Revista Quadrienal - AOP

Page 1

II Quadrienal da Associação Oeste Paranaense


“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28:19-20).


01

Índice 94

02

DISCIPULANDO +

05

BOAS-VINDAS

11 0

JOVEM | UNIVERSITÁRIOS | COMUNICAÇÃO | MÚSICA

06

PRESIDÊNCIA | MISSÃO GLOBAL

124

EDUCAÇÃO | FAMÍLIA | LIBERDADE RELIGIOSA | ASA

14

SECRETARIA | SVA | ASSOCIAÇÃO MINISTERIAL | MORDOMIA

146

CRIANÇA | ADOLESCENTES

42

TESOURARIA | EXPANSÃO PATRIMONIAL

162

AFAM

66

MULHER | RECEPÇÃO

168

PUBLICAÇÕES | SAÚDE

74

MINISTÉRIO PESSOAL | ESCOLA SABATINA | EVANGELISMO

DESBRAVADORES | AVENTUREIROS

EXPEDIENTE: Associação Oeste Paranaense

R. Nereu Ramos, 2364 - Centro, Cascavel - PR, 85810-210 - Telefone (45) 3037-9100 www.aop.adventistas.org

Produção Executiva:

Sidnei Mendes, Luiz Carlos Damasceno e Edson Erthal

Conselho Consultivo:

Elissandro Santos, Emerson Metzker, Gilson Soledade, Jucélia Santos, Lucimar Damasceno, Paulo Orling, Rodolfo Kalschne, Tania Mendes

Jornalista responsável: Francis Matos Revisão: Erica Wolf Direção de Arte: Dayse Bezerra Fotos: Arquivo AOP, Daniel Pereira, Letticia Oliveira, Freepik e Pixabay

Distribuição: Revista Digital Interativa


02

D ISC IPU L AN D O Fazer discípulos é um chamado atual, embora tenha sido expresso há muitos anos. Como processo perene e consistente, não é encerrado nem mesmo no batismo. O uso do gerúndio do verbo discipular exemplifica uma estratégia que está sempre em curso. Na logomarca, o texto é vazado na parte inferior, integrando à imagem de fundo e, ao mesmo tempo, mostrando a integração entre discípulo e discipulador.

+ O mais foi escolhido na forma estilizada do símbolo matemático de soma, lembrando também uma cruz; simbolizando a intenção de continuidade e potencializaçao do processo, bem como a necessidade de todos estarem aos pés da cruz de Cristo. A junção das duas partes do símbolo e as cores em degradê justificam o processo continuado de cada um salvando uma pessoa.

C OR ES As cores escolhidas fazem parte da paleta oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia mundialmente, sendo a principal delas o azul.


03

COMUNHÃO. RELACIONAMENTO. MISSÃO


04

Nossa História 2 01 2

Eleita a primeira administração da Missão Oeste Paranaense - MOPr

2 01 3

Início das atividades na sede provisória

20 14

Inauguração da sede administrativa da MOPr

2 01 6

Mudança de status para Associação Oeste Paranaense (AOP)

Assembleia de organização da MOPr

Lançamento da pedra fundamental da sede administrativa

I Assembleia Quadrienal da AOP *As atividades deste quadriênio estão destacadas nesta revista, mas mostramos alguns marcos nesta linha do tempo

2 01 7

Caravana Novo Tempo

2 01 8

Feira de Saúde em Pato Bragado (Missão Global)

20 19

Campori de Desbravadores em Santa Helena

20 20

Inauguração da Escola Adventista de Toledo

Convenção C1S1

Save One

Caravana Arautos do Rei

Missão Calebe


BOAS-VINDAS

EDITORIAL Na contramão do mundo, discipulamos. Na contramão do mundo, instruímos. Na contramão do mundo, nos importamos. É que vivemos neste mundo, porém, sonhando com outro: o céu. A missão é cada um salvar um, pelo menos um. Neste processo discipulamos mais, amamos mais, cuidamos mais, enviamos mais, investimos mais e crescemos mais. E por acaso, não foi esta a missão que recebemos? Aos pés da cruz somos iguais, não somos menos e pode- mos mais. Agindo, podemos diminuir a ansiedade e o medo, dividir a esperança, multiplicar a mensagem e somar novos discípulos nesta trajetória. Motivados por nossa história grandiosa, nos integramos em um processo contínuo e moderno, também intenso e individual. Quem nos olha vê o amor que de nós transborda, o entusiasmo que transcende, vê a mensagem que nos move e o Eterno que nos guia. Nas pessoas que conhe-cemos identificamos solo fértil, vemos mudança e enxergamos oportunidades. Discipular é o que nos move, é o que nos motiva e é o que nos guia. Apresentamos a revista Discipulando +, um marco que reflete nossa trajetória, nossos princípios e nossa missão. Aqui você vai encontrar um demonstrativo da história da qual você e cada um dos 15.485 adventistas da Associação Oeste Paranaense também fazem parte. Vamos celebrar! Associação Oeste Paranaense Cada um salvando um, assim, Discipulando +

*Todos os valores financeiros estão em reais. *Os relatórios têm como base final 30 de setembro de 2020. Esta é uma revista interativa. Cada vez que você encontrar estes ícones você pode ter mais informações.

05


06

ADMINISTRAÇÃO

MINISTÉRIOS

1

P R E SIDÊNCIA Coordenação estratégica de projetos em uma região, respeitando as necessidades e potencialidades locais e contemplando as ênfases gerais da Igreja e demais instituições, envolvendo departamentais, pastores, servidores e membros em um processo de ensino e envio, permeados por ações de cuidado e amor.

2

M IS S Ã O G LO B A L Desenvolvimento e gerenciamento de iniciativas que possibilitem a implantação de igrejas em locais sem a presença adventista, com ações de impacto pontuais, o posterior envio de missionários e a abertura de templos ou instituições.


SIDNEI MENDES

07


08

PRESIDÊNCIA

CADA UM SALVANDO UM

NOSSO TIME Os 43 pastores, 361 servidores, 25 colportores e 15.485 membros são a força missionária que multiplica o al cance da mensagem, utilizando as mais diversas ferramentas, todas elas de alguma forma conectadas com a relevante estratégia de amar, cuidar, ensinar e enviar.


DESTAQUES

BATISMO

PGL

A chegada de novos membros impulsiona o desenvolvimento estrutural da Igreja, estimula a idealização e implantação de projetos e iniciativas, e motiva a congregação a continuar o processo de discipulado.

Pequenos Grupos de Líderes como estratégia em todos os departamentos, dando suporte contínuo a quem está em funções de gerenciamento nas igrejas locais, reduzindo distâncias e tempo e, principalmente, reforçando o ciclo do discipulado.

Amar , cuidar , ensinar e enviar

FIDELIDADE

E S T U D O S B Í B LI C O S

Mesmo em momentos de dificuldades, como o ano de 2020, a certeza da dependência divina e a entrega integral à Ele permitem que a missão continue e a pregação avance.

Ensinar sobre Cristo e os planos dEle para a humanidade é o maior legado que se pode deixar, seja em grandes classes, em encontros individuais e até virtuais.

09


10

EXPERIร NCIA

Treinamentos Integrados Permitem

que

a

lideranรงa

voluntรกria

conheรงa os projetos e esteja envolvida nas diretrizes da Igreja em todas as รกreas.


HISTÓRIA EXPERIÊNCIA HISTÓRIA

Missão Global Na cidade de Sulina residem três famílias adventistas e agora foi iniciado o processo de plantio de grupo organizado, integrado ao distrito de Dois Vizinhos Sul.

