Page 1

edição online o ano, todos os meses MAURICE LACROIX MASTERPIECE GRAVITY BLUE. caixa de 43 mm, de aço. calibre automático. horas, minutos e segundos descentrados. mostrador parcialmente aberto, com órgão regulador à vista.

JULHO 2017


8/9

EDITORIAL JULHO 2017

A MAIOR PLATAFORMA DIGITAL DO SEU GÉNERO EM LÍNGUA PORTUGUESA o site do Anuário Relógios & Canetas é visitado mensalmente por cerca de 22 mil pessoas, a que correspondem cerca de 100 mil páginas vistas. a página do Facebook do Anuário Relógios & Canetas tem mais de 16 mil fãs, com cada post a ter um alcance médio não promovido de 1.200 contactos. mensalmente, num universo atingido de meio milhão de “hits”, há mais de 20 mil visitas e 100 mil páginas lidas. no issuu, o título já foi visitado por mais de 300 mil pessoas, com um tempo médio de leitura da ordem dos 7 a 12 minutos. no stand virtual da tap, o Anuário Relógios & Canetas já foi descarregado por cerca de 4 mil vezes. o título é apoiado pelos posts do blog estação cronográfica, que acaba de atingir 3 milhões de visitas, numa média de 50 mil mensais. É neste contexto que o Anuário Relógios & Canetas, mantendo a sua total independência editorial, inicia uma parceria com o jornal digital eco.

Fernando Correia de Oliveira / editor-chefe I allaworldontime@gmail.com

Ficha tÉcnica

propriedade / edição Projectos Especiais, S.A. av. da república, 1910 lt 34 Quinta patino - alcoitão 2645-143 alcabideche director João Viegas Soares editor chefe Fernando Correia de Oliveira design gráfico José Gonçalves marketing e publicidade Mafalda Sanches de Baêna marketing@projectosespeciais.pt tel.: 216 022 267 redação Projectos Especiais consultores de comunicação, s.a. av. infanto santo 23, 12º esq. 1350-177 lisboa tel.: 218 027 912 www.anuariorelogiosecanetas.com www.facebook.com/anuariorelogiosecanetas www.instagram.com/anuariorelogiosecanetas


9. EDITORIAL por Fernando Correia de Oliveira 20. ROLEX A mais famosa marca de relógios do mundo reforça a presença em Portugal. 32. PARCERIA O Anuário Relógios & Canetas e o jornal digital ECO lançam o Grande Prémio de Relojoaria. 42. MAURICE LACROIX A marca relança-se em Portugal. 54. ULYSSE NARDIN, BVLGARI, ZENITH Eventos em Lisboa. 68. PATEK PHILIPPE O mundo dos Calendários Perpétuos 74. CASIO, SEIKO, TUDOR Eventos em Lisboa. 80. RELÓGIOS DE TORRE A obra de José Pereira Cardina. 90. MONTRA Modelos com características e preços. 160. DIRETÓRIO


PASSATEMPO ..........................

JÁ ESTÁ NAS BANCAS a edição 2017 do anuário relógios & canetas. são

290 páginas dedicadas à alta relojoaria e instrumentos de escrita. um título de referência, o mais antigo do seu género em portugal, a comemorar 20 anos de existência. para os leitores do anuário, um aliciante: podem ganhar um relógio cuervo y sobrinos historiador pequenos segundos, um automático com data. para participar neste passatempo, terá que se munir da cinta que envolve a edição 2017 do anuário. saiba mais nas páginas 24 e 25 da edição 2017.


MONTRA JULHO 2017

RELÓGIOS

ALPINA GENÈVE BLANCPAIN BREGUET BREITLING BVLGARI CERTINA CORUM CUERVO Y SOBRINOS DELACOUR (novo) FREDERIQUE CONSTANT GLASHÜTTE ORIGINAL HAMILTON HERMÈS HUBLOT IWC JAQUET DROZ LONGINES MAURICE LACROIX (novo) MEISTERSINGER MONTBLANC (novo) OMEGA PATEK PHILIPPE (novo) RADO RICHARD MILLE SEIKO TISSOT ULYSSE NARDIN U-BOAT ZENITH SCATOLA DEL TEMPO CANETAS

MONTBLANC (novo)


ANUÁRIO RELÓGIOS & CANETAS - O ANO TODOS OS MESES

ESTEJA ONDE ESTIVER, ACEDA À NOSSA EDIÇÃO MENSAL

Descubra-nos em www.anuariorelogiosecanetas.pt


NOTÍCIAS ..........................

LOJA

PEQUENOS LUXOS NO CC FONTE NOVA

A PEQUENOS LUXUS decidiu abrir a sua primeira loja multimarcas consagrada à comercialização de peças de diversas marcas de prestigio. no renovado centro comercial Fonte nova, em benfica. trata-se de um projeto pessoal de maria alves ligada à montblanc desde há 16 anos. além desta marca, o espaço tem objectos hugo boss, caran d'ache, lamy, parker, laurige (marroquinaria francesa), tru virtu e Zippo.

NOVIDADE

LONGCHAMP LANÇA COLECÇÃO

#CITYBLOSSOM

em 1948 por Jean cassegrain, a marca longchamp ainda se mantém sob a propriedade e gestão da família. produz artigos de bagagem, carteiras de mão, acessórios, calçado e pronto-a-vestir. está representada em todo o mundo através de mais de 300 lojas. para este verão, a casa parisiense lançou a colecção #cityblossom, inspirada em duas cidades – londres e tóquio.

FUNDADA EM PARIS


PASSATEMPO ..........................

PASSATEMPO

RELÓGIOS & CANETAS ONLINE

...

Espaço Elisabete Hair Design

ELISABETE HAIR DESIGN ESTA FOTO,

de alexandra silva, foi a vencedora do passatempo que o relógios & canetas online organizou tendo como mote "o dia da mãe são todos os dias", em parceria com elisabete hair design. assim, alexandra silva e a mãe irão agora usufruir de uma sessão à escolha naquele espaço.


ROLEX

..........................

MUNDO ROLEX APRESENTA-SE EM LISBOA

A ROLEX PORTUGAL existe desde setembro de 2015, tradução do peso do mercado nacional e do seu potencial de crescimento junto da mais famosa marca de relógios do mundo. um destes dias, ela abriu-se pela primeira vez à imprensa. as novidades de 2017, apresentadas na baselworld, e de que temos regularmente falado no relógios & canetas online, foram mostradas pelo francês benoit Faletti, que em setembro próximo fará 20 anos nos quadros da rolex. as instalações, na avenida da liberdade, mantêm um departamento de serviço pós-venda, assegurado por quatro relojoeiros portugueses qualificados. deixamos-lhe aqui algumas imagens das novidades relojoeiras rolex.

dateJust

yacht-master

sea-dweller

sky-dweller


20/21

REPORTAGEM HANS WILHELM WILSDORF (1881 — 1960).

uma certa atmosfera de secretismo rodeia, desde sempre, a rolex e o seu mundo. sinal disso – até hoje, as instalações da manufactura, na suíça, nunca se abriram a jornalistas portugueses. a mais conhecida marca de relógios do mundo é propriedade de uma fundação que leva o nome do cidadão alemão que deu início ao que é hoje o império rolex. nascido na baviera em 1881, órfão de pai e mãe aos 11 anos, entrou no sector ao trabalhar para um exportador suíço de relojoaria. muda-se para londres em 1903, onde, em 1905 passa a partir daí a vender relógios suíços para todo o império britânico. em 1908 surge o nome rolex, inventado por ele – simples, apelando ao conceito de realeza, fácil de memorizar e foneticamente possível de reproduzir em todas as línguas. no rescaldo da i guerra mundial, sentimentos anti-germânicos e tarifas alfandegárias elevadas devido ao conflito fizeram wilsdorf mudar a sua empresa para biel / bienne, na suíça. em 1919, funda em genebra a rolex sa. embora considerado cidadão de honra suíço pelas autoridades helvéticas, wilsdorf sempre se sentiu cidadão do império britânico. um episódio pouco conhecido da sua vida: em 1943, a partir da neutral suíça, a rolex tinha os seus mercados tradicionais cortados pelo cerco alemão. wilsdorf enviou milhares de relógios rolex aos prisioneiros de guerra britânicos que estavam em campos junto à fronteira helvética. numa carta, explicava-lhes que confiava neles e que só pagariam o relógio no final da guerra, caso estivessem interessados. dizem testemunhos coevos que, além de uma operação de marketing genial, a iniciativa de wilsdorf ajudou a elevar o moral dos prisioneiros. e, adiantam alguns, houve fugas onde os relógios rolex tiveram papel crucial…

JULHO 2017

cosmograp daytona

lady dateJust

pearlmaster


ROLEX

.......................... sky-dweller

pearlmaster

irmĂŁos macedo e cunha (ourivesaria portugal) e benoit Faletti (rolex)


BAUME & MERCIER ..........................

BAUME & MERCIER APRESENTA CLIFTON

CLUB EM LISBOA. saúl craviotto é o novo

embaixador da colecção clifton club, da baume & mercier. o quádruplo campeão olímpico de canoagem esteve em lisboa, confraternizando com a imprensa e mostrando os novos relógios dessa linha.


MONTBLANC ..........................

HOMENAGEM A SCIPIONE BORGHESE. a patrono de arte montblanc edição 2017 homenageia sci-

pione caffarelli borghese (1577 - 1633), o cardeal italiano considerado um dos maiores mecenas e colecionadores de arte barroca romana durante o século xvii. ele tornou-se num dos homens mais ricos de seu tempo depois do seu tio, camillo borghese ter sido eleito papa paulo v - em 1605 e o ter nomeado cardeal e chefe dos assuntos governamentais do vaticano. borghese promoveu generosamente as artes plásticas e reuniu uma das coleções de arte mais valiosas e significativas na europa. os instrumentos de escrita desta edição especial inspiram-se no mundo de borghese, das suas residências e das obras de arte que ajudou a criar. o ouro maciço predomina. mas há pormenores de lapislázuli, marfim de mamute, casca de paua ou osso de dinossauro fossilizado. a versão limitada a 3 exemplares, acrescenta ainda âmbar, jade, olho de boi, opala, coral fossilizado, uma granada e diamantes.


PASSATEMPO ..........................

desenha e produz jóias de prata esterlina 925 com ouro 18k. em 2010, a marca entrou no mercado mundial e foi grandemente aceite, o que permitiu estar hoje em mais de 25 países. localizada em córdova, espanha, a bohemme dispõe de um conjunto de artesãos experientes, que sabem misturar as técnicas tradicionais com a mais moderna tecnologia. cada peça bohemme respira glamour e sofisticação, sempre inspirada por uma história a contar. para ser usada numa ocasião especial ou no dia-a-dia. o relógios & canetas online dá agora aos seus leitores a oportunidade de ganhar um colar de prata 925 com detalhes de ouro rosa 18k e topázios 3.55ct. esta peça bohemme da colecção hidden atlantida tem um pvp de 674 euros. para se habilitar a ela, basta enviar-nos fotos das suas férias onde ressalte um ambiente descontraído, mas com glamour – afinal, o mundo bohemme. não há limite de fotos e o prazo para o envio termina a 31 de agosto. use o email habitual: anuariorelogioscanetas@gmail.com a foto eleita será escolhida pelo anuário relógios & canetas e pela luxo subtil, empresa que representa a bohemme em portugal. o resultado será comunicado nas redes sociais, até 7 de setembro. A BOHEMME

PASSATEMPO

BOHEMME JEWELS GANHE UM COLAR DE PRATA, OURO E TOPÁZIOS

RELÓGIOS & CANETAS ONLINE

...

BOHEMME Jewels


EXPOSIÇÃO ..........................

SOTHEBY’S APRESENTA EM LISBOA JOALHARIA ANTIGA PORTUGUESA.

uma das melhores colecções do mundo de joalharia antiga portuguesa esteve patente durante alguns dias na casa-museu medeiros e almeida, em lisboa. composta por 60 peças, a chamada colecção s.J.phillips foi reunida ao longo de várias décadas pela mundialmente reconhecida casa de antiguidades s.J.phillips, de londres. trata-se de uma grande variedade de jóias, típicas do distinto estilo de joalharia nacional que se desenvolveu em portugal durante os séculos xvii e xviii. produzidas a partir de pedras e metais preciosos provenientes do brasil, estas peças são adornadas com diamantes e esmeraldas, bem como por coloridas pedras semipreciosas, como topázios, ametistas e crisoberilos, delicadamente entrelaçadas por ouro e prata dourada. nelas se apresentam motivos florais, bem como religiosos, que reflectem o gosto da época. enquanto símbolo de riqueza e estatuto social, peças de joalharia eram cobiçadas pela nobreza europeia dos séculos xvii e xviii, surgindo com frequência, de forma proeminente, em retratos da época da família real portuguesa e da nobreza. a exposição foi acompanhada pelo lançamento de um livro da autoria da especialista em joalharia mundialmente reconhecida, diana scarisbrick.


PARCERIA ..........................

especializado do seu género de portugal e o mais recente título online sobre economia acabam de firmar uma parceria, cujo primeiro resultado será a criação de um grande prémio de relojoaria. o anuário relógios & canetas, a comemorar 20 anos, e o jornal digital eco, lançado recentemente, juntam assim sinergias. o eco define-se como “um jornal económico online para os empresários e gestores, para investidores, para os trabalhadores que defendem as empresas como centros de criação de riqueza, para os estudantes que estão a chegar ao mercado de trabalho, para os novos líderes.” o anuário relógios & canetas, nas suas versões offline (anual) e online (mensal), é um título editorialmente independente e a maior plataforma em língua portuguesa do seu género. o grande prémio de relojoaria, a primeira iniciativa conjunta das duas entidades, será anual e a primeira edição ocorrerá já em 2017. O MAIS ANTIGO TÍTULO

ANUÁRIO E ECO LANÇAM GRANDE PRÉMIO DE RELOJOARIA o grande prémio de relojoaria distinguirá as melhores peças de relojoaria em diferentes categorias lançadas/apresentadas no período a que corresponde cada edição. o anuário relógios & canetas e o eco pretendem, com esta iniciativa, promover a indústria relojoeira, as suas marcas e representantes em portugal, reconhecendo assim a sua importante contribuição para a evolução do sector dos serviços no país. o grande prémio de relojoaria terá as seguintes categorias: grande prémio / relógio do ano; grande complicação; masculino; Feminino; desportivo; design; Quotidiano (pvp abaixo de mil euros); escolha do público (votação online); prémio especial, distinguindo uma personalidade, instituição ou iniciativa que tenha desempenhado um papel fundamental na promoção da relojoaria de alta qualidade. as escolhas serão feitas por um júri internacional, presidido pelo editor-chefe do anuário, Fernando correia de oliveira, e que inclui o ceo do eco, paulo padrão, jornalistas especializados, coleccionadores e outros observadores atentos da realidade relojoeira. nas próximas edições daremos mais pormenores sobre este grande prémio de relojoaria.


HUBLOT ..........................

REI DO FUTEBOL. a hublot fez edições especiais do cronógrafo automático de roda

de colunas big bang Único, com função flyback, criando pulseiras intercambiáveis ostentando as cores dos 8 países participantes na taça das confederações em futebol, a decorrer na rússia, e onde portugal esteve pela primeira vez presente, na qua qualidade de campeão da europa.


HUBLOT ..........................

A MANUFACTURA SUÍÇA é cronometrista oficial da prova, bem como do campeonato do mundo, que ocorre em 2018, igualmente na rússia. a marca inaugurou uma nova boutique em moscovo, onde esteve presente o tri-campeão mundial pelé. a hublot é parceira da ueFa e da FiFa e já cronometrou dois campeonatos do mundo – na áfrica do sul e no brasil.


BELL & ROSS ..........................

BR 03-94 AEROGT ORANGE.

limitado a 500 exemplares. cronógrafo automático, com data. caixa de 42 mm, de aço, vidro de safira na frente e no verso. estanque até 100 metros. mostrador esqueletizado. bracelete de pele e tecido sintético, perfurado.


HERMÈS ..........................

CAPE COD.

o modelo concebido por henri d'origny, que desenhava os lenços de seda da hermès, inspirando-se no famoso elo châine d´ancre usado pela marca. o sucesso do cape cod tornou-se ainda maior quando martin margiela usou no seu primeiro desfile hermès uma pulseira dupla, que mais tarde ficaria a ser conhecida por “double-tour”. este ano, o cape cod surge em novas interpretações. as versões mais recentes incluem novas técnicas de cravação e mostradores madrepérola. uma versão masculina inserida numa nova pulseira de couro. novas pulseiras intercambiáveis, simples e double-tour, totalmente confecionadas à mão e em cores como: azul elétrico, iris, capucine, verde veronese, vermelho tomate…


MAURICE LACROIX ..........................

MAURICE LACROIX RELANÇA-SE EM PORTUGAL

.....

DEPOIS DE VÁRIAS DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA NO DOMÍNIO DA ALTA RELOJOARIA, A MAURICE LACROIX AFIRMA-SE CADA VEZ MAIS COMO MARCA INDEPENDENTE. EM PORTUGAL, DEPOIS DA MUDANÇA DE IMPORTADOR, A MANUFACTURA SUÍÇA RELANÇA A SUA IMAGEM.


42/43

NA DÉCADA DE 1990, a maurice lacroix foi um caso de notoriedade no mercado português, fruto de preços muito competitivos e de uma estética que mistura o clássico com o arrojo contemporâneo. mas o representante da marca saiu de cena e, durante uns anos, ela sofreu com a indefinição criada. mas, desde há dois anos, com o novo representante, a maurice lacroix volta lentamente à posição que já ocupou. e tem argumentos para isso. a maurice lacroix tem as suas origens em 1961, a partir de uma estrutura de montagem criada em saignelégier, no Jura suíço, com o dono, a desco von schulthess (empresa centenária helvética ligada ao comércio da seda). ali, passa a fabricar relógios para várias marcas. em 1975, a maurice lacroix lança o primeiro modelo com o seu nome, começando pelo mercado austríaco. no ano seguinte, avança para outros mercados, sendo portugal um dos primeiros.

NOVIDADES JULHO 2017

A VARIEDADE DE MODELOS MECÂNICOS OU DE QUARTZO, SIMPLES OU CRONÓGRAFOS, COM LEITURAS ANALÓGICAS OU DIGITAIS QUE FAZ PARTE DO MUNDO MAURICE LACROIX PERMITE ESTÉTICAS MAIS CLÁSSICAS E OUTRAS MAIS OUSADAS.


MAURICE LACROIX ..........................

AS SOLUÇÕES FEMININAS DA MARCA USAM O AÇO, O OURO, DIAMANTES OU A MADREPÉROLA, GERALMENTE COM CALIBRES DE QUARTZO.


44/45

NOVIDADES JULHO 2017

NA DÉCADA DE 1990, a maurice lacroix começa a introduzir várias complicações nos seus relógios e introduz a linha masterpiece, equipada com um calibre cronógrafo totalmente desenvolvido internamente. actualmente, e mantendo essa linha topo de gama, a maurice lacroix apresenta igualmente soluções com calibres de quartzo. ambas a preços muito competitivos, dada a qualidade dos materiais utilizados e a complexidade das funções disponibilizadas.


A. LANGE & SÖHNE ..........................

1815 CHRONOGRAPH. cronógrafo de carga manual com flyback (l951.5), com 60 horas de autonomia, decorado e montado à mão. platina e pontes de prata alemã. escala pulsométrica. caixa de 39,5 mm, de ouro branco. mostrador de prata maciça. vidro de safira na frente e no verso.


FENDI

..........................

MOMENTO FENDI FLOWERLAND. versões cronógrafo com data e três ponteiros, ambos com calibres de quartzo. o primeiro tem caixa de 40 mm, o segundo de 34 mm, de aço. braceletes de pele, Fendi. estanques até 100 metros.


ANONIMO ..........................

NAUTILO NATO.

caixa de 44,4 mm, com cobertura de dlc preto, estanque até 200 metros. luneta unidirecional com inserções de cerâmica. calibre automático (sellita sw 200-1). bracelete de borracha ou tipo nato.


MB&F

..........................

HOROLOGICAL MACHINE Nº6 ALIEN NATION. limitado

a 4 exemplares únicos (verde, azul, púrpura e turquesa). remete para o incidente ocorrido em 1947, há 70 anos, em roswell, novo méxico, estados unidos. alegadamente, naquele local, terá caído uma nave alienígena. no interior de cada relógio, quatro micro-esculturas de ouro branco, evocando os alegados extra-terrestres. uma quinta no exterior da caixa. esta, de 51 x 50 x 22.7mm, é feita de 12 blocos de vidro de safira, reforçados por titânio. calibre automático, com turbilhão voador. horas e minutos dados por semi-esferas.


ULYSSE NARDIN ..........................

ULYSSE NARDIN MARIN REGATTA CRONÓGRAFO AUTOMÁTICO COM FUNÇÃO REGATA COM CONTAGEM DECRESCENTE.


54/55

NOVIDADES JULHO 2017

ULYSSE NARDIN MOSTRA NOVIDADES EM LISBOA.

a boutique dos relógios plus art, na avenida da liberdade, recebeu por estes dias uma exposição de peças ulysse nardin, nomeadamente as novidades que a manufactura apresentou em março na feira de basileia. o mar é o elemento natural onde a marca navega historicamente desde há muito. mas grandes complicações, como turbilhões e indicações retrógradas, sempre sobre fundo marinho, também fazem parte do universo exclusivo da ulysse nardin.

ULYSSE NARDIN DIVER CHRONOGRAPH ARTEMIS RACING CRONÓGRAFO AUTOMÁTICO, LIMITADO A 250 EXEMPLARES.


BVLGARI TRÁS PEÇAS EXCEPCIONAIS DE

ALTA RELOJOARIA A LISBOA NUM EVENTO exclusivo e privado em que o anuário

relógios & canetas foi parceiro, amantes da alta relojoaria tiveram o privilégio de tomar contacto directo com peças excepcionais de alta relojoaria da manufactura bvlgari. a boutique da bvlgari na avenida da liberdade, em lisboa, foi palco para este evento, que trouxe à capital portuguesa turbilhões, repetições minutos, autómatos ou relógios-jóia. as peças foram acompanhadas de um mestre relojoeiro, expressamente vindo a lisboa para a ocasião, e que explicou o funcionamento de cada uma delas.


56/57

EVENTO JULHO 2017


BVLGARI ..........................

