Issuu on Google+

Distribuição Gratuita

Entrevista Fabio Meirelles

Indicação Rodrigo Fonseca

Quiz Especial Elizabeth Taylor

Coluna Alexandre Guerreiro


03

ÍNDICE Novidades Coluna do Alexandre Entrevista Quiz Prateleira Colunista Convidado Indicação Cine Temático Minha Lista

04 09 10 11 12 13 14 16 18

EDITORIAL Aqui estamos mais uma vez... A nossa revista traz na capa da sua 4ª edição a fantástica animação da Disney Enrolados, sucesso absoluto de público nos cinemas, agradando as crianças de todas as idades. Outro filme muito aguardado que chega este mês na sua locadora é Relíquias da Morte - Parte 1, a primeira parte do último filme do bruxo Harry Potter. Confira as curiosidades da saga mais bem sucedida do cinema no artigo da nossa consultora Thaíssa Resek. Em uma homenagem a Elizabeth Taylor, teste o seu conhecimento sobre a vida desta brilhante, e bela, atriz na nossa seção de passatempo. Curta a Prateleira do amigo Jorge Nunes, cliente desde 2005 e cinéfilo desde os anos 50. Conheça as suas indicações e desfrute o que ele selecionou para os cinéfilos de carteirinha. Saiba um pouco mais da história da Locadora O Cinéfilo na seção de Entrevista inaugurada neste número.

EXPEDIENTE A REVISTA O CINÉFILO, distribuída gratuitamente, é uma publicação mensal da locadora O CINÉFILO, produzida pela PÉ DE LIMÃO COMUNICAÇÃO E MARKETING. O CINÉFILO Rua Herotides de Oliveira, 18. Jardim Icaraí. Niterói. (21) 3603-2202 Rua Gavião Peixoto, 355, loja 104. Icaraí. Niterói. (21) 2714-7880 www.ocinefilo.com.br O conteúdo dos anúncios veiculados e os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores. Colaboradores da 4ª edição: Alexandre Guerreiro, Jorge Nunes, Rodrigo Fonseca e Thaissa Resek. COORDENAÇÃO EDITORIAL Pé de Limão Comunicação e Marketing (21) 3472-2958 | www.agenciapedelimao.com.br

Desfrute esta edição e aproveite os nossos filmes! Até a próxima! Fabio Meirelles

PARA ANUNCIAR (21) 3472-2958 atendimento@agenciapedelimao.com.br


04

Enrolados Distribuidora: Disney Gênero: Animação Origem: EUA Direção: Byron Howard e Nathan Greno Elenco: Mandy Moore, Sylvia Salustti, Zachary Levi.

Flynn Ryder (Zachary Levi) é o bandido mais procurado e sedutor do reino. Um dia, em plena fuga, ele se esconde em uma torre. Lá conhece Rapunzel (Mandy Moore), uma jovem prestes a completar 18 anos que tem um enorme cabelo dourado, de 21 metros de comprimento. Rapunzel deseja deixar seu confinamento na torre para ver as luzes que sempre surgem no dia de seu aniversário. Para tanto, faz um acordo com Flynn. Ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que tinha roubado. Só que a mamãe Gothel (Donna Murphy), que manteve Rapunzel na torre durante toda a sua vida, não quer que ela deixe o local de jeito nenhum.

Você de novo Distribuidora: Disney Gênero: Comédia Origem: EUA Direção: Andy Fickman Elenco: Kristen Bell, Jamie Lee Curtis, Sigourney Weaver, Odette Yustman.

A família de Marni tem muitas novidades pela frente. Depois que ela comunica a todos que foi promovida no trabalho, acaba descobrindo que a futura cunhada era sua inimiga número 1 na escola. Agora, ela só pensa em impedir este casamento, apesar de sua mãe insistir que ela não faça nada. Até o momento em que as duas descobrem que a mãe da futura nora também era um osso duro de roer. E agora? Esse casamento sai ou não sai?


05

Harry Potter e as relíquias da morte - I Distribuidora: Warner Gênero: Aventura Origem: EUA Direção: David Yates Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Ralph Fiennes.

