Issuu on Google+

Eu aprendi, tu aprendes, ele aprenderá

Nº 3_Abril 2011

Editorial Aniversário da escola

40 anos a ensinar na Gil Vicente! A Associação de Pais e Encarregados de Educação, em colaboração com a Escola EB1 Gil Vicente do Agrupamento de Noronha Feio, convidam toda a comunidade de Queijas para a cerimónia de inauguração da Exposição comemorativa dos 40 anos deste estabelecimento de ensino, com documentação histórica e fotográfica, assim como mensagens dos alunos do ano lectivo corrente. A cerimónia de inauguração terá lugar no próximo dia 29 de Abril, às 18H30 na Escola EB1 Gil Vicente, em Queijas. Além da exposição, os alunos e ex-alunos da escola oferecem a todos uma pequena actuação musical, seguido de jantar convívio aberto a todos os que queiram participar.

O dia de anos do senhor Martinho, 3º A

Viva a Gil Vicente Mais um ano lectivo que vai a meio e, com ele, a azáfama do dia-a-dia tão comum a todos os anos.

Com o apoio da Junta de Freguesia de Queijas

Mas neste ano a Gil Vicente Periodicidade_Bimensal está de parabéns pelos seus 40 Impressão_180 exemplares_ anos de existência. Desde 17 de Abril de 1971 esta escola Destaques tem vindo a abrigar e a formar centenas de crianças  Exposição Eu Aprendi, tu que, hoje, voltam à escola para aprendes, ele aprenderá trazerem os seus filhos. Para assinalar tal acontecimento vamos todos juntos (re)viver experiências antigas através de um programa de festas que já teve início no ano lectivo passado e que se prolongará por este. Estas festividades têm o seu ponto alto com a cerimónia de inauguração da exposição que está a ser preparada para assinalar este acontecimento tão importante . Convidamos todos a se juntarem a nós, cantando Parabéns a você...

40 anos a ensinar na Gil Vicente  Pintado de fresco

 Visita à junta de Freguesia de Queijas  À Conversa com o Senhor Martinho

Pintura de azulejos para decoração da escola

No dia 12 de Novembro o sr. Martinho fez anos. Logo de manhã, alunos de várias turmas, juntaram-se com o Pedro Baptista e o Paulo Lima e foram cantar os

parabéns ao sr. Martinho, no espaço do recreio. Ele estava a ajudar outros alunos, que vinham para a escola, a atravessar a estrada. À tarde toda a escola se juntou no refeitório, onde já se encontrava um bolo, e cantámos os parabéns. O bolo estava muito bom. O sr. Martinho estava muito contente, agradeceu-nos e partiu o bolo para nos dar. O sr. Martinho é um grande amigo, ajuda-nos a atravessar a estrada, a sairmos dos carros, descasca-nos a fruta e dá-nos aquilo que precisamos à hora do almoço. Logo a seguir ao almoço vai para o intervalo brincar connosco, sempre que lhe pedimos e ele possa. À hora da saída também está cá para nos apoiar. Todos nós gostamos muito dele, é uma pessoa muito especial.

Riscos & Rabiscos dos Gilinhos, nº 3

_1


À conversa com o Sr. Martinho Figura incontornável ao portão da nossa escola e ao almo-

Trabalhos de expressão plástica do 2º B

ço das nossas crianças onde com muita simpatia e boa disposição distribui pedaços de fruta gentilmente cortados com o carinho de Avô. Um grupo de Repórteres de palmo e meio abordou o Sr. Martinho e lançou-lhe umas perguntas, às quais este amigo respondeu prontamente. Vamos ler. Há quantos anos está na EB1 Gil Vicente? (Ricardo Santos) Sr. Martinho - Há 5 anos, é a quinta época escolar. E como foi a sua vida antes? (Sofia Ferrão) S.M- Na minha vida profissional, fui técnico de higiene e segurança no trabalho numa fábrica de produtos químicos. A minha profissão era prevenir acidentes e socorrer se necessário, tanto as pessoas como o edifício, caso houvesse acidentes ou explosões. Gosta da sua vida? (Maria Inês) S.M - Gosto, claro! E todos devemos gostar, com as alegrias e tristezas, focando sempre a felicidade em tudo e sendo nós próprios. Gosta de dizer para nos portarmos bem. Porquê? (Marta Vieitos) S.M- Gosto, porque penso nisso todos os dias, que todos se sabem portar bem e fico muito feliz quando se portam bem. Como é que o Sr. Martinho sabe quando podemos atravessar ou não a estrada? (Maria Fernandes) S.M- Os adultos pensam de maneira diferente de vocês. Vejo se os carros vêm com muita ou pouca velocidade, deixando assim passar as crianças ou os carros. O que faz é importante para si? (Joana Felisberto) S.M- Eu gosto de ajudar as pessoas, ajudar-vos a vocês e aos vossos pais, pois quero que fiquem tranquilos e bem entregues. Qual foi a sua experiência de vida? (Margarida Santos) S.M- A minha experiência… vou considerar que foi positiva e diferenciada, pois vim de um meio rural, onde semear, tratar de animais, arranjar lenha, todas essas tarefas do campo fizeram de mim a pessoa disciplinada que sou. Aprendi muito. Dê um conselho para nós e para os nossos pais? (Tiago Nunes) S.M - Para vocês o conselho é fácil de dar, não custa dinheiro, mas só vale a pena quando os querem ouvir. Pois, têm de se portar bem e ser bons alunos, para que a escola seja uma aprendizagem para uma vida plena. Para os vossos pais, que cuidem dos seus filhos, mesmo que tenham de ralhar com eles, o que é normal. As crianças gostam e precisam de autoridade.

