Page 1

IMPORTÂNCIA DA ACTIVIDADE FÍSICA COMO FACTOR DE SAÚDE AO LONGO DO TEMPO

Trabalho realizado por: Tiago Frois Pereira nº18 12ºB Professor: Rui Faria

Escola Secundária da Boa Nova


Escola Secundária da Boa Nova Rui Faria

Introdução Este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Educação Física e tem por tema: “ Importância da actividade física como factor de saúde ao longo do tempo”. Escolhi este tema pois, é actual e muito importante visto que as pessoas têm uma maior tendência a viver de uma maneira mais sedentária. Com este trabalho pretendo informar-me mais o impacto que o exercício físico tem na vida dos adolescentes, sobretudo ao nível biológico, fisiológico e psicológico.

Página 2


Escola Secundária da Boa Nova Rui Faria

A actividade física na adolescência O desporto deve ser considerado como uma actividade complementar de toda a actividade curricular, deve integrar o aluno na cultura corporal do movimento, mas de uma forma completa, deve transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre as várias modalidades do mudo do desporto. A actividade física permite ao adolescente desenvolver as suas potencialidades motoras. O exercício trás várias vantagens para jovem como:  Aumenta o desempenho académico;  Aumenta a responsabilidade;  Reduz o distúrbio de comportamentos;  Diminui a delinquência e reincidência;  Melhora a relação com os pais. Mais especificamente: A nível biológico e fisiológico - O desporto é muito importante para se ter um bom estado de saúde. Nos dias de hoje verificasse cada vez mais o sedentarismo, que associado a este facto surgem várias doenças. O exercício físico é uma das grandes soluções a este problema ,pois melhora a capacidade funcional no organismo. Este impede que se desenvolvam doenças como obesidade, hipertensão, osteoporose, cancro, e ainda, contribui para:  Uma melhor circulação sanguínea;  Uma melhor eficácia na respiração;  Aceleramento da divisão celular;

Página 3


Escola Secundária da Boa Nova Rui Faria

 Sistema Muscular - Ao nível do sistema muscular, o músculoesquelético torna-se mais grosso, isto é, cada fibra muscular ou célula que o compõe dilata. Dá-se o aumento do poder de resistência de contracção pelo facto do músculo ser mais sensível aos impulsos nervosos e mais rápido à ordem de vontade;  Sistema Ósseo - Com a actividade física, há o aumento da mobilidade e flexibilidade articulares, bem como, a exercitação dos músculos, tendões e ligamentos vertebrais que possibilita uma melhor postura corporal.

Por todas estas razões é muito importante incluir no estilo de vida do adolescente o exercício físico, pois quanto mais activo for, melhor qualidade de vida terá no presente e no futuro. Assim, deve valorizar-se o impacto positivo do exercício físico na vida de uma pessoa, visto que este diminui a mortalidade e o aparecimento de doenças.

O desporto permite o desenvolvimento físico do jovem, mas quando é praticado em excesso é desvantajoso: Causa danos físicos: A sobrecarga de exercício físico provoca várias lesões, como entorses, tendinites, caibras, fracturas, entre outros. Isto deve-se ao facto de os exercícios não estarem totalmente adaptados á condição física do

Página 4


Escola Secundária da Boa Nova Rui Faria

adolescente. E também por incidirem especialmente na preparação de determinadas zonas do corpo, que vão de encontro ao tipo de desporto a ser praticado (basquetebol, andebol, futebol, vólei, atletismo, etc.). Mas ao contrário das pessoas de taxas etárias diferentes, os jovens conseguem recuperar melhor.

A nível psicológico – desenvolve o respeito mútuo e estimula atitudes socialmente correctas. O desporto promove ao jovem o contacto com vários tipos de situações, como terem de lidar com regras, com a derrota, com a vitória e de conviverem com pessoas diferentes. Assim, a actividade física cria situações do dia-a-dia e ajuda a pessoa a saber controlar as suas reacções. Para além de tudo isto o desporto ajuda o jovem a tornar-se numa pessoa mais confiante e responsável. No caso de jovens problemáticos o exercício físico evita a ansiedade, a depressão, o insucesso escolar, e ainda que estes sigam maus caminhos. No entanto associado ao nível psicológico existem algumas desvantagens: Demasiada pressão O desporto é muito vantajoso se for praticado como actividade de lazer, mas quando é praticado com excesso de competitividade, faz com que o adolescente se sinta pressionado. Quando sai vitorioso é positivo, pois contribui para a sua autoestima, mas caso isto não se verifique, ou seja, quando este falha, causa no jovem a

Página 5


Escola Secundária da Boa Nova Rui Faria

sensação de desilusão, quer para consigo próprio quer para todos que depositaram confiança no seu desempenho.

