Issuu on Google+

Revista Ano 01 | n. 05 | 2011

Distribuição Gratuita

www.ocinefilo.com.br

Entrevista Andréa Simão

Indicação Andreson Carvalho

Cine Temático Homenagem às mães

O Talento de... Alejandro Amenábar


Clientes da FF Running e FF Fitness têm descontos exclusivos na Locadora O Cinéfilo. Corra até uma das Locadoras O Cinéfilo e aproveite.

(21) 3603-2202 Rua Herotides de Oliveira, 18

(21) 2714-7880 Rua Gavião Peixoto, 355 Lj. 104


03

ÍNDICE Novidades Indicação Prateleira Entrevista Quiz Coluna do Alexandre Cine Temático Minha Lista

04 10 13 14 17 19 20 22

EDITORIAL A nossa revista chega a sua 5ª edição e está cada vez mais caprichada! Neste mês, a nossa homenagem é para as mães. No Cine Temático, trazemos histórias de mães capazes de tudo pelo amor aos filhos. Parabéns às mães! A Entrevista com a Andréa Midori Simão nos abre o fantástico trabalho de um roteirista na busca por transformar as ideias em um roteiro capaz de transmitir as suas emoções para o público. Mais uma vez, Alexandre Guerreiro nos brinda com os seus comentários sobre o talento de diretores consagrados. Desta vez, ele nos traz o talento de Alejandro Amenábar.

EXPEDIENTE A REVISTA O CINÉFILO, distribuída gratuitamente, é uma publicação mensal da locadora O CINÉFILO, produzida pela PÉ DE LIMÃO COMUNICAÇÃO E MARKETING. O CINÉFILO Rua Herotides de Oliveira, 18. Jardim Icaraí. Niterói. (21) 3603-2202 Rua Gavião Peixoto, 355, loja 104. Icaraí. Niterói. (21) 2714-7880 www.ocinefilo.com.br

Em Indicação, as observações de Andreson Carvalho nos fazem compreender como a construção sonora de um filme é fundamental para a sua estrutura narrativa, e nos faz querer rever os filmes com essa nova perspectiva de análise.

O conteúdo dos anúncios veiculados e os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

A nossa consultora Thaissa Resek está de volta nesta edição, agora na seção Prateleira, trazendonos as suas preferências cinematográficas com a análise de uma formanda em Cinema pela UFF.

COORDENAÇÃO EDITORIAL Pé de Limão Comunicação e Marketing (21) 3472-2958 | www.agenciapedelimao.com.br

Boa leitura e ótima diversão!

PARA ANUNCIAR (21) 3472-2958 atendimento@agenciapedelimao.com.br

Fabio Meirelles

Colaboradores da 5ª edição: Alexandre Guerreiro, Andréa Simão, Andreson Carvalho e Thaissa Resek.


04

O Turista Distribuidora: Sony Gênero: Ação Origem: EUA Direção: Florian Henckel von Donnersmarck Elenco: Johnny Depp, Angelina Jolie, Paul Bettany, Timothy Dalton.

Os passos de Elise Clifton-Ward são acompanhados de perto pela equipe chefiada pelo inspetor John Acheson. O motivo é que ela viveu por um ano com Alexander Pearce, procurado pela polícia devido a sonegação de impostos em torno de 700 milhões de libras. Ninguém sabe como é o rosto dele, nem mesmo Elise, já que ele passou por várias operações plásticas. Ele a envia um bilhete onde pede que vá encontrá-lo em Veneza e, no caminho, que procure alguém com tipo físico parecido com o seu. Elise segue as ordens e, no trem a caminho da cidade italiana, se aproxima do professor de matemática Frank Tupelo, que viaja sozinho na tentativa de curar seu coração partido. Ele fica atraído por sua beleza e aceita a oferta de ir até ao hotel dela e se torna um alvo.

A morte e vida de Charlie Distribuidora: Universal Gênero: Drama Origem: EUA Direção: Burr Steers Elenco: Zac Efron, Amanda Crew, Charlie Tahan, Augustus Prew.

Os irmãos Charlie e Sam formavam uma dupla e tanto, mas um trágico acidente os separou. Apesar disso, Charlie conseguiu manter contato com ele após a morte e tornou-se um cara estranho e recluso, abandonando o seu futuro para trabalhar no cemitério da pequena cidade. Anos mais tarde, Charlie reencontra uma jovem da escola e passa a sentir por ela uma forte atração. Agora, ele precisa decidir entre manter a promessa que fez ao irmão de nunca mais o abandonar, ou seguir o desejo de seu próprio coração e dar um novo rumo para a sua vida.


Amor e outras drogas

05

Distribuidora: Fox Filmes Gênero: Comédia Origem: EUA Direção: Edward Zwick Elenco: Jake Gyllenhaal, Anne Hathaway, Oliver Platt, Hank Azaria.