MESTRE RELOJOEIRO DA BVLGARI RITA GRAÑA, ALEXANDRE MAIA DE CARVALHO E SOFIA CORTE REAL

MARTIN LAWRENZ

JOÃO VIEGAS SOARES E MARIA GONZALEZ

NUNO DUARTE LOPES, LUANDINO CARVALHO, ALEXANDRE PINTO E HUGO SANTOS FERREIRA

À ESQUERDA: JESSICA ELLEN


SÓNIA FREITA, SANDRINA FRANCISCO E CORREIA DE ALMEIDA

DANIEL MOREIRA, MARIA GONZALEZ, DINIS DORDIO E MAFALDA SANCHES DE BAÊNA

EQUIPA BVLGARI IBÉRICA

58/59

CHRIS BARTON E FERNANDO CORREIA DE OLIVEIRA

ANDRA TOTH, MARIA GONZALEZ E OLIVIER COSTA


BVLGARI ..........................

JOÃO VIEGAS SOARES E PAULO PADRÃO

FERNANDO CORREIA DE OLIVEIRA

AO CENTRO: MARIA ALVES

ANA MARQUES, MICHELLI GOBBI, DOMENICO PRATICO E RUI FERRAZ


ALEXANDRE PINTO , NUNO DUARTE LOPES, FERNANDO CORREIA DE OLIVEIRA E MARIA ALVES

MARTIN LAWRENZ, ANTÓNIO PARAÍSO E MANUEL NETO

60/61

MICHEL GOBBI, DOMENICO PRATICO, RUI FERRAZ E ANA MARQUES

À DIREITA: ANTÓNIO SARDINHA

KAKAU OLIVEIRA E ANTÓNIO DA CUNHA ARAÚJO


BVLGARI ..........................

ANTÓNIO DA CUNHA ARAÚJO, KACAU OLIVEIRA, SOFIA CORTE REAL, RITA GRAÑAE ALEXANDRE MAIA DE CARVALHO

PAULO PADRÃO E FERNANDO CORREIA DE OLIVEIRA


BVLGARI ..........................

À DIREITA: ANTÓNIO SARDINHA

FERNANDO CORREIA DE OLIVEIRA, MAFALDA SANCHES DE BAÊNA E MARIA ALVES

RUI FERRAZ, DOMENICO PRATICO E MIGUEL COSTA

FREDERICO DE POLIGNAC NIGRA E MARIA GONZALEZ


ZENITH E.......................... RANGE ROVER

RELÓGIOS TODO-O-TERRENO


66/67

NOVIDADES JULHO 2017

continua a sua colaboração com a range rover e o espaço ribeirinho do espelho de água, em lisboa, foi o cenário escolhido para a apresentação do novo todo-o-terreno de luxo velar, bem como do novo relógio da parceria. limitado a 200 exemplares, o Zenith chronomaster el primero range rover velar tem caixa de 42 mm, de alumínio ceramizado. trata-se de um cronógrafo automático de roda de colunas, com data, equipado com o calibre el primero 400b de alta frequência (5 hz). tem o rotor decorado com os logótipos da Zenith e da range rover. vem com uma pulseira de borracha preta, revestida a pele de vitela, perfurada (do mesmo tipo que equipa os bancos dos range rover). estanque até 100 metros, tem vidro de safira na frente e no verso. custa 8.980 euros.

A ZENITH


PATEK PHILIPPE ..........................

C A L E N D Á R I O S


68/69

NOVIDADES JULHO 2017 O PRIMEIRO CALENDÁRIO PERPÉTUO DE PULSO DO MUNDO. UM PATEK PHILIPPE DE 1925/27 EQUIPADO COM UM CALIBRE DE CARGA MANUAL.

EM 1925, a patek philippe lança o modelo 97’975, o primeiro relógio de pulso com calendário perpétuo. a lenda tinha começado. as peças da manufactura genebrina batem recordes nos leilões e a complicação calendário perpétuo continua a ser a mais procurada entre os colecionadores. o espaço david rosas na avenida da liberdade, em lisboa, serviu para a patek philippe apresentar a maior colecção de calendários perpétuos da marca alguma vez concentrados na capital portuguesa. durante vários dias, clientes finais e a imprensa receberam explicações de relojoeiros da manufactura genebrina expressamente trazidos para a iniciativa. e o mundo dos calendários perpétuos foi contextualizado pelo responsável ibérico da marca, John vergotti. a david rosas é representante exclusivo da patek philippe em portugal.


70/71

NOVIDADES JULHO 2017

para lá da indicação de horas, minutos e segundos, os relógios podem Fornecer outras inFormações. a essas indicações suplementares dá-se o nome de “complicação”. uma data, um dia da semana, Fases de lua, são “complicações”. concentrar, por exemplo, calendário perpÉtuo com cronógraFo e repetição minutos num relógio FaZ com se Fale então de “grandes complica-

ções”. do dicionário de reloJoaria – o universo do tempo e dos seus medidores (Fernando correia de oliveira, Âncora, 2007, respigamos algumas entradas:

CALENDÁRIO. derivado de kalendae, que eram os pri-

meiros dias do mês, no calendário romano. conjunto de convenções adoptadas ao longo da história para regulação do tempo comunitário. as suas divisões – ano, mês, semana, dia – são complementadas por festas religiosas, fases de lua, estações do ano, etc. há três grandes espécies de calendários – lunares, solares e luni-solares. CALENDÁRIO ANUAL.

diz-se de um relógio cujo mecanismo dá a indicação de dia, data e mês, prevendo meses de 30 e 31 dias, sendo apenas necessário acertar, uma vez por ano, a transição de Fevereiro para março. um outro calendário do mesmo tipo, o quadrienal, prevê meses de 31, 30 e 28 dias, devendo ser acertado uma vez de quatro em quatro anos, de Fevereiro para março, nos anos bissextos.

CALENDÁRIO COMPLETO. diz-se de um relógio que indica a data, o dia, o mês, eventualmente as fases de lua, mas que precisa de ser acertado manualmente nos meses que não tenham 31 dias. (cinco acertos manuais por ano)


CALENDÁRIO GREGORIANO. o papa gregório xiii, confrontado com o desvio da festa móvel da pás-

coa, devido à acumulação do erro de 0,0078 dias por ano, ao longo de séculos, no calendário Juliano, fez reunir uma comissão para estudar o problema. a reforma do calendário foi decretada pelo papa em 1582, com a supressão de um ano bissexto em cada cem anos, nos anos de mudança de século, excepto nos anos seculares cuja milésima fosse divisível por 400. assim, o ano de 1900 não foi bissexto, mas o de 2000 foi. desta forma, o ano do calendário gregoriano vale em média 365,2425 dias solares médios, o que já é muito aproximado do valor real, 365, 2422. mesmo assim, no ano de 4916 já se terá acumulado um dia de erro, se até lá se continuar a utilizar o mesmo calendário. os países católicos adoptaram-no rapidamente. portugal, na altura já sob domínio da coroa espanhola, foi dos primeiros a fazê-lo. um decreto de Filipe ii, de 20 de setembro de 1582 ordenava a adaptação: “… de maneira que tanto que passar o quarto dia do dito mês de outubro próximo vindouro, que será uma quinta-feira do bem-aventurado são Francisco, logo o seguinte dia, sexta-feira, em que haviam de contar os cinco dias do mês se diga aos quinze…”. houve tumultos um pouco por toda a europa quando os camponeses se aperceberam de que o papa lhes tinha “roubado” dez dias. os países protestantes apenas aderiram ao novo calendário no séc. xviii. o Japão só no séc. xix, a china em 1912 e a rússia em 1940. hoje, apesar da sobrevivência dos calendários religiosos hebraico, muçulmano ou chinês, o ano civil mundial rege-se pelo calendário gregoriano.

CALENDÁRIO JULIANO. seguindo as indicações do astrónomo sosígeno de alexandria, o imperador

romano Júlio césar introduziu um novo calendário em 46 a.c. e deu ao ano uma duração de 365,25 dias, introduzindo a cada 4 anos um ano bissexto de 366 dias. a igreja cristã adoptou o calendário juliano em 325. o sistema juliano tinha um desvio de 0,0078 dias por ano em relação ao ano solar, que tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos. o sistema funcionou no ocidente até à introdução do calendário gregoriano.

CALENDÁRIO PERPÉTUO.

o homem esforçou-se ao longo da história para, nas várias civilizações, encontrar métodos astrológicos primeiro, astronómicos depois, e auxiliados por cálculos matemáticos, encontrar um calendário perpétuo. só que os ciclos celestes não são totalmente perfeitos e os calendários humanos sempre precisaram de acertos. em relojoaria, diz-se de um relógio que consegue ter automaticamente em consideração, sem precisar de acerto manual, as diferenças entre meses de 30 e 31 dias, bem como os anos bissextos. teoricamente, um relógio automático com calendário perpétuo, a funcionar sempre no pulso do seu dono, funcionará sempre certo, pelo menos até à excepção no ciclo de anos bissextos de quatro em quatro anos. para obviar paragens e depois acertos muito complicados, há caixas eléctricas, que simulam os movimentos do pulso e onde estes e outros relógios, desde que automáticos, podem ser colocados quando não em uso. os “calendários perpétuos” são complicações muito caras.


CASIO

..........................

NO AUTÓDROMO VIRTUAL DE LISBOA, COM OS

RELÓGIOS CASIO


74/75

NOVIDADES JULHO 2017

O AUTÓDROMO VIRTUAL DE LISBOA ESTÁ EQUIPADO COM UM SOFTWARE DOS MAIS AVANÇADOS DO MUNDO, SIMULA MÚLTIPLOS CIRCUITOS E VÁRIOS CARROS.

nos treinos livres, mas deu para apreciar a adrenalina de estar ao volante e em frente a três ecrãs, a percorrer virtualmente a pista do autódromo do estoril “no interior” de um renault de competição. o autódromo virtual de lisboa, com software norte-americano, um dos mais avançados do mundo, foi o palco escolhido pelos relógios casio para a apresentação do seu novo relógio da linha edifice. patrocinadora da equipa de Fórmula 1 da red bull, a casio tem neste novo relógio (eQb-501xdb/501xd) um dos seus produtos mais avançados. ele liga-se a qualquer smartphone para actualizar a hora. movido a energia solar, este cronógrafo ao milésimo de segundo, com módulo connected engine, usa diariamente o accurate time system para acertar. tem alarme e acumula tempos intermédios na memória, que podem ser transmitidos ao smartphone. avisa quando há mensagens. o utilizador também pode definir a hora mundial a partir de uma escolha de mais de 300 cidades, bastando tocar na cidade desejada a partir de uma app dedicada. a hora do país de origem pode ser exibida no mostrador principal e a hora mundial no mostrador inserido na posição das 9 horas, mostrando assim duas horas diferentes em simultâneo. o utilizador pode alternar os mostradores carregando simplesmente num botão. custa 349 euros. SÓ PARTICIPÁMOS


SEIKO

DEMONSTRA EM LISBOA LIGAÇÃO DO ASTRON A SATÉLITES


76/77

NOVIDADES JULHO 2017

DE UMA DAS JANELAS do renovado palácio chiado,

braço estendido, olhamos atentamente para o mostrador. o seiko astron liga-se a um, dois, depois três satélites, finalmente a um quarto. e, aí, inicia-se o processo de acerto da hora através do sistema gps e da triangulação de relógios atómicos. Finalmente, no pulso, não haverá relógio mais certo no mundo… a seiko apresentou à imprensa a nova geração de astron gps solar, nas versões duplo Fuso horário, grande calendário e horário mundial. como o nome indica, todos eles são alimentados a energia solar e são, de momento, os únicos a usar este sistema gps de acerto da hora, difícil porque gasta muita energia. a seiko conseguiu resolver esse problema e a autonomia dos novos astron não se ressente com a operação.


TUDOR

..........................

RELÓGIOS TUDOR APRESENTAM-SE EM LISBOA.

Já demos aqui algumas das novidades que a tudor, marca do universo rolex, fundada como esta por hans wilsdorf, apresentou na baselworld 2017. agora, a marca organizou em lisboa uma apresentação para a imprensa que não esteve presente na maior feira do mundo em termos de relojoaria. alguns apontamentos.


78/79

NOVIDADES JULHO 2017

EM 2017, a tudor lançou uma nova campa-

nha de comunicação, “born to dare”, reflectindo a história da marca e sublinhando o que ela continua a ser hoje – ligada à acção e ao desporto em terra, gelo, mar e ar. o grande protagonista desta campanha é david beckham. na foto, uma das escolhas do antigo futebolista, modelo e activista de causas sociais – o tudor black bay aço e ouro, um cronómetro certificado cosc, calibre automático com data, estanque até 200 metros.


EXPOSIÇÃO ..........................

OS RELÓGIOS DE JOSÉ PEREIRA CARDINA, DA NAZARÉ O MUSEU DR. JOAQUIM MANSO, NA NAZARÉ, REALIZOU EM JUNHO UMA EXPOSIÇÃO SOBRE JOSÉ PEREIRA CARDINA, QUE NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX TEVE NAQUELA LOCALIDADE UMA FÁBRICA DE RELÓGIOS DE TORRE. A EXPOSIÇÃO FOI ORGANIZADA COM A COLABORAÇÃO DE UM BISNETO DE JOSÉ PEREIRA CARDINA, SÉRGIO CARDINA, E DE RUI REMÍGIO, UM NAZARENO QUE ADQUIRIU O PRÉDIO ONDE A FAMÍLIA CARDINA VIVIA E TINHA OFICINA.


80/81

COMUNICAÇÃO JULHO 2017

JOSÉ PEREIRA CARDINA nasceu a 6 de Junho de 1882, na freguesia do Juncal, concelho de porto de mós. os pais eram naturais da cruz da légua, localidade vizinha. Familiares seus que com ele tiveram contacto directo falam de uma criança cheia de curiosidade por tudo o que o rodeava, atraído por experiências, pela leitura, pelos números, pelo modo como os brinquedos funcionavam. era irrequieto, sempre pronto a pregar uma partida. terá feito a quarta classe e não estudou mais. aos doze anos, como acontecia por todo o país, em meios rurais ou urbanos, começou a trabalhar. o pai meteu-o de servente, a ajudá-lo na construção civil. passou toda a juventude a fazer massa e a assentar tijolo. mas o seu carácter irrequieto ter-se-á acentuado com os anos, causando-lhe alguns problemas e consequências irreversíveis. segundo contam várias pessoas que o conheceram, uma noite terá resolvido saltar da janela do quarto para assistir a um baile na aldeia. deixou a janela encostada mas, ao regressar, tudo estava fechado. José pereira dirigiu-se a um palheiro anexo à casa, sem se aperceber de que nesse arrumo o pai tinha guardado cal viva, agora um pouco escondida por molhos de palha, tacteou, sentiu boa cama e deitou-se. acordou no dia seguinte com o corpo marcado para sempre. dizem que nunca mais foi o mesmo, queixando-se dos braços e das pernas, maldizendo sempre do seu destino. conta-se ainda que, estando um dia o José pereira numa taberna, encontrou num banco corrido um outro homem, bastante toldado pelo vinho. este levanta-se a cambalear e sai para a rua. “Que grande cardina!”, terá exclamado José pereira, por entre as risadas da assistência. terá nascido uma alcunha. É que, a partir daí, José pereira começa a ser apelidado de cardina. como em muitos outros casos, a alcunha passa a nome registado. parece que a José pereira lhe soava bem, pois passou a assumir oficialmente o cardina como se o apelido lhe tivesse chegado de outras gerações… sabe-se que José pereira cardina chega à nazaré por volta de 1909, com 27 anos, já casado com palmira de sousa. terá escolhido a localidade por questões de saúde, recomendado pelos médicos, à procura do sol e dos banhos de mar quentes para aliviar as dores das queimaduras sofridas na juventude, mas não se vislumbra como decidiu mudar da construção civil para outro ramo completamente diferente. o certo é que cardina aluga no centro da vila, na rua, um pequeno cubículo, com porta para o passeio da praça sousa oliveira, onde instala a sua oficina de reparação de relógios de bolso. terá, entretanto, deambulado pela região, apreciando os relógios de torre que por ali havia instalados.

EXEMPLARES DE RELOJOARIA DE TORRE DE AUTORIA DE JOSÉ PEREIRA CARDINA.


CARDINA NAZARÉ ..........................

prodigiosa personagem! sem formação específica, apenas tendo como arma a intuição, a observação e um cérebro a trabalhar como uma engrenagem afinada, cardina começa por “subir” na proporção, analisando, reparando e mesmo fazendo relógios de sala, copiando depois de cabeça, sem esquemas ou desenhos, um desses exemplares de torre, fazendo ele próprio todas as peças. e coloca o seu “protótipo” no passeio público, frente à porta da oficina. uma espécie de “anúncio” à sua actividade, e que terá surtido efeito, pois acumulavam-se os curiosos passantes, a verem o trabalho de rodas dentadas e engrenagens… as “engenhocas” do relojoeiro, na praça da nazaré, tornam-se célebres para locais e forasteiros. mas o feitio de “mestre” cardina, que chegou a cantar no coro da nazaré, continuava ser o mesmo: personalidade forte, bom contador de anedotas sobre mulheres ou padres, não era de grandes mesuras para a clientela. contam os mais velhos que, um dia, aparece-lhe um cliente com um relógio de bolso, de qualidade, mas avariado, que ali lhe deixa para ver o que se podia fazer. o relojoeiro abre a máquina, detecta a peça quebrada, substitui-a, limpando todo o mecanismo. Quando o cliente volta, cardina coloca-lhe o relógio junto ao ouvido, para que ele possa apreciar um tiquetaque sem mácula. “Quanto lhe devo?”. “cinco escudos”, responde-lhe, impassível, um cardina que, segundo parece, fazia os preços de acordo com a cara do freguês. “É muito caro”, protesta o outro. cardina pega no relógio de novo, abre-o mais uma vez e, para horror do dono, atira com um punhado de areia para dentro do mecanismo. “tome lá, não é nada!”. e o cliente lá terá ido, porta fora, espalhar mais uma história do cardina. um dos seus empregados recordava: “levantava-se muitas vezes, de noite, para resolver um problema, cuja solução lhe tinha surgido, de repente, durante o sono”, acrescenta uma filha sua. a primeira grande encomenda que cardina consegue obter terá sido a do relógio para a igreja de nossa senhora da nazaré, no sítio. num processo em que se interessam igualmente as firmas andrade mello (porto), garage nelas (viseu) e a. F. arede soveral (sacavém), cardina ganha e monta em 1921 a máquina. a partir daí, equipou torres de relógio de norte a sul do país. com a sua morte, a empresa continuou a actividade, que viria a cessar no final dos anos 1960.


82/83 NO ÂMBITO DA EXPOSIÇÃO sobre cardina e os seus reló-

gios, o editor chefe do anuário relógios & canetas, o jornalista e investigador Fernando correia de oliveira pronunciou na confraria da nossa senhora da nazaré a conferência "relojoaria de torre em portugal - em voo de pássaro". o início da intervenção, que pode ser lida na íntegra aqui (http://estacaochronographica.blogspot.pt/2017/06/relogio-de-torre-em-portugal.html). Fascina-me o tempo, em todas as suas dimensões – social, científica, artística – e desde há mais de quatro décadas que procuro coligir elementos sobre ele. sendo por definição intangível, é por vezes difícil descobrir o rosto do tempo. sem as formas como ele se manifesta – há teorias dizendo que o tempo não existe, não passa de uma ficção lógica e racional arranjada pelo nosso cérebro para explicar o quotidiano que chamamos de realidade – o tempo não é nada. uma dessas formas está ligada à sua medição. relógios de sol, de água, de areia, mecânicos, eléctricos, atómicos, todos materializam à sua maneira a seta do tempo. hoje, e para não perder mais tempo, tentarei dar-vos alguns elementos sobre uma espécie de relógios. há muitos nomes para esse segmento da relojoaria mecânica – públicos, em antítese com o tempo privado; de torre, porque estão geralmente em torres; férreos, porque o seu material primitivo foi o ferro (e feitos também de início nas forjas de ferreiros e armeiros); relojoaria grossa, em contraponto com a relojoaria média (de sala e de mesa) ou fina (de pulso ou de bolso). a relojoaria grossa e média é também chamada de pendular. o pêndulo, órgão regulador da marcha do mecanismo, é substituído na relojoaria fina pelo conjunto balanço/espiral. mas deixemos estes pormenores mais técnicos, até porque não sou relojoeiro. os relógios mecânicos de torre terão começado a ser usados no seio de comunidades religiosas, mais para regular os ritmos das orações diárias, dentro das chamadas horas canónicas, do que para indicar horas civis. não se sabe quem foi o autor ou autores desta invenção – uma das maiores da civilização ocidental. mas o relógio mecânico é uma das matrizes da superestrutura dessa civilização – medir e marcar tempo racionaliza o dia-a-dia, irá mesmo dar, com o movimento da reforma à ideia de que tempo é dinheiro. Quando esses relógios mecânicos apareceram, em

COMUNICAÇÃO JULHO 2017

O JORNALISTA E INVESTIGADOR FERNANDO CORREIA DE OLIVEIRA, EDITOR CHEFE DO ANUÁRIO RELÓGIOS & CANETAS.

itália primeiro ou em inglaterra, no final do século xii ou início do século xiii, os mosteiros e conventos que os usavam prescindiam da intervenção humana para ditar as horas de orar, até então medidas por frades que recitavam sem parar textos sagrados ou por velas que, ao arderem, deixavam cair pequenas campainhas de alarme. nestes primórdios da relojoaria mecânica, o tempo é sobretudo sonoro. os relógios não têm mostrador. os mecanismos fazem soar sinos, esses outros objectos pilares da civilização ocidental. o som não tem fronteiras. e as comunidades adjacentes aos mosteiros e conventos ouvem os sinos indicando as horas canónicas. só mais tarde os relógios passam a ter mostrador. mas apenas com um ponteiro, o das horas, dada a pouca exactidão dos mecanismos, por um lado, e também porque o tempo das sociedades é sobretudo regido pelo sol e pêlos outros ritmos naturais. o ponteiro dos minutos generaliza-se apenas com a introdução do pêndulo, cujas leis foram descobertas por galileu e aplicadas à relojoaria por huygens. a exactidão dos relógios passou a ser muito maior, e passaram a soar quartos e meias horas. apenas com a electrificação dos mecanismos o ponteiro dos segundos se generaliza na relojoaria de torre. Feita esta introdução, falemos agora de portugal. possivelmente, os primeiros relógios mecânicos em território nacional terão existido no seio de comunidades religiosas. isso tem ainda mais lógica quando