Prestes a completar 17 anos, Harry Potter precisa ser transportado da casa dos seus tios até um local seguro. Lorde Voldemort e seus comensais da morte aguardam sua transferência para atacar. Para despistar Voldemort, os amigos de Harry tomam a poção polissuco e assumem a forma física de Harry. A missão é bem sucedida, mas logo a situação se torna ainda mais perigosa. O Ministro da Magia Rufus Scrimgeour é morto e, em seu lugar, assume um dos asseclas de Voldemort. Harry e seus amigos passam a ser caçados impiedosamente, obrigando que ele, Rony e Hermione fujam. Precisando mudar constantemente de lugar, eles elaboram um plano para encontrar e destruir as horcruxes que podem eliminar Voldemort de uma vez por todas.

O garoto de Liverpool Distribuidora: Swen Gênero: Drama Origem: Canadá Direção: Sam Taylor-Wood Elenco: Aaron Johnson, Kristin Scott Thomas, Anne-Marie Duff, David Threlfall.

John Lennon é um jovem que não aceita bem as regras impostas na escola e dentro de casa. Abandonado pela mãe aos cinco anos, vive com seus tios George e Mimi. Quando George morre, Lennon é obrigado a viver com Mimi, extremamente austera e sisuda. No funeral do tio vê sua mãe, que se mantém afastada. Seu primo consegue o endereço dela, e Lennon resolva visitá-la. O reencontro é a realização do sonho de Julia, que passa mais tempo com ele. Animada e inconsequente, apresenta ao filho o rock’n’roll e desperta nele a vontade de ter uma banda de rock.


06

O mafioso Distribuidora: Universal Gênero: Ação Origem: EUA Direção: Jonathan Hensleigh Elenco: Ray Stevenson, Vicent D’Onofrio, Val Kilmer, Christopher Walken.

A trama é baseada em uma história real e narra a ascensão de Danny Greene, que deixa de receber ordens da máfia italiana e começa a criar o seu próprio negócio, chegando a controlar parte da máfia da cidade de Cleveland. O problema é que a máfia não gostou da sua rebeldia e tentou de muitas maneiras matar o irlandês. O filme é baseado no livro “To Kill the Irishman: The War That Crippled the Mafia” que narra a vida do mafioso Rick Porrello.

Incontrolável Distribuidora: Fox Gênero: Ação Origem: EUA Direção: Tony Scott Elenco: Denzel Washington, Chris Pine, Rosario Dawson, Jeff Wincott.

Uma composição carregada de produtos altamente tóxicos está desgovernada e o perigo é iminente. Um maquinista e um engenheiro experiente precisam evitar que uma pequena cidade em seu caminho seja destruída. A única saída é botar em prática uma operação muito arriscada.

Os vampiros que se mordam Distribuidora: Fox Gênero: Comédia Origem: EUA Direção: Jaon Friedberg e Aaron Seltzer Elenco: Matt Lanter, Jenn Proske, Chris Riggi, Diedrich Bader.

Sátira sobre a angústia e a vida amorosa dos adolescentes e, principalmente, dos filmes que abordam a temática vampírica. Becca, adolescente ansiosa que não é vampira, está indecisa entre dois garotos (Edward e Jacob), mas primeiro ela precisa dar um jeito no pai que só faz ela passar vergonha. Enquanto isso, os amigos dela também vivem dilemas amorosos e a festa de formatura da escola está chegando.


As coisas impossíveis do amor

07

Distribuidora: Imagem Filmes Gênero: Drama Origem: EUA Direção: Don Ross Elenco: Natalie Portman, Lisa Kudrow, Lauren Ambrose, Anthony Rapp.

Emilia é uma jovem advogada recém-formada e recém-casada com Jack, seu chefe. A vida parecia perfeita, até o bebê morre. Para tentar esquecer sua dor, Emilia tenta se relacionar melhor com o filho do primeiro casamento de Jack, reatar os laços com seu próprio pai e tentar superar toda as brigas com Carolyn, a ex-mulher traída do seu marido. O filme é uma emocionante história de superação de todas as dificuldades impostas pelo amor.