Riscos & Rabiscos dos Gilinhos, nº 3

Após a entrevista, todos quiseram continuar a fazer perguntas sobre tudo ao nosso Sr. Martinho que desabafa dizendo " tenho 2 filhos, 2 netos e mais uma escola inteira". Obrigado Sr. Martinho por fazer parte da nossa família.

_2


Visita de Estudo aos Armazéns do Chiado, pelos alunos do 3º B No dia vinte e sete de Setembro fomos visitar os Armazéns do Chiado em Lisboa. Foram à visita as turmas do 3ºA e 3ºB, acompanhadas pela professora Paula, pela professora Mónica, pelo Sr. Martinho e pela D. Paula. Fomos de autocarro e saímos da escola às nove horas e quinze minutos. Pelo caminho, cantámos os parabéns ao Djalo, vimos vários meios de transporte (comboios, eléctricos, barcos, carros, motas, …) e também vimos o rio Tejo. Quando chegámos aos Armazéns do Chiado as turmas separaram-se e fizeram actividades diferentes. Primeiro a nossa turma foi ver um filme sobre o ambiente e outro sobre o acidente, ou seja, o incêndio que houve em 1988 nos armazéns e que deixou tudo destruído, devido a um curto-circuito. Já passaram vinte e dois anos e agora está tudo bonito e reconstruído, como era antes. Aprendemos que é muito importante respeitar o meio ambiente e os seres vivos que nos rodeiam, porque alguns deles estão em vias de extinção. Para isso temos que reciclar, reduzir, reutilizar, responsabilizar e respeitar. Em seguida ofereceram-nos um lanche muito saudável e gostoso.

Pintura de Azulejos A Gil Vicente faz 40 anos, para celebrar esta data histórica todos os alunos se esmeraram e a partir dos seus desenhos foi pintado um painel de azulejos. Todos os meninos tiveram oportunidade de pintar e assim a escola nunca vai esquecer estes alunos e claro estes meninos e meninas poderão recordar com orgulho um trabalho tão bonito. Parabéns a todos! Riscos & Rabiscos dos Gilinhos, nº 3

Depois fomos para o espaço criança, onde nos divertimos imenso a jogar à macaca, construímos puzzles e atirámos

discos para acertar numa alimentação saudável. Estavam lá duas pessoas mascaradas, uma de peixe e outra de maçã, que brincaram connosco e nos acompanharam sempre.

No final das actividades deram-nos balões e um pilhão para construirmos na escola e regressámos ao autocarro. Gostámos muito desta visita porque nos divertimos, aprendemos e recordámos saberes sobre o ambiente, o desporto e a alimentação. _3


Trabalhos sobre o Natal

Lenda do S. Martinho

Canção: “A escola” De segunda a sexta-feira Vou à escola trabalhar Ao sábado e ao domingo Fico em casa a descansar Aprendemos a ouvir quando alguém está a falar Para pedir a palavra Pomos o dedo no ar. Desenhamos e cantamos No recreio temos bola Somos todos muito amigos Eu gosto de estar na escola!

A EB1 Gil Vicente abriu portas a mais um ano lectivo. Fizeram obras na nossa Escola e agora está mais bonita. No primeiro dia de aulas todos os alunos, desde a turma do 1º ano até à do 4º, trabalharam para elaborar um painel colectivo. Vejam como ficou lindo! Agora, nós só queremos é estudar, para aprender e saber muito mais, na minha escola tão bonita! Na minha escola favorita!! Riscos & Rabiscos dos Gilinhos, nº 3

_4


Visita de Estudo à Junta de Freguesia de Queijas, por Rita Cruz, 3º B

Sobre a Vírgula Vírgula pode ser uma pausa... ou não. Não, espere. Não espere.. Ela pode fazer desaparecer o teu dinheiro. 23,4. 2,34. Pode criar heróis.. Isso só, ele resolve. Isso só ele resolve. Ela pode ser a solução. Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido.

