Issuu on Google+

8 5

Rede Estadual N° 392- Outubro/2010 Filiada à

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

Uma festa à altura da categoria!

A festa da APLB-Sindicato realizada sábado, 15 de outubro, “Revivendo os Anos 80”, em homenagem ao Dia da Professora e do Professor, foi um sucesso.Muita música, performances dos cantores, sorteios de TV LCD e notebook, e reencontros de antigas amizades marcaram o evento. A festa começou às 20 horas, no Cerimonial da Vila São José, na Avenida Silveira Martins, em frente ao Hospital Roberto Santos, no Cabula, e foi até a madrugada. Sem dúvida alguma a APLB-Sindicato organizou uma brilhante festa para as professoras e os professores! Os comentários durante e após o evento atestam isso. Foi, de longe, a melhor e mais animada festa oferecida realizada pela APLB-Sindicato. A diretoria acertou em cheio quanto ao local amplo e bonito e a contratação da Malufeventos que demonstrou um competentíssimo senso de organização. Todos se esbaldaram na pista de dança ao som de músicas que fizeram sucesso nos

www.aplbsindicato.org.br

anos 80 nos mais diversos ritmos, cantadas por Andréia Rizzo - bonita voz! acompanhada de Denis no teclado. A performance do grupo, lembrando a Madona no início da carreira, e do DJ Johnny levaram a galera ao delírio. Ao fundo, o telão Acarajés, abarás, churrasquinhos, stroganoffe de frango, espetinhos de queijo, presunto e azeitonas ativaram os apetites. A APLB-Sindicato distribuiu uma necessaire a cada um dos presentes. O DVD da URV foi outro presente que as pessoas levaram para casa.

Além dos brindes, houve sorteios de uma TV LCD de 32 polegadas e um notebook de 3 GB somente para sindicalizados. As felizes ganhadoras foram Gilza Maria da Silva Rebouças, professora da Escola Estadual Mestre Paulo dos Anjos, e Bárbara Cristina de Oliveira, professora da Escola Municipal Josafá Carlos Borges. Gilza ficou com a TV e Bárbara com o notebook. Tente se achar nas fotos! No próximo ano tem mais!

1


R

2

e v n i v do e

e-mail:aplbsind@gmail.com


O DVD da luta pelo pagamento da URV A luta pelo pagamento da U R V, as manifestações realizadas de março a setembro, as ações na Justiça – e você pode conferir acessando o site da APLBSindicato – agora estão em um DVD, que tem ainda a música da URV, do professor Terêncio Bento. Produzido pelo departamento de imprensa da entidade, o DVD deve ser visto em sua totalidade no computador, com acesso à internet para poder linkar os itens gravados. O objetivo do departamento de imprensa foi fazer um

trabalho que deixe gravado na história a luta do sindicato e da categoria por justiça, afinal, o pagamento da URV nada mais é do que a reparação do que foi tirado dos trabalhadores em determinada época. O DVD vem a se juntar ao site – que cresceu e, segundo o Google, em seis meses se aproximou do um milhão de acessos dos municípios baianos, de outros estados brasileiros e de outros países - ao Twitter, ao Orkut e ao boletim eletrônico. A tecnologia a serviço da informação.

Sobre a certificação A posição do sindicato face à avaliação de desempenho, a ação da entidade no Ministério Público, as reivindicações feitas ao governo para aumentar a oferta de vagas e a nova data da prova – 14 de novembro, às 13 horas (horário de Salvador) - para quem ficou impedido de fazê-la no Pavilhão de Aulas da Federação (PAF), tudo isso você fica sabendo no site da APLB-Sindicato. Acesse-o, é uma ferramenta de trabalho e informação da categoria.

I

N

T

E

R

I

O

R

Profissionais da educação de Camamu paralisam suas atividades Desde a gestão passada a APLBSindicato vem lutando pela aprovação do Plano de Cargos e Salários dos profissionais da educação do Município de Camamu. Em 2007 e 2008 houve diversas reuniões. E finalmente conseguimos preparar o Plano e deixá-lo pronto, aguardando apenas a aprovação que seria, segundo o prefeito, até o dia 30 de dezembro de 2008. O acordo não foi cumprido. Na gestão de 2009, no governo atual, voltamos a nos reunir com

www.aplbsindicato.org.br

o mesmo objetivo, e voltou o mesmo dilema da gestão passada. Nos reunimos várias vezes para preparar e rever o plano, mas até a presente data nada foi resolvido. Em virtude disso a categoria decidiu em assembleia realizada na quinta-feira, dia 21/10/2010, às 13h30 paralisar suas atividades por tempo indeterminado até que o plano seja aprovado e com as devidas reivindicações (melhoria salarial, melhor condição de trabalho, reestruturação da tabela dos funcionários da escola).

3


Adustina

Iguaí

Após muita luta o Núcleo de Adustina, coordenado pelo professor Fábio; Delegacia Vaza Barris, coordenada pela professora Jessilene; a Regional Nordeste, coordenada pelo professor João Neto conseguiu aprovar o Plano de Cargos Salários.

Descaso causa greve desde 14 de setembro

PREZADOS COMPANHEIROS, APÓS QUASE 2 ANOS DE LUTAS, PARALISAÇÕES, FINALMENTE O PLANO DE CARREIRA FOI SANCIONADO. NÃO FOI ENVIADO O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO, E O PLANO ESTÁ LONGE DE SER O QUE PRECISAMOS, ENTRETANTO NOS REMETE A ALGUMAS CONQUISTAS IMPORTANTES COMO: VALORIZAÇÃO POR EDUCAÇÃO CONTINUADA, A REGÊNCIA DE CLASSE, MUDANÇA DE NÍVEL.