Você vai conhecer o homem dos seus sonhos Distribuidora: Paris Filmes Gênero: Romance Origem: EUA Direção: Wood Allen Elenco: Naomi Watts, Josh Brolin, Anthony Hopkins, Gemma Jones.

A trama acompanha a dinâmica de dois casais: Alfie e Helena e Sally e Roy. Infeliz com a situação afetiva, Alfie abandona a companheira de longa data para relembrar o espírito aventureiro da juventude e passa a ficar com Charmaine, bem mais jovem que ele. Sally, filha de Alfie, também não anda bem no casamento, e decide investir em uma nova relação, agora com Greg, chefe dela e dono de uma galeria de arte.

De pernas pro ar Distribuidora: Paris Filmes Gênero: Comédia Origem: Brasil Direção: Roberto Santucci Elenco: Ingrid Guimarães, Bruno Garcia, Maria Paula, Antônio Pedro.

Owen Peadman (Jason Mewes) tem um dom para preparar coquetéis. Seu sonho é conseguir dinheiro para salvar o restaurante do pai e, por causa disto, decide se inscrever em um concurso de bartenders que ocorrerá em Hollywood. Ao chegar ele recebe a ajuda de seu tio Earl (David Keith) e passa a frequentar várias festas. Numa delas conhece Lisa Mancini (Paris Hilton), a bela namorada de um ator famoso, que guarda um segredo bastante íntimo dele.


08

A mentira Distribuidora: Sony Gênero: Comédia Origem: EUA Direção: Will Gluck Elenco: Emma Stone, Penn Badgley, Dan Byrd, Amanda Bynes.

Olive era aquele tipo de estudante que ninguém notava a sua presença e seu amigo Brandon sofria horrores na escola porque era gay. Até o dia em que eles tiveram a ideia de simular uma transa na presença de todos durante uma festa. Foi a deixa para que Olive tornar-se a mais popular da escola, mas toda malandragem tem seu preço e ela passou a ser perseguida por sua, digamos, liberdade.

Ladrões Distribuidora: Sony Gênero: Ação Origem: EUA Direção: John Luessenhop Elenco: Chris Brown, Hayden Christensen, Paul Walker, Matt Dillon.

“Ladrões” gira em torno de um famoso grupo de criminosos que continuam a confundir a polícia com seus roubos a banco executados à perfeição. Mas, ao planejar um último roubo, onde está em jogo um valor maior do que jamais tentaram roubar, o grupo vê seus planos interrompidos por um detetive linha dura que está decidido a elucidar o caso.


09

O TALENTO DE DAVID FINCHER Alexandre Guerreiro

A obra de David Fincher (A Rede Social) chamou a atenção desde o início. Fincher dirigiu seu primeiro longa aos 30 anos, em 1992, quando foi chamado para assinar o terceiro episódio da série Alien, sucedendo os renomados Ridley Scott (Alien, o 8º Passageiro) e James Cameron (Aliens). Alien3 tentou recuperar o suspense psicológico que marca o primeiro filme da série, mas foi atacado pela crítica, algo que Fincher reverteu completamente em seu longa seguinte, Seven, sucesso de público e crítica que iniciou sua parceria com Brad Pitt. Considerado um dos mais promissores dentre os jovens diretores de Hollywood desde então, Fincher expôs seu estilo e habilidade narrativa. O acúmulo de uma vasta experiência em comerciais e, particularmente, em videoclipes (de Aerosmith a Madonna), contribuiu para uma fácil comunicação de seus filmes com o público. Foi o que aconteceu com Clube da Luta (realizado logo depois de Vidas em Jogo), segunda parceria com Brad Pitt, que se tornou rapidamente um Cult. O excesso de violência, objeto de crítica na época de seu lançamento, dilui-se na legião de fãs que o filme angariou. Fincher é um diretor que aceita riscos. Em O Quarto do Pânico, no qual ele trabalhou com Jodie Foster e Forret Whitaker, e que colocou em destaque a jovem atriz Kristen Stewart (lançada ao estrelato pouco depois com a série Crepúsculo), mãe e filha ficam trancadas num pequeno recinto para fugirem de bandidos que invadem a casa. Apenas uma direção hábil como a de Fincher consegue manter o interesse do espectador

