Anuário Relógios & Canetas – Junho 2022

Page 1

edição online o ano, todos os meses

JUNHO 2022

YACHT-MASTER 42, CRONÓMETRO CERTIFICADO COSC.

CALIBRE AUTOMÁTICO, COM DATA E 70 HORAS DE AUTONOMIA.

CAIXA DE 42 MM, DE OURO AMARELO. LUNETA BIDIRECCIONAL, DE OURO

E CERÂMICA, COM INSERÇÕES

DE CERACHROM PRETO.

ESTANQUE ATÉ 100 METROS.

















16/17

EDITORIAL JUNHO 2022

COMPREM POR PAIXÃO Ao longo dos últimos 30 anos temos sido recorrentemente abordados por uma pergunta que nos deixa intimamente irritados, mas a que, obviamente, respondemos com calma e moderação. “É um bom investimento comprar este relógio?”. Encarar a aquisição de um relógio como um simples investimento, de que nos desfazemos quando achamos oportuno, muitas vezes sem o usar, vai contra a paixão e a cultura relojoeira que apreciamos, que temos desde a adolescência — o nosso primeiro investimento num relógio, mecânico, claro, foi feito em 1975, quando adquirimos em Lisboa um cronógrafo automático (cuja marca omitimos, pois jornalistas não fazem publicidade), por um preço equivalente a três ordenados do que ganhávamos na altura. E que veio substituir outro relógio mecânico, com que fizemos todo o ensino secundário, e que tinha sido a tradicional prenda dos pais no final do ensino básico (e que continua connosco, a funcionar). Face à bolha relojoeira actual — com 3 ou 4 marcas a baterem recordes nos leilões de peças não apenas vintage, mas também contemporâneas, com alguns modelos a terem anos de espera para poderem ser comprados — o tema da especulação torna-se premente. Essa especulação, por um lado, beneficia o sector, dada a publicidade que se tem dado a recordes sucessivos, a estudos que referem ser muito mais rentável investir em relógios do que em outros bens. Mas, do outro lado da moeda, está o aumento generalizado dos preços, tornando impossível a camadas mais jovens terem acesso a relógios mecânicos. E, se, como é natural, essas faixas etárias procurarem peças com “estatuto” para ostentarem nos pulsos, o lado aspiracional está hoje muito mais distante do que há uma década. É que há uma diferença muito grande entre comprar um relógio mecânico procurando prazer íntimo e, ao mesmo tempo, dar sinais de “estatuto” a terceiros; e pura e simplesmente adquirir peças que os “especialistas” dão como refúgio seguro em investimento, sem sequer gostar de relógios… É como investir em vinho sem ser para o beber (e há muito que isso se faz, mas sem afectar tanto todo um sector, como está a acontecer com os relógios). Procure com a hashtag #rolexmarathon e veja o que está a acontecer no Japão: é a chamada Maratona Rolex. Um “desporto” de tipo novo. Às gerações mais jovens, e à minoria (sempre foi assim) que gosta de relógios mecânicos — resta investigar o mundo das pequenas marcas, independentes, algumas até centenárias, que a preços razoáveis, continuam a disponibilizar peças que, podendo não dar “estatuto” nem ser um investimento material, nunca deixarão de ser aquilo que sempre deveriam ser — um investimento por paixão, sem taxas de rentabilidade agarradas. E uma porta de entrada no mundoa maravilhoso da medição do Tempo através da mecânica pura. Fernando Correia de Oliveira / Editor-chefe I allaworldontime@gmail.com

FICHA TÉCNICA

Propriedade / Edição Projectos Especiais, S.A. Av. da República, 1910 lt 34 Quinta Patino - Alcoitão 2645-143 Alcabideche

Director João Viegas Soares Editor chefe Fernando Correia de Oliveira Projecto gráfico / Design José Gonçalves Paginação (Montra) Filipa Silva Marketing e Publicidade Mafalda Sanches de Baêna marketing@projectosespeciais.pt Redação Projectos Especiais Consultores de Comunicação, S.A. Av. Infanto Santo 23, 12º esq. 1350-177 Lisboa Tel.: 218 027 912 www.anuariorelogiosecanetas.com www.facebook.com/anuariorelogiosecanetas www.instagram.com/anuariorelogiosecanetas


17. EDITORIAL por Fernando Correia de Oliveira

26. ROLEX Uma ida ao Millenium Estoril Open e algumas das novidades para 2022. Modelos clássicos, com mudanças de pormenor. 32. NOVIDADES Zenith, Wempe, Van Cleef & Arpels, Vacheron Constantin, Ulysse Nardin, Tudor, Trilobe, TAG Heuer, Swatch, Singer Reimagined, SevenFriday, Seiko, Rudis Sylva, Roger Dubuis, Richard Mille, RGM, Reservoir, Ralf Tech, Purnell, Piaget, Patek Philippe, Parmigiani Fleurier, Oris, Omega, Officine Panerai, Nomos, Moritz Grossmann, Montblanc, MB&F, Maurice Lacroix, Manufacture Royale, Louis Moinet, Louis Erard, L’Epée, Le Rhône, Laurent Ferrier, Kross Studios, Jaeger-LeCoultre, IWC, HYT, Hublot, Hermès, H. Moser & Cie., Greubel Forsey, Grand Seiko, Glashütte Original, Girard-Perregaux, Genus, Frederique Constant, Franck Muller, F.P. Journe, Delma, De Bethune, Czapek, Cyrus, Cuervo y Sobrinos.

108. GUERLAIN Entrevista a Ann-Caroline Prazan, Directora de Arte, Cultura e Património do histórico perfumista parisiense.

114. MONTBLANC Uma colecção de instrumentos de escrita inspirada nos cambiamtes de azul dos glaciares do Monte Branco. 122. MONTRA Modelos com características e preços.

