Page 1

APP Magazine . NĂşmero 3


Uma das missões da APP Londrina é capacitar e valorizar o talento na criação publicitária. O APP Markmídia vem cumprindo a sua função de ressaltar o que melhor se produz em Londrina aos olhos do maior mercado nacional da propaganda, formado pelos profissionais que atuam na capital paulista. A oitava edição amplia horizontes para destacar o que melhor se produz em soluções de comunicação para o mercado produtivo de Londrina e região.

sumário APP premiou as melhores propagandas de Londrina . Página 5 Agências premiadas . Página 9 Bastidores do Prêmio . Página 32

APP Magazine

3 Número 3


A APP Londrina realizou a cerimônia de premiação do 8º Prêmio APP Markmídia e 4º Prêmio APP Universitário no dia 21 de novembro de 2011. Foram 23 categorias profissionais, 3 especiais, 4 para fornecedores, além do troféu universitário. Entre as novidades estiveram a entrada da categoria Integração, o reconhecimento dos melhores fornecedores e o reforço do elo entre mercadouniversidade no Prêmio Universitário.

representar um setor de Londrina e região que está em franco crescimento e cada vez mais competitivo e profissional.

Com edições anuais, o evento tem por objetivo reconhecer os melhores trabalhos da criação publicitária na cidade, incentivando a competitividade e fortalecimento do setor. O APP Markmídia se fortalece no papel de

Os jurados do 8º Prêmio APP Markmídia Carlos Chiesa (440v Comunicação), Felipe de Campos Santos (África), Paulo Hardt (Hardt) e Bruno Moretti (Avalanche São Paulo) - foram indicados pela APP Brasil.

As 26 categorias profissionais do Prêmio APP Markmídia foram conquistadas por 13 agências diferentes. As escolhas dos jurados paulistas demonstram que o mercado da propaganda londrinense é competitivo e possui uma boa distribuição de talentos.

Agências Premiadas de 2011 Egg Design - 4 troféus La Casa - 3 troféus Bravo Propaganda - 3 troféus Céu Marketing e Moda - 2 troféus Boyband - 2 troféus Giacometti - 2 troféus Napse - 2 troféus Atmosfera - 2 troféus Ideia Brasil - 1 troféu Grupo View - 1 troféu Imageria - 1 troféu Degrau - 2 troféus SPB - 1 troféu

Vencedores dos Prêmios Especiais: Categoria Especial / Melhor Campanha Publicitária: SpB Comunicação - Cliente Unifil Categoria Especial / Melhor Integração: La Casa - Cliente Aguativa Golf Resort Categoria Especial / Prêmio Masmi de Fotografia Publicitária: Bravo Propaganda Cliente A.Yoshii Engenharia Melhor fornecedor: Gráfico - Midiograf Melhor fornecedor: Fotógrafo - Bernardo Sardi Melhor fornecedor: Produtora Áudio - Jozzolino Áudio Design Melhor fornecedor: Produtora Vídeo - Usina de Ideias

Prêmio Universitário: Alunos da Unopar - Curso de Artes Visuais / Multimídia

APP Magazine

5 Número 3


8*Prêmio

APP Magazine

6 Número 3


BACHAREL EM PUBLICIDADE . DIRETOR DE ARTE AUTÔNOMO. 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO MERCADO “O Brasil é um país muito grande e os talentos se destacam em qualquer lugar, não existe um lugar específico. Antigamente a gente podia destacar o eixo Rio - São Paulo, mas as informações caminham de uma maneira muito rápida hoje em dia e vemos surgir talentos nos mais diferentes pontos do país, isso é um dado muito importante, inclusive acirrando a concorrência, não entre São Paulo e outros grandes centros, mas pequenos centros também. Tive uma boa surpresa em relação ao mercado londrinense. Como a gente fica muito nesse eixo Rio - São Paulo, você fica muito setorizado. Observando o geral do material, você vê que os outros centros evoluíram bastante em termos de criação em si, produção, no universo todo da propaganda e da promoção. Então você vê que as pessoas pensam mais estrategicamente e conceitualmente, isso é um ponto importantíssimo. Se você tem uma grande ideia, mesmo sem uma produção tão boa, a grande ideia normalmente se sustenta, agora o inverso não é verdadeiro. Se a sua ideia não for tão boa, tão bem elaborada, não adianta qualquer produção hollywoodiana que o conceito ideia não se mantém. Então a boa ideia é o que entrelaça tudo independente do departamento. Pode ser o de criação, mídia, planejamento, pode ser uma agência pequena, uma agencia média ou agência grande, tanto faz”.

SÓCIO DIRETOR DE CRIAÇÃO DA AVALANCHE . ATUOU COMO DIRETOR DE ARTE NA TRADE COMUNICAÇÃO . ENTROU NA AVALANCHE EM 2005 ALÉM DE DIRETOR DE ARTE É FOTÓGRAFO “Prêmios regionais são iniciativas importantíssimas. Elas ajudam a promover a qualidade criativa dos trabalhos nos mercados locais. A criatividade é uma ferramenta essencial e que ganha muito mais peso quando você tem uma verba reduzida. Uma agência que busca a excelência criativa no dia a dia, com a mesma dedicação para o job de uma campanha de lançamento e para um de cartão de final de ano terá resultados melhores, clientes mais satisfeitos e suas equipes de criação cada vez mais dispostas a inovar. Acredito que os prêmios qualificam e diferenciam as agências que buscaram um bom trabalho ao longo do ano. Logo, elas passam a ter destaque não só nos mercados onde atuam, mas também começam a emergir no cenário nacional, como destaques regionais. E a conquista de prêmios é, certamente, um indicador deste potencial. Alguns trabalhos me chamaram a atenção pela estratégia criativa. Fiquei feliz em poder ver que, principalmente em termos de direção de arte, alguns trabalhos se equivalem a trabalhos de agências de grandes centros. Isso é um sinal de que é possível buscar referências, tendências e executar um bom trabalho onde você estiver, basta querer e ter fome. A internet é maravilhosa também por causa da possibilidade de acesso ao que acontece no mundo todo. Mas é preciso ter a fome de inovar, de ir atrás das referências certas e entender até que ponto o trabalho pode evoluir. Essa não é uma tarefa fácil, mas hoje em dia é bem possível. Estamos num momento de profunda transformação dos modelos de negócios, no qual é muito mais importante as relações construídas dentro e fora do seu mercado de atuação, do que a convencional atuação isolada das agências. Hoje, qualquer agência em qualquer lugar do Brasil ou do mundo pode ser um hub de desenvolvimento de comunicação global. Essa é a ideia da Rede Avalanche: conectar agências de todo o país que queiram ampliar seus negócios além das fronteiras da sua região. Com as novas mídias, caminhamos para um momento no qual tudo pode ser um meio de comunicação. Você tem que usar sua criatividade de maneira estratégica, fazendo com que ela seja um diferencial a serviço do seu cliente.”

SÓCIO DIRETOR DA 440V . FORMADO EM DIREITO PELA MACKENZIE E PROPAGANDA PELA ESPM . FOI PRESIDENTE DO CLUBE DE CRIAÇÃO DE S. PAULO E CONSELHEIRO DO CONAR . PROFESSOR EM PÓS-GRADUAÇÃO DE TENDÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NA FGV “Acho que iniciativas de premiações regionais fornecem um parâmetro de qualidade. Uma baliza por meio da qual anunciantes e agências podem tirar informações sobre a qualidade disponível em sua região. Importante observar que existem várias leituras possíveis, inclusive a de comparar critérios locais com os critérios dos jurados. É preciso examinar os resultados com atenção e não simplesmente se prender a dados absolutos. Nas peças que analisei percebi boa qualidade, de modo geral. Pareceu-me que há uma vontade de buscar níveis criativos mais altos que, sendo verdade, é muito saudável. A meu ver ainda estamos no limiar desta era da web. O acesso a ela se torna cada vez mais fácil e os instrumentos cada vez mais populares. O fator web e seus congêneres ainda vão influenciar muito os hábitos de obtenção de informação e comunicação. Desconheço quem possa prever, com precisão, o que irá acontecer, mas partindo do princípio de que o consumidor deixou de ser passivo, irá se dar bem quem conseguir entrar em contato com ele da forma mais agradável possível. Será preciso trabalhar o mais sob medida possível.”

DIRETOR GERAL DE MÍDIA DA ÁFRICA . GRADUADO NA ESPM SP EM COMUNICAÇÃO SOCIAL . ESPECIALIZADO EM GERENCIAMENTO DE CATEGORIA (VAREJO/ PDV) PELA IGA (ATLANTA- EUA) E GESTÃO DE SERVIÇO PELO INSPER “Acho fundamental um prêmio regional principalmente para destacar os talentos regionais, porque a princípio a gente olha muito o mercado nacional, exalta esse mercado São Paulo e Rio de Janeiro e se esquece de pensar e prestigiar regionalmente. Um prêmio desse traz diferenciação entre os competidores, entre as agências do mercado local, por isso são sempre bem-vindos. Eu acho que a tendência da publicidade de modo geral é, ao invés de ter uma puta ideia, passar a ter uma ideia puta. Desculpe o termo, mas é que ele que consegue expressar o que eu quero dizer. Repetimos isso internamente que é você ter uma ideia que consiga se adaptar a todos os meios, consiga expressar aquilo que você quer, consiga atingir teus objetivos, então uma ideia adaptável a tudo aquilo que você quer fazer, não importa se é impresso, digital, TV e por aí vai. Eu vejo que a tendência é que as agências participem mais do negócio do cliente e não simplesmente façam a ponta final. Até mesmo o cliente espera mais isso da agência, uma participação ativa no negócio dele, é até mesmo uma interferência na rota do que ele está fazendo como negócio. Então eu vejo isso como uma tendência, principalmente para quem quer se destacar com seu cliente.”

APP Magazine

7 Número 3


8*Prêmio

APP Magazine

9 Número 3


Categoria Mídia Exterior / Outdoor/Painel Institucional

EGG

Título Refriko / Guaraná 3L Cliente Refriko

EGG vence em quatro segmentos e foca no crescimento de seus clientes Pelo segundo ano, a agência recebe quatro prêmios e emprega as ferramentas de comunicação para fazer crescer empresas e indústrias. Fundada em agosto de 1997, a Egg Comunicação Criativa se posiciona como uma agência que busca, por meio das ferramentas da comunicação, o crescimento das empresas clientes. “Buscamos ajudá-los nesse processo de crescimento. Em 2011 o mercado estava mais aberto e os clientes estavam investindo mais. Foi um ano muito positivo para a agência”, comenta a sócia proprietária Patrícia Hemerly. Ao mesmo tempo em que auxilia empresas e indústrias a darem voos mais altos, a agência também cresce e atende, a cada ano, um maior número de empresas. São cerca de 20 em Londrina e região e o relacionamento com a maior parte delas já dura mais de dez anos. No início, a Egg contava com quatro sócios, e sua expertise era o design. Hoje, são dois sócios, um designer e uma publicitária, além de outros doze membros da equipe que atuam nas áreas de criação, atendimento, arte final, planejamento e mídia. A expertise está focada em campanhas publicitárias, identidade corporativa e projetos editoriais. Dentre suas ações, destacam-se campanhas de incentivo para as indústrias e lançamentos.