11 11


12 12

PRESIDÊNCIA PRESIDÊNCIA


13


14

ADMINISTRAÇÃO

ministérios

1

2

S E C RETARIA O maior patrimônio da Igreja são as pessoas, e esta responsabilidade é abraçada com o apoio do time de voluntários de cada congregação, mantendo organizados e atualizados os registros. Mais do que curiosidades, o relatório deste departamento traz o DNA dos processos, programas e investimentos.

S E RVIÇO VOLUNTÁRIO AD VEN TISTA Ponte entre quem precisa e quem deseja ser relevante, oportunizando situações em que a mensagem ultrapassa fronteiras, ensina o verdadeiro cristianismo e muda a vida de pessoas; inclusive e principalmente daqueles que decidem ser missionários.

3

AS S O C I A Ç Ã O M I N I S T E R I A L

4

MORDOMIA CRISTÃ

Liderar exige paixão, preparo e também suporte. Aqueles que estão à frente do ministério, atuando como pastores e capelães, bem como os líderes leigos de igrejas e grupos, são atendidos, capacitados e motivados por este departamento, resultando em engajamento e crescimento das congregações.

Ensino para crianças, jovens e adultos que os recursos destinados aos dízimos e ofertas são o resultado do reconhecimento da dependência divina e da certificação da fidelidade que envolve várias áreas da vida. O mordomo não espera, entrega.


LUIZ DAMASCENO

15


16

SECRETARIA

PESSOAS COMO ALVO

NOSSO TIME Somos 253 voluntรกrios atuando nas 219 igrejas e grupos, mantendo organizados e atualizados os registros para que os membros ativos sejam acompanhados, os que se afastam sejam rapidamente buscados e os novos conversos sejam envolvidos no discipulado. Para um trabalho ainda mais eficiente, motivamos nossa equipe com o programa Secretaria nota mil.


DESTAQUES

T R E I N A ME N TO I N TE GR ADO

T RE I NA ME NTO DI S T RI TA L

A cada início de ano, todas as regiões recebem a equipe AOP para capacitações, separadas por departamento.

Realizado a cada três meses com enfoque em capacitação, avaliação e planejamento do trabalho.

Suporte constante

TREINAMENTO DE REGIONAIS

CO NG RE S S O

Ao final de cada trimestre, o encontro permite a avaliação e o alinhamento do trabalho. Os regionais funcionam como primeiro apoio para a equipe voluntária nas igrejas.

Realizado anualmente, permite o alinhamento do trabalho, motivação e desenvolvimento dos secretários voluntários das igrejas, além de homenagear os destaques.

17


18

EXPERIÊNCIA

De Volta Mensagens pelo celular, visitas, telefonemas e uma serenata foram ações que marcaram o convite para que Nayara Cabral participasse do programa Reencontro. Ela é uma das 727 pessoas que retornaram para a igreja através desta iniciativa.


EXPERIÊNCIA HISTÓRIA

Discipulado Secretária da igreja Cidade Sul, em Dois Vizinhos, Lindamir Batista dos Santos viu, nos 30 anos à frente do departamento, o registro de membros ser feito com carta e, depois, participou de todo processo de informatização. Para se adequar às mudanças, estudou informática e hoje se concentra em formar um sucessor para o departamento.

11 19


20

SECRETARIA


21


22

SECRETARIA


23


24

SERVIÇO VOLUNTÁRIO ADVENTISTA

AONDE DEUS MANDAR

NOSSO TIME Partir para o desconhecido para cumprir a missão envolve sonho, mas exige preparo. Quatro vezes por ano, são abertas oportunidades para conhecer mais sobre os projetos de voluntariado, bem como atender às exigências e necessidades locais. Missionários da AOP estão, hoje, em missão em outros países.


DESTAQUES

LÍBANO

PARAGUAI

Em 2017, 20 pessoas participaram do projeto focado em beneficiar crianças, através da Escola Cristã de Férias, reforma de salas de aula em uma escola local e atividades de limpeza e revitalização de espaços.

Em 2018, foi a vez do país vizinho receber uma equipe de 10 voluntários, realizando ações evangelísticas como distribuição de livros, estudos bíblicos, e também iniciativas sociais com arrecadação e distribuição de alimentos.

4 Anos 4 Países

BRASIL

ARGENTINA

A região Norte do país recebeu, em 2020, o time de 30 voluntários provenientes do Sul, em um mutirão evangelístico e social, promovendo melhorias em casas e nas hortas da comunidade, e ensino bíblico para crianças e adultos.

O Colégio Adventista recebeu a reforma que precisava graças à chegada de 15 voluntários enviados pela AOP em 2019. Eles realizaram também ações evangelísticas, como a distribuição de livros missionários.

25


26

EXPERIÊNCIA

Longe de Casa Em 2019, cursando o último ano de Agronomia, Adrieli Luisa Ritt, 25, decidiu que era hora de fazer voluntariado. Na Milo Adventist Academy, no Oregon, EUA, ela entendeu que, mesmo em países economicamente destacados, há necessidade de missionários apontando para o que só Jesus pode dar.


EXPERIÊNCIA

Oportunidade Única A advogada Luthyesca Rezende de Oliveira e o esposo, o contador Murilo Goulart, partici param de ações missionárias e da reforma da escola de Bishmezzine, no Líbano, durante o projeto de voluntariado que partici param, em 2017.

27


28

SERVIÇO VOLUNTÁRIO ADVENTISTA


HISTÓRIA

2911


30

ASSOCIAÇÃO MINISTERIAL

LIDERANÇA DISCIPULADORA

NOSSO TIME Os 43 pastores que atuam nas igrejas, grupos e escolas e os mais de dois mil líderes voluntários que atuam como anciãos, diáconos e diaconisas, são constantemente capacitados e motivados. No formato de liderança discipuladora, líderes ministeriais capacitam líderes voluntários, e assim fortalecem a comunidade de fiéis.


DESTAQUES

PAMP

ANCIÃOS E DIRETORES DE GRUPOS

O Programa de Apoio Mensal Pastoral reforça as estratégias e ferramentas que o Campo fornece aos pastores distritais, com capacitações para áreas específicas, para serem aplicadas nas igrejas.

A capacitação para a liderança leiga das igrejas e grupos, bem como das esposas, acontece anualmente.

Acompanhamento Intensivo

DIÁCONOS E DIACONISAS

PASTORES

Suporte para organização de todas as atividades da igreja, este grupo recebe treinamento periódico e é incluído também na estrutura de liderança discipuladora.

Realizados em média duas vezes por ano, os Concílios Ministeriais dão suporte para a liderança oficial da Igreja, alinhando os projetos e motivando a família pastoral.

31


32

EXPERIÊNCIA

Ordenação Em 2016, o pastor Eduardo Jacinto da Silva iniciou seu ministério, e em 2017 o pastor Alexandre Amorim de Souza também. Ambos têm em comum o fato de terem sido ordenados ao ministério, em 2020, junto com suas famílias, na Associação Oeste Paranaense.


EXPERIÊNCIA HISTÓRIA

Discipulado Cleomar Ferreira dos Santos foi discipulado por um ancião da igreja, com quem realizava visitas e estudos bíblicos. Agora como ancião, ele faz o mesmo com Patrick de Melo, em um trabalho focado no atendimento às novas gerações.

11 33


34

ASSOCIAÇÃO MINISTERIAL


35


36

MORDOMIA

ADORAÇÃO INTEGRAL

NOSSO TIME Além dos líderes eleitos localmente, 30 pessoas atuam em colaboração com os pastores distritais, promovendo ações que motivam a mordomia, como visitação e programas especiais nas igrejas. Chamada de Equipe Distrital de Reavivamento Espiritual (EDRE), elas promovem projetos como o Dia de pôr em dia, os sábados especiais de Mordomia Cristã e o programa 10 dias de Oração e 10 horas de jejum, e outros que destacam a comunhão e a fidelidade.