CARDINA NAZARÉ .......................... sabemos que os beneditinos, com a sua preocupação de dividir o tempo em orar e laborar, foram dos mais entusiastas em usar relógios mecânicos no seu quotidiano. e que os beneditinos na forma reformada de cister tiveram um peso substancial na formação de portugal. mas, até hoje, não se encontraram documentos validando essa teoria. o primeiro relógio mecânico de que se tem conhecimento em território português é o colocado em 1377 na sé de lisboa, pago em partes iguais pelo rei d. Fernando, pelo cabido e pelos homens bons da cidade. o poder religioso emite tempo, mas o poder político e o poder económico associam-se ao esforço de investimento. teria sido o seu autor um tal “mestre João, francês”. não tinha mostrador, as horas eram para se bater (no sino) e não para se mostrar. até pelo menos 1580, não teve mostrador. sabemos isso porque o senado de lisboa pede a Filipe ii, quando este visita a cidade, um mostrador para o relógio da sé. um dos primeiros relógios, além do da sé, seria o de são vicente de Fora. Fora, das muralhas. e fora de portas ficavam também a Judiaria ou a mouraria. um sino, de colher, ou da colhença, marcava todas as noites a hora de recolher – fechavam-se as portas. de manhã, o mesmo sino dava o sinal da abertura das portas. ele era comandado pelo relógio da sé. o tempo religioso comandava o tempo social. o casamento de d. João i com Filipa, da casa de lencastre, dá a portugal acesso a centros de saber científico e de produção de relógios, pelo que nessa altura há importação de exemplares ingleses para várias cidades do país. só com d. manuel i o paço é transferido do castelo para junto do rio – era a época da expansão. e um relógio, o do paço, tem a partir de então uma importância grande para a cidade. o poder político já rivaliza com o poder religioso na marcação do tempo. Frei João da comenda, franciscano, é o primeiro relojoeiro nacional de que há notícia – 1478. um dos seus relógios, restaurado, está em orgens, viseu. conta-se que, batendo o relógio do paço três horas, o rei, d. João iii, terá dito que ele estava sempre a mentir. resposta de um dos cortesão: "se vossa majestade quer que ele fale verdade, afaste-o da corte"...

em 1654, d. Francisco manuel de melo publica os relógios Falantes, um texto de crítica social, onde utiliza dois relógios de torre, um do campo, (belas) e um da cidade de lisboa (chagas). É um documento precioso para se saber do estado da relojoaria e dos tempos sociais. o relógio das chagas, por exemplo, diz a dado passo: todos que nos governam trazem seus relógios consigo. o tempo tinha-se portabilizado, com a invenção da corda helicoidal. no texto referem-se o relógio da universidade de coimbra, o relógio da sé e o relógio do paço - mas sabemos que, por essa altura, também o poder judicial tinha o seu próprio marcador de tempo: o relógio da casa da suplicação (supremo) é referido em várias fontes, e ficava no limoeiro. um marcador de tempo no tribunal da apelação, a casa da suplicação, que estava na ribeira e foi transferida para o limoeiro em 1584 – tempo e justiça no texto de d. Francisco manuel de melo fica a saber-se que o relógio das chagas foi a dada altura para o paço e o palatino (romano) para as chagas, depois trocaram. importava-se pois de itália. anexim coevo: em mulher de alfama, homem do mar e relógio das chagas não há que fiar. o que atestaria da pouca qualidade do referido marcador de tempo. em 1640, é pelo relógio do paço que os revoltosos marcam o tempo da sua operação militar. em dando as nove horas… com d. João v atinge-se o auge da relojoaria férrea nacional – o paradigma são os dois relógios flamengos, e respectivos carrilhões, que o monarca comprou para mafra. d. João v mandou equipar igrejas, conventos, mosteiros, municípios, com relógios de torre e de sol. os relógios de sol serviam para acertar diariamente os relógios mecânicos, ao meio-dia solar verdadeiro. a torre do relógio, no paço, adstrita à patriarcal, foi demolida e encomendada uma outra a um arquitecto italiano, canevari. teve fama essa torre e o seu relógio. mas pouca duração. o terramoto de 1755 foi o primeiro grande cataclismo que se abateu sobre a relojoaria grossa nacional. o paço não volta ao rio – fica-se pela real barraca da ajuda, com a patriarcal e a sua torre do relógio. Foi marcador importante de tempo para as gentes dali – está a cair.


MONTBLANC ..........................

HERITAGE A PRIMEIRA COLECÇÃO COMPLETA DA MARCA EM COURO CURTIDO A VEGETAL , DESTINADA AO VIAJANTE ACTUAL, MAS INSPIRANDO-SE NO AMBIENTE DOS ANOS 1920.


86/87

MONTBLANC HERITAGE

NOVIDADES JULHO 2017

COM TONS TERRA DO DESERTO, o design da nova colecção evoca a elegância vintage das viagens de safari

e a exploração de terras e culturas distantes. pela primeira vez, a montblanc criou uma coleção inteira em couro curtido a vegetal, tratado de acordo com a tradição toscana, dando a cada peça uma rica pátina de envelhecimento castanho escuro e um desgaste que acrescenta charme às peças. o interior vermelho brilhante impresso que contrasta com o exterior do couro é inspirado pelos tecidos vibrantes usados pela tribo maasai. o nome 1926 assinala o ano em que a montblanc produziu o primeiro artigo de couro. desde um grande saco duffle à mochila com fecho e fivelas de cordão, passando por um messenger duplo com amplo armazenamento e vários bolsos interiores que podem ser feitos sob encomenda, ou pelos pequenos artigos de couro, incluindo carteiras e porta-cartões, a colecção 1926 montblanc heritage é um companheiro de viagem ideal para acompanhar o explorador moderno.


SERRALVES LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL ESTIVEMOS NA FUNDAÇÃO DE SERRALVES, NO PORTO, PARA O LANÇAMENTO DE UMA COLECÇÃO SOB A ÉGIDE DESTE ESPAÇO DE CULTURA, QUE LANÇOU O DESAFIO À CRIATIVIDADE DE SEIS MARCAS DE AUTOR NACIONAIS: ALCINO, BRUNO DA ROCHA, ELEUTERIO, LILIANA GUERREIRO, LUÍSA ROSAS E MONSEO.

LUÍSA ROSAS

ALCINO


88/89

NOVIDADES JULHO 2017 A FUNDAÇÃO DE SERRALVES e a aorp – asso-

ciação de ourivesaria e relojoaria de portugal associaram-se para lançar uma coleção exclusiva e limitada de joalharia portuguesa inspirada no património arquitetónico de serralves. bastião da arte contemporânea em portugal, serralves tem no seu património edificado dois ícones da arquitetura nacional. o museu de serralves, projetado por um dos mais notáveis arquitetos portugueses, siza vieira, tem no minimalismo da forma a função perfeita. Já a casa de serralves é uma das mais emblemáticas representações da art déco em portugal. a coleção portuguese Jewellery serralves special edition inspira-se nos traços, nas texturas e nos padrões do museu e da casa de serralves, apresentando propostas heterogéneas que revelam o carácter distintivo de cada uma das marcas que integram o projeto – alcino, bruno da rocha, eleuterio, liliana guerreiro, luísa rosas e monseo. para ana Freitas, presidente da aorp, “esta iniciativa é, acima de tudo, uma mostra da nova estética da joalharia portuguesa contemporânea e da forma como esta tem evoluído sem perder a autenticidade da tradição e das técnicas artesanais que a distinguem em todo o mundo. de referir que terá uma forte vocação internacional, pretendendo ser um veículo de valorização tanto da joalharia portuguesa como do património arquitetónico, cultural e artístico nacional.” a coleção portuguese Jewellery serralves special edition estará à venda na loja de serralves até 20 de fevereiro de 2018 e em pontos de venda selecionados a nível nacional e internacional.

ELEUTERIO

LILIANA GUERREIRO

MONSEO

BRUNO DA ROCHA


RELÓGIOS

ALPINA GENÈVE BLANCPAIN BREGUET BREITLING BVLGARI CERTINA CORUM CUERVO Y SOBRINOS DELACOUR (novo) FREDERIQUE CONSTANT GLASHÜTTE ORIGINAL HAMILTON HERMÈS HUBLOT IWC JAQUET DROZ LONGINES MAURICE LACROIX (novo) MEISTERSINGER MONTBLANC (novo) OMEGA PATEK PHILIPPE (novo) RADO RICHARD MILLE SEIKO TISSOT ULYSSE NARDIN U-BOAT ZENITH SCATOLA DEL TEMPO CANETAS

MONTBLANC (novo)


90/91

MONTRA JULHO 2017


SEASTRONG DIVER HERITAGE

Funções. Horas, minutos,segundos e data Caixa. Aço 42 mm, estanque até 300 metros Mostrador. Prateado com janela de data às 4 horas Bracelete. Couro negro resistente à água Movimento. Automático Preço. € 1590

Referência. AL-525S4H6

SEASTRONG DIVER 300 Funções. Horas, minutos,segundos e data Caixa. Aço 44 mm, estanque até 300 metros Mostrador. Luneta unidireccional, janela de data às 3 horas Bracelete. Borracha Movimento. Automático Preço. € 1290

Referência. AL-525LBN4V6

STARTIMER PILOT BIG DATE Funções. Cronógrafo com grande data Caixa. 44 mm aço, estanque até 100 metros Mostrador. Azul Bracelete. Pele Movimento. Quartzo Preço. € 890

Referência. AL – 372N4S6

ALPINER HERITAGE MANUFACTURE KM-710

Funções. Horas, minutos, segundos e data analógica Caixa. Aço 41,5 mm, estanque até 50 metros Mostrador. Prateado Bracelete. Cabedal Movimento. Automático, da manufactura (Al-710) Preço. € 2490

Referência. AL-710KMV4E6


92/93

Alpina Genève

ALPINA GENÈVE

JULHO 2017

TrAdiçãO CeNTeNáriA A HISTÓRIA DA ALPINA COMEÇA QUANDO UM RELOJOEIRO VISIONÁRIO, GOTTLIEB HAUSER, FUNDA A “ALPINA SWISS WATCHMAKERS CORPORATION”, UNINDO ASSIM OS PRINCIPAIS RELOJOEIROS INDEPENDENTES DA ALTURA NO PAÍS, QUE SE TORNARAM CONHECIDOS COMO OS “ALPINISTAS.

a alPina aPResentou eM 1938 o seu PRiMeiRo Relógio estanque. eM 1967, lança uM Relógio de MeRgulho, o alPina 10, autoMátiCo, CoM Caixa suPeR CoMPRessoR, estanque até 200 MetRos.

INICIALMENTE, a Corporação foi criada para optimizar a produção de movimentos e relógios

acabados, formando uma cooperativa de fabricantes e fornecedores, mas a Alpina desde cedo começou a produzir os seus próprios calibres e cronómetros. Em 1901 é registada a marca “Alpina”, que aparece nos mostradores dos relógios de Gottlieb Hauser. Depois de um século de êxitos e da ultrapassagem de algumas crises, a Alpina é comprada em 2002 pelo casal holandês Aletta e Peter Stas, os fundadores da Frederiqeu Constant. Fiéis ao espírito da marca, reiniciam a produção de relógios de carácter desportivo. Como este Seastrong Diver Heritage. A Alpina apresentou em 1938 o seu primeiro relógio estanque. Em 1967, lança um relógio de mergulho, o Alpina 10, automático, com caixa Super Compressor, estanque até 200 metros. A reinterpretação deste modelo histórico tem luneta interior movida por coroa numa caixa de 42 mm, de aço, estanque até 300 (saiba mais aqui) metros. Está equipado com um calibre automático.


VILLERET CALENDÁRIO COMPLETO CABO DA ROCA

Funções. Calendário completo e fases de lua Caixa. Ouro rosa de 18K com diâmetro de 37,6 mm Mostrador. Esmalte Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 6763 automático Preço. € 23 350 (Edição limitada a 18 peças)

Referência. 6263F-3642-55A

VILLERET DIA E DATA

Funções. Horas, minutos, data, dia e pequenos segundos Caixa. Aço com diâmetro de 40 mm Mostrador. Branco Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 1160DD automático Preço. € 10 440

Referência. 6652-1127-55B

FIFTY FATHOMS BATHYSCAPHE

Funções. Horas, minutos, segundos e data às 5h Caixa. Cerâmica com diâmetro de 43,6 mm Mostrador. Azul Bracelete. Tecido Movimento. Calibre 1315 Automático Preço. € 12 280

Referência. 5000-0240-52A

VILLERET DATA E FASES DA LUA

Funções. Data e fases da lua Caixa. Ouro Rosa de 18K e 48 diamantes com diâmetro de 29,2 mm Mostrador. Branco com diamantes Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 913QL Automático Preço. € 18 210

Referência. 6106-2987-55A


94/95

Blancpain

BLANCPAIN

JULHO 2017

esTéTiCA ApurAdA SEJA A MELHORAR AS COMPLICAÇÕES, O DESIGN OU OS MÉTODOS DE PRODUÇÃO, A AMBIÇÃO DA BLANCPAIN É LEVAR A ARTE DA RELOJOARIA A METAS NUNCA ANTES ATINGIDAS.

horizontes está no ADN da Blancpain. Desde os primeiros relógios, criados no século XVIII, até às peças mais complicadas dos dias de hoje, a marca construiu uma verdadeira tradição de inovar. No coração do Jura suíço, a Blancpain prossegue na senda da Alta Relojoaria e dos seus exigentes códigos. A colecção Villeret é disso exemplo. Há complicações relojoeiras relativamente simples, e há outras que já foram populares e que, entretanto, quase desapareceram. A contagem das semanas, um dado muito útil na vida económica, é uma dessas. A Blancpain reintroduziu essa indicação na sua linha Villeret. Na Baselworld 2017, destacou-se o Blanpain Villeret Semainier Grande Date 8 Jours. Como indica o seu nome, tem autonomia para 8 dias e janela de grande data. Mas a palavra “semainier” chama ainda mais a atenção: é que, numa escala de 1 a 53, corre um ponteiro, indicando qual a semana em que se está. Um ano comum tem 365 dias, diferentemente do ano bissexto, que conta 366. Enquanto o primeiro tem 52 semanas e um dia, já o segundo conta com 52 semana e dois dias. Combinando complicações relojoeiras com uma estética refinada, o novo Semainier Grande Date 8 Jours preserva as linhas puras da colecção Villeret. O seu mostrador de esmalte Grand Feu e a luneta de dois níveis ajudam a esse toque de classicismo. A indicação do número da semana é feito através de um ponteiro coleante azul cobalto. O dia da semana é indicado num sub-mostrador, às 9 horas, (saiba mais aqui) igualmente por ponteiro azul. A CONQUISTA DE NOVOS

BlanPain villeRet seMainieR gRande date 8 jouRs ReF.

6637-3631-55B


CLASSIQUE HORA MUNDI Funções. 2º Fuso horário, com indicação instantânea de data, hora e cidade Caixa. Ouro branco de 18K com diâmetro de 43 mm Mostrador. Ouro prateado de 18K Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 77F0 automático Preço. € 69 050

Referência. 5727BB129ZU

TRADITION DAME Funções. Horas, minutos e segundos retrógrados Caixa. Ouro rosa de 18K e 68 diamantes com diâmetro de 37 mm Mostrador. Madrepérola Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 505 SR automático Preço. € 38 000

Referência. 7038BR189V6D00D

TYPE XXI CRONÓGRAFO FLYBACK Funções. Cronógrafo com função flyback, janela de data às 6h e pequenos segundos às 9h Caixa. Aço com diâmetro de 42 mm Mostrador. Ardósia cinzenta Bracelete. Couro Movimento. Calibre 584 Q/2 automático Preço. € 13 850

Referência. 3817STX23ZU

REINE DE NAPLES

Funções. Horas e minutos Caixa. Ouro rosa de 18K e 177 diamantes, com diâmetro de 36,5 x 28,45mm Mostrador. Madrepérola Taiti e branco Bracelete. Cetim ou pele de crocodilo Movimento. Calibre 537/3 automático Preço. € 35 000

Referência. 8918BR5T964D00D


96/97

Breguet

BREGUET

verdAdeirO TeMpO sOLAr A BREGUET CONTINUA A IMPOR A SUA LINHA CLÁSSICA, MISTURADA COM AVANÇOS TECNOLÓGICOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO. UM DOS RELÓGIOS MAIS MARCANTES DA BASELWORLD 2017 FOI O MARINE 5887, UM CALENDÁRIO PERPÉTUO COM TURBILHÃO E EQUAÇÃO DO TEMPO. repousa sobre um nome mágico e crucial na história da medição do Tempo: Abraham-Lous Breguet, o genial mestre suíço que inventou as bases da relojoaria moderna, não apenas nos seus aspectos técnicos e mecânicos, mas também na estética de caixas, mostradores, janelas, ponteiros, botões e coroas, ainda hoje tão imitados. A Breguet inspira-se nos modelos históricos criados pelo mestre, sejam eles extra-planos ou grandes complicações, sempre seguindo os valores artísticos e tradicionais do maior relojoeiro de todos os tempos. A Breguet continua a impor a sua linha clássica, misturada com avanços tecnológicos de última geração. Um dos relógios mais marcantes da Baselworld 2017 foi o Marine 5887, um calendário perpétuo com turbilhão e equação do tempo. A Terra não tem um movimento de rotação regular – os dias não têm todos 24 horas certas ao longo do ano (variam sensivelmente entre menos 14 e mais 16 minutos). A Equação do Tempo serve para saber, num determinado dia, se devemos acrescentar ou diminuir minutos à hora do tempo médio (com todos os dias com 24 horas) para assim obter a hora solar verdadeira. Alem disso, é preciso saber se vigora a Hora de Verão (mais uma hora do que a hora solar) ou de Inverno (igual à hora solar). O Marine 5887 responde mecanicamente a esta e a muitas outras questões. Com caixa de 43,9 mm, em ouro rosa (também disponível em platina), tem mostrador e ponteiros em ouro. Apresenta vidro de safira na frente e no verso, para melhor se poder admirar o seu mecanismo. Estanque até 100 metros, tem no interior um calibre automático de alta frequência, com turbilhão. (saiba mais aqui) A BREGUET

JULHO 2017

MaRine equação do teMPo REF. 5887BR129WV


NAVITIMER 01

Funções. Horas, minutos, data e cronógrafo 1/4 segundo Caixa. Aço preto, 46 mm Mostrador. Preto Bracelete. Borracha preto Movimento. Mecânico, automático Preço. € 8610

Referência. MB012822|BE51|252S|M20DSA.2

NAVITIMER 1884 EDIÇÃO LIMITADA Funções. Horas, minutos, dia/mês com janela e data com ponteiro, cronógrafo 1/4 segundo Caixa. Aço, 46 mm Mostrador. Preto Bracelete. Navitimer aço Movimento. Mecânico, automático Preço. € 7720

Referência. A2135024|BE62|443A

SUPEROCEAN II 44

Funções. Horas, minutos, data Caixa. Aço satinado Mostrador. Preto Bracelete. Professional III em aço Movimento. Mecânico, automático Preço. € 3790

Referência. A17392D7|BD68|162A

CHRONOLINER

Funções. Horas, minutos, data e cronógrafo 1/4 segundo, 2º fuso horário Caixa. Ouro vermelho, 46 mm Mostrador. Preto com contadores brancos Bracelete. Caoutchouc aero classic preto Movimento. Mecânico, automático Preço. € 28 370

Referência. R2431212|BE83|256S|R20D.3


98/99

Breitling

BREITLING

JULHO 2017

reLógiOs iNTeLigeNTes ALIMENTADO POR UMA BATERIA RECARREGÁVEL, O BREITLING B55 TEM UM CALIBRE SUPERQUARTZTM, DEZ VEZES MAIS PRECISO QUE O QUARTZO NORMAL E É UM CRONÓMETRO CERTIFICADO COSC. ALIMENTADO por uma bateria recarregável, o Breitling B55 tem um calibre SuperQuartzTM, dez vezes mais preciso que o quartzo normal e é um cronómetro certificado COSC. A relação da Breitling com o mundo da aviação profissional é de todos bem conhecida. Ao criar o seu primeiro cronógrafo conectado (inteligente), a Breitling aplicou uma nova filosofia que coloca o smartphone ao serviço do relógio, a fim de aumentar a sua funcionalidade e a sua facilidade de utilização. Com o Exospace B55, a marca reafirma, deste modo, a sua posição na vanguarda da electrónica. Graças à comunicação bidireccional, os dois instrumentos (smartphone e relógio) formam um par complementar, em que cada um é utilizado para aquilo que sabe fazer melhor. A principal vantagem do smartphone é o tamanho do seu ecrã e a ergonomia do seu interface. O proprietário do Exospace B55 pode recorrer ao seu telefone para efectuar algumas regulações (acerto da hora, fusos horários, alarmes, parâmetros de exibição e funcionamento, modo nocturno). De modo inverso, o utilizador pode descarregar do cronógrafo para o smartphone os resultados de diversas medições (tempos de voo, tempos cronometrados com tempos intermédios, tempos das voltas, etc.), a fim de os ler mais facilmente, de os armazenar ou de os transmitir. O novo sistema de relógio conectado (inteligente), inventado pela Breitling, permite, deste modo, uma utilização facilitada das

exosPaCe B55

ReF. vB5510h2|Be45|235s|v20dsa.2 PvP. € 7910

funcionalidades do cronógrafo electrónico multifunções Exospace B55, que recebe igualmente notificações, em caso de receção, no smartphone, de um e-mail, de uma mensagem (SMS, WhatsApp), de uma chamada telefónica (com o nome ou o número da pessoa que telefonou) ou para assinalar o próximo compromisso. Este cronógrafo tem caixa de titânio, equipada com uma luneta rotativa. (saiba mais aqui)


OCTO ULTRANERO FINISSIMO TOURBILLON

Funções. Horas, minutos, turbilhão Caixa. 40 mm Mostrador. Titânio, revestido a DLC, cerâmica e ouros rosa Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. BVL Calibre 268 Finissino Tourbillon Preço. € 105 000

Referência. BGO40BTLTBXT

DIAGONO MAGNESIUM CHRONO Funções. Cronógrafo com data Caixa. 42 mm Mostrador. Magnésio com cerâmica e laca vermelha Bracelete. Borracha Movimento. Calibre B130 Preço. € 4950

Referência. DG42C9SMCVDCH

SERPENTI INCANTATI

Funções. Horas, minutos, turbilhão Caixa. 41 mm Mostrador. Ouro branco e diamantes Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Carga manual Preço. € 210 000

Referência. SPW40C3GDLTBSK

PICCOLO LVCEA Funções. Horas e minutos Caixa. 23 mm Mostrador. Ouro rosa, madrepérola e diamantes Bracelete. Ouro rosa e diamantes Movimento. Quartzo Preço. € 30 600

Referência. LUP23WGDGD1/12


100/101

Bvlgari

BVLGARI

sOM exTrA-fiNO

JULHO 2017

NA CAIXA, ÀS 9 HORAS, ESTÁ O BOTÃO QUE ACCIONA O REPETIÇÃO MINUTOS. O OCTO FINISSIMO MINUTE REPEATER É LIMITADO A 50 EXEMPLARES.