No dia seis de Outubro, pelas dez horas, fomos a uma visita de estudo à Junta de Freguesia de Queijas. Nesse dia estava a chover, por isso levámos os casacos e os chapéus-de-chuva. Quando chegámos à Junta fomos recebidos por um senhor chamado Rocha. Ele mostrou-nos todos os espaços do edifício. No rés-do-chão havia muitas secretárias, por isso chamava-se secretaria, também havia lá muitos armários e computadores. Em seguida subimos uma escada e lá em cima havia um escritório que pertence ao Sr. Presidente Luís Manuel da Silva Lopes. Ele nesse dia não estava, por isso o Sr. Rocha estava a substitui-lo. Depois vimos o escritório da tesoureira, que é a pessoa responsável pelo dinheiro. A seguir o Sr. Rocha guiou-nos até à sala das reuniões onde nos explicou como funciona e para que serve a Junta de Freguesia. Também nos explicou que é naquela sala que se decidem e discutem assuntos importantes. Tinha várias cadeiras onde se sentam as pessoas dos diversos partidos e do povo que também pode assistir às reuniões e onde nós também estivemos sentados a ouvir as explicações. Há reuniões naquela sala todas as quintas-feiras e o Sr. Rocha convidou-nos a assistir.

A vírgula muda uma opinião. Não queremos saber. Não, queremos saber. A vírgula pode condenar ou salvar. Não tenha clemência! Não, tenha clemência! Uma vírgula muda tudo.

Portugal, que é a mais importante, outra era a da Europa, a seguir mostrou-nos a da Junta de Freguesia de Queijas e por fim vimos a da Câmara Municipal de Oeiras. No final fizemos algumas perguntas ao Sr. Rocha sobre os jardins e os parques de Queijas. Depois o Sr. Rocha deu-nos um panfleto com a história de S. Miguel Arcanjo, imagens e mapa de Queijas e regressámos à escola. Gostei muito de ir conhecer a Junta de Freguesia de Queijas.

Vimos uma fotografia muito gira na parede, do actual presidente da República que se chama Cavaco Silva. O Sr. Rocha mostrou-nos quatro bandeiras, uma era a de

Riscos & Rabiscos dos Gilinhos, nº 3

_5


Férias na Escola Para os meninos do C.T.L. as férias são sempre uma altura divertida em que há sempre bons bom motivos para regressar à escola. Aqui ficam algumas fotos!

Óbidos - Terra de Natal

Danças e brincadeiras

Centro de Arte Moderna – “A Árvore das Ideias”

Expressões livres

Aventuras emocionantes onde o herói podes ser tu! Vem divertir-te

A aventura dos coelhos, pelos alunos do 2ª A Era uma vez dois coelhos. O coelho do campo chamava-se Lolito e o coelho doméstico chamava-se Quico. Tinham como missão encontrar uma jóia brilhante. Mas eles tinham de passar pela gruta. O coelho Lolito disse ao amigo: - Tens medo do escuro? - Claro que não! E tu? – respondeu o Quico. Quando saíram da gruta encontraram a jóia escondida atrás de uma cenoura gigante. - Conseguimos acabar a missão! – falou o Quico. - Vamos dar a jóia à Biouquitas e comer a cenoura gigante porque faz os olhos ficarem bonitos. – disse o Lolito. Os dois amigos pegaram na cenoura e fizeram uma deliciosa tarte de cenoura. Convidaram os outros animais, que encontraram na gruta, e fizeram um piquenique.

Lá está uma,lá estão duas, Três folhinhas já caídas, O Outono é mesmo assim Deixa as árvores despidinhas. Espreita a nuvem lá no céu Vai-se o sol devagarinho E para alegrar a gente Vai chegando o S. Martinho. Andorinha vai-te embora Que o Outono já chegou Andorinha foi-se embora E por esses ares voou.

Depois do lanche foram todos brincar à “Múmia Sentada”. Riscos & Rabiscos dos Gilinhos, nº 3

_6

Salta o vinho nos tonéis Já cheira a castanha assada Abre moça o guarda-chuva Para não ficares molhada.


Será que já ouviste falar do… Dia da Restauração da Independência 1 de Dezembro - Neste dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência. Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião. Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de AlcácerQuibir, no norte de África. Portugal ficou assim sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa. Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos, porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei. Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono. Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola. Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam

?

Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só País. Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo). Havia também defensores do rei espanhol em Portugal, mas o povo não gostava disso, porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil. Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-raínha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder. No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi atirado da janela abaixo no Paço da Ribeira. Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei. O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português. Pesquisa realizada por: Débora Manso 3ºB

É notícia... Alunos embelezam o jardim da escola

Pintado de fresco!