Outdoor divulgou a nova embalagem de Refriko A peça vencedora no segmento de mídia exterior desenvolvida pela Egg Comunicação Corporativa tinha o propósito de divulgar a nova embalagem de Refriko de 3 litros. “O outdoor buscou mostrar o quanto o produto é grande e que ele chegou para matar a sede da família toda”, explica a sócia proprietária da Egg, Patrícia Hemerly. Veiculada por duas bisemanas em Campo Grande, a arte foi desenvolvida em quatro cores com aplique e extrapolava os limites do painel. Participaram da criação quatro pessoas da agência, que optaram por trabalhar a garrafa do Guaraná sobre um caminhão, para dar a dimensão da nova embalagem. Além da logo, a arte trazia slogan e o endereço do site da marca. A fábrica da Refriko está situada na cidade de Cambé, numa área de 30 mil m2. A empresa conta com parceiros que garantem a qualidade dos produtos em cada etapa, desde a análise do sabor, o controle de qualidade e até mesmo a embalagem dos refrigerantes, detalhes que fazem diferença no produto final.

APP Magazine

10 Número 3


Categoria Publicações Editoriais - Jornal Título De Bem com o Coração Cliente Hospital João de Freitas

Publicação para hospital teve um projeto tradicional Desenvolvido para o Hospital João de Freitas, a edição número um do jornal “De Bem com o Coração” contou com um projeto tradicional para facilitar e incentivar sua leitura. Os textos foram produzidos por um jornalista contratado pelo próprio cliente, e a missão da agência foi criar um projeto editorial que deveria valorizar os testemunhos de pessoas que passaram pelos procedimentos médicos, trazendo tranquilidade para novos pacientes. A publicação também teve a finalidade de divulgar o lançamento da nova unidade de cardiologia invasiva na cidade de Arapongas. “O briefing previa um projeto tradicional, sem muitos recursos, porque seria lido por um público simples e com mais idade. Mas deveria trazer tranquilidade e esclarecer as pessoas sobre os procedimentos, por isso a importância de se mostrar a estrutura da nova clínica”, explicou Patrícia Hemerly, sócia proprietária da Egg. O jornal foi distribuído em setembro de 2011 no próprio hospital para pacientes e visitantes, e continha fotografias da estrutura e de pessoas que estavam em tratamento, e depoimentos de profissionais da clínica, como médicos e diretores.

“A agência Egg Design trabalha com a Ortodontic Center durante longa data, confiamos plenamente nos trabalhos desenvolvidos e colhemos bons resultados, em especial com o Jornal Boca a Boca que impacta vários estados brasileiros e com ótima receptividade. É uma ferramenta fundamental hoje em nosso portfólio e somos gratos pelo excelente trabalho desenvolvido pela Egg para sua criação. Os resultados com essa ferramenta foram além do que almejávamos.”

“A Egg sempre criou peças muito criativas. São comprometidos em achar soluções e tem um atendimento muito pessoal. O outdoor cooperou muito para a estratégia de divulgação do Guaraná 3L”.

Fernando Massi, proprietário - Ortodontic Center Clínicas Odontológicas.

Márcio Mendes, proprietário da Refriko

APP Magazine

11

Número 3


Categoria Publicações Editoriais - Revista Título Revista APP Londrina Cliente APP Londrina

Projeto moderno foi desenvolvido com foco no público-alvo Design moderno. Assim determinava o briefing da revista sobre a 7ª edição do APP Markmídia, premiação da Associação dos Profissionais da Propaganda de Londrina. “Isso porque o público-alvo vive o mundo do design. A revista deveria valorizar os trabalhos premiados, assim como as pessoas que julgaram os trabalhos”, enfatiza Patrícia Hemerly, sócia proprietária da Egg. O material, com 50 páginas em papel couchê fosco 170g, continha textos sobre as peças, fotos dos participantes e das artes premiadas. Ela foi distribuída em fevereiro de 2011 em dois mil endereços corporativos de Londrina e região, incluindo agências e clientes. Dois profissionais da agência desenvolveram o material que contou com layout de cores fortes, fontes e formas impactantes, incluindo o galo, símbolo da associação e da propaganda. Além das peças vencedoras, a revista continha anúncios criativos e inovadores, que também foram premiados.

APP Magazine

12 Número 3


Categoria Revista - Anúncio Institucional Título Anúncio Egg Cliente Egg Comunicação Criativa

Anúncio veiculado na Revista da APP foi premiado Veiculado na revista sobre a 7ª edição da premiação da APP, realizada em 2010, o anúncio institucional da Egg venceu em sua categoria. A revista circulou em fevereiro de 2011 e o processo de criação da arte seguiu a identidade visual da agência, resultando em um layout que fazia analogia ao seu nome, que em português significa ovo. “O intuito era mostrar o crescimento da agência, dos seus clientes e do número de prêmios no evento da APP. Tudo de forma criativa, mostrando o posicionamento da agência ao mercado”, explica Patrícia Hemerly, sócia proprietária. A peça, desenvolvida em três cores por dois profissionais da Egg, tinha uma gema de ovo no centro e texto em branco ao redor, que complementava a arte como se fosse uma clara. Além de indicar o contato e o site da agência, já que se tratava de uma peça voltada para clientes potenciais, a arte trazia o slogan que define seu foco: a busca pelo crescimento de seus clientes.

“A revista da APP Londrina tem o objetivo de difundir para o mercado corporativo o talento das agências locais. Ela foi criada para comunicar, de maneira criativa, as peças que os criativos veiculam no mercado regional. O design editorial é muito bem pensado para mostrar os diferenciais da propaganda e a importância da comunicação com qualidade, dedicada a chamar a atenção do leitor, a entreter com os menores detalhes. Assim foi pensada a Revista da APP Londrina. A Egg Design trouxe inovação e surpreendeu pela apresentação diferenciada e atrativa desta segunda edição. Parabéns a toda a equipe”. Cláudia Romariz, Diretora da CRCOM Comunicação e Editora da Revista

APP Magazine

13 Número 3


Categoria Jornal / Anúncio Varejo Título Monstro

La Casa

La Casa busca resolver problemas de comunicação de empresas Premiada em três segmentos, a agência busca resolver problemas e acredita que é no dia a dia que a comunicação traz resultados verdadeiros. A La Casa se posiciona como uma agência que busca resolver os problemas de empresas que tem na comunicação um apoio de sua atuação no mercado. “Nosso foco está no planejamento de comunicação. Acreditamos que este serviço ganhará cada vez mais importância no mercado. Neste sentido, estamos constantemente alterando nossa estrutura para encontrarmos o formato ideal de trabalho e assim, conseguirmos nos manter competitivos”, comenta o sócio diretor da agência, Alessandro Cesário. Atuando dessa maneira, é possível alinhar o pensamento dos clientes, da agência e dos fornecedores, desenvolvendo ações direcionadas. Cesário comenta ainda que a tendência do mercado de atuação das agências é ter uma concorrência cada vez maior, e em um cenário como este, é fundamental inovar para ser relevante diante dos clientes, permanecendo no mercado. “Não temos uma ação de destaque, nós temos foco no dia a dia. Acreditamos que só assim a comunicação pode trazer resultados verdadeiros”. A La Casa, que em 2012 completa dez anos, conta hoje com doze profissionais, distribuídos em áreas de planejamento, design e propaganda. Dentre os clientes atendidos, destacam-se o Aguativa Golf Resort (Cornélio Procópio-PR), Milenia Agrociências, Drogamais, Cervejaria Malta (Assis-SP), Moinho Arapongas (Arapongas-PR) e Unimed Londrina.

Cliente Aguativa Golf Resort

Anúncio para o Aguativa Resort divulgou pacote do dia dos pais A peça vencedora na categoria de anúncio de varejo em jornal, produzida para o Aguativa pela La Casa, visava divulgar o pacote de dia dos pais e incentivar a diversão em família no Resort. “O dia dos pais é uma data que vai além de um pacote tradicional e por isso recebe uma atenção especial. A família faz parte do posicionamento do Aguativa Golf Resort, e toda oportunidade que temos de reforçar este vínculo, nós utilizamos”, explica Alessandro Cesário, sócio diretor da agência. Veiculado no Jornal de Londrina, o anúncio lúdico e colorido foi produzido por três profissionais da La Casa, dentre eles um designer que elaborou a logomarca e as peças a serem utilizadas no hotsite e um publicitário que desenvolveu o layout. “Nós queríamos algo mais, e por isso desenvolvemos um hotsite de apoio onde a criança, com a ajuda dos pais, podia baixar desenhos simbólicos do pai como gravatas, relógios e celulares para que eles pudessem colorir e brincar”, finaliza Cesário.

“Iniciamos o contrato com a La Casa há dois anos e o principal motivo da escolha foi a capacidade de planejamento, visão de longo prazo e adaptação às mudanças. A comunicação corporativa mudou e com isso surgiram novas necessidades e plataformas. Sabemos que ‘pensar fora da caixa’ e promover mudanças em contextos complexos não é tarefa fácil! Mas, percebemos na equipe da La Casa o interesse em conhecer os serviços oferecidos e o comportamento do consumidor. Isso faz muita diferença para o resultado final.” Thais Berbert, gerente comercial - Aguativa Golf Resort

APP Magazine

14 Número 3


Categoria Publicações Editoriais / Publicações Especiais Título For Fun Cliente Aguativa Golf Resort

Para a criação da publicação vencedora, a La Casa mergulhou no universo adolescente Com a finalidade de atrair alunos para realizar sua viagem de formatura no Aguativa, a La Casa mergulhou no universo adolescente e produziu um material com a cara do público-alvo. Após uma ampla pesquisa, a agência definiu o tema “a melhor viagem de todos os tempos” e deu início ao processo de produção de fotos e design. “Tínhamos a necessidade de ir além de uma apresentação do Aguativa, tínhamos que entrar no universo deles. Só assim conseguiríamos despertar o interesse dos alunos para realizarem a viagem de formatura no Resort”, explica Alessandro Cesário, sócio diretor da La Casa. Utilizando muitas cores, imagens e textos descontraídos, os três responsáveis pela criação do material aproveitaram o conceito de passaporte para reforçar a ideia de que viagens resultam em histórias para contar. Com 16 páginas, a peça foi dirigida a colégios com potenciais clientes e circulou durante todo o ano de 2011. Categoria Especial Melhor Integração Cliente Aguativa Golf Resort

La Casa vence novo prêmio de melhor integração Esse ano, uma nova categoria foi criada no prêmio APP Markmídia, o de Melhor Integração, e a La Casa foi a agência vencedora. O quesito avaliado foi de integração de propaganda, ação on-line e ação offline, e a ideia era valorizar a relação e coerência destas ações. As peças analisadas, desenvolvidas pelos profissionais da agência, tinham cores alegres que remetem à identidade visual do Aguativa Golf Resort. “Queríamos envolver os clientes, fazer com que eles se divertissem descobrindo o Resort. Após termos trabalhado o ano inteiro com pacotes, chegava a hora de enfatizar o conceito de férias e tudo aquilo que o Aguativa tinha e que faria seus clientes passar momentos inesquecíveis”, esclarece o sócio diretor, Alessandro Cesário. Foram desenvolvidos jogo da memória virtual, jogo da memória personalizado e impresso com imagens de clientes, anúncios de revista e jornal, outdoor, webmail, mala direta e hotsite, divulgados em Londrina, cidades da região e também em Curitiba. As peças continham pouco texto, e o título de apoio dizia: “Férias Inesquecíveis Aguativa. As férias que você precisa, sua esposa merece e seus filhos sonham. O desenvolvimento foi simples, pois já tínhamos as imagens do Resort. O que fizemos foi criar uma nova utilização para elas, para que pudessem incentivar as pessoas a conhecerem melhor o Aguativa”, finaliza o sócio diretor.

