Page 1

novembro número 3

o que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.

Karl Mannheim

A palavra "Novembro" vem do latim novem porque era o mês nove do calendário romano. O mês de Novembro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de Fevereiro, excepto em anos bissextos.  O primeiro dia deste mês, em 1755, ficou marcado pelo grande terramoto que abalou a cidade de Lisboa. Este mês é também o mês azul porque se celebra o dia do homem e se promove a prevenção do cancro da próstata.

by Matilde P. e Madalena G.

Pão por Deus by Rafael Sepúlveda Um ano após a tragédia de 1755, a população aproveitou a festividade religiosa para organizar um peditório. O primeiro objectivo desta tradição era lembrar os mortos. As pessoas começaram a bater às portas a pedir esmola, nem que fosse apenas um pedaço de pão. Nessa época existia tanta fome e tanta miséria que as pessoas pediam desesperadamente “Pão, por Deus”. E assim nasceu esta tradição!

A rotina de um gato by Leonor Sousa

Um belo gato de manhã ao acordar Para o seu dia começar Mas com o sono, continuou a dormitar. Passado uma horas ao acordar Levantou-se, espreguiçou-se com a vontade de petiscar Atum ou ração? Não conseguia decidir Comeu os dois e continuou a dormir. Farto e cansado de comer e brincar com a sua bolinha Decidiu ir falar Com a gata da vizinha.

Este mês tivemos duas aniversariantes! A Ana Ferreira fez no primeiro dia de Novembro e trouxe três fantásticos bolos de cenoura e chocolate para partilhar com todos nós! A Gabriela Martins dia 25 completou 12 primaveras e, para comemorar este dia, partilhou com os seus colegas do ATL uma caixa cheia de gomas! Que venham mais aniversários!

by Ana Dias


Dia Mundial da Preguiça! by Matilde Dias

O intuito  do Dia Mundial da Preguiça é lembrar que o descanso é importante para o bem estar da pessoa, sendo por vezes melhor descansar e não fazer mesmo nada, do que insistir em fazer algo. Apesar de todas as segundas-feiras parecerem o dia da preguiça, a verdade é que existe um dia especial para esta capacidade de ser incapaz. Aproveitem o dia para explorar a arte de não fazer nada, o "Dolce far niente". O segredo da preguiça é pensar que ao não fazer nada, a pessoa está a fazer algo. A sugestão de actividade para este dia no ATL era uma sessão de cinema, contudo, a Internet da escola entrou no espírito da preguiça e não funcionou. Assim, não conseguimos ver o filme. Acabámos por comer pipocas, beber chocolate quente, e fazer "nada", ou o que nos apetecesse, no recreio e na sala de ATL. Preguiçar é bom!

Dia Mundial do Mais do que um simples papel dobrado, o origami é um símbolo de paz, utilizado há séculos em cerimónias e festivais japoneses. Uma menina de 12 anos de seu nome Sadako Sasaki, vítima da bomba atómica da Segunda Guerra Mundial, tornou o origami de um grou um símbolo de paz mundial. Sadako fez 646 grous antes de morrer, na esperança de pedir um desejo de cura, segundo a lenda que diz que quem faz 1000 mil tsurus em origami tem direito a um desejo concedido pelos deuses. Os seus amigos fizeram mais 354 para completar os 1000 tsurus. O dia 11 de novembro foi escolhido pela Nippon Origami Association para a celebração do origami, por o encararem como um dia adequado para a paz e para a esperança mundial. No ATL, para comemorar este dia, pudemos escolher diversos exemplos de origamis de animais para fazer. Eis alguns dos resultados! by Afonso Rodrigues


Os ensaios já começaram! by Carolina Pargaña No dia 6 de novembro começámos o teatro com um grupo médio. Vamos fazer uma comédia sobre a escola. Tem como cenário a sala de aula com vários alunos e professores e prometemos muitas gargalhadas e risos! Quem ainda não entregou ou não têm o papel da autorização, pode pedir à Ana Dias para se inscrever porque o teatro é muito fixe!