186. DIRECTÓRIO



ANUÁRIO RELÓGIOS & CANETAS - O ANO TODOS OS MESES

ESTEJA ONDE ESTIVER, ACEDA GRATUITAMENTE À NOSSA EDIÇÃO MENSAL

Descubra-nos em www.anuariorelogiosecanetas.pt


MO N T R A JUNHO 2022

RELÓGIOS

BAUME & MERCIER BREITLING CASIO G-SHOCK CHRONOSWISS CUERVO Y SOBRINOS FREDERIQUE CONSTANT GARMIN GIULIANO MAZZUOLI HERMÈS HUBLOT INGERSOLL IRON ANNIE MEIA LUA MONTBLANC OMEGA PANERAI SEIKO SWISS MILITARY BY CHRONO TAG HEUER TUDOR U-BOAT VACHERON CONSTANTIN ZENITH ZEPPELIN CANETAS

MONTBLANC JOALHARIA

CARLTON JEWELLERY


PASSATEMPO ..........................


22/23

NOVIDADES JUNHO 2022


PASSATEMPO ..............................................

CARLTON JEWELLERY EM PARCERIA COM O RELÓGIOS & CANETAS ONLINE

OS DIAMANTES SÃO ETERNOS

A marca portuguesa Carlton Jewellery tem uma proposta para lhe fazer: crie o seu próprio anel de noivado, partindo de um diamante de 0.25cts. – Basta participar no passatempo que a marca organiza em parceria com o Relógios & Canetas online. Palcos das mais belas histórias de amor, os Palácios Portugueses são lugares mágicos, dignos de verdadeiros contos de fadas. É por isso que a Carlton Jewellery os homenageia nos seus anéis de noivado, feitos para durar para sempre! Como participar? Escolha um palácio de Portugal que ainda não existe na colecção Carlton. Veja em https://carltonjewellery.com/ os anéis já existentes inspirados nos espaços de Vidago, Lágrimas, Estói, Sant’Anna, Cardosas, Brejoeira, Regaleira ou Seteais. Descreva o porquê de este novo palácio ser um cenário de sonho para o pedido de casamento perfeito. Envie fotos (sem limite de número) do palácio para anuariorelogioscanetas@gmail.com. As candidaturas — texto e fotos — devem chegar até 30 de Junho, inclusive. Um júri, composto por elementos do Anuário Relógios & Canetas e da Carlton Jewellery apreciará as participações e escolherá a vencedora. O resultado será publicitado até 8 de Julho de 2022.


24/25

A PARTICIPAÇÃO VENCEDORA RECEBE UM DIAMANTE 0.25CTS CARLTON JEWELLERY.


COM A ROLEX NO MILLENIUM ESTORIL OPEN


26/27

– Como habitualmente nos últimos anos, a Rolex foi um dos patrocinadores do Estoril Open, que se disputou entre 23 de Abril e 1 de Maio. E, também como é habitual, levou-nos por um dia ao torneio. Vimos a partida em que o francês Gasquet derrotou o boliviano Dellien. Mas falemos dos derradeiros vencedores. Segundo a organização, o jovem argentino Sebastian Baez “chegou de forma discreta ao Clube de Ténis do Estoril, mas depressa expôs na terra batida portuguesa as credenciais que fazem dele um dos jovens mais promissores da actualidade” completando uma semana de sonho com a conquista do Millennium Estoril Open, ao derrotar Frances Tiafoe, por 6-3 e 6-2, para erguer o primeiro título em torneios ATP. Já Nuno Borges e Francisco Cabral fizeram história ao vencerem em pares, a primeira dupla portuguesa campeã do torneio português. Quanto à Rolex e ao ténis, tudo começou em 1978, quando iniciou uma parceria com Wimbledon, o mais antigo e respeitado torneio da modalidade. – Actualmente, a Rolex é patrocinador e, ou, Timekeeper das principais provas da modalidades, incluindo os 4 torneios do Grand Slam — Open da Austrália, Roland-Garros, Wimbledon e Open dos Estados Unidos. Com a ligação que mantém com a masculina Association of Tennis Professionals (ATP), e com a feminina Women’s Tennis Association (WTA), está nas finais dos respectivos campeonatos. O mais importante torneio por equipas, a Taça Davis, também tem a presença Rolex. Individualmente, grandes nomes como Chris Evert, Björn Borg, Rod Laver ou Roger Federer são dos chamados “Testemunhos” da marca. – A visita ao Clube de Ténis do Estoril foi guiada por Miguel Seabra, da organização da prova e especialistas em ténis e relógios, melhor associação não teria sido possível.

< ROGER FEDERER


ROLEX

..........................

> OYSTER PERPETUAL AIR-KING


28/29

NOVIDADES JUNHO 2022

OYSTER PERPETUAL AIR-KING.

– Cronómetro certificado COSC. Caixa de 40 mm, estanque até 100 metros. Calibre automático, com 70 horas de autonomia. Espiral Parachrom, roda de balanço de inércia variável, sistema Paraflex antichoque, escape Chronergy, âncora e roda de escape de níquel fosforoso.


ROLEX

.......................... YACHT-MASTER 42.

– Cronómetro certificado COSC. Calibre automático, com data e 70 horas de autonomia. Espiral de Parachrom, sistema anti-choque Paraflex. Caixa de 42 mm, de ouro amarelo. Luneta bidireccional, de ouro e cerâmica, com inserções de Cerachrom preto. Estanque até 100 metros.


30/31

NOVIDADES JUNHO 2022

OYSTER PERPETUAL DAY-DATE 40.

– Cronómetro certificado COSC. Caixa de 40 mm, de platina, estanque até 100 metros. Calibre automático, com 70 horas de autonomia. Espiral Parachrom, roda de balanço de inércia variável, sistema Paraflex antichoque, escape Chronergy, âncora e roda de escape de níquel fosforoso. Indicação de dia e data. Bracelete de platina.


ZENITH

..........................

CHRONOMASTER SPORT.

– Cronógrafo automático de roda de colunas, calibre El Primero de alta frequência (5 Hz) capaz de medir até décimos de segundo e data. Autonomia de 60 horas. Caixa de 41 mm, de aço, com luneta de cerâmica (11.900 francos); de aço e ouro rosa, com luneta de ouro branco (16.900 francos); ouro rosa (37.900 francos).



