A_ironia_e_suas_refracoes

Page 174

A IRONIA E SUAS REFRAÇÕES

173

dagação sobre o vínculo entre fantasia e realidade, que pode servir de entrada para pensar na função da literatura. (Saramago, 2000, p.130)

Logo, o fazer literário é “feito” de realidade e de ficção, sempre. Como explica Antonio Candido, a literatura parte muitas vezes do real, transpondo “marcas de realidade” para a ficção que se edifica. Porém, tais marcas serão apreendidas – ou não – pelo leitor, que as conduzirá novamente para sua realidade. Portanto, uma vez que parte do real, a literatura carrega consigo certa dose de “verdade” e é justamente por isso que tem também o papel tão importante de possibilitar a transformação do ser huma‑ no e, consequentemente, de seu mundo. Trata­‑se, por conseguinte, de um maravilhoso e infinito processo; “maravilhoso” e “infinito” porque instaura, perpetuamente, a possibilidade de mudança. Convém que nos perguntemos, finalmente, sobre a escolha das profissões de Tertuliano Máximo Afonso e de Antonio Claro. Quais razões determinam que o primeiro seja um professor de His‑ tória e o segundo, um ator? O historiador lida com fatos reais que já sucederam, enquanto o ator trabalha em geral com a ficção, ou seja, com fatos que poderiam ter acontecido. Tertuliano Máximo Afonso, em sua condição de professor de História – aliás, um mau professor na opinião do narrador –, conse‑ gue enxergar apenas o palpável, o real. Ele não tem nenhum conhe‑ cimento sobre o outro e parece não se importar com isso. Falta­‑lhe, pois, autoconhecimento, uma vez que o exercício da alteridade não lhe é costumeiro. Dito de outra maneira, Tertuliano não valoriza o convívio com as outras pessoas. O professor de História não sente simpatia e muito menos amizade por ninguém em seu ambiente profissional. A única pessoa com quem mantém um relacionamento é Maria da Paz, a quem ele constantemente magoa, porque não a reconhece enquanto companheira: Tertuliano Máximo Afonso marcou o número do telefone de Ma‑ ria da Paz, provavelmente atende­‑lo­‑ia a mãe, e o breve diálogo seria


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.