DESTAQUES

CONGRESSO

ENCONTRO TRIMESTRAL

A cada ano, promove conhecimento sobre finanças x fidelidade, com prioridade no desafio a cada igreja e líder a experimentar na prática o resultado da mordomia em todas as áreas da vida.

Realizado em todas as regiões para capacitar a equipe EDRE, promovendo o alinhamento do programa local ao geral, potencializando os projetos e programas dos departamentos nas igrejas.

Tudo de mim para Deus

RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL A cada ano, cerca de 900 famílias recebem visitas pastorais para orientação sobre fidelidade nos dízimos e ofertas.

SEMINÁRIO TEÓRICO PRÁTICO Depois das aulas teóricas sobre os princípios da mordomia, a parte prática leva os pastores a igrejas diferentes das suas, para programas especiais e visitação individual às famílias.

37


38

MORDOMIA

Fidelidade O acompanhamento intensivo dos membros resultou no crescimento de 32,51% nos dĂ­zimos e de 39,45% nas ofertas.


EXPERIÊNCIA

Festa das Primícias A cada ano, cerca de 3 mil pessoas se reúnem em Mamborê para a celebração das bênçãos obtidas na safra agrícola. A edição de 2020 foi adaptada com o público dentro dos carros. 2019

2020

39


40

MORDOMIA


41

M am bor ê, PR


42

ADMINISTRAÇÃO

MINISTÉRIOS

1

TE S OURARIA Administrar as finanças da Igreja é mais do que cuidar das entradas e saídas de dinheiro, é gerenciar recursos para impactar as vidas de milhares de pessoas, e isso é feito também com o apoio de tesoureiros voluntários nas igrejas e grupos. Desafiando as previsões econômicas, agindo com responsabilidade e transparência, os resultados podem ser vistos nos gráficos a seguir, mas também nos testemunhos em toda a r evista.

2

E X PA N S Ã O PAT R I M O N I A L Crescer, a despeito do cenário econômico instável, é desafiador e recompensador. Cada aquisição de terreno, reforma, ampliação ou construção de igrejas e unidades escolares representa mais oportunidades de receber pessoas e pregar.


EDSON ERTHAL

43


44

TESOURARIA

ADMINISTRAÇÃO DO RECURSO SAGRADO

NOSSO TIME Amparados pelo corpo técnico do Campo, 283 líderes voluntários atuam nas congregações, administrando os recursos locais provenientes das ofertas, dízimos e doações. Em harmonia com os procedimentos oficiais da Igreja, agindo com ética e transparência, o trabalho permite investimentos em todas as áreas.


DESTAQUES

CAPITAL OPERATIVO

EVANGELISMO

A manutenção de índices positivos e em crescimento representa a responsabilidade estratégica e saúde financeira da instituição. Em situação de crise econômica e/ou queda de entradas, operando no positivo, a continuidade do trabalho é assegurada.

O objetivo final de todos os recursos é o crescimento da Igreja, através do evangelismo em diversas áreas realizado por pastores, obreiros e membros, diariamente. O dado representa investimentos em materiais, programas e projetos realizado nas congregações.

Saúde financeira e desenvolvimento

TREINAMENTOS

GERAÇÃO AOP+

Periodicamente capacitados para usar as ferramentas de gerenciamento das finanças da Igreja, os líderes voluntários de todas as congregações são acompanhados de perto pela equipe técnica da sede administrativa.

Lançado em 2020, promove a parceria entre a USB e a AOP destinando recursos financeiros para obras de revitalização de templos, e a mão de obra da equipe de servidores em mutirões com os membros locais.

45


46

EXPERIÊNCIA

Mão na Massa A cada nova missão, os funcionários voluntários formam equipes AOP+. O auditor José Rocine Bueno de Lima (de camiseta branca) participou do mutirão ocorrido na igreja de Perobal. “Ao final do dia vi o quanto foi realizado e, com certeza, aquele trabalho contribuiu para a igreja e para a nossa fé”, conta.


EXPERIÊNCIA

Templo Próprio Depois de 15 anos reunindo em uma casa, escola e espaço alugado, os adventistas do Jardim Araçá, em Assis Chateaubriand, podem agora cultuar em um templo próprio, após a AOP realizar a aquis ição do terreno e a construção ser custeada por recursos poupados pelos membros e doações.

11 47


48

TESOURARIA


1749 11


50

TESOURARIA


51

BALANÇOS


52

BALANร OS

Balanรงo Patrimonial - Religiosa


BALANÇOS INFOGRÁFICO

Demonstração de Resultados - Religiosa

53 1111


54

BALANÇOS

Balanço Patrimonial - Educação


PLANILHAS INFOGRÁFICO BALANÇOS INFOGRÁFICO

Demonstração de Resultados - Educação

11 17 11 55 1111


56

BALANร OS

Balanรงo Patrimonial - Loja Sels


BALANÇOS INFOGRÁFICO

Demonstração de Resultados - Loja Sels

57 1111


58

BALANร OS

Balanรงo Patrimonial - Catre


BALANÇOS INFOGRÁFICO

Demonstração de Resultados - Catre

59 1111


60

EXPANSÃO PATRIMONIAL

CRESCIMENTO, CONFORTO E SEGURANÇA

NOSSO TIME Cuidar do patrimônio, bens imóveis, equipamentos e mobília, é atividade realizada também nas igrejas locais por líderes leigos, periodicamente capacitados, garantindo a manutenção predial, dos equipamentos, e a contratação de seguros.


DESTAQUES

EDUCAÇÃO

TEMPLOS

Mais de R$ 13,5 milhões investidos em terrenos, reformas, ampliações e na construção da nova unidade em Toledo resultaram no crescimento de 10% no número de alunos que passam a ser melhor atendidos, com conforto e segurança.

Investimentos de cerca de R$ 4 milhões em novos templos e R$ 1,5 milhão em reformas e revitalizações para acomodar com conforto uma comunidade de fiéis que cresce a cada ano.

Investimentos estratégicos

LOJA SELS

CATRE

A redução da margem de lucro e o aumento da oferta de produtos permitiram o crescimento em vendas, chegando a cerca de R$ 4 milhões em 2020, e o aumento do capital operativo.

A reforma e ampliação do Centro de Treinamento em Foz do Iguaçu, adquirido em 1982, proporciona melhor atendimento aos membros e comunidade, em eventos, treinamentos ou hospedagem em temporadas.

61


62

EXPERIÊNCIA

Nova Unidade O investimento estratégico na cidade que é a 7 o no ranking de desenvolvimento nacional possibilitou que a unidade da Educ ação Adventista em Toledo iniciasse as atividades já com 250 alunos e uma projeção de mil alunos para 2030.


EXPERIร NCIA

Mais confortรกvel Anualmente, mais de 2 mil pessoas visitam o CATRE Foz do Iguaรงu, tanto para temporadas quanto para participar de eventos que se aproveitam dos ambientes interno e externo. A nova infraestrutura conta com quartos modernos, cozinhas bem estruturadas, รกrea de lazer e novo auditรณrio com capacidade para 600 pessoas.

63


64

EXPANSÃO PATRIMONIAL


INFOGRÁFICO

17 65


66

DEPARTAMENTO

MINISTÉRIOS

1

MULHER E RECEPÇÃO Elas são a maioria na igreja e estão por toda a parte, atuando em diferentes frentes, com projetos próprios e potencializando iniciativas e atividades de outros departamentos. Os treinamentos promovem crescimento àquelas que são, geralmente, o primeiro contato nos templos.


