APAT 126

Page 8

ATUALIDADE

Shipping de contentores multiplica lucros Investimentos avançam nos portos As últimas semanas foram ricas em anúncios de investimentos e melhorias nos portos nacionais. Em Leixões, foi finalmente adjudicada a melhoria das acessibilidades marítimas com o prolongamento do quebra-mar e a dragagem do canal de acesso e da bacia de rotação. As obras, orçadas em 147 milhões de euros, deverão avançar em Fevereiro e são tidas como essenciais para possibilitar a escala em Leixões de navios de maiores dimensões, que para o efeito disporão do anunciado terminal de -14 metros. Em Aveiro, foi lançado o concurso, de 5,8 milhões de euros, para a infraestruturação da segunda fase da ZALI – Zona de Atividades Logísticas e Industriais. Serão mais 45 hectares que ficarão prontos a receber indústrias ou operadores que tenham vantagem em estar dentro do porto. A ZALI, note-se, disporá de uma frente de cais de mais de mil metros. Em Setúbal, assinalou-se a entrada em produção da Janela Única Logística (JUL), com todas as potencialidades que representa na integração dos modos terrestres e na ligação aos portos secos e plataformas logísticas. Em Sines, a PSA Sines contratou a expansão do Terminal XXI em 204 metros. As obras deverão ficar concluídas no final de 2021, num investimento de 16,5 milhões de euros. Finalmente, a Portos dos Açores anunciou a compra, por 3,9 milhões de euros, de oito reach stakers para os portos de Ponta Delgada, Praia da Vitória e Velas.

8

A Sea-Intelligence reviu, pela quarta vez este ano, a previsão do EBITDA para o setor do transporte marítimo de contentores, para 14 mil milhões de dólares, o melhor resultado dos últimos oito anos. A nova previsão contrasta, e de que maneira, com a projeção feita em abril, em plena primeira vaga da pandemia, quando antecipou que, no pior cenário, as perdas operacionais das companhias de transporte marítimo de contentores poderiam chegar aos 23 mil milhões de dólares. Entretanto, as companhias cortaram capacidade, forçaram o aumento dos fretes, ajudaram ao congestionamento dos terminais e à escassez de contentores, degradaram a fiabilidade dos serviços e... multiplicaram os lucros. Maersk e CMA CGM, por exemplo, anunciaram no terceiro trimestre margens de EBITDA de 25%, com perspetivas de melhoria... A propósito da degradação das condições dos serviços, a APAT emitiu oportunamente um comunicado em que criticou o facto de o transporte marítimo não estar a fazer o que lhe competiria para ajudar a ultrapassar a crise provocada pela Covid-19. E em que pediu à tutela para pressionar Bruxelas a investigar as práticas dos operadores marítimos, a exemplo do que estão a fazer os EUA, China e Índia.

CE propõe duplicar o transporte ferroviário A Comissão Europeia apresentou a sua Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, juntamente com um Plano de Ação a quatro anos com 82 iniciativas. O objetivo assumido é concretizar a transformação ecológica e digital do sistema de transportes, tornando-o mais resiliente, ao mesmo tempo que se reduzem em 90% as emissões poluentes, como previsto no Green Deal. Na sua Comunicação, a Comissão Europeia traça objetivos concretos e calendarizados no tempo. Destaque para a duplicação do tráfego da Alta Velocidade até 2030 e do tráfego ferroviário de mercadorias até 2050. Mas todos os modos de transporte serão chamados para o desafio. Alguns marcos concretos agora fixados pela Comissão: Até 2030: ∞ o tráfego de comboios de Alta Velocidade duplicará em toda a Europa ∞ a mobilidade automatizada será implementada em grande escala ∞ as embarcações marítimas de emissões nulas estarão prontas para serem comercializadas Até 2035: ∞ as aeronaves de grandes dimensões de emissões nulas estarão prontas para serem comercializadas Até 2050: ∞ quase todos os automóveis, carrinhas e autocarros, bem como os veículos pesados novos, serão de emissões nulas ∞ o tráfego ferroviário de mercadorias irá duplicar ∞ haverá uma Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) multimodal plenamente operacional para transportes sustentáveis e inteligentes, com conectividade de alta velocidade.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.