Page 1

edição online o ano, todos os meses

ABRIL 2019


8/9

EDITORIAL ABRIL 2019

SOBRE GELO FINO Aquela que já foi a maior feira do mundo em termos de relojoaria e joa-

lharia terminou a edição 2019 com 520 marcas, um quinto das que

chegaram a estar presentes em anos recentes. Baselworld teve em 2019 um ano de transição. E, em 2020, ou renasce em outros moldes, ou simplesmente morre.

A crise de eventos deste tipo – feiras anuais mundiais – faz-se sentir

não apenas com Baselworld, um evento centenário. Os salões automóvel também têm sofrido quebras e alguns vão desaparecer.

Desmaterialização, globalização e fluxo permanente da comunicação –

directamente das marcas para o consumidor final, com eventos e “experiências” a ele dirigidos – deixam pouca margem de manobra para feiras tipo Baselworld.

O evento teve 81.200 visitantes (menos 22 por cento que em 2018). Os 3.300

representantes dos media credenciados, mesmo assim, demonstram o interesse pelo evento.

Michel Loris-Melikoff, o novo CEO da feira, promete para 2020 uma

Baselworld que será “uma plataforma de experiências”, a funcionar não

apenas durante os dias do evento, mas todo o ano. O objectivo é tornar

Baselworld na mais importante comunidade para a indústria de joalharia e relojoaria, para jornalistas, bloggers e influenciers, para coleccionadores e outros consumidores finais.

Tendo coordenado datas com o rival Salão de Alta Relojoaria, que se

realizava em Janeiro em Genebra, Baselworld 2020 ocorrerá de 30 de Abril a 5 de Maio, logo a seguir ao evento genebrino. Poupa-se assim, para os interessados, uma viagem à Suíça.

Apesar dos esforços da equipa de Michel Loris-Melikoff, marcas importan -

tes continuarão a abandonar a Baselworld – a Breitling é uma delas. Quanto a nós, lá estaremos em 2020. Em Genebra, Basileia ou qualquer outra parte do mundo onde aconteça Relojoaria.

Fernando Correia de Oliveira / Editor-chefe I allaworldontime@gmail.com

FICHA TÉCNICA

Propriedade / Edição Projectos Especiais, S.A. Av. da República, 1910 lt 34 Quinta Patino - Alcoitão 2645-143 Alcabideche Director João Viegas Soares Editor chefe Fernando Correia de Oliveira Design gráfico José Gonçalves Marketing e Publicidade Mafalda Sanches de Baêna marketing@projectosespeciais.pt Tel.: 216 022 267 Redação Projectos Especiais Consultores de Comunicação, S.A. Av. Infanto Santo 23, 12º esq. 1350-177 Lisboa Tel.: 218 027 912 www.anuariorelogiosecanetas.com www.facebook.com/anuariorelogiosecanetas www.instagram.com/anuariorelogiosecanetas


9. EDITORIAL por Fernando Correia de Oliveira 12. IWC SCHAFFHAUSEN Visita à nova unidade de produção. 24. NOVIDADES A. Lange & Söhne, Anonimo, Bovet, Breguet, Breguet Chrurchill, Breitling, Chanel, Greubel Forsey, Kerbedanz, Montblanc, Officine Panerai, Porsche Design, RJ, Romain Gautier, Speake-Marin, TAG Heuer, Ulysse Nardin, Vostok Europe, Zenith. 42. OMEGA Cindy Crawford esteve em Lisboa e gostou. Veio inaugurar a Boutique da marca. 48. FRANCK MULLER Edição especial Atlântico, inspirada na estética da Vista Alegre. 56. GARMIN A marca especializada em instrumentos para actividades outdoor quer entrar no mercado dos relógios. 72. EDIÇÃO ONLINE Um almoço no Faz Figura assinalou os 6 anos da edição digital. 80. BASELWORLD Um Salão na encruzilhada. 96. MONTRA Modelos com características e preços. 168. DIRECTÓRIO


ANUÁRIO RELÓGIOS & CANETAS - O ANO TODOS OS MESES

ESTEJA ONDE ESTIVER, ACEDA À NOSSA EDIÇÃO MENSAL

Descubra-nos em www.anuariorelogiosecanetas.pt


MONTRA A B R I L

2 0 1 9

RELÓGIOS

BAUME & MERCIER BLANCPAIN BREGUET BREITLING CARTIER CERTINA CUERVO Y SOBRINOS ELIXA FAVRE-LEUBA FREDERIQUE CONSTANT HAMILTON HERMÈS HUBLOT IWC JAQUET DROZ LONGINES MEISTERSINGER MONTBLANC OMEGA PATEK PHILIPPE PORSCHE DESIGN RADO RICHARD MILLE SEIKO TISSOT U-BOAT ULYSSE NARDIN ZENITH SCATOLA DEL TEMPO CANETAS

MONTBLANC JOALHARIA

CARLTON JEWELLERY


IWC SCHAFFHAUSEN ..........................

FERNANDO CORREIA DE OLIVEIRA EM SCHAFFHAuSEN

NOVO CENTRO DE PRODUÇÃO

...

HÁ PRECISAMENTE 75 ANOS, A 1 DE ABRIL DE 1944, EM PLENA LUZ DO DIA, A FORÇA AÉREA DOS ESTADOS

UNIDOS BOMBARDEAVA SCHAFFHAUSEN, NA SUÍÇA. FOI O MAIS GRAVE INCIDENTE ENVOLVENDO ESTE PAÍS NEUTRAL E OS ALIADOS DURANTE A II GUERRA MUNDIAL.

Porquê Schaffahausen? Os americanos disseram que tinha sido obviamente por engano e que a localidade estava muito próxima da fronteira com a Alemanha, onde estaria o alvo da missão dos 50 bombardeiros envolvidos. Mas muitos observadores pensam que o bombardeamento não aconteceu por engano. Antes foi cuidadosamente preparado. E que o alvo foi a fábrica de relógios da International Watch Company – IWC. Tanto a cidade como a fábrica foram seriamente atingidas e morreram 50 pessoas. Isto porque a IWC, antes e ao longo do conflito, forneceu calibres de relógios tanto para os Aliados como para as forças do Eixo. Esses calibres serviam de temporizadores para as bombas lançadas pelos aviões (calculava-se o tempo de queda do engenho e fazia-se com ele fosse accionado muito próximo do solo).


14/15

NOVIDADES ABRIL 2019

Estivemos recentemente, e mais uma vez, em Schaffhausen, desta vez para conhecer o novo centro de produção da IWC. Em apenas 21 meses, o novo Manufakturzentrum da IWC emergiu nos arredores de Schaffhausen. "O nosso fundador Florentine Ariosto Jones, em 1868, combinou a tradicional técnica secular da relojoaria com métodos avançados de produção. Desde então, temos desenvolvido sistematicamente a metodologia de engenharia estabelecida por ele e, agora, estamos a combinar técnica artesanal e alta tecnologia também no nosso novo Manufakturzentrum. Contudo, o edifício não oferece apenas óptimas condições de produção e excelentes condições de trabalho para os nossos colaboradores. Ele também materializa o espírito da marca IWC e permite que visitantes de todo o mundo vivenciem de perto o fabrico dos nossos movimentos de manufactura e caixas", afirma Christoph Grainger-Herr, CEO da IWC Schaffhausen. No Manufakturzentrum, a IWC reúne a produção de peças de movimento, movimentos de manufactura e caixas num só lugar. um marco na história da empresa. "O novo edifício deu-nos a oportunidade de organizar os nossos processos de produção de maneira ideal para uma excelente operação e uma qualidade perfeita. Agora, a título de exemplo, todo o valor agregado à matéria-prima, desde a peça de movimento individual até ao produto final, concentra-se num único andar numa uma sequência lógica. Sonhei com isso desde que comecei na IWC em 2007", afirma Andreas Voll, COO da IWC Schaffhausen.


IWC SCHAFFHAUSEN .......................... Quem passa pela imponente área de entrada de nove metros de altura, entra na produção de peças de movimento. Cerca de 1.500 peças são produzidas aqui, incluindo componentes para os movimentos automáticos das famílias de calibre 52 e 82, os movimentos de corda manual da família de calibre 59 e os movimentos dos cronógrafos da família de calibre 69. São fabricados componentes complexos, como platinas, pontes ou massas oscilantes, mas também peças pequenas, como embraiagens e molas. Algumas peças são tão pequenas que mal podem ser vistas a olho nu. As tarefas do departamento incluem também o fabrico de componentes para complicações, como o calendário perpétuo, o calendário anual ou o turbilhão. Os relógios mecânicos são mecanismos sofisticados nos quais várias centenas de peças individuais executam o seu trabalho sem parar. As exigên cias de precisão são, portanto, extremamente altas. "uma platina para o calibre 52, por exemplo, deve ter cerca de 400 características geométricas após o processo de fresagem e ser produzida com tolerâncias mínimas na faixa de alguns milésimos de milímetro", salienta Voll. É por isso que a maioria das etapas de processamento na produção de peças de movimento é automatizada. Somente centros de torneamento e fresamento controlados por computador de última geração são capazes de produzir essas peças com a qualidade exigida. Na galvanoplastia, as peças de movimento recebem as propriedades de superfície desejadas. "O foco está na protecção contra a corrosão e na estética. uma camada protectora de níquel e ródio, por exemplo, impede que peças de latão enferrujem e desenvolvam pátina. Ao mesmo tempo, confere aos componentes a sua coloração branco-prateada", diz Voll. O processo de fabrico de peças de movimento que possuem gravação é de grande complexidade. Desta forma, a ponte


16/17

de tambor, a título de exemplo, é completamente banhada a ouro numa primeira etapa e, depois, a gravação é coberta com uma camada de verniz. Após a aplicação da decoração Côtes de Genève, as peças são revestidas com ródio em banho galvânico e o verniz remanescente é removido novamente. A gravação então resplandece em ouro reluzente. Para a montagem dos movimentos, foi desenvolvido um conceito de linha que aperfeiçoou a ideia visionária de F.A. Jones. Ao dividir o processo de montagem em várias fases, um especialista com know-how específico pode ser responsável para cada passo de trabalho. "Organizar a montagem das nossas várias famílias de calibre em linhas dedicadas permite-nos garantir um nível máximo de qualidade", diz Voll, descrevendo o principal benefício. É utilizada também uma máquina lubrificadora revolucionária, desenvol vida pelos próprios colaboradores, que permite lubrificar, com muita precisão, dezenas de pontos dos mecanismos. Mesmo pequenas quantidades de poeira ou sujidade podem afetar a função de um movimento. A montagem, portanto, é realizada num ambiente de sala limpa, com condições semelhantes às da produção de chips de computador. 50.000 m3 de ar circulam por hora. Além disso, uma sobrepressão impede a entrada de partículas de poeira. O fabrico de caixas está localizado no piso inferior do Manufakturzentrum. Aqui, são fabricadas caixas de relógio de aço inoxidável, titânio, pla tina, ouro rosa, ouro branco e bronze. A última inovação em material da Schaffhausen é o Ceratanium®: "Este novo material revolucionário é tão resistente e leve como o titânio e tão rígido e resistente a riscos quanto a cerâmica", explica Voll. NA PRIMEIRA FOTO CHRISTOPH GRAINGER-HERR, CEO DA IWC GRuPO DE JORNALISTAS PORTuGuESES E ESPANHóIS, COM REPRESENTANTES DA IWC PARA A PENíNSuLA IBÉRICA.


