Issuu on Google+

Roberval Fraga Lopes

a

Jesus Ressuscitou

Redenção

O próprio filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo, ao longo do seu ministério terreno, mesmo revestido da plena proteção e unção de Deus seu pai, teve os seus instantes de expectativas, quando no silêncio sombrio do Getsemani assim orava: “Meu pai, se possível, passa de mim este cálice.” Como se não pudesse vencer a ignomínia, a profunda dor das chicotadas, dos espinhos que furariam sua cabeça, dos cravos enferrujados que vazariam suas mãos e os seus pés, a dor da rejeição de um povo para o qual viera; por fim do abandono dos seus discípulos. Todavia, com todos estes sofrimentos que o esperavam numa cruz, o Senhor Jesus não fugiu do seu destino — ser o Redentor da humanidade. Somente este doloroso cenário, já seria

a

Redenção

“A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos, e as viúvas nas suas tribulações, e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.”

Neste livro, destaco alguns assuntos importantes para que os iniciantes no Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo tenham seus cuidados; para que não sejam enganados por falsas doutrinas, que nada tem a ver com a Santa Palavra da Deus que é a Bíblia Sagrada.

O Caminho Para

O Caminho Para

Religião, que me desculpem os religiosos, para em nada nos edifica, porque todas elas são falíveis, pois são feitas por mãos de homens pecadores e mortais. A verdadeira religião é aquela que o Espírito Santo de Deus inspirou o apóstolo Tiago, como está registrado na sua epístola, no Capítulo primeiro, versículo 27:

Quero dizer a meus amados irmãos e leitores que é imprescindível que se esteja possuído da fé genuína que excede a todo entendimento, para que sejam cheios da plenitude de Deus em Cristo Jesus.

Roberval Fraga Lopes

mais do que suficiente para que todos deste mundo o aceitassem como seu Senhor e Salvador, não importando religião, classe social, riqueza, grau de escolaridade etc.

Quero dizer aos senhores doutores teólogos e aos arautos da palavra de Deus que a simplicidade com que foi escrito este livro foi tão somente visando alcançar o maior número de pessoas que estão começando a andar nos caminhos de Deus em Cristo Jesus; para que formem dentro de seus corações e mentes o temor e o tremor Àquele que é tudo em todos nós Deus em Cristo Jesus; pois entendo que o limite do homem é o começo de Deus; portanto não temas.

Roberval Fraga Lopes


O CAMINHO PARA

A

JESUS RESSUSCITOU

REDENÇÃO


O CAMINHO PARA

A

REDENÇÃO

JESUS RESSUSCITOU

Roberval Fraga Lopes


Copyright © 2012 by Roberval Fraga Lopes Todos os direitos desta edição reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida por qualquer processo eletrônico ou mecânico, fotocopiada ou gravada sem autorização expressa do autor.

ISBN: 978-85-98792-27-9

PRODUÇÃO: Aped - Apoio e Produção Editora Ltda.

CONTATO DO AUTOR: Tels.: 21 - 2467-0611 | 9167-8060

Aped - Apoio & Produção Editora Ltda. Rua Sylvio da Rocha Pollis, 201 - bl. 04 - 1106 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - 22793-395 Tel.: (21) 3183-0849/ 2498-8483 www.apededitora.com.br aped@wnetrj.com.br


DEDICATÓRIA

À minha esposa Pastora Marinez. Aos meus filhos Mônica, Pastor Roberval Júnior e Pastor Marcelo. Ao meu genro Elias e minhas noras Beatriz e Joice. Aos meus queridos netos, com carinho e amor, Ana Lecia, Lucas, Mateus e João Gabriel.

• 5


AGRADECIMENTOS

Ao amigo Floriano, pela colaboração na digitação.

• 7


BIOGRAFIA

Roberval Fraga Lopes, nascido em 10 de abril de 1943, na cidade Cachoeira, estado da Bahia é casado e pai de três filhos. Converdo para o evangelho em 1980 na igreja de Nova Vida, no bairro do Zumbi na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Foi chamado para o ministério diaconal em 7 de fevereiro de 1985, ordenado pelo bispo primaz das igrejas de Nova Vida, no templo sede, no bairro de Botafogo, na presença do presbitério.

• 9


TEXTOS BÍBLICOS

Todos os textos bíblicos foram extraídos da edição revista e atualizada do Brasil, na tradução de João Ferreira de Almeida, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil.

• 11


ASSUNTOS TRATADOS

Diversos para a Redenção da humanidade, mais os adventos que antecedem e os que precedem ao Apocalipse. Registros bíblicos 174.

