Page 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE VESTIBULAR

INSTRUÇÕES GERAIS 

     

O candidato receberá do fiscal:  Um caderno de provas contendo 72 (setenta e duas) questões de múltipla escolha e 2 (duas) propostas de tema para redação;  Uma folha de respostas personalizada para a Prova Objetiva;  Uma folha oficial e uma de rascunho para a Prova de Redação. Ao ser autorizado o início da prova, verifique no caderno de provas se a numeração das questões e a paginação estão corretas. O candidato dispõe de 5 (cinco) horas para fazer a Prova Objetiva e a Prova de Redação. Faça-as com tranquilidade, mas controle o seu tempo. Esse tempo inclui a marcação da folha de respostas (Prova Objetiva) e a transcrição da redação para a folha oficial. Somente após 1 (uma) hora do início da prova, o candidato poderá entregar sua folha de respostas, o caderno de provas, a folha oficial e de rascunho da redação e retirar-se definitivamente da sala. Se o candidato resolver sair antes, deverá assinar um termo de desistência. O candidato poderá levar o caderno de provas e a folha de rascunho da redação após decorridas 3 (três) horas do início da prova. Após o termino da prova, o candidato deverá entregar, obrigatoriamente, ao fiscal a folha de respostas devidamente assinada no local indicado e a folha oficial de Redação. Os dois últimos candidatos de cada sala só poderão ser liberados juntos. Se você precisar de algum esclarecimento, fale com o fiscal ou solicite a presença do responsável pelo local.

INSTRUÇÕES – PROVA OBJETIVA     

Verifique se os seus dados estão corretos na folha de respostas. Em caso de erro, solicite ao fiscal para efetuar as correções na Ata da Prova. Assine no local indicado na folha de respostas. Leia atentamente cada questão e assinale na folha de respostas a alternativa que você julgar correta. A folha de respostas NÃO pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas, sob pena de eliminação do processo. A maneira correta de assinalar a alternativa na folha de respostas é cobrindo, fortemente, com caneta esferográfica azul ou preta todo o espaço a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

ATENÇÃO: Formas de marcação diferentes da que foi determinada implicarão a rejeição da folha de respostas pela leitora ótica.

INSTRUÇÕES – PROVA REDAÇÃO      

A Redação deverá ter no mínimo 12 e no máximo 25 linhas. Redações com menos de 12 linhas serão excluídas. Redações com mais de 25 linhas não terão o conteúdo extra considerado. A folha oficial de redação NÃO pode ser identificada, assinada, dobrada, amassada, rasurada ou rasgada pelo candidato. Qualquer forma de identificação na folha oficial de redação eliminará o candidato do processo. Use somente caneta esferográfica azul ou preta.


LICENCIATURA PLENA EM MATEMรTICA

Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

Pรกg: 2 de 25


LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA O QUE FAZ BEM PRA SAÚDE? Cada semana, uma novidade. A última foi que pizza previne câncer do esôfago. Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas peraí, não exagere... Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos. Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde. Prazer faz muito bem. Dormir me deixa 0 km. Ler um bom livro faz eu me sentir novo em folha. Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois eu rejuvenesço uns cinco anos. Viagens aéreas não me incham as pernas, me incham o cérebro, volto cheio de ideias. Brigar me provoca arritmia cardíaca. Ver pessoas tendo acessos de estupidez me embrulha o estômago. Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano. E telejornais os médicos deveriam proibir - como doem! Essa história de que sexo faz bem pra pele acho que é conversa, mas mal tenho certeza de que não faz, então, pode-se abusar. Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo faz muito bem: você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada. Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial à saúde. E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda. Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou muzzarela que previna. Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, UAU! Cinema é melhor pra saúde do que pipoca. Beijar é melhor do que fumar. Exercício é melhor do que cirurgia. Humor é melhor do que rancor. Amigos são melhores do que gente influente. Pergunta é melhor do que dúvida. Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

Tomo pouca água, bebo mais que um cálice de vinho por dia, faz dois meses que não piso na academia, mas tenho dormido bem, trabalhado bastante, encontrado meus amigos, ido ao cinema e confiado que tudo isso pode me levar a uma idade avançada. Sonhar é melhor do que nada. FONTE: VERÍSSIMO, Luís Fernando. In: http://cronicasbrasil.blogspot.com.br/.

QUESTÃO Nº01 O texto de Luís Fernando Veríssimo se utiliza de certa ironia para refletir acerca das frequentes descobertas científicas sobre as coisas que fazem bem ou mal à saúde. Após a leitura, você diria que o sentido geral é que: (A) devemos estar atentos às recentes descobertas científicas e mudar todo o nosso estilo de vida sempre em função disso; (B) as descobertas científicas sobre o que faz bem ou faz mal para a saúde são uma bobagem à qual não se deve prestar atenção; (C) o que faz bem ou faz mal é relativo, pois cada pessoa é de um jeito e, independente daquilo que a ciência aponta como salutar ou nocivo para o corpo, o que realmente faz diferença é o que faz bem para a mente; (D) pizza previne o câncer, considerando que a mussarela, o tomate e a cebola são recomendados pelos médicos; (E) a falta de educação faz mal à saúde.