IWC SCHAFFHAUSEN .......................... IRONICAMENTE, O ANO DE 2019 É ESPECIALMENTE DEDICADO PELA IWC À SUA LINHA DE RELÓGIO PARA PILOTO DE AVIÃO.

PILOT’S WATCH CHRONOGRAPH TOP GUN. Cronó-

grafo automático. Tem caixa de 44,5 mm, de cerâmica e caixa interior de ferro macio para protecção contra campos magnéticos.


18/19

NOVIDADES ABRIL 2019

PILOT'S WATCH PERPETUAL CALENDAR CHRONOGRAPH LE PETIT PRINCE.

calendário perpétuo com fases de lua e cronógrafo com flyback. Tem calibre automático, com rotor de ouro, e caixa de 43 mm, de ouro. É limitado a 250 exemplares.


IWC SCHAFFHAUSEN ..........................

BIG PILOT’S WATCH PERPETUAL CALENDAR SPITFIRE. calendário perpétuo com fases de lua para ambos os hemisférios. Tem calibre automático e indicador de reserva de corda. Caixa de 46,2 mm, de bronze. Fundo de titânio. É limitado a 250 exemplares.


SWATCH ..........................

LINHA ENERGY BOOST. Cores

elĂŠctricas e contrastantes, a fazer sumos e batidos de fruta fresca.


22/23

SECOND / SECOND / .......................... MUDAR O ROSTO AOS RELÓGIOS VINTAGE. seconde / seconde / é uma nova iniciativa de Romaric André, personagem que desde há anos se movimenta pelo mundo da Alta Relojoaria. Com seconde / seconde / ele pretende dar um toque pessoal, único e irreverente a clássicos que não vão para além dos anos 1980 e cujas caixas não ultrapassem os 37 mm. "Break the vintage market" é o seu moto. A interven ção minimalista de Romaric André faz-se apenas nos ponteiros destes relógios vintage, mas ela não deixa de ser sempre impactante. seconde / seconde / faz a sua estreia na Baselworld.


A. LANGE & SÖHNE ..........................

OS 25 ANOS DO GRAND LANG.

O A. Lange & Söhne Lange 1 foi lançado em Outubro de 1994. A manufactura alemã está a celebrar os 25 anos do seu mais famoso modelo, lançando edições especiais e limitadas. Como o Grand Lange 1 Moon Phase, numa versão de jubileu, com tiragem limitada a 25 exemplares. A edição comemorativa distingue-se por apresentar um mostrador prateado, feito de prata maciça, com algarismos impressos em azul escuro e um disco lunar em ouro branco com estrelas gravadas à mão.


ANONIMO ..........................

NAUTILO VINTAGE. Caixa de 42 mm, de aço, vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 200 metros. Luneta de cerâmica. Calibre automático, com data (Sellita SW 200-1).


BOVET

..........................

RÉCITAL BRAINSTORM® CHAPTER ONE. Limitado a 60 exem-

plares. Caixa de 48 mm, de safira. Calibre de carga manual, turbilhão, com autonomia para 10 dias. Horas, minutos e segundos descentrados. Grande data, indicação de reserva de corda, fazes de lua tridimensionais.


28/29 BREGUET ..........................

NOVIDADES ABRIL 2019

CLASSIQUE 5177.

Caixa de 38 mm, de ouro branco, vidro de safira na frente e no verso. Mostrador de esmalte azul “Grand Feu”, com assinatura secreta Breguet. Horas, minutos e segundos centrais. Calibre automático, com data e massa oscilante de ouro. Sistema de paragem de segundos para acerto fino. Escape, roda de escape e espiral de silício.


BREGUET .......................... BREGUET RECRIA RELÓGIO DE BOLSO DE CHURCHILL. Sir Winston

Churchill, Primeiro-Ministro britânico que conduziu os destinos do país duranre a II Guerra Mundial, era cliente da Breguet. Tinha particular estima pelo relógio de bolso may not Breguet No. 765, conhecido afectuosamente por “The Turnip” (o nabo). A casa Breguet fez uma reprodu ção exacta do relógio, um cronógrafo rattrapante com repetição minutos, para o filme “The Darkest Hour”, onde o actor Gary Oldman fez de Churchill. O relógio original foi encomendado à Breguet em 1890 por John Spencer-Churchill, 7º Duque de Marlborough. Pode ser visto, em óptimas condições de funcionamento, nas Churchill War Rooms, em Londres, como parte do Imperial War Museum.


BREITLING ..........................

AVIATOR 8 CURTISS WARHAWK. Versões B01 Chronograph 43, Chronograph 43 e Automatic 41. Cronómetros certificados COSC. Caixas de aço, de 43 ou 41 mm. Os cronógrafos são automáticos, com data, e um deles está equipado com o calibre B01, com 70 horas de autonomia; o outro, com calibre B13, tem 42 horas de autonomia. Este último tem ainda indicação de dia da semana. O calibre B17 equipa a versão três ponteiros, com data. São todos estanques até 100 metros.


32/33 CHANEL ..........................

NOVIDADES ABRIL 2019

MONSIEUR ÉDITION NOIRE. Limitado a 55 exemplares.

Caxa de 42 mm, de cerâmica negra. Calibre de carga manual, com horas saltantes instantâneas e minutos retrógrados em escala de 240 graus.


GREUBEL FORSEY ..........................

GMT QUADRUPLE TOURBILLON.

Edição limitada de 66 exemplares. Caixa de 46,5 mm, de ouro branco ou rosa. Calibre de carga manual, com três tambores de corda e 72 horas de autonomia. Indicador de reserva de corda. Funções GMT e horas do mun do, com indicação de dia / noite, por globo tridimensional. Dois conjuntos de 2 turbilhões cada.


KERBEDANZ ..........................

MAXIMUS ROYAL TOURBILLON VOLANT. Limitado

a 14 exemplares. Calibre de carga manual, turbilhão volante gigante, com espiral feita especificamente para ele, rotação de 6 minutos e gaiola de 27 mm. O calibre tem uma frequência de 18 mil alternâncias por hora (2,5Hz). Quatro tambores e 54 horas de autonomia. Indicador de reserva de corda. Caixa de 51 mm, de ouro branco. Há versão com dimantes. Mostrador de ouro maciço. Vidro de safira na frente e no verso.


36/37 MONTBLANC ..........................

NOVIDADES ABRIL 2019

1858 SPLIT SECOND CHRONOGRAPH. Cronógrafo de carga manual, rattrapante, mono-

botão. Caixa de 44 mm, de bronze. A função do cronógrafo tem botão às 2 horas. A função rattrapante está na coroa. Escala taquimétrica em caracol, no mostrador. O calibre (MB M16.31) foi desenvolvido na manufactura Minerva, que pertence à Montblanc. Tem autonomia de 50 horas e 2.5 Hz (18,000 vph) de frequência.


OFFICINE PANERAI ..........................

LUMINOR YACHTS CHALLENGE. Três novos cronó-

grafos automáticos com flyback, dois tambores de corda e autonomia para três dias (calibre P.9100). Caixas de 44 mm, de titânio, cerâmica negra ou ouro vermelho. Estanques até 100 metros (50 metros na versão ouro).


PORSCHE DESIGN ..........................

911 CHRONOGRAPH TIMELESS MACHINE LIMITED EDITION. Caixa de 42 mm,

de titânio. Vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 100 metros. Cronógrafo automático, com data. Edição limitada de 911 exemplares.


40/41

NOVIDADES ABRIL 2019

RJ

.......................... ARRAW THE JOKER. Limitado a 100 exem-

plares. Em colaboração com a Warner Bros, detentora dos direitos de imagem do mundo de Batman, personagem da BD (aparecida em 1940) e do cinema. Cronógrafo automático, caixa de 45 mm, de titânio. Na luneta, os quatro protectors de borracha, assinatura da marca. Vem com um conjunto de três bracelets e um baralho de cartas.


OMEGA

..........................

CINDY CRAWFORD EM LISBOA INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA BOUTIQUE OMEGA


42/43

NOVIDADES ABRIL 2019

CLáuDIA VIEIRA E CINDy CRAWFORD.

TEVE SORTE COM O TEMPO. Andou pelos bairros históricos da capital, comeu nos sítios mais em voga. Não foi reconhecida ou, quando foi, as pessoas não a incomodaram. Aproveitou para tirar apontamentos, pois a irmã estará em breve também de visita a Lisboa. Cindy Crawford gostou de tudo – da comida, do vinho, das gentes, dos cenários de uma cidade que viu pela primeira vez. A super-modelo e mais antiga embaixadora da Omega esteve em Lisboa para inaugurar oficialmente a primeira Boutique da marca relojoeira suíça no país – no eixo do luxo da cidade, a Avenida da Liberdade. Cindy Crawford, é embaixadora Omega desde 1995. “Estou com a Omega há mais de 20 anos e é uma relação que, simplesmente, funciona”, disse ela à imprensa. “Costumo brincar com isso e dizer que estou numa relação com a Omega mais longa do que com o meu marido… e não há brigas. Mas renovamos o contracto a cada três anos. Talvez esse sistema fosse também bom para os casamentos…”. Além da modelo, estiveram presentes na inauguração da boutique Jean-Pascal Perret, Vice-presidente para Comunicação e Relações Públicas da marca, e Salomão e David Kolinski, administradores da Tempus Internacional, grupo representante da Omega em Portugal.


OMEGA

.......................... “A nossa ligação com a Omega remonta a 1995, uma relação com mais de duas décadas, que nos enche de orgulho”, disse David Kolinski. “O sucesso da Omega em Portugal ao longo destes anos foi construído em parceria com um público entusiasta da Alta Relojoaria, e é com um prazer renovado diariamente que o continuamos a fazer. Este espaço, que queremos tornar uma referência da relojoaria em Portugal, é testemunho deste espírito de parceria”. A Omega celebrou também esta ocasião especial com um jantar num restaurante à beira Tejo, que contou com a presença de diversas figuras públicas e convidados da marca, como Cláudia Vieira, Kelly Bailey, Jorge Corrula, Patrícia Mamona, Raquel Prates, Ione Omena, Marco D’Santo, Liliana Campos, Eduardo Salvio e Magali Aravena, entre outros.

A CERIMóNIA DE INAuGuRAçãO CONTOu TAMBÉM COM A PRESENçA DE uM REPRESENTANTE DA OMEGA E DE SALOMãO E DAVID KOLINSKI, DA TEMPuS INTERNACIONAL / BOuTIQuE DOS RELóGIOS.


