Dilemas do aprendizado político: interdisciplinaridade e epistemologias rebeldes

Page 62

Elaine D. Tomás - Luiz F. Scheibe - Luciano A. Henning

acompanhadas pelos autores, evidenciando-se este processo. No relatório “Síntese das Reuniões do Fórum do Maciço do Morro da Cruz – Período fevereiro 2007 a dezembro 2008 - Primeiros Contatos Referentes à Participação no Fórum do Maciço do Morro da Cruz” (TOMÁS, 2010), elaborado para o projeto de extensão “Plano Comunitário de Urbanização e Conservação do Maciço Central de Florianópolis”, foi registrada a crescente escalada que o tema das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o MMC foi tomando nas reuniões do Fórum, a cada encontro. Outro aspecto não menos importante se refere ao fechamento de 3 unidades de ensino (Antonieta de Barros, Silveira de Souza e Celso Ramos) em 3 anos, e a municipalização dos centros de educação infantil pelo poder público em nível estadual. Tal atitude denota a gradual desresponsabilização do estado com as crianças e jovens das comunidades do Maciço. [...] As três escolas fechadas atendiam, basicamente, as comunidades Ângelo La Porta, morro do Duduco, morro do Céu, morro do Mocotó, Nova Descoberta e morro do Tico-Tico, ou seja, um contingente escolar nada desprezível. Com o pretexto de que uma unidade de ensino estaria com problemas estruturais e as demais com poucas matrículas, o poder público (estadual) determinou sem maiores esclarecimentos às comunidades atendidas a desativação destas escolas. (DANTAS, 2012, p. 317)

Cabe ressaltar que o Fórum do MMC ainda existe (2018), mas a Comissão de Educação é a única que está em atividade. As outras comissões se encontram paralisadas, no entanto várias tentativas de rearticulação aconteceram desde 2012, mas pelo que sabemos nenhuma delas foi adiante: o movimento segue sem força, quase paralisado.

62


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.