“Já trabalhei com diversas agências e a La Casa Comunicação me surpreendeu pela efetividade de seu método de trabalho. Este método diminui as distâncias entre o desenvolvimento de ideias criativas e a execução, facilitando e otimizando os processos de desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias. Entender e realmente aplicar para a realidade das empresas os conceitos de branding e posicionamento de marca de forma simples e racional foi possível, e bastante interessante. A proximidade com o dia a dia da empresa, a compreensão real do que é necessário, a otimização, a racionalização e a efetividade estão sempre presentes. Sim... a engenharia de Comunicação existe!” Marco Kumura, diretor executivo de mercado - Colibri Móveis

APP Magazine

15 Número 3

“A Unimed Londrina trabalha hoje com quatro agências publicitárias e a La Casa veio para completar o time. Com objetivo de melhorar o relacionamento com os públicos internos, a La Casa vem desenvolvendo trabalhos específicos de Comunicação Interna para a Cooperativa, trazendo soluções bem criativas e eficazes para projetos. Estamos muito satisfeitos com o resultado dessa parceria.” Carolina Guadanhin, assessora de imprensa e comunicação corporativa – Unimed


Bom é viver com alegria, Categoria Bom é querer mais. Varejo Rádio - Spot/Jingle

É um lar pra minha família, e o aluguel nunca mais.

Bravo

Título Bom mesmo é ser feliz Vila E os das meusCerejeiras sonhos alcançar

Título Vila das Cerejeiras

Minha casa, minha vida Cliente Na Yticon vou conquistar Yticon Yticon. sua próxima conquista. Na Yticon vou conquistar.

Bravo Propaganda trabalha para proporcionar aos clientes resultados consistentes Especializada na construção de marcas sólidas e com reconhecimento de mercado, a Bravo propaganda é formada por um time de publicitários, designers gráficos, administradores e secretárias executivas, que trabalham para proporcionar aos clientes resultados consistentes. “Atuamos de forma integrada e essa mescla permite que tenhamos diferentes olhares sobre determinados assuntos, contribuindo cada vez mais para o negócio do cliente”, comenta Anita Yoshii, diretora de criação. A agência, criada em 2006, atua principalmente no mercado imobiliário, de construção civil, tecnologia, alimentação, segurança e varejo. “Entendemos que, o que faz a agência proporcionar resultados, é o espírito de equipe e envolvimento das pessoas, sejam elas clientes, fornecedores ou colaboradores. Quando um cliente nos procura, pensamos no negócio dele e oferecemos ferramentas e soluções de comunicação específicas para sua necessidade, pois aqui cada cliente é único e conta com um projeto específico”, enfatiza a diretora. Além da exclusividade, a Bravo desenvolve projetos inovadores, busca soluções criativas e ideias competitivas para a evolução e consolidação da marca de seus clientes no mercado. Atualmente tem uma carteira com mais de 10 contas ativas em situações específicas de trabalho, tanto em Londrina quanto na região.

Categoria Rádio - Spot/Jingle Varejo

Cliente Yticon

Spot criado para Yticon foi inspirado no sertanejo universitário O material criado para a Yticon pela Bravo Propaganda tem sonoridade inspirada na música sertaneja, mais precisamente no sertanejo universitário, que tem pitada mais dançante e alegre. “Através da letra desenvolvida pela agência, a produtora de áudio entrou na composição de melodia e arranjos, muito bem estruturados e bem interpretado por uma dupla sertaneja local, que deu o toque de material de varejo sem cair no comum”, explica Anita Yoshii, diretora de criação. A peça de 30 segundos foi produzida com a finalidade de comercializar as unidades do empreendimento Vila das Cerejeiras, e faz parte de uma campanha completa com inserções na TV, rádio, outdoor e folhetos. O spot foi veiculado durante três meses (junho, julho e agosto de 2011) nas rádios Paiquerê e Igapó FM e em televisão, dentro do programa do Camargo na Rede Massa como áudio do VT. “Tínhamos um grande desafio de fortalecer o posicionamento da Yticon, como empresa sólida e consistente na construção civil, mesmo tendo dois anos de existência e queríamos mostrar novas condições para aquisição do primeiro imóvel através de subsídios do programa Minha casa Minha Vida”, comenta Anita Yoshii. O Vila das Cerejeiras foi o primeiro empreendimento da Yticon a fazer parte deste programa do governo federal e a peça deveria falar diretamente com o público e fortalecer a Yticon no segmento.

“A A. Yoshii busca excelência em cada trabalho realizado, por isso nossa agência a Bravo Propaganda atende todo o Grupo há mais de 5 anos, porque entende a filosofia de nossa empresa, tem uma equipe bem preparada e conta com um time de profissionais em total sintonia com as exigências do mercado, essa parceria tem gerado muitos resultados positivos”. Érica Volpato Endo – Gerente de Marketing do Grupo A. Yoshii Engenharia.

APP Magazine

16 Número 3


Categoria Televisão - Filme institucional Título Local Talk - 3 vídeos Cliente RN Brasil – Serviço de Provedores

Linguagem jovem e moderna nos vídeos para Local Talk Para lançar o novo serviço de telefonia voip Local Talk, a Bravo produziu três vídeos de 30 segundos com linguagem jovem e moderna, que deveriam também fortalecer a credibilidade da empresa RNTW. “Assim conseguimos além de efetuar o lançamento, fortalecer a marca do cliente no mercado. A arte era composta por textos, grafismo e imagens que associados deram um toque moderno e dinâmico, e neste sentido a produtora Usina de Ideias contribui bastante, utilizando técnicas de stop-motion e animação”, explica Anita Yoshii. As peças, veiculadas na RPC TV e na MultiTV em julho de 2011, estavam voltadas para as classes AB 25+, para pessoas conectadas com novidades, com hábitos de consumo de informática e tecnologia, que buscam soluções mais eficientes e econômicas. O serviço, relativamente novo para o mercado, oferece telefonia através de uma multiplataforma, e os vídeos, cada um com seu personagem, mostravam a facilidade de utilização, a abrangência e a redução dos custos que os clientes poderiam ter ao adquirir o novo produto. Categoria Especial Prêmio Masmi de Fotografia Publicitária Título Gleba Palhano

Lago Igapó é enaltecido na fotografia vencedora A vencedora do prêmio Masmi deste ano foi a fotografia tomada por Ronan Rufino no lago Igapó, cartão posta da cidade, e enfatizou a beleza da cidade e da região da Gleba Palhano. “Queríamos uma foto que enaltecesse a beleza da cidade e que mostrasse a influência positiva da construção civil na paisagem urbana. Também queríamos valorizar o Lago Igapó, mostrando assim que é possível integrar natureza com grandes construções em nosso cotidiano”, comentou a diretora de criação da Bravo Anita Yoshii. A imagem fez parte do material de lançamento do Maison Heritage, empreendimento de alto padrão da construtora A. Yoshii, e sua finalidade era mostrar a localização privilegiada do empreendimento, agregando valor ao material gráfico. O empreendimento estava voltado para a classe A, 45+, um público com hábito de consumo diferenciado, que preza pelo conforto e exclusividade, e o texto utilizado nas peças complementava essa ideia: “um terreno ímpar, o empreendimento de alto padrão que vai marcar a história de Londrina”.

“A Yticon nasceu há dois anos e meio, e desde o começo, a Bravo Propaganda vem trabalhando de forma criativa e com muita competência para posicionar a nossa marca em um mercado tão competitivo. Estamos, cada vez mais, ganhando nosso espaço no mercado e muito devemos a equipe da Bravo que conta com excelentes profissionais que buscam sempre os melhores resultados”.

“Em dois anos de parceria a Bravo Propaganda já faz parte da história da RNTW. Neste tempo a agência contribuiu de maneira decisiva para o sucesso de nosso negócio. A agência reúne aspectos fundamentais para nossa empresa, desenvolvem soluções criativas compreendendo nosso mercado de atuação, isso se traduz em ações de marketing e comunicação com qualidade e dentro dos nossos objetivos corporativos. Certamente esta é uma parceria de longa duração.”

“A disposição e dinamismo da equipe Bravo fez toda a diferença na decisão de contratação da agência. A equipe se aprofunda no negócio do cliente para que as peças tragam sua essência. Os materiais criados trouxeram uma nova roupagem a comunicação da Apetit, mais dinâmica e agressiva, contribuindo para a estratégia de crescimento e expansão.”

Renata Sarmento - Coordenadora de Marketing  Yticon Construção e Incorporação

Herlon Schmeiske – CEO Rede Networks

Alessandra Oldembergas - Gerente de Marketing da Apetit Serviços de Alimentação

APP Magazine

17 Número 3


Categoria Design Gráfico / Catálogo de Produto

Céu

Título Summer 2012 Cliente Von Dutch

Criatividade e planejamento são prioridades para a Céu Marketing de Moda Agência que atua há onze anos no segmento de moda acredita que esses são pontos essenciais para o sucesso. Especializada na gestão de marcas de moda, a Céu Marketing de Moda aponta que tem como prioridades a criatividade e o planejamento, ferramentas essenciais para o sucesso no desenvolvimento de trabalhos neste competitivo mercado. “Os serviços prestados incluem desde a consultoria e plano de marketing para marcas até o desenvolvimento de produtos, criação e conceituação de campanhas publicitárias – além do marketing digital, que envolve a criação e otimização de websites, e-commerce e outras mídias digitais”, explica a gerente administrativo Alessandra Kigiela. O responsável pelo planejamento estratégico, Nicolas Alonso, aponta que o sucesso da agência está em ter um portfólio de produtos e uma expertise que engloba todos os processos gerencias de uma marca de moda, e por desenvolver serviços de gestão integral, que envolvem além da comunicação, projetos de gestão comercial, táticas de distribuição, estratégias de varejo e atacado, desenvolvimento de produtos dentre outros. “A Céu tem uma visão do processo como um todo e não apenas de uma fração como somente a comunicação. Esta visão permite minimizar os riscos do cliente, gerando resultados em todas as frentes”, complementa ele. Quanto ao mercado de Londrina, a agência acredita que ainda é preciso ter uma visão mais global sobre a comunicação e gestão, já que existe uma tendência de se regionalizar. “A cidade apresenta problemas de capital humano, inovação e gerenciamento de negócios. Na Céu, a maior parte dos profissionais são provenientes de capitais, fazendo o roteiro inverso e buscando a qualidade de vida que Londrina e a Céu oferecem”, finaliza Alonso.

Catálogo buscou resgatar a história de Kenny Howard, inspiração da Von Dutch Produzido pela Céu marketing de Moda, o catálogo da Von Dutch buscou resgatar a verdadeira história de Kenny Howard, inspiração da marca. “A finalidade era mostrar a verdadeira origem da marca, uma história muito respeitada pelo pioneiro na customização de carros e motos nos anos 40. Queríamos mostrar mais que simplesmente os produtos, e sim toda a cultura e legado que a marca representa na sociedade moderna, a Kustom Kulture, que trouxe o espírito rebelde da Califórnia para o comportamento jovem. Um legado que inspirou todo o mundo com ícones como James Dean, Marlon Brando, Elvis Presley e Bob Dylan”, explica o responsável pelo planejamento estratégico da agência, Nicolas Alonso. O material, com 44 páginas, foi distribuído entre março e setembro de 2011 via internet, através do site, facebook e twiiter, por meio de um flipbook digital, e circulou diretamente para representantes, lojistas e consumidores finais nas lojas que revendem a marca. O estilo vintage ajudou a construir uma identidade forte e única no segmento de moda, trabalhando com texturas de ferrugem, papel antigo, fontes corroídas e imagens em preto e branco. Dessa maneira, foi possível produzir um material muito imponente esteticamente e com conteúdo histórico e cultural. “Todo o catálogo foi pensado para parecer muito antigo, como se estivesse guardado desde os anos 50, por isso utilizamos materiais e cores que representassem esta estética”, finaliza Alonso.

