Mergulho Madeira

Page 7

Baixa de Santa Catarina A Baixa de Santa Catarina está localizada a cerca de 500 metros da costa, em Santa Cruz (costa sul da Madeira), em frente ao aeroporto da Madeira. Neste local, é frequente a ocorrência de correntes, pelo que o mergulho deve ser bem planeado, de acordo com o estado do tempo e do mar. Embora a baixa comece por volta dos 13 metros de profundidade, se descermos pelo cabo da âncora, o mergulho inicia-se já a 25 metros, onde existe uma plataforma na rocha. Neste local, podemos ver as espécies mais comuns associadas ao substrato rochoso, como peixes-verde (Thalassoma pavo) e castanhetas (Abudefduf luridus e Chromis limbata) acompanhadas por colónias de anémonas incrustantes (Parazoanthus sp).

Se descermos aos 30 metros, deparamo-nos com um fundo de areia, onde podemos ver um ratão (Taeniura grabata) de grandes dimensões, que se protege quando se apercebe da presença de mergulhadores demasiado perto, levantando apenas a sua cauda com o espigão venenoso. O local encontra-se sinalizado por uma âncora pousada na rocha. Passando esta última,podemos ver uma anémona gigante (Telmactatis cricoides) com os seus camarões--das-anémonas (Thor amboinensis). Aos 40 metros, podemos, ainda, visualizar uma pequena rocha colonizada por anémonas incrustantes. Existe muita variedade de peixes.Também o bonito coral laranja (Dendrophyllia ramea) pode ser observado nesta baixa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.