LUCIMAR DAMASCENO

67


68

MULHER E RECEPÇÃO

A FORÇA DELAS

NOSSO TIME Liderar um grupo formado por mais de 8 mil mulheres exige equipe preparada, motivada e disposta. Cada uma das 288 líderes locais do MM e 264 da Recepção está envolvida no processo de discipulado, a p o i a d o p e l a s l í d e r e s d i s t r i t a i s , p o n te entre elas e o Campo, que também se aproxima com visitas periódicas para capacitação. Esta corrente permite um reforço imprescindível para os movimentos da igreja local coordenado por elas, internamente e em missão na comunidade.


DESTAQUES

CAPACITAÇÕES

RECEPÇÃO TREINADA

A fórmula para envolver cada congregação nos projetos inclui a visitação constante e o acompanhamento próximo, através da equipe de liderança distrital. Novos projetos e análise periódica do ciclo do discipulado permitem o crescimento nas áreas da comunhão, relacionamento e missão.

O investimento na área que é o primeiro contato nas congregações possibilita o desenvolvimento de iniciativas diferenciadas para acolhimento e posterior acompanhamento dos visitantes. Conhecimento, responsabilidade e criatividade destacam a atuação delas no período de distanciamento social.

Em todas as frentes

ESTUDOS BÍBLICOS

AÇÕES NA COMUNIDADE

Utilizando os meios tradicionais, individualmente ou em classes bíblicas, ou inovando com as ferramentas de tecnologia e internet, 50% das mulheres dão algum tipo de estudo bíblico.

Em iniciativas de grande impacto como o Quebrando o Silêncio elas lideram ações de destaque, assim como em projetos pontuais e locais, visitando asilos e hospitais, fazendo campanhas do Outubro Rosa, atendendo grupos de mães, entre outros.

69


70 10

EXPERIÊNCIA

Evangelismo Virtual Os encontros e os estudos bíblicos foram repaginados em 2020, e a ferramenta Zoom foi utilizada para chás evangelísticos e classes de estudos da Bíblia. Na foto a classe bíblica da igreja do Conjunto Tropical, e

à direita, o chá virtual feito pela

igreja de Guaíra.


EXPERIÊNCIA

Fora dos Muros A relevância

da

campanha

Quebrando

o

SIlêncio foi abraçada por instituições municipais de Francisco Beltrão, através do projeto Boneca e Carrinho, com a participação de psicólogos, na conscientização de meninos e meninas em escolas públicas e privadas, para prevenção do abuso infantil.

71


72

MULHER E RECEPÇÃO


EXPERIร NCIA

MEL

Cumprir

as

etapas

de

treinamento

e

aper-

feiรงoamento leva as mulheres a um momento bastante esperado, quando recebem o lenรงo do projeto MEL. Mais de 2.500 mulheres foram investidas em 2020.

73


74

DEPARTAMENTO

Ministérios

1

2

MINISTÉRIO PESSOAL O trabalho de visitar pessoas, atender às necessidades e pregar a mensagem é uma das mais populares ferramentas missionárias. Na missão em dois, cada membro assume a responsabilidade de pregar, através do ensino bíblico individual ou em classes.

ESCOLA SABATINA A oportunidade de estar em unidades possibilita a interação, a troca de experiências e o aprendizado m ais profundo. A Escola Sabatina é um facilitador do amadurecimento espiritual e missionário dos membros, incluindo todos no processo do discipulado.

3

EVANGELISMO Em grandes auditórios, igrejas, ou através da internet (potencializado no último ano em decorrência do isolamento social), as séries evangelísticas são históricas ferramentas missionárias, movimentando diversas áreas da igreja e resultando em batismos e implantação de novos templos.


GILSON SOLEDADE

75


76

MINISTÉRIO PESSOAL

ENSINO BÍBLICO

NOSSO TIME Ensinar sobre a Bíblia para interessados, sejam provenientes de programas especiais da Igreja ou expectadores da Novo Tempo, é uma das atividades desenvolvidas por 2.400 Amigos de Fé, que trabalham em duplas. Em 2020, a atuação deste grupo também migrou para o ambiente on-line, assim como as capacitações periódicas que recebem.


DESTAQUES

IMPACTO ESPERANÇA

AMIGOS DE FÉ

Mais de 1 milhão de livros e revistas distribuídas e projetos especiais em cidades sem presença adventista, com a participação da equipe de pastores e funcionários da sede administrativa.

Treinamento regular para membros interessados em aprender a dar estudos bíblicos, incentivando o discipulado entre um membro experiente formando dupla com membro novo.

De dois em dois

PARCERIA NOVO TEMPO Além dos membros e pastores distritais, um pastor atua integralmente no atendimento de interessados da emissora, via escola bíblica.

TREINAMENTO SEMANA DA ESPERANÇA Um dia de formação on-line para o evangelismo da Primavera, com média de 3 mil participantes, incluindo líderes do departamento, anciãos e professores de Escola Sabatina.

77


78

EXPERIÊNCIA

Batismo Dandara Schoenberguer assistia a Novo Tempo, mas o esposo, que era ateu, só passou a se interessar por causa do programa Evidências. Depois de dez anos como telespectadores, em agosto de 2020, eles foram batizados na central de Cascavel.


EXPERIÊNCIA

Esperança Traduzida Cinquenta

refugiados

venezuela-

nos, adultos e crianças, estudam a Bíblia semanalmente, na classe bíblica realizada por membros da igreja XIV de Novembro.

79


80

MINISTÉRIO PESSOAL


EXPERIÊNCIA

Impacto Esperança Mais de 1 milhão de livros foram entregues no território da Associação Oeste Paranaense durante o quadriênio.

1181


82

ESCOLA SABATINA

RELACIONAMENTO E DISCIPULADO

NOSSO TIME A cada manhã de sábado aproximadamente 1.118 professores estão à postos nas igrejas e grupos, recapitulando a lição da Escola Sabatina. O envolvimento próximo com a unidade de ação faz com que o trabalho de pastoreio seja intensificado, especialmente, na realização de atividades extraclasse, que promovem o desenvolvimento o crescimento na Comunhão, Relacionamento e Missão, e o consequente discipulado.


DESTAQUES

ENCONTRO FORA DO ENCONTRO

PASTOREIO Quinze minutos semanais para crescer no estudo da Bíblia e lição, incentivar o discipulado e estudos bíblicos, e provocar a ação fora da igreja; tudo coordenado pelos professores e reforçado pelos testemunhos dos participantes.

Durante a semana, 80% das classes realizam atividades como piqueniques, almoços, passeios e etc., o que resulta em relacionamentos fortalecidos e membros mais intencionais.

Ensino e pastoreio

EAD

Aulas para quem ensina, através do sistema de educação à distância, para tornar professores em facilitadores do aprendizado, melhorando a didática de ensino, mantendo o controle do tempo e potencializando o uso de ferramentas e estratégias atrativas.

NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE LÍDERES Encontros mensais com o pastor do distrito, para análise dos índices de CRM das unidades e elaboração de estratégias, tornando professores de Escola Sabatina em pastores das unidades e replicadores.

83


84

EXPERIĂŠNCIA

Encontro Virtual Mesmo com a orientação de distanciamento social, os encontros extraclasse continuaram acontecendo, mas agora em ambiente virtual. Criatividade para driblar as dificuldades e manter o discipulado e a amizade.


EXPERIÊNCIA

Apoio Extra A atualização do sistema e aplicativo de Escola Sabatina tr ouxe mais praticidade no acompanhamento dos dados em tempo real. Para facilitar o suporte às equipes das igrejas, foi criado um plantão de atendimento do departamento, em horário noturno.