Categoria Promoção / Arquivo Título Promoção 9 meses NY Cliente Emma Fiorezi

Concurso cultural e votação por hotsite permitiram integração entre consumidoras e a marca Emma Fiorezi O concurso cultural criado para a marca Emma Fiorezi pela Céu Marketing de Moda resultou em uma grande divulgação “boca a boca digital”, e a votação no hotsite permitiu uma grande interação das consumidoras com a marca e com outras clientes. “Conseguimos gerar uma ‘rede social’ própria com esta campanha, na qual mães e gestantes puderam ter um ambiente propício para troca de informações e experiências. Mais que a premiação, as consumidoras tiveram um diálogo multidirecional com a marca e outras internautas, abrangendo inclusive brasileiras residentes na América do Norte e em países como França, Itália, Espanha e Japão”, comenta Nicolas Alonso, responsável pelo planejamento estratégico da agência. Para concorrer, as consumidoras deveriam entrar no site da marca e criar uma frase sobre a sensação de ser mãe, que seria votada pelas outras internautas. A vencedora ganhou uma viagem com acompanhante para Nova Iorque e mais mil dólares para fazer o enxoval do bebê. “Através de um planejamento profundo, criamos todos os materiais e ações de forma integrada. O hotsite da promoção centralizava a ação, e produtos, comunicação, distribuição e promoção tinham o mesmo tema. Esta sinergia possibilitou a alta assertividade da campanha, pois tudo estava integrado e linkado, permitindo a interação total da marca com as consumidoras”, esclarece Alonso. Em todas as peças foram resgatados atributos puramente emocionais, e o tom da campanha resultou em sucesso de acesso ao site e no crescimento nas vendas da marca.

“A Céu Marketing tem uma história de sucesso com a Jonny Size. São quatro anos de parceria. O mercado de Londrina está muito bem servido, com empresas do porte da Céu, que investe em pessoal criativo, com ideias que trazem excelentes resultados para os clientes. Equipe da Céu Marketing, continue assim. Vocês estão de parabéns”. Ademir Custodio, responsável pela marca - Jonny Size

APP Magazine

18 Número 3


Categoria Design Gráfico / Embalagem

Boyband

Título Ecopintura Cliente Hydronorth

Boyband tem criação e design em seu DNA Sócios da agência têm formação em design e estão diretamente ligados a execução de projetos. Contando com três sócios com formação nas áreas de design e publicidade, a agência Boyband tem em seu DNA a criação. O resultado disso é que os fundadores estão diretamente ligados a execução de projetos, sendo esse seu grande diferencial. Criada no final de 2007, a Boyband se posiciona como uma agência criativa e flexível que planeja e executa com velocidade. “É como diz nosso slogan: Pensando e Fazendo. A necessidade do mercado nos fez uma agência bem versátil e hoje temos cases de projetos nas frentes de planejamento, publicidade, design, promoção, endomarketing, internet e motion”, explica o sócio proprietário Thomaz Fukui. A equipe, composta por onze profissionais, atende seis grandes contas de Londrina e acredita que o mercado de publicidade na cidade está em processo de desenvolvimento. “Isso é bom, pois conseguimos enxergar oportunidades nessa caminhada e crescer educando os clientes numa cultura de agência”, complementa Fukui. A campanha do APP Markmídia desse ano, desenvolvida pela agência, foi um case de sucesso que surpreendeu a equipe da Boyband. As inserções de TV e as ações de rua se estenderam pelas redes sociais e as fanpages dos “topetudos” receberam quase 3.000 “likes” no Facebook. “É a prova de que uma proposta criativa pode fazer muito mais do que comunicar”, finaliza o sócio proprietário.

Embalagens para linha inovadora da Hydronorth são premiadas As embalagens desenvolvidas pela Boyband para a linha inovadora Ecopintura da Hydronorth foram premiadas este ano. As peças buscam valorizar os benefícios ambientais da marca de impermeabilizantes e tintas, que utiliza matérias-primas de fontes renováveis, emitem menos COV, são inodoros e rendem mais. “A equipe de criação partiu do elemento do Bonsai que é o ícone da linha. É uma imagem muito forte que representa longevidade (traduzida para o planeta) e natureza. A ideia era fazer uma lata limpa, com bastante cor branca, porque tinha a ver com o principal produto da linha, o Telhado Branco, que reduz a temperatura interna do ambiente”, explica o sócio proprietário da Boyband, Thomaz Fukui. O produto, que vem embalado nos padrões de lata, galão e saco, assim como suas embalagens, deveriam despertar a atenção e o consumo de construtoras, e o selo ambiental que possui tornou-se um atrativo de comunicação para as empresas que o utilizam. Participaram do desenvolvimento das peças o diretor de criação, o diretor de arte e dois arte-finalistas. Categoria Jornal - Anúncio Institucional Título Dinamite Cliente Medley e Vale Verde

Campanha educativa para descarte consciente de pilhas vence no segmento Veiculado em jornais, outdoors, rádio e nos próprios pontos de venda, a campanha educativa para o descarte correto de pilhas, lâmpadas, baterias e vidros foi a vencedora no segmento. Produzido para a farmácia Vale Verde e a Medley, o anúncio vencedor denominado dinamite, reforça a ideia de que o lixo, alocado no local errado, pode representar um perigo para a população, e incentiva que “Vale preservar o Verde”, fazendo um trocadilho com o nome da empresa promotora da campanha. “Partimos do princípio de não fazer o convencional. Existem muitas campanhas de descarte no mercado. A maioria com crianças, verde, folhinhas, árvores, imagens do planeta, muito bonitas por sinal, mas são sempre mais do mesmo, nós escolhemos mostrar o perigo que é jogar lixo no lugar errado”, esclarece Thomaz Fukui, da Boyband. A campanha incentivava o descarte consciente e estava voltada para todos os públicos, reforçando que a consciência ambiental é um processo educativo. Participaram da criação cinco profissionais da equipe.

“O que falar da Boyband? Vou tentar resumir: são inovadores, parceiros e sempre com um passo à frente! E não poderia esquecer do mais importante: cuidam da imagem da empresa como se fosse deles. Quer melhor que isso?”

“Trabalhar com a Boyband é fácil. Ideias novas fluem todos os dias e há sempre alguém disposto a executá-las. Eles reúnem tudo o que procuramos hoje em uma agência: criação de primeira, proatividade e organização. Todo investimento que uma empresa faz tem que gerar retorno e é aí que a Boyband tem feito a diferença. A agência cria valor para a Donaflor e nos ajudou a conquistar muitos dos negócios que temos atualmente.”

Raphael Palma, diretor comercial - Byshow

Marcelo Yamasita, sócio e diretor comercial - Donaflor Mobília

APP Magazine

19 Número 3


Categoria Design Gráfico / Identidade Visual

Napse

Título Kishi Jardim Cliente Kishi Jardim

Foco na construção de marcas Napse se posiciona como agência de propaganda, com foco na construção e gestão de marcas. Fundada em 2007 pelos designers Felipe Ferreira e Rodrigo Carvalho, a Napse Comunicação se posiciona no mercado como uma agência de propaganda, focada na construção e gestão de marcas. “Nossa expertise está no Branding, Design e Propaganda”, explica o sócio proprietário Felipe Ferreira. A agência atende dez clientes de diversos segmentos, sendo os principais Eletro União de Arapongas, Nutryervas de Mandaguari, White Lake de Rolândia, Espaço Aroeira de Londrina e TSR de São Paulo. São oito profissionais distribuídos nas funções administrativas, de atendimento, mídia, criação e redação e, dentre as campanhas de repercussão, destacamse o lançamento da nova identidade visual da marca Nutryervas, campanha dos produtos para a marca Vaip e inauguração da nova loja da Eletro União. Quando questionado sobre o mercado da publicidade e propaganda em Londrina, Felipe Ferreira aponta que a principal dificuldade do profissional é conquistar a confiança do cliente. “A maioria ainda não entende que a publicidade é um investimento, refletindo na força da marca, e que é preciso um custo fixo”.

Identidade visual da Kishi Jardim buscou transmitir confiança e qualidade O projeto da identidade visual desenvolvido para a Kishi Jardim, uma empresa de manutenção de jardins, começou com um estudo sobre o mercado, e buscou transmitir qualidade e confiança no serviço de seus profissionais. “A partir dos resultados das pesquisas definimos uma ideia mais conceitual, com desenho exclusivo e de boa pregnância, a fim de cativar o público-alvo”, enfatiza Felipe Ferreira, sócio proprietário da Napse Comunicação. A linguagem desse material deveria ser abrangente, pois a intenção do cliente é, futuramente, expandir seu mercado para a área de paisagismo. O posicionamento da marca focou no cuidado com a natureza, dando origem ao mote “cuidado nas quatro estações” e aos traços orgânicos e convidativos da identidade visual. Além da identidade e do manual de aplicação da marca, foram desenvolvidos a papelaria institucional, com um cartão diferenciado, o projeto de adesivagem dos veículos e os uniformes. “As cores e os grafismos utilizados nas peças, além de acompanhar o conceito, contribuem com modernidade de uma paleta de cores especial. Uma das principais funções de uma identidade visual é a individualização da marca, já que, por meio dela, conseguimos representar os conceitos e valores da corporação perante o público”, finaliza Ferreira.

Categoria Mídia Digital / Site Institucional Título Website Guartelá Cliente White Lake

Site institucional comunicou o conceito e reposicionou a marca Para reposicionar os produtos da Guartelá, o conteúdo e as formas do site institucional da empresa comunicaram o conceito da marca e a durabilidade de seus produtos. Para a criação, foi realizada uma extensa pesquisa de mercado, concorrentes e de referências. “Tudo para a equipe de criação conhecer e pegar a essência do universo da marca. Após a pesquisa, partiu-se para a geração de alternativas do layout. Após vários estudos de cores e refinamentos chegamos ao layout final”, comenta Felipe Ferreira, sócio da agência Napse. A frase visualizada com a abertura do site, “quando a condição é extrema, o equipamento é estratégico”, indica o público-alvo das botas de alta performance: pessoas ligadas à área militar e segurança, como policiais e bombeiros. “Para a página inicial foi criada uma animação em 3D do produto, destacando as partes do calçado e comunicando toda sua tecnologia de fabricação. No início da navegação, o calçado ‘se monta’ de forma impactante e dinâmica, passando ao usuário as qualidades dos produtos Guartelá”, aponta Ferreira. O site, desenvolvido por quatro profissionais da agência, tem textos institucionais, descrições de produtos e notícias, e foi divulgado em diversas mídias sociais.

“A parceria com a Napse foi mais um passo da Nutryervas para o caminho certo, pois é uma agência que atende todos os requisitos que buscamos, satisfazendo e nos surpreendendo em cada trabalho realizado. Parabenizamos pelo ótimo desempenho!”

“Parabenizamos a Napse pelo crescimento em poucos anos de mercado e pelos belíssimos trabalhos desenvolvidos tanto em nossa cidade como também em inúmeras outras. Toda identidade visual do Espaço Aroeira obteve excelência em resultado e qualidade. Desde já agradecemos a Napse e toda sua equipe.”