Dia Internacional do Trava-línguas by Gonçalo Ribeiro

O dia 10 de novembro é comemorado com frases bizarras. Os objectivos podem ser vários: melhorar a dicção ou simplesmente para nos divertirmos com os amigos. Os trava-línguas são frases que contêm palavras com grande repetição de sons não comuns para a língua. Eis alguns bons exemplos de trava-línguas: - "Um tigre, dois tigres, três tigres" - "O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia" Para comemorar este dia, fizemos uma pequena atividade com cerca de 10 trava-línguas para lermos. Muitos risos e surpresas aconteceram! P.S: Eu fui o melhor!

Dia Internacional do Homem by Dinis Ladeira

O Dia Internacional do Homem comemora-se no dia 19 de Novembro desde 1999, tendo tido início em Trindade e Tobago por ideia de um único homem, o Dr. Jerome Teelucksingh. Esta ideia foi apoiada pela ONU e por vários grupos de defesa dos direitos masculinos na Europa, América do Norte, África e Ásia. O Dia Internacional do Homem visa a consciencialização da saúde, masculina e a promoção da igualdade entre género. Para assinalar este dia, tínhamos proposto a realização de um jogo de futebol "miúdos e graúdos". Infelizmente o evento não se realizou pois as condições climáticas não o permitiram. Fica a promessa de reagendarmos esta actividade quando o tempo melhorar!

diagnóstico precoce preserva a vida


SER ESCOTEIRO É... by Pedro Moroni

O escotismo foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, e é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário, sem fins lucrativos. O escotismo tem como objectivo o desenvolvimento do jovem através de um sistema de valores que promove a honra, a promessa e a lei escoteira. Promove ainda a prática do trabalho de equipa e da vida ao ar livre. Nos escoteiros aprende-se a fazer muitas coisas que a escola não ensina, por exemplo, fazer abrigos com cordas e paus, fazer uma fogueira, etc.

Entrevista a Miguel Gonzalez, Escoteiro Chefe Nacional Pedro Moroni (PM): Miguel, com que idade se tornou escoteiro? Miguel Gonzalez (MG): Olá Pedro. Quando entrei para os escoteiros tinha 11 anos. Entrei para a divisão dos mais novos, a Alcateia, já são .quase 28 anos de escotismo. PM: Quando foi eleito Presidente da Associação dos Escoteiros de Portugal? MG: Eu e a minha equipa, a Chefia Nacional, fomos eleitos em maio de 2017 PM: Foi um sonho realizado? MG: Foi um novo desafio que preparava há alguns anos. Mais que um sonho é um privilégio ter a confiança dos restantes escoteiros para gerir a AEP e a oportunidade de contribuir para o movimento escotista em Portugal como um todo. PM: Quantos grupos de escoteiros há em Portugal? MG: Em Portugal existem cerca de 140 a 150 grupos de escoteiros. PM: O que é preciso para ser um bom escoteiro? MG: Para sermos bons escoteiros, temos de ter bom coração, ser honestos, leais e ter vontade de contribuir para a felicidade dos que nos rodeiam. PM: Há quanto tempo existe a AEP? MG: A AEP foi fundada a 6 de setembro de 1913, tem assim 106 anos. É a associação escotista mais antiga de Portugal e é uma das fundadoras da Organização Mundial do Escotismo. PM: Quando acaba o seu mandato? MG: Os nossos mandatos são de três anos, atualmente estou a realizar o segundo mandato, que irá terminar em maio de 2022.