WEMPE

..........................

IRON WALKER CHRONOGRAPH XL.

– Cronómetro certificado, segundo a norma ISO 3159. Cronógrafo automático, com data. Caixa de 44 mm, de aço, estanque até 100 metros. Preço:3.975 euros.



VAN CLEEF & ARPELS ..........................

LADY DUO DE LIONS

E LADY DUO DE LAPINS.

– Caixa de 33 mm, de ouro branco, com diamantes. Mostrador de ouro branco, amarelo e rosa, com safiras, turquesas, esmeraldas… numa base de madrepérola e esmalte. Calibre de carga manual.



VACHERON CONSTANTIN ..........................

TRADITIONNELLE PERPETUAL CALENDAR CHRONOGRAPH.

– Cronógrafo de carga manual, calendário perpétuo com fases de lua. Caixa de 43 mm, de platina. Vidro de safira na frente e no verso. Selo de qualidade Poinçon de Genève.



ULYSSE NARDIN ..........................

BLAST MOONSTRUCK.

– Concebido por Ludwig Oechslin. Calibre automático, com data. Rotor de ouro rosa. Indicação de fases da lua, da idade da Lua, das marés. Horas do mundo e GMT. No mostrador, posição do Sol e da Lua em redor da Terra. Caixa de 45 mm, de cerâmica preta e titânio revestido a DLC preto. Vidro de safira na frente e no verso. Preço: 71.300 euros.



TUDOR

..........................

BLACK BAY S&G.

– Caixa de 41 mm, de aço. Luneta bidireccional, de alumínio e ouro amarelo, com escala de 24 horas. Estanque até 200 metros. Calibre automático, com data e GMT, cronómetro certificado COSC, autonomia de 70 horas. Bracelete de pele, tipo NATO ou de aço e ouro.



TRILOBE ..........................

UNE FOLLE JOURNÉE.

– Calibre automático, com micro-rotor. Forma patenteada de apresentar horas, minutos e segundos, através de anéis rotativos, suspensos por um ponto fixo. A leitura faz-se no ponto onde a seta encarnada se encontra, às 6 horas. Caixa de 40,5 mm, de titânio. Vidro de safira na frente e no verso. Preço: 21.500 euros.



TAG HEUER ..........................

FORMULA 1 SENNA SPECIAL EDITION.

– Mais um tributo ao piloto brasileiro Ayrton Senna. Cronógrafo automático. Caixa de 44 mm, de aço, luneta fixa de cerâmica preta. Estanque até 200 metros.



SWATCH ..........................

HOW MAJESTIC.

– A 6 de Fevereiro assinalou-se o Jubileu de Platina do reinado de Isabel II, a primeira soberana britânica a atingir 70 anos ao serviço do Reino Unido e dos países da Commonwealth. Sua Majestade é conhecida por combinar a cor das suas roupas para corresponder na perfeição a cada ocasião. Um verde profundo para um passeio no campo, um amarelo brilhante a marcar um evento alegre, cores outonais da cabeça aos pés para passear os seus leais corgis no parque e assim por diante. A Swatch assinala o marco do Jubileu de Platina com o relógio HOW MAJESTIC, com um toque colorido e divertido bem típico da marca relojoeira Suíça. Sua Majestade, com o seu chapéu, pregadeira e bolsa, é retratada ao lado de um dos seus fiéis corgis no mostrador branco. A assegurar um toque ‘régio’ surge a coroa dourada estampada por cima do logotipo da Swatch e 70 pontos dourados estampados para marcar o reinado de 70 anos da Rainha. A caixa e a bracelete em branco mate apresentam um efeito metálico, proporcionando um brilho ‘real’ à bracelete. Na embalagem especial, sob a proteção de um dos mais leais e emblemáticos guardas da Rainha, surge uma nova e exclusiva surpresa — uma cintilante coroa de papel prateada. Preço: 95 euros



SINGER REIMAGINED ..........................

SINGER TRACK1 SKLT EDITION.

– Limitado a 15 exemplares. Cronógrafo automático, de roda de colunas, com 60 horas de autonomia. Rotor esqueletizado, do lado do mostrador. Horas e minutos por discos periféricos. Caixa de 43 mm, de ouro amarelo. Vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 100 metros. 90 mil francos, sem impostos.


50/51 SEVENFRIDAY ..........................

NOVIDADES JUNHO 2022

FREE-D.

– Comemora os 10 anos da marca. Caixa de 52,8 x 55,4 mm, de titânio. Calibre automático. Horas, minutos e segundos, por disco. Estojo especial, de material orgânico. Preço: 3.365 euros.


SEIKO

..........................

PROSPEX 1968 DIVER'S

MODERN RE-INTERPRETATION.

– Save the Ocean Limited Edition. Limitado a 1.300 exemplares. Calibre automático, com data. Caixa de 42,6 mm, de aço. Estanque até 4.600 metros. Preço: 4.600 euros. > 1968 DIVER'S


RUDIS SYLVA ..........................

OSCILLATEUR HARMONIEUX.

– Os relógios dispõem todos de um sistema único, patenteado (Harmonious Oscillator), que consiste em dois balanços ligados, movidos por apenas um escape, numa gaiola que se move em 60 segundos. O efeito de anulação da gravidade é, segundo testes, superior ao do tradicional turbilhão. Calibre de carga manual, com 70 horas de autonomia. Horas e minutos descentrados. Há cronógrafos, com data. Aceita encomendas especiais, nomeadamente para relógios de bolso.

52/53


ROGER DUBUIS ..........................

EXCALIBUR MONOBALANCIER.

– Caixa de 44 mm, de EON GOLDtm, com diamantes. Calibre automático, esqueletizado, com micro-rotor.



RICHARD MILLE ..........................

RM 028 VOILES DE SAINT BARTH RICHARD MILLE.

– Edição limitada a 120 exemplares, dedicada à 11ª edição da regata, que faz parte da Caribbean Maxi Challenge, uma nova competição caribenha para barcos com mais de 60 pés de casco. Relógio de mergulho, caixa de titânio, carbono e quartzo, estanque até 300 metros. Cronógrafo automático, com data.