Rogério Mota, diretor - Nutryervas do Brasil

Jefferson Mamose, diretor - Espaço Aroeira

“A Napse contribuiu muito para o desenvolvimento da loja Eletro União. Toda a imagem institucional da empresa foi muito bem executada e muito bem planejada, superou todas as nossas expectativas. Parabéns a toda a equipe!” Tita Ferreira, diretora - Eletro União

APP Magazine

20 Número 3


Categoria: Eventos / Corporativo /Institucional

Atmosfera

Título: MASISA | Inauguração CD Londrina Cliente: Masisa

Marketing promocional e eventos são foco da Atmosfera Agência não possui contas fixas e especializou-se na promoção de marketing e eventos. Fundada em dezembro de 2007, a agência Atmosfera é especializada no marketing promocional e na realização de eventos e não possui contas fixas. “Porém, temos alguns clientes que atendemos de forma regular como o Wallmart no estado do Paraná, a Rossi Construtora, UniFil e a SPB Comunicação”, comenta Katja Vignard, proprietária. A sociedade originalmente foi fundada por dois sócios, mas desde dezembro de 2010 é de propriedade de Katja Vignard, que já trabalhou na área de marketing e promoções de marketing em várias empresas tais como Hoescht Roussel Vet, Cepav Pharma, Allvet e Milenia Agrociencias. “Somos uma agência especializada em promoção de marketing e eventos e trabalhamos com eventos corporativos, promocionais, esportivos e multiplataforma. Nossa equipe é composta por profissionais de diversas áreas e que acreditam que é possível oferecer planejamento, criatividade e agilidade no mesmo modelo de atendimento”, enfatiza Vignard. A equipe é responsável pela criação, planejamento e execução de ações, sempre com a participação do cliente e de sua agência de comunicação, e cada trabalho é realizado em equipe, sob forma de projeto. “Não somos full service e não pretendemos ser. Acreditamos que a parceria entre as agências, cada uma em sua área - publicidade, web, digital - gera melhores resultados, atendimento mais ágil e, sobretudo, serviços com qualidade superior para os clientes”, finaliza a proprietária.

Evento para Masisa foi realizado em armazém ferroviário Organizado pela Atmosfera, o evento de inauguração do Centro de Distribuição da Masisa foi realizado no dia 16 de setembro no armazém do antigo Instituto Brasileiro do Café, que tem mais de 60 anos e 28.500 m2, onde posteriormente foi ativado o centro de operações da empresa. “Foi realizado um evento de relacionamento com os stakeholders da empresa. Vindos de várias cidades do norte Paraná e sul de São Paulo, os mais de 200 convidados puderam conhecer in loco o Centro de Distribuição em um evento especial de relacionamento”, comenta a proprietária da Atmosfera, Katja Vignard. A Masisa é uma das empresas líderes na produção e comercialização de painéis de madeira para móveis e arquitetura de interiores, e a intenção dos organizadores era surpreender os convidados com elementos diferenciados, desde a recepção, com uma equipe de valet vestida à moda antiga, ao término, quando os convidados receberam suas fotografias tiradas na recepção em um porta-retrato. “Durante o cerimonial, a equipe de organização preparou uma intervenção inusitada. No momento da solenidade de descerramento da fita inaugural, uma locomotiva entrou atrás do palco, buzinando e trazendo vagões com os produtos”, comenta Vignard. Após o cerimonial, o vagão transformou-se em back drop para o quinteto de Jazz que tocou um repertório especialmente escolhido. Categoria: Eventos / Lançamento de Produtos Título: Lançamento Florais Eco Resort Cliente: Plaenge

Lançamento do Florais Eco Resort & Residence teve como objetivo encantar e surpreender O objetivo estipulado pela Atmosfera eventos para o lançamento do Florais Eco Resort & Residence, empreendimento da construtora Plaenge, era de encantar e surpreender os visitantes e possíveis clientes durante a visitação a central de apartamentos decorados na semana de 5 a 12 de abril de 2011. A equipe da agência levantou alguns elementos que estimulassem as mais variadas sensações, e nesse processo de criação surgiu o nome para o túnel cenográfico previsto no briefing, Espaço Sensações Florais. “Um túnel sensorial, equipado com imagens, sons e aromas, vindos de todos os cantos, deu vida ao projeto residencial que estava sendo lançado e antecipou a sensação dos futuros moradores. O conceito de brand experience foi aplicado e criou-se o espaço, uma verdadeira experiência construída com objetos reais, para que os visitantes pudessem sentir como se tivessem entrando no novo empreendimento”, explicou a proprietária Katja Vignard. Até então, os eventos sociais de lançamento de empreendimentos da Plaenge seguiam um padrão, eram coquetéis muito bem estruturados, com recepção, cerimonial e serviço de buffet. “Mas o projeto do Florais pedia mais. Um evento convencional não seria o suficiente para apresentar toda a experiência que esse novo lar estava para oferecer”, finaliza a proprietária da agência.

“Uma equipe comandada com absoluto entusiasmo pela Katja e com comprometimento ímpar para com o sucesso dos eventos que se propõe a fazer. Capaz de captar as necessidades específicas de cada evento e as limitações impostas, proporcionando os melhores resultados que o montante de verbas disponíveis poderia alcançar.”

“A Atmosfera Eventos é uma empresa que prima pela qualidade dos serviços que oferece apresentando sempre soluções criativas, rápidas, eficazes e voltadas para o resultado. Uma equipe de profissionais com grande know-how de mercado e que sabe ‘fazer as coisas acontecerem’ no prazo que é preciso, atingindo não só os objetivos definidos, como também superando sempre as expectativas.”

“A ACIL vem intensificando suas atividades de relacionamento nos últimos anos e os eventos são parte fundamental nesse processo. Nosso grande desafio é realizar os eventos de forma profissional e, para isso, contar com a Atmosfera representa uma parceria de resultados excelentes. A empresa demonstra um elevado padrão de profissionalismo e apresenta sempre soluções para as demandas da Associação. A Atmosfera é uma parceira estratégica.”

Marcos J. G. Rambalducci, diretor da unidade Londrina - Faculdade Pitágoras

Priscila Rambalducci, supervisora de marketing Rossi Construtora

Nivaldo Benvenho, presidente da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina

APP Magazine

21 Número 3


Giacometti

[DESCRIÇÃO] O spot começa com um Gongo, típico da Coréia, para despertar atenção. A trilha, também típica da Coréia, anima a introdução.

Categoria: Rádio / Spot / Jingle Institucional

[LOCUTOR COREANO] A Coréia inventou o Tae Kwon Do A Melhor banda larga do mundo, é coreana A Kia nasceu na Coréia

Título: A KIA é da Coréia /

[DESCRIÇÃO] A Trilha coreana encerra e entra outra para ilustrar a promoção.

Cliente: Kia RBV

[LOCUTOR SÉRIO] Mas só na KIA RBV Londrina você sai de KIA zero sem o aumento de IPI. Ligue 43 3031-1100. Aproveite esta oportunidade. Oferta válida somente enquanto durar o estoque.

Giacometti é uma agência full Com filiais em diferente estados, agência busca se envolver profundamente com seus clientes. Atuando em Londrina desde 2009 e no Brasil desde 1990, a Giacometti se posiciona no mercado como uma agência full, que atende o cliente de forma que ele realmente obtenha resultados. “Nos envolvemos profundamente com nossos clientes e com sua realidade de mercado. Nossa estrutura nacional permite um atendimento personalizado e ajustado a cada região onde atuar”, explica Marcos Leite, diretor associado da agência. A Giacometti auxilia os clientes na criação e no compartilhamento do conhecimento visando a construção de uma identidade única para a sua marca. As ações são diferenciadas e mantém a agência em sintonia com os mercados onde atuam as empresas da carteira. No grupo, trabalham aproximadamente 250 pessoas, distribuídas em oito unidades, e são atendidas 65 contas, dentre elas Banco do Brasil, SEBRAE Nacional, EMBRATUR, Café Itamaraty e Sávio Sorvetes. “O mercado de Londrina apresenta um forte potencial, pois é uma das regiões do país que mais cresce. Claro que há necessidade de ajustes para que toda a cadeia setorial se profissionalize mais, mas já se percebe um forte movimento neste sentido”, complementa o diretor.

“A Giacometti é a agência que mais me surpreende e atende perfeitamente no tempo certo. A velocidade das informações nos obriga a ter parceiros com alto poder de resposta e agilidade. E a Giacometti é assim.” Ricardo Cardenuto, gerente de operações KIA RBV

[LOCUTOR COREANO] Vai perdê? LIGAAAA!! [LOCUTOR SÉRIO] KIA RBV 43 3031-1100

Spot para Kia RBV foi desenvolvido com humor e criatividade A missão era difícil: logo após a conquista da conta, a Giacometti teria de desenvolver um spot e mostrar máxima eficiência no menor tempo possível. Usando humor e criatividade, a agência desenvolveu uma peça de 30 segundos que exaltava produtos e invenções Coreanas e ainda informava que, apesar do anúncio do aumento do IPI sobre carros importados, a empresa manteria os valores antigos dos carros. “O desafio era criar, de forma humorística, uma situação em que mostrássemos como os carros da KIA são superiores aos outros carros e, se o consumidor corresse, teria a oportunidade de comprar o seu KIA zero sem o aumento do IPI. Como conclusão, criamos um personagem coreano para dar conta do recado”, enfatiza o diretor associado Marcos Leite. Esse personagem, com sotaque divertido, foi bem aceito pelo público, e também estreou o spot do mês seguinte, que trazia um diálogo engraçado. O material premiado, e adaptado de acordo com as informações de cada filial da concessionária, foi veiculado em rádios de Londrina, Maringá e Bauru, no período de junho a dezembro de 2011. Categoria: Design Gráfico / Folder Institucional / Folheto Título: Apresentação Cardiocat Cliente: Cardiocat

Folder divulgou novo espaço e homenageou o profissional da medicina Segundo briefing, o material desenvolvido pela Giacometti para a Cardiocat deveria divulgar as novas instalações da clínica, homenagear o profissional da medicina e, futuramente, angariar nossos doutores para o consultório. “Além disso, o material deveria humanizar o tema. Digamos que assuntos voltados para a área da saúde sempre são delicados, portanto essa premissa inicial foi adotada”, esclarece Marcos Leite, diretor associado da Giacometti. Dessa maneira, a equipe de criação vislumbrou um material que transmitisse carisma sem perder a seriedade. A peça foi constituída por ilustrações que fizeram uma composição com o texto sensibilizador. O tom de cor adotado no material foi restrito ao azul celeste e o branco, fazendo uma dupla relação: a marca da Cardiocat e a um ambiente limpo e tranquilo, ambiente da clínica. “As ilustrações, as cores, o texto e inclusive o formato traduzem a necessidade de apresentar a clínica de forma séria e cativante.”, comenta Leite. O foco ficou voltado a dois públicos distintos, de médicos e pacientes, e o material foi distribuído de forma aleatória, em sua maioria, foi entregue diretamente a médicos parceiros, clientes e outros profissionais da área.