QUESTÃO Nº02 No quinto parágrafo, o sujeito do texto afirma que acha “mais seguro não mudar de hábitos” porque: (A) devemos aguardar até que novas informações sobre o tema sejam divulgadas para só depois decidir por uma mudança; (B) não há clareza no que é divulgado pela imprensa; (C) sabidamente, a pizza faz mal à saúde, portanto, não podemos concordar que a informação de que ela faz bem seja propagada; (D) mudar de hábitos dá muito trabalho e demora muito para acostumar com as coisas novas, então, é melhor não mudar nada; (E) as informações sobre o que faz bem ou mal para a saúde são tantas e mudam tão rapidamente que não dá para se sentir 100% seguro em segui-las. Pág: 3 de 25


LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

QUESTÃO Nº03 Como você compreende a assertiva “Pergunta é melhor do que dúvida”?

(A) É uma redundância, pois pergunta e dúvida são a mesma coisa.

(B) A dúvida, por si só, fica dentro de nós, incomodando, e quando perguntamos, exteriorizamos a dúvida e temos a oportunidade de saná-la, e o sujeito do texto considera isso salutar. (C) É uma forma sutil de ironia, tendo em vista que pergunta e dúvida são a mesma coisa. (D) Trata-se de uma metáfora para a inconsistência das informações sobre o que faz bem ou não para a saúde, fato que incomoda o sujeito do texto. (E) O homem tem que fazer perguntas e ter dúvidas para se sentir bem consigo mesmo e interagir com o meio.

QUESTÃO Nº04 Em “Cada semana, uma novidade”, a vírgula é utilizada para:

(A) (B) (C) (D) (E)

separar o sujeito de seu predicado; isolar o adjunto adverbial deslocado; marcar o objeto direto deslocado; separar o adjunto adnominal do sujeito; marcar o predicativo do sujeito deslocado.

Nossa _______ é _____ informações para _________ a _________da ___________, sem admitir __________ nos parâmetros de __________de nossas tarefas. (A) ideia; dar; otimizar; exceções; execução. (B) ideia; dá; otimisar; exceções; execução. (C) idéia; dar; otimizar; esseções; execução. (D) ideia; dá; otimizar; excessões; execução. (E) idéia; dá; otimisar; exeções; execução.

análise; infraestrutura; análize; infraestrutura; análise; infra-estrutura; análize; infra-estrutura; análize; infra-estrutura;

QUESTÃO Nº07 Observe a sentença abaixo e preencha as lacunas utilizando a (artigo definido), a (preposição), à (contração do artigo definido a com a preposição a) ou há (presente do indicativo do verbo haver). ___ família decidiu que, ___ partir de agora, os domingos serão dedicados ___ prática de exercícios físicos e ___ atividades culturais.

(A) (B) (C) (D) (E)

A; à; a; à. À; a; à; a. À; à; à; à. À; à; a; à. A; a; à; a.

QUESTÃO Nº08 QUESTÃO Nº05 Em “Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos” a palavra “profusão” pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

(A) (B) (C) (D) (E)

confusão; diferença; escassez; abundância; imprecisão.

QUESTÃO Nº06 Preencha as lacunas com as palavras em sua grafia correta.

Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

Pode-se dizer que o romance O primo Basílio, de Eça de Queirós, representa a primeira fase do Realismo português porque: (A) narra a estória de amor impossível de Luiza e Basílio, mostrando a condenação dos amantes por uma sociedade machista e marcada pelo pensamento iluminista nascente; (B) tenta demonstrar como o amor se tornou secundário na sociedade positivista do final do século XIX, criticando o casamento por conveniência e o ócio feminino; (C) enfoca uma família burguesa urbana da segunda metade do século XIX português, através da qual aponta as mazelas da sociedade da época e critica severamente a literatura romântica e sua influência na educação das moças; Pág: 4 de 25


LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA (D) aborda o casamento pela ótica burguesa como reflexo de uma sociedade marcada pelo pragmatismo ultrarromântico e repressivo dos fins do século XIX português; (E) enfoca uma família burguesa urbana da segunda metade do século XIX português, através da qual critica a Igreja e o casamento tradicional pela ótica do socialismo utópico, abordando os vícios e virtudes observáveis tanto nas relações amorosas e familiares quanto nas relações de trabalho da época.

que comporta 50 litros, gastou naquela cidade o valor de R$ 25,00, obtendo assim, em relação à Boa Vista, uma economia de:

(A) (B) (C) (D) (E)

R$ 75,00; R$ 100,00; R$ 90,00; R$ 125,00; R$ 80,00.

