Anuário Relógios & Canetas – Maio 2022

Page 1

edição online o ano, todos os meses

MAIO 2022

HERMÈS ARCEAU LE TEMPS VOYAGEUR.

FUNÇÃO GMT DE FORMA INÉDITA, COM O SUBMOSTRADOR A MOVIMENTAR-SE

AO LONGO DA ESCALA DOS

24 FUSOS

HORÁRIOS, INDICANDO UM SEGUNDO

TEMPO. INDICAÇÃO DO TEMPO DE CASA ÀS 12 HORAS. CALIBRE AUTOMÁTICO,

CAIXA DE 38 MM, DE AÇO.

















16/17

EDITORIAL MAIO 2022

O REGRESSO FÍSICO O Anuário Relógios & Canetas esgotou os 500 exemplares que enviou para o quiosque do Watches & Wonders, o salão de alta relojoaria que, depois de dois anos de edição online, decorreu fisicamente em Genebra. Aliás, o Anuário foi o único título de Portugal presente no escaparate do evento, ombreando com outros títulos especializados do sector. O Watches & Wonders 2022 (antigo Salão Internacional de Alta Relojoaria) teve cerca de 22 mil visitantes (ausências da Rússia, devido às sanções; da China, devido à pandemia) e foi coberto fisicamente por mil jornalistas, que viram as novidades apresentadas pelas 38 marcas presentes, um recorde. Uma semana de agitação, criatividade e realidade física, contrastando com as sessões onine dos anos anteriores. Mas as plataformas e as redes sociais têm cada vez mais força. Nesta edição híbrida, com transmissões ao vivo pela Internet, calcula-se que o evento tenha chegado a 350 milhões de pessoas. Entretanto, a exportação de relógios suíços para a Rússia parou em Março e quebrou 95.6% em valor face a Março de 2021, um país que representou apenas 1% das exportações no ano passado para este sector da indústria helvética. Não será pois, pelas sanções a Moscovo, que a relojoaria suíça ficará afectada. Em Março, cresceu 11.8% em valor, face a período homólogo, tendo passado mesmo pela primeira vez tão cedo no ano a barreira dos 2 mil milhões de francos (2,1). Portugal, 29º mercado tanto em Março como no acumulado do primeiro trimestre, aumentou em 135% o valor importado em Março, face ao ano passado, e em 64,4% no trimestre, embora ainda esteja abaixo (-28.1%) face a 2020, imediatamente antes dos efeitos da pandemia. Fernando Correia de Oliveira / Editor-chefe I allaworldontime@gmail.com

FICHA TÉCNICA

Propriedade / Edição Projectos Especiais, S.A. Av. da República, 1910 lt 34 Quinta Patino - Alcoitão 2645-143 Alcabideche

Director João Viegas Soares Editor chefe Fernando Correia de Oliveira Projecto gráfico / Design José Gonçalves Paginação (Montra) Filipa Silva Marketing e Publicidade Mafalda Sanches de Baêna marketing@projectosespeciais.pt Redação Projectos Especiais Consultores de Comunicação, S.A. Av. Infanto Santo 23, 12º esq. 1350-177 Lisboa Tel.: 218 027 912 www.anuariorelogiosecanetas.com www.facebook.com/anuariorelogiosecanetas www.instagram.com/anuariorelogiosecanetas


17. EDITORIAL por Fernando Correia de Oliveira

26. BREITLING Estivemos em Zurique, para a apresentação mundial do novo Navitimer, um dos ícones da marca. 34. NOVIDADES A. Lange & Söhne, Baume & Mercier, Cartier, Chanel, Chopard, Grand Seiko, Hermès, Hublot, IWC Schaffhausen, Jaeger-LeCoultre, Montblanc, Oris, Panerai, Parmigiani Fleurier, Patek Philippe, Piaget, Roger Dubuis, Rolex, TAG Heuer, Tudor, Ulysse Nardin, Vacheron Constantin, Van Cleef & Arpels, Zenith, Angelus, Armin Strom, Arnold & Son, Cyrus Genève, Czapeck & Cie, Ferdinand Berthoud, H. Moser & Cie., Laurent Ferrier, Louis Moinet, Rebellion Timepieces, Ressence, Rudis Sylva, Speake-Marin, Trilobe 88. FUNDAÇÃO DE ALTA RELOJOARIA Time Design – exposição mostra um século de formas em relógios de pulso. 96. MUSEU DO RELÓGIO EM COIMBRA Exposição de fotografias mostra na Universidade os espaços de Serpa e Évora. 108. JÓIAS A alta joalharia Chanel, inspirada no perfume Nº5, os corações de filigrana da Portugal Jewells. 122. MONTRA Modelos com características e preços. 186. DIRECTÓRIO