NA SEQUÊNCIA do Octo Finissimo Tourbillon, o mais fino do mundo na sua categoria, a Bvlgari continua a surpreender na arte dos relógios mecânicos extra-planos com grandes complicações, só ao alcance de poucas manufacturas. O Octo Finissimo Minute Repeater é mais um exemplo dessa capacidade de arrumar em espaço pequeno e de muito pouca altura calibres tão exigentes como sejam o de um repetição minutos. Tudo foi pensado de raiz, deixando para trás a tradição na construção de calibres capazes de dar sonoramente, a pedido, as horas e os minutos. O calibre BVL 362, de carga manual e 42 horas de autonomia, tem apenas 3,12 mm de espessura e a caixa onde ele se aloja fica-se pelos 6,85 mm. Na sua manufactura em Le Sentier, Suíça, a Bvlgari trabalhou a caixa, feita de titânio, que alia a leveza às propriedades de um metal de baixa densidade, assegurando a melhor difusão possível do som. O mostrador – também feito de titânio – tem aberturas nos índices, bem como no pequeno contador dos segundos – essas aberturas amplificam a ressonância dentro da caixa, obtendo-se assim uma optimização do som. Por outro lado, os gongs, de secção circular, estão directamente fixados à caixa. Acabados à mão, são afinados para dar o som mais claro e harmonioso. Ao todo,

oCto Minute RePeateR

são 362 peças no interior de uma caixa extra-plana, estanque até 50 metros, algo raro num relógio com complicações sonoras. Destaque para o travão centrífugo do repetição minutos, com um diâmetro de apenas 3,3 mm, incluindo os seus dois blocos de inércia. Um feito na micro-me(saiba mais aqui) cânica.


CERTINA DS PODIUM CHRONOGRAPH

Funções. Cronógrafo, horas, minutos, segundos, data às 4h Caixa. Aço inoxidável revestido a PVD, 41 mm, vidro de safira antirreflexo Mostrador. Preto Bracelete. Pele castanha Movimento. Quartzo ETA G10.212 AA Precidrive™ Preço. € 540

Referência. C0344173605700

CERTINA DS-2 CHRONOGRAPH FLYBACK Funções. Cronógrafo 12h com função flyback, horas, minutos, segundos, data às 6h Caixa. Preto Mostrador. Preto Bracelete. Aço inoxidável Movimento. Quartzo ETA 251.294 KP Precidrive™ Preço. € 890

Referência. C0246181105101

CERTINA DS FURIOUS Funções. Cronógrafo, horas, minutos, segundos, data às 4h Caixa. Aço inoxidável, 41,5 mm, vidro de safira Mostrador. Preto Bracelete. Borracha Preta Movimento. Quartzo ETA G15.211 Preço. € 435

Referência. C0114172705700

CERTINA DS PODIUM LADY Funções. Horas, minutos, segundos, data às 6h Caixa. Aço inoxidável revestido a PVD cor ouro rosa, 33 mm, vidro de safira antirreflexo Mostrador. Prateado Bracelete. Aço inoxidável / PVD cor ouro rosa Movimento. Quartzo ETA F06.411 Precidrive™ Preço. € 450

Referência. C0342102203700


102/103

Certina

CERTINA

JULHO 2017

TrAdiçãO despOrTivA EM 1959, A CERTINA INTRODUZIU NOS SEUS RELÓGIOS DE PULSO O SISTEMA PATENTEADO DS, PARA DOUBLE SECURITY. ALÉM DO NORMAL SISTEMAANTICHOQUE, O CALIBRE ESTÁ SUSPENSO NUM ANEL DE BORRACHA, QUE O ISOLA MELHOR.

desde há muito que são sinónimo de fiabilidade e qualidade suíça. A isso, aliam uma política de preços muito cuidada, oferecendo ao consumidor a melhor relação qualidade-preço possível. A marca está historicamente ligada ao desporto, sobretudo ao motorizado, onde cada fração de segundo conta. O Certina DS Podium Chronograph é um exemplo de tudo isto. Com calibre de quartzo de alta qualidade (ETA PrecidriveTM) e caixa de 41 mm, de aço escovado revestido a PVD preto, consegue uma precisão até ao décimo de segundo e o seu isocronismo é de alto teor – varia mais ou menos dez segundos num ano. O expressivo design do mostrador é a imagem de marca da linha Certina DS Podium. O novo cronógrafo mantém a forte interação de contrastes, com um mostrador preto, contadores crono de aros concêntricos e ponteiros com revestimento PVD em cor ouro rosa. Tem data às 4 horas. A bracelete desportiva castanho-clara com pesponto cinza antracite, num estilo que lembra os relógios utilizados por exploradores, assim como os botões de função revestidos a PVD preto e o fecho de segurança, reforçam o design único e distinto deste modelo. O OS RELÓGIOS CERTINA

revestimento SuperLumiNova® nos ponteiros das horas e minutos, bem como nos índices, assegura a fácil leitura temporal em todas as condições desportivas. O DS Podium Chronograph é equipado com o conhecido sistema Double Security, como é evidenciado pela presença das iniciais "DS" na coroa protegida. O relógio tem gravado no fundo da caixa o histórico logótipo tartaruga da Certina. (saiba mais aqui)

CeRtina ds PodiuM ChRonogRaPh CoM CaliBRe de quaRtzo de alta qualidade (eta PReCidRivetM) e Caixa de 41 MM, de aço esCovado Revestido a Pvd PReto


ADMIRAL'S CUP LEGEND 38

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço Mostrador. Branco com alfabético náutico Bracelete. Borracha branca Movimento. Automático CO 082 Preço. € 3450

Referência. 082-200-20-0379-AA12

ADMIRAL'S CUP LEGEND 42 Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço Mostrador. Branco com alfabético náutico Bracelete. Pele de crocodilo castanha Movimento. Automático CO 395 Preço. € 3475

Referência. 395-101-20-0F62-AA20

ADMIRAL'S CUP LEGEND 47 WORLDTIMER Funções. Horas, minutos, segundos, GMT e escala de 24 horas Caixa. Titânio Mostrador. Vidro de safira Bracelete. Borracha Movimento. Automático CO 637 Preço. € 17 400

Referência. 637-101-05-F371-AN01

BUBBLE Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Aço Mostrador. Roleta Bracelete. Borracha Movimento. Automático CO 082 Preço. € 5500

Referência. 082-310-20-0371-CA01


104/105

Corum

CORUM

JULHO 2017

uMA quesTãO de esTiLO OS RELÓGIOS CORUM PERTENCEM POR DIREITO PRÓPRIO A UM RESTRICTO CLUBE – AO DOS MELHORES E MAIS PERSONALIZADOS MEDIDORES DE TEMPO DO MUNDO. CORUM SEMPRE FOI uma questão de Estilo. Desde a funação da marca, o relojoeiro suíço René Bannwart vivia obcecado com as questões de estilo. Porque é que um determinado modelo de relógio era bem sucedido e outro não? Porque é que tantos relojoeiros continuavam a produzir variações de modelos velhos, década após década? Será que alguma coisa completamente nova e fresca poderia ser feita em termos de relojoaria? Em 1955, Bannwart, juntamente com a prima Simone e o pai desta, Gaston Ries, fundou a Corum, em La Chaux-de-Fonds, Suíça. Dedicando-se a este ideal de estilo inovador. Num momento maravilho de serendipidade para a história da relojoaria, o fornecedor de mostradores para um novo modelo Corum falhou a entrega acordada para uma importante exposição, em 1958. Improvisando à última da hora, Bannwart procurou substitutos, mas estes mostradores apenas tinham impresso neles a palavra Corum, sem algarismos ou índices. Sem outra solução, o novo design “Sans-heures” (sem horas) foi exibido – com grande êxito. Desde então, muitas soluções de design altamente criativas, mesmo únicas, passaram a sair dos ateliers da Corum. Isso inclui vários relógios-moeda (usando moedas verdadeiras, com o calibre escavado no interior), os relógios baguete (com o calibre arrumado numa linha vertical, como o Golden Bridge), os Admiral’s Cup (ligados ao mar e à vela), os surpreen-

os Relógios CoRuM são iMPossíveis de ClassiFiCaR. o seu estilo é FoRte e úniCo. eMPRegando os Códigos de alta RelojoaRia, usaM uM design inConFundível, que Resiste ao teMPo.

dentes Bubble (com forma de bolha de ar) ou os extravagantes Roll Royce (com uma grelha semelhante à dos automóveis a esconder o mostrador) e botões de punho a condizer com cada um dos modelos. Os fundadores venderam a marca em 2000 a um dos maiores colecionadores de arte do mundo, Severin Wunderman. Em 2013, a Corum passou para as mãos do grupo de investimento chinês Haidian (que também é proprietário da Eterna). (saiba mais aqui)


HISTORIADOR VUELO HORAS DEL MUNDO Funções. GMT Caixa. Aço Mostrador. Esqueletizado azul Bracelete. Alcântara Movimento. Automático Preço. € 5080 Referência. 3202.1B

HISTORIADOR CRONÓGRAFO Funções. Cronógrafo Caixa. Aço Mostrador. Cor de marfim Bracelete. Crocodilo da Lousiana Movimento. Manual Preço. € 4220

Referência. 3142.1I

HISTORIADOR TRADICIÓN Funções. Horas e data Caixa. Aço Mostrador. Decoração grão de cevada Bracelete. Crocodilo da Lousiana Movimento. Automático Preço. € 3780

Referência. 3195.1I

HISTORIADOR 135º ANIVERSARIO Funções. Pequenos segundos às 6 horas Caixa. Ouro Mostrador. Preto veludo Bracelete. Crocodilo da Lousiana Movimento. Automático Preço. € 14 820

Referência. 3130 9135


106/107

CUERVO Y SOBRINOS

CurTir O TeMpO LeNTO

Cuervo y Sobrinos JULHO 2017

A CUERVO Y SOBRINOS TEM A SUA RAIZ HISTÓRIA EM CUBA, MAIS PROPRIAMENTE EM HAVANA, ONDE FOI FUNDADA EM 1882. ESTÁ POIS A COMEMORAR O 135º ANIVERSÁRIO. HOJE COM PRODUÇÃO A 100 POR CENTO SWISS MADE, ORGULHA-SE DA SUA HERANÇA LATINA.

todos os Modelos CueRvo y soBRinos se PResentaM nuM elegante estojo de MadeiRa, que se ConveRte nuM luxuoso huMidoR PaRa ChaRutos.

OS RELÓGIOS CUERVO Y SOBRINOS têm linhas com nomes como Historiador, Espléndidos, Prominente, Robusto ou Torpedo, evocando o mundo dos charutos. A sua estética de cores quentes respira o ambiente descontraído e animado caribenho. Todos os modelos Cuervo y Sobrinos se presentam num elegante estojo de madeira, que se converte num luxuoso humidor para charutos, criado em exclusivo para a marca, e elaborado por artesãos especializados, respeitando a tradição. O estojo está construído inteiramente em madeira, o que permite uma perfeita conservação do tabaco e, ao mesmo tempo, enriquece o aroma do puro, graças à sua especial fragância. Todos os componentes estão banhados a ouro e não se usam colas, para evitar que o sabor e o perfume dos charutos sejam adulterados. Fumar um habano é um autêntico ritual, uma cerimónia que requer tranquilidade, adaptando-se na perfeição ao conceito de “Tempo Lento”, filosofia da Cuervo y Sobrinos. Um bom puro, como um relógio de tradição, requer estar guardado com o máximo de (saiba mais aqui) cuidado e ser desfrutado com sumo prazer.


BICHRONO SII C SÉRIE LIMITADA A 222 EXEMPLARES DE AÇO E 88 DE OURO

Funções. Cronógrafo automático com data Caixa. Aço, 54 x 52 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Automático Preço. € 20 900

Referência. WAST2657-1616

CITY CHRONO FLYBACK SÉRIE LIMITADA A 222 EXEMPLARES DE TITÂNIO, 188 DE TITÂNIO E OURO E 88 DE OURO

Funções. Cronógrafo com flyback, data, indicador de reserva de corda Caixa. 55,5 x 54 mm de titânio revestido a DLC preto Mostrador. Preto Bracelete. Borracha Movimento. Automático Preço. € 24 800

Referência. WATI0101-1549

CITY EPISODE S SÉRIE LIMITADA A 111 EXEMPLARES DE TITÂNIO E 88 DE BRONZE E CARBONO

Funções. Cronógrafo automático com data e indicação de reserva de corda Caixa. 55,5 x 54 mm de titânio Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo ou borracha Movimento. Automático Preço. € 17 400

Referência. WATI0123-1664

PROMESS REEF SAVER SÉRIE LIMITADA A A 222 EXEMPLARES DE TITÂNIO E 88 DE FIBRA DE CARBONO

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Titânio, 48 mm, luneta de carbono Mostrador. Preto Bracelete. Borracha Movimento. DC 261 automático Preço. Sob consulta

Referência. WATN0002-1342


108/109

deLaCour

DELACOUR

prOduçãO LiMiTAdA e persONALizAdA A MARCA DE LUXO E DE NICHO DELACOUR TEM TODOS OS SEUS RELÓGIOS FABRICADOS À MÃO E TODAS AS SUAS COLECÇÕES SÃO EDIÇÕES LIMITADAS.

especialista em personalização de modelos únicos, ao gosto do cliente final. O modelo Bichrono, equipado com dois calibres cronógrafos independentes, é o mais conhecido da marca e a sua grande imagem. Nos mostradores, a deLaCour usa materiais exóticos, como madeiras preciosas, asfalto pulverizado, couro, astrocerâmica ou mesmo folha natural de charuto habano puro. “Individually Crafted” é (saiba mais aqui) o lema da casa. É TAMBÉM

JULHO 2017


SAQRA URBAN SÉRIE LIMITADA A 88 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Titânio, 46 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. DC 261 automático Preço. Sob consulta Referência. WATI0118-1727

SAQRA CLASSIC SÉRIE LIMITADA A 500 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço, 46,5 x 48,5 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Automático Preço. € 10 200

Referência. WAST2244-0973

SAQRA GRANDE RESERVE SÉRIE LIMITADA A 500 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos, segundos, dia da semana e indicador de reserva de corda Caixa. Aço, 46,5 x 48,5 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Automático Preço. € 17 000 Referência. WAST2246-0974

SAQRA BITIME SÉRIE LIMITADA A 500 EXEMPLARES

Funções. GMT e dia da semana Caixa. Aço, 46,5 x 48,5 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Automático Preço. € 18 500

Referência. WAST2248-0975


110/111

LEAP MEDIUM SÉRIE LIMITADA A 88 EXEMPLARES DE AÇO E 22 EXEMPLARES DE OURO

Funções. Horas e minutos Caixa. 48,5 x 53 mm, ouro rosa com aço revestido a DLC preto Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Quartzo Preço. € 28 000 Referência. WAPS0001-1399

CITY MEDIUM ROMANO SÉRIE LIMITADA A 222 EXEMPLARES DE AÇO E 88 DE OURO

Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Aço, 48,5 x 45,5 mm Mostrador. Madrepérola branca com diamantes Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Automático Preço. € 11 000

Referência. WAST2708-1702

CITY CADET 1 ROMANO SÉRIE LIMITADA A 222 EXEMPLARES DE AÇO E 88 DE OURO

Funções. Horas, minutos, segundos, dia e data Caixa. 43 x 41,5 mm de aço Mostrador. Madrepérola branca com diamantes Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Automático Preço. € 9900

Referência. WAST2717-1700

CITY CADET 2 SÉRIE LIMITADA A 111 EXEMPLARES DE AÇO, E 50 DE OURO

Funções. Horas, minutos, segundos, dia e data Caixa. Aço, 43 x 41,5 mm Mostrador. Preto Bracelete. Crocodilo Movimento. Automático Preço. € 11 200

Referência. WAST2617-1468


CITY MEDIUM TECH 2 SÉRIE LIMITADA A 222 EXEMPLARES

Funções. Indicação dupla de horas, minutos e data Caixa. Titânio, 51 mm Mostrador. Tridimencional, esqueletizado Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. DC 252 automático Preço. Sob consulta Referência. WATI0099-1611

LEAP MEDIUM SNOW SÉRIE LIMITADA A 22 EXEMPLARES

Funções. Horas e minutos Caixa. Ouro rosa, com fundo de aço e diamantes na luneta, 48,5 x 53 mm Mostrador. Branco com diamantes e safiras Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre DC 225 quartzo Preço. Sob consulta Referência. WAPS0033-1624

CITY EPISODE W SÉRIE LIMITADA A 111 EXEMPLARES DE TITÂNIO E 22 EXEMPLARES COM DIAMANTES

Funções. Cronógrafo com data Caixa. Titânio, 55,5 mm Mostrador. Branco Bracelete. Borracha Movimento. DC 270 automático Preço. Sob consulta

Referência. WATI0098-1430

REFLECT TOURBILLON Funções. Horas, minutos e indicador de reserva de corda. 95 horas de autonomia Caixa. Titânio, 48 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Turbilhão, carga manual Preço. Sob consulta

Referência. WATI0120-1661


112/113

REFLECT CHRONO SKELETON SÉRIE LIMITADA A 33 EXEMPLARES

Funções. Cronógrafo automático Caixa. Titânio, 52 mm Mostrador. Preto esqueletizado Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. DC 273 automático Preço. Sob consulta Referência. WATI0122-1662

PASSION SÉRIE LIMITADA A 3 EXEMPLARES

Funções. Horas e minutos Caixa. Aço com diamantes na luneta, 40 mm Mostrador. Cor de pérola, diamantes com 3.85cts Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. DC 221 Quartzo Preço. Sob consulta

Referência. WAWG1184-0005

CITY EPISODE S SÉRIE LIMITADA A 111 EXEMPLARES DE TITÂNIO E 88 EXEMPLARES CADA DE BRONZE E FIBRA DE CARBONO

Funções. Cronógrafo automático com data e indicador de reserva de corda Caixa. Bronze com fundo titânio, 55,5 mm Mostrador. Bronze Bracelete. Pele de crocodilo ou borracha Movimento. DC 270 automático Preço. Sob consulta Referência. WABZ0001-1663

BICHRONO S3 RÁFAGA SÉRIE LIMITADA A 111 EXEMPLARES DE TITÂNIO E 88 EXEMPLARES DE TITÂNIO COM LUNETA DE OURO

Funções. Cronógrafo com data Caixa. Titânio, 60,5 mm Mostrador. Preto Bracelete. Borracha Movimento. DC 241 x2 automático Preço. Sob consulta

Referência. WATI0080-1285


SLIMLINE MANUFACTURE PERPETUAL CALENDAR Funções. Calendário perpétuo com fases de Lua Caixa. Aço, 42 mm Mostrador. Prateado Bracelete. Crocodilo preto Movimento. Automático, da manufactura (FC-775) Preço. € 8390

Referência. FC-775S4S6

HOROLOGICAL SMARTWATCH Funções. Data e hora, dia justo automático, controlador de actividade e de sono, alarmes Caixa. Aço, 42 mm Mostrador. Preto Bracelete. Couro azul Movimento. Quartzo, conectado Preço. € 1290

Referência. FC-285N5B4

VINTAGE RALLY PEKING TO PARIS Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço, 40 mm Mostrador. Prateado Bracelete. Couro cinzento Movimento. Automático Preço. € 1490

Referência. FC-303WBRP5B6

CLASSICS DELIGHT AUTOMATIC Funções. Horas, minutos e data Caixa. Aço, 33 mm com luneta banhada a ouro rosa Mostrador. Prateado Bracelete. Aço Movimento. Automático Preço. € 2090

Referência. FC-306WHD3ER2B


114/115

Frederique Constant

FREDERIQUE CONSTANT

LuxO ACessíveL

JULHO 2017

A FREDERIQUE CONSTANT FOI FUNDADA POR PETER STAS E PELA ESPOSA ALETTA COM O OBJETIVO DE CRIAR UMA MARCA CLÁSSICA, DE ALTA QUALIDADE E COM PREÇOS ACESSÍVEIS.

a FRedeRique Constant dá uMa esPeCial atenção ao design, tRaduzindo as tendênCias Mais aCtuais e as PReFeRênCias dos váRios PúBliCos.

Manufacture Calendário Perpétuo. Um dos relógios de que mais se falou na Baselworld 2016. Um calendário perpétuo, com calibre de manufactura, com preço inferior a 10 mil euros. Caixa de 42 mm, de aço ou aço plaqueado a ouro rosa. Vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 30 metros. Calibre automático (FC-775) com indicação de horas, minutos, fases de lua, data, dia, mês e ano bissexto. Este calendário perpétuo personifica bem a filosofia da marca, fundada em 1988 pelo casal holandês Aletta Bax e Peter Stas. Relógios elegantes, fabricados na Suíça, e ao melhor preço possível, num conceito de “luxo acessível” que foram os primeiros a (saiba mais aqui) teorizar e a levar à prática. SLIMLINE


PANOMATICLUNAR AZUL

Funções. Horas, minutos, segundos, fases da lua e janela de data Caixa. Aço com diâmetro de 40 mm Mostrador. Azul Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 90-02 Automático Preço. € 10 100

Referência. 19002463235

SENATOR CRONÓGRAFO DATA PANORAMA

Funções. Cronógrafo, janela de data às 6h e indicador de reserva de marcha Caixa. Aço com diâmetro de 42 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 37-01 Automático Preço. € 14 000

Referência. 13701030235

SENATOR EXCELLENCE Funções. Horas, minutos, segundos, fases da lua às 10h e janela de data às 4h Caixa. Ouro rosa de 18k com diâmetro de 40 mm Mostrador. Branco Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 36-04 Automático Preço. € 21 800

Referência. 13604020530

LADIES COLLECTION PAVONINA Funções. Horas e minutos Caixa. Aço, ouro rosa de 18K, diamantes com diâmetro de 31 x 31 mm Mostrador. Madrepérola branco Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Quartzo Preço. € 7 400

Referência. 10302051631


116/117

GLASHÜTTE ORIGINAL

CALeNdáriO perpéTuO QUANDO FALAMOS EM MADE IN GERMANY EM TERMOS RELOJOEIROS, ESTAMOS A FALAR DA SAXÓNIA. MAIS PROPRIAMENTE DA PEQUENA LOCALIDADE DE GLASHÜTTE, ONDE UMA TRADIÇÃO SECULAR DE MEDIR MECANICAMENTE O TEMPO CONTINUA A PRODUZIR PEÇAS DE EXCEPÇÃO.