Jamie Randall é um sedutor incorrigível. Após ser demitido do cargo de vendedor em uma loja, por ter seduzido uma funcionária, ele passa a trabalhar num grande laboratório da indústria farmacêutica. Como representante comercial, sua função é abordar médicos e convencê-los a prescrever os produtos da empresa aos pacientes. Em uma visita, conhece Maggie Murdock, uma jovem que sofre de mal de Parkinson. Jamie fica atraído pela beleza física e por ter sido dispensado por ela, mas aos poucos descobre que existe algo mais forte. Maggie também sente o mesmo, mas não quer levar adiante por causa de sua doença.

Além da vida Distribuidora: Warner Gênero: Drama Origem: EUA Direção: Clint Eastwood Elenco: Matt Damon, Cécile De France, Frankie McLaren, George McLaren.

Três pessoas são tocadas pela morte de maneiras diferentes. George é um americano que desde pequeno consegue manter contato com a vida fora da matéria, mas considera o seu dom uma maldição e tenta levar uma vida normal. Marie é jornalista, francesa, e passou por uma experiência de quase morte durante um tsunami. Em Londres, o menino Marcus perde alguém muito ligado a ele e parte em uma busca desesperada por respostas. Enquanto cada um segue a sua vida, o caminho deles irá se cruzar, podendo mudar para sempre as suas crenças.

Entrando numa fria maior ainda com a família

Distribuidora: Paramount Gênero: Comédia Origem: EUA Direção: Paul Weitz Elenco: Robert De Niro, Ben Stiller, Teri Polo, Barbra Streisand.

Após 10 anos de convivência, Greg conseguiu se enturmar com seu sogro, Jack. Agora pai de dois filhos, Greg tenta impressionar a diretora de uma escola particular de prestígio para que as crianças estudem lá. Ainda precisa lidar com as obras na casa, cujo atraso pode prejudicar a festa de aniversário dos filhos. Em meio a toda esta situação, Greg aceita um emprego noturno em um laboratório farmacêutico. Só que a presença de uma sexy colega de trabalho faz com que Jack volte a desconfiar do genro.


06

O vencedor

Distribuidora: Imagem Filmes Gênero: Drama Origem: EUA Direção: David O. Russell Elenco: Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams, Melissa Leo.

Dicky Ecklund teve seu auge ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe, colocando a pequena cidade de Lowell no mapa. Até hoje ele vive desta fama, apesar de ter desperdiçado a carreira devido às drogas. Micky Ward, seu irmão, tenta agora a sorte no mundo do boxe, sendo treinado por Dicky e empresariado por Alice, sua mãe. Só que a família sempre o coloca em segundo plano em relação a Dicky, o que impede que Micky consiga ascender no esporte. A situação muda quando ele passa a namorar Charlene Fleming, que o incentiva a deixar a influência familiar e tratar a carreira de forma mais profissional.

Caça as bruxas Distribuidora: Imagem Filmes Gênero: Ação Origem: EUA Direção: Dominic Sena Elenco: Nicolas Cage, Ron Perlman, Christopher Lee, Claire Foy.

Behmen é um cavaleiro que, depois de vários anos lutando nas Cruzadas, perdeu algumas batalhas, muitos amigos e até a fé. De volta à sua terra natal, após desistir de ajudar a igreja em sua luta pelo poder, ele encontra uma Europa devastada pela fome e pela peste negra. Neste cenário de destruição, ele se une a um grupo de guerreiros encarregados de levar uma garota, suspeita de ser bruxa, para um monastério distante. Não leva muito tempo até o grupo perceber que a jovem possui forças sobrenaturais e que eles estão prestes a enfrentar um mal além de toda e qualquer compreensão.

Secretariat – uma história impossível Distribuidora: Disney Gênero: Drama Origem: EUA Direção: Randall Wallace Elenco: Diane Lane, John Malkovich, Otto Thorwarth, James Cromwell.

A dona de casa e mãe Penny Chenery não entendia nada de corrida de cavalos, uma área dominada até então por homens. Após herdar uma fazenda de seu pai na Virgínia, ela assume o controle do estábulo de seu pai doente. Com a ajuda de um treinador veterano, e contra todas as probabilidades negativas, acaba fazendo, em 1973, o primeiro vencedor da Tríplice Coroa em 25 anos de história do esporte. Penny passa a ser intitulada “a primeira dama de corrida”. Obra baseado em fatos reais.


Megamente

07

Distribuidora: Paramount Gênero: Animação Origem: EUA Direção: Tom McGrath Elenco: Will Ferrell, Tina Fey, Brad Pitt, Jonah Hill.

Tudo que o vilão Megamente mais queria era eliminar seu adversário Metro Man e assim dominar a cidade de Metro City. Só que para isso era necessário um plano ainda mais diabólico do que todos já tentados anteriormente. Um dia, com a ajuda de Criado e após sequestrar a repórter Rosane Rocha, o malvado consegue o inimaginável para ele e para todos: dar um sumiço no herói. A única coisa que ele não contava era que sua vida se tornaria tão chata e sem sentido a ponto de ele inventar um herói, Titan, para combater.