ANUÁRIO RELÓGIOS & CANETAS - O ANO TODOS OS MESES

ESTEJA ONDE ESTIVER, ACEDA GRATUITAMENTE À NOSSA EDIÇÃO MENSAL

Descubra-nos em www.anuariorelogiosecanetas.pt


MO N T R A M A I O

2 0 2 2

RELÓGIOS

BAUME & MERCIER BREITLING CASIO G-SHOCK CHRONOSWISS CUERVO Y SOBRINOS FREDERIQUE CONSTANT GARMIN GIULIANO MAZZUOLI HERMÈS HUBLOT (novo) INGERSOLL IRON ANNIE MEIA LUA MONTBLANC (novo) OMEGA PANERAI SEIKO SWISS MILITARY BY CHRONO TAG HEUER TUDOR U-BOAT VACHERON CONSTANTIN ZENITH ZEPPELIN CANETAS

MONTBLANC (novo) JOALHARIA

CARLTON JEWELLERY


PASSATEMPO ..........................


22/23

NOVIDADES MAIO 2022


PASSATEMPO ..............................................

CARLTON JEWELLERY EM PARCERIA COM O RELÓGIOS & CANETAS ONLINE

OS DIAMANTES SÃO ETERNOS

A marca portuguesa Carlton Jewellery tem uma proposta para lhe fazer: crie o seu próprio anel de noivado, partindo de um diamante de 0.25cts. – Basta participar no passatempo que a marca organiza em parceria com o Relógios & Canetas online. Palcos das mais belas histórias de amor, os Palácios Portugueses são lugares mágicos, dignos de verdadeiros contos de fadas. É por isso que a Carlton Jewellery os homenageia nos seus anéis de noivado, feitos para durar para sempre! Como participar? Escolha um palácio de Portugal que ainda não existe na colecção Carlton. Veja em https://carltonjewellery.com/ os anéis já existentes inspirados nos espaços de Vidago, Lágrimas, Estói, Sant’Anna, Cardosas, Brejoeira, Regaleira ou Seteais. Descreva o porquê de este novo palácio ser um cenário de sonho para o pedido de casamento perfeito. Envie fotos (sem limite de número) do palácio para anuariorelogioscanetas@gmail.com. As candidaturas — texto e fotos — devem chegar até 30 de Junho, inclusive. Um júri, composto por elementos do Anuário Relógios & Canetas e da Carlton Jewellery apreciará as participações e escolherá a vencedora. O resultado será publicitado até 8 de Julho de 2022.


24/25

A PARTICIPAÇÃO VENCEDORA RECEBE UM DIAMANTE 0.25CTS CARLTON JEWELLERY.


REFORMULA TODA A LINHA DE UM DOS SEUS MAIS ICÓNICOS MODELOS, O NAVITIMER.

– Estivemos em Zurique, a convite da Breitling, que assinala os 70 anos do Navitimer com a completa remodelação da linha deste verdadeiro relógio de piloto de aviação profissional, com a sua lendária régua de cálculo circular.


26/27

NOVIDADES MAIO 2022

NAVITIMER.

– Cronógrafo automático, com data, cronómetro certificado COSC, o Navitimer 2022 vem em caixa de 41, 43 ou 46 mm, em aço ou ouro vermelho, com bracelete de pele de crocodilo ou metal. Os mostradores são brancos, pretos, azuis, verdes ou cobre opacos.



28/29 BREITLING ..........................

NOVIDADES MAIO 2022

– A apresentação constituiu uma complexa operação logística — espaço Breitling para o chek-in, bilhete personalizado, três aviões Swiss com 200 jornalistas a bordo de cada, 3 portas de embarque, Ipad para cada um dos convidados, e uma viagem de uma hora entre Zurique e o aeroporto de Genebra, onde George Kern, CEO da Breitling, deu uma conferência de imprensa. “Não empregamos de forma leviana o termo ‘icónico’”, disse. “O Navitimer é um dos relógios mais reconhecíveis alguma vez feitos. Está na lista dos grandes relógios de todos os tempos. Aquilo que começou como um instrumento profissional para pilotos transformou-se em algo de mais profundo para quem o possuía, ao longo da sua vida”.



30/31 BREITLING ..........................

NOVIDADES MAIO 2022

< 1954

< 1965

< 1962

> 1974

MODELO HISTÓRICO.

– Nem o próprio criador poderia prever o fenómeno em que o Navitimer se tornou. Em 1952, Willy Breitling desenvolveu um cronógrafo de pulso com régua de cálculo circular, que permitia aos pilotos fazer todos os cálculos necessários à navegação. Dois anos mais tarde, a Aircraft Owners and Pilots Association (AOPA), o maior clube de aviadores do mundo, anunciou que o Navitimer passaria a ser o seu relógio oficial. O logótipo da associação passou a figurar no mostrador, às 12 horas. A renovação da linha traz de volta o emblema. Um Navitimer com escala de 24 horas chegou mesmo a andar no espaço, em 1962, no pulso do astronauta Scott Spencer, para lhe indicar se era de dia ou de noite.

