Os nossos associados entrevista rosario durao

Page 1

Os nossos Associados Neste espaço pretendemos dar a conhecer as atividades e o trabalho desenvolvidos em Comunicação Técnica pelos nossos associados. A nossa primeira entrevistada – em jeito de aprazível conversa – foi Rosário Durão!

Entrevista a Rosário Durão Rosário Durão é docente de comunicação técnica no Department of Communication, Liberal Arts, Social Sciences da New Mexico Tech (NMT) onde ensina comunicação profissional internacional, comunicação visual, visualização de dados, design digital e escrita técnica. Os seus interesses de investigação situam-se na interseção da comunicação profissional internacional, o design de informação e visualização de dados, os estudos de ciência e tecnologia, e a complexidade. Atualmente, investiga a universalidade e a especificidade cultural das representações visuais em ciência e tecnologia. Fundou e dirige a revista digital connexions • international professional communication journal. É co-diretora do projeto Humanizing Tech/nology do Department of Communication, Liberal Arts, Social Sciences, e diretora do grupo de investigação Visualizing STEM Research Synergy Cluster do mesmo projeto.

1/7

1. O percurso académico da Rosário é pautado pela diversidade: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Mestrado em Estudos Anglo-Americanos e Doutoramento em Estudos de Tradução, sendo presentemente docente de Comunicação Técnica. Nesta – aparente – diversidade, em que aspetos é que as áreas confluem e se enriquecem mutuamente? Nada se perde nunca. Nada do que nós aprendemos se perde pelo caminho. Há, pelo contrário, um enriquecimento constante. A título de exemplo, a minha formação em línguas, literaturas e culturas foi importante este ano quando estava a dar a cadeira de “Visualização de Dados” (Data Visualization) a alunos de ciências e tecnologia. A cadeira decorreu sob a forma de seminários e quando discutíamos na aula os artigos que os alunos tinham lido, por vezes eles faziam uma interpretação menos rica do conteúdo porque desconheciam as conotações de certas palavras. Mas eu tinha acesso a conhecimentos que permitiam descodificá-las: as questões do Humanismo ou os valores Renascentistas, por exemplo. Por isso, fazia um desvio no debate e desenvolvia os temas... E as coisas faziam sentido para eles, ou melhor, faziam outro sentido. A primeira parte da cadeira foi a história da visualização de dados e era muito importante eles compreenderem como somos fruto de cosmovisões


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.