QUESTÃO Nº11 QUESTÃO Nº09 Pode-se dizer que o romance O mulato, de Aluísio Azevedo, representa o Naturalismo brasileiro porque:

(A) buscando pautar-se no empirismo e no

(B)

(C)

(D)

(E)

exame objetivo da realidade imediata, aborda a questão do preconceito étnico e da decadência moral, sobretudo do clero, no Maranhão dos fins do século XIX brasileiro; narra a estória de amor impossível de Raimundo e Ana Rosa, mostrando a condenação dos amantes por uma sociedade racista e marcada pelo pensamento iluminista nascente; trata da figura do negro mestiço como mito fundador da sociedade brasileira ao narrar a trajetória de Raimundo, perseguido pela Igreja por amar uma mulher branca; buscando pautar-se no empirismo e no exame objetivo da realidade imediata, aborda a degeneração do personagem principal em virtude de suas práticas sexuais permissivas e pouco ortodoxas no Maranhão nos fins do século XIX brasileiro; critica a emancipação feminina através da figura de Ana Rosa, que se apaixona por um negro, demonstrando um comportamento altamente reprovável na sociedade do Maranhão nos fins do século XIX brasileiro.

MATEMÁTICA

Sejam as sentenças: I - Se A ={{ }, , } então {a} ⊂ A II - Se B={ ⁄ é então B = {2,4,6}

7}

III - Se {4} ∈ {4} então 4 é elemento de {4} IV - Baseado nas sentenças podemos afirmar que:

(A) (B) (C) (D) (E)

I e II são verdadeiras; Apenas III é verdadeira; Apenas II é verdadeira; I e III são verdadeiras; apenas I é verdadeira.

QUESTÃO Nº12 Segundo pesquisa realizada por uma consultoria em educação, a duração de horas de estudo por dia para passar em um concurso público está representada na inequação -1≤ 2 − 5 ≤ 7, onde x representa a quantidade de horas de estudo por dia. Baseado nessa informação, a quantidade mínima de horas de estudo por dia são:

(A) (B) (C) (D) (E)

3 horas; 2 horas; 6 horas; 5 horas; 4 horas.

QUESTÃO Nº10 Embora o preço da gasolina não seja tabelado, é comum, em Boa Vista, pagar por um litro de gasolina a quantia de R$3,00, em média. Um motorista, em viagem à cidade de Santa Elena, na Venezuela, observou que, ao abastecer seu carro Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

Pág: 5 de 25


LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA Como todos o(a)s aluno(a)s participaram da pesquisa, podemos afirmar que nesta escola há:

QUESTÃO Nº13 A figura abaixo mostra a localização de três cidades. Suponha que um piloto em sua aeronave voe da cidade A até a cidade C, fazendo uma escala na cidade B. Se a viagem é feita em linha reta, até o final do percurso essa aeronave terá voado em quilômetros:

(A) 730 aluno(a)s; (B) 680 aluno(a)s; (C) 800 aluno(a)s; (D) 670 aluno(a)s; (E) 830 aluno(a)s.

C(60,80)

(A) (B) (C) (D) (E)

130 km; 50 km; 120 km; 125 km; 100 km.

QUESTÃO Nº16

B(30,40) A(0,0)

QUESTÃO Nº14 Seja L1 a reta que passa pelos pontos (-2, 9) e (1, 3) e L2, a reta que passa pelos pontos (-4, 10) e (3, -4). Nessas condições podemos dizer que essas duas retas são:

Em um concurso para professor de uma determinada instituição de ensino, o candidato precisa passar por três fases, a saber: prova escrita, prova de título e prova prática. O candidato classificado em primeiro lugar alcançou na prova de título, dois pontos a mais que a nota alcançada na prova escrita. E na prova prática, alcançou quatro pontos a mais que a nota da prova escrita. Sabendo que a média aritmética das três provas foi 9,4, é correto afirmar que a nota da prova escrita foi:

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) concorrentes; (B) perpendiculares; (C) coincidentes; (D) paralelas; (E) continuas.

9,0; 7,4; 8,5; 6,8; 8,0.

QUESTÃO Nº17

QUESTÃO Nº15 Uma pesquisa feita em uma escola revelou que o(a)s aluno(a)s preferem merendar suco a refrigerante; e revelou também que os sucos de suas preferências são de caju, graviola e cupuaçu. A tabela abaixo apresenta os dados da pesquisa: Suco

Nº de alunos

Caju Graviola

270 240

Cupuaçu

210 75

Caju e Graviola Caju e Cupuaçu

P 2 X

20

A

B 60m

30

M

70

Graviola e Cupuaçu Caju, Graviola e Cupuaçu

80

Nenhum dos três

205

Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

A figura abaixo representa a metade de um campo de futebol, onde a distancia MA representa o comprimento e a distancia AP representa a largura. A medida da largura desse campo é:

30

(A) (B) (C) (D) (E)

30m; 38m; 20m; 40m; 25m.

Pág: 6 de 25


LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA Assinale a alternativa que preencha corretamente o quadro sobre as vitaminas.

QUESTÃO Nº18 O avanço das tecnologias levou a construção de grande quantidade de torres de telefonia móvel nas cidades. A figura abaixo representa a altura de uma dessas torres na visão de um observador. Portanto a altura da torre é: ( Dados: sen300= 0,5 ; cos300 = 0,866 ; tg300= 0,577).

(A) (B) (C) (D) (E)

I-3, II-4, III-1, IV-2. I-4, II-2, III-1, IV-3. I-1, II-2, III-3, IV-4. I-2, II-3, III-1, IV-4. I-3, II-2, III-4 IV-1.