Glashütte Original JULHO 2017

glashüte oRiginal senatoR exCellenCe

Ref. 13602020530

da Glashütte Original remontam aos primeiros mestres relojoeiros que se estabeleceram há mais de 170 anos na região, aproveitando a riqueza em minério de ferro e a capacidade de o trabalhar. A fábrica de relógios Karl W. Höhnel está na origem da actual manufactura (que pertence ao Swatch Group). Foi em 1916 que, pela primeira vez, essa fábrica usou a frase “Original Glashütte” nos seus relógios, para sublinhar a sua origem e combater as imitações. Na Baselworld 2017 apareceram versões novas de calendários perpétuos. Mas houve um que se destacou, pela sua simplicidade estética e facilidade de leitura. Estamos a falar do Glashüte Original Senator Excellence. Conseguir encaixar num relógio de pulso todas as engrenagens mecânicas para poder indicar dia, data, mês, ano normal e bissexto e, na maioria dos casos, fases de lua, é obra. Mas conseguir meter todas estas indicações (calendário perpétuo) num mostrador, de forma a que sejam clara e facilmente lidas, é outro desafio quase tão grande como o primeiro. A Glashütte Original conseguiu ambos. Este calendário perpétuo tem caixa de 42 mm de diâmetro e 12,8 mm de espessura, de ouro rosa (há também versão de aço). AS RAÍZES

(saiba mais aqui)


HAMILTON KHAKI NAVY FROGMAN

Funções. Horas, minutos, segundos. Data entre as 4h e as 5h. Resistente à água até 1000 m Caixa. Titanium, 46 mm Mostrador. Preto Bracelete. Borracha Movimento. Automático H-10 Preço. € 1445

Referência. H77805335

HAMILTON JAZZMASTER VIEWMATIC Funções. Horas, minutos, segundos, data às 3h Caixa. Aço, 44 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele castanha Movimento. Automático H-10 Preço. € 1095

Referência. H32755851

HAMILTON BROADWAY DAY DATE Funções. Horas, minutos, segundos, dia e data às 6h Caixa. Aço, 42 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele preta Movimento. Automático H-30 Preço. € 975

Referência. H43515735

HAMILTON KHAKI X-WIND GMT Funções. Cronógrafo, horas, minutos, segundos, data às 3h Caixa. Aço, 46 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele castanha Movimento. Quartzo Preço. € 955

Referência. H77912535


118/119

Hamilton

HAMILTON

COMO NOs fiLMes CONHECIDA PELO SEU DESIGN INOVADOR,A HAMILTON TEM TAMBÉM UMA FORTE RELAÇÃO COM HOLLYWOOD, TENDO APARECIDO EM MAIS DE 400 FILMES.

NA FOTOGRAFIA, um relógio que traduz bem

a capacidade de inovação da Hamilton. O Jazzmaster Face 2 Face II tem uma caixa oval de aço, rotativa sobre um eixo. Um cronógrafo automático com indicação de dia e data e 60 horas de autonomia. O ponteiro central dos segundos é duplo, estando presente nos dois mostradores. Tem escalas pulsométrica, taquimétrica e telemétrica. Estanque até 50 metros, tem vidro de safira nos dois mostradores. A Hamilton é uma histórica marca norte-americana que hoje faz parte do Swatch Group. Envolvida desde cedo no desenvolvimento de peças com funções especialmente destinadas à aviação, a Hamilton foi fundada em 1892. Os relógios desta marca combinam o espírito americano com a precisão sem rival dos movimen(saiba mais aqui) tos suíços.

ConheCida Pelo seu design inovadoR, a haMilton teM uMa longa tRadição de ColaBoRação CoM a indústRia CineMatogRáFiCa de hollywood.

JULHO 2017


SLIM D’HERMÈS QUANTIÈME PERPÉTUEL

Funções. Horas, minutos, segundos, calendário perpétuo, fases da Lua, GMT, indicação dia/noite Caixa. Ouro rosa, ø 39,5 mm Mostrador. Prateado opalino Bracelete. Pele de aligátor havana mate Movimento. Mecânico automático, extraplano Manufacture Hermès H1950 Preço. € 28 700

Referência. CA3.870.220/MHA

SLIM D’HERMÈS Funções. Horas, minutos Caixa. Ouro rosa com diamantes, ø 25 mm Mostrador. Prateado opalino, madrepérola natural Bracelete. Pele de aligátor cinza elefante Movimento. Quartzo Preço. € 9850

Referência. CA2.171.212/ZZ8C

HEURE H Funções. Horas e minutos Caixa. Aço, 21 x 21 mm Mostrador. Branco Bracelete. Pele de bezerro Barenia natural Movimento. Quartzo Preço. € 1850

Referência. HH1.210.131/VBA

CAPE COD Funções. Horas, minutos, segundos, data Caixa. Aço, 29 x 29 mm Mostrador. Prateado opalino Bracelete. Pele de bezerro étoupe, intercambiável Movimento. Quartzo Preço. € 2400

Referência. CC2.710.224/WW18-I


120/121

Hermès

HERMÈS

JULHO 2017

eTerNOs CLássiCOs SLIM D’HERMÈS EXISTE DECLINADA NAS VERSÕES AÇO OU OURO ROSA, COM OU SEM DIAMANTES, E COM DIÂMETROS DE 39,5 MM, 32 MM E 25 MM.

NASCIDO de um exercício de estilo de depu-

ramento, a nova coleção Slim d’Hermès exprime uma caminhada em direção ao essencial. As suas linhas, de uma elementar sobriedade, são sublinhadas pela pouca espessura da caixa. A grande abertura do mostrador atrai de imediato o olhar, enquanto o desenho das asas forma um ângulo reto. De extrema simplicidade, entre rigor e equilíbrio, foi assim que a imaginou Philippe Delhotal, diretor de Criação de La Montre Hermès. Baseando as suas origens na cultura gráfica da maison, Slim d’Hermès também nasceu de um encontro entre a manufatura e Philippe Apeloig. Ele criou um design gráfico original para marcar as horas. O traçado ligeiro dos algarismos insufla um ritmo vivo, dando a cadência do tempo. A coleção Slim d’Hermès existe declinada nas versões aço ou ouro rosa, com ou sem diamantes, e com diâmetros de 39,5 mm, 32 mm e 25 mm (os dois últimos com calibres de quartzo). No interior do modelo de 39,5 mm bate um calibre extra-plano de manufatura, o H1950. A integração do microrrotor permite que ele seja automático. Há versão três ponteiros e calendário perpétuo (na imagem), com fases da Lua e função GMT. (saiba mais aqui)


BIG BANG FERRARI

Funções. Cronógrafo Caixa. Titânio Mostrador. Esqueletizado Bracelete. Alcântara preto e borracha Movimento. HUB1241 Preço. € 27 250

Referência. 402.NX.0123.WR

BIG BANG UNICO GMT Funções. GMT Caixa. Titânio Mostrador. Esqueletizado Bracelete. Borracha Movimento. HUB1251 Preço. € 20 700

Referência. 471.NX.7112.RX

CLASSIC FUSION BERLUTI Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Platina Mostrador. Pele Bracelete. Pele Movimento. HUB1100 Preço. € 33 800

Referência. 511.TX.050T.VR.BER16

SPIRIT OF BIG BANG SAPPHIRE Funções. Cronógrafo Caixa. Safira Mostrador. Esqueletizado Bracelete. Borracha Movimento. HUB4700 Preço. € 82 050

Referência. 601.JX.0120.RT


122/123

Hublot

HUBLOT

JULHO 2017

70 ANOs ferrAri PARA COMEMORAR O 70º ANIVERSÁRIO DA ITALIANA FERRARI, A HUBLOT APRESENTA UMA NOVA COLECÇÃO, CONCEBIDA USANDO OS MESMOS CRITÉRIOS QUE SÃO USADOS PARA DESENHAR OS CARROS NO FERRARI DESIGN CENTRE, INTEGRANDO O KNOW-HOW RELOJOEIRO DA MARCA SUÍÇA. EIS QUE SURGE A TECHFRAME.

O TECHFRAME FERRARI 70 YEARS Tourbillon Chronograph abre um novo capítulo na parceria entre a Hublot e a Ferrari. O relógio está disponível em três versões — King Gold, PEEK Carbon e titânio, cada um limitado a 70 exemplares. “Designed by Ferrari, crafted by Hublot” é o mote desta nova aventura entre a scuderia e a manufactura, juntando os esforços das equipas a trabalhar em Maranello e Nyon. O produto final – relógios profundamente enraizados no DNA Ferrari – combinando força, performance e agilidade – com um toque de manufactura. O melhor de dois mundos – o automóvel e o relojoeiro. O Techframe Ferrari 70 years Tourbillon Chronograph tem caixa de 45mm de diâmetro e 14,8mm de espessura. Mostrador esqueletizado, vidro de safira na frente e no verso. Vem equipado com o calibre de carga manual HUB6311, um cronógrafo com turbilhão e 115 horas de autonomia. A pulseira é de borracha, in(saiba mais aqui) tercambiável.

teChFRaMe FeRRaRi 70 yeaRs touRBillon ChRonogRaPh


BIG PILOT’S “LE PETIT PRINCE” EDIÇÃO LIMITADA A 250 PEÇAS

Funções. Horas, minutos, data e reserva de marcha Caixa. Ouro rosa 18K Mostrador. Azul Bracelete. Pele castanha com báscula de ouro rosa 18K Movimento. Automático Preço. € 33 300

Referência. IW500909

BIG PILOT’S CALENDÁRIO ANUAL “LE PETIT PRINCE” EDIÇÃO LIMITADA A 250 PEÇAS

Funções. Horas, minutos, calendário anual e reserva de marcha Caixa. Ouro rosa 18K Mostrador. Azul Bracelete. Pele castanha com báscula de ouro rosa 18K Movimento. Automático Preço. € 36 900

Referência. IW502701

PILOT’S CRONÓGRAFO “LE PETIT PRINCE”

Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo e data Caixa. Aço Mostrador. Azul Bracelete. Pele castanha com fecho de aço Movimento. Automático Preço. € 5700

Referência. IW377714

PILOT’S MARK XVIII

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço Mostrador. Preto Bracelete. Pele preta com fecho de aço Movimento. Automático Preço. € 4640

Referência. IW327001


124/125

IWC

pequeNOs grANdes príNCipes

IWC JULHO 2017

A LIGAÇÃO DA IWC À AVIAÇÃO VEM PRATICAMENTE DESDE A SUA FUNDAÇÃO, EM SCHAFFHAUSEN, NA PARTE DE LÍNGUA ALEMÃ DA SUÍÇA, JUNTO ÀS QUEDAS DO RENO.

QUANDO O NORTE-AMERICANO

Florentine Ariosto Jones decidiu fundar uma fábrica de relógios na Suíça, não foi por acaso que escolheu a localidade de Schaffhausen, nas margens do Reno. Esta pequena localidade da Suíça de língua alemã foi das primeiras a ter eletricidade, vinda das águas do rio. Isso permitiu a criação de fábricas, com linhas de montagem modernas e tecnologicamente avançadas. Foi o caso da International Watch Company. Desde muito cedo, a IWC começou a produzir relógios para a aviação militar. Exemplares de mostrador grande, coroa avantajada (para poder ser usada com luvas), índices e ponteiros luminescentes, de fácil leitura, mesmo à noite. Nada mais natural, pois, do que associar-se a grandes nomes da aviação, como o francês Antoine de Saint-Exupéry. A IWC mantém desde 2006 uma parceria com a Fondation Antoine de Saint Exupéry pour la Jeunesse e desde então edita relógios cujo produto de venda vai, em parte, para ela. Apresentado pela primeira vez em 2014 numa caixa de aço, o IWC Big Pilot's Watch Edition ''Le Petit Prince'' está agora disponível numa caixa de ouro vermelho, de 46 mm de diâmetro, edição limitada a 250 exemplares. Tem calibre automático, com data, e sete dias de autonomia. No verso, gravação aludindo ao best-seller "O Pequeno Príncipe", da autoria daquele que foi piloto, escritor e aventureiro, desaparecido em pleno voo, algures a sobrevoar o Sul de França, em missão de reconhecimento, du(saiba mais aqui) rante a Segunda Guerra Mundial.

PRoBus sCaFusia (FaBRiCado CoM a qualidade de sChaFFhausen) é o seu leMa, desde 1903. uMa gaRantia de FiaBilidade, na inovação.


GRANDE SECONDE SW Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Ouro rosa de 18K com diâmetro de 45 mm Mostrador. Preto Bracelete. Caoutchouc Movimento. Calibre 2663A-S automático Preço. € 28 600

Referência. J029033401

GRANDE SECONDE RESERVA DE MARCHA

Funções. Horas, minutos, segundos e indicador de reserva de marcha às 9h Caixa. Cerâmica com diâmetro de 44 mm Mostrador. Clou de Paris preto Bracelete. Tecido Movimento. Calibre 4063D-S automático Preço. € 17 600

Referência. J027035541

GRANDE SECONDE CÔTES DE GENÈVE Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Ouro rosa de 18K com diâmetro de 43 mm Mostrador. Côtes de Genève cinzento Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 2663 automático Preço. € 20 500

Referência. J003033338

PETITE HEURE MINUTE ASTORITE Funções. Horas e minutos Caixa. Ouro rosa de 18K e 232 diamantes com diâmetro de 35 mm Mostrador. Astorite e madrepérola Bracelete. Cetim Movimento. Calibre 2653.P automático Preço. € 34 100

Referência. J005003580


126/127

Jaquet Droz

JAQUET DROZ

JULHO 2017

fAses dA LuA A MANUFACTURA JAQUET DROZ, COM PRODUÇÃO MUITO REDUZIDA E EXCLUSIVA, SEGUE A TRADIÇÃO DE PIERRE JAQUET-DROZ (1721-1790), MESTRE INVENTOR DE AUTÓMATOS E DO DOMÍNIO DOS MÉTIERS D’ART.

HORAS DESCENTRADAS, grandes ponteiros dos segundos, submostradores a desenharem um “oito”, tudo sobre um fundo de esmalte Grand Feu. Estes são os pormenores que fazem o ADN da Jaquet Droz, uma manufactura com uma estética imediatamente reconhecível. O número 8 tem um grande significado na história da Jaquet Droz, que segue as pisadas do genial relojoeiro suíço com esse nome, criador de relógios extraordinários e autómatos que maravilharam imperadores e suas cortes. E que hoje, no pulso, continuam a maravilhar. A arte da esmaltagem é difícil de dominar. E quando se está a falar da técnica Grand Feu (que emprega altíssimas temperaturas para derreter aquilo que depois será esmalte), então estamos perante um mundo muito restricto de marcas. Tradicionalmente, a Jaquet Droz é uma delas. Na Baselworld 2017, a manufactura de Alta Relojoaria voltou a sublinhar a sua mestria na esmaltagem, apresentando um modelo com mostrador de duplo nível, empregando essa técnica Grand Feu. Na base, o mostrador é de ouro. O Grande Seconde Fases da Lua tem caixa de 43mm, em ouro rosa. As fases de lua e a data estão às seis horas, no submostrador dos grandes segundos. Às 12, como habitualmente, as horas e minutos descentrados. O disco lunar é de aço azulado, com apliques de ouro para a lua e as estrelas. As fases de lua são astronómicas, o que quer dizer que só precisam de ser corrigidas (saiba mais aqui) a cada 122,5 anos.

gRande seConde Fases da lua REF.

J007533200


THE-LINDBERGH-HOUR-ANGLE-WATCH

Funções. Horas, minutos. Indicação da longitude (em graus e minutos de arco). Circulo central rotativo para sincronização do ponteiro de segundos através do sinal de rádio. Bizel rotativo para se ajustar às variações diárias na equação do tempo Caixa. ø 47,5 mm em titânio com bizel em PVD negro. Coroa em aço Mostrador. Prateado, com 12 numerais romanos pintados em preto. Bracelete. Pele de crocodilo de cor castanha com extensão de bracelete para aviador. Com fivelas Movimento. Mecânico automático Caliber L699.2 (ETA A07.L01), 16 1/2 linhas, 24 jewels, 28,800 vibrações por hora, 46 horas de reserva de marcha Preço. € 5180

Referência. L26781710

RECORD Funções. Horas, minutos, segundos e abertura de data ás 3 horas Caixa. ø 40 mm em aço. Tampa de fundo em safira. Vidro em cristal de safira com multi-layeres com tratatamento anti-reflexo Mostrador. Sunray Silver, com 6 numerais árabes e 6 indexes triangulares Bracelete. Pele de crocodilo de cor castanha com fecho de báscula triplo. Movimento. Mecânico automático. Certificado COSC e 46 horas de reserva de marcha Preço. € 2060

Referência. L28214762

CONQUEST VHP Funções. Horas, minutos, segundos e abertura de data ás 4 horas (calendário perpétuo). Cronógrafo, Ponteiro de segundos central Contador de 30-minutos ás 3 hora. Contador de 12-horas ás 9 horas Caixa. ø 42 mm em aço. Resistente á água a 50 metros Mostrador. Preto, com 2 numerais arabes aplicados e 9 indexes aplicados com SuperLuminova. Inscrição V.H.P. a vermelho Bracelete. Aço com fecho de báscula triplo Movimento. Quartzo anti-magnético Preço. € 1460

Referência. L3717456

CONQUEST VHP Funções. Horas, minutos, segundos, com abertura de data ás 3 horas (calendário perpétuo) Caixa. ø 43 mm em aço. Resistente á água a 50 metros Mostrador. Azul, com 2 numerais arabes aplicados e 9 indexes aplicados com Super-Luminova. Inscrição V.H.P. a vermelho Bracelete. Aço com fecho de báscula triplo Movimento. Quartzo anti-magnético Preço. € 950

Referência. L3726496


128/129

LONGINES

60 ANOs dO fLAgship

Longines JULHO 2017

A LONGINES CELEBRA ESTE ANO O 60º ANIVERSÁRIO DA PRIMEIRA COLECÇÃO FLAGSHIP. PARA COMEMORAR ESTA OCASIÃO, A MARCA RELOJOEIRA INTRODUZ UM NOVO MODELO, O FLAGSHIP HERITAGE – 60º ANIVERSÁRIO 1957-2017.

disPonível eM aço, nuMeRada a 1957 exeMPlaRes. ouRo aMaRelo e ouRo Rosa, liMitada a 60 exeMPlaRes de Cada veRsão.

do relógio foi inspirada num antigo modelo Flagship que se encontra no museu Longines, em Saint-Imier, Suíça. A peça chamou a atenção da embaixadora Longines Kate Winslet, que a elegeu assim para uma reinterpretação comemorativa. Disponível em aço, ouro amarelo ou ouro rosa, estas peças numeradas e limitadas têm uma gravação de um navio (flagship) no verso do relógio, tal como os modelos originais. A Longines vendeu o seu primeiro Flagship em 1957, e desde então, a coleção tem sido um sucesso. Este relógio intemporal, com o seu mostrador branco, e perfil fino, rapidamente conquistou os clientes Longines. Uma mistura perfeita do domínio técnico e elegância discreta, a colecção Flagship deve o seu nome ao navio em que a bandeira do comandante chefe da frota esvoaça ao vento. Um símbolo dos desejos da Longines para esta nova coleção, este veleiro é desenhado na parte traseira de relógios Flagship. A icónica colecção, símbolo de qualidade, alta precisão e distinção, é agora homenageada com o lançamento do Flagship Heritage – 60th Anniversary 1957-2017. Disponível em aço, numerada a 1.957 exemplares, e ouro amarelo e ouro rosa, limitada a 60 exemplares de cada versão. Tem movimento mecânico automático, calibre L609, e caixa com 38.5 mm de diâmetro. O mostrador prateado é adornado com 8 índexes e 4 algarismos (saiba mais aqui) árabes, em ouro amarelo ou rosa. Tem bracelete de pele castanha. A ESTÉTICA


MAURICE LACROIX PONTOS CRONOGRAPH Funções. Cronógrafo Caixa. 43 mm Mostrador. Cinzento (vidro antirreflexo em safira) Bracelete. Pele (fecho de báscula) Movimento. Automático próprio Preço. € 2490

Referência. PT6388-SS001-331-1

MAURICE LACROIX AIKON CRONOGRAPH

Funções. Cronógrafo Caixa. 44 mm Mostrador. Prateado (vidro antirreflexo em safira) Bracelete. Aço inoxidável Movimento. Quartzo Ronda 3540 Preço. € 1150

Referência. AI1018-SS002-131-1

MAURICE LACROIX ELIROS Funções. Cronógrafo Caixa. 40 mm Mostrador. Preto (vidro antirreflexo em safira) Bracelete. Aço inoxidável Movimento. Quartzo Ronda 5040.D Preço. € 890

Referência. EL1098-SS002-310-2

MAURICE LACROIX ELIROS Funções. Simples (data e hora) Caixa. 40 mm Mostrador. Prateado (vidro antirreflexo em safira) Bracelete. Pele Movimento. Quartzo Ronda 515 Preço. € 590

Referência. EL1118-SS001-110-1


130/131

MAURICE LACROIX

TrAdiçãO e iNOvAçãO

Maurice Lacroix JULHO 2017

EM 2006, A MAURICE LACROIX APRESENTOU O SEU PRIMEIRO CALIBRE TOTALMENTE DESENVOLVIDO POR SI, O ML 106, UM CRONÓGRAFO AUTOMÁTICO, QUE TEM SERVIDO DE BASE À LINHA MASPERPIECE.

o CRonógRaFo de quaRtzo aikon teM uM PReço Muito CoMPetitivo.

