Page 1

O conhecimento Ottobock viaja para perto de você! INVESTIMENTO:

PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS:

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais de saúde da rede pública ou privada envolvidos na reabilitaçãode portadores de necessidades especiais: médicos, fisioterapeutas, fisiatras, terapeutas ocupacionais, psicológos, assistentes sociais, enfermeiros e corpos administrativos.

c

lte r onsu

e g ra

s

REALIZAÇÃO:

APOIADORES:

PATROCINADOR:


QUINTA-FEIRA - 27 / MARÇO 08h00

Entrega do material didático

08h15

Abertura

08h30

Biomecânica da marcha em usuários de órteses eletrônicas Peter Kuhn, ortoprotesista, formado pela Escola Técnica Zürich–Suíça. Vice- Presidente ABOTEC (Assoc. Bras. Ortopedia Técnica), autor dos livros: “As amputações do membro inferior e suas próteses” (Lemos Editora) e “O pé diabético”, (Editora Atheneu).

09h00

Sistemas inovadores - órteses neuro-ortopédicas Academy Ottobock do Brasil | Jean Barreto – Fisioterapeuta; Supervisor Próteses e Órteses Ottobock do Brasil.

09h30

Reabilitação no idoso amputado Eduardo Rocha - médico fisiatra; responsável pelo ambulatório de amputados do serviço de Reabilitação da Santa Casa de São Paulo.

10h15

Políticas públicas para pessoas com deficiência Célia Leão; deputada estadual do estado de São Paulo (PSDB/SP).

10h45

INTERVALO

11h00

Reabilitação biônica: uma nova fronteira no tratamento de amputados Fabio Caetano de Figueiredo - médico ortopedista especialista em Trauma Ortopédico, especialista em Cirurgia da Mão, do Punho, e Cirurgia Microvascular.

11h45

SEXTA-FEIRA - 28 / MARÇO 08h30

Objetivos do seating Carlos Henrique Onodera - terapeuta ocupacional, especialista em sistemas posturais e equipamentos de tecnologia assistiva.

09h00

Terapia ocupacional e seating no contexto hospitalar Larissa Povoa Alves – Terapeuta Ocupacional do serviço de prescrição e adequação postural em cadeiras de rodas do IOT/ HC-USP / SP.

09h30

Sistemas de assento para cadeiras de rodas Carla Moreira - Terapeuta Ocupacional, consultora técnica - Roho Group América Latina.

10h00

Indicações de cadeiras de rodas ativas e sistemas posturais Juliana Yumi Yamada - Terapeuta Ocupacional, consultora de produto, divisão Cadeira de Rodas, Ottobock Bock do Brasil.

10h45

INTERVALO

11h00

Aspectos cirúrgicos do pé diabético em cirurgias vasculares Henry Augusto Hoffmann Melo - Médico cirurgião vascular - atua na prevenção e tratamento das diversas doenças arteriais com ênfase na reconstrução arterial de membros em risco de amputação e no tratamento de pacientes portadores da Síndrome do Pé Diabético.

11h45

Implicações cardiovasculares na reabilitação do paciente amputado Erika Suzigan - Médica fisiatra; AACD São Paulo e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Soluções protéticas em amputações de membro superior Academy Ottobock do Brasil | Jean Barreto – Fisioterapeuta; Supervisor Próteses e Órteses Ottobock do Brasil.

12h30

ALMOÇO

12h30

ALMOÇO

14h00

14h00

O processo de licitações públicas para órteses e próteses Luzia Fatima do Nascimento Ferreira - Pregoeira Oficial do Estado de São Paulo / Atualmente atua no Hospital Geral de Promissão/SP.

Avaliação funcional do indivíduo amputado Marcelo Riberto - Médico fisiatra. Docente da Fac. Med. Ribeirão Preto da USP. É coordenador da linha de investigação em revisões sistemáticas e metanálises do Programa de pós-graduação em ciências da saúde relacionadas ao aparelho locomotor na FMRP-USP.

14h30

Avaliação técnica e cultural de amputações de membros Dr. Paulo Mulazzani - médico fisiatra; ortopedista e traumatologista em hospitais de Porto Alegre; atua na reabilitação de protetizados na AACD/RS; vice-presidente da Soc. Gaúcha de Fisiatria; membro da Câmara Técnica de Fisiatria do Conselho Reg. Medicina Rio Grande do Sul.

14h45

Novas tecnologias de encaixes protéticos transfemorais Academy Ottobock do Brasil | Jean Barreto – Fisioterapeuta; Supervisor Próteses e Órteses Ottobock do Brasil.

15h15

Soluções protéticas para amputados transfemurais Academy Ottobock do Brasil | Jean Barreto – Fisioterapeuta; Supervisor Próteses e Órteses Ottobock do Brasil.

16h15

INTERVALO

16h30

Reabilitação no pós-operatório Dr. Paulo Mulazzani - médico fisiatra; ortopedista e traumatologista em hospitais de Porto Alegre; atua na reabilitação de protetizados na AACD/RS; vice-presidente da Soc. Gaúcha de Fisiatria; membro da Câmara Técnica de Fisiatria do Conselho Reg. Medicina Rio Grande do Sul.

17h00

Fatores que interferem na reabilitação do amputado Claus Goncalves - Fisioterapeuta, Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro, membro da equipe de O.P.M. (Órteses, Próteses e Meios de Locomoção), da equipe de basquetebol do América Esporte Clube de São José do Rio Preto - SP.

17h30

Encerramento do evento

15h15

Relação entre a avaliação do paciente e a prescrição da prótese Marcio Miranda Batista, médico fisiatra no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro-Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo - Riberão Preto/SP.

16h00

INTERVALO

16h15

Etapas na reabilitação do paciente amputado José André Carvalho - Fisioterapeuta e Ortoprotesista; Doutor em Ciências da Cirurgia – Unicamp; Autor dos livros: Amputações de Membros Inferiores – Ed. Manole 2a ed. / Órteses: Um Recurso terapêutico complementar – Ed. Manole 2ª ed.

16h45

Sistemas de suspensão para amputados transtibiais Academy Ottobock do Brasil | Jean Barreto – Fisioterapeuta; Supervisor Próteses e Órteses Ottobock do Brasil.

17h30

Encerramento das atividades do dia.

Reabilitar Bauru SP  

Encontro Científico Ottobock Itinerante - Principais temas abordados: Amputações - etiologia e técnicas cirúrgicas; próteses de membros sup...