QUESTÃO Nº20 Certas substâncias entram e saem das células por meio de bolsas que se formam na membrana plasmática. Assinale a alternativa que não aponte características desse tipo de transporte.

h 30º

(A) A exocitose é o processo pelo qual células

60m (A) (B) (C) (D) (E)

(B)

24,62m. 30,42m. 34,62m. 20,42m. 38,42m.

(C) (D) BIOLOGIA

(E)

QUESTÃO Nº19 Vitaminas são substâncias orgânicas necessárias em pequenas quantidades para as atividades metabólicas de um organismo e que, em regra geral, não são sintetizadas por ele. Assim, correlacione as vitaminas com os sintomas de sua deficiência para que o quadro abaixo se complete. Sintomas causados pela deficiência no organismo Vitamina A (Retinol) Vitamina C (Ácido arcórbico) Vitamina K (Filoquinona) Vitamina E (Tocoferol)

I II III IV

1. Esterilidade masculina e aborto. 2. Fadiga em adultos, insônia e nervosismo em crianças, sangramento das gengivas, escorbuto. 3. Cegueira noturna (xeroftalmia), olhos secos em crianças, cegueira total. 4. Hemorragias. Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

glandulares absorvem seus produtos. A fagocitose é um processo de ingestão de células grandes como microrganismos e restos celulares de outras células. A pinocitose está relacionada à ingestão de moléculas dissolvidas em água, como polissacarídeos e proteínas. Os mecanismos de endocitose envolvem a ingestão de substâncias. Partículas ingeridas por pinocitose ficam no interior de pequenas vesículas denominadas pinossomos.

QUESTÃO Nº21 Sobre as doenças humanas causadas por nematódeos. Os machos e as fêmeas com cerca de 0,5 e 1 centímetro de comprimento, respectivamente, vivem no intestino grosso. As fêmeas fecundadas migram à noite para a região anal do hospedeiro, onde eliminam os ovos e morrem em seguida. A irritação e o prurido anal causado por essas migrações levam a pessoa a coçar o local, contaminando o espaço sob as unhas com ovos de parasitas. Ao levar as mãos à boca, a pessoa se recontamina facilmente. A infestação primária ocorre pela ingestão de alimentos contaminados por ovos do parasita. A partir das características apresentadas acima, qual o nematódeo que causa essa parasitose humana?

(A) Enterobius vermicularis. (B) Wuchereria bancrofti. (C) Ascaris lumbricoides. (D) Ancylostoma duodenale. (E) Ancylostoma braziliensis. Pág: 7


LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

QUESTÃO Nº22 Observe os eventos do desenvolvimento embrionário humano descritos abaixo.

QUESTÃO Nº25 Sobre o clado (classe) aves é incorreto afirmar:

(A) as aves somente se alimentam de vegetais, I - Chegada do embrião à cavidade uterina. II - Primeira divisão do zigoto com formação de duas células. III - Início da formação da notocorda e do músculo cardíaco; formação das células sanguíneas, do saco vitelínico e do cório. IV - Implantação do embrião no útero. Qual é a alternativa que representa a sequência dos eventos iniciais desse desenvolvimento?

(A) (B) (C) (D) (E)

(B) (C) (D) (E)

I, IV, II, III. IV, II, III, I. I, IV, II, III. II, I, IV, III. II, III, I, IV.

sendo exclusivamente herbívoras; o coração das aves tem quatro câmaras: dois átrios (aurículas) e dois ventrículos completamente separados; a circulação é dupla e não há mistura entre sangue desoxigenado e sangue oxigenado; a principal substância nitrogenada excretada pelas aves é o ácido úrico, removido do sangue pelos rins e conduzido à cloaca pelos ureteres; os pulmões são compactos, não alveolares, e expandem-se em bolsas de ar, os sacos aéreos, que preenchem vários espaços do corpo, penetrando inclusive nos ossos pneumáticos.

QUESTÃO Nº26 QUESTÃO Nº23

Dentre as doenças humanas causadas por bactérias. Qual alternativa representa uma doença bacteriana associada ao sistema nervoso?

Analisando o genótipo de quatro genes autossômicos, cada um com um par de alelos, representados como Paula AABBCCdd e José aaBbCcDD. Quantos tipos diferentes de gametas são produzidos por Paula e José, respectivamente?

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

Acne. Coqueluche. Tétano. Hepatite. Cólera.

2 e 2. 1 e 2. 4 e 4. 4 e 8. 1 e 4.

QUESTÃO Nº24 São animais que escavam túneis que favorecem a aeração do solo para as raízes das plantas e ao se alimentarem de restos vegetais, elas auxiliam no processo de decomposição e produzem fezes ricas em substâncias nitrogenadas fertilizantes, conhecido como humus o qual, constitui um adubo de alta qualidade. O texto acima está descrevendo que animais?

(A) (B) (C) (D) (E)

Os bivalves. As minhocas. As planárias. As aranhas. As cobras.

Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

QUESTÃO Nº27 Maria (XX) tem cinco irmãs e João (XY) tem duas irmãs. Qual a probabilidade do primeiro filho desse casal ser do sexo masculino?

(A) (B) (C) (D) (E)

100%. 50%. 25%. 75%. 0%.