85


86

ESCOLA SABATINA


EXPERIÊNCIA

Missão Ensinar

“Sou professor há mais de 20 anos e atuo em uma unidade com 15 alunos, onde dedico parte do meu tem po realizando o cuidado desses preciosos membros, através do pastoreio. Entendo que esse ministério é de extrema importância não apenas para o meu crescimento espiritual, mas também o da unidade”. - Joezel Kennerly.

87


88

EVANGELISMO

A TODO o MUNDO

NOSSO TIME Igrejas, casas, outros espaços e, por último, o ambiente virtual se transformam em palco de programas e séries especiais de evangelismo conduzidas pela equipe de 300 voluntários, que são capacitados constantemente, pelo departamento, pastores distritais e obreiros bíblicos, desenvolvendo habilidades de estratégias de convite, recepção, pregação e apelo.


DESTAQUES

DOMINGOS ESPECIAIS

ESCOLA DE MISSÕES

Em todas as igrejas do território para atender os interessados após a realização da Semana Santa, coordenado pela equipe de evangelistas locais, auxiliados pelos professores de Escola Sabatina e equipes Amigos de Fé.

Programa de Formação Continuada promovida pelo Campo que incentiva evangelistas leigos experientes a convidarem interessados, e façam o processo de discipulado, para que haja maior oferta de gente preparada para conduzir séries especiais.

Colheita e semeadura

EVANGELISMO NA WEB

SEMANA SANTA

A capacitação imediata dos pastores para o domínio das tecnologias de comunicação on-line possibilitou a manutenção dos cultos normalmente durante período de isolamento social.

Mais de 1800 pontos de pregação nos três primeiros anos e a reformulação do programa de evangelismo mais tradicional da Igreja, resultou em média de 3.500 expectadores da transmissão via internet, além dos que acompanharam via TV Novo Tempo.

89


90

EXPERÊNCIA

Virtual que Aproxima Durante a pandemia em 2020, um programa conhecido como “Esquenta” foi transmitido do estúdio da AOP, antes da exibição via internet e TV Novo Tempo, integrando os participantes da Semana Santa na região, incluindo crianças.


EXPERIÊNCIA

Ministério Repaginado

“No iníci o não foi uma tarefa muito fácil, mas com o decorrer dos dias entendi que precisava me reinventar para atender as igrejas, e o treinamento oferecido pelo AOP me ajudou muito. Com as dicas e pela graça de Deus a igreja continuou sendo alimentada espiritualmente via Zoom”. - pastor Ezeir Bacelar, falando sobre o pastoreio virtual.

1191


92

EVANGELISMO


93


94

DEPARTAMENTO

MINISTÉRIOS

1

D E S BRAVADORES A adolescência é uma fase de transformação e descobertas, por isso, participar de um Clube de Desbravadores é extremamente relevante para a continuidade do processo de consciência cristã e para a decisão ao batismo. Historicamente, os clubes atraem também participantes não adventistas, levados pelos próprios adolescentes por causa da amizade ou por indicação de pessoas da comunidade.

2

AV E N T U R E I R O S A infância é a fase de grande desenvolvimento intelectual, motor e social do ser humano. Envolvidas nas atividades dos Aventureiros, as crianças têm a oportunidade de desenvolver sua espiritualidade e descobrir o senso de missão. A dependência da presença dos pais para algumas atividades, muitas vezes, se transforma em oportunidade de pregação ampliada para toda a família.


EMERSON METZKER

95


96

DESBRAVADORES

A GERAÇÃO DA AÇÃO

NOSSO TIME Além de terem muita disposição e se capacitarem constantemente para liderar adolescentes, os diretores de clubes, coordenadores e regionais também se envolvem nas atividades, participando de classes e provas subindo posições na escala de liderança. Camporis e batismos são a condecoração do trabalho semanal intenso e voluntário.


DESTAQUES

PASTORI

BATISMO DA PRIMAVERA

Viver a experiência de ser um desbravador faz com que o exercício da liderança pastoral seja mais acolhedora e eficaz, e marca a etapa necessári a para pastores serem investidos como líderes.

O ápice das classes bíblicas realizadas pelos clubes é celebrado com a decisão ao batismo de adolescentes a cada ano.

Liderando uma geração

CAMPORI

FORMAÇÃO DE LÍDERES

O encontro mais esperado pelo desbravador é também o momento que marca decisões espirituais importantes. Novos formatos são idealizados para atrair a nova geração e driblar situações pontuais, como a pandemia.

É possível ser desbravador para sempre e se desenvolver nas graduações que o clube oferece, devolvendo todo o conhecimento aos adolescentes, em um processo de intenso discipulado. Mais regionais e, agora, um coordenador por região possibilitam acompanhamento mais intenso dos clubes.

97


98

EXPERIÊNCIA

Crescimento Contínuo Exercer a liderança de desbravadores requer

investimento

em

aperfeiçoamento.

Na foto, o Megalider da Associação Oeste Paranaense em 2019.


EXPERIÊNCIA

Líder Investido Quando se tornou desbravador, aos 10 anos, Matheus Lindhom admirava os líderes e tentava ao máximo aprender tudo que eles falavam e faziam. Aos 16, decidiu ser um l íder e, desde 2020, integra também a equipe de regionais da AOP.

99


100


EXPERIÊNCIA

Drive-in O cancelamento de atividades públicas

em

decorrência

da

pandemia,

não anulou as atividades dos desbravadores, inclusive os batismos. A solução foi realizar encontros no estilo Drive-in, mantendo a segurança dos participantes. Houve admissão em lenço (para novos desbravadores) e 20 batismos.

101


102

DESBRAVADORES


HISTÓRIA

11 103


104

AVENTUREIROS

NOVA GERAÇÃO

NOSSO TIME Os 50 clubes que realizam atividades semanalmente, têm também iniciativas que acolhem as famílias, o que resulta em convites para classes para estudos da Bíblia e visitas à igreja. As equipes que lideram os clubes passam por constantes atualizações do modelo de trabalho.


DESTAQUES

AVENTURI

TREINAMENTOS

Dormir em barraca, estar com amigos e participar das atividades imprime lembranças para toda a vida, ainda mais quando se oferece conteúdo de crescimento físico, mental e espiritual. Na pandemia, o evento digital impactou.

Seis vezes mais regionais para dar suporte aos diretores de clubes. Este time de voluntários é capacitado periodicamente e intensivamente.

Ensina a criança

REDE FAMILIAR

DIA DO AVENTUREIRO

A idade dos aventureiros exige maior presença das famílias nas atividades, o que proporciona mais oportunidades de construir relacionamentos e de evangelismo. Os pais são estimulados a trabalharem nos clubes.

Programa realizado anualmente nas igrejas, e em 2020 de maneira virtual, que apresenta as atividades do clube, fazendo a divulgação e abrindo oportunidades de inscrição.

105


106

EXPERIÊNCIA

Influência positiva Aline Fernanda da Silva estava afastada da igreja há algum tempo. Quando o filho começou a participar das atividades do clube de Aventureiros Astros Brilhantes, em Cruzeiro do Sul. Com o envolvimento nas atividades do filho, incluindo a confecção de todos os uniformes, aos poucos ela foi sentindo o desejo de voltar para a igreja.


EXPERIÊNCIA

Aventuri Realizado em todos os anos do quadriênio e, de forma diferente em 2020, com a participação de 32 clubes acompanhando a programação transmitida dos estúdios da AOP.