RGM ..........................

TYPE 1 — MONTGOMERY.

– Assinala 0 30º aniversário desta marca norte-americana. Inspirado nos grandes relógios de bolso destinados aos caminhos-de-ferro. Usa calibres Hamilton de carga manual, de bolso, revistos e remontados e espirais novos. Mostrador de esmalte Grand Feu Real. Coroa às 1h30. Henry S. Montgomery foi o General Watch & Clock Inspector do AT&SF Railroad, de 1896 a 1923. E desenhou por volta de 1906 o seu primeiro “marginal minute safety dial”, baptizado de Type. Caixa de 41 mm, de aço. Preço: a partir de 6.450 dólares.

56/57


RESERVOIR ..........................

KANISTER SILVER.

– Inspirado no célebre velocímetro automóvel 356 Speedster. Calibre automático. Minutos retrógrados, horas saltantes, indicador de reserva de corda. Autonomia de 56 horas. Caixa de 41,5 mm, de titânio. Preço: 4.200 euros.


58/59 RALF TECH ..........................

NOVIDADES JUNHO 2022

WRX BLACK.

– Modelo concebido em 2008, em parceria com os comandos navais franceses Hubert Commando, que o usam desde 2010. Também é usado pela maioria das outras forças especiais francesas. As edições vão sendo melhoradas, com ensaios de profundidade feitos em parceria com a Marinha de França. Esta versão usa um calibre híbrido, electro-mecânico, que assegura autonomia de 100 mil horas (quase 12 anos). Precisa de manutenção apenas a cada dez anos. A caixa, de aço revestido a PVD preto, é estanque até mil metros. Preço: a partir de 2.000 euros.


PURNELL ..........................

ABSOLUTE SAPPHIRE “HANCOCK RED”.

– Peça única. Calibre de carga manual, com turbilhão de triplo eixo (gaiola interior gira em 8 segundos, gaiola intermédia em 16 e exterior em 30). Horas e minutos descentrados. Seis cordas em quatro tambores, para 32 horas de autonomia e 32 newtons/mm de torque. Caixa de 48 mm, em monobloco de vidro de safira. Preço: 2 milhões de francos.


60/61 PIAGET

..........................

NOVIDADES JUNHO 2022

PIAGET.

– Calibre automático, extra-plano, esqueletizado, com micro-rotor. Caixa de 42 mm de diâmetro e 7,35 mm de espessura, de ouro branco, com pavé de 268 diamantes a alastrar pela pulseira, também de ouro branco.


PATEK PHILIPPE ..........................

REF. 5470P-001 1/10TH SECOND MONOPUSHER CHRONOGRAPH.

– Cronógrafo mono-botão de roda de colunas e embraiagem horizontal, de carga manual, de alta frequência (5 Hz), capaz de medir décimos de segundo. Espiral Spiromax® em Silinvar®, escape Pulsomax® com âncora e roda de escape em Silinvar®. Caixa de 41 mm, de platina. Vidro de safira na frente e no verso (este, com tampa de platina). Selo de Qualidade PP.


62/63 PARMIGIANI FLEURIER ..........................

NOVIDADES JUNHO 2022

TONDA PF FLYING TOURBILLON.

– Calibre automático, com turbilhão voador e micro-rotor de platina. Caixa de 42 mm, de platina. Mostrador de platina. Vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 100 metros. Preço: 140 mil francos.


ORIS

..........................

AQUIS DATE CALIBRE 400.

– Calibre automático, com data e 120 horas de autonomia. Caixa de 41,5 mm, de aço, estanque até 300 metros. Preço: 4 mil francos (a versão com 43,5 mm, também de aço, com calibre Oris 733 e 38 horas de autonomia, custa 2.100 francos).


OMEGA .......................... SPEEDMASTER CALIBRE 321.

– Caixa de 338,6 mm, de Canopus Gold™. Luneta com inserções de esmalte negro Grand Feu. Vidro de safira na frente e no verso. Cronógrafo de carga manual. Calibre 321, o mesmo que iniciou a linha, em 1957, e que equipou as missões Apollo da NASA). Bracelete de Canopus Gold™. Estojo semelhante ao usado em 1957.

64/65

NOVIDADES JUNHO 2022


OFFICINE PANERAI ..........................

LUMINOR MARINA eSTEELTM.

– Calibre automático, com data e autonomia de 3 dias. Caixa de 44 mm, de eSteelTM, estanque até 300 metros. Mostrador Blu Profondo, Verde Smeraldo ou Grigio Roccia.


NOMOS ..........................

66/67

NOVIDADES LUDWIG GOLD 33.

– Calibre de carga manual, caixa de 33 mm, de ouro amarelo. Vidro de safira na frente e no verso.

JUNHO 2022


MORITZ.......................... GROSSMANN

UNIVERSALZEIT.

– Calibre de carga manual. Caixa de 44,5 mm, de aço. Vidro de safira na frente e no verso. Platina de 2/3, de prata maciça alemã. Dá, em simultâneo, horas em sete fusos horários. No mostrador, mapa mundi, com sete janelas. Às 10 horas, mecanismo de correcção para a hora do fuso em que se encontra.



MONTBLANC ..........................

1858 ICED SEA.

– Calibre automático, com data. Quando se trata de imaginar um novo relógio de mergulho desportivo, a Montblanc não procurou inspiração nas águas tropicais, mas sim nos lagos glaciares do Maciço do Mont-Blanc. Subindo pelo Vale de Chamonix até o Mer de Glace (Mar de Gelo), os designers da Maison foram cativados pela textura do gelo glaciar e pela sua rede entrelaçada de cristais, congelados no tempo há milénios. Caixa de 41 mm, de aço, estanque até 300 metros. Certificado pelo Montblanc Laboratory Test 500H.



MB&F

..........................

M.A.D.1 RED.