A OMEGA CONTOu COM A PRESENçA DE DIVERSAS FIGuRAS PúBLICAS E CONVIDADOS DA MARCA, COMO CLáuDIA VIEIRA, KELLy BAILEy, JORGE CORRuLA, PATRíCIA MAMONA, RAQuEL PRATES, IONE OMENA, MARCO D’SANTO, LILIANA CAMPOS, EDuARDO SALVIO E MAGALI ARAVENA, ENTRE OuTROS.


NO CENÁRIO MISTO DE ARQUEOLOGIA INDUSTRIAL E APOSTA NO FUTURO, O COMPLEXO FABRIL DA VISTA ALEGRE, EM ÍLHAVO, SERVIU DE CENÁRIO PARA O LANÇAMENTO DA MAIS RECENTE EDIÇÃO ESPECIAL DA FRANCK MULLER PARA PORTUGAL. FERNANDO CORREIA DE OLIVEIRA EM ILHAVO


48/49

NOVIDADES é um três ponteiros com data, calibre automático e caixa de ouro. Está limitado a 20 exemplares e vem num estojo de concepção da Vista Alegre - cálice e campânula de cristal, assentes em base de madeira preciosa. "O projeto foi desenvolvido com o objetivo de criar uma peça de características únicas e juntou a Torres Distribuição, Franck Muller e Vista Alegre", explica Marta Torres, Dorectora Geral da Torres Distribuição, representante da marca em Portugal. A Vista Alegre, "uma das mais reconhecidas especialistas mundiais na área dos cristais e porcelana de alta qualidade, foi a responsável por desenvolver a redoma e a taça que acompanham o conjunto", disse Nuno Barra, Administrador do Grupo Vista Alegre Atlantis. "Ambas, produzidas a sopro, apresentam os numerais e inscrições Franck Muller gravados e pintados à mão com tinta de ouro. Como resultado desta grande parceria, a peça representa o espírito de aventura e descoberta, e remete-nos para o sentimento de pertença ao vasto azul que tantas vezes chamamos nosso". O Franck Muller Atlântico tem caixa Curvex, de ouro rosa, com os característicos numerais da marca em azul-cinza. "O que distingue a Franck Muller das demais é exactamente a sua capacidade de desenvolver edições especiais extremamente exclusivas", sublinha Nicholas Rudaz, Chief Operations Officer da Franck Muller Watchland. A Edição Limitada Atlântico está à venda nos agentes oficiais da marca em Portugal e Angola pelo valor de 27.200€. O relógio estará ainda em exposição nas duas lojas Vista Alegre, em Lisboa e em Gaia. O lançamento do Franck Muller Atlântico ocorreu num dia de sol radioso, no Montebelo Vista Alegre ílhavo Hotel, um espaço sobranceiro ao rio Boco e às Gafa nhas. O espaço é decorado co peças que contextualizam a história da Vista Alegre. O grupo de convidados passou cerca de uma hora, antes do almoço, numa aula de cerâmica – o desafio foi pintar um prato decorado com os característicos algarismos da Franck Muller.

ABRIL 2019

O ATLÂNTICO

EDIÇÃO LIMITADA A 20 EXEMPLARES, VEM NUM ESTOJO DE CONCEPÇÃO DA VISTA ALEGRE.


FRANCK MULLER ..........................


50/51

O GRUPO DE CONVIDADOS PASSOU CERCA DE UMA HORA, ANTES DO ALMOÇO, NUMA AULA DE CERÂMICA – O DESAFIO FOI PINTAR UM PRATO DECORADO COM OS CARACTERÍSTICOS ALGARISMOS DA FRANCK MULLER.


ROMAIN GAUTIER ..........................

PRESTIGE HMS.

Limitado a 10 exemplares. Caixa de 43 mm, de aço. Mostrador de meteorite Henbury. Horas, minutos e segundos des centrados. Calibre de carga ma nual, com 60 horas de autonomía. Vidro de safiira na frente e no verso.


SPEAKE -MARIN ..........................

ONE & TWO ACADEMIC FULL MOON. Calibre automรกtico,

com micro-rotor e 52 horas de autonomia. Fases de Lua. Caixa de 38 mm ou 42 mm, de ouro vermelho. Limitado a 20 exemplares de cada versรฃo.


LANÇAMENTO MUNDIAL DA NOVA GERAÇÃO DE RELÓGIOS O ANuáRIO RELóGIOS & CANETAS ESTEVE EM BARCELONA, NO LANçAMENTO DOS

NOVOS RELóGIOS GARMIN, uMA COLECçãO QuE CELEBRA OS 30 ANOS DA MARCA.

São relógios conectados, feitos com materiais da mais alta qualidade, e apoiados na tradição da Garmin no campo da aviação, do automobilismo, da marinha, do desporto e das actividades ao ar livre. A linha MARQ declina-se pelos modelos Aviator, Driver, Captain, Athlete e Expedition. As caixas são de titânio e os mostradores têm vidro de safira. Os braceletes são intercambiáveis, através do sistema QuickFit da marca. Com capacidade de leitura mesmo sob a luz solar mais forte, dispõem de GPS, sensor de batimento cardíaco, armazenamento de música, pagamento sistema Garmin Pay™, notifica ções do telemóvel, apoiados numa bateria com autonomia para 12 dias (no modo smartwatch), para 28 horas (no modo GPS) e de mais de 48 horas no modo ultraTrac. Cada um dos cinco modelos dispõe depois de características próprias, adaptadas para os fins específicos. O preço da linha MARQ varia entre os 1.500 e os 2.500 euros.


56/57

MARQ Aviator

Tem função GMT para três fusos horários, mapas de aeroportos, sistemas de segurança como Direct-To-Navigation, Nexrad Weather Radar, banco de dados mundial de aeroportos e integração Garmin com o cockpit.

NOVIDADES ABRIL 2019


MARQ Driver

Tem na memória 250 pistas de todo o mundo, conta-voltas, auto lap splits, live delta time e ou track timer.

MARQ Captain

Tem protecção especial contra a água salgada, função de regata, linha virtual de partida, velocidade do vento, temperatura e marés.


58/59

MARQ Expedition

Tem bússola, barómetro, altímetro e é compatível com o sistema de comunicações inReach® Mini satellite communicator3, podendo assim o seu utilizador enviar mensagens de qualquer parte do mundo.

MARQ Athlete

Mede velocidade do corpo, tempo de recuperação, programas de treino, sensores biométricos e outras funções destinadas a melhorar a performance.


COMEMORA MEIO SÉCULO DO SEU CRONÓGRAFO AUTOMÁTICO


60/61

NOVIDADES MARÇO 2019 O ESTOJO DO MONACO ORIGINAL DE 1969.

PRODUTO NADA CONVENCIONAL, o relógio Monaco foi, em 1969, a tradução do espírito pioneiro da Heuer (hoje TAG Heuer). A manufactura suíça está a comemorar o meio século do primeiro cronógrafo automático do mundo, realizando eventos na Europa, nos Estados unidos e na ásia, lançando em cada um deles, ao longo de 2019, versões de edição limitada de um novo Monaco Entretanto, um novo livro, intitulado Paradoxical Superstar, documenta os pontos altos históricos e técnicos do Monaco desde 1969 até aos dias de hoje, estando a obra disponível nas boutiques TAG Heuer e no site da marca. Com o seu formato peculiar de caixa, quadrada, o Monaco dividiu opiniões quando surgiu, numa altura em que os relógios de forma (os que não têm caixa redonda) eram relativamente raros. O Monaco foi publicamente conhecido a 3 de Março de 1969, em conferências de imprensa simultâneas em Genebra e Nova Iorque. Além da forma da caixa, sobressaia no design o mostrador azul metálico e os ponteiros azul claro e Vermelho. “Queríamos criar um produto completamente inovador, de avant-garde”, recorda o hoje Presidente Honorário da TAG Heuer. Jack Heuer acrescenta: “Quando vi a caixa quadrada, percebi logo que estava ali algo de muito especial. Esse tipo de caixa era até então usado apenas em relógios de cerimónia, pois não se podia garantir a estanquecidade. Ainda por cima estávamos a trabalhar um cronógrafo”. O Monaco reuniu assim duas novidades técnicas – cronógrafo automático e a primeira caixa quadrada resistente à água.


TAG HEUER ..........................

MONACO uSADO EM 1971 POR STEVE MCQuEEN, NO FILME LE MANS.


62/63 MONACO DARK LORD DE 1979

NOVIDADES ABRIL 2019

O cronógrafo automático era o célebre Calibre 11, resultado de três anos de colaboração estreita entre as marcas Heuer, Breitling e Hamilton. Em 1969. Jack Heuer era o CEO da então empresa familiar e foi pioneiro no patrocínio a figuras liga das ao desporto motorizado. Não foi, pois, por acaso, que o novo cronógrafo automático se chamou Monaco – já então se realizava no principado um dos mais populares prémios de Formula 1. O Monaco tem um dos seus momentos de maior glória quando Steve McQueen usa um no pulso no filme Le Mans, de 1971. Em meados dessa época, o Monaco veste-se de preto – surge The Dark Lord, um modelo raro, muito cobiçado pelos coleccionadores. Em 1985, a Heuer transforma-se em TAG Heuer (sendo TAG Tecnologias) de Avant-Gard. Em 1968, o Monaco é relançado, com um calibre novo. E, em 2011, surge o revolucionário Monaco V4, com microcorreias a substituírem o tradicional trem de rodagem. O jornalista britânico Nicholas Foulkes escreveu um capítulo de Paradoxical Superstar, contando a história do Monaco desde 1969 até à actualidade. O escritor e perito relojoeiro alemão Gisbert Brunner escreveu outro sobre as inovações técnicas do modelo. Finalmente, o escritor, editor e aficionado de relojoaria norte-americano Michael Clerizo debruça-se sobre a relação do Monaco com Steve McQueen. O prefácio é do Príncipe Alberto II do Mónaco.

O REVOLUCIONÁRIO MONACO V4 DE 2011.


ULYSSE NARDIN ..........................

FREAK NEXT. Calibre automático (uN-25X), com

sistema Grinder (triturador), duas vezes mais eficiente do que é normal. Roda de balanço de silício, voadora, com 12 Hz de frequência. Sistema de balanço com eixo virtual: sem eixo, pivots, ou esferas – sem fricção, não necessita de lubrificação. Trem de rodagem com revestimento de silício. Autonomia para 70 horas. Caixa de 45 mm, de platina e titânio.


64/65 VOSTOK EUROPE ..........................

NOVIDADES ABRIL 2019

EXPEDITION EVEREST.

Nova colecção, com nove modelos – 5 automáticos e 4 cronógrafos de quartzo, multifunções. Comemora a expedição lituana que quebrou o record mundial de espeleologia ao chegar a 2.196 metros de profundidade na gruta Krubera-Voronia, em 2013. As variantes de quartzo, além de cronógrafo, têm segundo fuso horário, alarme e calendário perpétuo. Os modelos automáticos possuem indicador de reserva de corda e mostrador de 24 horas. Em comum, todos têm caixa em aço de 48mm, estanque até 200 metros. Iluminação permanente através de tubos de trítio aplicados aos índices e ponteiros. Vêm com duas braceletes (pele + silicone) numa caixa exclusiva tipo “dry box”. PVP a partir de 529€ (quartzo) e de 659€ (automáticos).