< 1985

< 1995


BREITLING ..........................



A. LANGE & SÖHNE ..........................

ODYSSEUS.

– Calibre automático, com rotor de platina. Indicação de dia e data, Caixa de 40,5 mm, de titânio, estanque até 120 metros. Vidro de safira na frente e no verso. Limitado a 250 exemplares. Há também uma versão em aço.



BAUME & MERCIER ..........................

RIVIERA BAUMATIC.

– Caixa de 42 mm, de aço. Calibre automático, com data. Autonomia de 120 horas.

RIVIERA AUTOMATIC.

– Caixa de 42 mm, de aço, luneta de titânio. Calibre automático, com data.



CARTIER ..........................

COUSSIN DE CARTIER.

– Calibres de quartzo. Caixas tipo almofada, de vários tamanhos, de ouro branco, amarelo ou rosa. Com diamantes ou outras pedras preciosas.



CHANEL ..........................

2

– 2. Gabrielle. Caixa de 38 mm, de cerâmica negra e ouro branco. No mostrador, silhueta de Gabrielle Chanel. Calibre automático. Diamantes na luneta.

1

J12 MADEMOISELLE.

Limitado a 55 exemplares de cada modelo. – 1. La Pausa. Caixa de 38 mm, de cerâmica negra e ouro branco. No mostrador, silhueta de Coco Chanel. Calibre automático, com 70 horas de autonomia. Diamantes na luneta.

– 3. J12-XS. Caixa de 19 mm, de cerâmica negra e ouro branco, Calibre de quartzo. Diamantes na luneta.

3



CHOPARD ..........................

L.U.C. STRIKE ONE.

– Limitado a 25 exemplares. Caixa de 40 mm, de ouro rosa. Calibre automático, com micro-rotor de ouro, dois tambores de corda e 65 horas de autonomia. Cronómetro certificado COSC. Selo de qualidade Poinçon de Genève. Assinala as horas com um único som, à passagem. Tem gong feito de um bloco de safira directamente ligado ao vidro do mostrador, sistema patenteado. Mostrador de ouro. Abertura à 1 hora, para se ver o martelo.



GRAND SEIKO ..........................

KODO CONSTANT-FORCE TOURBILLON.

– Limitado a 20 exemplares. Calibre de carga manual, com 72 horas de autonomia. Turbilhão de força constante, com os dois sistemas integrados numa mesma gaiola. Caixa de 43,8 mm, de platina e titânio. Vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 100 metros. Preço: 370 mil euros.



HERMÈS ............................ ARCEAU LE TEMPS VOYAGEUR.

– Função GMT de forma inédita, com o submostrador a movimentar-se ao longo da escala dos 24 fusos horários, indicando um segundo tempo. Indicação do tempo de casa às 12 horas. Calibre automático, caixa de 38 mm, de aço. Mostrador inspirado no lenço de seda “Planisphère d’un monde equestre”, criado por Jérôme Colliard. Vidro de safira na frente e no verso.



HUBLOT ..........................

BIG BANG

INTEGRAL CERAMIC.

– Caixa de 42 mm, de cerâmica. Cronógrafo automático, com data e 70 horas de autonomia. Preço: de 19.900 a 24.100 francos.



IWC SCHAFFHAUSEN ..........................

PILOT’S WATCH CHRONOGRAPH TOP GUN

EDITION “LAKE TAHOE” E “WOODLAND”.

– Cronógrafo automático, com indicação de dia e data. Caixa de 44,5 mm, de cerâmica branca ou verde. Verso de Ceratanium®. Caixa interior de ferro macio, para protecção conterá campos magnéticos.


50/51 JAEGER -LECOULTRE ..........................

NOVIDADES MAIO 2022

POLARIS PERPETUAL CALENDAR.

– Caixa de 42 mm, de aço ou ouro rosa, estanque até 100 metros. Calibre automático, com 70 horas de autonomia. Calendário perpétuo, com fases de lua para os dois hemisférios.


1858 - GEOSPHERE CHRONOGRAPH 0 OXYGEN LE290.

– Limitado a 290 exemplares. Cronógrafo automático, horas do mundo, GMT, data, hemisférios norte e sul que rodam, com indicação de dia e noite. Caixa de 44 mm, de titânio, estanque até 100 metros. Luneta bidireccional, de cerâmica negra. Everest gravado a laser no fundo. Selo de qualidade Montblanc Laboratory Test 500H. O alpinista nepalês Nimsdai Purja, que escalou os 14 picos acima de 8 mil metros em apenas sete meses, vai agora tentar bater o recorde de escalada do Everest sem oxigénio. O relógio, também ele, terá o interior sem oxigénio, evitando que embacie ou que as peças se oxidem.


52/53 ORIS

..........................

NOVIDADES MAIO 2022

PROPILOT X CALIBRE 400.