“A Giacometti sabe ouvir o cliente e compreender suas necessidades, apresentando soluções criativas e adequadas a cada realidade, com muito profissionalismo, superando todas as nossas expectativas. Este ano, tivemos um saldo muito positivo e grande parte desse resultado é mérito de uma verdadeira relação de parceria, a qual tivemos junto a Giacometti Londrina.” Priscila Nery, supervisora de marketing – Itamaraty

APP Magazine

“Trabalhar com a Giacometti em 2011 trouxe para a Colibri muito aprendizado. Pudemos aprender a pensar cada vez mais em novas formas de fazer o que já fazíamos. Foi um ano de muitos desafios e também de muitas vitórias. A equipe da Giacometti nos deu suporte em vários momentos decisivos, com ideias criativas, dinâmicas e projetos audaciosos. Juliana Fardim, gerente de marketing – Colibri Móveis do Brasil

22 Número 3


Categoria Revista - Anúncio Varejo

Degrau

Título Promoção Gold Fish Cliente Náutica Gold Fish

Degrau trabalha com comunicação integrada Visão multidisciplinar da agência contempla propaganda, marketing e construção de marcas. Com quase 30 anos de experiência no mercado de Londrina, a Degrau definese como uma agência multidisciplinar que trabalha diferentes segmentos da comunicação de maneira integrada. Isso significa que a agência abrange os segmentos de propaganda, marketing institucional, promocional, de eventos, direto e construção de marcas, além de trabalhar com pesquisa qualitativa acompanhando a formação do produto. “A Degrau foi criada pelo publicitário Renato Manttovanni, que desde o início tinha uma visão de agência diferenciada. A busca incansável por resultados, encontrar o consumidor onde ele estiver, entender que a criatividade está acima de qualquer estrutura física e que comunicação não se faz só com propaganda é que tem feito da Degrau uma agência premiada nacionalmente”, comenta Renata Manttovanni, relações públicas. Fazem parte da equipe 12 profissionais, das áreas de atendimento, planejamento, criação, mídia, pesquisa, promoção e eventos, que atendem clientes no Paraná, no interior de São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso. “A Degrau tem clientes fixos em sua carteira e também atende por job. Atualmente possui quinze clientes fixos, com o diferencial de ter clientes que atende há mais de 25 anos”, complementa a relações públicas.

“A Degrau Comunicação presta serviços a Quadra Construtora há mais de 23 anos, e no decorrer desses anos, essas empresas construíram uma relação de parceria. A Degrau é responsável por toda a comunicação da Quadra, têm excelentes profissionais, que conseguem trabalhar com criatividade e inovação nas campanhas de marketing. Com isso, temos a certeza que estamos em boas mãos e que conseguimos nos comunicar com nossos clientes de forma eficiente e diferenciada” Luiza Carrara Pires, diretora de marketing - Quadra Construtora

Anúncio para Náutica Gold Fish teve forte apelo de imagens para gerar interesse no público-alvo Desenvolvido com o intuito de gerar venda e fluxo no showroom da loja, o anúncio de varejo produzido pela Degrau Comunicação para a Náutica Gold Fish tinha um forte apelo de imagens para gerar no público-alvo interesse na aquisição dos produtos. “Primeiro foi feito um esboço, escolhendo as melhores fotos e um título de impacto. Para completar, uma diagramação exaltando o produto e dando a sensação de movimento e lazer”, explica Renata Manttovanni, relações públicas da agência. Publicado na Folha de Londrina em agosto de 2011, a arte estava voltada para o público da classe A, e divulgava os valores e condições de pagamento de três modelos de lanchas. “A imagem principal do pescador passou a ideia de lazer e movimento, valorizando o produto e contextualizando como objeto de desejo”, complementa Manttovanni. A peça foi produzida por três profissionais da Degrau, responsáveis pelos atendimento, redação e criação/diagramação.

Categoria: Televisão / Filme varejo Título: Casa Cliente: Maluí

Efeitos de computação gráfica foram utilizados para filme do Maluí Para produzir a peça vencedora, além das cores que remetiam a identidade visual do empreendimento, a Degrau utilizou efeitos de computação gráfica que facilitaram a fixação dos contrastes entre uma vida tediosa e uma vida no Maluí Hotel e Resort. “O briefing pedia para destacarmos os diferenciais do empreendimento e ao mesmo tempo apresentar seu conceito de comercialização fracionada. Buscamos mostrar para os clientes que se a vida anda proporcionando poucas emoções no dia a dia, no Maluí a vida te convida para viver”, enfatiza a relações públicas da Degrau, Renata Manttovanni. O comercial, que tinha 45 segundos de duração, foi veiculado em diferentes emissoras de Londrina no período de fevereiro e março de 2011 e estava voltado para as classes A e B. Participaram da produção três profissionais da agência, que enfatizaram o contraste entre a rotina diária, o relaxamento e qualidade de vida que o empreendimento poderia oferecer, estimulando os consumidores a conhecer e adquirir o produto, destacando também que as semanas anuais no Maluí podem ser trocadas por semanas em hotéis em outros lugares de Brasil e do mundo.

“Estamos juntos com a Degrau há 16 anos, desde que decidimos empreender no mercado de construção civil, a partir do nicho de condomínios horizontais e posteriormente de Hotéis Resorts. Esta parceria rendeu ‘cases’ inovadores, como o projeto ‘Royal in Concert’, que trouxe para Londrina o Marketing Cultural, resultando em três prêmios nacionais. Mas o que está por trás de cada ação de comunicação é o conhecimento de causa e metodologia. Vale também uma boa dose de experiência e de vivência de mercado para decidir mídia técnica, evitando desperdícios e acertando o alvo. A Teixeira Holzmann e a Dregrau buscam sempre a comunicação com excelência e foco no cliente.” Marcos Holzmann, diretor - Teixeira Holzmann Empreendimentos Imobiliários

APP Magazine

23 Número 3

“A Degrau cuida da imagem do Ecovillas do Lago desde a formatação do produto, passando pela criação da identidade visual e construção do conceito que acompanha o empreendimento até hoje. Este conceito foi muito bem estruturado nas peças e também nos eventos de relacionamentos planejados sempre dentro de um mix de comunicação integrada, já que todas as ferramentas se somam em um único objetivo: falar com o público certo, de forma direcionada e diferenciada” Olver Mendes, gerente de marketing e vendasEcovillas do Lago.


Categoria Mídia Digital - Banner/Rich Media Título Campanha Receitas da Copa

Ideia Brasil

Ideia Brasil se posiciona no mercado como uma agência de publicidade e design A agência, que atende clientes em todo o Brasil, opera nas áreas de design gráfico, eventos, publicidade e marketing. Fundada pelo designer Paulo Isper e pelo diretor de arte Marcelo Fernandes, a Ideia Brasil se posiciona no mercado como uma agência de publicidade e design, que opera nas áreas de design gráfico, eventos, publicidade e marketing. “A agência foi fundada em abril de 2005 em Londrina, e em 2009 firmamos uma parceria com a TODA de Nova Iorque, para intercâmbio de profissionais e troca de experiências”, comenta o diretor Marcelo Fernandes. A equipe da Ideia Brasil é formada por doze profissionais que se dividem nas áreas de administração, mídia, design e tráfego, e que atendem clientes como Moinho Globo, Ortodontic Center, Samsung, Gráfica Ipê, dentre outros. “Uma de nossas ações de destaque foi o projeto de comunicação visual do EcoMercado Palhano para o cliente Raul Fulgêncio, com destaque para a ação de guerrilha envolvendo frutas invadindo a cidade, praticando esportes e ações sustentáveis para o lançamento do mercado, gerando diversas mídias espontâneas”, comenta Fernandes.

“Iniciamos a parceria com a Ideia Brasil há pouco mais de um ano e meio e desde o início já percebemos a proatividade da agência em nos atender e um diferencial criativo na elaboração das campanhas e ações de marketing, o que tem posicionado a nossa marca de forma muito positiva e colaborado muito com nossas ações de prospecção e fidelização de clientes.” Claudia Consalter, diretora comercial Ortodontic Center

Cliente Moinho Globo Alimentos

Banner com receitas da Copa foi criado para incentivar o público a acessar o site do Moinho Globo Buscando uma interação com os consumidores, a Ideia Brasil criou para o Moinho Globo um banner com receitas de cozinha, que visava incentivar o acesso do público ao site da empresa. Essas receitas especiais, que levavam produtos do Moinho, foram divulgadas durante o período da Copa do Mundo de Futebol. “A criação seguiu uma comunicação gráfica já desenvolvida e explorou a produção fotográfica dos pratos feitos com as receitas, que eram baseadas nas cores da bandeira do Brasil. O Moinho possui uma cozinha experimental para a criação de novas receitas, e o banner da Campanha Receitas da Copa remetia ao momento festivo.”, comenta Marcelo Fernandes, sócio e diretor de arte da agência. Voltada para todos os públicos, a peça foi produzida por quatro profissionais da Ideia, sendo eles diretor de arte, redator, designer e arte-finalista. O Moinho Globo conta também com uma série de outras receitas em seu site de modo permanente, e foi indicado, dentro de sua categoria, como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo o Guia Você S/A-Exame.

“A contratação da Ideia Brasil foi a melhor decisão que a Canezin Imóveis tomou nos últimos anos. Uma parceria que vai além de propagandas e anúncios, é uma parceria estratégica. E que hoje é fundamental para o desenvolvimento de nossa empresa.” Izabela Canezin, sócia proprietária – Canezin Imóveis

“A Ideia Brasil já trabalha com o Moinho Globo há sete anos e neste período conseguimos mudar radicalmente a cara da empresa, com inovações nas embalagens, logomarcas e campanhas promocionais. O grande segredo desta parceria é a forte sinergia entre as nossas equipes.” Paulo Florêncio, diretor geral - Moinho Globo

APP Magazine

24 Número 3


Categoria Mídia Digital - Hotsite Título Mundo Ipê Amarelo

Grupo View

Cliente P. B. Lopes

Grupo View foca o posicionamento de marcas Equipe está centrado no posicionamento de marca e seus impactos na comunicação institucional. O Grupo View, criado em 1992, tem como foco o posicionamento de marcas e seus impactos na comunicação institucional associada às questões de responsabilidade sócio-ambiental. Sua expertise também engloba identidade de linha de produtos, criação de marcas e programas de comunicação nos mais diversos setores. Sua diretora e fundadora, Cinara Bastos, é empresária e atua nos segmentos de design e imagem empresarial, sendo apaixonada pelas questões referentes ao desenvolvimento humano e à sustentabilidade, buscando a convergência entre estes temas na pauta de projetos do cliente. A equipe interna é formada por sete profissionais, distribuídos nas áreas de design, redação, atendimento, apoio e administrativo. Além das empresas de Londrina, o Grupo atende marcas na região noroeste do estado, capital Paulista e também de outros países. Um dos cases de sucesso apontado pela diretora é o Improv’eat, empresa sustentável especializada em alimentação orgânica da cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, para qual o grupo desenvolveu nome, posicionamento, apresentação institucional, linha de produtos, embalagens, minifolder, site, dentre outros.