107


108

AVENTUREIROS


109


110

DEPARTAMENTO

MINISTÉRIOS

1

2

JO V E M E UNIVERSITÁR IOS A fase de início da vida autônoma é também a de redução da influência dos pais e a de maior interferência do meio. Esta época de decisão, redescobrimento e intensidade é acompanhada de perto, resultando em um trabalho de discipulado relevante que, em essência, é relativo aos ensinos de Jesus, ao estilo de vida bíblico e ao relacionamento com Deus.

C O M UNICAÇÃO O domínio das novidades da tecnologia e da comunicação se tornou mais relevante ainda no período de isolamento social em 2020. Capacitar pastores e igrejas para que utilizem os diversos meios para que a mensagem alcance mais pessoas é o foco do departamento. Com investimentos e capacitação na área, através dos canais de comunicação, igrejas conectam membros e interessados.

3

MÚSICA As notas, os instrumentos e vozes no processo de adoração são resultados de talento, mas também de capacitação. Embora a palavra instrumento seja traduzida como o equipamento que emite o som, o instrumento é também cada indivíduo, portador da mensagem, transmitida em sons e tons.


RODOLFO KALSCHNE

111


112

JOVEM

COMUNHÃO E IMPACTO

NOSSO TIME Eles são aproximadamente 20% dos membros e os dados mostram que o trabalho missionário realizado por eles resulta em cerca de 18% do montante ger al de batismos. Promover momentos de motivação e de discipulado tem sido a principal ferramenta para conduzir a geração que já assume a liderança de igrejas no território.


DESTAQUES

GERAÇÃO 148

MISSÃO CALEBE

A ideia que já pegou entre os jovens movimenta ações missionárias e sociais, da mesma forma que incentiva a comunhão e os relacionamentos, sempre através de desafios criativos. Em cada base, anualmente, dois jovens decidem ser batizados.

Duas vezes por ano, em locais onde a presença adventista precisa ser implantada ou fortalecida, eles chegam para viver a experiência mais marcante da vida. Surpreendentemente, em plena pandemia, foi realizada a maior Missão Calebe da história na região.

Tudo por Ele

HOPE PARKING

SAVE ONE

Encontro mensal produzido, coordenado e realizado por jovens, em espaços abertos, como estacionamentos e terrenos. A proposta é descontraída no formato e profunda no conteúdo, com música e sermão de qualidade e momentos de testemunho.

Encontro que alinha as atividades de forma que o foco principal do jovem seja ter momentos de comunhão viva, investir em relacionamentos saudáveis e disponibilizar os talentos para falar sobre Jesus.

113


114

EXPERIĂŠNCIA

Concílio Distrital Discipulados pelo departamental, os distritais jovens replicam a liderança nas igrejas, intensificando as atividades de bases G148 e outros projetos. Na foto, concilio de distritais, em janeiro de 2020.


EXPERIÊNCIA

Drive-in Para driblar o isolamento social e manter encontros de louvor, oração e testemunho, a ideia de fazer encontros em estacionamentos, chamados de Drive-in, foi replicada em vários pontos.

115


116

EXPERIÊNCIA

Ministérios Digitais Após treinamento sobre evangelismo nas redes, vários ministérios digitais foram iniciados e ações, como o Sal na Live, com “invasões missionárias surpresa” em transmissões no Instagram.


EXPERIÊNCIA

Tecnologia na Missão Cristiane Ferreira dá estudos bíblicos através do WhatsApp, utilizando o si stema Robô da Esperança. A ferramenta a ajudou a vencer a timidez e realizar o sonho de ensinar a Bíblia para alguém.

117


118

JOVEM


119


120

COMUNICAÇÃO E MÚSICA

mensagem descodificada

NOSSO TIME Diretores de comunicação e música l ocais e equipe técnica no escritório compõem o time. Realizar treinamentos práticos e teóricos em ambas as áreas e desenvolver estratégias de tecnologia para pregar em transmissões ao vivo foi o que manteve os cultos acontecendo de forma organizada e os projetos em funcionamento durante a pandemia em 2020.


DESTAQUES

TREINAMENTOS

TRANSMISSÕES ON-LINE

Anualmente, as equipes voluntária de comunicação das igrejas passam por capacitações, e em 2020, o atendimento foi ampl iado, incluindo pastores, para que os cultos pudessem ser realizados de forma remota e sem riscos à saúde.

De iniciativas diferenciadas a única estratégia para chegar até os membros, as transmissões on-line de cultos e programas alcançaram mihares de pessoas, apenas no primeiro mês (ou média por mês) de isolamento social.

Luz, Câmera e Canção

ENCONTROS DE MÚSICOS

REPERCUSSÃO NA MÍDIA

As orientações técnicas sobre a potencialidade do louvor na estratégia de evangelismo e a respeito da necessidade de envolvimento das atividades nas igreja, levaram ao crescimento de bandas e corais em todo o território.

Projetos realizados pela igreja e escolas em destaque na imprensa potencializam o alcance da mensagem e reforçam a credibilidade e reputação das instituições.

121


122

COMUNICAÇÃO


MÚSICA

123


124

DEPARTAMENTO

MINISTÉRIOS

1

2

E D U CAÇÃO Excelência pedagógica reconhecida, resultante de investimento em capacitação profissional. Estrutura aprovada pela comunidade, pelas unidades modernas e bem localizadas. Uso do ambiente virtual para potencializar o aprendizado, especialmente no momento de isolamento social, onde se tornou a única ferramenta de ensino. Todos os esforços resultantes em mais oportunidades de pregar, porque es colas são também igrejas.

3

FA M Í LIA A base da sociedade é também a base da igreja, por isso o investimento desde que uma família se forma, promovendo capacitação para os que querem dar um passo em direção ao casamento. Depois, manutenção constante, porque laços sólidos precisam passar por constante renovação.

4

LI B E R D A D E R E LI G I O S A Zelo pelo direito à liberdade de pensamento, consciência e culto, com apoio aos membros que precisam ter seus direitos constitucionais garantidos e orientação de como preservá-la, defendêla e proclamá-la.

A Ç Ã O S O LI D Á R I A A D V E N T I S TA Atendimento às necessidades básicas dos seres humanos, em ações permanentes de distribuição de alimentos, água potável, remédios e roupas; e em momentos de crise humanitária, como desastres da natureza, é iniciativa que envolve todas as igrejas e grupos.


PAULO ORLING

125


126

EDUCAÇÃO ADVENTISTA

VALORES QUE PERMANECEM

NOSSO TIME Através da ciência e do saber, e como foco da atuação dos nossos 290 servidores, as unidades educacionais são também pontos de pregação para alunos, familiares e toda a comunidade. As ações de educação continuada para a equipe resultam no reconhecimento pela excelência pedagógica e expansão da rede no território.


DESTAQUES

ESPIRITUAL

EXCELÊNCIA PEDAGÓGICA

O encontro com Deus é o primeiro do dia para os alunos, que também se envolvem em programas especiais, como capelas, classes bíblicas, ações sociais e outras iniciativas que levam à decisão mais importante da vida.

Implantação da educação bilíngue em duas unidades, intercâmbio cultural e linguístico e a contratação de profissional técnico de pedagogia para o departamento, além da capacitação constante da equipe.

Integrada para integrar

EQUIPE

ESTRUTURA

Treinamentos periódicos para todos os setores e investimentos na formação da equipe resultam no atendimento eficiente de alunos, familiares e i nteressados.

Expansão da rede através da aquisição de terrenos, construção de nova unidade, ampliação, revitalização e modernização de unidades existentes, permitem maior conforto, funcionalidade e qualidade da educação oferecida na região.