ZENITH

..........................

ZENITH PILOT TYPE 20 CHRONOGRAPH TRINIDAD EDITION.

uma trilogia que assinala os 50 anos do charuto Trinidad, produzido pela Cohibas. Os relógios foram apresentados em Havana, cidade que está por sua vez a comemorar 500 anos. O Pilot Type 20 Chronograph Trinidad Edition tem caixa de 45 mm, de ouro rosa, amarelo ou branco, limitado a 50 exemplares de cada uma das versões. Está equipado com o calibre El Primero, cronógrafo automático de roda de colunas, de alta frequência, que também comemora 50 anos em 2019.


ZENITH

..........................

ZENITH E RANGE ROVER. O Palácio de Xabregas, na zona

oriental de Lisboa, foi por estes dias palco para apre sentação a clientes finais do Range Rover Evoque. Nos últimos três anos, a Zenith, manufactura suíça de relojoaria, tem-se associado à marca automóvel e, em 2017, lançou o Chronomaster El Primero Range Rover Velar, celebrando o modelo com esse nome. Chega agora a vez do Zenith Defy Classic Range Rover, uma edição limitada de 200 exemplares, inspirada no Evoque. O novo relógio foi desenvolvido em parceria pelos departamentos de design da Range Rover e da Zenith. Com calibre automático Elite esqueletizado, com data, tem caixa de 41 mm, de titânio. Roda de escape e escape de silício. Vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 100 metros.


68/69 LONGINES ..........................

NOVIDADES ABRIL 2019

LONGINES DE OSKAR SCHINDLER VENDIDO EM LEILÃO UMA SÉRIE de objectos pessoais de Oskar Schindler foi recentemente a leilão nos Estados unidos, tendo rendido mais de 46 mil dólares. O evento esteve a cargo da leiloeira RR Auction, de Boston. O industrial alemão Schindler terá salvo cerca de 1.200 judeus durante o Holocausto, empregando-os nas suas fábricas. A sua história foi levada ao cinema por Steven Spielberg, em 1993. Entre os objectos leiloados estava o seu Longines de pulso, enviado pelo fabricante suíço a 17 de Dezembro de 1956 para a empresa Perusset, na altura representante da marca na Argentina, ondeSchindler viveu de 1949 a 1957. Outros objectos em leilão – uma bússola, que o casal Schindler terá usado no final da guerra para fugir para o lado da Alemanha controlado pelos Estados unidos, canetas e um cartão de visita.


ANUÁRIO ONLINE COMEMORA 6 ANOS

O RESTAURANTE FAZ FIGURA PORTUGAL WINE & FOOD FOI O PALCO PRIVILEGIADO, EM DIA SOLARENGO E COM VARANDA SOBRANCEIRA AO TEJO, PARA OS 35 CONVIDADOS QUE CELEBRARAM OS 6 ANOS DA EDIÇÃO MENSAL ONLINE DO ANUÁRIO RELÓGIOS & CANETAS.


72/73

ANIVERSÁRIO ABRIL 2019

EM ALMOÇO COM VISTA PARA O TEJO


CATARINA REIS, PAuLO PINTO, JORGE PINHEIRO, ANTóNIO EDuARDO MARQuES E CRISTINA PINHEIRO

1

EM CONTÍNUO CRESCIMENTO, a marca Anuário é líder no seu segmento em todas as plataformas digitais. Os últimos números, divulgados no almoço: n Aumento

2

1. RAFAEL MORA, MAFALDA SANCHES DE BAêNA, NICOLAS GALVEZ E PEDRO QuINTELLLA

2. FERNANDO CORREIA DE OLIVEIRA E HuGO SILVA

percentual Facebook: 8% n Aumento percentual Instagram: 17% n Aumento percentual downloads na TAP: 58% n Aumento percentual ISSuu n Impressões: 25% n Leituras: 47% n Aumento percentual Website n Pageviews: 10% n Visita únicas: 6%


1

4

2

1. PAuLO NuNES, DAVID GERALDES, SOFIA ALMEIDA GARRETT, JOãO SARAIVA, MAFALDA SANCHES DE BAêNA, PEDRO QuINTELLLA, HuGO SILVA, PEDRO DIAS E JORGE DIAS 2. CATARINA REIS, PAuLO PINTO E MAFALDA GOMES

3

5

3. FERNANDA LAMELAS, ANTóNIO LuíS MOuRA E GONçALO TEIXEIRA 4. CRISTINA PINHEIRO E JORGE PINHEIRO

5. JOãO SARAIVA, LAuRENT MIGNON E NICOLAS GALVEZ

6. DAVID GERALDES E CARLOS GóIS

6


76/77

CRISTIANE AGuIAR E FERNANDO CORREIA DE OLIVEIRA

PAuLO NuNES E MAFALDA SANCHES DE BAêNA


1

4

2

1. VISTA DO RESTAuRANTE FAZ FIGuRA

2. ANTóNIO EDuARDO MARQuES E MAFALDA SANCHES DE BAêNA

5

3. JORGE DIAS, PEDRO MORGADO E PAuLO NuNES 3

4. SOFIA ALMEIDA GARRETT

5. FERNANDA LAMELAS E CRISTINA PINHEIRO 6. PEDRO DIAS

6


78/79

COM MAIS de 20 mil aderentes na sua página no Facebook, e apoiado pelas sinergias criadas com o blogue Estação Cronográfica (ultrapassados os 4 milhões de visualizações, cerca de 50 mil mensais), a versão mensal digital do Anuário é de descarregamento gratuito. São cerca de 200 páginas, todos os meses, dedicados à Alta Relojoaria, Instrumentos de Escrita, Jóias e outros objectos de luxo. Além do restaurante Faz Figura, o evento do Anuário contou com parcerias com os vinhos Rovisco Garcia, artigos Fernanda Lamelas Arts e Cinemundo. um portefólio do almoço, da auto ria de Ramon de Melo.

1

2

3

1. JOãO BAGuINHO E MARINA COELHO DESENHO INSPIRADO NA EMENTA, DA AUTORIA DA ARQUITECTA FERNANDA LAMELAS.

2. PEDRO DIAS E SOFIA ALMEIDA GARRETT 3. HuGO SILVA E JOãO LOPES ALEIXO


BASELWORLD , À ESPERA DE 2020 FOI NUM INDISFARÇÁVEL CLIMA DE INCERTEZA QUE DECORREU MAIS UMA EDIÇÃO DAQUELA QUE JÁ FOI A MAIOR FEIRA DE RELOJOARIA E JOALHARIA DO MUNDO (SERÁ AGORA O EVENTO DE HONG KONG?). COM O ABANDONO DE MUITAS MARCAS, LIDERADAS PELO PODEROSO SWATCH GROUP, E COM OUTRAS A ESTUDAREM SE ESTARÃO PRESENTES EM 2020, BASELWORLD TEM DE REINVENTAR-SE OU… MORRE. ALGUMAS DAS NOVIDADES, NUM ANO DE TRANSIÇÃO. FERNANDO CORREIA DE OLIVEIRA EM BASILEIA


80/81

NOVIDADES ABRIL 2019

OCTO FINISSIMO CHRONOGRAPH GMT AUTOMATIC.

O mais fino cronógrafo mecânico do mundo (o calibre tem 3,3 mm de espessura). Tem ainda função GMT. Caixa de 42 mm de diâmetro e 6.9 mm de espessura, de titânio. Massa periférica, para 55 horas de autonomia. Vidro de safira na frente e no verso.

BREITLING NAVITIMER 1 B01 CHRONOGRAPH 43.

Edições Swissair, Pan Am e TWA, recordando modelos feitos para essas companhias aéreas. Cro nógrafo automático, 70 horas de autonomia. Cronómetro certificado COSC. Caixa de 43 mm, de aço. Luneta bidireccional, com régua de cálculo circular.

BVLGARI


BASELWORLD 2019 ..........................

G-SHOCK MR-G.

Com acabamentos em Gassan, método tradicional das espa das japonesas, aplicado pelo mestre Sadanobu Gassan, numa linhagem que perdura há 800 anos. Limitado a 300 exemplares. Estanque até 200 metros. Ligado por GPS e rádio-frequência. Ligação Bluetooth®. Horas do Mundo. Pode ligar-se a um smartphone. Alimenta-se por energia solar, com 23 meses de autonomia. Caixa de 54.7×49.8 ×16.9 mm, de resina ultra-resistente.

CARL F. BUCHERER

HERITAGE TOURBILLON DOUBLE PERIPHERAL LIMITED EDITION. Calibre automático, com

rotor periférico de ouro e 65 horas de autonomia. Turbilhão, cronómetro cer tificado COSC. Caixa de 42,5 mm, de ouro rosa. Limitado a 88 exemplares.

CASIO


82/83

NOVIDADES ABRIL 2019

FLYING GRAND REGULATOR. Limitado

a 30 exemplares. Caixa de 44 mm, de aço revestido a DLC de várias cores. Calibre de carga manual. Horas descentradas, tipo regulador.

CHANEL

J12 NOIRE. Calibre automático,

caixa de 38 mm, de cerâmica negra ultra-resistente.

CHRONOSWISS


BASELWORLD 2019 ..........................

FONDERIA

FAVRE-LEUBA RAIDER BIVOUAC 9000. Calibre de carga ma

nual, com data. Módulo mecânico para altímetro e indicador de reserva de corda. Autonomia de 65 horas. Ponteiro central medindo até 3 mil metros por cada rotação completa. Submostrador mostrando altitudes até 9 mil metros e pressão do ar em hPa. Caixa de 48 mm, de titânio. Lune ta de alumínio anodizado.

NECTON. Calibre automático Miyota 8215. Caixa de 42 mm, de aço. Estanque até 200 metros.


BASELWORLD 2019 ..........................

GRIP. Calibre de quartzo. Caixa de aço. Indicação de horas, minutos e data por janela.

FREDERIQUE CONSTANT SLIMLINE POWER RESERVE MANUFACTURE. Caixa

de 40 mm, de aço ou aço dourado. Calibre automático, com data, indicador de reserva de corda e 50 horas de autonomia.

GUCCI


86/87

NOVIDADES ABRIL 2019

BAUHAUS CHRONOMETER CHRONOGRAPH “OBSERVATORY GLASHÜTTE”. Cronómetro certificado pelo Observa-

HUBLOT CLASSIC FUSION FERRARI GT. Caixa de 45 mm, de

titânio (mil exemplares), King Gold, Carbono ou titânio (500 de cada). Estanque até 100 metros. Cronógrafo automático, com flyback (calibre uNICO). Autonomia de 72 horas.

tório de Glashütte. Cronógrafo automático, com data de acerto rápido, calibre ETA / Valjoux 7750, modificado, com balanço Glucydur e espiral Anachron. Caixa de 42 mm, de aço.