– Um projecto ligado à galeria de arte que a marca tem em Genebra. No ano passado, lançou 100 exemplares do M.A.D.1, mas reservados apenas aos possuidores de MB&F ou colaboradores. A um preço muito abaixo do habitual. Agora, surge a versão RED, ligeiramente diferente, para que a primeira edição continue exclusiva. Calibre automático, Miyota, com rotor de titânio e tungsténio do lado do mostrador, caixa de aço. Leitura das horas e dos minutos por janela lateral, em cilindros rotativos. Preço: 2.900 francos, antes de impostos.



MAURICE LACROIX ..........................

AIKON #TIDE.

– Calibre de quartzo, com data. Caixa e bracelete de plástico reciclado. A marca comprometeu-se a retirar 10 milhões de garrafas de plástico dos oceanos.



MANUFACTURE ROYALE ..........................

SEQUENTIAL BUSINESS.

– Caixa de 46 mm, de aço revestido a DLC preto, e fibra de carbono. Calibre de carga manual, turbilhão voador, com horas e minutos descentrados. Às 12 horas, tem um ponteiro suplementar de minutos que, quando accionado, e para assinalar um compromisso, faz contagem decrescente de uma hora, com os 15 minutos finais marcados a vermelho. Autonomia de 60 horas. Preço: 97 mil francos.



LOUIS MOINET ..........................

MEMORIS SPIRIT.

– Limitado a 28 exemplares de ouro rosa e 60 de titânio. Caixa de 40,7 mm, vidro abaulado. Cronógrafo automático de roda de colunas, mono-botão. Horas e minutos descentrados.


78/79 LOUIS ERARD ..........................

NOVIDADES JUNHO 2022

EXCELLENCE ÉMAIL GRAND FEU II.

– Limitado a 99 exemplares. Calibre automático, caixa de 39 mm, de aço. Mostrador de esmalte Grand Feu. Preço: 3.900 francos


L’EPÉE

..........................

SILVER CHROME TIME FAST

E GOLD CHROME TIME FAST.

– Limitado a 100 exemplares de cada cor. Inspiração nos carros de Fórmula 1 dos anos 1950. Desenhado e colaboração com Georg Foster, da ECAL (Ecole cantonale d’art de Lausanne). Horas e minutos por discos. Com 192 horas de autonomia (8 dias). Corpo de alumínio maciço e crómio ou crómio dourado. Dimensões: 38.5 x 16 x 12 cm. Pesa 4,7 kg.


80/81 LE RHÔNE ..........................

NOVIDADES JUNHO 2022

HEDÖNIA DESTINY.

– Peça única. Caixa de 41 mm, de ouro branco. Bracelete de ouro branco. Pavée de diamantes, num total de 42 ct. Calibre automático, cronómetro certificado COSC. Vidro de safira na frente e no verso.


LAURENT FERRIER ..........................

CLASSIC ORIGIN BLUE.

– Calibre de carga manual, com 80 horas de autonomia. Caixa de 40 mm, de titânio.



KROSS STUDIOS ..........................

BOBA FETT™ TOURBILLON.

– Limitado a 10 exemplares. Inspirado num dos personagens mais enigmáticos da saga Star Wars e feito pelo estúdio suíço de design em colaboração com a Lucasfilm. Caixa de 45 mm, de titânio, vidro abaulado. A nave do personagem no mostrador. Calibre de carga manual, com turbilhão central e 5 dias de autonomia.


84/85 JAEGER -LECOULTRE ..........................

NOVIDADES JUNHO 2022

MASTER GRANDE

TRADITION CALIBRE 948.

– Limitado a 20 exemplares. Calibre automático, turbilhão voador, horas do mundo. Caixa de 43 mm, de ouro branco. Mostrador com mapa do mundo tendo como centro o polo norte, e feito de esmalte e ouro branco. Simulando a rotação da Terra no seu eixo, o mapa — juntamente com o turbilhão e o anel das cidades — faz uma revolução completa de 360 graus em 24 horas, sempre indicando a hora certa de cada cidade, e se é de dia ou de noite.


IWC

.......................... BIG PILOT’S WATCH 43 TOP GUN.

– Calibre automático, com 60 horas de autonomia. Caixa de 43,8 mm, de cerâmica, estanque até 100 metros. Caixa interior de ferro macio, para protecção contra campos magnéticos.

PILOT’S WATCH CHRONOGRAPH 41 TOP GUN CERATANIUM®.

– Cronógrafo automático, com indicação de dia e data. Caixa de 41,1 mm, de Ceratanium®, estanque até 100 metros. Vidro de safira na frente e no verso.



HYT

..........................

HASTROID GREEN LASER.

– Limitado a 27 exemplares. Caixa de 48 x 58,3 x 13,3 mm, de titânio: titânio e carbono; ou liga especial de titânio e carbono. As horas (retrógradas) são indicadas pela movimentação de dois fluídos não misturáveis. Os minutos são por ponteiro. Indicador de reserva de corda. Calibre de carga manual, com 72 horas de autonomia.


HUBLOT ..........................

88/89

NOVIDADES JUNHO 2022

BIG BANG ÚNICO UEFA CHAMPIONS LEAGUE.

– Limitado a 100 exemplares. Caixa de 42 mm, de cerâmica. Cronógrafo automático, com data e 70 horas de autonomia. Preço: 23.800 euros.


HERMÈS ..........................

ARCEAU LES FOLIES DU CIEL.

– Limitado a 24 exemplares. Calibre automático. Caixa de 38 mm, de ouro branco. Vidro de safira na frente e no verso. No mostrador de madrepérola, inspirado no lenço “Les folies du ciel”, criado em 1984 por Loïc Dubigeon. Homenagem aos aeróstatos e às passarolas. Às 12 horas, o balão move-se com o mexer do pulso.


H. MOSER & CIE. ..........................

90/91

NOVIDADES JUHNO 2022

PIONEER CYLINDRICAL

TOURBILLON SKELETON.

– Caixa de 42,8 mm, de aço, vidro de safira na frente e no verso. Calibre automático, esqueleto, com rotor de ouro. Horas e minutos descentrados. Turbilhão voador, espiral cilíndrica Breguet. Autonomia de 74 horas.