Um lugar qualquer

Distribuidora: Universal Gênero: Drama Origem: EUA Direção: Sofia Coppola Elenco: Stephen Dorff, Elle Fanning, Chris Pontius, Caitlin Keats.

Johnny Marco é um bem sucedido ator de Hollywood que não possui uma reputação das melhores. Hospedado no lendário hotel Chateau Marmont para recuperar-se de um acidente no set de filmagens, ele passa os dias em festas com strippers ou dirigindo sua Ferrari por puro prazer. Porém, o ator tem sua rotina subitamente alterada pela presença de Cleo, sua filha de 11 anos, que passa a visitá-lo com certa frequência. Embora, a princípio, seja incapaz de dar à menina a atenção que precisa, a progressiva aproximação leva Johnny a reavaliar a sua vida.

Olho por olho

Distribuidora: Califórnia Gênero: Ação Origem: EUA Direção: Prachya Pinkaew Elenco: Djimon Hounsou, Kevin Bacon, Jirantanin Pitakporntrakul, Ron Smoorenburg, Sahajak Boonthanakit.

Um importante industrial contrata o assassino Curtie Church para vingar a morte de sua filha por traficantes de escravas brancas na Tailândia. Com a ajuda de seu paranóico, mas hilário, fornecedor de armas, um Church impiedoso extermina os bandidos um por um. Ao longo do seu caminho, ele liberta uma jovem prostituta. Eventos misteriosos começam a acontecer até Church descobrir que ela não é apenas o fantasma de uma de suas vítimas, mas também está ao seu lado. E ela é extremamente destrutiva.


08

Bom demais pra ser verdade Distribuidora: Paris Filmes Gênero: Drama Origem: USA Direção: John Doyle Elenco: Colin Firth, Amber Tamblyn, Orlando Bloom, Patricia Clarkson, Andrew McCarthy, Ellen Burstyn, Margo Martindale, Tom Wopat.

Uma pequena cidade rural está lentamente desaparecendo do mapa, assim como as indústrias locais que estão saindo da região, deixando inúmeros galpões vazios e abandonados ao longo da paisagem. Mas quando um estranho, o Sr. Gus Leroy chega à cidade para alugar um armazém com a promessa de um novo negócio que pode aquecer a economia local, os moradores começam a ficar simultaneamente intrigados e empolgados. Mais estranho que o sujeito é o seu plano de salvar a sua cidade de origem, que está em decadência. Diante disto, eles começam a procurar por caminhos diferentes para se redescobrirem, bem como mudar seus relacionamentos entre amigos, amores e, sobretudo, a vizinhança.


As viagens de Gulliver

09

Distribuidora: Fox Filmes Gênero: Comédia Origem: EUA Direção: Rob Letterman Elenco: Jack Black, Jason Segel, Amanda Peet, Billy Connolly.

Lemuel Gulliver trabalha há 10 anos como entregador de correspondência de um jornal. Ele sonha em ser algo maior, mas não tem coragem para se arriscar junto aos editores. O mesmo vale para Darcy Silverman, editora do jornal por quem é apaixonado. Um dia, ele recebe uma oferta para escrever sobre suas viagens, que será analisado por Darcy e é enviado para realizar uma matéria no Triângulo das Bermudas, onde ficará por três semanas. Ao chegar lá, seu barco é tragado por uma tempestade, que o leva à cidade de Lilliput, onde as pessoas são bem pequenas. Gulliver é considerado uma ameaça, mas aos poucos conquista a simpatia dos moradores e modifica por completo a sua rotina.

O assassino em mim Distribuidora: Paris Filmes Gênero: Suspense Origem: EUA Direção: Michael Winterbottom Elenco: Casey Affleck, Kate Hudson, Jessica Alba, Ned Beatty.

Anos 50. Lou Ford é uma autoridade policial de uma pequena cidade do Texas e namora com Amy Stanton. Um dia, ele é designado para expulsar da cidade a prostituta Joyce Lakeland. Ela mantém um caso com Elmer Conway, filho de Chester, um importante empresário local. Só que Lou se interessa por Joyce e passa a ter um relacionamento com ela, baseado em atos sexuais violentos. Pressionado a que expulse Joyce o quanto antes, ele elabora um plano que permitirá com que se vingue da morte de seu irmão, ocorrida anos antes.

O primeiro amor Distribuidora: Warner Gênero: Drama Origem: EUA Direção: Rob Reiner Elenco: Madeline Carroll, Callan McAuliffe, Rebecca De Mornay, Anthony Edwards.

Juli e Bryce se conheceram aos sete anos de idade e até os 13 compartilharam diversas experiências amorosas, apesar de serem muito diferentes. Entre eles ocorre o famoso primeiro beijo, que faz parte da vida de todo adolescente. Baseado no livro homônimo de Wendelin Van Draanen.


