Page 1

A Pala revista EDITAL 2013.2

EDITAL PRORROGADO ATÉ 31 DE MARÇO DE 2014 1 - Chamadas de Textos:

A Palarevista, ISSN 2177-7373, no uso de suas atribuições divulga a chamada de artigos para sua edição número 04, com publicação prevista para o primeiro semestre de 2014. Avisamos que receberemos artigos, textos livres e poesias. O período para encaminhamento das proposições será: 10 de novembro à 30 de dezembro de 2013.

(ATENÇÃO: EDITAL PRORROGADO ATÉ 31 DE MARÇO DE 2014). Lembramos: 1)somente serão selecionados para avaliação textos condizentes com a política editorial das revistas e dentro das normas de publicação; 2) Além dos textos selecionados via edital público, A Pala revista reserva-se o direito de selecionar textos a partir de convites, caso entenda que uma determinada produção tenha relevância cientifica ou política para o momento.

Abaixo: Politica Editorial; Normas para os artigos; Normas para o texto livre e poesias.

2 - Política Editorial:

O objetivo da A Palarevistaé viabilizar um veículo de informação experimental e dinâmico que ofereça novas leituras e interpretações sobre a cidade de Feira de Santana, sobre a história e a sociedade em seus diversos aspectos. Nas páginas desta revista serão priorizados editorialmente os textos que relatem de forma crítica as experiências, lutas e resistências dos sujeitos, grupos e classes sociais; a denúncia dos poderes e domínios bem como suas formas e tecnologias; os debates sobre a memória suas construções, desconstruções e disputas; debates sobre teoria e ou historiografia que contribuam para luta contra o conservadorismo que hoje é hegemônico dentro dos cursos de História e Ciências Sociais.


2 A princípio, a revista manterá sua preferência para textos produzidos pelo corpo discente do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, podendo, eventualmente e de maneira interdisciplinar, estender-se a qualquer discente dos inúmeros cursos da UEFS de outra instituição ou autônomo, desde que o trabalhoesteja condizente com a linha editorial e suas prioridades de publicação descritas no parágrafo anterior.

3 - Normas de Publicação:

3.1. Podem encaminhar trabalhos discentes, pesquisadores ou autores de História, Ciências Humanas e Filosofia,autônomos ou com vínculos em instituições públicas ou privadas, desde que o tema dos trabalhos seja de relevância para suas respectivas área e que se enquadre na política editorial da revista. 3.2. Só serão aceitos para publicação trabalhosinéditos ou derivados de monografias, dissertações e teses, destinando-se exclusivamente A Palarevista, sendo permitida sua reprodução em outras publicações mediante autorização do Conselho Editorial, devendo, neste caso, constar a citação da publicação original. 3.3. Os trabalhos enviados serão primeiramente analisados pelo Conselho Editorial em relação à adequação à linha editorial e às normas da revista. A decisão desta análise será comunicada aos autores. A avaliação é realizada por consultores, membros do Conselho Consultivo da A Palarevista, e/oupareceristas ad hoc convidados pelo Conselho Editorial, com base nas linhas de pesquisas dos mesmos. 3.4. O trabalho encaminhado ao autor para reformulação deverá retornar ao Conselho Editorial no prazo máximo de 20 dias. Fora desse prazo será considerada nova submissão. 3.5. O autor deverá manter seu e-mail atualizado para todas as comunicações. 3.6. A Palarevistareserva-se o direito derevisar os trabalhos corrigindo as eventuais imprecisões ortográficas egramaticais. Assim, A Palarevistanão assume a responsabilidade por equívocosgramaticais, e se dá, portanto, ao direito de decidir quanto a alterações e correções. 3.7. O autor, identificando a necessidade de solicitar uma errata, deverá enviá-la no prazo máximo de30dias após a publicação do artigo, e ficará a critério da A Palarevistaà decisão sobre sua relevância e possível ajuste. 4 - Normas para artigos e demais trabalhos: 4.1. Ser inédito. 4.2. Título, resumo, palavras-chave e texto em português. 4a - Formato do Artigo:


3 4a.1 - Em caixa-alta em fonte 12 o título do artigo. Em fonte 12 o nome do autor ou autores que deverá estar alinhado à esquerda com nota de referência informando suas atividades profissionais, vínculos institucionais, a formação e a instituição dos mesmos. Além do título no formato acima especificado, os artigos deverão conter um resumo na língua escrita do trabalho (português), contendo no máximo 10 linhas, e por uma lista de três palavras-chave, separadas por ponto.As páginas devem ser numeradas (margem inferior direita), inclusive a primeira.