A MARCA MAURICE LACROIX foi fundada em 1975, proprietária da suíça Desco, com raízes no comércio da seda e existente desde 1889 mas presente desde 1946 na produção de relógios. Durante os anos 1980, a marca teve uma ascensão meteórica, preservando a tradição relojoeira helvética mas juntando-lhe uma estética moderna e cosmopolita. Em Portugal, a Maurice Lacroix teve também uma fase de crescimento exponencial. Com o lançamento da linha AIKON e o rejuvenescimento das linhas ELIROS e FIABA, a marca relança-se em força. Seja com a sua linha topo de gama, Masterpiece, equipada com calibres próprios; seja com modelos mais acessíveis, com calibres de quartzo, mas nunca transigindo na qualidade e no design dos materiais. (saiba mais aqui)


MAURICE LACROIX AIKON LADIES

Funções. Simples Caixa. 35 mm Mostrador. Madrepórola (8 diamantes no mostrador) Bracelete. Aço inoxidável (bi-color) Movimento. Quartzo Preço. € 990

Referência. AI1006-PVY13-171-1

MAURICE LACROIX FIABA Funções. Simples Caixa. 36 mm Mostrador. Cinzento Bracelete. Aço inoxidável Movimento. Quartzo Preço. € 850

Referência. FA1007-SS002-110-1

MAURICE LACROIX ELIROS LADIES Funções. Simples Caixa. 30 mm Mostrador. Branco Bracelete. Aço inoxidável Movimento. Quartzo Preço. € 790

Referência. EL1094-PVP06-111-1

MAURICE LACROIX ELIROS LADIES Funções. Simples Caixa. 30 mm Mostrador. Branco (8 diamantes no mostrador) Bracelete. Aço inoxidável Movimento. Quartzo Preço. € 790

Referência. EL1094-SS002-150-1


CIRCULARIS AUTOMATIC

Funções. Horas e minutos por um único ponteiro Caixa. Aço, 43 mm Mostrador. Marfim, azul, preto ou roxo Bracelete. Pele Movimento. Automático (MAS01) com 120 horas de autonomia Preço. € 4990

Referência. CC903

NEO Funções. Horas e minutos por um único ponteiro Caixa. Aço, 36 mm Mostrador. Verde Bracelete. Pele Movimento. Automático com data Preço. € 1090

Referência. NE909N

PHANERO Funções. Horas e minutos por um único ponteiro Caixa. Aço, 35 mm de diâmetro e 7,5 mm de espessura Mostrador. Branco, cinza, verde ou preto Bracelete. Pele Movimento. Carga manual Preço. € 1550

Referência. PH903

SALTHORA META Funções. Minutos por ponteiro e horas saltantes Caixa. Aço, 43 mm Mostrador. Branco, marfim, azul ou preto Bracelete. Pele Movimento. Carga manual Preço. € 3190

Referência. SAM908


134/135

Meistersinger

MEISTERSINGER

JULHO 2017

siMpLiCidAde preCisA A MEISTERSINGER TORNOU-SE SINÓNIMO DE RELÓGIOS DE UM SÓ PONTEIRO E DE UM CERTO ESTILO RELAXADO DE ENFRENTAR O TEMPO.

que estes relógios mecânicos vêm sendo fabricados na cidade alemã de Münster. O seu nome (mestres cantores) é uma homenagem à tradição coral da região da Westefália. O seu único ponteiro, indicando horas e minutos, dá o Tempo aproximado em escala com segmentos de cinco minutos. O seu fundador, Manfred Brassler, foi beber à estética dos relógios de sol (cujo gnómon projecta apenas uma sombra) ou aos relógios de torre primitivos (quando a exactidão dos mecanismos tornava supérfluo o ponteiro dos minutos). Além da “assinatura” de um ponteiro só, os MeisterSinger são reconhecidos pelo seu design muito depurado, que lhe tem valido prémios sucessivos. Os donos de um MeisterSinger gastam o seu tempo em coisas verdadeiramente importantes. E a rituais diários que se transcendem, como o café da manhã ou o fim de um dia de trabalho, com os amigos. As coisas boas levam o seu tempo e precisam de ser encaradas com devoção. Os relógios MeisterSinger, com o seu ponteiro solitário, ajudam ao espírito de encarar o tempo sem pressas nem precipitações. DESDE 2001

(saiba mais aqui)

MeisteRsingeR CiRCulaRis autoMatik, uMa das linhas Mais ReCentes dos “MestRes CantoRes” de MünsteR.

CALIBRE AUTOMáTICO (MAS01) COM 120 HORAS DE AUTONOMIA


MONTBLANC TIMEWALKER CRONÓGRAFO AUTOMÁTICO

Funções. Cronógrafo Caixa. Aço, 43 mm Mostrador. Mostrador preto com índices e algarismos luminescentes Bracelete. Borracha Movimento. Automático, MB 25.07 Preço. € 4100 Referência. 116096

MONTBLANC TIMEWALKER AUTOMÁTICO Funções. Automático, data Caixa. Aço, 41 mm Mostrador. Mostrador preto com índices e algarismos luminescentes Bracelete. Borracha Movimento. Automático, MB 25.07 Preço. € 2780 Referência. 116059

MONTBLANC 1858 AUTOMÁTICO DUAL TIME Funções. Dual time Caixa. Bronze, 44 mm Mostrador. Mostrador preto com índices e algarismos em bronze luminescentes Bracelete. Pele de bezerro envelhecida Cognac Movimento. Automático, MB 29.19 Preço. € 5200

Referência. 116479

MONTBLANC SUMMIT Funções. Smartwatch Caixa. Aço inoxidável revestido a PVD Preto, 46 mm Mostrador. Mostrador Digital AMOLED com várias faces Montblanc Bracelete. Pele de bezerro, preto Movimento. Sistema operativo Android Wear 2.0 Preço. € 920

Referência. 117538


136/137

Montblanc

MONTBLANC

JULHO 2017

COLeCçãO despOrTivA A MONTBLANC LANÇOU NO SALÃO INTERNACIONAL DE ALTA RELOJOARIA, EM GENEBRA, A SUA PRIMEIRA COLECÇÃO DE RELÓGIOS DESPORTIVOS - TIMEWALKER.

INSPIRADA na estética dos marcadores de tempo empregues nas provas automobilísticas dos anos 1930 e assumindo uma herança na medição de tempos curtos que lhe advém de ser proprietária da manufactura Minerva, a Montblanc apresenta esta nova linha de cronógrafos. Fundada em 1858, em Villeret, no vale de Saint-Imier, Suíça, a Minerva foi sempre um especialista em relógios profissionais. A partir de 1908 produziu cronógrafos e, em 1911, já media 1/5 de segundo, passando rapidamente ao 1/10 de segundo. Em 1916, seria mesmo a primeira manufactura a produzir um calibre de alta frequência, capaz de medições de 1/100 de segundo. Em 1936, a marca atingia o auge da fama em cronómetros e cronógrafos desportivos, com a melhoria desse calibre e o fabrico de relógios para os tabliers de carros de corrida. A colecção TimeWalker da Montblanc inspira-se nessa tradição e saber, acrescentando-lhe um design contemporâneo. Com caixas de 43 mm, os TimeWalker respiram uma energia masculina e um estilo vintage, combinando desempenho, inovação, legibili(saiba mais aqui) dade e robustez.

Montblanc timewalker Cronógrafo utC Ref.: 116101 Preço: € 5200

Montblanc timewalker Cronógrafo Rally timer

Ref.: 116103 Preço: € 38 300


MONTBLANC

ediçãO espeCiAL uNiCef

Montblanc unicef skeleton Ref.: 115981 Preço: €9.200

PELA PRIMEIRA VEZ A COLEÇÃO INCLUI INSTRUMENTOS DE ESCRITA, AUGMENTED PAPER, RELOJOARIA, MARROQUINARIA E JÓIAS.

reafirma o seu apoio à alfabetização e à educação infantil com uma colecção de edição limitada que apoia o trabalho da UNICEF em todo o mundo com o objectivo de superar o problema real que representa o facto de que a 1 em cada 11 crianças em idade escolar lhe continuar a ser negado o direito à educação. Das cerca de 650 milhões de crianças em idade escolar, cerca de 59 milhões não frequentam a escola. Além disso, outros 92 milhões de crianças não chegam ao final do primeiro ciclo e, das que o fazem, 130 milhões ainda não aprenderam os conceitos básicos de leitura e contagem. A Montblanc tem vindo a colaborar com a UNICEF nos últimos 13 anos, arrecadando mais de 10 milhões de dólares, que beneficiaram os programas de educação em todo o mundo. Por cada item da coleção Montblanc for Unicef vendido entre 1 de abril de 2017 e 31 de março de 2018, a Montblanc angaria a quantia que será doada para proporcionar mais acesso a crianças a uma educação primária de melhor qualidade. (saiba mais aqui) A MONTBLANC


138/139 Colecção Montblanc uniCeF Caneta Meisterstück Solitaire Doué

Montblanc JULHO 2017

Ref.: 116079 Preço: €955

edição limitada writers edition 2017 Caneta Antoine de Saint-Exupéry, limitada a 1931 peças Ref.: 116062 Preço: €3.825

edição limitada Patron of arts 2017 Caneta Scipione Borghese, limitada a 888 peças Ref.: 115985 Preço: €8.200


OMEGA SEAMASTER PLANET OCEAN

Funções. Janela de data, anti-magnético (resistente a campos magnéticos até 15.000 gauss) Caixa. Aço. Na luneta: Borracha laranja misturada com cerâmica cobrem os primeiros 15 minutos Mostrador. Cerâmica preta polida Bracelete. Borracha preta com interior em borracha preta e laranja Movimento. Omega Co-Axial Master Chronometer Calibre 8900 Preço. € 5840

Referência. 21532442101001

OMEGA SPEEDMASTER LADIES

Funções. Cronógrafo, data, pequenos segundos Caixa. Aço - ouro Sedna Mostrador. Castanho Bracelete. Pele cinzenta-castanha Movimento. Calibre Omega Co-Axial 3330 Preço. € 8820

Referência. 32428385002002

OMEGA DE VILLE "50º ANIVERSÁRIO" Funções. Janela de data, cronómetro Caixa. Ouro branco Mostrador. Branco Bracelete. Pele cinzenta Movimento. Calibre Omega Co-Axial 2500 Preço. € 12 100

Referência. 42453402004002

OMEGA CONSTELLATION PETITE SECONDE Funções. Janela de Data, Anti-magnético (resistente a campos magnéticos até 15.000 gauss), cronómetro, pequenos segundos Caixa. Aço – ouro rosa Mostrador. Madrepérola Bracelete. Com elos em aço inoxidável e barras em ouro rosa 18K polidas Movimento. Omega Co-Axial Master Chronometer Calibre 8704f Preço. € 10 610

Referência. 12725272055001


140/141

Omega

OMEGA

JULHO 2017

NOs 60 ANOs dO speedMAsTer POUCOS RELÓGIOS TÊM O PODER DE INSPIRAR COMO O OMEGA SPEEDMASTER. O PRIMEIRO RELÓGIO ALGUMA VEZ UTILIZADO NA LUA, TORNOU-SE NUM SÍMBOLO PERMANENTE DA INGENUIDADE E DA CAPACIDADE QUE NOS LEVOU AO ESPAÇO.

chegou à Lua, a 20 de julho de 1969, o Omega Speedmaster estava lá, no pulso dos astronautas. Foi em 1964 que a NASA começou à procura de um cronógrafo para utilizar nas suas missões espaciais tripuladas. Escolheram relógios de diferentes marcas e testaram-nos da mesma forma que eram testadas todas as peças de hardware que seriam utilizadas no espaço. Apenas um relógio sobreviveu às temperaturas extremas, vibrações, choques intensos e vácuos impiedosos no processo de teste – o Omega Speedmaster. No entanto, o Speedmaster tinha sido criado originalmente com um objectivo completamente diferente. Como o nome sugere, foi construído para velocidade e, quando lançado pela primeira vez há 60 anos, era dirigido não a foguetões, mas a carros de corrida. Mal foi lançado, o Speedmaster tornou-se num sucesso instantâneo junto dos pilotos profissionais. A sua construção robusta significava que suportava vibrações intensas e choques, mantendo a sua precisão. E, graças à escala taquimétrica na sua luneta, os pilotos poderiam cronometrar as suas voltas mais facilmente do que nunca. Foi o primeiro relógio com estas características e, na altura, revolucionou o design, a durabilidade e a funcionalidade dos relógios de pulso. Em última análise, foram estas duas características que tornaram o Speedmaster tão adequado para a exploração espacial e que seriam responsáveis por o colocar no pulso de todos os astronautas do programa Apollo de 1965 em diante. Da vasta linha Speedmaster, iniciada em 1957, eis o Master Chronometer Chronograph Moonphase, com a sua representação muito realista da Lua, tão detalhada como uma fotografia da NASA. Se olhar com atenção, até consegue ver… a pegada de um astronauta! Este cronógrafo automático com data analógica (calibre 9904, com escape co-axial) é um cronómetro certificado pelo (saiba mais aqui) METAS (organismo de metrologia suíço). QUANDO A APOLLO 11

oMega sPeedMasteR MoonwatCh MoonPhase


GRAND COMPLICATIONS

Funções. Calendário perpéctuo com ponteiro retrógrado da data Caixa. Ouro branco, 38 mm Mostrador. Decorado à mão guilhoché Bracelete. Pele de crocodilo castanha Movimento. 324 S QR Preço. € 87 842

Referência. 5159G-001

GRAND COMPLICATIONS

Funções. Calendário perpétuo com indicação de 24 horas Caixa. Ouro rosa, 37 x 44,6 mm Mostrador. Prateado granulado Bracelete. Pele de crocodilo castanha Movimento. 240 Q Preço. € 81 199

Referência. 5940R-001

GRAND COMPLICATIONS

Funções. Calendário perpéctuo com ponteiro retrógrado da data Caixa. Ouro rosa, 39,5 mm Mostrador. Prateado Bracelete. Pele de crocodilo castanha Movimento. 324 S QR Preço. € 79 090

Referência. 5496R-001

GRAND COMPLICATIONS

Funções. Calendário perpétuo com indicação de 24 horas Caixa. Ouro branco, 35,1 mm Mostrador. Prateado Bracelete. Pele de crocodilo cinzenta Movimento. 240 Q Preço. € 86 471

Referência. 7140G-001


142/143

Patek Philippe

PATEK PHILIPPE

JULHO 2017

CALeNdáriOs perpéTuOs A COMPLICAÇÃO CALENDÁRIO PERPÉTUO NASCEU EM FINAIS DO SÉCULO XVIII COMO RESPOSTA AO COMPLEXO SISTEMA DE CALENDÁRIO GREGORIANO QUE TEM MESES DE 28. 30 E 31 DIAS, COM UM DIA MAIS NO MÊS DE FEVEREIRO NOS ANOS BISSEXTOS, QUE OCORREM DE QUATRO EM QUATRO ANOS. A EXCEPCIONAL memória mecânica de 1.461 dia que um calibre com Calendário Perpétuo oferece tem em conta todas estas variáveis e permite-nos que tenhamos que realizar apenas um acerto manual a 1 de Março de 2100, pois este é um ano excepção e mão será bissexto. A Patek Philippe criou o seu primeiro Calendário Perpétuo em 1889 e nunca deixou de oferecer aos seus clientes relógios com esta complicação. Actualmente, o catálogo da Patek conta com nada menos do que 26 relógios com Calendário Perpétuo, combinando ou não com outras complicações, que abarcam diferentes estilos na amostragem das suas indicações. Um dos sistemas mais clássicos eocntra-se no 5940R que nos mostra todas as indicações do calendário: data, dia da semana, mês e ano bissexto mediante ponteiros, método igualmente aplicado numa útil indicação de 24 horas. O 5940 distingue-se pela sua original caixa de ouro rosa em forma de almofada. O 5496R, com a sua característica caixa estilo Calatrava, aumenta a complexidade recorrendo a um sistrema de ponteiro retrógrado para indicar a data. A isso acrescenta um sistema de janelas para indicar o dia da semana, o mês e o ciclo do ano bissexto, um metido baseado num sistema de discos que aumenta a legibilidade. O seu calibre 324 S QR consegue albergar com toda a fiabilidade todas estas complicações em apenas 5,35 mm de espessura. A última novidade no catálogo de Calendários Perpétuos da Patek Philippe ocorreu na feira Baselworld 2017, com a apresentação da referência 5320G, um relógio com aspecto vintage, sublinhado pelo funo beije do mostrador e pêlos índices em numeração árabe. A leitura das indicações é facilitada através de janelas para os dias da semana e do mês, de forma sequencial e paralela, às 12 horas. Vem com caixa de 40 mm, de ouro branco. (saiba mais aqui)

eM PoRtugal, a Patek PhiliPPe é RePResentada Pela david Rosas, CoM Pontos de venda eM lisBoa, PoRto e FaRo.

NA FOTO: PATEK PHILIPPE CALENDáRIO PERPéTUO REFERêNCIA: 5320G-001


RADO CENTRIX OPEN HEART

Funções. Horas, minutos, segundos Caixa. Aço, 33mm Mostrador. Open Heart branco, com 7 diamantes Bracelete. Aço e cerâmica de alta tecnologia Movimento. Automático Preço. € 2495

Referência. 01.734.0248.3.090

RADO DIAMASTER Funções. Horas, minutos, segundos. Data às 9h Caixa. Plasma de cerâmica de alta tecnologia, 43mm Mostrador. Branco Bracelete. Pele Movimento. Automático Preço. € 3170

Referência. 01.657.0129.3.411

RADO HYPERCHROME Funções. Horas, minutos, segundos. Data às 3h Caixa. Aço e cerâmica de alta tecnologia, 38,7mm Mostrador. Prateado Bracelete. Aço Movimento. Automático Preço. € 1970

Referência. 01.658.0115.3.011

RADO COUPOLE CLASSIC Funções. Horas, minutos, segundos. Data às 3h Caixa. Aço, 41mm Mostrador. Branco Bracelete. Aço Movimento. Automático Preço. € 1435

Referência. 01.763.3876.4.201


144/145

Rado

RADO

JULHO 2017

desigN iNOvAdOr NO PULSO, O RADO CENTRIX OPEN HEART, DESTACA-SE. A SUA PERSONALIDADE FORTE ADVÉM DE UMA ESTÉTICA MUITO PRÓPRIA E DO USO DE MATERIAIS ESPECIAIS, COMO A CERÂMICA. COM CALIBRE AUTOMÁTICO, ESTE MODELO É UM BOM EMBAIXADOR DA MARCA.

Rado é muito marcante em dois domínios – o uso de materiais novos, como a cerâmica e a introdução de tecnologias inovadoras apoiadas num design contemporâneo. A marca tem sido distinguida com inúmeros prémios de design, nomeadamente 20 Red Dot. Fiel à sua tradição de pioneirismo na pesquisa, desenvolvimento e uso de novos materiais, a Rado é a única a usar o HyperChrome, uma cerâmica high-tech que dá nome a uma das suas colecções. Uma técnica sofisticada de injeção no molde permite a criação de uma caixa inteira, de uma só peça, e de uma só vez. A chamada caixa monocoque difere das outras pela integração total das asas. Pode apresentar-se em cerâmica negra ou branca, com uma dureza impressionante – 1.250 Vickers. Com sede em Lengnau, Suíça, a Rado foi fundada em 1917. Em 2004, criou um “diamante high-tech”, transformando carbono num diamante nanocristalino, com uma dureza de 10.000 Vickers. O relógio que daí resultou, o V10K, continua a ser considerado o mais duro do mundo, reconhecido pelo Guiness Book of World (saiba mais aqui) Records. A PERSONALIDADE

a MaRCa teM sido distinguida CoM inúMeRos PRéMios de design, noMeadaMente 20 Red dot.


RM 011 ALL GOLD

Funções. Cronógrafo flyback Caixa. 18K ouro vermelho Mostrador. Safira Bracelete. Borracha preta Movimento. RM011-S Preço. € 165 500 (Disponível na Boutique dos Relógios Plus)

Referência. MON-00424

RM 016 RED GOLD Funções. Data e hora Caixa. 18K ouro vermelho Mostrador. Safira Bracelete. Cetim preto Movimento. RM005-S Preço. € 102 500 (Disponível na Boutique dos Relógios Plus)

Referência. 516.04.91

RM 023 WHITE GOLD

Funções. Data e hora Caixa. 18K ouro branco Mostrador. Safira Bracelete. Cetim preto Movimento. RM005-S Preço. € 108 000 (Disponível na Boutique dos Relógios Plus)

Referência. 523.06.91

RM 028 ORANGE FLASH SÉRIE LIMITADA A 10 EXEMPLARES

Funções. Data e hora Caixa. Titânio DLC Mostrador. Safira Bracelete. Borracha preta Movimento. RMAS7 Preço. € 111 000 (Disponível na Boutique dos Relógios Plus)

Referência. 528.45M.91K-1


146/147

RICHARD MILLE

reLógiOs pArA Os MAis exigeNTes

Richard Mille JULHO 2017

AS MULHERES DE HOJE QUEREM TUDO. E QUEM PODE CENSURÁ-LAS?