– Caixa de 39 mm, de titânio. Mostrador cinzento, azul ou salmão. Vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 100 metros. Calibre automático, com data e 120 horas de autonomia. Garantia alargada até 10 anos com inscrição em MyOris. Aplica-se ao relógio e ao movimento. Intervalos de serviço recomendados de 10 anos. Verificação de estanqueidade recomendada de cinco anos. Preço: 3.800 euros.


PANERAI ..........................

LUMINOR GOLDTECH™ CALENDÁRIO PERPÉTUO.

– Calibre automático, dois tambores de corda, para 3 dias de autonomia. Calendário perpétuo, GMT e indicador de reserva de corda. Caixa de 44 mm, de Panerai Goldtech™. Mostrador de vidro de safira, fumado. Vidro de safira na frente e no verso.



PARMIGIANI FLEURIER ..........................

TONDA GT CHRONOGRAPH.

– Cronógrafo automático, com grande data, cronómetro certificado COSC, e 65 horas de autonomia. Rotor de ouro rosa. Caixa de 42 mm, de aço ou ouro rosa. Preço: 43.100 francos.


56/57 PATEK PHILIPPE ..........................

NOVIDADES MAIO 2022

CALATRAVA REF. 5326G-001 ANNUAL CALENDAR TRAVEL TIME.

– Pela primeira vez, duas complicações juntas; o calendário anual (que precisa de correcção manual apenas uma vez por ano, em Março, reconhecendo o relógio os meses de 30 e 31 dias), com fases de lua; e um segundo fuso horário. A data está sincronizada com o respectivo tempo local e ajusta-se simultaneamente quando se muda de fuso. O novo calibre automático tem oito novas patentes. Micro-rotor de platina. Balanço Gyromax®, espiral Spiromax®, de Silinvar®. Caixa de 41 mm, de ouro branco. Vidro de safira na frente e no verso.


PIAGET

..........................

ALTIPLANO ULTIMATE CONCEPT (AUC).

– Exemplar único, celebra o êxito do modelo apresentado em 2017 e vencedor no Grande Prémio de Relojoaria de Genebra em 2000, ano em que começou a ser comercializado. Tem apenas 2 mm, de espessura., desde a superfície do vidro ao fundo. Calibre de carga manual. O mostrador tem reproduzido em SuperLuminova o céu em La Côte-aux-Fées, sede da manufactura, no dia em que ficou pronto.


58/59 ROGER DUBUIS ..........................

EXCALIBUR KNIGHTS

OF THE ROUND TABLE.

– Calibre automático. Caixa de 45 mm, de ouro rosa. No mostrador, 12 micro-estatuetas de ouro rosa maciço. Selo de qualidade Poinçon de Genève.


ROLEX

..........................

GMT-MASTER.

– Calibre automático, com data, coroa à esquerda. Luneta de Cerachrom.


60/61 TAG HEUER ..........................

NOVIDADES MAIO 2022

CARRERA X PORSCHE LIMITED EDITION.

– Limitado a 1500 exemplares. Cronógrafo automático. Caixa de 44 mm, de aço revestido a DLC preto. Luneta de cerâmica. Vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 100 metros.


TUDOR

..........................

BLACK BAY.

– Caixa de 31, 36, 39 ou 41 mm, de aço, com luneta de ouro ou ouro com diamantes. Calibre automático, cronómetro certificado COSC.


62/63 ULYSSE NARDIN ..........................

NOVIDADES MAIO 2022

FREAK S.

– Limitado a 75 exemplares. Calibre automático, que ao fazer uma rotação por hora indica ele próprio o tepo. Carrocel voador, dupla roda de balanço, inclinada, feita de silício e ligada por diferencial vertical. Autonomia de 72 horas. Caixa de 45 mm, de cerâmica negra, titânio revestido a DLC preto e ouro rosa. Regulação e corda manual dada através da luneta. Preço: 123.500 euros.


VACHERON CONSTANTIN ..........................

OVERSEAS TOURBILLON SKELETON.

– Calibre automático, com rotor periférico e 80 horas de autonomia. Turbilhão. Caixa de 42,5 mm, de ouro rosa ou titânio. Caixa interior de ferro macio, para protecção contra campos magnéticos. Mostrador de safira. Calibre esuqeletizado. Selo de qualidade Poinçon de Genève.


64/65 VAN CLEEF & ARPELS ..........................

NOVIDADES MAIO 2022

LADY ARPELS BALLERINE ENCHANTÉE.

– Versões de ouro branco ou rosa, com diamantes. A pedido, as asas da bailarina/borboleta sobem e indicam as horas.


ZENITH

..........................

CHRONOMASTER OPEN.

– Cronógrafo automático de toda de colunas El Primero, de alta frequência (5 Hz), medindo até um décimo de segundo. Autonomia de 60 horas. Caixa de 39,5 mm, de aço ou ouro rosa. Estanque até 100 metros. Preço: 9.900 ou 19.900 euros, respectivamente.