IRON ANNIE


BASELWORLD 2019 ..........................

BIG CROWN POINTER DATE.

80th Anniversary Edition. Caixa de 40 mm, de bronze, com fundo de aço. Calibre automático com data por ponteiro central.

MEISTERSINGER

METRIS BRONZE LINE. Calibre automá tico, com data. Caixa de 38 mm, de bronze. Estanque até 200 metros.

ORIS


88/89

NOVIDADES 1919 GLOBETIMER UTC. Cronómetro certificado COSC. Calibre automático, com data por ponteiro, GMT e indicação de dia / noite. Caixa de 42 mm, de titânio ou ouro. Estanque até 100 metros.

ABRIL 2019

YACHT-MASTER 42.

Caixa de 42 mm, de ouro branco, estanque até 100 metros. Luneta bidireccional, de ouro e cerâmica. Calibre automático, com data e 70 horas de autonomia. Espiral Parachrom, escape Chronergy, rotor de inércia variável.

PORSCHE DESIGN

ROLEX


BASELWORLD 2019 ..........................

AUTAVIA ISOGRAPH. Cronómetro certificado COSC.

GRAND SEIKO

Calibre automático, com espiral Isograph. Caixa de 42 mm, de bronze, com luneta bidireccional. Estanque até 100 metros.

SPRING DRIVE.

Calibre de carga manual, com dois tambores de corda e 84 horas de autonomia (isocronismo de ± 15 segundos por mês. Indicador de reserva de corda. Caixa de 38,5 mm, de platina (30 exemplares, de venda exclusiva nas boutiques Grand Seiko) ou de ouro amarelo (700 exemplares).

TAG HEUER


BASELWORLD 2019 ..........................

BLACK BAY CHRONO S&G.

Cronógrafo automático, com data. Cronómetro certificado COSC. Caixa de 41 mm, de aço, com pormenores de ouro. Autonomia de 70 horas, Estanque até 200 metros.

TUDOR

DEFY INVENTOR.

Calibre automático. órgão regulador monobloco, revolucionário, feito de silício, de alta frequência – 18Hz (129’600 VpH), contra os habituais 4 Hz. Não necessita de lubrificação, é insensível aos campos magnéticos. O filamento que constitui o órgão regulador percorre todo o mostrador, podendo ser admirado na sua vibração. Cronómetro certificado pelo TimeLab. Caixa de 44 mm, de titânio.

ZENITH


CINCO EM PONTO

ELISABETE HAIR DESIGN

e a Cinco em Ponto, empresa especializada em assistência técnica em relojoaria, prolongam uma parceria iniciada em 2017, que dá vantagens aos leitores do mais antigo título da especialidade em Portugal. Os leitores do Anuário (on e offline) continuam a usufruir de um desconto de pelo menos 10 por cento nos serviços que solicitem à Cinco em Ponto.

O ANUÁRIO RELÓGIOS & CANETAS e Elisabete Hair Design,

O ANUÁRIO RELÓGIOS & CANETAS

CINCO EM PONTO – REPARAçÕES DE RELóGIOS, LDA.   Sede: Rua de Santa Catarina, 356- 3.º, 4000-443 Porto Tel.: 00 351 222052426 - Fax: 00 351 222052426 E-mail: cincoemponto@cincoemponto.com Horário de funcionamento: De Segunda a Sexta: Manhã: 9:30 - 13:00 - Tarde: 14:30 – 19:00

acabam de criar uma parceria, onde os clientes e leitores do Anuário têm 5% de desconto em qualquer um dos serviços disponíveis. A Elisabete Hair Design aposta no equilíbrio entre a estética e a saúde, utilizando apenas produtos naturais e técnicas personalizadas para cada cliente.

ELISABETE HAIR DESIGN Av. Infante Santo, n.º 15 G - 1350 – 175 Lisboa Tel.: 00 351 211939210 - Telm.: 00 351 916740949 E-mail: elisabetehairdesign@gmail.com Fb.me/ElisabeteHairDesign Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 8:30 - 19:00. Sábado: das 9h00 - 16h00. Domingo: fechado


RELÓGIOS

BAUME & MERCIER BLANCPAIN BREGUET BREITLING CARTIER CERTINA CUERVO Y SOBRINOS ELIXA FAVRE-LEUBA FREDERIQUE CONSTANT HAMILTON HERMÈS HUBLOT IWC JAQUET DROZ LONGINES MEISTERSINGER MONTBLANC OMEGA PATEK PHILIPPE PORSCHE DESIGN RADO RICHARD MILLE SEIKO TISSOT U-BOAT ULYSSE NARDIN ZENITH SCATOLA DEL TEMPO CANETAS

MONTBLANC JOALHARIA

CARLTON JEWELLERY


96/97

MONTRA ABRIL 2019


BAUMATIC

Funções. Horas, minutos, segundos, data Caixa. Aço polido Mostrador. Branco, com acabamento tipo porcelana Bracelete. Pele azul de crocodilo, intercambiável Movimento. BM12-1975A Preço. € 2600

Referência. M0A10398

BAUMATIC Funções. Horas, minutos, segundos, data Caixa. Aço polido Mostrador. Preto com acabamento tipo porcelana Bracelete. Pele preta de crocodilo, intercambiável Movimento. BM12-1975A Preço. € 2600

Referência. M0A10399

BAUMATIC Funções. Horas, minutos, segundos, data Caixa. Aço polido Mostrador. Branco com acabamdento tipo porcelana Bracelete. Metal Movimento. BM12-1975A Preço. € 2750

Referência. M0A10400

BAUMATIC Funções. Horas, minutos, segundos, data Caixa. Aço polido Mostrador. Branco com acabamdento tipo porcelana Bracelete. Pele castanha de crocodilo, intercambiável Movimento. BM12-1975A Preço. € 3300

Referência. M0A10401


98/99

LINHAS DEPURADAS

calibre de manufactura UM RELÓGIO AUTOMÁTICO, CRONÓMETRO CERTIFICADO, A UM PREÇO MUITO COMPETITIVO.

na sua história, a Baume & Mercier apresenta um calibre próprio, cronómetro certificado COSC, com escape e espiral de silício e 5 dias de autonomia. Este calibre automático equipa o novo Clifton BaumaticTM, que tem um PVP muito competitivo para um relógio com estas características. A linha Clifton foi lançada em 2012 e tem crescido na colecção da marca, apresentando complicações relojoeiras clássicas. Mas acrescenta agora ainda mais valor ao lançar o seu próprio calibre num Clifton, o BaumaticTM BM12-1975ª, desenvolvido no centro de produção de ValFleurier e com a colaboração da equipa Microcity, ambas empresas do Richemont Group, a que a marca pertence. Devido ao órgão regulador ser de silício, o Clifton BaumaticTM é mais resistente a campos magnéticos até 1.500 Gauss, o do bro do que é normal. Apresentado uma caixa de 40 mm, de aço polido e acetinado, o Clifton BaumaticTM 5 Days / Chronometer tem um mostrador lacado, dando-lhe um efeito de porcelana, Tem horas, minutos e segundos ao centro e janela das horas às 3. Com vidro de safira na frente e no verso da caixa, o novo calibre pode ser admirado. O bracelete tem sistema intercambiável. PELA PRIMEIRA VEZ

(Saiba mais aqui)

Baume & Mercier ABRIL 2019

BAUMATIC COSC Referência. M0A10436 Preço. € 2800


FIFTY FATHOMS BATHYSCAPHE GRANDE DATA

Funções. Horas, minutos, segundos e grande data às 6h Caixa. Titânio com diâmetro de 45 mm Mostrador. Preto Bracelete. Tecido Movimento. Calibre 1315 automático Preço. € 16 780

Referência. 5050-12B30-B52A

FIFTY FATHOMS OCEAN COMMITMENT III Funções. Horas, minutos, segundos e data entre as 4h e as 5h Caixa. Aço com diâmetro de 40 mm Mostrador. Azul Bracelete. NATO Movimento. Calibre 1151 automático Preço. € 16 370

Referência. 5008-11B40-NAOA (Edição limitada a 250 peças)

FIFTY FATHOMS BATHYSCAPHE

Funções. Horas, minutos, segundos e data entre as 4h e as 5h Caixa. Cerâmica com diâmetro de 43 mm Mostrador. Preto Bracelete. Tecido Movimento. Calibre 1315 Automático Preço. € 12 280

Referência. 5000-0130-B52A

FIFTY FATHOMS BATHYSCAPHE 70'S Funções. Dia e data às 3h Caixa. Aço com diâmetro de 43 mm Mostrador. Cinzento Bracelete. Barenia Movimento. Calibre 1315DD Automático Preço. € 12 180

Referência. 5052-1110-63A (Edição limitada a 500 peças)


100/101

Blancpain REI DOS OCEANOS

os primeiros relógios modernos de mergulho FIFTY FATHOMS (91,44 METROS) FOI A INDICAÇÃO ORIGINAL, USADA EM 1953,PARA OS RELÓGIOS DE MERGULHO BLANCPAIN.

Fifty Fathoms da Blancpain alberga os relógios desportivos mais resistentes entre todas as linhas da manufatura suíça. O explorador francês Jacques Cousteau usou um Blancpain Fifty Fathoms no seu famoso e premiado documentário “Mundo do Silêncio” e uma série denominada Fifty Fathoms Aqua Lung foi produzida e vendida conjuntamente com o equipamento de mergulho Cousteau Aqua Lung. Este Bathyscaphe Calendário Completo tem indicação de dia da semana e mês por janela, de data por ponteiro, além de fases da Lua. A luneta unidirecional tem inserções de cerâmica e de Liquidmetal®. A caixa é de aço escovado e acetinado, com 43 mm de diâmetro. Tem vidro de safira na frente e no verso e é estanque até 300 metros. O mostrador tem cor cinzenta meteoro e vem com bracelete de tecido ultrarresistente à água do mar. A COLEÇÃO

(Saiba mais aqui)

ABRIL 2019

FIFTY FATHOMS CALENDÁRIO COMPLETO REF.

5054-1110-B52A


LA MARINE DATA Funções. Horas, minutos, segundos e data às 3h Caixa. Titânio com diâmetro de 40 mm Mostrador. Cinzento Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 777A automático Preço. € 17 300

Referência. 5517TIG29ZU

LA MARINE CRONÓGRAFO Funções. Cronógrafo e janela de data entre as 4h e as 5h Caixa. Ouro rosa de 18k com diâmetro de 42 mm Mostrador. Prateado Bracelete. Caoutchouc Movimento. Calibre 582QA automático Preço. € 33 800

Referência. 5527BR125WV

LA MARINE ALARME MUSICALE Funções.Horas, minutos, segundos, indicador de alarme e indicador de reserva de marcha Caixa. Ouro rosa de 18k com diâmetro de 40 mm Mostrador. Prateado Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 519F/1 automático Preço. € 39 900

Referência. 5547BR129ZU

LA MARINE EQUAÇÃO DO TEMPO

Funções. Equação do tempo, calendário perpétuo e turbilhão Caixa. Platina com diâmetro de 44 mm Mostrador. Azul Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 581DPE automático Preço. € 229 900

Referência. 5887PTY29WV


102/103

CRONÓGRAFO DESPORTIVO

tradição marítima A NOVA GERAÇÃO DE MODELOS MARINE.