“Quero agradecer o suporte que vocês nos propiciaram este ano, bem como as ideias transmitidas, as quais certamente estamos e continuaremos a implementar na Ultraclean. Todo o trabalho de BRANDING desenvolvido nos dará um melhor posicionamento no mercado e a sua contribuição está sendo e será decisiva para que isso aconteça. Receba nossos agradecimentos, extensivos a toda sua equipe. É sempre muito bom saber que estamos negociando com uma empresa honesta, além de muito competente.” Osiris Rocha, diretor-presidente - UltraClean Brasil

Com conteúdo lúdico, hotsite para P. B. Lopes - Scania visa conscientizar a comunidade O hotsite Mundo Ipê Amarelo, produzido pelo Grupo View para a empresa P. B. Lopes – Scania, buscou por meio de um conteúdo lúdico com direito a super-herói, conscientizar a comunidade em relação à preservação do meio ambiente. “O projeto trouxe para o mundo virtual os personagens, as cores e os elementos que foram trabalhados no mundo real na empresa e nas escolas. Esses personagens já existiam porque são justamente aqueles personificados pelos funcionários/voluntários nas apresentações de teatro que são realizadas para os alunos das escolas da rede pública que participam do programa”, explica a diretora do Grupo View, Cinara Bastos. A peça, divulgada nas empresas e na comunidade por meio de canais de network e mídias sociais, é o primeiro passo na direção de um projeto maior e mais completo, que deve ser realizado nos próximos anos, tornando-se um vetor de transformação de comportamentos mais responsáveis do ponto de vista sócio-ambiental. “Neste primeiro momento, privilegia o público infantil devido à ênfase na trama dos personagens dentro de um contexto lúdico e educativo. Mas o projeto será ampliado para contemplar todos os públicos, em breve”, finaliza a diretora.

“Nossa experiência com o Grupo View tem sido positiva e bastante consistente. Desde a concepção do Programa Ipê Amarelo, souberam compreender de forma ágil os requisitos do nosso projeto, realizando um trabalho com muito profissionalismo e qualidade. O Grupo View conseguiu dar o apoio necessário e todas as ideias foram colocadas em prática de forma precisa. A experiência do pessoal na construção do hotsite ‘mundoipeamarelo.com.br’ ajudou a divulgar com bastante criatividade e harmonia o programa.” Daniela de Andrade Lopes Gomes, diretora do grupo - P. B. Lopes | SCANIA

APP Magazine

25 Número 3

“Já tínhamos tentado outros profissionais. Estávamos até desanimados. Mas o Grupo View compreendeu e superou nossas expectativas no reposicionamento, nos valores e no redesign da marca - trabalho que em breve estará no mercado. Ficamos muito satisfeitos com a sinergia, e principalmente com o compromisso incansável da empresa em nos garantir o melhor resultado. Isso já observamos muitos anos atrás quando nos ajudaram a escolher o nome da empresa, que inclusive é um absoluto sucesso! Muito bom poder contar com eles!” Direção geral - Dupalié Lingerie


Categoria No Mídia – Arquivo Título Calendário de parede Vira-Latas de Raça

Imageria

Cliente SOS Vida Animal

Para convergir ações, Imageria busca integrar ferramentas da comunicação Com profissionais de diferentes áreas, agência busca sinergia entre peças e ações. A agência Imageria busca promover a convergência entre peças e ações utilizando de maneira sinérgica as ferramentas da comunicação. São elas assessoria de marketing, assessoria de imprensa, design gráfico e desenvolvimento de campanhas produzindo uma comunicação criativa e em sintonia com objetivos do cliente. Para atingir tal propósito, a agência busca integrar profissionais das áreas de relações públicas, jornalismo, design e tecnologia. “A Imageria se propõe a ser uma agência de comunicação completa. Dessa forma, atendemos ao cliente que precisa de um planejamento de comunicação anual, bem como aquele que precisa desenvolver uma campanha ou peça pontual”, comenta a sócia e designer Ana Carolina Ventura. Criada em Londrina e em operação desde 2009, a Imageria conta com cinco profissionais na equipe, e atende clientes como a ACIL, SEBRAE, SOS Vida Animal, dentre outros. “O mercado de publicidade e propaganda está em um processo de mutação e as agências naturalmente estão reavaliando sua proposta de atuação. O cliente espera resultados, e mais que isso, espera uma orientação de como tirar proveito das novas mídias”, finaliza a sócia proprietária.

“Conheço o trabalho da Imageria desde o seu início e me impressiono como, rapidamente, a empresa se posicionou como uma das melhores do mercado. Além de ter uma relação de estreita parceria com o Londrina Convention & Visitors Bureau, percebo a aceitação de diversas empresas em relação à qualidade do trabalho, baseado no requinte, no profissionalismo e na agilidade”. Diego Rigon Menão, executivo - Londrina Convention e Visitors Bureau

Calendário educativo incentivou a adoção de animais adultos O calendário de 2011 pensado pela Imageria para a ONG SOS Vida animal buscava incentivar a adoção de animais adultos e conscientizar as pessoas sobre o dever e a responsabilidade de cuidar desses animais, que exigem carinho e cuidados especiais. Ele foi comercializado através do site da ONG, do blog do Projeto e em alguns pontos de venda como clínicas veterinárias e pet shops de Londrina e região. “O briefing previa desenvolver o calendário pensando em uma nova temática que abordasse alguns problemas vividos pela ONG. O material deveria ser uma oportunidade de angariar fundos e ao mesmo tempo incentivar mudanças na educação das pessoas”, comenta Ana Carolina Ventura, sócia da Imageria. Depois de selecionado o tema, foi feita a seleção dos animais senis que haviam sido adotados e que tinham uma vida saudável, para contar suas histórias, cada uma na página de cada mês. Foram utilizadas frases de efeito como “existem coisas que nunca envelhecem”, e as imagens dos cachorros foram tomadas em ambientes antigos. “O conceito central está em mostrar que tudo na vida envelhece: pessoas, animais, lugares o que não morre mesmo são os bons sentimentos”, enfatiza Ventura.

“A equipe da Imageria conseguiu captar toda a mensagem que desejávamos passar sobre a Rota do Café, o conceito, as atrações, formatos e possibilidades de tours temáticos. Além disso, a criatividade, o talento, a organização e agilidade foram primordiais para o sucesso da parceria conosco, valeu a pena!” Luciana Masson Scaramal, consultora - SEBRAE/ Projeto Rota do Café

APP Magazine

“A Imageria Comunicação desenvolveu um excelente trabalho na realização dos calendários 2010 e 2011 para nossa OSCIP SOS Vida Animal. Além da elaboração do projeto, foi fundamental na divulgação das peças, o que trouxe um ótimo resultado, visibilidade e reconhecimento do nosso trabalho por pessoas, empresas e instituições.” Milton Pavan, presidente - SOS Vida Animal

26 Número 3


Categoria Especial Melhor Campanha Publicitária Título Vestibular UniFil

SpB

Cliente UniFil

Inteligência em criação e gerenciamento de marcas definem a SpB A agência de comunicação busca criar um lugar diferenciado para seus clientes. A SpB se posiciona no mercado como uma agência de comunicação com inteligência em criação e gerenciamento de marcas, buscando criar um lugar diferenciado para seus clientes na mente e na preferência dos consumidores. Com mais de vinte anos de know-how, a agência atende aproximadamente vinte contas de Londrina, Rolândia e São Paulo, com clientes como a UniFil há mais de 10 anos, Casas Ajita e Royal Plaza Shopping há 6 anos. A equipe está distribuída nas áreas de atendimento, planejamento, criação, produção gráfica, mídia, operações e administrativo. Dentre seus cases de sucesso, estão os vestibulares da UniFil que têm exigido ações de guerrilha com trabalhos inovadores. “Esse ano, um aplicativo foi desenvolvido para a campanha pela 2Call, e está disponível na Apple Store para download”, comenta Spartaco Puccia Filho, presidente da agência. O aplicativo é um Quiz sobre conhecimento geral, denominado de QCA2 UniFil - Quociente de Conhecimento Avançado, com 50 perguntas sobre personalidades das diversas áreas do conhecimento, obras e entretenimento. Outra peça desenvolvida foi um mobile site, que fornecia informações dos cursos, inscrições, vídeos e promovia a integração com redes sociais. Primeiro a campanha foi divulgada internamente, para alunos da universidade, depois em ações de guerrilha em bares, restaurantes e plantões de estudos em Londrina.

Campanha para divulgar vestibular foi dirigida para públicos interno e externo Pela primeira vez, a campanha publicitária desenvolvida para divulgar o vestibular da UniFil foi dirigida não apenas para o público externo, prospects, mas também para o público interno. Foram desenvolvidas ações para envolver a comunidade acadêmica, como ações de guerrilha, brindes especiais, wallpaper personalizado para o desktop de colaboradores e ações na mídia. A campanha contou com esforço completo de comunicação, incluindo vt, spot, vinhetas de patrocínio, anúncios em jornais e revistas, mídia exterior, flyers, camisetas personalizadas, brindes, e-mail marketing, hotsite, mobile marketing e web banner. “A campanha foi apresentada em primeira mão para os alunos, colaboradores, professores e coordenadores da Instituição através de uma ação de guerrilha. Artistas da Clac, Companhia Londrinense de Circo, distribuíram brindes personalizados da campanha – um lápis bicolor – caracterizados como profissionais de diversas áreas do conhecimento ofertadas pela instituição”, explica Spartaco Puccia Filho, presidente da SpB. Como o planejamento de marketing não previa o lançamento de novos cursos, as peças não contariam com este atrativo e o cenário também desenhava uma questão desafiadora: a data do Vestibular UniFil 2011 seria compartilhada por outra Instituição do segmento. “Isso significava que os candidatos precisariam escolher entre uma ou outra, uma vez que as provas estavam agendadas no mesmo dia e horário”, enfatiza o presidente. Dessa maneira, os materiais desenvolvidos convidavam os alunos a “não esquecer” a data da prova. Nas peças off-line, a representação trazia um post-it com as informações do vestibular escritas à mão, como se fosse uma anotação feita pelo estudante. Nas peças on-line, o aluno aparecia realizando atividades do dia a dia, que de forma inusitada lembravam a data da prova, e corredores e murais da UniFil contavam com post-its de diversos tamanhos lembrando a data do vestibular. “O resultado foi um envolvimento expressivo da equipe interna, que certamente colaborou para o resultado extremamente positivo da campanha. Infelizmente não podemos compartilhar o número, pois se trata de um dado estratégico da Instituição. Mas podemos afirmar que o resultado da campanha foi 30% superior à expectativa inicial”, conclui Spartaco Puccia Filho.

“É muito bom para nós da UniFil, mais uma vez, representarmos um case de sucesso da SPB Comunicação. Demonstra sinergia entre agência e cliente, além de respeito mútuo na busca de resultados. Temos nossas metas, focamos nossos objetivos e reconhecemos a importância da comunicação e do marketing como investimento, como instrumentos eficazes na construção de uma marca, na consolidação da imagem, no relacionamento com o público e o mercado, na estratégia empresarial. Como toda essa engrenagem funciona bem, certamente podemos comemorar juntamente com a SpB as sucessivas premiações pelas campanhas publicitárias executadas para nossos produtos e serviços. São mais de 15 anos de relacionamento comercial e institucional, uma prova de confiança no trabalho sério e competente da nossa agência. Ao completar 40 anos de tradição e excelência no ensino superior, a UniFil se sente orgulhosa em despontar como respeitado player no mercado publicitário do Paraná. Com todo o suporte da SpB Comunicação.” Dr. Eleazar Ferreira, reitor - UniFil

APP Magazine

27 Número 3


4º Prêmio APP Universitário

Título: Campanha Ser Solidário Nome: Fernanda Isabela Silveira Curso: Artes Visuais - Multimídia Atuação: Produção das peças gráficas e Divulgação nas Redes Sociais. Nome: Flávia Cristina de Paula Dieguez Sábio Curso: Artes Visuais - Multimídia Atuação: Produção das peças e Representante do Projeto. Nome: Paulo Rogério de Mello Pereira Curso: Artes Visuais - Multimídia Atuação: Produção das peças gráficas. Nome: Rafael Oliveira Cardoso Curso: Artes Visuais - Multimídia Atuação: Produção das peças Gráficas. Nome: Monica Pascoal Boaretto Curso: Artes Visuais - Multimídia Atuação: Produção das peças Gráficas. Nome: Vinicius Assis Pereira Curso: Artes Visuais - Multimídia Atuação: Produção das peças Gráficas.