66/67 ANGELUS ..........................

NOVIDADES MAIO 2022

CHRONODATE.

– Presta tributo ao famoso calibre de cronógrafo apresentado há 80 anos, em 1942. Limitado a 25 exemplares de cada versão. Caixa de 42,5 mm, de ouro vermelho ou titânio. Calibre automático, rotor de tungsténio e ouro vermelho, autonomia de 60 horas. Data periférica, por ponteiro. Mostrador de ouro vermelho ou titânio.


ARMIN STROM ..........................

ORBIT - FIRST EDITION.

– Limitado a 25 exemplares. Calibre automático, com micro-rotor e tambor de força constante, para 72 horas de autonomia. Data e indicador de reserva de corda. Caixa de 43,4 mm, de aço, luneta de cerâmica. Preço: 31.300 euros.



ARNOLD & SON ..........................

ULTRATHIN TOURBILLON GOLD

& ULTRATHIN TOURBILLON.

– Limitado a 28 exemplares de cada. Calibre extra-plano (2,97 mm) de carga manual, turbilhão. Autonomia de 100 horas. Caixa de 41,5 mm, de ouro vermelho ou platina. Vidro de safira na frente e no verso. Preço: 73.300 ou 85.100 francos.



CYRUS GENÈVE ..........................

KLEPCYS DICE LIME.

– Limitado a 10 exemplares de cada versão. Calibre automático, com dois módulos independentes de cronógrafo mono-botão, que medem intervalos de tempo em separado ou em sincronia. Autonomia de 60 horas. Caixa de 42 mm, de 42 mm, de titânio ou titânio revestido a DLC preto. Vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 100 metros.



CZAPECK & CIE ..........................

ANTARCTIQUE PASSAGE DE DRAKE GLACIER BLUE, SALMON OU FROZEN STAR S.

– Caixa de 38,5 mm, de aço. Vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 120 metros. Calibre automático, com microrotor de platina e autonomia de 56 horas. Preço: 19 mil euros (74.100 euros a versão Frozen Star, limitada a 38 exemplares e com mostrador de ósmio cristalizado).



FERDINAND BERTHOUD ..........................

CHRONOMÈTRE FB RSM. Limitado a 20 calibres para o total das 3 varian-

tes. Tipo regulador, com as horas (por disco), minutos e segundos (mortos, com mecanismo visível) em eixos diferentes. O seu design inspirou-se no Cronómetro de Marinha nº8, conhecido como H.M.8. Caixa de 44 mm, de ouro branco ou rosa. Calibre de carga manual, turbilhão (de força constante, tipo fuso e corrente) e indicador de reserva de corda visíveis no verso. Autonomia de 53 horas. Cronómetro certificado COSC.



H. MOSER & CIE. ..........................

ENDEAVOUR PERPETUAL CALENDAR FUNKY BLUE.

– Limitado a 20 exemplares. À primeira vista, não parece. Mas é… um calendário perpétuo. Os índices, além de indicarem as horas, indicam os meses, através de um pequeno ponteiro, ao centro. Às 3 horas, grande data, sistema "Flash Calendar", com mudança instantânea à meia-noite. Indicador de reserva de corda às 9 horas. Indicação de ano bissexto no verso. Calibre de carga manual, com duplo tambor de corda e sete dias de autonomia. A mudança da hora e da data faz-se pela coroa, a qualquer altura do dia. Caixa de 42 mm, de ouro branco. Vidro de safira na frente e no verso.


78/79 LAURENT FERRIER ..........................

NOVIDADES MAIO 2022

CLASSIC ORIGIN BLUE.

– Calibre de carga manual, com 80 horas de autonomia. Caixa de 40 mm, de titânio. Vidro de safira na frente e no verso.


LOUIS MOINET ..........................

ASTRONEF.

– Limitado a 8 exemplares. Caixa de 43,5 mm, de ouro rosa, vidro de safira na frente e no verso. Calibre de carga manual com dois turbilhões satélites voadores, cada um girando num sentido e interceptando-se 18 vezes por hora (a cada 3 minutos e 20 segundos). O turbilhão superior faz uma rotação em 5 minutos; o inferior em 10.


80/81

REBELLION TIMEPIECES ..........................

WEAP-ONE BIAXIAL

TOURBILLON.

– Caixa de 26 x 52,85 mm, de titânio revestido a DLC preto. Calibre de carga manual, com turbilhão voador bi-axial. Horas e minutos por discos.


RESSENCE ..........................

TYPE 8C.

– Calibre automático, que vai girando juntamente com o mostrador de titânio, em meio oleoso. Tipo regulador (horas e minutos em eixos diferentes). Caixa de 42,9 mm, de titânio. Regulação e corda manual no verso. Preço: 12.500 francos



RUDIS SYLVA ..........................