Assim, verificasse que nos jovens, a actividade física é muito importante. Além de ser importante na aprendizagem de habilidades psicomotoras, a actividades física é importante para o desempenho intelectual, favorecendo no desempenho escolar e também num convívio mais harmonioso. Para os adolescentes, essa prática é fundamental, principalmente para aqueles que levam uma vida extremamente preenchida. Para estes, essencialmente, não desprezando os outros, a actividade física funciona como um meio para o alívio do stress diário. São nestes períodos que os jovens podem conviver uns com os outros, privilegiando, tanto o contacto físico como o contacto psicológico. São períodos extremamente importantes pela interacção social, algo que se tem tornado cada vez mais complicado. Por estas razões referidas, a actividade física deve fazer parte do dia-a-dia.

Página 6


Escola Secundária da Boa Nova Rui Faria

Actividade Física e a Saúde Actualmente não faz sentido falar de desporto sem falar de saúde e vice-versa. O desporto é uma opção de estilo de vida saudavel, pelo qual todas as pessoas deviam optar. Apesar disso, uma grande parte da população não apresenta suficientes oportunidades de movimento (por exemplo, devido a sobrecarga do trabalho e da vida doméstica), o que as torna sedentárias. Importa alterar este comportamento, pois os benefícios de saúde, nomeadamente para a prevenção de imensas doenças, podem ser obtidos através de uma actividade física moderada e regular. É necessário transmitir esta mensagem, e alertar para os perigos da ausência de exercício físico na vida de cada um. Nos dias de hoje, a actividade física é totalmente acessível a todos, e devemos escolher uma vida desportista, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida e prevenir as doenças. O estilo de vidas cada vez mais sedentárias, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, está a causar altos níveis de inactividade entre pessoas de todas as idades, em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a grande importância da actividade física para a saúde física, mental e social. Aponta para a necessidade de políticas e programas com o objectivo de integrar a actividade física no dia-a-dia de todas as faixas etárias, incluindo mulheres, idosos, trabalhado, trabalhadores e portadores de deficiências, em todos os sectores sociais, principalmente na escola, no local de trabalho e nas comunidades.

Página 7


Escola Secundária da Boa Nova Rui Faria

Conclusão Depois de ter concluído este trabalho, penso que é de facto muito importante praticar exercício físico, tendo em conta todos os aspectos positivos que o desporto proporciona á nossa vida. No entanto de forma a evitar as duas grandes desvantagens causadas pelo exercício físico é importante consultar constantemente um médico e optar por um ritmo de treino adequado á capacidade de cada um.

Página 8


Escola Secundária da Boa Nova Rui Faria

Bibliografia

 http://www.slideshare.net/GrupoVerde12B/desporto-nasociedade-1160590  http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4772&Ret urnCatID=1774#Quais  http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4772&Ret urnCatID=1774#Quais  http://www.journal.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/viewArticle/38 18  http://br.monografias.com/trabalhos2/atividade-fisicaadolescencia/atividade-fisica-adolescencia.shtml  http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_k JQVzyAyNcw/TELiSmFCynI/AAAAAAAAAGY/oqd6Ck1Kiqs/s1600/act ividade%2Bfisica.jpg&imgrefurl=http://farmaciaturcifalense.blogsp ot.com/2010_07_01_archive.html&usg=__3J0tDmpHK47g9KsX2D99IcyCOc=&h=299&w=399&sz=26&hl=ptpt&start=0&zoom=1&tbnid=R5M1JpC_R6kpM:&tbnh=105&tbnw=140&ei=fYKTTYrwA6OL4gaFksGVAg&prev= /images%3Fq%3DIMPORT%25C3%2582NCIA%2BDA%2BACTIVIDAD E%2BF%25C3%258DSICA%2BCOMO%2BFACTOR%2BDE%2BSA%25 C3%259ADE%2BAO%2BLONGO%2BDO%2BTEMPO%26um%3D1%2 6hl%3Dpt-pt%26sa%3DN%26rlz%3D1T4SUNC_ptPTPT399PT400%26biw%3D1345%26bih%3D516%26tbs%3Disch:1& um=1&itbs=1&iact=rc&dur=386&oei=84GTTcCwGIGy8gP1mdzpAw &page=1&ndsp=24&ved=1t:429,r:9,s:0&tx=91&ty=51

Página 9

trabalho de Ed.Fisica 2º Periodo  

trabalho 2º periodo