10

INDICAÇÃO Como professor de edição de som e desenho sonoro, proponho uma reflexão sobre as construções sonoras no cinema, algo ainda pouco valorizado pelo grande público, mas de fundamental importância na estrutura narrativa de um filme. Os sons não só geram um maior envolvimento, como direcionam as emoções dos espectadores de forma sutil e imperceptível, fazendo com que tenham sensações e percepções provocadas unicamente por sua união criativa com a imagem.

ERA UMA VEZ NA AMÉRICA Sergio Leone, EUA, 1984. Um filme que retrata o submundo norte-americano de forma envolvente e instigante, com atuações majestosas de Robert De Niro e James Woods, e uma construção narrativa que, já em seus primeiros minutos, apresenta o ponto crucial da história. Logo de cara, percebe-se que a personagem de De Niro, Noodles, delata seus amigos e está sendo procurada por isso. O interessante é a forma utilizada para apresentar o espectador aos fatos que antecedem essa busca. Um telefone que começa a tocar no momento em que Noodles tenta relaxar numa casa de ópio e nos faz acreditar que ele poderia atendê-lo. No entanto, esse som não existe se não na cabeça atormentada da personagem num espaço cinematográfico denominado de extracampo - e servirá de fio condutor em um grande flashback concluído no exato momento que o sargento da polícia atende o telefonema no qual Noodles entrega seus amigos e comparsas. Uma abertura tão bem orquestrada que nos faz ficar sem respirar e nos deixa ansiosos para desvendar o desenvolvimento da trama.

DANÇANDO NO ESCURO Lars Von Trier, França|Dinamarca, 2000. Um dos musicais mais dramáticos do cinema. Nele acompanhamos a história de Selma, portadora de uma doença hereditária que a deixará cega em pouco tempo. Seu mundo cada vez mais escuro e seu amor por musicais fazem com que sua percepção auditiva se torne mais aguçada. Os ruídos, então, se transformam em sua válvula de escape. É através deles que ela encontra o ritmo e a melodia necessários para embarcar em suas sequências oníricas e fugir de sua dura realidade. A junção entre ruídos e música se dá de forma tão eficiente que nos arrebata e nos faz sentir seus dramas, esperanças e sonhos. Tudo o que Selma faz é trabalhar dia e noite com o único intuito de pagar uma cirurgia para o filho, que sofre, sem saber, da mesma doença. Um filme triste e pungente que nos faz refletir sobre as injustiças.


11 ANDRESON CARVALHO é cineasta e professor. Graduado em Cinema e mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Foi professor substituto do curso de Cinema da mesma Universidade. É atual professor de edição de som e desenho sonoro da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. E já participou de diversos curtas e longas, entre eles: Árido Movie (Lírio Ferreira, 2004) e Sonhos e Desejos (Marcelo Santiago, 2006).

QUERO SER JOHN MALKOVICH Spike Jonze, EUA, 1999. Este filme pode ser considerado difícil e confuso para o público acostumado com as histórias rasas normalmente produzidas pelos grandes estúdios hollywoodianos. Entretanto, o filme surpreende àqueles que esperam do cinema muito mais do que pipoca e diversão. Sua história surreal nos permite refletir sobre os momentos em que, incomodados com os rumos de nossas vidas, desejamos ser outra pessoa. É nesse momento que toda uma construção sonora inteligente se faz necessária. Como seria se pudéssemos ouvir os sons por dentro da cabeça de outra pessoa? Ouviríamos exatamente o que ela ouve, ou a propagação das ondas sonoras no interior de seu cérebro? São pensamentos e soluções criativas, como as tidas pelo filme de Spike Jonze, que tornam uma obra cinematográfica muito mais interessante sonoramente.

PLAY TIME Jacques Tati, França|Itália, 1967. Numa crítica bem humorada à modernidade, Jacques Tati cria um ambiente sonoro peculiar, para reforçar sua preocupação com alienação provocada pelos avanços tecnológicos. Com uma sonorização que abusa dos recursos hiper-realistas, ele cria - a partir de alguns ruídos que extrapolam o nível normal de nossa percepção auditiva - ritmos marcados e algumas vezes cíclicos, reforçando o automatismo de algumas personagens, que parecem agir como robôs irracionais. Em determinado momento, no entanto, uma música de ritmo latino, num restaurante recém-inaugurado, parece invadir os corpos dos parisienses e turistas conduzindo-os à perda do controle de suas ações encaixotadas e frias. Tudo isso aliado a boas doses de humor, tornando-o um filme imperdível.


13

PRATELEIRA | Thaissa Resek Conheça nesta edição os filmes da prateleira da Thaissa, consultora da locadora O Cinéfilo, loja da Herotides de Oliveira. Batman - O cavaleiro das trevas “Um dos melhores filmes já feitos, O Cavaleiro das Trevas balanceia suspense, ação, ótimos efeitos especiais e um roteiro bem construído. Com esse filme Christopher Nolan fez a prova definitiva que um filme de quadrinhos pode ser excelente, denso e muito bem feito.” Sinopse: Após dois anos do surgimento do Batman, os criminosos de Gotham City têm muito que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon e do promotor público Harvey Dent, Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime contratam o Coringa para combater o Homem-Morcego.