HARMONIOUS OSCILLATOR. Os relógios dispõem todos de um sistema único, patenteado

(Harmonious Oscillator), que consistem em dois balanços ligados, movidos por apenas um escape, numa gaiola que se move em 60 segundos. O efeito de anulação da gravidade é, segundo testes, superior ao do tradicional turbilhão. Calibre de carga manual, com 70 horas de autonomia. Horas e minutos descentrados. Caixas de 44 mm, de ouro ou titânio.


84/85

NOVIDADES MAIO 2022

SPEAKE -MARIN .......................... RIPPLES.

– Calibre automático, com microrotor. Caixa de 40,3 mm, de aço, vidro de safira na frente e no verso.Preço: 19.900 francos.


TRILOBE ..........................

NUIT FANTASTIQUE.

– Calibre automático, com micro-rotor. Horas, minutos e segundos por disco, num sistema patenteado (nas imagens, são 12 horas, 15 minutos e 39 segundos). Caixa de 38,5 ou 40,5 mm, de aço, titânio ou ouro rosa. No mostrador por encomenda, pode-se ter o desenho do céu num preciso momento e local.



EXPOSIÇÃO .......................... FUNDAÇÃO DE ALTA RELOJOARIA


88/89

TIME DESIGN | AS FORMAS DO RELÓGIO DE PULSO EM EXPOSIÇÃO EM GENEBRA – Estreada no salão Watches and Wonders Geneva, onde tivemos oportunidade de a ver, a exposição “Time Design”, organizada pela Watches and Culture, está patente até 8 de Maio no edifício da Pont de la Machine, em Genebra. Através de diversos universos, ela leva o visitante numa viagem ao coração da criatividade relojoeira do século XX até à actualidade e mesmo um pouco mais além. – A pesquisa estética e a preocupação pelo pormenor fazem parte do modo de expressão privilegiado do relógio de pulso. A exposição “Time Design” propõe a descoberta de diferentes facetas desta criatividade relojoeira, através de uma viagem no tempo. Evocando brevemente os relógios de pulso, esta balada imersiva coloca em lugar de honra o relógio de pulso e as suas numerosas interacções estilísticas, relógios de forma respeitantes a realizações contemporâneas, passando pelos “tool watches”. Ao percorrer as vitrinas, concebidas pelos estudantes da ECAL/Ecole cantonale d’art de Lausanne, o visitante descobre uma centena de peças que ilustram a inventividade e a diversidade do design relojoeiro. – Watches and Culture, polo cultural da Fondation de la Haute Horlogerie e curador do evento, imaginou sete universos inspiradores para ilustrar este formidável élan criativo.


EXPOSIÇÃO .......................... FUNDAÇÃO DE ALTA RELOJOARIA

GÉNIO CRIATIVO, DO BOLSO AO PUNHO – Na forma de châtelaine, pregador ou pendente, o relógio-jóia ou o relógio de bolso dos séculos passados fazem prova da magnífica inventividade perfeitamente servida pelos métiers d’art.


90/91

NOVIDADES MAIO 2022

O RELÓGIO DE PULSO EM TODA A SUA DIVERSIDADE – Com o aparecimento do relógio de pulso, no início do século XX, o aspecto funcional dos medidores de tempo faz-se acompanhar ao ritmo das modas e das inovações técnicas, com fantasia e imaginação. As formas variam, os materiais mudam, os volumes adaptam-se.


EXPOSIÇÃO .......................... FUNDAÇÃO DE ALTA RELOJOARIA

GÉRALD GENTA (1931 — 2011) DESIGNER DOS TEMPOS MODERNOS – Formado em joalharia e ourivesaria, Gérald Genta dedicou a vida à exploração do relógio de pulso em todas as suas formas. Criador genial, imaginou uma série de modelos icónicos, tais como o SAS Polerouter, o Royal Oak, o Nautilus, o Ingénieur, o Bulgari-Bulgari ou o Gefica Safari. – A indústria relojoeira deve-lhe alguns dos seus grandes sucessos, o design relojoeiro a sua carta de alforria. Com Gérald Genta, o relógio de pulso tornou-se num caso de estudo tanto estético como ergonómico. Homem do seu tempo, conseguiu transcendê-lo, através da sua irredutível singularidade. A exposição permite descobrir o mundo de Gérald Genta, através das suas obras, desenhos, pinturas e relógios excepcionais.


92/93

NOVIDADES MAIO 2022

PUBLICIDADE RELOJOEIRA, EXTENSÃO DA INOVAÇÃO – O relógio encontra um suporte de criação à sua imagem, através da selecção de uma centena de anúncios relojoeiros dos anos 1940 a 2000 feita pelos estudantes da ECAL/Ecole cantonale d’art de Lausanne nos arquivos da revista Europastar. RELOJOARIA CONTEMPORÂNEA, LABORATÓRIO CRIATIVO – Desde há uns vinte anos que o relógio de pulso está a percorrer caminhos inesperados. Rompendo com o classicismo relojoeiro, ele toma formas futuristas e descomplexadas, embora não renunciando à grande tradição dos métiers d’art, produzindo objectos que são como que quadros de grandes mestres.