GREUBEL FORSEY READQUIRE PARTICIPAÇÃO DO GRUPO RICHEMOT.

– O grupo Richemont, líder mundial em Alta Relojoaria, acaba de vender toda a sua participação de 20% na manufactura Greubel Forsey que detinha desde 2006, dois anos após a fundação da marca. O capital está agora nas mãos dos fundadores — os relojoeiros Robert Greubel (maioritário) e Stephen Forsey — bem como do CEO da empresa, Antonio Calce. Na foto, pormenores do Double Balancier Convexe. Calibre de carga manual, com dois balanços inclinados a 30 graus, dois tambores de corda e 72 horas de autonomia.


GRAND SEIKO ..........................

92/93

NOVIDADES EVOLUTION 9 COLLECTION:

– Spring Drive GMT. Calibre automático, com data e 72 horas de autonomia, função GMT. Indicação de reserva de corda. Caixa de 41 mm, de titânio, estanque até 100 metros. Preço: 8.500 euros. – Spring Drive Chronograph GMT. Limitado a 700 exemplares. Cronógrafo automático, com data e 72 horas de autonomia, função GMT. Indicação de reserva de corda. Caixa de 45,3 mm, de titânio, estanque até 100 metros. Preço: 12.500 euros. – Spring Drive 5 Days. Calibre automático, com data e 5 dias de autonomia. Indicação de reserva de corda. Caixa de 43,8 mm, de titânio, estanque até 200 metros. Preço: 11.800 euros.

JUNHO 2022


GLASHÜTTE ORIGINAL ..........................

SEAQ PANORAMA DATE.

– Caixa de 43,2 mm, de ouro vermelho, estanque até 300 metros. Vidro de safira na frente e no verso. Calibre automático, com data panorâmica e 100 horas de autonomia. Rotor com massa de ouro. Espiral de silício.


94/95 GIRARD -PERREGAUX ..........................

NOVIDADES JUNHO 2022

CASQUETTE 2.0.

– O modelo original foi produzido dem1976 to 1978, num total de 8.200 relógios, tornando-o num objecto de colecção muito procurado. A reedição, também com calibre de quartzo, é limitada a 820 exemplares. Caixa de 42.40 x 33.60 x 14.64 mm, de cerâmica preta. No mostrador, tubos de LED. Cronógrafo, GMT, dia, data, mês e ano. Tem “data secreta” (esta última função permite seleccionar uma data, mês e ano, que todos os dias, à hora escolhida, aparece no mostrador). Preço: 4.700 euros


GENUS

..........................

GNS1.2 TD.

– Caixa de titânio damasceno azulado, uma técnica usada na Síria desde a pré-História (o metal vai sendo sucessivamente dobrado e cortado). Uma estreia em relojoaria. Apenas o comprador assistirá à manufactura, cujo método resulta em desenhos ondulares únicos em cada peça. No interior, o mesmo modelo de horas orbitais que ganhou em 2019 na categoria de Excelência Mecânica no Grande Prémio de Relojoaria de Genebra.


FREDERIQUE CONSTANT ..........................

CLASSICS HEART BEAT MOONPHASE DATE.

– Calibre automático, com órgão regulador à vista no mostrador. Fases de lua e indicação de data por ponteiro. Caixa de 40 mm, de aço, vidro de safira na frente e no verso. Preço: 1.750 euros.

96/97


FRANCK MULLER ..........................

VANGUARD™ RACING SKELETON.

– Caixa de 44 x 53.7 x 12.7 mm, de carbono, com ergal vermelho dos lados. Calibre automático, com data.





F.P.......................... . JOURNE

THE AUTOMATIQUE.

– Calibre automático, de ouro rosa, com rotor descentrado, igualmente de ouro rosa. Horas, minutos e segundos descentrados, grande data, indicador de reserva de corda, para 160 horas de autonomia. Caixa de 40 ou 42 mm, de ouro rosa ou platina. Mostrador de ouro branco ou rosa.


DELMA ..........................

102/103

NOVIDADES JUNHO 2022

BLUE SHARK III BLACK EDITION. Limitado a 300 exemplares.

Caixa de 47 mm, de aço revestido a DLC preto, estanque até 4 mil metros. Válvula de hélio às 9 horas. Luneta unidirecccional. Testado e certificado pelo Swiss PST Laboratory for Product Safety Testing. Calibre automático, com data. Preço: 2.490 euros.


DE.......................... BETHUNE

DB28GS JPS.

– Limitado a 50 exemplares. Calibre de carga manual, com dois tambores de corda e 5 dias de autonomia. Indicador de reserva de corda, luneta unidireccional, iluminação manual e inteiramente mecânica do mostrador (dínamo accionado por botão). Roda de balanço de titânio, com inserções de ouro, roda de escape de silício. Triplo sistema antichoque. Caixa de 44 mm, de zircónio preto, com aço. Vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 100 metros.


104/105 CZAPEK

..........................

NOVIDADES JUNHO 2022

FAUBOURG DE CRACOVIE PURPLE PANDA E CALIFORNIA BLUE.

– Limitados a 18 exemplares de cada. Cronómetros certificados COSC. Cronógrafos automáticos de alta frequência (5 Hz), com data e 65 horas de autonomia. Caixas de 41,5 mm, de aço. Vidro de safira na frente e no verso. Preço: 28.300 euros


CYRUS

..........................

KLEPCYS VERTICAL SKELETON TOURBILLON SAPPHIRE.

– Comemora os 10 anos da marca e é limitado a 10 exemplares. Calibre de carga manual, turbilhão central em eixo vertical, com dois tambores de corda e 100 horas de autonomia. Roda de balanço de inércia variável. Horas saltantes retrógradas, minutos retrógrados, indicação de reserva de corsa. Caixa de 44 mm, de vidro de safira.


106/107 CUERVO Y SOBRINOS ..........................

NOVIDADES JUNHO 2022

PROMINENTE DOBLE TIEMPO.