Por conta do descaso com a educação, os profissionais deflagraram greve por tempo indeterminado desde o dia 14 de setembro. Os Profissionais em Educação do Município de Iguaí continuam em GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, desde o dia 14 de setembro, em reivindicação do Estatuto, Plano de Carreira, Implantação do Piso e o rateio de um ajuste de 2009 no valor de trezentos e trinta e seis mil reais para os professores.

A LUTA CONTINUA AQUI EM ADUSTINA, PRINCIPALMENTE PARA QUE OS PREFEITOS APRENDAM A RESPEITAR UMA CATEGORIA TÃO SOFRIDA QUANTO A NOSSA...VALEU MAIS UMA BATALHA!!

O prefeito, Sr. Ronaldo Moitinho, e a secretária de Educação, Srª Elineusa Protázio Bonfim Pinto, se negam a um diálogo que nos leve a uma solução. Não querem conversar, querem impor; não querem governar, querem ditar, e nós somos livres de tudo aquilo que possa constituir manobra, barganha.

CONQUISTAS DO PLANO DE CARREIRA 1. MUDANÇA DE NÍVEL (5% PARA 15%); 2. REGÊNCIADE CLASSE ( NÃO EXISTIAPASSOU EXISTINDO DE 5% PARA 10%); 3. ADICIONAL PARA QUEM LECIONA INTEGRAL DE 7%; 4. REPRESENTANTES NA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA; 5. UM MAIOR CONTROLE SOBRE AS CONTRATAÇÕES; 6. MELHOR DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA ( DOS 25% DA CARGA HORÁRIA DE RESERVA 10% SÃO DE LIVRE ESCOLHA PARA O PROFESSOR).

O que temos visto não é uma ação harmoniosa e sim uma ação de espoliação do maior patrimônio da Educação, o EDUCADOR, que hoje é desvalorizado. Rosânia Vieira Diretora da APLB-Sindicato

APLB-Sindicato realiza Seminário Regional de Educação em Ipirá

Por Orlando Santiago Mascarenhas

Aconteceu em Ipirá-BA, no Mercado de Artes e Artesanato João de Souza Góes, localizado na Praça José Leão dos Santos, nos dias 03 e 04 de setembro de 2010, o Seminário Regional de Educação em Ipirá. O evento, foi uma realização da APLB-Sindicato Delegacia Sindical Sertânea e teve como tema “Construindo o Cenário da Educação de Qualidade”. O encontro contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipirá, ALAS - Associação Latina Americana de Saber, DECULT - Departamento de Cultura de Ipirá e Ágil Internet. No decorrer dos dois dias de intensa programação de palestras e relatos de experiência, estiveram presentes centenas de participantes entre professores, gestores, acadêmicos, alunos da rede municipal de ensino e representantes da Educação. Além da presença do Prefeito de Ipirá, Diomário Gomes de Sá, vereador Eduardo Colonezzi e diversas pessoas da comunidade.

O Seminário tem como objetivo apresentar e discutir o panorama da educação, os desafios inerentes ao processo educativo na atualidade, o papel do educador, formação e valorização profissional, financiamento da educação, a qualidade do ensino e eficiência na aplicação dos recursos públicos. Para o Professor Arismário Sena, Diretor da APLB/ Sindicato – Ipirá, o seminário é um excelente propulsor para o debate e esclarecimento da educação. “Através deste encontro estamos conseguindo uma maior proximidade com os profissionais da educação. É uma oportunidade de oferecimento de uma maior gama de troca de informações possíveis, contribuindo para o debate e busca da melhoria da qualidade do ensino público, mantendo aberto um canal de discussão com nossos associados e com a sociedade”, disse Arismário Sena.

Encontro de Funcionários em Ipirá

O 2º Encontro de Funcionários da Educação em Ipirá reuniu 100 trabalhadores (38 de serviços gerais; 28 agentes administrativos; 13 recreadoras; sete agentes de portaria; sete merendeiras; cinco professores e dois bibliotecários). Reivindicações levantadas: adesão urgente do Profuncionário; efetivação urgente do plano de carreira unificado; ampliação de vagas nos concursos públicos e fim da terceirização; criação de leis de combate ao assédio moral do município de Ipirá. Avaliação do que foi encaminhado do 1º encontro conclusão: ficou decidido um dia de paralisação em 11 de novembro com manifestação, para a entrega do relatório que foi criado ao final do encontro.

EXPEDIENTE Informativo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia. End.: Rua Francisco Ferraro, 45, Nazaré - CEP 40050-020 - Salvador - Bahia. Telefone (71) 4009-8350 - Fax: 4009-8379. Site: www.aplbsindicato.org.br - Email: imprensa@aplbsindicato.org.br - Diretores Responsáveis: Rui Oliveira (Coordenador Geral), Noildo Gomes do Nascimento, Ivana Maria Cabral Leoni e Zaineide dos Santos Pinto (Diretores de Imprensa). Jornalista Responsável: José Bomfim - Reg.1023 DRT-Ba. Fotos: Manoel Porto, Valdemiro Lopes e Wilson Lopes. Web Designer: Eduardo Silva. Projeto Gráfico e Editoração Eletrônica: Jachson Jose dos Santos. Produção: Getúlio Lefundes Borba. Impresso na Imprima Gráfica e Editora: Tiragem 40 mil exemplares.

4

e-mail:aplbsind@gmail.com


Boletim Estadual N° 392