Marine possuem todas as qualidades excecionais idealizadas por Abraham-Louis Breguet enquanto fabricante de cronómetros para a Marinha Francesa. A linha Marine da Breguet baseia-se na tradição da manufatura e nos seus valores, interpretados de forma contemporânea, dando aos modelos um aspeto desportivo. Na foto, o Marine 5527, cronógrafo automático, tem um calibre da manufatura, com 48 horas de autonomia. Tem espiral e escape de silício. A caixa, de 42 mm, tem as laterais decoradas com o caraterístico padrão Breguet. Fundo de safira na frente e no verso. Esta é uma versão de ouro branco, mas há com caixa de titânio ou ouro rosa. O bracelete pode ser de pele de crocodilo ou caoutchouc. (Saiba mais aqui)

OS RELÓGIOS

MARINE CRONÓGRAFO REF. 5527BBY25WV

Breguet ABRIL 2019


NAVITIMER 8 CHRONOGRAPH 43

Funções. Horas, minutos, data e cronógrafo 1/4 segundo Caixa. Aço Mostrador. Azul Bracelete. Aço Professional III Movimento. Mecânico, automático Preço. € 5300

Referência. A13314101C1A1

NAVITIMER 8 AUTOMATIC 41 Funções. Horas, minutos, data Caixa. Aço Mostrador. Preto Bracelete. Pele preta com fecho de fivela Movimento. Mecânico, automático Preço. € 3600

Referência. A17314101B1X1

SUPEROCEAN HERITAGE II B20 AUTOMATIC 44 Funções. Horas, minutos, data Caixa. Aço com bisel de cerâmica e ouro Mostrador. Preto Bracelete. Borracha Navitimer com fecho de báscula Movimento. Mecânico, automático Preço. € 5570

Referência. UB2030121B1S1

NAVITIMER 1 AUTOMATIC 38

Funções. Horas, minutos, data Caixa. Aço Mostrador. Azul Bracelete. Pele crocodilo azul com fecho de fivela Movimento. Mecânico, automático Preço. € 3920

Referência. A17325211C1P1


104/105

Breitling TRADIÇÃO AERONÁUTICA

ABRIL 2019

donos do cockpit A BREITLING, DESDE SEMPRE FAMOSA PELOS SEUS CRONÓGRAFOS E PELOS LAÇOS FORTES À AVIAÇÃO, TEM NA NOVA COLECÇÃO NAVITIMER 8 A PRIMEIRA ASSINATURA DA EQUIPA LIDERADA POR GEORGES KERN.

foi buscar Guy Bove (ex-IWC, ex-Chopard) para Director Criativo. Bove inspirou-se no departamento criado em 1938 por Willy Breitling, o Huit Aviation Department, para a produção de relógios de cockpit e de pulso. O nome "huit", oito em francês, aludia à autonomia para 8 dias dos relógios para os painéis de instrumentos dos aviões da altura. Nasce, assim, a nova linha de aviação – a Navitimer 8. Já com um novo logótipo – as asas desaparecem. Todos os relógios têm bisel rotativo e são estanques até 100 metros. Todos eles são cronómetros COSC, mantendo assim a tradição de produção a 100 por cento com essa certiticação. A família Navitimer 8 apresenta cinco modelos distintos que são dignos herdeiros da tradição de aviação mais rica da relojoaria, aproveitando fortemente o DNA de design da Breitling e as características técnicas dos primeiros relógios de bordo e relógios de pulso para pilotos, bem como o compromisso do Huit Aviation Department com a qualidade. Os novos relógios ressuscitam alguns dos valores de design dos relógios de bordo do Huit Aviation Department – especialmente em termos de mostra dores e biséis –, além do relógio icónico para pilotos da Breitling, Referência 768, com o bisel rotativo e o ponteiro triangular distintivo que o tornou um favorito entre os pilotos. Igualmente importantes eram os ponteiros luminosos em mostradores pretos, uma combinação que ofereceu facilidade de leitura em todas as condições de iluminação e que também contribuiu para o património aeronáutico da Breitling. O CEO DA BREITLING

(Saiba mais aqui)

NAVITIMER 8 B01 CHRONOGRAPH 43 REF. AB0117131B1P1

| PREÇO. € 7000


PENDENTE LISBON COLLECTION Ouro rosa e cerâmica fina branca Referência. LX03PD03W Preço. € 600

ANEL DE NOIVADO Ouro branco e diamantes Referência. ER07R02

ANEL LEAF COLLECTION Ouro rosa, diamantes e cerâmica fina branca Referência. LF07R03P-W Preço. € 990

PENDENTE LEAF COLLECTION Ouro amarelo e diamantes Referência. LF06PD01P Preço. € 2500

ANEL LEAF COLLECTION Ouro amarelo e diamantes Referência. LF06R01P Preço. € 455 ANEL DE NOIVADO Ouro branco e diamantes Referência. ER05R02

ANEL DE NOIVADO Ouro branco e diamantes Referência. ER02R02-S

CARLTON É UMA VISÃO EXCLUSIVA DO EXTRAORDINÁRIO E MARAVILHOSO MUNDO DA JOALHARIA.


106/107

Carlton Jewellery

LUXO PARA O QUOTIDIANO

inspiração portuguesa

ABRIL 2019

A CARLTON JEWELLERY, marca portuguesa de joalharia, usa apenas metais

nobres em anéis, brincos, colares e pulseiras. Coleções “Lisbon” (em peças inspiradas na cena urbana) ou “Leaf” (em peças inspiradas na natureza) destacam-se. “A celebração do luxo no dia-a-dia, com peças de ouro e ouro com diamantes, é o que está na origem da Carlton Jewellery”, refere Carlos Góis, o jovem empresário fundador da marca. “Quando o luxo encontra a realidade” é o lema da Carlton Jewellery. Usando ouro 18k e diamantes e pedras preciosas de qualidade superior, os artesãos da Carlton Jewellery “combinam técnicas clássicas e contemporâneas para conseguir um resultado final surpreendente em ouro amarelo, ouro branco e ouro rosa”, diz Carlos Góis. Delicados desenhos ganham forma através de joias de alta qualidade, capturando um universo feminino, minucioso e requintado, onde o luxo foi redefinido para satisfazer as exigências do mundo atual. Inspirada pela poesia da natureza e pelas linhas arquitetónicas da linguagem artística urbana internacio nal, a marca explora curvas e formas através de peças únicas e intemporais, plenas de caráter e atitude vibrante. Carlton Jewellery assumese como arte concetual: um símbolo para estilos de vida singulares, numa nova abordagem ao requinte do luxo, concebido para gente (Saiba mais aqui) apaixonada pelas suas criações.

ANEL LISBON COLLECTION Ouro rosa e cerâmica fina negra Referência. LX02R03B Preço. € 1375

ANEL LISBON COLLECTION Ouro rosa e cerâmica fina branca Referência. LX02R03W Preço. € 1375

PENDENTE LISBON COLLECTION Ouro rosa e cerâmica fina negra Referência. LX03PD03B Preço. € 600

ANEL LISBON COLLECTION Ouro rosa e cerâmica fina branca Referência. LX01R03W Preço. € 925

ANEL LISBON COLLECTION Ouro rosa e cerâmica fina negra Referência. LX01R03B Preço. € 925

ANEL LISBON COLLECTION Ouro amarelo e cerâmica fina vermelha Referência. LX01R01R Preço. € 925


SANTOS DE CARTIER

Funções. Horas, minutos e segundos ao centro, data Caixa. Ouro amarelo Mostrador. 39,8 mm Bracelete. Ouro amarelo, com sistema “SmartLink” para ajuste de tamanho. Pulseira adicional de pele de aligátor. Ambas com sistema de mudança “QuickSwitch” Movimento. Calibre 1847 MC Preço. € 36 300

Referência. WGSA0009

SANTOS DE CARTIER Funções. Horas, minutos e segundos ao centro, data Caixa. Ouro rosa Mostrador. 39,8 mm Bracelete. Dois braceletes, de pele de aligátor e pele de borrego, com sistema intercambiável “QuickSwitch” Movimento. Calibre 1847 MC Preço. € 20 300

Referência. WGSA0011

SANTOS DE CARTIER

Funções. Horas, minutos e segundos ao centro Caixa. Ouro amarelo e aço Mostrador. 35,1 mm Bracelete. Aço, com sistema "SmartLink" para ajuste. Bracelete adicional de pele de bezerro. Com sistema intercambiável “QuickSwitch” Movimento. Calibre 1847 MC Preço. € 9000

Referência. W2SA0007

SANTOS DE CARTIER

Funções. Horas, minutos e segundos ao centro Caixa. Aço Mostrador. 35,1 mm Bracelete. Aço, com sistema "SmartLink" para ajuste. Bracelete adicional de pele de bezerro. Com sistema intercambiável “QuickSwitch” Movimento. Calibre 1847 MC Preço. € 6150

Referência. WSSA0010


108/109

Cartier PIONEIRO DA AVIAÇÃO

leve como o ar ESTAMOS EM 1904. LOUIS CARTIER RESPONDE AO PEDIDO DO AMIGO E PIONEIRO DA AVIAÇÃO, O BRASILEIRO SANTOS DUMONT – UM RELÓGIO QUE ESTE POSSA LER EM PLENO VOO, EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA.

um dos primeiros relógios de pulso masculinos da história. Fruto da amizade entre dois cavalheiros elegantes e inovadores. Os seus mostradores de ângulos arredondados, com os célebres parafusos aparentes na luneta, ajudam à criação de um ícone, que será objeto de muitas interpretações. Uma das mais recentes é de um design mar cante, tão leve como o ar. Estamos perante o Santos Esqueleto, na versão de caixa grande. Equipado com um calibre de carga manual, de manufatura (9619 MC), tem caixa de 39,8 mm, de ouro rosa. Vidro de safira na frente e no verso ajudam à leveza estética da peça, pois o calibre é esqueletizado, com as pontes em forma de numeração romana. É estanque até aprox. 100 metros.