– Dois calibres automáticos independentes, um deles com mostrador de 24 horas, para função GMT. Vidro de safira na frente e no verso. Caixa de 30.5 x 52 mm, de aço.


A ABELHA COMO

SE NTINELA — Entrevista

a Ann-Caroline Prazan —

Directora de Arte, Cultura e Património da Guerlain


108/109 – Um dos mais antigos perfumistas do mundo tem, ao longo dos últimos dois séculos, procurado proteger a Natureza, realçando o papel das abelhas no equilíbrio global. A Guerlain é mais actual do que nunca. Falámos com a responsável da Maison pela preservação da sua História e pela ligação às Artes, uma maneira de encarar o futuro. O que é Guerlain para si? A Guerlain está profundamente comprometida com a excelência e o luxo. A sua principal força é ser capaz de cumprir as suas promessas, graças à grande qualidade dos seus produtos. É de lembrar que a Guerlain está há quase 200 anos na vanguarda da audácia criativa, da colaboração com artistas de todo o mundo e com um compromisso forte com a natureza, e as abelhas, as suas sentinelas. A Maison tem estado a escrever a sua prestigiada história de Beleza e fragâncias olhando tanto para o seu glorioso passado como para o futuro. Finalmente, para mim, a Guerlain é a materialização da voluptuosidade e do esplendor, uma espécie de mundo maravilhoso dos sentidos. Qual o seu perfume favorito? É tão difícil de responder! Passei mais de 20 anos a trabalhar na criação Guerlain, escolher um é quase impossível. De qualquer modo, faço uma pequena selecção e escolho o lendário L’Heure Bleue, de 1912, uma fragância que uso há anos. Também gosto de Aqua Allegoria, uma colecção que representa tão bem a Guerlain. Acrescento a colecção Art et la matière e, claro, o mais parisiense de todos, o intemporal La Petir Robe Noire. Se tivesse que escolher uma criação histórica Guerlain, qual seria? Escolheria Shalimar, pela maravilhosa história de amor que a inspirou. Composta em 1925, é a fragância de maior sucesso de Jacques Guerlain, e foi apresentada numa exposição de artes decorativas, quase cem anos após a criação da Maison. O perfume é um tributo à paixão referida no seu nome, que significa “Templo do Amor” em Sânscrito, numa referência aos belos jardins em que o imperador Shah Jahan se encontrava com a sua amada esposa Mumtaz Mahal. Inconsolável depois da sua morte,

PERFUME JUNHO 2022

ele construiu um sumptuoso mausoléu, o magnífico Taj Mahal. Quando a criou, Jacques Guerlain acrescentou baunilha a um frasco de Jicky, criando assim a perfeita combinação de sensualidade, leveza macia e calor rugoso. Trata-se do primeiro perfume oriental da casa, uma ode ao amor e ao proibido, que inspirou a Jacques Guerlain estas palavras: “Usar Shalimar é deixar que os seus sentidos se apoderem de si”. Uma fragância em o poder de influenciar a personalidade? De facto, diria antes que uma fragância reflecte a personalidade de cada um. Podemos comparar a impressão olfactiva a uma segunda pele. Um perfume revela a intimidade de cada um. É profundamente poderosa, torna-nos mais fortes e confiantes para enfrentar a vida. Por exemplo, quando falo em frente de colaboradores, necessito de colocar um pouco de L’Heure Bleue, como meu amuleto da sorte. Faz-me sentir imparável, abrilhanta a minha face e dá-me coragem, da mesma maneira que o batom ou os stilettos podem trazer confiança a uma mulher. O que faz uma Directora Internacional de Arte, Cultura de Marca e Património faz? Tantas coisas! O meu papel é assegurar a protecção e promoção do incrível legado da Guerlain. Agora mais do que nunca, património e cultura devem ter um papel central na nossa estratégia, especialmente junto das gerações mais novas. Elas querem ligar-se a marcas que forneçam conteúdo educacional e inspirador. A nossa ambição é passar de um património de museu para um património vivido. Quero substituir o nosso legado escondido e secular por um mais popular, destacando este tesouro sem preço, sublinhando o seu significado


GUERLAIN ..........................

Como escolhe os parceiros artísticos? Escolho sempre artistas que transmitam os valores Guerlain. Na verdade, grande parte do meu trabalho é procurar artistas, permanecer curiosa, alargar os horizontes artísticos da Maison. As minhas curiosidade e paixão são as ferramentas mais preciosas para o que faço. Quero mesmo que a Guerlain se torne ainda mais num laboratório de arte, promovendo a liberdade criativa, as ligações com exposições internacionais e com as galerias de arte.

> PIERRE-FRANÇOIS PASCAL GUERLAIN

e relevância nos dias de hoje. O nosso maior desafio para os próximos anos é revelar o nosso legado de marca e comunicá-lo da maneira mais forte possível. Qual a ligação da Guerlain à Arte? A Guerlain é uma Maison d’Art desde 1828, a arte tem sido fundamental no nosso acervo e, acima de tudo, representa o futuro. A nossa missão é perpetuar esse alço com paixão. A Arte cria um certo sentido de maravilhamento, é uma grande fonte de prazer, coloca-nos firmemente no presente e prepara-nos para encarar o futuro. A Guerlain desenvolve permanentemente um diálogo entre a criação e as artes aplicadas, entre inovação e tradição, através das nossas extraordinárias peças em perfumes, makeup, produtos para o cuidado da pele. A Maison alberga uma variedade de eventos culturais, com um programa relevante, que traduz os valores Guerlain, como sejam a protecção das abelhas ou o destacar da mulher.