Mestre em Comunicação (UFF), bacharel em Cinema (UFF), bacharel e licenciado em História (UERJ). Produtor cultural e cineasta, curador e produtor das mostras O Cinema de Eric Rohmer, Godard 80, Cineducando e O Rio de Janeiro Segundo o Cinema. Integra a equipe do Cineduc - Cinema e Educação.

dada a imobilidade das personagens centrais, construindo um belo filme de suspense em um exercício de direção de tirar o fôlego. Após o ótimo Zodíaco, Fincher realizou O Curioso Caso de Benjamin Button, a nova parceria com Brad Pitt, que rendeu para ambos bons resultados. Os dois foram indicados ao Oscar, num total de 13 indicações para o filme, bem como aos principais prêmios do ano. O roteiro, adaptado da obra de F.Scott Fitzgerald, exige um acurado trabalho de direção, e Fincher ratificou seu talento e capacidade de lidar com temas difíceis. Sua segunda e merecida indicação ao Oscar de Melhor Direção chegou com A Rede Social. Vencedor do Oscar 2011 de Melhor Roteiro Adaptado, Montagem e Trilha Sonora, o filme foi considerado um dos melhores do ano e da carreira de Fincher, um trabalho extremamente competente e que capta com perfeição a essência do mundo contemporâneo. Novos desafios estão por vir, e o cinema de David Fincher aponta para sucessos futuros. Mas enquanto seus próximos projetos não chegam, vale a pena (re)descobrir seus filmes.


10

ENTREVISTA com Fabio Meirelles sendo o nosso “carro chefe”. No sistema tradicional, também prestigiamos aqueles que são apaixonados por filmes, pois quanto mais filmes ele assistir, mais barato fica, chegando a 30% de desconto sobre o preço básico da locação.

O Cinéfilo é reconhecido como tendo o melhor acervo de filmes da nossa cidade. Como foi possível conquistar esse título?

Como surgiu a ideia de criar a locadora O Cinéfilo? A ideia surgiu em 2004 a partir do modelo da locadora norte-americana Netflix, que era o modelo de locações mensais, no qual por um valor fixo você pode assistir a quantos filmes quiser e sem data pré-definida para devolução.

Mas o modelo adotado pela locadora O Cinéfilo é diferente da Netflix. Pois é. A Netflix tem um modelo muito impessoal, que é 100% via internet e com entregas pelo correio. Acreditamos que o contato com o cliente enriquece a nossa relação e a paixão pelo filme. Dessa forma, procuramos desenvolver o nosso negócio em um ambiente aconchegante, o cliente sente prazer em estar conosco.

O Cinéfilo trabalha só com o sistema de mensalidade? Não. Nos dois primeiros anos, para fortalecer esse conceito, só atuávamos com a mensalidade, mas depois que este sistema se firmou e se tornou um sucesso, abrimos também para locações tradicionais. A mensalidade continua

Eu sempre gostei muito de filmes, e já era um cinéfilo antes de me dar conta disso. A partir daí, fui comprando filmes que as outras locadoras consideravam não comerciais. Eu tenho prazer em fazer uma espécie de coleção particular, “garimpando” filmes que ninguém consegue. Os clientes sempre me ajudaram muito, com indicações primorosas, a eles eu sempre agradeço, pois colaboram imensamente para a melhoria constante do nosso acervo.

Como você vê o futuro das locadoras? Muitas pessoas falam que elas deixarão de existir, mas eu não acredito. Falavam isso há 15 anos atrás sobre as livrarias e elas continuam aí. O Cinéfilo está sempre atento aos novos formatos, fomos os primeiros em Niterói a trabalhar com o Blu-Ray. Acredito que teremos mudanças, mas o sucesso que temos tido ao longo desses anos, com resultados crescentes no faturamento da empresa, me faz crer que continuaremos participando do entretenimento e da cultura das famílias dos nossos atuais e futuros clientes.


