Livro desafios

Page 95

REDES DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Uma das boas oportunidades de formação continuada, grupos de estudo e compartilhamento de pesquisas é a participação nas redes de Educação Artística existentes, que podem congregar pessoas de diferentes culturas e com difetentes experiências e focos de estudo e pesquisa pelo mundo. Dentre elas, detaca-se aqui a Rede Iberoamericana de Educação Artística, criada durante o Congresso de Educação Artística realizado em Beja – Portugal, em maio de 2008. Essa rede foi pensada da seguinte forma:

- É uma rede rizomática, móvel, organizada a partir de nós tanto geográficos, como temáticos, por âmbitos etc. Cada nó pode ser gerado e mantido por membros individuais ou colectivos. - Uma rede livre, independente, onde cada espaço individual ou de grupo pode funcionar autonomamente sem hierarquias. - Uma rede que pretende criar instrumentos que recolham as inquietudes, as dinâmicas distintas, diversas, variadas no âmbito da Educação Artística, Arte Educação, Educação para a cultura visual. - Os Espaços de encontro da rede são: um espaço do portal (em construção em http://www. rede-educacao-artistica.org/); uma revista on-line (em construção) e congressos trienais.26 Em 2010 o primeiro número da revista In-visibilidades já estará em circulação e o compartilhamento de informações vem se consolidando, sendo necessário que as pessoas usem mais o espaço para discussão que para o simples repasse de informações sobre cursos, palestras, encontros etc. Sabe-se que também em relação a isso há um tempo para que as pessoas possam incorporar novas maneiras de participação em discussões no espaço virtual, pois é relativamente recente essa possibilidade de maneira mais democrática de acesso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo e a pesquisa no campo da construção de conhecimento e tecnologias contemporâneas em Educação Artística são necessidades prementes na área. A divulgação de propostas e relatos que propaguem ações nesse campo é tarefa de quem trabalha no ensino de arte. E as tecnologias contemporâneas em muito contribuem para isso, uma vez que vários são, hoje, os espaços virtuais em que as pessoas podem se conectar, discutir, compartilhar, estudar, divulgar e pesquisar. Esse grande número de espaços, por um lado, amplia as possibilidades de participação e, por outro, dilui a concentração das informações. Cabe ao professor eleger os espaços em que se sente mais acolhido e onde encontre mais potencial de colaboração significativa.

26

In Conclusões do Congresso Ibero Americano de Educação Artística: Sentidos Transibéricos, junho 2008. 95


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.