O que é o luxo para a Guerlain? O verdadeiro luxo para a Guerlain é elevar a natureza a uma arte e empenhar-se em passar para as futuras gerações as suas maravilhas, com a Abelha como sentinela. Como uma das mais antigas casas de perfume e cosmética do mundo, a Guerlain deve ser um verdadeiro exemplo, abrindo caminho à mudança e à sustentabilidade, imaginando e dando forma a um mundo colectivo mais belo e sustentável. Desde 1828, a Guerlain tem colaborado com os maiores artistas do seu tempo, transmitindo a sua única e preciosa herança. […] O luxo exige tempo, precisão, perfeição, pede abrandamento, pensamento fora da caixa… Como vê a evolução da Guerlain, desde 1828 até hoje? O fundador, Pierre François Pascal Guerlain disse que “a fama é efémera, apenas o reconhecimento perdura”. A Maison sempre se envolveu no seu tempo e antecipou mesmo, pelo meio, algumas revoluções. A inovação faz parte do seu ADN: a Guerlain criou o primeiro batom, os primeiros cremes e séruns hidratantes, inventou a perfumaria moderna com o Jicky. Actualmente, a Guerlain cria os produtos mais sofisticados, nomeadamente as colecções Abeille Royale e Orchidée Impériale e o seu pó Terracotta, 95% natural. Em 2012, a fragância La Petite Robe Noire foi disruptiva no mundo da perfumaria graças à sua pequena figura com vestido negro, conhecido em todo o mundo. A colecção Aqua Allegoria corporiza hoje os valores Guerlain, ecologicamente orientados, e feita à base de álcool orgânico de beterraba. A campanha foi realizada pelo activista ambiental Yann Arthus-Bertrand. A evolução da Guerlain pode resumir-se desta maneira: Inovação, Luxo e sustentabilidade.


Datas importantes 1853

– L’Eau de Cologne Impériale, composta para o dia do casamento da Imperatriz Eugénia com Napoleão III.

1889

– O aparecimento de Jicky, que marca o início da moderna perfumaria.

Ann-Caroline Prazan

1919

– Mitsouko, a personificação do mistério japonês — um dos mais famosos perfumes Chypre.

1925

– Shalimar, a primeira fragância oriental para mulher.

– Com formação em Gestão e um MBA em Finanças e Marketing, começou a carreira na Balenciaga. Entrou para a Guerlain em 2000. Presidiu à reabertura da mítica boutique histórica da Maison, do 68 Champs-Élysées. Criou o conceito Exclusifs, de que La Petite Robe Noire foi o primeiro exemplo. Responsável, em 2014, por l’Homme Idéal, está na criação da fragância mais recente da marca, Mon Guerlain, personificada por Angelina Jolie. Desde 2015 que ascendeu a Directora Artística.

1965

– O escandaloso Habit Rouge para homem, o primeiro perfume oriental masculino.

2012

– La Petit Robe Noire, uma criação que quebrou todos os códigos do mercado, com a sua leveza e espírito de liberdade.


GUERLAIN .........................

Diálogo permanente com a arte


112/113

PERFUME JUNHO 2022

– A mais recente parceria Guerlain com o mundo da Arte é o lançamento da edição 2022 do frasco do perfume Muguet, elaborado em colaboração com o parisiense Atelier Truscelli. A fragância Muguet foi interpretada em 1908 por Jacques Guerlain, em 1998 por Jean-Paul Guerlain, e em 2016 por Thierry Wasser. Desde 2006 que a Maison lança anualmente uma edição especial deste perfume, sempre em par ce ria com artistas. Desta vez, o frasco ostenta uma jóia criada por Francesco Truscelli, com lírios-do-vale. Para decorar o histórico frasco Abelha, criado em 1853 pelo artesão do vidro Pochet du Courval para a Guerlain, Truscelli criou uma peça feita de esmalte e cristais. A peça é ligada à tampa do frasco por um fio de prata. Uma edição limitada em exclusivo na boutique online Guerlain aqui — e no espaço do El Corte Inglés de Lisboa.


MONTBLANC ..........................

< DOUÉ

MEISTERSTÜCK GLACIER.

– Os glaciares do Mont Blanc sempre foram expressos no emblema de seis pontas da Maison que coroa os instrumentos de escrita, bem como a altura da montanha — 4810 metros — gravada nos aparos. Nesta nova colecção, é evocada a beleza inspiradora de um tesouro natural em extinção. Os modelos disponíveis incluem tons de azul/cinzento e branco, uma tecnologia de revestimento PVD que confere à superfície uma aparência brilhante tipo gelo, assim como gravações inovadoras nas edições Doué e Solitaire, que se assemelham à refracção da luz ao atingir cristais de gelo. Com base na lenda de que o glaciar Mer de Glace se assemelha a um monstro gigante abraçando a encosta norte do Mont Blanc, cada nib da colecção é gravado com o dragão Mont Blanc Mer de Glace.


114/115

NOVIDADES JUNHO 2022

> RESIN

> SOLITAIRE






CHARUTOS ..........................

CHARUTOS EL SUEÑO

– Os Toro Box Press (conjunto de 15 exemplares quadrados, em estojo de madeira) são o mais recente lançamento da marca El Sueño, fundada em 2005 por um amante de relojoaria e campeão mundial de fumo de charuto, Mirko Giotto. Com tabacos originários da República Dominicana e da Nicarágua, os El Sueño incluem outras variantes, como o Dos Horas Double Corona ou o Grand Reserva, além da G-Line, para senhoras. A marca expandiu-se, entretanto, para os conhaques e para os acessórios.


Siga-nos no


122


122/123

MONTRA JUNHO 2022

RELÓGIOS

BAUME & MERCIER BREITLING CASIO G-SHOCK CHRONOSWISS CUERVO Y SOBRINOS FREDERIQUE CONSTANT GARMIN GIULIANO MAZZUOLI HERMÈS HUBLOT INGERSOLL IRON ANNIE MEIA LUA MONTBLANC OMEGA PANERAI SEIKO SWISS MILITARY BY CHRONO TAG HEUER TUDOR U-BOAT VACHERON CONSTANTIN ZENITH ZEPPELIN CANETAS

MONTBLANC JOALHARIA

CARLTON JEWELLERY

123


124


125


126


127


128


129


130



132


133


134


135


136


137


138


139


140


141


142


143


144


145


146


147


148


149


150


151


152


153


154


155


156


157


158


159


160


161


162


163


164


165


166


167


168


169


170


171


172


173


174


175


176


177


178


179


180


181


182


183


184


185


186


187


188


Siga-nos no