Pág: 8 de 25


LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

FÍSICA

(C)

QUESTÃO Nº28 Em fevereiro de 2013 a queda de um meteoro na Rússia deixou centenas de feridos, pessoas ouviram sons que pareciam explosões e luzes no céu puderam ser observado por multidões. Corpos celestes, como um meteoro, viajam pelo espaço e podem alcançar velocidades superiores a 100.000 km/h. Desprezando as possíveis interações gravitacionais, considere um meteoro errante no espaço com velocidade de 100.000 km/h. Em 180 minutos, o espaço percorrido por esse corpo celeste é de:

(A) (B) (C) (D) (E)

18.000.000 km; 30.000 km; 300.000 km; 180.000 km; 1.000.000 km.

(D)

(E)

QUESTÃO Nº29 QUESTÃO Nº30 Os movimentos retilíneos uniforme (MRU) e uniformemente variados (MRUV) são diferenciados pela aceleração nula e não nula respectivamente. Podemos obter o valor da aceleração desses movimentos através do coeficiente angular de um gráfico velocidade versus tempo. Qual dos gráficos abaixo representa o comportamento da velocidade no MRU?

(A)

A frase: “Um objeto cuja força resultante sobre ele é nula tem sua condição de movimento inalterada” identifica uma das leis da dinâmica. Esta frase deve ser associada a:

(A) (B) (C) (D) (E)

Segunda Lei de Newton; Terceira Lei de Newton; Lei de Hooke; Primeira Lei de Newton; Lei de Kirchhoff.

QUESTÃO Nº31

(B)

No século XVIII o inventor italiano Bartolomeo Cristofori (1655-1731) desenvolveu o piano, instrumento bastante utilizados pelos compositores Mozart e Beethoven. A nota mais grave desse instrumento possui uma frequência de aproximadamente 28 Hz, sendo assim, o período referente a essa frequência é aproximadamente:

(A) 28 s; (B) 0,36 s; (C) 2,8 s; (D) 0,28 s; (E) 0,036 s. Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

Pág: 9 de 25


LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

QUESTÃO Nº32 Na piracema, período de reprodução dos peixes, a pesca profissional fica proibida. Neste ano de 2013, o período de proibição em Roraima foi de 01 de março até 01 de julho, a exceção do Pirarucu (Arapaima gigas), cuja pesca profissional fica suspensa até 30 de agosto, conforme anunciado em reportagem de 24/06/2013 no portal http://g1.globo.com/rr. Considere que em um dado instante durante a piracema a velocidade de um Pirarucu de 100kg seja igual a 0,2 m/s, neste instante a energia cinética desse peixe equivale a:

(A) (B) (C) (D) (E)

10 J; 2 J; 4 J; 20 J; 40 J.

O poraquê (Electrophorus electricus) é um peixe que pode chegar a três metros de comprimento. Esse peixe é capaz de produzir uma tensão de 300 V a uma corrente elétrica de 0,5 A. Para esses valores de tensão e corrente elétrica a potência elétrica fornecida pelo poraquê equivale a:

(A) (B) (C) (D) (E)

300W; 75W; 150W; 45000W; 30W.

QUESTÃO Nº36

QUESTÃO Nº33 A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu que 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Este fluído tão importante para nossas vidas possui propriedades interessantes, fonte de estudo de muitos pesquisadores. Imaginemos objeto de peso igual a 40N (P = 40N) abandonado em copo com água, esse objeto afunda até chegar ao fundo do copo. Podemos afirmar que neste caso a relação entre os módulos do empuxo (E) e a força peso (P) são: (A) (B) (C) (D) (E)

QUESTÃO Nº35

No mês de junho deste ano, a praça Ayrton Senna foi palco de apresentação de diversos skatistas em um evento. Este esporte praticado por muitos tem uma grande relação com a física. Consideremos um skatista cujo peso seja de 750N realizando manobras a 3 m/s, tomando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, o valor do momento linear desse skatista no momento da manobra é:

(A) (B) (C) (D) (E)

2250 kg.m/s; 337,5 kg.m/s; 225 kg.m/s; 33,75 kg.m/s; 6750 kg.m/s.

E > P; E = P; E = P2 ; E < P; E2 = P.

QUESTÃO Nº34 Os especialistas descrevem o som como o resultado da passagem do fluxo de ar pelas pregas vocais fazendo-as vibrar. Na física entendemos a onda sonora como uma perturbação que resulta na compressão e rarefação de ar (ou do meio) no qual a onda sonora se propaga. Podemos classificar a onda sonora como:

(A) (B) (C) (D)

onda mecânica transversal; onda elétrica; onda magnética; onda mecânica longitudinal; (E) onda eletromagnética.

Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

Pág: 10 de 25


LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

GEOGRAFIA QUESTÃO Nº37 Na coluna I estão listados os fenômenos climáticos numerados de 1 a 5, e na coluna II, uma breve descrição de cada um deles. Coluna I

(1)

Poluição atmosférica

( )

(2)

Inversão térmica

( )

(3)

Ilhas de calor

( )

(4)

Efeito estufa

( )

(5)

Camada de ozônio

( )

Coluna II É comum ocorrer nas grandes cidades após o desmatamento, impermeabilização dos solos, concentração de edificações, provocando grandes alterações nas condições naturais de absorção e irradiação de calor. Absorve parte da radiação ultravioleta B (UVB) emitida pelo sol. Sem ela, as plantas teriam redução de fotossíntese e haveria maior incidência de câncer de pele e catarata. É um fenômeno natural que acontece geralmente no final da madrugada e início da manhã, principalmente no período invernoso, quando se registram as temperaturas mais baixas. Fenômeno predominantemente urbano-industrial, resultante da concentração das atividades fabris em áreas específicas. Fenômeno natural e importante para a vida na Terra. Ele ocorre quando as partículas de gases e outros elementos suspensos na atmosfera retêm calor.

Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

Relacione as duas colunas, e marque a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência CORRETA. (A) (B) (C) (D) (E)

5; 2; 1; 3; 4. 3; 5; 2; 1; 4. 4; 3; 2; 1; 5. 3; 4; 5; 1; 2. 2; 3; 5; 4; 1.

QUESTÃO Nº38 Com relação ao conceito de “urbanização”, assinale a afirmativa CORRETA. (A) É a superposição ou encontro de duas ou mais cidades próximas em razão de seu crescimento. (B) Corresponde à cidade principal ou “cidademãe”, isto é, aquela que tem os melhores equipamentos urbanos do país, ou de uma grande região do país. (C) É o conjunto de áreas contíguas e integradas socioeconomicamente a uma cidade principal. (D) Conjunto espacial contíguo formado pela expansão de duas ou mais áreas urbanas, que mantém sua autonomia. (E) É um processo que se concretiza quando o percentual da população urbana é superior ao da população rural.

QUESTÃO Nº39 Indique a alternativa INCORRETA sobre as características fundamentais do Capitalismo. (A) O trabalho é assalariado e o valor da remuneração depende da qualificação profissional. (B) As diferenças entre as pessoas, divididas por classes socioeconômicas, assegura o poder econômico e político de um grupo social sobre o outro. (C) É um sistema produtor de mercadorias e serviços que se destinam ao consumo por parte de outras pessoas. (D) As atividades econômicas têm como objetivo a divisão do capital e adoção um sistema de estímulo aos trabalhadores. (E) A propriedade privada dos centros de produção e dos bens é um direito que pode ser transmitido aos descendentes dos proprietários.

Pág: 11 de 25


LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

QUESTÃO Nº40 Um problema ambiental frequente em regiões muito poluídas, com ocorrências em escala regional e global, são as chuvas ácidas. Elas estão entre os graves problemas ambientais decorrestes do processo de industrialização e urbanização, que são típicos das sociedades contemporâneas. FONTE: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado. São Paulo: Ática, 2010, p. 274, v.1 (Adaptado).

A partir da situação problema descrita, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Esses poluentes reagem com o vapor de água da atmosfera formando o ácido sulfúrico e nítrico. (B) Ao se precipitarem, esses ácidos, alteram a composição química do solo e das águas, prejudicando as lavouras, florestas e as reservas hídricas. (C) São chuvas com poluentes ácidos ou corrosivos, que danificam edifícios, carros, monumentos históricos, estruturas metálicas e chegam a matar a vegetação. (D) Uma medida para reduzir a chuva ácida seria utilizar carvão com menor teor de enxofre, combustíveis alternativos e construção de áreas verdes. (E) As altas concentrações de ácidos estão presentes somente nas chuvas, não sendo detectados na neve ou neblina.

QUESTÃO Nº41

reservas, desvio dos cursos dos rios. A escassez hídrica já atinge aproximadamente 11% da população. Os rios e lagos são ameaçados pelo lançamento de dejetos industriais e agrícolas e o uso da água poluída, mata mais pessoas no mundo do que todas as formas de violência. A campanha é um alerta para a população. Almanaque Abril. São Paulo. 2012 p. 212 (texto adaptado). Charge disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em 12/06/13.

Com relação à campanha da ONU, analise as afirmativas a seguir: I - chamar a atenção da população sobre a importância da água do planeta, fazendo um alerta para a necessidade de criação de políticas com ações concretas globais para garantir o gerenciamento dos recursos hídricos; II - garantir o gerenciamento pacífico dos recursos hídricos, com objetivo de evitar e resolver conflitos locais, nacionais e internacionais; III - incentivar a distribuição justa dos recursos hídricos para toda população do planeta; IV - unicamente preservar os recursos naturais atuais, não admitindo responsabilidades com futuras gerações. São CORRETAS as seguintes afirmativas: (A) (B) (C) (D) (E)

QUESTÃO Nº42

Considere a charge e leia o texto a seguir:

“2013 é o Ano Internacional da Cooperação pela Água”

recursos

hídricos

A ONU, em dezembro de 2010, declarou 2013 como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”. Diariamente, para atender as necessidades de 7 bilhões de pessoas, tais como: tomar água, fazer higiene, cozinhar, cada habitante precisa de 50 litros/dia. É grande a pressão que o homem exerce sobre os ocasionando poluição das

Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

I, II, III; II e III; III e IV; I e II; I e III.