ASSIM NASCEU

(Saiba mais aqui)

SANTOS ESQUELETO, MODELO GRANDE Função. Horas, minutos, pontes esqueletizadas em forma de numeração romana Caixa. Ouro rosa Mostrador. 39,8 mm Movimento. Calibre 9619 MC Preço. € 51 500 Referência. WHSA0010

ABRIL 2019


DS PH 200M POWERMATIC 80

Funções. Horas, minutos, segundos, data às 3h, reserva de marcha de 80h, conceito original Double Security Caixa. Aço inoxidável polido com diâmetro de 42,8 mm, luneta rotativa com escala de tempo Mostrador. Preto lacado Bracelete. Dois braceletes substituíveis: NATO preto e cinzento, e pele castanha Movimento. Calibre 80.111 Powermatic automático Preço. € 695

Referência. C036.407.16.050.00

DS ACTION LADY Funções. Horas, minutos, segundos, data às 6h, cronómetro quartzo com certificado COSC, conceito original Double Security Caixa. Aço inoxidável com diâmetro de 34,3 mm Mostrador. Branco Bracelete. Borracha branca Movimento. Calibre F04.411 Precidrive quartzo Preço. € 490

Referência. C032.251.17.011.00

DS ACTION GMT POWERMATIC 80 Funções. Horas, minutos, segundos, data às 3h, GMT, reserva de marcha de 80h, conceito original Double Security Caixa. Aço inoxidávelcom diâmetro de 43 mm Mostrador. Preto Bracelete. Aço inoxidável Movimento. Calibre 80.661 GMT Powermatic automático Preço. € 970

Referência. C032.429.11.051.00

DS PODIUM BIG SIZE Funções. Horas, minutos, segundos, data às 6h, cronógrafo, taquímtetro, indicador de fim de vida de pilha Caixa. Aço inoxidável com tratamento PVD com diâmetro de 44 mm Mostrador. Preto jato de areia Bracelete. Pele castanha Movimento. Calibre 251.264 Precidrive quartzo Preço. € 870

Referência. C001.647.36.057.00


110/111

Certina HERANÇA HISTÓRICA

vintage de mergulho O CERTINA DS PH200M É HERDEIRO DE UMA LONGA HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DE RELÓGIOS DE MERGULHO RESISTENTES E FIÁVEIS. A CERTINA, ao longo da sua história, tem feito modelos de mergulho que se tornaram autênticas lendas. A marca foi escolhida para estar no pulso dos mergulhadores da Marinha norteamericana durante o projeto SEALAB II, foi selecionada pela NASA e pelo Departamento do Interior dos Estados Unidos para equipar o programa Tektite II, foi a preferida dos mergulhadores da Marinha australiana. O DS PH200M é uma reedição de um modelo Certina de 1967. A versão atual é quase cem por cento fiel ao original. Estão presentes os ponteiros tipo espada, as linhas em cruz no mostrador, a luneta larga, com inserções de alumínio. O mostrador é protegido por hesalite, um vidro acrílico muito usado nos anos 1960. A caixa de aço, de 42,8 mm, usa o sistema DS, “Double Security”, que fixa o vidro de maneira a não explodir em caso de aparecimento de hélio. É estanque até 200 metros. Na verdade, o nome (Saiba mais aqui) PH200M deriva do termo “Pression Hydrostatique 200 mètres”.

ABRIL 2019


HISTORIADOR VUELO HORAS DEL MUNDO Funções. GMT, Horas do Mundo Caixa. Aço, 42mm Mostrador. Esqueletizado azul Bracelete. Alcântara Movimento. Automático Preço. € 5080 Referência. 3202.1B

HISTORIADOR CRONÓGRAFO Funções. Cronógrafo Caixa. Aço, 42 mm Mostrador. Cor de marfim Bracelete. Crocodilo da Lousiana Movimento. Automático Preço. € 4220

Referência. 3142.1I

HISTORIADOR TRADICIÓN Funções. Horas e data Caixa. Aço, 40 mm Mostrador. Decoração grão de cevada Bracelete. Crocodilo da Lousiana Movimento. Automático Preço. € 3780

Referência. 3195.1I

HISTORIADOR 135º ANIVERSARIO Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Ouro, 40 mm Mostrador. Preto Bracelete. Crocodilo da Lousiana Movimento. Manual Preço. € 14 820

Referência. 3130 9135


112/113

CURTIR O TEMPO LENTO

relógios e charutos

Cuervo y Sobrinos ABRIL 2019

A CUERVO Y SOBRINOS TEM A SUA RAIZ HISTÓRIA EM CUBA, MAIS PROPRIAMENTE EM HAVANA, ONDE FOI FUNDADA EM 1882. HOJE COM PRODUÇÃO A 100 POR CENTO SWISS MADE, ORGULHA-SE DA SUA HERANÇA LATINA.

TODOS OS MODELOS CUERVO Y SOBRINOS SE PRESENTAM NUM ELEGANTE ESTOJO DE MADEIRA, QUE SE CONVERTE NUM LUXUOSO HUMIDOR PARA CHARUTOS.

OS RELÓGIOS CUERVO Y SOBRINOS têm linhas com nomes como Historiador, Espléndidos, Prominente, Robusto ou Torpedo, evocando o mundo dos charutos. A sua estética de cores quentes respira o ambiente descontraído e animado caribenho. Todos os modelos Cuervo y Sobrinos se presentam num elegante estojo de madeira, que se converte num luxuoso humidor para charutos, criado em exclusivo para a marca, e elaborado por artesãos especializados, respeitando a tradição. O estojo está construído inteiramente em madeira, o que permite uma perfeita conservação do tabaco e, ao mesmo tempo, enriquece o aroma do puro, graças à sua especial fragância. Todos os componentes estão banhados a ouro e não se usam colas, para evitar que o sabor e o perfume dos charutos sejam adulterados. Fumar um habano é um autêntico ritual, uma cerimónia que requer tranquilidade, adaptando-se na perfeição ao conceito de “Tempo Lento”, filosofia da Cuervo y Sobrinos. Um bom puro, como um relógio de tradição, requer estar guardado com o máximo de (Saiba mais aqui) cuidado e ser desfrutado com sumo prazer.


ELIXA FINESSE

Funções. Horas e minutos Caixa. Aço dourado, 32,5 mm Mostrador. Aço azulado, madrepérola e cristais Bracelete. Pele Movimento. VX50 Preço. € 169

Referência. E129-L539

ELIXA BEAUTY Funções. Horas e minutos Caixa. Aço dourado, 40 mm Mostrador. Aço cor-de-rosa e cristais Bracelete. Aço dourado Movimento. Miyota 2025 Preço. € 149

Referência. E106-L426

ELIXA FINESSE

Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Aço dourado, 38 mm Mostrador. Aço azulado, madrepérola e cristais Bracelete. Pele Movimento. Miyota 2035 Preço. € 169

Referência. E117-L477

ELIXA BEAUTY

Funções. Horas e minutos Caixa. Aço dourado, 36 mm Mostrador. Aço cor-de-rosa Bracelete. Aço Movimento. S.Epson VX50 Preço. € 159

Referência. E122-L499


114/115

Elixa ELIXA

acessórios exclusivos A ELIXA É UM GENUÍNO MANIFESTO DE MODA E DE AUTÊNTICO CULTO ORGÂNICO.

mistura o design moderno e as tendências de moda mais recentes para criar peças a serem usadas por mulheres audaciosas e livres, para quem o acessório não passa despercebido e sai da regra. A marca torna tudo isto realidade, não apenas em relógios, mas também em joias. Por um lado, seguem as tendências do momento; por outro, os criadores da Elixa prestam homenagem à feminilidade – colorida, diversa e intrigante. Daí as quatro coleções, cada uma refletindo uma faceta dessa feminilidade. Todos os relógios Elixa estão equipados com calibres de quartzo japoneses ou suíços. Pormenores como plaqueado a ouro, pulseiras de aço, pele ou cetim de alta qualidade dão um valor apercebido alto às peças. Com uma vasta gama de modelos, a Elixa oferece escolhas múltiplas, em quatro linhas – Finesse, Beauty, Enjoy e Cerâmica, a preços razoáveis, sempre privilegiando design e atenção ao mínimo pormenor. (Saiba mais aqui) A ELIXA

ABRIL 2019


ELIXA CERÂMICA

Funções. Horas e minutos Caixa. Aço e cerâmica, 32,5 mm Mostrador. Cerâmica e aço escurecido, com cristais Bracelete. Aço Movimento. VX50 Preço. € 139

Referência. E101-L396

ELIXA BEAUTY Funções. Horas e minutos Caixa. Aço dourado, 32 mm Mostrador. Aço dourado, com cristais Bracelete. Aço dourado Movimento. Miyota 1L26 Preço. € 159

Referência. E121-L495

ELIXA BEAUTY

Funções. Horas e minutos Caixa. Aço dourado, 40 mm Mostrador. Madrepérola Bracelete. Aço dourado Movimento. Ronda 762 Preço. € 269

Referência. E132-L561

ELIXA FINESSE

Funções. Horas e minutos Caixa. Aço dourado, 36 mm Mostrador. Aço dourado Bracelete. Aço dourado Movimento. Ronda 762 Preço. € 169

Referência. E126-L520


116/117

ELIXA FINESSE

Funções. Horas e minutos Caixa. Aço, 38 mm Mostrador. Aço avermelhado Bracelete. Pele Movimento. Miyota 1L22 Preço. € 169

Referência. E096-L368-K1

ELIXA BEAUTY Funções. Horas e minutos Caixa. Aço, 36 mm Mostrador. Aço escurecido Bracelete. Aço Movimento. VX50 Preço. € 119

Referência. E127-L525

ELIXA FINESSE

Funções. Horas e minutos Caixa. Aço dourado, 38 mm Mostrador. Pérola Bracelete. Pele Movimento. 1L22 Preço. € 119

Referência. E069-L238

ELIXA FINESSE

Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Aço dourado, 34 mm Mostrador. Aço dourado, madrepérola e cristais Bracelete. Pele Movimento. Miyota 2036 Preço. € 169

Referência. E128-L536


RAIDER BIVOUAC 9000

Funções. Horas, minutos, pequenos segundos. Ponteiro central vermelho altitude 3000 metros por rotação. Submostrador vermelho altitude 9000 metros e pressão do ar em hPa. Reserva de marcha 65h. Data. Caixa. Titânio, 48 mm, vidro safira antirreflexo, bisel unidirecional alumínio, coroa de rosca, resistente à água 30m Mostrador. Cinza pedra c/ índices luminosos, horas e minutos Bracelete. Pele antílope Movimento. FL311 enrolado à mão, baseado no calibre EMC 3903M Preço. € 7900

Referência. 00.10105.06.45.45

RAIDER HARPOON Funções. Horas (disco) minutos e segundos (centro). Válvula de hélio Caixa. Aço, 46 mm, vidro safira antirreflexo, bisel unidirecional alumínio (preto/laranja), coroas de rosca, resistente à água 500m Mostrador. Preto c/ índices luminosos no indicador de horas e ponteiros Bracelete. Cauchu, comprim. 180 mm / 113 mm Movimento. Automático FL301, com base no calibre SWS200 de Sellita; mecanismo patenteado para exibição de horas Preço. € 4750

Referência. 00.10101.08.13.31

RAIDER DEEP BLUE

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço PVD, 41 mm ou 44 mm, vidro safira antirreflexo, bisel unidirecional alumínio (preto/laranja), coroa de rosca, resistente à água 300m Mostrador. Preto c/ índices luminosos, horas e minutos Bracelete. Pele antílope Movimento. Automático Sellita SW200 Preço. € 2850

Referência. 00.10106.09.13.44 (41mm) / 00.10102.09.13.44 (44mm)

RAIDER SEA SKY

Funções. Horas, minutos, pequenos segundos cronógrafo e data Caixa. Aço, 44 mm, vidro safira antirreflexo, bisel unidirecional alumínio (azul), coroa de rosca, resistente à água 200m Mostrador. Azul e branco c/ índices luminosos, horas e minutos Bracelete. Aço, fecho dobrável com suporte de segurança Movimento. Automático ETA Valjoux 7753 Preço. € 5050

Referência. 00.10103.08.52.20


118/119

Favre-Leuba REGRESSO DA LENDA

ABRIL 2019

empurrar os limites da relojoaria O “REGRESSO DA LENDA” COM 281 ANOS (2.ª MARCA SUÍÇA MAIS ANTIGA DO MUNDO) ESTÁ A CHEGAR A PORTUGAL PELA MÃO DA LIKETIME.

em 1737 com uma pequena oficina de relojoaria em Le Locle é agora um ícone no mundo da medição de tempo. Coragem, autenticidade e engenhosidade – valores de sempre que foram e permanecem no coração da marca Favre-Leuba. Este ano na Baselworld, a Favre-Leuba apresentou o Raider Bathy 120 MemoDepth. 2018 marca o 50.º aniversário do modelo original, o primeiro relógio de pulso com um ponteiro central que possibilitou medir a profundidade com precisão. Claramente inspirado pelo modelo que media até 160 pés (+/- 50 metros), o novo Bathy leva as coisas ao próximo nível com um design voltado para o futuro mas (Saiba mais aqui) com referência ao passado.