EXPOSIÇÃO .......................... FUNDAÇÃO DE ALTA RELOJOARIA

FUTURO DO TEMPO OU TEMPO DO FUTURO? – Imagine-se o ano d 2122 e as formas de ver o tmepo daqui a um século. Os estudantes da cadeira de design relojoeiro da HEAD — Genève/Haute École d’Art et Design, imaginaram os artefactos que, por essa altura, servirão como contadores de tempo. Através de cinco projectos, representados cada um por uma maquete, o tempo torna-se num conceito que se pretende dominar. REALIDADE AUMENTADA, DO OBJECTO AO RELÓGIO – Graças a esta experiência lúdica e sensorial de realidade aumentada, seis ícones relojoeiros deixam-se descobrir através do prisma de um objecto físico, simbolizando um elemento chave do seu design.



EXPOSIÇÃO .......................... “Sem métodos para medir e acompanhar o tempo, perdemos a capacidade de apreciar a sua passagem. Por outras palavras, se não o medirmos, o tempo perde todo o seu sentido. Portanto, um relógio ou calendário não é apenas um instrumento para medir o tempo, é uma expressão da concepção humana do tempo”.

...

Roger Michel Fundador do Institute for Digital Archaeology

O ESPAÇO DO TEMPO. Esta patente no Edifício da Associação Académica de Coimbra, até 30 Junho, a exposição de fotografia “O Espaço do Tempo” da autoria de Paulo Abrantes e que dá a conhecer parte do acervo do Museu do Relógio, constituído por cerca de 2.500 relógios mecânicos, que datam de 1630 até aos dias de hoje. Situado em Serpa com Pólo em Évora, é um dos únicos museus na Península Ibérica e um dos que, a nível mundial, se dedica ao coleccionismo de objectos utilizados para a medição do tempo. Esta mostra faz parte do programa da XXIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra.


96/97


EXPOSIÇÃO ....................................... MUSEU DO RELÓGIO NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA





............ GUERLAIN ............ MUSC OUTREBLANC

............


102/103 GUERLAIN MUSC OUTREBLANC.

– Da colecção L’Art & la Matière, o perfume Musc Outreblanc. Vem num frasco concebido por Anne Lopez, personalizável, em que o comprador pode escolher a composição e a cor da placa que vem na tampa de vidro, além de uma gravação na garrafa de 100 ou 200 ml. Custa, respectivamente, 295 e 425 euros, e 220 e 320 euros cada reenchimento. – A placa na tampa, de 500 unidades cada a nível mundial, custa 120 euros e pode escolher entre Musc Outreblanc Plate by Anne Lopez; Straw Marquetry Plate by Lison de Caunes; Embroidered Bee Plate by the Atelier Bizet; Natural Mother-of-Pearl Plate. – A edição Jewellery Plate by the Atelier Truscelli, tem versão de diamantes sintéticos (25 exemplares a nível mundial) ou rodolites (13 exemplares a nível mundial), e custa 2.500 euros.

NOVIDADES MAIO 2022


MONTBLANC ..........................

MONTBLANC MEISTERSTÜCK SELECTION GLACIER.

– Artigos e acessórios em pele grandes, pequenos e médios. Um design original de gelo azul. Impresso em nylon ou pele, o design glaciar dá a impressão de olhar através de camadas de gelo para as profundezas azuis. O motivo é combinado com o novo Montblanc M Lock 4810, um fecho de pressão utilizado no mundo da escalada e montanhismo e introduzido como um novo código da marca.


104/105

NOVIDADES MAIO 2022


MONTBLANC ..........................

MONTBLANC MEISTERSTÜCK SELECTION GLACIER.

– Bolsos e fechos externos funcionais facilitam o acesso a itens pessoais em movimento e contribuem para o design da colecção, enquanto os fechos éclair apresentam um puxador em pele na forma do aparo de um instrumento de escrita Meisterstück. Produzida com materiais eco-sustentáveis, ressaltando a importância de preservar glaciares e montanhas no futuro.


106/107

NOVIDADES MAIO 2022


CHANEL ..........................

CHANEL THE FLOWERS.

– Inspiradas no perfume Nº5, que está a comemorar 100 anos. Esta linha de alta joalharia evoca as fragâncias do jasmim, da rosa de Maio e do ylang-ylang florido. Sob a forma de estrela, de lua ou de sol, ecoando os símbolos da colecção de platina e diamantes apresentada em 1932. Peças de ouro branco, com diamantes e safiras.


108/109

JÓIAS MAIO 2022


..........................


110/111

JÓIAS MAIO 2022

PORTUGAL JEWELS CORAÇÃO CHEIO.