127


128

EXPERIÊNCIA

Ensino para quem Ensina Periodicamente,

os

profissionais

que

atuam na Educação Adventista são convidados para eventos espirituais. A mensagem que a professora Grazieli Rorato Soares Gasque ouviu em um retiro, a fez tomar a decisão definitiva de ser batizada ao lado do esposo, e a cerimônia aconteceu em um lançamento de matrículas.


EXPERIÊNCIA

Alcance Educacional Além da oportunidade de falar de Jesus para 250 famílias de estudantes, profissionais contratados para trabalhar na Educação Adventista em Toledo estão se interessando pela Bíblia. Na foto, a professora Leila Paula Batistela que está estudando a Bíblia com a diretora Sarah Bubna.

129


130

EDUCAÇÃO ADVENTISTA


131


132

EDUCAÇÃO ADVENTISTA


133


134

FAMÍLIA

A BASE DA SOCIEDADE

NOSSO TIME Em cada uma das 219 congregações os líderes acom panham de perto as famílias, promovendo os materiais e projetos para desenvolvimento do relacionamento entre casais e também entre pais e filhos. Projetos em parceria com outros departamentos amplificam o cuidado com as famílias no território, estimula o discipulado entre pais e filhos e potencializam ações de missão.


DESTAQUES

NOIVOS

CASAIS

Semestralmente, com uma médi a de 15 casais em cada edição, o Curso para Noivos promove aprendizado e conscientização da decisão mais importante da vida a dois.

Encontros e palestras para todos os distritos e também em encontros distritais. Em 2020, o programa teve continuidade no ambiente on-line.

Rel acionamentos fortalecidos

PROJETO FAMÍLIA DE SERVIDORES Retiros e Encontros de casais para diretores e tesoureiros da Educação Adventista, ampliado para as famílias de servidores da instituição enfatizando a missão coletiva de quem trabalha para a Igreja.

FAMÍLIA Em parceria com o Ministério da Criança e do Adolescente, são realizados encontros com ênfase no ensino para pais sobre o discipulado dos filhos e da relevância do culto em família.

135


136

FAMÍLIA


137


138

LIBERDADE RELIGIOSA


139


140

AÇÃO SOLIDÁRIA ADVENTISTA

A PRÁTICA DO AMOR

NOSSO TIME Em cada uma das 219 Igrejas e grupos, as equipes voluntárias desenvolvem ações para atendimento da com unidade local. Grandes projetos ampliam o reconhecimento da rede assi stencial, e são abraçados também por outros órgãos da sociedade e empresas, ampliando o alcance da ajuda para quem precisa.


DESTAQUES

MUTIRÃO DE NATAL

ASSISTÊNCIA PERMANENTE

A campanha, que está prestes a completar 25 anos, arrecadou e di stribuiu cerca de 320 toneladas de alimentos nos últimos 4 anos nesta região.

As unidades locais realizam ações permanentes de entrega de cestas básicas, fraldas, pães e também promove a entrega de sopas para pessoas em situação de rua.

Amor não cessa

CAMPANHA DO AGASALHO

AUXÍLIO EMERGENCIAL

A seriedade da campanha tem atraído parcerias com instituições e grandes empresas na arrecadação de roupas de frio, sapatos, cobertores e colchões para entregar à pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A agilidade e empenho dos voluntários permite o rápido atendimento para famílias em situações de catástrofes. Quinze famílias receberam telhas após o temporal em Ubiratã e, durante a pandemia do COVID 19, máscaras, alimentos e recursos foram destinados a pessoas necessitadas.

141


142

EXPERIÊNCIA

Para quem tem Fome Joana D’arc Palhano e o esposo são líderes da ASA, cuidam de 8 pessoas com necessidades especiais e idosos na própria casa, doam cerca de 60 pães por semana e ainda preparam sopa para doar para a população carente de onde moram.


EXPERIÊNCIA

Solidariedade Coletiva Uma

geladeira

para

receber

doações de alimentos para serem distribuídos está na frente da igreja da Neva, em Cas cavel. A iniciativa tem se multiplicado em outras partes do território.

143


144

AÇÃO SOLIDÁRIA ADVENTISTA


145


146

DEPARTAMENTO

MINISTÉRIOS

1

C R I A NÇA Os primeiros ensinamentos nos momentos mais relevantes da vida para fixação de valores e conhecimento espiritual. Um conteúdo adaptado para cada etapa da infância, explorando seus interesses e aptidões. Uma mensagem criativa e atrativa; apoio aos pais na formação do caráter e espiritualidade.

2

AD OL ES C E N T E Novas gerações, altamente conectadas e expostas a uma infinidade de informações, nas mais variadas formas, vivendo uma faixa etária frágil e desafiadora. Uma mensagem que não se altera, mas se adapta, para atrair de forma permanente e impactante. Envolvidos, o discipulado se intensifica, com aprimoramento de dons e capacitação para a missão.


JUCÉLIA SANTOS

147


148

CRIANÇA

NOSSO TIME Rol do Berço, Jardim da Infância, Primários e Juvenis - Em cada uma das etapas, programas específicos coordenados por 350 professores, que organizam atividades externas e promovem maior engajamento.

A BASE


DESTAQUES

ESCOLA CRISTÃ DE FÉRIAS

ENVOLVIMENTO Atividades que promovem a comunhão, o relacionamento e envolvem também no voluntariado e ações missionárias.

Oportunidade missionária no período em que alguns pais buscam alternativas de entretenimento para os filhos. Realizada nas igrejas, escolas e em locais da comunidade.

Igreja e família

SOUL+ EM CRISTO

A análise do perfil dos juvenis resultou na reformulação das atividades enfocando ações de Serviço, Oração, União e Lealdade que forma o acróstico nome do projeto. Professores foram capacitados em 2020, e mesmo neste período as atividades já iniciaram.

GUARDIÕES DO TESOURO Projeto que ensina a fidelidade para crianças de 8 a 12 anos, através de metodologia criativa e interativa, em uma jornada de 40 dias com a personagem Nelle, descobrindo os tesouros de Deus e analisando aspectos da mordomia cristã.

149


150

EXPERIÊNCIA

Trimestrais Além de enfocar os temas das lições de Escola Sabatina, as reuniões trimestrais são também momento para capacitação de professores e famílias, a fim de potencializar o ensino para crianças e juvenis.


EXPERIÊNCIA

Discipulado Crianças e juvenis são envolvidas no processo de disc ipulado, e chamadas a estudarem a Bíblia com amigos. Na foto, Ryan Davi Rodrigues Chiodi, da igreja da Neva, batizado aos 9 anos e que já é instrutor bíblico.

151


152

CRIANÇA


153


154

ADOLESCENTES

DINAMISMO E CURIOSIDADE

NOSSO TIME A cada semana, líderes atuam nas 96 classes que atendem adolescentes nas igrejas da região. Preparados para ensinar com linguagem dinâmica e de forma atrativa, eles se utilizam de tecnologia e redes sociais para aproximar do ambiente do público alvo.


DESTAQUES

FORMAÇÃO DE LÍDERES

G148 TEEN

Através da plataforma Única, líderes de adolescentes concluíram os 8 módulos do curso de Educação Continuada, com certificação pelo MEC. Treinamentos periódicos e regionais capacitam pontualmente para eventos e novidades.

Envolve os adolescentes em desafios, para amplificar o trabalho da classe de Escola Sabatina, e tem se mostrado como um diferencial na permanência do adolescente e interesse pelas atividades da Igreja. Encontros regionais celebram o trabalho e promovem integração entre as bases.

Linguagem própria

BEP TEEN

A implantação do projeto que incentiva o estudo de livros de Ellen White, em parceria com o Ministério de Publicações, já resultou em batismo. Contrariando o senso comum, o interesse dos adolescentes comprova o desejo de aprofundar conhecimentos, com a estratégia diferenciada.