Campanha visava arrecadar fraldas geriátricas para entidades carentes Peças foram desenvolvidas para sensibilizar o público e despertar no próximo o desejo de ajudar. O briefing da Campanha desenvolvida pelos universitários do curso de Artes Visuais da Unopar para o 4º Prêmio APP Universitário dizia que o objetivo central seria a arrecadação de fraldas geriátricas para entidades carentes de Londrina e região, e que as peças, que tratam de um assunto delicado, teriam de envolver o público geral sem agredi-lo, e despertar o desejo de ajudar o próximo, mostrando que esse item é uma necessidade indispensável na vida daqueles que precisam. Foram criadas seis peças: flyers, cartazes e banners, produzidos em versão para adultos e crianças, peças áudio e visual - spots para rádio e VT publicitário - e peças digitais que foram utilizadas para e-mail marketing e divulgação nas redes sociais. “Cada peça foi feita conforme seu meio de divulgação, sem perder o foco da ideia, que era de arrecadar fraldas geriátricas”, explica o estudante Rafael Oliveira Cardoso, um dos responsáveis pela produção das peças. As cores escolhidas eram harmoniosas e suaves, para não ofuscar as imagens usadas, a tipografia e o elemento central: a fralda geriátrica. “Usamos uma linguagem simples e geral, para que todos pudessem entender a mensagem”, explica Fernanda Isabela Silveira, responsável pela produção das peças e por sua divulgação nas redes sociais. A frase principal “fralda geriátrica descartável, tem que ser descartável” foi reforçada com a inusitada imagem da fralda secando no varal e complementou a mensagem de que o item não pode ser reutilizado, e por isso, para aqueles que não têm condições de comprar, a esperança é a doação. “A mensagem é de doação, mas que afeta um pouco a parte emocional também de quem a lê ou vê. A campanha causa um efeito de surpresa na pessoa, até uma estranheza. Um apelo consciente e necessário para as pessoas verem que é preciso doar”, comenta a estudante Flávia Cristina de Paula Dieguez Sábio, representante do projeto. O material foi julgado por quatro profissionais de agências de Londrina e o que se aprendeu com a experiência? Além da prática do ofício da profissão e do contato com o mercado, os estudantes compreenderam a real importância do envolvimento da comunidade para o sucesso de uma causa social. O resultado da “Ser Solidário” se reflete no número de itens arrecadados: 30 mil unidades, sendo que na campanha anterior, esse número chegou a 26 mil.

APP Magazine

28 Número 3


Premiação Fornecedores

Este ano, a APP realizou uma pesquisa on-line com 13 agências de Londrina que deveriam apontar os melhores fornecedores nos segmentos gráfico, de fotografia, áudio e vídeo. A pesquisa foi realizada via internet com as agências associadas à APP. A votação apresentou os seguintes resultados:

Gráfico Midiograf é apontada como referência no segmento, e destaca a importância do trabalho junto às agências Atuando no mercado desde 1992, a Midiograf, apontada como melhor fornecedor no segmento gráfico, atende aproximadamente 1,2 mil clientes por mês e consume aproximadamente 100 toneladas de papel. Segundo o proprietário Nivaldo Benvenho, o resultado da pesquisa mostra que ao longo dos anos a empresa está conseguindo manter o foco. “Ao longo desses anos buscamos manter o respeito aos nossos principais clientes, que são as agências, temos um atendimento interno dando todo o suporte para que elas tenham seus mercados e direitos preservados, e acreditamos ser esse o caminho. Participamos com muitos dos nossos clientes desde o momento da criação até a entrega final do produto”. A gráfica funciona hoje em um terreno de 20 mil m2 e atua em diversos segmentos, como editorial, comercial, digital e recentemente no segmento de embalagens. “Sabemos da dificuldade de crescer e manter características pessoais. Estamos sempre nos lembrando do nosso mito fundador, atender os profissionais da mídia, e esse reconhecimento nos serve como norteador. Sabemos que podemos melhorar muito e continuaremos lutando por isso”, complementa Benvenho.

Fotógrafo Atuando como freelancer, Bernardo Sardi ficou surpreso com a premiação Morando há dois anos em São Paulo e atuando como freelancer, o fotógrafo Bernardo Sardi afirma que ficou surpreso com a premiação no APP Markmídia. “Principalmente por eu não morar mais em Londrina. Outra surpresa é pelo fato de trabalhar mais com moda. Gostaria de fazer mais publicidade, mas o caminho sempre foi mais voltado para a moda”. O fotógrafo, que é designer gráfico por formação, começou a atuar no segmento em 2007 e teve seus primeiros trabalhos ligados à moda. “Conheci algumas pessoas que me convidaram para fazer ensaios, e a partir disso surgiram catálogos, publicidades e editoriais”, complementa. Seus trabalhos preferidos não são aqueles ligados às marcas para as quais trabalhou, e sim os pessoais, que são a ênfase de seu portfólio, e que acabam atraindo novos clientes. “No meu site estão as fotografias que eu acho mais bacana mostrar, para mostrar o potencial do meu trabalho. Vou constantemente a Londrina, tenho muitos clientes aí, mas só trabalho como freelanccer, rotina não é muito para mim!”. Ser premiado pela APP, segundo Bernardo Sardi, é uma grande honra, porque a associação envolve todos os bons profissionais de publicidade de Londrina, que são pessoas que entendem de fotografia e imagem. “E a minha relação com as agências sempre foi muito boa, acabei nunca prospectando, o caminho sempre foi o contrário, justamente como eu gostaria que fosse, porque é um reconhecimento do meu trabalho”, finaliza.

APP Magazine

29 Número 3


Produtora de Áudio Jozzolino acumula mais de 20 anos de experiência A produtora Jozzolino Áudio Design atua em Londrina desde 2005, mas seu diretor Kiko Jozzolino tem mais de 20 anos de know-how como produtor musical. “Eu já tinha experiência de ter trabalhado como produtor musical na Bahia e produzia alguns materiais em estúdios do Paraná. Então senti a necessidade de ter meu próprio estúdio”, comenta. Produzindo qualquer tipo de material de áudio para publicidade, desde um spot a uma trilha composta, a empresa atende clientes de todo o país, principalmente da Bahia e de Londrina, e conta com um cast de locutores diversificado, proporcionando opções para que as agências escolham o que mais se adéqua a necessidade de seus clientes. Sobre o prêmio, Kiko Jozzolino afirma que é o reconhecimento do trabalho e do comprometimento com a qualidade, seriedade e pontualidade na entrega, que resulta na fidelização de clientes. “É difícil um cliente que passe por aqui e não trabalhe mais com a gente. Na verdade, quando se faz o que se gosta, a coisa flui muito melhor. Sintome um profissional mais que realizado, e a cada dia crescemos e investimos mais em equipamentos. Eu adoro meu trabalho, dirigir uma produtora de áudio e atender os melhores clientes da região me dá muito orgulho”.

Produtora de Vídeo

USINA DE IDEIAS a.u.d.i.o.v.i.s.u.a.l

Usina de ideias surgiu com o intuito de ser diferente, inovadora e cheia de criatividade A ideia de criar uma produtora de vídeo surgiu a partir da união de três amigos publicitários que tinham um objetivo em comum: criar uma empresa inovadora, diferente e criativa. “A Usina de Ideias é uma produtora de conteúdo audiovisual focada em publicidade, vídeos empresariais, programas de TV, coberturas de eventos, making off de campanhas e vídeos para a web e celular”, explica o sócio Marcos Romani. No mercado desde 2001, a produtora conta hoje com 17 colaboradores além dos sócios, e atende agências e clientes de todo o país, com linhas de produção Full HD. Para a Usina de Ideias, “uma família unida, ousada e criativa”, a premiação significa que, nesses dez anos de mercado, a empresa vem crescendo junto aos clientes e colaboradores, tem encarado desafios - como a transformação do processo analógico para o digital, e vem cultivando amizades, aumentando a rede de relacionamentos e pensando sempre em soluções criativas para seus clientes.

APP Magazine

30 Número 3


Topete do Ano Prêmio criado para o 8º APP Markmídia faz menção a crista do galo

O Topete do Ano foi entregue ao profissional mais votado em pesquisa nas redes sociais O prêmio Topete do Ano, que faz menção a crista do galo, foi desenvolvido pela Boyband e premiou um dos cinco profissionais selecionados em votação por meio das redes sociais. “Não ficamos contentes com o resultado de um ‘garoto propaganda genérico’, queríamos uma campanha que realmente gerasse interação entre os profissionais. Então, abrimos inscrições para os ‘topetudos do ano’ e convidamos os profissionais para serem os nossos garotos propaganda. O critério era simples: para participar da campanha o profissional tinha que ter ganhado um prêmio na 7ª edição do Markmídia”, explica o sócio proprietário da Boyband, Thomaz Fukui. O Topete é um mote humano e, mais que um artifício de beleza, é sinônimo de orgulho, sendo um tema rico, que permitia uma plástica interessante e associações com a época da brilhantina e com a música. A ideia era mostrar para o mercado que, quem ganha um prêmio no APP Markmídia, pode se orgulhar de tudo que faz. Após uma seleção inicial, restaram cinco concorrentes que viraram personagens com perfil próprio. “Criamos um roteiro absurdo para cada um, colocando o profissional se achando de algo lúdico, uma forma de humor leve envolvendo as figuras do nosso mercado. Eles podiam se achar de qualquer coisa, afinal já tinham um prêmio que realmente vale a pena se orgulhar”, complementa Fukui. A campanha contou com o apoio dos principais veículos de jornal, rádio, televisão e internet, e o vencedor foi Daniel Trindade, designer da Boyband. “O mais legal foi a experiência de estar do lado de lá, como ‘ator’ de uma campanha. É incrível como a televisão tem esse poder de massificação, as pessoas realmente veem e comentam na rua. Esses dias fui almoçar no centro, e quando parei no estacionamento, o manobrista me parou: você não é o cara do cafezinho? Receber o prêmio foi um momento muito especial. É uma honra, sem dúvida, no meio de tantos profissionais, é um reconhecimento sem preço”, comenta o designer.

APP Magazine

31 Número 3


A APP Londrina realizou a cerimônia de premiação do 8º Prêmio APP Markmídia e 4º Prêmio APP Universitário no dia 21 de novembro de 2011. Foram 23 categorias profissionais, 3 especiais, 4 para fornecedores, além do troféu universitário. Cerca de 130 pessoas participaram da cerimônia de premiação no Auditório da Unopar e da confraternização na Chopperia Fábrica 1. A organização dessa edição ficou por conta da Atmosfera Eventos e seguiu a proposta da campanha publicitária criada pela BoyBand Propaganda que evidenciava os topetudos em referência aos talentos premiados. Confira os bastidores:

8*Prêmio

APP Magazine

32 Número 3


APP Magazine

33 NĂşmero 3


Tentar solo para esses dois é fim de carreira. E a gente sabe bem disso. Por isso, nosso refrão é Planejamento com ação. É contato com o público. É melodia com letra. É não deixar ninguém esperando na hora do show. Se você também acredita que as ideias só têm valor quando entram em ação, ligue pra gente. Podemos fazer um ensaio.


App Magazine 2011  

8º prêmio Markmídia e 4º prêmio APP Universitário