Conjunto de processos que provocam a alteração e a decomposição das rochas, resultado da ação dos agentes externos. Podem ser químicos (quando sua constituição é alterada), físicos (atuação mecânica da água, do vento e da temperatura) e biológicos (ação dos seres vivos). Esse processo recebe o nome de: Assinale a alternativa CORRETA. (A) (B) (C) (D) (E)

Sedimentação. Diastrofismos. Intemperismo. Erosão. Morainas.

Pág: 12 de 25


LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

QUESTÃO Nº43 Leia o texto a seguir.

(E) além de afetar a biodiversidade, o desmatamento é um importante fator que leva a mudanças climáticas.

“Os impactos do desmatamento”

QUESTÃO Nº44 Impacto ambiental é entendido comumente como um desequilíbrio provocado pela ação do homem sobre o meio ambiente, podendo também resultar de acidentes naturais: choque de um meteoro, um raio, explosão de um vulcão, e etc. Quando os ecossistemas sofrem impactos ambientais, a vegetação, geralmente, é o primeiro elemento da natureza a ser agredido, pois esta é o reflexo das condições naturais de solo, relevo e clima do lugar em que ocorre o impacto. No Brasil, os incêndios ou queimadas de florestas consomem uma quantidade incalculável de árvores todos os anos. Sabe-se que as florestas tropicais abrigam enorme biodiversidade e possuem grande importância para atuais e futuras gerações. A primeira consequência do desmatamento é a extinção de espécies vegetais e animais. FONTE: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João. C; Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. Scipione. 2007.p.68 (texto adaptado). Charge disponível em: http://guiaecologico.files.wordpress.com.2010/04/bandeiramachado.jpg. Consultado em 12/06/2013.

Em relação ao desmatamento no Brasil, é INCORRETO afirmar: (A) o agravamento dos processos erosivos podem ser ocasionados pelo desmatamento, pois as árvores servem de anteparo para as chuvas que escorrem pelos seus troncos, infiltrando-se no solo; (B) os incêndios florestais provocam uma série de impactos ambientais na fauna e flora; (C) hoje, o desmatamento é menor nas nações em desenvolvimento, principalmente no Brasil, segundo relatório da Avaliação Global de Recursos Florestais de 2010; (D) as principais causas do desmatamento são a exploração de madeira e expansão da agropecuária, seguido pelo crescimento das cidades, construção de grandes obras, como barragens, estradas e hidrelétricas; Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

A população mundial vem se modificando, principalmente devido aos progressos na medicina, acesso à educação e saneamento básico. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Brasil possui a quinta maior população do mundo. O crescimento demográfico brasileiro, acompanhando uma tendência mundial, desacelerou nas últimas décadas, consequentemente, a população brasileira está cada vez mais velha a exemplo da população do resto do mundo. FONTE: Almanaque Abril, dezembro 2012. São Paulo. p. 114. (texto adaptado).

Essas mudanças observadas na estrutura etária da população brasileira, em relação à mulher, podem ser atribuídas a diversos fatores, EXCETO: (A) a diminuição da fecundidade está diretamente relacionada às transformações sociais e econômicas que se intensificaram na segunda metade do século XX; (B) umas das maiores transformações em curso na sociedade, envolvendo as mulheres diz respeito ao aumento da escolaridade e menor número de filhos, ocasionando consequentemente a diminuição da presença da mulher no mercado de trabalho e sustento das famílias; (C) esse processo é decorrente principalmente da queda constante da taxa de fecundidade, que representa a quantidade de filhos que cada mulher tem na vida (D) o papel social da mulher mudou, ela deixa de viver exclusivamente no núcleo familiar e ingressou no mercado de trabalho; (E) as mulheres, devido aos avanços da medicina e da educação, passaram a ter cada vez mais acesso aos métodos contraceptivos.

QUESTÃO Nº45 Analisando um planisfério podemos notar que a costa Leste da América do Sul tem uma forma que quase se encaixa na forma da costa Oeste da África. Alfred Wegener estudou esta questão e em 1910, elaborou uma hipótese que tentava explicar o


LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA arranjo e distribuição das massas continentais atuais. FONTE: COELHO, Marcos de A.; TERRA, Lygia. Geografia geral e Geografia do Brasil: o espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2005.p. 162, v. único.

Marque a alternativa CORRETA, que define a teoria de Alfred Wegener. (A) (B) (C) (D) (E)

Teoria da Subducção. Teoria da Laurásia. Teoria do Grau Geotérmico. Teoria da Deriva Continental. Teoria das Dorsais Submarinas.

HISTÓRIA QUESTÃO Nº46 Sobre as sociedades grega e romana na Antiguidade é INCORRETO afirmar: (A) em ambas as sociedades prevaleceu a utilização do trabalho assalariado; (B) os romanos formaram um grande império; (C) entre os gregos prevaleceu a organização política centrada na cidade-estado; (D) um dos maiores legados da sociedade romana é a linguagem jurídica; (E) a sociedade grega nos deixou a noção de democracia praticada na cidade de Atenas.