Star Wars - O império contra ataca "O Império Contra Ataca é definitivamente um dos filmes mais clássicos e cultuados de ficção e aventura, com personagens icônicos como Darth Vader, Luke Skywalker e Han Solo no melhor filme da trilogia original de Star Wars." Sinopse: As forças imperiais, comandadas por Darth Vader, atacam os membros da resistência, que são obrigados a fugir. Enquanto isso, Luke Skywalker tenta encontrar o Mestre Yoda, que poderá ensiná-lo a dominar a "Força" e torná-lo um cavaleiro jedi. Darth Vader, no entanto, planeja levá-lo para o lado negro da "Força".

Labirinto do Fauno "Labirinto do Fauno é uma produção espanhola e mexicana, com imagens e fotografia quase artísticas – um conto sombrio da luta da pequena Ofélia no meio da Guerra Civil Espanhola para fugir do alcance do novo padrasto, um tirano capitão franquista. O filme joga entre a realidade e a fantasia de uma maneira muito bonita e primorosa.” Sinopse: Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas alguns rebeldes ainda lutam nas montanhas. Ofelia, de 10 anos, muda-se para a região com a sua mãe. Lá espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros locais. Solitária, a menina descobre a amizade de Mercedes, jovem cozinheira da casa e contato secreto dos rebeldes. Nos passeios pelo jardim da mansão em que mora, Ofelia descobre um labirinto que faz com que um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

Como treinar seu dragão "Um filme que encanta e emociona, Como treinar seu dragão mostra a história de Soluço, um jovem viking que descobre em um dragão uma nova amizade e uma nova visão do mundo em que vive. É uma animação rica em detalhes, elementos e esteticamente vislumbrante, com uma ótima trilha sonora e personagens cativantes. Indicada para crianças de todas as idades.” Sinopse: Soluço é um viking adolescente que não combina muito bem com a longa tradição de sua tribo de heróicos matadores de dragões. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando ele encontra Banguela, um dragão que desafia tanto ele quanto seus amigos a encararem o mundo a partir de outro ponto de vista.


14

ENTREVISTA

Fale-nos um pouco sobre o trabalho de um roteirista.

com Andréa Midori Simão

É comum ouvirmos falar que o trabalho de roteirista é um trabalho solitário, de inspiração, de dom quase divino. Tento lutar sempre contra essa ideia, principalmente quando falo sobre a profissão para meus alunos. O roteiro é um trabalho que exige estudo da técnica, conhecimento de certo vocabulário específico e de teorias. Às vezes digo que se parece mais com matemática do que poesia, exatamente para quebrar esta ideia de que você vai escrever numa torre de marfim com caneta tinteiro, à luz da lua. Quando escrevo, uso lógica, rabisco gráficos, ou seja: transpiro.

O que é um roteiro audiovisual? É o texto para cinema ou tv que tem o poder de projetar imagens na cabeça de quem o lê. Imagens que contam uma história.

Existe um padrão de formato de roteiros? Existe. E cada vez mais ele é cobrado e tomado como parâmetro de profissionalismo do roteirista. O roteiro é um documento poético e também técnico, que será lido por toda a equipe: atores, fotógrafo, maquiador. Por isso tem um padrão: para todos entenderem a mesma história. O formato do roteiro também permite que quantifiquemos o tempo que a obra audiovisual terá, pois cada página de roteiro formatado equivale a um minuto de tela.

Durante o processo de gravação, há alterações no roteiro? Sim, pois o cinema é um processo colaborativo. Mas existem diretores que dão mais ou menos espaço para alterações do roteiro durante a gravação/filmagem. A meu ver, alterar demais a narrativa, o núcleo duro da história durante o processo de produção, significa que o projeto não estava suficientemente maduro para começar a ser rodado e isso pode trazer grandes problemas para o filme.

O que a motivou a se tornar uma roteirista? Desde pequena eu era fascinada pelo trabalho de escritor. Lembro de, aos 6 anos, olhar para meu irmãozinho no berço e desejar profundamente que ele fosse um. Ele hoje é farmacêutico. E eu, que adorava desenhar, acabei prestando arquitetura. Só que larguei o curso depois de mais de dois anos e fui cursar cinema. Agora percebo que as duas profissões têm muito a ver: fazer roteiro é desenhar com palavras uma obra de belos detalhes cuja estrutura não pode desmoronar.

Quais as principais características de um bom roteirista? Em minha opinião, acho essencial que o roteirista consiga entender sobre o que é o seu filme. Ou seja, que ele tenha consciência do tema que está tratando. Não falo isso porque acho que um filme muda o mundo. É porque se não sabemos sobre o que estamos escrevendo, lá no fim do processo surge um filme sobre nada, vazio de sentido. Se não for pedir demais, acho que um bom roteirista precisa também se preocupar com seus conhecimentos sobre estrutura narrativa. No Brasil, isso faz muita falta. E para isso, estudar filmes clássicos é um ótimo caminho.