4a.2 - O texto deverá ter a extensão mínima de 08 e máxima de 12 páginas, excluindo as referências bibliográficas.As margens: superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 3 cm e direita 3 cm. O texto completo do artigo deverá ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12 pt e com espaçamento 1,5, em formato de arquivo Word for Windows. 4a.3 - As citações no interior do texto deverão obedecer às seguintes normas: As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências das citações devem ser indicadas por nota de rodapé (Em fonte Times New Roman tamanho 10 pt). As citações a partir de quatro linhas devem ser em tamanho 11 pt, espaço simples, com recuo à direito de 4 cm. As referências das citações devem ser indicadas por nota de rodapé. Trabalhos com mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Não utilizar op. cit. e evitar o uso de apud, preferindo in; As notas deverão estar no rodapé do texto; Gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados no interior do texto, numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte). Dispensamos a listagem de referências bibliográficas ao final do texto, estas deverão constar apenas nas notas de rodapé conforme apareçam no texto, obedecendo a seguintes normas: Artigos periódicos: FLECK, Eliane Cristina Deckmann. José de Anchieta: um Missionário entre a História e a Glória dos Altares. Projeto História, v. 41, p. 155-194, 2010. Artigos de publicações referentes a eventos: SCOTT, Ana Silvia Volpi. Uma proposta para o tratamento de fontes nominativas para o estudo da família: o exemplo dos registros paroquiais. In: XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade, 2007. São Leopoldo/RS. Anais... São Leopoldo/RS: ANPUH/ UNISINOS, 2007. Livros: ELMIR, Cláudio Pereira. A história devorada: no rastro dos crimes da Rua do Arvoredo. Porto Alegre: Escritos, 2004. Livros organizados: SCHMITZ, Pedro Ignácio; CARBONERA, Mirian (Org.). Antes do Oeste catarinense: arqueologia dos povos indígenas. Chapecó: ARGOS, 2011.


4 Livros em coautoria: MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; ELMIR, Cláudio Pereira. Odiosos Homicídios: o Processo 5616 e os crimes da Rua do Arvoredo. São Leopoldo: Oikos Editora / Editora UNISINOS, 2010. Capítulos de livro: MOREIRA, Paulo Roberto Staudt. Recordações da Casa dos Mortos: Projetos Carcerários e Sociabilidades Prisionais (a Casa de Correção de Porto Alegre no século XIX). In: GAYOL, Sandra; PESAVENTO, Sandra. (Org.). Sociabilidades, justiças e violências: práticas e representações culturais no Cone Sul (séculos XIX e XX). Porto Alegre: Editora da UFRGS / Universidade Nacional de General Sarmiento, 2008, p. 57-88. Teses: MARTINS, Maria Cristina Bohn. A festa guarani nas reduções: perdas, permanências e recriação. Tese (Doutorado), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Porto Alegre, RS, 1999. Dissertações: CARDOZO, José Carlos da Silva. Enredos tutelares: o Juizado de Órfãos e a (re)organização da família Porto-Alegrense no início do século XX. Dissertação (Mestrado), Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo, RS, 2011. Citações de sites: Disponível em: http:// ......, acesso em: dd/mm/aaaa. 4a.4 - A estrutura do artigo será: a) Título no idioma do texto; b) Nome do autor ou autores; c) Resumo e Palavras-Chave (no idioma do texto) d) Artigo; O Conselho Editorial se reserva o direito de devolver aos autores os textos que excederem o número de caracteres e/ou que estiverem formatados fora do padrão descrito. Ao enviar seu artigo, resenha ou transcrição, o autor declara estar ciente e de acordo com todas as especificações acima.

5 - TEXTO LIVRE E POESIAS:

5.1 - Texto livre: Deve ser inédito e com mínimo de uma e máximo de três laudas (pode conter imagem).Deve constar um título e nome do (s)autor (res). Este tem a liberdade de versar sobre temas da cultura, crítica literária, cinematográfica, fotográfica, musical. Pode ter formato de reportagem, conto, crônica, resenha, dissertativo, descritivo. 5.2 - Poesias: Deve ser inédito e com o máximo de uma lauda (pode conter fotografia ou imagem).Deve constar o nome do (s) autor (res).


5

Coletivo Editorial A Palarevista.

A pala edital 2013.2 Prorrogado  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you