– Colar e brincos - numa edição limitada em ouro 19,2kt e diamantes. Inspirada no Coração de Viana e na secular arte da filigrana. O ouro de 19,2kt, também conhecido como ouro português, é um dos tipos de ouro mais puros do mundo, a que se aliam diamantes com a qualidade H/SI. – Os fios de ouro que compõem os brincos e colares são trabalhados pelos artesãos da Portugal Jewels em Gondomar, que desenham com perícia os motivos característicos da filigrana portuguesa. Preço: Colar - 560 euros; brincos — 560 euros. Mil euros o conjunto.


PEYRELONGUE CHRONOS ..........................

JOIE DE VIVRE.

– Peças de ouro branco, com diamantes e esmeraldas. Anel, brincos e colar.


112/113 TASHI

..........................

JÓIAS MAIO 2022

TASHI E GIO RODRIGUES.

– Inspirado pelo amor, Gio Rodrigues leva-nos até Paris. A convite da TASHI, o designer desenvolveu uma colecção com o glamour da emblemática Torre Eiffel, que mistura detalhes de cravação com a força de um padrão de prata recortada. Um padrão criado pelo designer, com a repetição do seu monograma. No interior das jóias, poderá ainda descobrir a expressão “M’AIMER JE T’AIME” gravada, que, para Gio Rodrigues, simboliza a importância do amor próprio. Pendente, brincos e uma aliança anti-stress.


PERFUMES CREED ..........................


114/115

WIND FLOWERS.

– Criada pelo mestre perfumista de 6ª geração, Olivier Creed, a nova fragrância Wind Flowers abre com um doce jasmim, envolto num aroma picante de flor de laranjeira da Tunísia e numa nota frutada de pêssego. Uma onda de sândalo quente envolve o coração floral de uma delicada flor de jasmim, de pétalas de tuberosa e de um extrato de rosa doce que adiciona profundidade e textura a esta fragrância. Uma névoa de íris e almíscar aprofundam a base, enquanto uma nota perfumada de flor de laranjeira e praliné cremoso compensa o aroma floral. Com a fragrância Wind Flowers, a Creed convida a entrar num universo feminino, fortemente inspirado e influenciado pelo mundo da dança. Para celebrar este lançamento, a Casa Creed selecionou a bailarina inglesa Lauren Cuthbertson — bailarina principal no Royal Ballet de Londres — como musa do perfume e cara da sua campanha.






<>

<>

<>

STANISLAS DE QUERCIZE

ALON BEN JOSEPH

ALEXANDER FRIEDMAN

<>

<>

<>

AUSTEN CHU

FABIENNE LUPO

STEPHANIE BRETONNIÈRE

ORIGYN LUXURY NOMEIA CONSELHO CONSULTIVO

– A ORIGYN Luxury, divisão de luxo da organização suíça sem fins lucrativos ORIGYN Foundation, dedicada a fornecer garantias de autenticidade e propriedade de bens de luxo, através de uma tecnologia única biométrica, acaba de anunciar o seu Conselho Consultivo. Dele fazem parte Stanislas de Quercize, Austen Chu, Fabienne Lupo, Alon Ben Joseph e Alexander Friedman, personalidades há muito ligadas ao sector do luxo. Stephanie Bretonnière, CEO do ORIGYN Luxury disse que a equipa irá ajudar na missão de inovação e transformação da indústria do luxo, combatendo ao mesmo tempo a contrafacção e apoiando a Economia Circular. ORIGYN Luxury é a única tecnologia de certificação digital que garante a autenticidade de um bem de luxo através das suas próprias características biométricas. Isso permite que o próprio objecto — tal como uma impressão digital — se torne na sua própria prova de autenticidade, facilitando a revenda ou a compra desse objecto em completa segurança, salvaguardando-o de qualquer tipo de falsificação. Tudo graças à tecnologia de blockchain.


Siga-nos no


122


122/123

MONTRA MAIO 2022

RELÓGIOS

BAUME & MERCIER BREITLING CASIO G-SHOCK CHRONOSWISS CUERVO Y SOBRINOS FREDERIQUE CONSTANT GARMIN GIULIANO MAZZUOLI HERMÈS HUBLOT (novo) INGERSOLL IRON ANNIE MEIA LUA MONTBLANC (novo) OMEGA PANERAI SEIKO SWISS MILITARY BY CHRONO TAG HEUER TUDOR U-BOAT VACHERON CONSTANTIN ZENITH ZEPPELIN CANETAS

MONTBLANC (novo) JOALHARIA

CARLTON JEWELLERY

123


124


125


126


127


128


129


130



132


133


134


135


136


137


138


139


140


141


142


143


144


145


146


147


148


149


150


151


152


153


154


155


156


157


158


159


160


161


162


163


164


165


166


167


168


169


170


171


172


173


174


175


176


177


178


179


180


181


182


183


184


185


186


187


188


Siga-nos no