15

Em sua opinião, quais são os roteiristas brasileiros que mais se destacam? Bráulio Mantovani foi um marco na nossa profissão, a meu ver. Aqui no Brasil o cinema quase sempre tende a seguir padrões europeus de produção, no qual o diretor tem total poder, e é mais que normal que ele assine também o roteiro. O Bráulio foi um roteirista que se destacou na época em que o cinema brasileiro estava retomando forças e isso foi muito importante para separar as funções de roteirista e diretor, valorizando também quem escreve o filme. Para mim faz muito mais sentido assistir a um filme cujos créditos iniciais apresentam estas duas funções do que ler “um filme de”.

Você já colaborou com roteiros para o cinema e para a TV. Há diferenças entre eles? Na TV a água da torneira está sempre correndo para o ralo, como se diz. O que significa que o que é produzido é consumido muito rapidamente, e o esquema de roteiro para este processo é bastante ágil também. Não estou dizendo que é feito com menos cuidado, mas existe mais cronograma, esquemas de aprovação rígidos, calendário a cumprir. Já no cinema, tudo isso costuma ser mais flexível. Quanto à linguagem, quase não há diferença. Um cuidado que sempre tenho com TV é que uma informação não pode ser dada somente pela imagem, pois o telespectador é um público mais disperso que o do cinema. Então a informação precisa ser verbalizada.

Dentre os trabalhos que já participou, qual foi o mais significativo? É difícil dizer. Em termos de retorno do público, seria o infantil Cocoricó, que passa na TV aberta e atinge muita gente. Como processo, o filme Terra Vermelha foi muito bom de fazer: eu convivia com os indígenas captando cenas, comportamentos, cultura, para agregar ao roteiro. Trabalhar com o Cao Hamburger no filme Xingu

também foi muito especial, pois ele é um diretor que sabe o que quer, mas também é muito aberto a ideias. Tenho carinho especial por Murilo Sales que sempre me agradece por ter dado a ideia do blog aparecer como letterings na tela, no filme Nome Próprio, quando colaborei neste filme bem no comecinho da minha carreira.

Conte-nos sobre a sua participação no programa Cocoricó e na série Alice. Em Cocoricó eu trabalho com outros dois roteiristas: Regina Soler e Eneas Carlos, sob a supervisão do roteirista chefe Fernando Salem. Como é um projeto que já está há mais de dez anos no ar, temos a tarefa de renovar sempre, ao mesmo tempo sem perder aquilo que encantou gerações. Escrever para criança é muito bom, precisamos ser simples, ao mesmo tempo dinâmicos, sem deixar a peteca cair. Na série Alice, a produtora fez a tentativa de criar uma produção de roteiros nos moldes americanos, também com um chefe de roteirista e uma grande equipe. Admiro a iniciativa até hoje. Mas creio que quando se tem um diretor bastante autoral como é o Karin, talvez este esquema não funcione muito. A ideia inicial da série, que foi mandada para a HBO, foi minha, mas foi mudando bastante conforme trabalhamos. Como disse, nossa visão de cinema é bastante baseada no cinema de autor, e Alice é uma série de autor. Não digo isso pejorativamente, pois também escrevo e dirijo meus filmes. Na segunda temporada trabalhei como consultora da HBO de mídias interativas, analisando e palpitando no arco narrativo da personagem virtual nas redes sociais.

ANDRÉA MIDORI SIMÃO é roteirista, diretora, sócia da produtora de roteiro Depto Ficcional, professora de roteiro na AIC (Academia Internacional de Cinema) e na pós-graduação da FAAP.


17

QUIZ Especial Casamento 1. Depois de 15 anos longe das telas, Jane Fonda, em 2005, não resistiu e participou da comédia romântica, na qual tentava impedir o casamento de seu filho, chamada: a. Ela é a poderosa

c. A verdade nua e crua

b. A sogra

d. Adivinhe quem vem para roubar

2. Julia Roberts é Maggie Carpenter, uma mulher que busca vingança de um jornalista fofoqueiro que publicou uma matéria sobre ela. O filme é dirigido por Garry Marshall, mesmo diretor de “Uma linda mulher”. Que filme é este? a. Um lugar chamado Notting Hill

c. O sorriso de Monalisa

b. O casamento do meu melhor amigo

d. Noiva em fuga

3. Frank, um reverendo muito louco, abre um curso preparatório de noivos com o objetivo de diminuir o número de divórcios. A partir de suas simulações, Frank estimula os casais a pensarem duas vezes antes de dizer “eu aceito” no filme: a. Simplesmente complicado

c. Licença para casar

b. O amor não tem regras

d. O som do coração

4. Katherine Heigl interpreta Jane, uma romântica mulher que já participou de 27 casamentos como dama de honra. Seu maior sonho? Usar o seu próprio vestido de casamento. A comédia dirigida por Anne Fletcher é: a. A proposta