AFINAL,

a vida no feminino no século XXI é extremamente exigente, tão diferente do passado, com as altas expectativas de hoje da mulher contemporânea a equilibrarem feminilidade com a vida prática, a fundirem elegância com trabalho nas condições mais diversas, com horas de lazer. Claro que a Richard Mille está atenta a isso e compreende intimamente as expectativas da feminilidade contemporânea. O que levou à criação de relógios como o RM 07-01. Ele representa a perfeita síntese técnica entre Alta Relojoaria, elegância e “amor duro”. Um objecto destinado às mulheres mais exigentes. A história da Richard Mille começa em 1999, fundada pelo francês homónimo que tinha passado pelo sector relojoeiro e pela casa joalheira Mauboussin. Inspirado no mundo motorizado, Richard Mille (ele próprio piloto e coleccionador de carros vintage) revolucionou o mundo da relojoaria contemporânea, concebendo calibres com uma arquitectura completamente diferente, usando materiais nunca antes utilizados nesta indústria. Resultado – os relógios Richard Mille impuseram-se, com um ADN inconfundível. (saiba mais aqui)

CoM Caixa de CeRâMiCa BRanCa, o RM 07-01 teM uM CaliBRe autoMátiCo, esqueletizado, CoM Pontes e Platina de titânio. no MostRadoR, diaMantes. PReço. € 113 285

DISPONíVEL NA BOUTIQUE DOS RELóGIOS PLUS


GRAND SEIKO MECÂNICO HI-BEAT 36000 GMT / 9S86 Funções. 36.000 Alternâncias por hora. Reserva de marcha: mais de 55 horas. 37 rubis. Ponteiro de GMT. Precisão: entre -3 e 5 segundos por dia (em uso estático). Tampa transparente com vidro de Safira (movimento à vista). Coroa de rosca. Resistência à água até 10 bars de pressão Caixa. Aço, 40 mm de diâmetro Mostrador. Vidro de Safira com dupla curvatura de alta defenição com revestimento ultra-transparente Bracelete. Aço Movimento. Mecânico 9S65 Hi-Beat 36000 GMT Preço. € 6300

Referência. SBGJ001G

SEIKO ASTRON GPS SOLAR

Funções. Alimentado por energia solar. Ajuste de hora e fuso horário controlado GPS, dual time. Calendário perpétuo programado até Fevereiro de 2100. Indicação de resultado de recepção do sinal GPS. Hora mundial (fuso horário de 40 zonas), função de DST (Daylight Saving Time), e função de poupança de energia. Resistência à água até 10 bars de pressão. Caixa. Titânio com revestimento super-rígido. 45 mm de diâmetro Mostrador. Preto com índices de aço. Bracelete. Titânio e cerâmica com revestimento super-rígido Movimento. GPS Solar World-Time | 8X53 Preço. € 2300

Referência. SSE041J1

SEIKO CRONÓGRAFO AUTOMÁTICO PRESAGE - 8R48 (EDIÇÃO LIMITADA A 1,000 PEÇAS)

Funções. Cronógrafo até 12 horas. Reserva de marcha: aproximadamente 45 horas. 28.800 alternâncias por hora. Mudança de data semi-instantânea. 34 rubis e 311 componentes. Roda de colunas e embraiagem/travão vertical. Martelo de três braços para retorno do cronógrafo a zeros. Possibilidade de receber carga manual através da coroa. Resistência magnética: 4.800 A/m. Resistência à água até 10 bars de pressão. Caixa. Aço de 42 mm de diâmetro Mostrador. Esmaltado, com vidro de safira com revestimento ultra-transparente Bracelete. pele de crocodilo Movimento. Cronógrafo Automático - 8R48 Preço. € 2500

Referência. SRQ019J1

SEIKO CRONÓGRAFO PROSPEX

Funções. Cronógrafo Solar com horário mundial. Tampa e coroa de rosca. Resistência à água até 10 bars de pressão. Edição especial. Caixa. Aço de 44,60 mm de diâmetro Mostrador. Fundo azul com índices a verde. Vidro de safira Bracelete. Silicone Movimento. Cronógrafo Solar Horário Muncial Preço. € 610

Referência. SSC571P1


148/149

SEIKO

Seiko

dOMíNiO TeCNOLógiCO

JULHO 2017

O CALIBRE 9S85 É O PRIMEIRO DE ALTA FREQUÊNCIA DESENVOLVIDO PELA SEIKO EM 41 ANOS. BATE A 36 MIL ALTERNÂNCIAS POR HORA. NA FOTO: GRAND SEIKO CALIBRE 9S65

O GRANDE SEIKO está finalmente disponível

em Portugal. Este mítico modelo mecânico foi durante muitos anos apenas vendido no mercado japonês e os colecionadores de todo o mundo procuravam por todas as formas obtê-lo. A Seiko decidiu há poucos anos torná-lo acessível também no exterior e chegou agora ao mercado nacional. O Grand Seiko foi apresentado em dezembro de 1960, equipado com o calibre 9S. O objetivo era claro – criar o melhor relógio mecânico do mundo. Para conseguir um alto grau de precisão, a que a linha Grand Seiko aspirava, a manufatura criou os seus próprios critérios de iso- cronismo, aperfeiçoando-os cada vez mais. Resultado – no final dos anos 1960, os relógios mecânicos Grand Seiko ganha- vam as competições de exatidão cronométrica organizadas pelos observatórios suíços. A senda de investigação tecnológica da Seiko não se limitou aos calibres mecânicos. No quartzo de alta precisão também os progressos foram assinaláveis. E o calibre com tecnologia Spring Drive (híbrida mecânica / quartzo) abriu um novo capítulo na história da relojoaria. Voltando ao Grand Seiko, a atual geração está equipada com o calibre 9S65, automático, com três dias de autonomia e um escape

com espiral que usa um novo material, duas vezes mais resistente ao impacte e três vezes mais resistente a campos magnéticos do que o normalmente usado.

(saiba mais aqui)


TISSOT TRADITION AUTOMATIC OPEN HEART Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Aço inoxidável com revestimento em PVD ouro rosa, ø 40 mm, resistente à água 30 m, vidro de safira Mostrador. Prateado Bracelete. Pele castanha com fecho de báscula Movimento. Swiss made automático POWERMATIC 80.601 Preço. € 730

Referência. T063.907.36.038.00

TISSOT LE LOCLE REGULATEUR

Funções. Horas, minutos e segundos, data às 9h Caixa. PVD Ouro rosa, ø 39,3 mm, resistente à água 30 m, vidro de safira Mostrador. Preto Bracelete. Pele preta com fecho de báscula Movimento. Swiss made automático ETA 2825-2 Preço. € 840

Referência. T006.428.36.058.02

TISSOT HERITAGE 1936

Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Aço inoxidável, ø 45 mm, resistente à água a 50 m, vidro de safira. Fundo de caixa com tampa. Mostrador. Branco Bracelete. Pele castanha com fivela Movimento. Swiss made mecânico de corda manual ETA 6498-1 Preço. € 1040

Referência. T104.405.16.012.00

TISSOT TRADITION

Funções. Horas, minutos e segundos, data às 3 Caixa. Aço inoxidável, ø 42 mm, resistente à água a 30 m, vidro de safira. Mostrador. Preto Bracelete. Pele preta com fecho de báscula Movimento. Swiss made quartzo ETA F06.111 Preço. € 265

Referência. T063.610.16.058.00


150/151

Tissot

TISSOT

JULHO 2017

iNOvAdOres pOr TrAdiçãO O + NO LOGÓTIPO TISSOT É O MESMO QUE SE ENCONTRA NA BANDEIRA DA SUÍÇA, SIMBOLIZANDO A QUALIDADE E A CONFIANÇA QUE OS RELOJOEIROS ORGULHOSAMENTE DEMONSTRAM, DESDE 1853. OS RELÓGIOS Tissot, vendidos em mais de 160 países, são autênticos e acessíveis, com materiais especiais, funcionalidades avançadas e um meticuloso ‘design’. A Tissot mantém a sua assinatura, “Inovadores por Tradição”. A Tissot é Cronometrista Oficial e Parceira de muitas modalidades, nomeadamente, basquetebol com a NBA, FIBA e CBA; ciclismo no Tour de France e campeonatos mundiais de ciclismo UCI; motorizados com MotoGP™ e Campeonato do Mundo de Superbike FIM e rugby com o RBS Torneio das 6 Nações, TOP14, Campeonato Europeu de Rugby e Challenge Cups. é também Cronometrista Oficial dos campeonatos do mundo de esgrima e hóquei no gelo e do AFL. Na imagem, o Tissot Tradition Automatic Open Heart, com estética de um clássico e coração verdadeiramente moderno – o calibre Powermatic 80, com 80 horas de autonomia. O fino revestimento a PVD ouro rosa, disponível em alguns dos modelos e os ponteiros elegantes, encaixam perfeitamente quando emoldurados pelo vidro e fundo de caixa transparente, revelando um poderoso movimento, a força por detrás desta peça de excelência. O modelo Tissot Tradition Automatic Open Heart encontra-se disponível na loja Tissot, no Colombo, e na Boutique dos (saiba mais aqui) Relógios a partir de 690€.

tissot tRadition autoMatiC oPen heaRt, CoM estétiCa de uM ClássiCo e CoRação veRdadeiRaMente ModeRno – o CaliBRe PoweRMatiC 80.


CLÁSSICO 45 AS 1 LW

Funções. Data, hora, minutos, segundos e indicador de 24h Caixa. 45 mm, aço 316 L, luneta em tungsténio e vidro safira anti-reflexo Mostrador. Dois mostradores negros sobrepostos e índexes em Superluminova cor beje Bracelete. Pele genuina cor castanho tratamento artesanal Movimento. Suíço mecânico de corda automática Preço. € 2800

Referência. 8079

CLÁSSICO BRONZE Funções. Data, hora, minutos, segundos e indicador de 24h Caixa. 45 mm, bronze Mostrador. Três mostradores castanho mate sobrepostos e índexes em Superluminova cor beje Bracelete. Pele genuina cor castanho tratamento artesanal Movimento. Suíço mecânico de corda Automática Preço. € 3500

Referência. 8103

CLÁSSICO 45 TITÂNIO E TUNGSTÉNIO CA/BK

Funções. Data, hora, minutos, segundos, cronógrafo e indicador 24h Caixa. 45 mm, titânio e luneta em tungsténio Mostrador. Negro com índexes em Superluminova cor bege, ponteiro 24h vermelho Bracelete. Pele genuina cor castanho tratamento artesanal Movimento. Suíço modificado, cronógrafo de corda automática Preço. € 4200

Referência. 8061

U-42 50 GMT LiMiTed ediTiON 888 peçAs

Funções. Data, hora, minutos, segundos e GMT triplo fuso horário Caixa. 50 mm, titânio Mostrador. Negro mate com índexes em Superluminova cor beje Bracelete. Pele genuina cor castanho tratamento artesanal Movimento. Suíço mecânico de corda automática Preço. € 4600

Referência. 8095


152/153

U-BOAT

U-BOAT

JULHO 2017

TrAdiçãO MAríTiMA FOI EM 1942 QUE A MARINHA ITALIANA CRIOU UMA COMISSÃO PARA DESENHAR E PRODUZIR UM NOVO ESTILO DE RELÓGIO PARA OS PILOTOS NAVAIS. O PRIMEIRO ESBOÇO FEITO POR ITALO FONTANA FOI DE UM RELÓGIO FORTE, FÁCIL DE LER, À PROVA DE ÁGUA E ÚNICO. NASCIA A LENDA U-BOAT.

IVO, NETO DE ITALO, funda em 2000 a mar-

ca U-Boat, inspirado pelos desenhos do avô, mas incorporando-lhes o seu próprio estilo. Cada peça é um exemplar único, obedecendo aos critérios mais exigentes de fabrico. Concebidos na Toscânia, feitos de uma selecção cuidada de materiais, os relógios U-Boat buscam permanentemente a inovação. Italo Fontana está constantemente a criar e a desenvolver novas ideias, métodos, sistemas, mecanismos. Italo gosta de experimentar novos terrenos, sem se preocupar ou deixar influenciar pelo mercado ou pela concorrência. Segue aquilo que gosta e que o inspira – automóveis, corridas, aviões, mergulho… Diariamente, ele partilha o seu tempo entre o design de peças únicas e a supervisão da sua produção, na sede da empresa, a 15 minutos das antigas muralhas da cidade medieval de Lucca. Italo Fontana não abdica de ter um calibre suíço em cada uma das suas peças. Estes calibres são modificados, personalizados e patenteados na sua Manufatura em Lucca. Todos os relógios U-Boat distinguem-se pela grande coroa à esquerda da caixa, que está feita para resistir às condições mais extremas. Cada peça tem uma aparência proeminente, que transmite confiança, gosto e poder.

Famosos como Sylvester Stallone, Anold Schwarzenegger, Giorgio Armani, Il Volo, Kenzo Takada, David Beckham, Tom Cruise, Nicolas Cage, Steven Tyler, James Blunt ou mulheres como Victoria Beckham, Lindsay Lohan e Bar Refaeli já foram conquistados pela filosofia U-Boat. Recentemente, o actor Steven Seagal desenhou o seu próprio (saiba mais aqui) relógio U-Boat.

todos os Relógios u-Boat

distingueM-se Pela gRande CoRoa à esqueRda da Caixa,

que está Feita PaRa ResistiR

às Condições Mais extReMas.


MARINE REGATTA

Funções. Função Regata - contagem decrescente com ponteiro ajustável de 1 a 10 minutos Caixa. 44 mm, aço Mostrador. Azul Bracelete. Borracha, com elementos de titânio Movimento. UN-155, da manufactura. Escape e espiral de silício Preço. € 16 300

Referência. 1553-155-3/43

MARINE REGATTA LIMITED EDITION Funções. Função Regata - contagem decrescente com ponteiro ajustável de 1 a 10 minutos Caixa. Aço Mostrador. Esmalte Champlevé negro Bracelete. Borracha, com elementos de titânio Movimento. UN-155, da manufactura. Escape e espiral de silício Preço. € 30 550

Referência. 1553-155LE-3/E2-ART

DIVER CHRONOGRAPH ARTEMIS RACING LIMITED EDITION Funções. Cronógrafo com segundos centrais e data. Caixa. Aço revestido a borracha azul, luneta unidireccional Mostrador. Azul, com gravação Artemis Racing Bracelete. Borracha, com elementos de titânio Movimento. UN-35 Preço. € 11 100

Referência. 353-98LE-3/ARTEMIS

MARINE ANNUAL CALENDAR CHRONOMETER

Funções. Cronómetro com certificado C.O.S.C e indicador de reserva de corda. Calendário anual. Caixa. 43 mm, aço Mostrador. Esmalte Grand Feu azul con números romanos Bracelete. Pele Movimento. UN-113, da manufactura. Escape e espiral de silício Preço. € 13 250

Referência. 1133-210/E3


154/155

Ulysse Nardin

ULYSSE NARDIN

desfrALdAr veLAs A MANUFACTURA SUÍÇA ULYSSE NARDIN É PARCEIRA OFICIAL DO TEAM ARTEMIS RACING, A EQUIPA SUECA A COMPETIR NA 35ª EDIÇÃO DA AMERICA’S CUP. UMA ALIANÇA LÓGICA PARA UMA MARCA TÃO RICA EM TRADIÇÃO MARÍTIMA.

exige excelência, inovação, precisão, tecnologia e espírito de equipa. O mundo da Alta Relojoaria rege-se pelos mesmos valores. A Ulysse Nardim desde há muito que vive empenhadamente o ambiente náutico. E, já em Junho, estará com a equipa nórdica, a competir no mais antigo troféu desportivo do mundo. Espírito pioneiro, vanguardista na aplicação de novos materiais e tecnologias, a Ulysse Nardin alia a isso uma longa tradição de mestria continuamente aperfeiçoada nas suas unidades de manufactura em Le Locle e La Chaux-de-Fonds. Marca global, representada mundialmente, a Ulysse Nardin mantém estilo e criatividade únicos, apresentando uma variedade de colecções adaptadas aos mais diferentes gostos. A America’s Cup disputa-se desde 1851 e as equipas norte-americanas venceram todas as edições da prova durante mais de um século. Na década de 1990, a Suíça conseguiu arebatar pela primeira vez o troféu das mãos dos Estados Unidos. Apenas mais dois países – Austrália e Nova Zelândia – conseguiram esse feito. Um dos puristas da vela actual, Iain Percy, Team Manager e Skipper do Artemis Racing, aspira à vitória. Em Junho, nas Bermudas, terá ensejo de a procurar. Para levar o troféu pela primeira vez para a Suécia. O MUNDO DA VELA

(saiba mais aqui)

JULHO 2017


ACADEMY GEORGES FAVRE-JACOT

Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, reserva de marcha, fusée-chain Caixa. Ouro rosa, 45mm Mostrador. Prateado brilhante Bracelete. Pele de aligator castanha Movimento. El Primero 4810, corda manual Preço. € 75 520

Referência. 18.2210.4810/01.C713

EL PRIMERO CRONOMASTER 1969 Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo, escala taquimétrica Caixa. Ouro rosa, 42mm Mostrador. Prateado brilhante Bracelete. Pele de aligator castanha Movimento. El Primero 4061, automático Preço. € 19 740

Referência. 18.2040.4061/69.C494

EL PRIMERO SPORT

Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo, escala taquimétrica, data Caixa. Aço, 45mm Mostrador. Ardósia Bracelete. Aço Movimento. El Primero 400B, automático Preço. € 10 480

Referência. 03.2280.400/91.M2280

ELITE 6150

Funções. Horas, minutos, segundos ao centro, reserva de marcha de mais de 100 horas Caixa. Aço, 42mm Mostrador. Prateado brilhante Bracelete. Pele de aligator preta Movimento. Elite 6150, automático Preço. € 7560

Referência. 03.2270.6150/01.C493


156/157

Zenith

ZENITH

JULHO 2017

espíriTO eMpreeNdedOr DESDE A SUA FUNDAÇÃO, EM 1865, QUE A MANUFACTURA ZENITH SE INSPIRA NOS SONHOS E NA AUDÁCIA QUE TORNAM UMA UTOPIA EM REALIDADE. ESTE É UM ANO muito especial para a marca, a comemorar 150 anos. Em 1865, três mil camponeses vivem numa pequena aldeia suíça de Le Locle, nas montanhas de Neuchâtel. Quando chega o Inverno, para garantir a sua subsistência, mudam de actividade e exercem, cada um por si, inúmeras profissões de relojoaria. Georges Favre-Jacot, jovem empreendedor de apenas 22 anos, tem a ideia genial de reunir estes talentos sob o mesmo tecto, no sentido de produzir relógios na íntegra, facilitando os processos. Foi assim que, em alguns anos, mandou construir uma das primeiras manufacturas relojoeiras industriais no sentido moderno do termo. Visionário e inovador, Favre-Jacot revoluciona a forma de dominar o tempo e transmite aos seus colaboradores um espírito que adquiriu forma de tradição na Zenith: o espírito empreendedor. é graças a este espírito que, durante o século e meio seguinte, a Manufactura Zenith apresentará 300 patentes, criará mais de 600 variações de movimentos e vencerá 2.333 prémios no domínio da cronometria. O recorde absoluto. é também graças a este espírito que sairá dos ateliês, em 1969, o primeiro movimento de cronógrafo automático integrado do mundo, batendo à frequência excepcional de 36 000 vibrações por hora: o cronógrafo El Primero, que ainda hoje é uma referência. Este movimento deu origem a uma colecção e equipa inúmeros (saiba mais aqui) relógios da Manufactura.

o zenith aCadeMy geoRges FavRe-jaCot, CoM esCaPe de Fuso e CoRRente, CaliBRe el PRiMeRo de CaRga Manual, Caixa de 45 MM, de ouRo Rosa, CRonóMetRo CosC, liMitado a 150 exeMPlaRes.


7RT OS

3 rotores, espaço para 4 relógios de tamanho grande e compartimento extra para braceletes. Revestido a pele. Pele e seda no interior, fecho prateado. Programável. Funciona com pilhas ou com um transformador de 6 voltes. 10 programas de rotação Preço. € 2700

BE1 Rotor para relógios com caixa e bracelete extra grande. Base pintada com efeito “soft touch”, revestimento total de pele. Tampa de vidro. Programável, funciona com pilhas ou com transformador de 3 volts. 2 programas de rotação. é possível personalizar a caixa. Preço. € 570

ROTOR ONE SPORT Base pintada com efeito “soft touch”, revestimento de pele à escolha e cobertura de metal, prateada com desenho desportivo. Programável, funciona com pilhas ou com transformador de 3 volts. 2 programas de rotação. Preço. € 600

8B OVER SIZE XXL COMPACT Capacidade para 8 relógios grandes na base (até 56 milímetros de diâmetro incluindo a coroa) com bracelete rígida. Cobertura total de pele. Interior em pele em seda. Fecho prateado. Preço. € 880


158/159

SCATOLA DEL TEMPO

pArA guArdAr MeMóriAs

Scatola del Tempo JULHO 2017

21RT XXL Carbon Preço. Sob consulta

CULTURA,

experiência e conhecimento: todos são o resultado do respeito e da preservação da memória. Sem memória, não haveria evolução. Scatola del Tempo é todo um conceito que cria caixas onde se guardam objectos preciosos, que nos fazem despertar memórias – relógios. De uma forma segura. Fruto do trabalho dos mais competentes especialistas de Itália e Suíça. Desde 1989. Com paixão. (saiba mais aqui)


onde CoMPRaR o anuáRio: Ao pesquisar na aplicação Kios Mobile pelo nome Anuário Relógios & Canetas poderá obter a indicação dos pontos de venda mais próximos: Para Facebook: https://www.facebook.com/kiosmobile Para android: https://play.google.com/store/apps/details?id=net.kioskube.vaspkiosmobile&hl=pt_PT Para apple: https://itunes.apple.com/pt/app/kios-mobile/id634312983?mt=8 lojas

anselMo 1910 Rua Serpa Pinto, 20/22A 2560-363 Torres Vedras Tel.: 00 351 261322125 Fax: 00 351 261312375 Tm.: 00 351 917772419 LISBOA – Amoreiras Shopping Center, Tel.: 00 351 218480738; Centro Colombo, Tel.: 00 351 217165512 TORRES VEDRAS – Arena Shopping, Tel.: 00 351 261338875; Rua Serpa Pinto, Tel.: 00 351 261322125 E-mail: info@anselmo1910.com Site: www.anselmo1910.com

(Baume & Mercier, Bell & Ross, Buben & Zorweg, Calgaro, Franck Muller, Giuliano Mazzuoli, Jaeger-LeCoultre, K di Kuore, Monseo, Montblanc, Panerai, Omega, Oris, Pasquale Bruni, Piaget, Pianegonda, SevenFriday, TAG Heuer ) Boutique MontBlanC Av. da Liberdade, 111 1250-140 Lisboa Tel.: 00 351 213259825 E-mail: boutique.lisboa@montblanc.pt mailto:boutique.lisboa@montblanc.pt

Boutique MontBlanC NorteShopping, Loja 0.415/17 4460-841 Senhora da Hora Tel.: 00 351 224049831 E-mail: porto.boutiquemb@montblanc.pt Boutique MontBlanC Centro Colombo, Loja 0.149 1500-392 Lisboa Tel.: 00 351 215832044 Boutique MontBlanC El Corte Inglés Lisboa 1069-413 Lisboa Tel.: 00 351 213711700

Boutique MontBlanC El Corte Inglés Vila Nova de Gaia 4430-999 Vila Nova de Gaia Tel.: 00 351 213711711/936376738

Boutique dos Relógios Plus LISBOA – Amoreiras Shopping Center, Tel.: 00 351 213827440, E-mail: brplus_amoreiras@boutiquedosrelogios.pt; Centro Colombo, Tel.: 00 351 217122595, E-mail: brplus_colombo@boutiquedosrelogios.pt; Avenida da Liberdade, 129, Tel.: 00 351 213430076, E-mail: brplus_avliberdade@boutiquedosrelogios.pt; Avenida da Liberdade, 194C, Tel.: 00 351 210730530 brplus_artavenida@boutiquedosrelogios.pt CASCAIS – CascaiShopping, Tel.: 00 351 214607060, E-mail: brplus_cascais@boutiquedosrelogios.pt PORTO – NorteShopping, Tel.: 00 351 229559720, E-mail: brplus_norteshopping@boutiquedosrelogios.pt ALGARVE – Quinta Shopping – Quinta do Lago, Tel.: 00 351 289391384, E-mail: brplus_quintadolago@boutiquedosrelogios.pt Apoio ao Cliente: 00 351 808100010 Site: www.boutiquedosrelogios.pt