QUESTÃO Nº47 O período conhecido como Baixa Idade Média tem como principais características o crescimento das atividades mercantis e o incremento da vida urbana. Sobre essa fase da história europeia podemos afirmar: (A) que houve o fortalecimento das estruturas feudais e dos laços de suserania e vassalagem; (B) que houve o surgimento de um grupo social ligado às atividades artesanais e comerciais; (C) que houve a expansão das atividades agrícolas e a diminuição do uso de moedas; (D) que houve o aumento dos poderes dos senhores feudais sobre seus servos; (E) que houve o declínio da influência da Igreja Católica na vida política e social.

Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

QUESTÃO Nº48 Em relação à onda revolucionária que ocorreu na Europa no ano de 1848 é correto afirmar que: (A) defendeu o Absolutismo e o fortalecimento do poder da nobreza e da Igreja; (B) se posicionava contra as conquistas da Revolução Francesa; (C) baseou-se em propostas de caráter nacionalista e liberal, bem como divulgou ideias socialistas; (D) buscou estabelecer legislações que limitassem os direitos civis e as liberdades individuais; (E) as mudanças políticas propostas por esses movimentos foram marcadas pela moderação e o conservadorismo.

QUESTÃO Nº49 O período Entre Guerras, que compreende o fim da Primeira Guerra Mundial (1918) e o início da Segunda Grande Guerra (1939), pode ser caracterizado como um período de crises. Foram aspectos que marcaram este período: (A) a crise econômica de 1929 e a ascensão de regimes totalitários na Itália e na Alemanha; (B) a política de boa vizinhança entre a Alemanha e os demais países europeus, todos unidos contra a União Soviética; (C) a crise econômica americana, ocasionada pela Quebra da Bolsa de Nova York, que ficou restrita aos EUA; (D) a ação firme da Liga das Nações, que conseguiu impedir o crescimento dos regimes autoritários italiano e alemão; (E) a implantação do regime socialista na Rússia, que desencadeou uma crise política e econômica em todo continente europeu.

QUESTÃO Nº50 O período regencial (1831 -1840), que se seguiu à abdicação de D. Pedro I ao trono do Brasil e se encerrou com a maioridade de D. Pedro II, foi período de grande instabilidade política, pontuado pela eclosão de revoltas em várias partes do território brasileiro. Assinale a única revolta que NÃO ocorreu neste período.

Pág: 14 de 25


LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA (A) Sabinada, ocorrida na Bahia. (B) Cabanagem, ocorrida no Pará. (C) Guerra dos Emboabas, ocorrida em Minas Gerais. (D) Guerra dos Farrapos, ocorrida no Rio Grande do Sul. (E) Balaiada, ocorrida no Maranhão.

QUESTÃO Nº51 Sobre as características dos governos da Primeira República (1889-1930) podemos afirmar: (A) a sua ligação com grupos que desejavam o retorno da escravidão; (B) a defesa da vinculação do Estado à Igreja; (C) a adoção de políticas de defesa dos direitos dos trabalhadores; (D) a forte identificação entre eles e os interesses da economia cafeeira; (E) a implantação de diversas políticas visando o crescimento do setor industrial.

QUESTÃO Nº52 Assinale a constituição brasileira que tem as seguintes características: foi elaborada por uma assembleia constituinte composta por parlamentares eleitos pelo voto direto; é liberal e democrática; contempla em especial os direitos individuais e trabalhistas, a liberdade de expressão, de associação e religiosa, os direitos dos povos indígenas e de outras minorias sociais. (A) (B) (C) (D) (E)

1891. 1988. 1934. 1937. 1967.

(B) foram realizadas várias ações para resolver os conflitos de terra e para implantar uma ampla reforma agrária; (C) foram implantados programas para incentivar a vinda de profissionais liberais e trabalhadores qualificados para a região a fim de modernizar o mercado de trabalho; (D) a organização sindical dos trabalhadores foi estimulada, bem como a formação de associações de produtores rurais; (E) foram feitos grandes investimentos em transportes, principalmente em ferrovias, hidrovias e na modernização dos portos dos rios amazônicos.

QUESTÃO Nº54 A instalação do Forte de São Joaquim é considerada o marco que consolidou a ocupação do vale do rio Branco pelos portugueses. De lá até os nossos dias, alguns fatores merecem destaque no processo de ocupação não indígena de Roraima, EXCETO: (A) a presença de atividades manufatureiras no passado que deu origem a um setor industrial desenvolvido nos dias de hoje; (B) a presença da atividade pecuária, favorecida pela existência de grandes áreas de campos naturais; (C) a forte presença de populações migrantes; (D) a exploração de garimpos de diamante e de ouro; (E) o importante papel econômico e social desempenhado pelo Estado, no nível estadual e federal.

QUESTÃO Nº53 A política dos governos militares (1964-1985) para a Amazônia tinha como slogan “Integrar para não Entregar”. Sobre isso podemos afirmar: (A) foram construídas rodovias visando à integração da região ao resto do país e foram implantados projetos de colonização e de incentivo às atividades agropecuárias e industriais;

Boa Vista-RR, 04 de agosto de 2013

Pág: 15 de 25

Prova licenciatura plena em matetica ead 2013 2 parte 1  

A Comissão Permanente de Vestibular divulga a Prova do Processo Seletivo de Educação à Distância em Licenciatura Plena em Matemática em duas...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you