c. Juntos pelo acaso

b. Par perfeito

d. Vestida para casar

5. Bernie Mac interpreta Percy Jones, um pai que está sempre certo em relação a sua família.

Mas as coisas mudam ao conhecer Simon Green, o homem que irá casar com a sua filha no filme: a. A família da noiva

c. O pai da noiva

b. Recém-casados

d. O rei do jogo

6. “Noivo neurótico, noiva nervosa” ganhou quatro Oscars incluindo o de melhor filme de 1978. O diretor, considerado revelação na época, foi: a. Jonathan Demme

c. Joel Zwick

b. Mike Newell

d. Wood Allen

7. Maior sucesso de bilheteria de 1994. Foi considerado o filme que deu nova

cor a comédia romântica. Estrelado por Andie Macdowel e Hugh Grant, conta a história de Charlie e seu encontro e reencontros com Carrie: a. O amor em tempos de cólera

c. Quatro casamentos e um funeral

b. Green card – passaporte para o amor

d. Simplesmente amor

RESPOSTAS: 1B | 2D | 3C | 4D | 5A | 6D | 7C


19

O TALENTO De ALEJANDRO AMENÁBAR Alexandre Guerreiro

Diretor, roteirista, montador, produtor e compositor, Alejandro Amenábar realizou obras brilhantes em pouco mais de 10 anos de carreira. Seus primeiros filmes tornaram-se grandes sucessos na Espanha (Amenábar nasceu no Chile e foi para a Espanha ainda criança). Depois de alguns curtas e o longa Tesis, o filme Abre los Ojos projetou o nome de Amenábar internacionalmente, além de ganhar uma versão americana, Vanilla Sky, dirigida por Cameron Crowe e estrelada por Tom Cruise e Penélope Cruz, que havia trabalhado também no original dirigido por Amenábar. O primeiro filme americano de Amenábar teve produção executiva de Tom Cruise e foi estrelado por Nicole Kidman. Com absoluto domínio da narrativa e com grande habilidade para trabalhar com os clichês do suspense, o que lhe rendeu elogios mundo afora e comparações com o mestre Hitchcock, Amenábar realizou em Os Outros um filme impecável. Somos conduzidos ao interior de uma casa habitada por Grace (Kidman) e seus dois filhos, e que passa a abrigar também três empregados misteriosos. As constantes assombrações, relativizadas no surpreendente desfecho, marcam a permanência de Grace na casa, enquanto ela aguarda o retorno de seu marido da guerra. O cinema de gênero é evocado com muito talento por Amenábar. Enquanto todos esperavam mais um filme de suspense, ou mesmo uma permanência de Amenábar na indústria cinematográfica americana, ele decidiu mudar de gênero e retornou às produções espanholas, realizando o belo Mar Adentro. O filme tem uma

Mestre em Comunicação (UFF), bacharel em Cinema (UFF), bacharel e licenciado em História (UERJ). Produtor cultural e cineasta, curador e produtor das mostras O Cinema de Eric Rohmer, Godard 80, Cineducando e O Rio de Janeiro Segundo o Cinema. Integra a equipe do Cineduc - Cinema e Educação.

extraordinária atuação de Javier Bardem, que vive Ramón Sampedro, tetraplégico por 30 anos e obstinado pela causa da eutanásia. A família religiosa é contra tal prática, o que faz com que Ramón tente buscar na justiça o “direito de morrer”. O filme envereda pela discussão ética em torno da causa de Ramón, que acaba enfrentando diversos problemas, inclusive com a Igreja Católica. Mar Adentro recebeu diversos prêmios, como o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, e os prêmios de Melhor Ator (para Bardem) e o Grande Prêmio do Júri, ambos no Festival de Veneza. No mesmo ano em que Mar Adentro foi lançado (2004), Amenábar assumiu publicamente sua homossexualidade em entrevista à revista Shangay. Seu último filme lançado em dvd é o épico Alexandria, no qual parece aprofundar as críticas à religião, em especial ao cristianismo, que marcam seu trabalho. A personagem Hypatia (Rachel Weisz) é testemunha ocular de como a ciência sucumbiu à fé, anunciando as trevas que viriam a seguir na Idade Média. Em filmes imperdíveis, de gêneros diversos, Amenábar reafirma seu talento e propõe discussões sobre os mais variados e relevantes temas.


20

Cine Temático

No mês em que se comemora o dia das mães, selecionamos quatro filmes que apresentam mulheres diferentes, determinadas, fortes e que fazem de tudo por seus filhos.

Espanha, 1999. Drama Direção de Pedro Almodóvar

Coréia do Sul, 2009. Drama Direção de Bong Joon-ho

TUDO SOBRE MINHA MÃE

MOTHER – A BUSCA PELA VERDADE

Esteban é um precoce escritor de 17 anos que, em seu aniversário, pede como presente para sua mãe, que ela vá a uma apresentação da peça “Um bonde chamado desejo”. Após o término, espera ansiosamente pela saída da estrela dos camarins, a fim de pegar um autógrafo com ela. Em meio ao temporal, Esteban é atropelado e morre. Sozinha, sua mãe decide voltar para Barcelona para contar a notícia ao pai do menino, que vive como travesti.