A Gil Vicente está mais verde; todos os meninos da escola ajudaram e a Gil ficou mais bonita, cada um plantou e regou a sua plantinha, agora, é só cuidar dela e ver o jardim a crescer. Foi muito divertido! Esta foi a primeira de várias atividades de jardinagem que se pretende dinamizar no sentido de tornar a nossa escola mais aprazível para todos. No passado dia 9 de Abril crianças e pais tornaram a escola mais bonita numa tarde de pintura que se revelou uma verdadeira aventura. Com o apoio da Junta de Freguesia e de alguns pais que disponibilizaram tinta, todos meteram mãos à obra e pintaram os muros do interior da escola que se encontravam em mau estado. As crianças deram uma ajuda preciosa e o sol colaborou com todo o seu esplendor. Vamos deitar mãos à obra para os muros de fora? Quem alinha? Riscos & Rabiscos dos Gilinhos, nº 3

_7


Agenda Cultural _Evento

Cerimónia de inauguração da Exposição

_Data

_Local

29 de Abril

Escola EB1 Gil Vicente

18:30 Abertura 18:40 Momento musical pelos alunos e ex alunos da escola, com a

“Eu Aprendi, Tu Aprendes, Ele Aprenderá” 40 anos a ensinar na Gil Vicente

participação do Grupo de Percussão da Escola de Música de N.ª Senhora do Cabo 19:00 Apresentação da exposição “ Eu Aprendi, Tu Aprendes,

Ele Aprenderá” (Inclui a apresentação de fotos antigas) 20:00 Jantar convívio, seguido de FESTA DOS ANOS 70 aberto a toda a

comunidade de Queijas

Feira do Livro Visite o sítio da APEE, onde pode encontrar informação útil tal como a ementa da semana, o calendário escolar, os eventos realizados pela escola e pela APEE, as festas de aniversário e informação diversa sobre o CTL: http://sites.google.com/site/apeeesc olaeb1gilvicentequeijas/

Faz a tua festa na Gil Vicente Contacta a APEE 963 189 618 gilvicente.eb.queijas@gmail.com

Escola EB1 Gil Vicente

De 30.05 a 02.06.2011

Toca a ler... São as opiniões de crianças que leram livros da nossa biblioteca. Estes foram os comentários que recolhemos: O livro Tina, Cuidado: Garotas Apaixonadas 1, foi lido pela Jéssica Valente do 4º ano e diz que “é muito divertido, fala de uma rapariga que se apaixona por um miúdo que é skatista e surfista”. O Rodrigo Ramires do 3ºA adorou a aventura que encontrou em A Espada do Samurai, “um livro muito giro. Um verdadeiro jogo em papel.” O Lucas França do 2º ano encontrou um livro que tinha a sua cara, “ As Aventuras do Menino Maluquinho” e diz que foi “muito bom ler com o meu pai antes de

dormir, o Menino é muito divertido e… maluquinho!”.

A Ariana do 1º Ano leu o livro “ Anita, e o passeio no Campo” e adorou! Disse com muito entusiasmado “ consegui ler tudo ”. E quanto ao livro disse querer ”

ler mais, e a Anita é muito aventureira ! Tinha sorte por brincar no campo”. E tu, que andas a ler?

Acção da APEE Neste número do Riscos & Rabiscos dos Gilinhos, a APEE destaca as seguintes participações, a par das acções de dinamização cultural e desportivas da escola algumas das quais nesta edição se encontram descritas:

Reuniões de Direcção, 7 e 29/9 , 17/02

Reunião da Federação das Associações de Pais do Conselho de Oeiras, 15/09

Reunião de Conselho de Docentes, 14/10 , 13/01, 10/02, 17/03

Assembleia Geral de Pais, 28/11

Reunião do CTL, 5/11

Reunião com professores das atividades dinamizadas pela APEE, 10/11

Reunião com o Agrupamento Noronha Feio, 16/11, 30/01, 03/03

Reunião com a Junta de Freguesia de Queijas, 22/03

Reunião com Agrupamento Noronha Feio e FAPCO, 29/03

Reunião com Presidente da Câmara de Oeiras, no dia 23 de Abril.

Riscos & Rabiscos dos Gilinhos, nº 3

Agradecimentos À Junta de Freguesia de Queijas pelo apoio e colaboração À Isuzu pelo patrocínio que gentilmente ofereceu para a organização das Comemorações do Aniversário da escola À Cercica pelo apoio à iniciativa de arranjo dos espaços verdes da escola

_8


Nº3 - Riscos & Rabiscos dos Gilinhos