BATISMOS Projetos que engajam adolescentes em estudo mais aprofundado da Bíblia, levam a decisão pelo batismo. Um percentual relevante na quantidade de pessoas que se unem à igreja acontece nesta faixa etária.

155


156

EXPERIÊNCIA

G148 Teen O crescimento de bases resulta em maior engajamento dos adolescentes, em atividades

de

comunhão,

relacionamento

e

missão. Encontros periódicos e acampamentos promovem integração entre os participantes.


EXPERIÊNCIA

Evangelismo Atividades externas engajam os adolescentes, fator importante para esta faixa etária, que encontra também oportunidade para convidar amigos, aumentando as chances de evangelismo. Eles também encontram oportunidade de participar na igreja, desenvolvendo seus talentos.

157


158

EXPERIÊNCIA

ANTES

Salas Teen A mudança estética nas salas dos adolescentes permite maior conforto enquanto participam da Escola Sabatina, e também aumenta a participação deles, que se sentem atraídos pelas cores e formas.

DEPOIS


EXPERIÊNCIA

Ações Sociais Envolver os adolescentes em ações sociais e de evangelismo criativo promove maior interesse e participação. Visita a quem deixou de frequentar a igreja, a pessoas em necessidade e a distribuição de livros estão entre as atividades.

159


160

ADOLESCENTES


161


162

DEPARTAMENTO

MINISTÉRIO

1

A FA M Apoio constante e entusiasmado ao trabalho ministerial, é imprescindível o investimento no desenvolvimento de habilidades como liderança e relacionamento, além de suporte pessoal, nas áreas emocional e espiritual. As esposas de anciãos são também alcançadas por este trabalho.


TANIA MENDES

163


164

AFAM

MINISTÉRIO COMPARTILHADO

NOSSO TIME As esposas de pastores e as esposas de anciãos de cada igreja e grupo formam a equipe da AFAM e por ela são atendidas.


DESTAQUES

CONCÍLIO AFAM

CONCÍLIO DE FILHOS

Realizado anualmente, provê crescimento espiritual e pessoal, bem como orientações práticas para o desenvolvimento da liderança nos distritos e áreas em que os esposos atuam.

Realizado periodicamente, com a participação média de 20 filhos de pastores, busca fortalecimento espiritual.

Liderança ministerial feminina

CONCÍLIO PARA ESPOSAS DE ANCIÃOS Como representantes da liderança oficial da Igreja, elas também são orientadas para o desenvolvimento de um ministério de visitação e acompanhamento das famílias.

SUPORTE CONSTANTE Encontros regionais com esposas de anciãos e trimestrais com as esposas de pastores permitem um acompanhamento pontual e o discipulado, dentro do formato PGL.

165


166

AFAM


167


168

DEPARTAMENTO

MINISTÉRIOS

1

P U B L ICAÇÕES E S P Í RITO DE PROFECIA LI TE RAT URA DENOMIN AC ION AL Espalhar a mensagem por meio da literatura, ao longo de mais de um século, se firmou como uma relevante estratégia de pregação. Seja por meio da colportagem ou da distribuição gratuita, os livros chegam primeiro e pregam a muitas pessoas.

2

SAÚ D E O ensino sobre hábitos saudáveis é uma das mais conhecidas mensagens dos adventistas e, por isso, porta para relacionamentos e evangelismo. Capacitar líderes, promover projetos especiais na igreja e em espaços abertos à com unidade são ferramentas do departamento.


ELISSANDRO SANTOS

169


170

PUBLICAÇÕES

MENSAGEIROS DA PÁGINA IMPRESSA

NOSSO TIME Em cada igreja, líderes promovem e facilitam o acesso a leitura de livros denominacionais. De porta em porta, 25 colportores permanentes, sazonalmente apoiados por mais de 500 colportores estudantes, percorrem ruas e estradas em todo o território apresentando livros, que também representam recursos para realizar sonhos de estudos e manutenção da família.


DESTAQUES

COLPORTORES PERMANENTES E ESTUDANTES

FORMAÇÃO O Núcleo de Formação de Colportores (NFC) oferece oportunidades para quem deseja fazer da venda de livros um ministério e adquirir conhecimento de técnicas de comunicação e venda.

Para o ministério que pos sibilita o sustento próprio ou o custeio de cursos superiores, através da venda de livros, o departamento oferece capacitação constante.

Como folhas de outono

LIVROS MISSIONÁRIOS

LEGACY

Desde que o projeto foi criado, membros e instituições têm se unido para fazer com que mais pessoas tenham acesso ao livro, com destaque também às ações em cidades sem a presença adventista.

Formação de novos colportores a partir do acompanhamento próximo e intensivo de um colportor experiente, em um processo de discipulado que ensina a vender e, principalmente, como ser também um missionário.

171


172

EXPERIÊNCIA

Discipulado Lúcio Bunhak é colportor há 18 anos e tem atuado como uma espécie de mentor de novos colportor es, dentro do projeto Legacy. Na foto, Altair Pereira da Silva, participa da formatura do NFC, após ter sido discipulado por Lúcio.


EXPERIÊNCIA

Batismo Juarez

Fernandes

foi

batizado

após

se

tornar

cliente de Eliane da Silva Dornelles, colportora há 31 anos. O livro Sucos e Shakes e a revista Vida e Saúde trouxeram o conhecimento que ele precisava para controlar o diabetes, e despertaram o interesse pela Bíblia.

173


174

EXPERIÊNCIA

Resultados

Potencializados

Ilda Preslak recebeu um livro missionário durante a caminhada, em Pato Branco, PR. Por causa disso, procurou uma igreja e foi batizada. Tempos depois, a filha de Ilda também foi batizada.


PUBLICAÇÕES

175


176

SAÚDE

REMÉDIOS DE DEUS

NOSSO TIME Em cada igreja, líderes capacitados periodicamente realizam atividades que enfatizam a relevância do estilo de vida saudável e abrem oportunidades de evangelismo. Somam-se aos membros eleitos para o departamento, profissionais de saúde e interessados no assunto que participam periodicamente de capacitações e ativamente nas iniciativas voltadas para a comunidade.


DESTAQUES

FEIRA DE SAÚDE

CEIFO

Produzida para levar à comunidade o ensino prático dos oito remédios da natureza, é realizada em todas as regiões oferecendo atendimento na área de saúde gratuitamente, através de exames e orientações.

Os Estudos Integrados para a Qualificação nos Princípios de Saúde e Estilo de Vida Adventista acontecem ao longo do ano, com aulas ministradas por professores especialistas em áreas como Teologia, Medicina, Psicologia, Biologia, Educação Física e Nutrição.

A Saúde como mensagem

CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

CORRIDAS VIDA E SAÚDE

Promover atividades de ensino de forma atrativa e criativa tem sido o destaque das capacitações que acontecem periodicamente nas igrejas.

Nas categorias adulto e infantil tem crescido no número de participantes a cada edição. Esta é uma oportunidade de ensinar sobre os hábitos saudáveis e de promover contato com os colportores.

177


178

EXPERIÊNCIA

saúde que interessa Gabriel

de Almeida

tem

uma

academia

em Guaraniaçu e, por ter participado do CEIFO Saúde, resolveu aplicar o conhecimento no atendimento aos alunos. Os resultados têm feito com que o empreendimento tenha destaque no município.


EXPERIÊNCIA

Cursos Cursos que auxiliam a quem quer abandonar o vício do cigarro continuam sendo realizados em escolas e igrejas, e são importante ferramenta de evangelismo.

179


180

SAÚDE


181


182


183


184


185


186


187