(Audemars Piguet, Anil Arjandas, Bovet 1822, Breguet, Blancpain, Baume & Mercier, Breitling, Breitling for Bentley, Brumani, Bulgari, Cartier,

Chanel, Carolina Bucci, Creed, Damiani, De Grisogono, Dewitt, Glashütte, Greubel Forsey, Gucci, H. Moser & Cie, Hublot, HYT, IWC, Jaquet Droz, Judith Leiber, Longines, Mattia Cielo, Maison Takuya, MB&F, Montblanc, Montegrappa, Omega, Parmigiani, Piaget, Richard Mille, Roger Dubuis, Shamballa Jewels, T F Est. 1968, Tirisi, Ulysse Nardin, Urwek, Vertu, Zancan, Zenith) (Caixas colecionadores: Scatola del Tempo, Buben & Zörweg, Underwood) Boutique dos Relógios Apoio ao Cliente: 00 351 808100010 Site: www.boutiquedosrelogios.pt

(Alex and Ani, Balmain, Bell & Ross, Breitling, Certina, Calvin Klein, ST Dupont, Scuderia Ferrari, Flik Flak, Gucci, Hamilton, Hugo Boss, Boss Orange, Lacoste, Longines, Montblanc, Nixon, Omega, Pandora, Rado, Swatch, Tissot, Tommy Hilfiger, Linde Werdeline, Djula, Eleuterio, DiamonFire, Bering) (Caixas colecionadores: Scatola del Tempo, Underwood)

CaManga Rua Carlos Testa, 1 - R/C A   1050-046 Lisboa Tel./fax: 00 351 217950424 E-mail: camanga@camanga.com Site: www.camanga.com  

(Aviator, Balmain, Breitling, Buben & Zorweg, Calvin Klein, Camel, Chronoswiss, Citizen, Corum, Cuervo e Sobrinos, Cvstos, Dunhill, Eberhard, Erwin Satler, Franck Muller, Girard-Perregaux, Gucci, Hamilton, Hermès, Hublot, Jaeger-LeCoultre, Longines, Maurice Lacroix, Meccaniche Veloci, Meistersinger, Michael Kors, Montblanc, Omega, Oris, Pequignet, Porsche Design, Raimond Weil, Seven Friday,Scatola del Tempo, Tag Heuer, Tissot, Ulisse Nardin, Zenith, Moscow Nights) CinCo eM Ponto - RePaRações de Relógios, lda. Rua de Santa Catarina, 356- 2.º 4000-443 Porto Tel.: 00 351 222052426 Fax: 00 351 222052426 E-mail: cincoemponto@cincoemponto.com Filial UK: 7 Conigre Square. Trowbridge. Wiltshire BA14 8LJ . UK Tel.: 00 44 (0)1225571659 E-mail: uk@cincoemponto.com Site: www.cincoemponto.com

(Audemars Piguet, Balmain, Boss, Briston, Certina, Chronoswiss, CK, Hamilton, Linde Werdelin, Longines, Nixon, Omega, Oxygen, Pequignet, Prometheus Watch Company, Rado, Scuderia Ferrari, Sea-God Watches, SevenFriday, Technomarine, Tissot, Zenith, Zeno Watch Basel) Coquine Rua Clemente Meneres, 402 4410-321 Porto - Tel.: 00 351 934212327 E-mail:  hello@coquinejewelry.com Site: www.coquinejewelry.com (Coquine)

david Rosas LISBOA – Av. Liberdade, 69 A, Tel.: 00 351 213 243 870; Centro Comercial Colombo, Piso 0 Lj. 101|102, Tel.: 00 351 217 164 355

PORTO – Av. Boavista, 1471, Tel.: 00 351 226 061 060; NorteShopping – Piso 1 Lj. 1366, Tel.: 00 351 229 551 846 FUNCHAL – Av. Arriaga 32, Tel.: 00 351 291 700 560 ALGARVE - Quinta Shopping, Lj. 20, Tel: 00 351 289 399 410 E-mail: info@davidrosas.com Site: www.davidrosas.com

(Patek Philippe, Rolex, Panerai, Audemars Piguet, Jaeger-LeCoultre, Vacheron Constantin, Bulgari, Chopard, Chaumet, Zenith, Omega, Breitling, Tudor, Chanel, Dior, Hermès, Tag Heuer, Bell & Ross, Louis Erard, SevenFriday) joalhaRia FeRReiRa MaRques Rossio, 7-8-9 1100-199 Lisboa Telefone: 00 351 213423723 Fax: 00 351 213423723 E-mail: joferreiramarques@gmail.com  Facebook: Joalharia Ferreira Marques

(Frederique Constant, Hermès, Pequignet, Meistersinger, Junkers, Nannis, K.di KUORE, Pé de Mar, Topázio, Gabriela Styliano, Razza, Liliana Guerreiro, Bhoéme, Colleur d’Argent, Plata Pura, Foli Follie entre outras).

MaChado joalheiRo, sa Rua 31 de Janeiro, 200 4000-542 Porto Av. da Boavista, 3511 – Edif. Aviz 4100-139 Porto Tel.: 00 351 223392070 / 00 351 226101283 Fax: 00 351 223392076 Av. da Liberdade, 180 – Tivoli Fórum 1250-146 Lisboa Tel.: 00 351 211543940 E-mail: machado@machadojoalheiro.com Site: www.machadojoalheiro.com

(Relógios: Baume & Mercier, Bell & Ross, Breitling, Cartier, Chaumet, Chanel, Chronoswiss, Dior, Franck Muller, Frederique Constant, Graham, Hublot, IWC, Jaeger-LeCoultre, Panerai, Omega, Piaget, Porsche Design, Raymond Weil, SevenFriday, TAG Heuer, Vacheron Constantin Joias: Chaumet, Dinh Van, Dodo, H. Stern, K di Kuore, Machado Joalheiro, Mikimoto, Mimi e Pomellato) MaRColino Casual Rua de Passos Manuel, 130 – Porto Rua de Santa Catarina, 82 – Porto Tel.: 00 351 222001606 www.marcolino.pt MaRColino Rua de Santa Catarina, 82 – Porto Tel.: 00 351 222001606 www.marcolino.pt

(Rolex, IWC, Vacheron Constantin, Blancpain, Omega, Montblanc, Piaget, Jaeger-LeCoultre, Breitling, Tag Heuer, Hermès, Hublot, Tudor, Longines, Raymond Weil, Oris, Gucci, CK, Tissot, K di Kuore, Gatto, Meister, Swatch, Pandora, Verdegreen e Buben & Zorweg)

MaRColino Palácio das Cardosas Praça da Liberdade, 25 – Porto Tel.: 00 351 220146320 www.marcolino.pt (Rolex e Montblanc)


160/161

Diretório JULHO 2017

Paulo do vale C.j su lda Rua Machado dos Santos, 89/91 9500/083 Ponta Delgada, São Miguel, Açores Tel.: 00 351 962505090 www.paulodovale.com paulovale@martinsdovale.com www.facebook.com/PauloDoValeJoias

(Paulo do Vale O Ouro Negro dos Açores, Acoreúnicos) Pequenos luxus – luxury gifts, lda Rua do Ouro, 167 – 1100-061 LISBOA Telm.: 00 351 918307985 E-mail: comercial@pequenosluxus.pt Site: www.pequenosluxus.pt (Montblanc)

watCh MakeRs By RPn – atelier de relojoaria Calçada do Combro, 7 - Lisboa Rua de São Julião, 64 - Lisboa Tel.: 00 351 216042701 E-mail: rpn@rpn.pt Site: www.rpn.pt Todas as marcas prestigiadas

RePResentantes

Bell & Ross 8 rue Copernic, 75116 Paris – France Tel.: 0033 1 73739300 Fax: 0033 1 73739301 E-mail: info@bellross.com Site: www.bellross.com (Bell & Ross)

BulgaRi esPaÑa, sa Calle Serrano 16 - 4.º dcha 28001 Madrid Tel.: 00 34 914342120 Fax: 00 34 914342130 Site: www.bulgari.com (Bvlgari)

Casio esPanha, suCuRsal eM PoRtugal Parque das Nações, Rua do Polo Sul, n.º 2, 4.ºA 1990-273 Lisboa Tel.: 00 351 218939170 E-mail: casioportugal@casio.pt CeRtoRa Av. Marquês de Tomar, n.º 35, 5º Dt. 1050-153 Lisboa Tel.: 00 351 213212600 Fax: 00 351 213212690 E-mail: info@certora.pt Site: www.seiko.pt/

(Seiko; Pulsar; Lorus; Watx&Colors; Radiant; Tous; Ice-Watch; Kenneth Cole; Morellato; Cerruti; Maserati)

CoRuM sPain & PoRtugal Serimsa Numancia, 73, 5.º D ES - 08029 Barcelona Espanha Tel: 0034 933633608 Fax: 0034 934106131 E-mail: dsanchez@serimsa.es

(Corum, Eterna, Movado, Rotary)

CRonoMetRia, s.a. Av. Infante D. Henrique, Lote 1679 R/C Dto. Sala A 1950-420 Lisboa Tel.: 00 351 21 836 70 85 Fax: 00 351 21 831 01 01

(Breitling, Hugo Boss, Boss Orange, Scuderia Ferrari )

CueRvo y soBRinos diaRsa PoRtugal Rua da Bela Vista à Graça, 27A - Loja 24 Edifício Gaivota do Tejo 1170-054 Lisboa Tel.: 00 351 218166201 diarsa@netcabo.pt delaCouR genève 6, rue Adhémar –Fabri 1201 Genebra - Suiça Tel: 00 41 76 774 15 26 E-mail: info@delacour.ch Site: http://www.delacour.ch

easy tiMe Rua Nova dos Mercadores 7 A Parque das Nações, 1990-175 Lisboa Tel: 00351 212 480 321 www.easy-time.pt – info@easy-time.pt Facebook. EASYTIMEPORTUGAL Instagram. EASYTIME.PT

(Glycine, Just Cavalli, Momo Design, Roberto Cavalli by Franck Muller, U-Boat)

euRoCRono PoRtugal Av. Marquês de Tomar, n.º 35, 5.ºDt. 1050-153 Lisboa Tel.: 00 351 213212600 Fax: 00 351 213212690 E-mail: info@certora.pt

(Guess Watches, Guess Jewels, Morellato; Maserati)

Fludo swiss watCh Chemin de Passon 2, Halle 30 Telefone 0041 792106321 E-mail: info@fludowatch.ch Site: www.fludowatch.ch (Marcas: Fludo, Ténor Dorly)

huBlot – diaRsa PoRtugal Rua da Bela Vista à Graça, 27A - Loja 24 Edifício Gaivota do Tejo 1170-054 Lisboa Tel: 00 351 218166201 diarsa@netcabo.pt

iBelujo, sl Mallorca, 221, ático - 1.ª 08008 Barcelona Tel.: 0034 934172775 - Fax: 0034 935305755 E-mail: info@ibelujo.com

(Alpina, Frederique Constant, Ebel, Meistersinger)

iMPoRteMPo, lda. Foz do Douro – Apartado 10 008 4151-901 Porto Tel.: 00 351 919684984  E-mail: importempo@importempo.com

(Chronoswiss, Briston, Linde Werdelin, Döttling, SevenFriday, Oxygen)

j. BoRges FReitas, lda. Edifício Península, Piso 2, Sala 202 Praça Bom Sucesso, 127/131 4150-146 Porto Tel.: 00 351 225194190 Fax: 00 351 225194199 E-mail: jborgesfreitas@jborgesfreitas.pt Site: www.jborgesfreitas.pt

(Zenith, Hermès, Pequignet, U-Boat, Saint-Honoré, Offshore, Franco Pianegonda, Xen, Plata Pura, Character, Garel Paris, Petit Paris, Coquine) lMleluxe Tel: 00 351 919837608 e-mail: info@lmleluxe.pt Lisboa – Portugal (Scatola del Tempo)

MontBlanC iBéRia suCuRsal eM PoRtugal Av. da Liberdade, 105, 1.º Esq. 1250-140 Lisboa Tel.: 00 351 213408530 Fax: 00 351 213428217 E-mail: marketing@montblanc.pt www.montblanc.com (Montblanc)

MontRes tudoR, sa Rue François-Dussaud, 3-5-7 1211 Genève 26 – Suisse Tel.: 0041 223022200 Site: www.tudorwatch.com

Museu do Relógio – seRPa & évoRa Convento do Mosteirinho 7830-341 Serpa Palácio Barrocal – R. Serpa Pinto, 6 7000-5317 évora Tel.: 00 351 284543194 ou 266751434 E-mail: museudorelogio@gmail.com Site: www.museudorelogio.com 

(Museu do Relógio – Relógios exclusivos na Loja do Museu e no website do Museu; Oficina de Restauro)

ouRtiMe lda Urbanização da Matinha, Rua 3, Edifício Altejo, Sala 405. 1950-326 Lisboa Tel.: 00 351 218626070 E-mail: info@ourtime.pt lmacedo@ourtime.pt Site: www.ourtime.pt

(Gant Time, Sector Time & Jewels, Just Cavalli Time & Jewels, Pepe Jeans Time, TW Steel, Maurice Lacroix, Majorica, Ti Sento e Henry London) Patek PhiliPPe – david Rosas LISBOA – Av. Liberdade, 69 A, Tel.: 00 351 213243870; PORTO – Av. Boavista, 1471, Tel.: 00 351 226061060 E-mail: info@davidrosas.com Site: www.davidrosas.com


RiCheMont iBeRia A. Lange & Söhne Richemont Iberia S.L. Agent of RLG Europe Edifício CUZCO IV P.º de La Castellana 141, planta 11 28046 Madrid Tel.: 0034 914548982 Rolex (PoRtugal) Relogios lda Avenida da Liberdade 190, 4B 1250-147 Lisboa

sCatola del teMPo® S.C.S. & CO. srl Tel: 00 351 91 983 76 08 E-mail: info@scatoladeltempo.com www.scatoladeltempo.com

sRi – soCiedade de RelojoaRia indePendente, lda. Rua de Vera Cruz, n.º 54, Cova da Piedade 2805-052 Almada Portugal Tel.:/fax: 00 351 216046498 E-mail: geral@sri.pt Site: www: http://www.sri.com.pt Facebook: fb.com/www.sri.pt

(Aviator, Fortis, Junkers, Rosenthal, Sturmanskie, Vostok Europe e Zeppelin) teMPus inteRnaCional, s.a. Av. Infante D. Henrique, Lote 1679, CLJ 1950-420 Lisboa Tel.: 00 351 21 831 01 00 Fax: 00 351 21 831 01 35

(Blancpain, Jaquet Droz, Glashütte, Omega, Longines, Gucci, S. T. Dupont, Hamilton, Rado, Tissot, Calvin Klein, Certina, Balmain, Swatch, Flik Flak)

toRRes distRiBuição Av. Almirante Reis, 39   1169-039 Lisboa Tel.: 00 351 218110890 Fax: 00 351 218110891 E-mail: geral@torresdistrib.com Site: www.torresdistrib.com

(TAG Heuer, Jaeger-LeCoultre, Franck Muller, F.P. Journe Invenit et Fecit, Porsche Design, Graham, Cvstos, Raymond Weil, Versace, Oris, Fortis, Ralf Tech, Acessórios TAG Heuer, Messika))

ulysse naRdin – diaRsa PoRtugal Rua da Bela Vista à Graça, 27A - Loja 24 Edificio Gaivota do Tejo 1170-054 Lisboa Tel.: 00 35 1 21 81 66 201 diarsa@netcabo.pt

vaCheRon Constantin E-mail: contact@vacheron-constantin.com Site: www.vacheron-constantin.com Tel.: 0034 914441865

outRos PaRCeiRos

adaPtive Channel 16 Avenue de l'Europe, 31520 Ramonville Saint Agne, FRANCE Tel.:00 33 532091951 E-mail: contact@adaptive-channel.com Site: http://adaptive-channel.com/ BanCo BiC PoRtuguês, s.a. Av. António Augusto Aguiar, 132 1050-020 Lisboa, Portugal Tel.: 00 351 213598000 E-mail: geral@bancobic.pt Site: www.bancobic.pt

BanCo CaRRegosa Av da Boavista 1083 – 4100-129 Porto Telefone: 00 351 226086460 E-mail: info@bancocarregosa.com Site: www.bancocarregosa.com

Bentley lisBoa Avenida João Crisóstomo, n.º 13 A-1000-177 Lisboa Tel.: 00 351 21 3163150 E-mail: bentley-lisboa@siva.pt Site: www.lisboa.bentleymotors.com Blue heaven PoRtugal, lda. Rua Gomes Freire, 165, 4.º Direito 1150-176 Lisboa Tel.: 00 351 913903903 E-mail: info@blueheavenportugal.com Site: www.blueheavenportugal.com Coquine Rua Clemente Meneres 402 4410-321 Porto Tel:, 00 351 934 212 327 Email: hello@coquinejewelry.com Site : www.coquinejewelry.com

CaRlton jewelleRy Av. Elísio de Moura edf. Vera Cruz Loja 1 3030-186 Coimbra Tel:, 00 351 239790852 Email: carlton@carltonjewellery.com Site: www.carltonjewellery.com

MCh swiss exhibition (Basel) Ltd. Newscorner Baselworld 2017 CH – 4005 Basel Tel: 00 41 58 206 31 21 E-mail: newscorner@baselworld.com Site: www.baselworld.com

PeRnod RiCaRd PoRtugal Quinta da Fonte – Edif. D. Diniz, Rua dos Malhões, 2 Telefone: 00 351 214 249 940 E-mail: geral@pernod-ricard.com Site: www.pernod-ricard.com PRiMedRinks s.a. Parque das Nações, Rua do Polo Sul, n.º 2, 4.º B 1990-273 Lisboa, Portugal Tel.: 00 351 218505600 E-mail: admin@primedrinks.pt Site: www.primedrinks.pt

PReMiuM Business PaRtneR Tel.: 00 351 919555453 E-mail: premium.b.partner@gmail.com (Bell & Ross, Schoeffel)

elisaBete haiR design Tel: 00 351 211939210 Av. Infante Santo nº 15 G 1350 – 175 Lisboa fb.me/ElisabeteHairDesign Site: www.perfectbalance.pt

PRooPtiCa sa Rua Padre Francisco, n.º 11G, 1350-223 Lisboa Tel.: 00 351 213616580 E-mail : prooptica@prooptica.pt Site: www.prooptica.pt

Fondation de la haute hoRlogeRie Rue André-De-Garrini 4 1217 Meyrin | Suisse Tel: 00 41 22 808 58 00 Fax: 00 41 22 808 58 99 Site: www.hautehorlogerie.org

soCiedade agRíCola e CoMeRCial do vaRosa, s.a. Rua da Mainça, 123 4465-197 S. Mamede de Infesta Tel.: 00 351 229060233 E-mail: geral@murganheira.com Site: www.murganheira.com

ePiCuR edição e CoMuniCação, lda. Rua Poeta Bocage, 2-1º C 1600-233 LISBOA Tel: 00 351 217271564 E-mail epicur@epicur.pt Site www.epicur.pt

FoRd lusitana Avenida Defensores de Chaves, n.º 45 - 4.º andar Tel.: 808 200 556 E-mail: info@infoford.pt Site: www.ford.pt/

gaRMin iBéRia Edifício Cristal, Ctra N-150 km.6,7 (Sector Baricentro) I 08210 Barberà del Vallès I Barcelona I España Telefone 214 447 460 E-mail: info.spain@garmin.com Site: www.garmin.pt (Garmin)

hotel soFitel lisBon liBeRdade Avenida da Liberdade, 127 – 1269-038 Lisboa Telefone: 00 351 213228300 E-mail: H1319@sofitel.com Site: www.sofitel-lisboa.com

inteRContinental lisBon Morada - Rua Castilho, 149 - 1099-034 Lisboa Tel: 00 351 - 213818700 E-mail: lisha.sales@ihg.com Site: www.lisbonintercontinental.com laMBoRghini lisBoa Avenida António Augusto de Aguiar, n.º 3, Loja B 1050-010 Lisboa Tel.: 00 351210360240 E-mail: lamborghini@lamborghini-lisboa.com Site: www.lamborghini.com

laskasas - hoMe deCoR & inteRioR design E-mail: laskasas@laskasas.com             Site: www.laskasas.com

lounge luxuRy tRavel Consulting Av. Eng. Duarte Pacheco, Urb. Amoreiras Torre 2, 11.º - Sala 4 Tel.: 00 351 211990901 E-mail: info@lounge.com.pt Site: http://lounge.com.pt/

Royal events CoMMuniCation PR Consulting Tel: 00 351 911 577 504 E-mail: Royaleventosinfo@gmail.com Marketing, Publicidade, comunicação, comercial, assessoria de imprensa, assessoria VIP E-mail: Departamentocomercial.royal@gmail

swiPe news sa Av. Dom Carlos I, 44 2º 1200-649 Tel.: 00 351 210 119 890 E-mail: eco@eco.pt Site: www.eco.pt

taPada do Chaves soCiedade agRíCola e CoMeRCial, s.a. Frangoneiro – Apartado 170 7301-901 Portalegre Tel.: 00 351 245201973 E-mail: geral@tapadadochaves.com Site: www.tapadadochaves.com

tRiCana – Tapeçaria Regional de Coimbra, S.A. Avenida Praia da Vitória 48A - 1050-184 Lisboa Tel.: 00 351 213165900 E-mail: tricana@tricana.pt Site: www.tricana.pt unique – haiR & Body CliniC Av. D. Carlos I - 124G - 1200-651 Lisboa Tel.: 00 351 21 3932570 E-mail: info@unique.pt Site: www.unique.pt wish RestauRante & sushi Largo da igreja, n.º 107 Foz do Douro Tel.: 00 351 223196831 Telm.: 912375313 E-mail: Geral@wishrestaurante.com Site: www.wishrestaurante.com

Anuário Relógios & Canetas - Julho 2017  

Edição mensal digital (Julho de 2017) do Anuário Relógios & Canetas.