• 13


PREFÁCIO

Foi com muita honra e alegria que aceitei o convite de meu pai para escrever o prefácio deste seu primeiro livro. Dois novos livros já estão escritos e prontos para serem produzidos. O autor, de quem herdei não apenas o nome, mas também o amor pela palavra de Deus, inspirado pelo Espírito Santo, discorre com graça e unção a respeito da salvação da humanidade, levando o leitor e, especialmente àqueles que estão começando a andar nos caminhos de Deus, a um edificante passeio pelas Sagradas Escrituras. O caminho para a Redenção possui uma linguagem clara e direta, uma mensagem profundamente bíblica, respaldada por mais de 173 versículos ao longo da obra. O diácono Roberval Lopes mais uma • 15


16 • ROBERVAL FRAGA LOPES

vez apresenta ao povo evangélico e a todos aqueles que desejam ter “um encontro real com Deus”, não apenas um livro, mas uma verdadeira fonte de bênçãos e de reflexão sobre a pessoa e a obra do Senhor Jesus Cristo. Que o leitor possa desfrutar de cada ensino deste livro, e que estas páginas acrescentem muito à sua vida espiritual. Deus o abençoe muissimo. Graça e paz!

Pastor Roberval Júnior Pastor auxiliar do Projeto Vida Nova do Tauá Ilha do Governador – RJ


É imprescindível ao homem ter um encontro real com Deus em Cristo Jesus, porque somente assim o conheceremos em espírito e em verdade, para isso temos que nos fazer achados Dele. E como sermos achados? Mostrando-nos diuturnamente a Ele através das nossas orações, porque essa é a única forma eficaz de se deixar ser achado por Deus em Cristo Jesus. E para que Ele ouça os nossos clamores, estes têm que ecoar sem cessar nos céus; para que o Senhor Deus, na sua infinita misericórdia possa nos conceder a sua graça gratuita, e através do Seu Filho Unigênito o Senhor Jesus Cristo, nos transformar em novas criaturas para assim vivermos longe das imundícias do mundo, para que não soframos os ataques do diabo e seus de• 17


18 • ROBERVAL FRAGA LOPES

mônios, que sempre procuram nos causar dores que tanto doem no nosso viver. O próprio filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo, ao longo do seu ministério terreno, mesmo revesdo da plena proteção e unção de Deus seu pai, teve os seus instantes de expectavas, quando no silêncio sombrio do Getsemani assim orava: “Meu pai, se possível, passa de mim este cálice.” Como se não pudesse vencer a ignomínia, a profunda dor das chicotadas, dos espinhos que furariam sua cabeça, dos cravos enferrujados que vazariam suas mãos e os seus pés, a dor da rejeição de um povo para o qual viera; por fim do abandono dos seus discípulos. Todavia, com todos estes sofrimentos que o esperavam numa cruz, o Senhor Jesus não fugiu do seu desno — ser o Redentor da humanidade. Somente este doloroso cenário, já seria mais do que suficiente para que todos deste mundo o


O     R   • 19

aceitassem como seu Senhor e Salvador, nĂŁo importando religiĂŁo, classe social, riqueza, grau de escolaridade etc. ReligiĂŁo, que me desculpem os religiosos, para em nada nos ediďŹ ca, porque todas elas sĂŁo falĂ­veis, pois sĂŁo feitas por mĂŁos de homens pecadores e mortais. A verdadeira religiĂŁo ĂŠ aquela que o EspĂ­rito Santo de Deus inspirou o apĂłstolo Tiago, como estĂĄ registrado na sua epĂ­stola, no CapĂ­tulo primeiro, versĂ­culo 27: “A religiĂŁo pura e sem mĂĄcula, para com o nosso Deus e Pai ĂŠ esta: visitar os ĂłrfĂŁos, e as viĂşvas nas suas tribulaçþes, e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.â€? A cor da pele humana para Deus em Cristo Jesus tambĂŠm nĂŁo importa absolutamente em nada. Seja ela amarela, parda, branca,negra etc., Deus nĂŁo fez pele e sim, e tĂŁo somente, uma raça.


20 • ROBERVAL FRAGA LOPES

Vejamos o que está registrado no livro de Atos dos Apóstolos. O evangelista Lucas inspirado pelo Espírito Santo de Deus assim registrou, como está no Capítulo 17, versículo 26 “a”: “De um só fez toda a raça humana, para habitar sobre toda a face da terra.” O profeta Isaías, conhecido como o profeta messiânico, registrou com uma clareza de perfeição, como se esvesse presente naquele acontecimento ímpar universal, da crucificação do nosso senhor Jesus Cristo, como está registrado no seu livro no Capítulo 53, versículos 1-12. Vejamos: — Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? — Porque foi subindo como renovo perante Ele, e como raiz numa terra seca; não nha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.


Degusta Caminhos para a Redenção