Hye-ja é viúva e dedica a vida a seu filho Dojoon, que tem 28 anos e é totalmente dependente dela. Quando o corpo de uma menina é encontrado próximo à sua casa, o tímido Do-joon passa a ser considerado o principal suspeito. Mesmo sem evidências incriminatórias, a vontade da polícia em fechar o caso e a incompetência do advogado fazem a condenação parecer inevitável. Sem escolha, e determinada a provar a inocência do filho, Hye-ja decide encontrar o assassino sozinha.

EUA, 2008. Drama Direção de Clint Eastwood

Argentina, 1985. Drama Direção de Luis Puenzo

A TROCA

A HISTÓRIA OFICIAL

Christine Collins, uma mãe solteira, se despede de Walter, seu filho de 9 anos, e parte rumo ao trabalho. Ao retornar descobre que Walter desapareceu, e ela inicia uma busca exaustiva. Cinco meses depois a polícia traz uma criança, dizendo ser Walter. Atordoada pela emoção, além da presença de policiais e jornalistas que desejam tirar proveito da repercussão do caso, Christine aceita a criança. Porém, sabe que ele não é Walter e, com isso, pressiona as autoridades para que continuem as buscas.

Na Buenos Aires dos anos 80, Alicia e seu marido Roberto vivem tranquilamente com Gaby, sua filha adotiva. Porém, após o reencontro com uma velha amiga recém-chegada do exílio, Alicia começa a tomar conhecimento da cruel realidade do regime militar argentino, passando a questionar todas as suas certezas e o que considerava como verdade. Uma realidade para a qual Alicia não estava preparada, mas que agora terá de enfrentar com todas as suas consequências.


Planos tão confortáveis quanto o seu sofá. Pague um valor fixo mensal e

assista a quantos filmes quiser. Sem multa por atraso. Sem sair de casa.

Acesse www.ocinefilo.com.br e conheça as nossas vantagens.

R. Herotídies de Oliveira, 18 - Jardim Icaraí R. Gavião Peixoto, 355 loja 104 - Icaraí

apaixonados por filmes.


22

MINHA LISTA Programe os filmes que você deseja assistir NA LOCADORA

GÊNERO

TÍTULO

ELENCO

DIREÇÃO

Ação

O turista

Johnny Depp, Angelina Jolie, Paul Bettany, Timothy Dalton.

Florian Henckel von Donnersmarck

05 de maio

Drama

A morte e vida de Charlie

Zac Efron, Amanda Crew, Charlie Tahan, Augustus Prew.

Burr Steers

18 de maio

Comédia

Amor e outras Jake Gyllenhaal, Anne Hathaway, drogas Oliver Platt, Hank Azaria.

Edward Zwick

25 de maio

Drama

Além da vida

Matt Damon, Cécile De France, Frankie McLaren, George McLaren.

Clint Eastwood

19 de maio

Comédia

Entrando numa fria maior ainda com a família

Robert De Niro, Ben Stiller, Teri Polo, Barbra Streisand.

Paul Weitz

17 de maio

Drama

O vencedor

Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams, Melissa Leo.

David O. Russell

11 de maio

Ação

Caça as bruxas

Nicolas Cage, Ron Perlman, Christopher Lee, Claire Foy.

Dominic Sena

25 de maio

Drama

Secretariat – uma história impossível

Diane Lane, John Malkovich, Otto Thorwarth, James Cromwell.

Randall Wallace

11 de maio

Animação Megamente

Will Ferrell, Tina Fey, Brad Pitt, Jonah Hill.

Tom McGrath

12 de maio

Drama

Um lugar qualquer

Stephen Dorff, Elle Fanning, Chris Pontius, Caitlin Keats.

Sofia Coppola

25 de maio

Ação

Olho por olho

Djimon Hounsou, Kevin Bacon, Jirantanin Pitakporntrakul, Ron Smoorenburg.

Prachya Pinkaew

10 de maio

Drama

Bom demais pra ser verdade

Colin Firth, Amber Tamblyn, Orlando Bloom, Patricia Clarkson, Andrew McCarthy, Ellen Burstyn.

John Doyle

18 de maio

Comédia

As viagens de Gulliver

Jack Black, Jason Segel, Amanda Peet, Billy Connolly.

Rob Letterman

11 de maio

Suspense

O assassino em mim

Casey Affleck, Kate Hudson, Jessica Alba, Ned Beatty.

Michael Winterbottom

18 de maio

Drama

0 primeiro amor

Madeline Carroll, Callan McAuliffe, Rebecca De Mornay, Anthony Edwards.

Rob Reiner

19 de maio

ASSISTIR



Revista O Cinéfilo Ed. 05