FOMOS DAR UMA VOLTA! by Alice Silva

O dia de "dar uma volta" é comemorado dia 22 de novembro e é um dia dedicado ao descanso e à família. Neste dia devemos passear (de carro ou a pé) e aliviar o nosso stress do dia-a-dia. O dia de dar uma volta é também dedicado ao movimento e à liberdade.  Sair de casa é uma forma de renovar as energias e as ideias. Trabalhar o dia todo sentado e não fazer exercício físico é bastante prejudicial para a nossa saúde. Finalmente chegou o dia de "Ir dar uma volta"... o pior é que o dia amanheceu chuvoso e todos tememos que uma vez mais os nossos planos fossem literalmente por água abaixo. Felizmente  o vento soprou as nuvens para bem longe e nós pudemos fazer o nosso passeio ao parque do Zambujal. Divertimo-nos muito! Tirámos fotografias, brincámos nos baloiços, corremos, saltámos e jogámos à bola. Foi uma tarde muito bem passada e ficámos com vontade de repetir mais vezes. Todos os dias deviam ser dia de dar uma volta!

Outono pela Europa...

by Clara, Maria & Joanasuelly


Vencedores do mês de novembro by Ana Ferreira

Tem sido muito gratificante ver a adesão de todos os nossos alunos a este desafio semanal. Ultimamente o número de frases aumentou consideravelmente e há muitos participantes a sugerirem várias alternativas. Por este motivo tem sido bastante difícil escolher apenas uma frase vencedora. Parabéns a todos e continuem a brindar-nos com a vossa criatividade!


debate sobre by Guilherme B. e Miguel S.

No dia 25 de novembro comemora-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, mas as nossas monitoras decidiram abordar outro tema que fosse mais adequado à nossa idade,  sem fugir ao tema central. Falámos de Violência no Namoro. A violência no namoro é um ato de violência, pontual ou contínua, cometida por um dos parceiros numa relação de namoro, com objectivo de controlar e/ou dominar a pessoa. Existem vários tipos de violência como a violência física, sexual, psicológica e social. Muitas das vezes, as agressões começam por ser verbais e mais tarde tornam-se físicas. Todas as agressões têm como objectivo  magoar, humilhar, controlar e assustar o parceiro. No ATL tivemos um debate com base em imagens que as Anas nos mostraram. Foi muito interessante e todos quiseram participar e dar a sua opinião. Percebemos o que é certo e errado numa relação e o que fazer se algo correr mal.

by Ana Ferreira

DIA de GREVE

No dia 29 foi um dia diferente no ATL porque, devido à greve, tivemos a escola toda só para nós. Durante a manhã tivemos oportunidade de brincar livremente no recreio e aproveitar o sol de inverno. Ao almoço fomos todos para o refeitório com as Anas e até parecia um almoço de família! Depois de almoço fizemos um jogo super engraçado em que tínhams que escolher entre duas opções e foi curioso ver como somos tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. Apenas uma vez todos escolhemos a mesma opção entre estar ao telemóvel e com os amigos TODOS escolhemos os amigos. No final as Anas ofereceram-nos um lanche no recreio, tivemos sumos e croissants brioches. Foi um dia muito bom e foi pena ter acabado.


Pote da Gratidão by Ana Dias e Ana Ferreira

Este mês lançámos um novo desafio na nossa sala de ATL... Sabemos que facilmente nos lamentamos das coisas menos boas das nossas vidas, mas damos pouca importância ao que realmente importa. Desta vez criámos um momento de reflexão interior em que cada um avaliasse bem as coisas positivas que temos e pelas quais somos gratos.


O Natal chegou ao ATL Almeida Garret! by Madalena Ferreira No passado dia 29 de novembro a nossa querida Ana Dias fez um Grinch gigante e umas bolas de Natal para enfeitar a nossa sala. Os enfeites foram todos inspirados no filme "Grinch". Inspirámos-nos nesta personagem porque no início ele não gostava do Natal. Ele nunca tinha tido a possibilidade de passar o Natal com a família, por isso é que andava sempre rabugento! Um dia, ele teve uma terrível ideia, roubar o Natal! Ele roubou todas as decorações e presentes, mas não roubou uma coisa muito importante, o amor entre os cidadãos. Foi assim que uma pequena rapariga, muito inteligente para a sua idade, mudou a forma do Grinch pensar o Natal.

Profile for Aprender & Brincar Sul

NewsJUVENIL Almeida Garrett | Novembro 2019/03  

NewsJUVENIL Almeida Garrett | Novembro 2019/03  

Advertisement