11


12

PRATELEIRA | Jorge Nunes Cliente da locadora O Cinéfilo desde setembro de 2005. As Diabólicas “Preto e branco dirigido pelo premiado diretor francês George Clouzot, filmado em 1955, mantém um grande suspense em que a esposa e a amante de um professor planejam matá-lo num crime perfeito. Esta obra-prima termina num clímax surpreendente e inesperado. Uma curiosidade é a participação da atriz e esposa do diretor, que é brasileira, com o nome artístico de Vera Clouzot, ao lado da estrela do cinema francês da época Simone Signoret.”

Quanto Mais Quente Melhor "Filme em preto e branco, dirigido em 1959 por Billy Wilder, considerado um clássico da comédia mundial com as impagáveis situações em que se metem dois músicos (Tony Curtis e Jack Lemon) que testemunham o Massacre de San Valentine, e que para escaparem da perseguição dos gangsters que perpetraram o crime, decidem se vestir de mulher e ingressar numa banda só de moças, em que Sugar Kane (Marilyn Monroe) era a estrela. Viajam para Flórida com a banda e lá encontram novamente os perseguidores, seguindo-se uma interminável série de situações impagáveis, até a última e hilária cena." Uma Rua Chamada Pecado "Filme em preto e branco – dirigido pelo renomado diretor norte-americano Elia Kazam, em 1951, e baseado na peça homônima de Tennessee Williams, tantas vezes encenado no Brasil. Indicado para 12 Oscars, Globo de Ouro, etc, tornou-se um grande clássico de sucesso do cinema americano de todos os tempos. O filme relata o amor submisso de uma esposa a um marido grosseiro e violento e a reviravolta tempestuosa que ocorre com a inesperada visita de sua irmã e que se hospeda em sua casa num bairro pobre da cidade. A personalidade bipolar da irmã vivida pela atriz Vivien Leigh, e o clima de tensão sexual que estabelece com o cunhado, permitem um desempenho artístico magistral dos dois atores principais: Marlon Brando e Vivien Leigh (ganhadora do Oscar de melhor atriz).” Um Lugar ao Sol "Filme em preto e branco, dirigido por George Stevens em 1951, baseado no livro de Theodore Dreiser “Uma tragédia americana”, que relata a história de um jovem pobre (Montgomery Clift) que ambiciona a riqueza quando vai morar e trabalhar na fábrica de seu tio rico, onde se envolve com uma das operárias que fica grávida (Shelley Winters). Estabelece-se o triângulo amoroso quando encontra em uma elegante recepção sua prima (Elizabeth Taylor aos 19 anos de idade). Com a ameaça da operária aos seus planos de ascensão social, uma sucessão de acontecimentos mudam seus planos de matá-la, criando um terrível impacto e incomparável suspense.”


13


14

INDICAÇÃO Envolvido com as filmagens de uma história sobre amor e outros objetos pontiagudos com Albert Brooks e Megan Fox, o diretor, produtor e roteirista novaiorquino Judd Apatow traduz na forma de filmes um pensamento que o filósofo Henri Bergson (1859-1941) imprimiu no livro “O riso”: o humor salva o homem da ignorância. Por isso, o diretor, produtor e roteirista arrebata elogios da crítica mundial e é encarado como o atual pensador da comédia americana, herdando a tradição da gargalhada inteligente celebrizada por Billy Wilder, Woody Allen e Mel Brooks. Apatow é o nome que Hollywood convoca quando precisa garantir prestígio a um humorista. Ele ajudou Jim Carrey a rir da crise financeira ao escrever “As loucas aventuras de Dick & Jane” (2006). Expôs angústias hormonais juvenis com “Superbad — É hoje” (2007), que produziu. Falou da maconha como prazer em “Segurando as pontas” (2008) sem chocar caretas. Faz o que faz inspirado por uma dor do passado: - Lá pelos meus 24 anos, levei um pé na bunda de uma garota por quem fui muito apaixonado. Só consegui pensar em morrer. Até entrar num cinema onde passava “Nosso querido Bob”, comédia com Bill Murray e Richard Dreyfuss. Eu era a pessoa mais infeliz do mundo, mas as duas horas em que Murray me matou de rir foram as melhores de toda a vida. Por isso, entendo quando uma comédia rende milhões de dólares em tempo de crise - contou Apatow, em uma entrevista de 2009, quando lançou “Tá rindo de quê?” (“Funny people”), seu longa-metragem mais pessoal (e doloroso). Lançado apenas em DVD no Brasil, “Tá rindo de quê?” narra as dificuldades do jovem humorista Ira Wright (Seth Rogen, em atuação primorosa) para estabelecer um laço de amizade com o poço de egoísmo chamado George Simmons (Adam Sandler). Simmons recebe a notícia de que tem uma doença terminal. Antes de morrer, quer reatar com um amor do passado (Leslie Mann, mulher de Apatow) e arrasta o pobre Wright


