini@ neoris.com, indicando o nome da vaga no título.

Horus

Já a Horus, empresa especializada em serviços e soluções de prevenção a fraudes em meios eletrônicos de pagamento, está oferecendo 30 vagas para analistas de prevenção a fraudes. Para se candidatar às vagas, os interessados devem enviar seu currículo para o endereço de email: rh@horusprevention.com.br. “Essas novas contratações fazem parte de nosso plano para nos tornar a maior empresa de serviços e produtos de prevenção a fraudes para o Brasil e America Latina” diz Eduardo Daghum, presidente da empresa.

UM JORNAL FEITO PARA VOCÊ!

05

Edição 22 do Jornal Aqui Empregos  
Edição 22 do Jornal Aqui Empregos  

600 vagas: Casas Bahia e Ponto Frio contratam. Empresas administradas pelo Grupo Globex irão selecionar para novas lojas.

Advertisement