15

com ele. Apesar de a sua bilheteria ter estagnado em US$ 51 milhões, o longa é o estandarte da maestria de Apatow para narrar angústias do amadurecer. Como realizador, Apatow dirigiu ainda “O virgem de 40 anos” (“The 40-year-old virgin”, 2005) e “Ligeiramente grávidos” (“Knocked up”, 2007), ambos consagrados com enorme sucesso de bilheteria. O primeiro transformou Steve Carell em um dos comediantes de maior sucesso dos EUA ao protagonizar uma produção de US$ 26 milhões, cujo faturamento chegou a US$ 109,4 milhões. Na trama, Carell é Andy Stitzer, que chegou aos 40 sem desfrutar os prazeres do sexo. Mas algo em sua rotina vai mudar. Orçado em US$ 30 milhões, “Ligeiramente grávidos” arrecadou US$ 148,7 milhões apoiado nas hilárias situações vividas por dois jovens radicalmente diferentes. De um lado está a apresentadora de TV Alison (Katherine Heigl), ambiciosa e determinada. Do outro, está o desocupado profissional Ben Stone (Seth Rogen), que vive às custas de uma indenização trabalhista. Um descuido na hora do sexo faz com que a cegonha bata à porta de Alison, obrigando a dupla a levar uma vida a dois. Contundentes em sua reflexão sobre as acomodações nossas de cada dia, os três longas ilustram as nuanças autorais de um mestre da arte de fazer rir. Apatow é a garantia de uma alegria inteligente em seu lar.

Rodrigo Fonseca, formado pela UFRJ, é jornalista e produtor editorial, trabalhando como repórter e crítico de cinema desde 2000. Integrante do time de Bonequinhos do jornal O GLOBO, no qual faz a cobertura da área cinematográfica desde 2005, é professor da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. Escreveu os livros “Meu compadre cinema - Sonhos, saudades e sucessos de Nelson Pereira dos Santos” (2005) e “Cinco mais cinco - Os melhores filmes brasileiros em bilheteria e crítica” (2007).


16


Melhor que meia-entrada. Pague uma vez e assista a quantos filmes quiser. Planos Mensais Cinéfilo Sob Controle Você pode alugar o máximo de 1 (um) filme por vez. Para assistir a outro filme, basta devolver o que está com você.

R$

59,00

R$

79,00

Cinéfilo Maníaco Você pode alugar o máximo de 2 (dois) filmes por vez. Para assistir a outro filme, basta devolver o que está com você.

Com um valor fixo, você aluga quantos filmes quiser e não precisa se preocupar com multas. Os planos mensais dão direito ao titular de indicar até 4 dependentes, e o limite de filmes vale para o grupo como um todo. O cinéfilo entrega e busca os filmes no endereço especificado pelo titular¹. Sem limites² ou taxas adicionais³.

Pacotes Promocionais O Cinéfilo disponibiliza diversos pacotes promocionais, com descontos crescentes para quem assiste a muitos filmes. E o melhor, sem prazo de validade e com entrega em sua casa. 1, 3

Locação Coadjuvante

4

Protagonista

10

Cineasta

18

R$ Promoção

27,00 R$ 60,00 R$ 95,00 R$

R$ Cada filme

6,75 R$ 6,00 R$ 5,28 R$

apaixonados por filmes.


18


Esta revista é fruto da parceria entre a locadora O Cinéfilo e a Agência Pé de Limão.

DESIGN WEB

DO ONTEÚ C E D O AÇÃ ELABOR IS ESPECIA S O T E J PRO



Revista O Cinéfilo Ed. 04