O QUE COMEÇOU

RAIDER BATHY 120 MEMODEPTH

Titânio 48 mm, corda manual, vidro safira, movimento FL321 enrolado à mão, baseado no calibre EMC 3903M,reserva de marcha 65h, resistência à água 200m. Preço. € 8900 ...

A perfuração no fundo de caixa permite que a água entre para uma câmara, o que faz que uma membrana de cobre se comprima à medida que a pressão aumenta. Um sensor de contacto mecânico “lê” essa compressão e o ponteiro do medidor de profundidade exibe-a até aos 120 metros.


RAIDER SEA KING

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço, 41 mm, vidro safira antirreflexo, coroa de rosca, resistente à água 300m Mostrador. Azul c/ índices luminosos, horas e minutos Bracelete. Pele antílope / aço Movimento. Automático ETA 2824-2 Preço. € 1850 (pele), € 2050 (aço)

Referência. 00.10107.08.51.46 / 00.10107.08.51.20

RAIDER SEA BIRD Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço 34 mm / 37 mm, vidro safira antirreflexo, resistente à água 100m Mostrador. Branco estrelar c/ índices luninosos,horas e minutos Bracelete. Aço c/ fecho borboleta Movimento. Quartzo ETA F05.411 (34 mm), automático ETA 2824-2 (37 mm) Preço. € 1500 (quartzo), € 2050 (automático)

Referência. 00.10111.08.21.20 / 00.10110.08.21.20

SKY CHIEF DATE

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço 43 mm c/ bisel em ouro rosa, vidro safira antirreflexo, coroa de rosca, resistente à água 100m Mostrador. Antracite c/ índices luminosos, horas e minutos Bracelete. Pele antílope Movimento. Automático ETA 2824 Preço. € 4250

Referência. 00.10201.05.31.44

SKY CHIEF CHRONOGRAPH

Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo 30m, data Caixa. Aço 43 mm, vidro safira antirreflexo, resistente à água 100m Mostrador. Preto c/ índices luminosos, horas e minutos Bracelete. Pele antílope Movimento. Automático ETA Valjoux 7753 Preço. € 3600

Referência. 00.10202.08.11.41


FLYBACK CHRONOGRAPH MANUFACTURE Funções. Horas, minutios, segundos, crionógrafo flyback, data por ponteiro Caixa. Aço polido, 42 mm Mostrador. Azul Bracelete. Pele azul de crocodilo Movimento. FC-760, automático, cronógrafo com data e flyback Preço. € 3990

Referência. FC-760N4H6

SLIMLINE MOONPHASE MANUFACTURE Funções. Horas, minutos, data, fases de lua Caixa. Aço polido Mostrador. Azul Bracelete. Pele azul de crocodilo Movimento. Automático, da manufactura Preço. € 2890

Referência. FC-705NR4S6

CLASSIC WORLDTIMER Funções. Horas, minutos, segundos, data, horas do mundo Caixa. 42 mm, aço polido Mostrador. Verde Bracelete. Pele verde de crocodilo Movimento. Automático, da manufatura Preço. € 3590

Referência. FC-718GRWM4H6

HEALEY CHRONOGRAPH AUTOMATIC Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo Caixa. 42 mm, aço polido Mostrador. Verde Bracelete. Pele verde Movimento. FC-397 cronógrafo automático Preço. € 2690

Referência. FC-397HSG5B6


122/123

Frederique Constant ABRIL 2019

LIGAÇÕES INÉDITAS

geração híbrida CAIXA DE 42 MM, DE AÇO OU AÇO REVESTIDO A OURO ROSA, COM FUNDO À VISTA. A EDIÇÃO DE AÇO COM MOSTRADOR CINZENTO ESCURO É LIMITADA A 888 EXEMPLARES.

na história, juntam-se num mesmo relógio um calibre mecânico automático clássico e um calibre electrónico. Esse movimento híbrido dá horas, minutos, segundos e data por meios unicamente mecânicos; monitoriza, armazena na nuvem e mostra no relógio ou no telemóvel dados sobre actividade, sono ou programa de treino de quem o usar; monitoriza electronicamente o comportamento do calibre mecânico, registando o seu isocronismo. Três tipos de tarefas, daí o "3.0" no nome do Hybrid Manufacture 3.0 . Calibre desenvolvido e patenteado pela manufactura genebrina. A parte mecânica desse calibre é automática, com data e ajuste através da coroa, como um relógio mecânico normal. Tem autonomia de 42 horas. A parte electrónica, com bateria recarregável, é a que permite a conexão com o exterior, via Bluetooth, e as funções inte ligentes (medição de actividade e sono, de frequência, amplitude e desvio de isocronismo do calibre mecânico). Entre as duas partes, um escudo anti-magnético, protector do órgão regulador mecânico. A ligação entre o relógio e a aplicação Hybrid App ocorre através do botão colocado no lado esquerdo da caixa, com tecnologia Bluetooth. As funções inteligentes podem ser vis(Saiba mais aqui) tas no submostrador colocado às 12 horas ou no ecrã do smartphone.

PELA PRIMEIRA VEZ

A LIGAÇÃO ENTRE O RELÓGIO E A APLICAÇÃO HYBRID APP OCORRE ATRAVÉS DO BOTÃO COLOCADO NO LADO ESQUERDO DA CAIXA, COM TECNOLOGIA BLUETOOTH


RUNABOUT Funções. Horas, minutos, segundos, data Caixa. 42 mm, aço polido Mostrador. Azul, com decoração guilloché Bracelete. Cabedal azul Movimento. FC-303 Preço. € 1490

Referência. FC-303RMN5B6

LADY AUTOMATIC Funções. Horas, minutos, segundos, data Caixa. 36 mm, aço plaqueado de ouro rosa Mostrador. Cinzento-claro, com decoração raios de sol e 8 diamantes Bracelete. Pele cinzenta de crocodilo Movimento. FC-303 Automático Preço. € 1890

Referência. FC-303LGD3B4

HOROLOGICAL SMARTWATCH DE SENHORA Funções. Acerto automáticvo da hora em qualquer parte do mundo. Monitor de ciclos de sono. Treino dinâmico. Alarme. Dados armazenasos na Nuvem. Recebe notificação de chamadas e mensagens. Caixa. 34 mm, aço polido Mostrador. Prateado, com decoração de madrepérola Bracelete. Aço, com segmentios centeais de ouro rosa Movimento. Quartzo Preço. € 1190

Referência. FC-281WH3ER2B

HOROLOGICAL SMARTWATCH

Funções. Conetado, com horas, minutos, notificações de chamadas e mensagens, cronógrafo Caixa. 42 mm, aço polido Mostrador. Acerto automático da hora em qualquer parte do mundo. Monitor de ciclos de sono. Plano de treinos. Alarme. Dados guardados na Nuvem Bracelete. Tipo NATO Movimento. Quartzo Preço. € 1050

Referência. FC-282ABS5B6


KHAKI PILOT DAY DATE AUTO

Funções. Horas, minutos, segundos, data às 6h dia da semana às 12h Caixa. Aço inoxidável revestido a PVC castanho com diâmetro de 42 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele castanha com logótipo a selo quente Movimento. Calibre H-40 automático com 80h de reserva de marcha Preço. € 915

Referência. H64605531

JAZZMASTER GMT Funções. Horas, minutos, segundos, data às 6h, 2.º fuso horário com indicação de cidade Caixa. Aço inoxidável com diâmetro de 42 mm Mostrador. Motivo mapa-mundo Bracelete. Pele de crocodilo castanha Movimento. Calibre 2893-2 automático com 42h de reserva de marcha Preço. € 1150

Referência. H32605581

KHAKI X-WIND AUTO CHRONO Funções. Horas, minutos, segundos, data e dia da semana às 9h, cronógrafo e calculador de ângulos de derivação. Primeiro cronógrafo da Hamilton com espiral de silício. Cronómetro COSC Caixa. Aço inoxidável com diâmetro de 45 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele castanha Movimento. Calibre H-21-Si automático com 60h de reserva de marcha Preço. € 2285

Referência. H77796535 (Edição limitada)

KHAKI FIELD MECHANICAL Funções. Horas, minutos, segundos Caixa. Aço inoxidável com diâmetro de 38 mm Mostrador. Preto Bracelete. NATO verde com apontamentos em pele castanha Movimento. Calibre 2801-2 Mecânico de corda manual com 42h de reserva de marcha Preço. € 425

Referência. H69429931


126/127

Hamilton FORNECEDORES DO EXÉRCITO

ABRIL 2019

relógios de combate da Hamilton é um claro regresso à longa história da marca no fornecimento de relógios às Forças Armadas. São modelos que vão dos três ponteiros aos cronógrafos, com calibres automáticos ou de quartzo, e caixas de aço de vários tamanhos. Com braceletes tipo NATO e com a evocativa cor verde-azeitona. Pioneiro, prático, preciso – é esta a combinação triangular única de um relógio Hamilton – com precisão suíça e estilo americano. A relação da marca aos caminhos-de-ferro, com os seus fiáveis relógios de bolso, é bem conhecida. A presença da Hamilton em centenas de filmes também é famosa. O ter estado ao lado dos pioneiros da aviação, com O KHAKI FIELD

relógios de pulso e de cockpit também enrquece a sua longa história, iniciada em 1892, em Lancaster, Pensilvânia. Mas a ligação dos relógios Hamilton ao setor militar é mesmo a mais longa – desde 1914, quando se tornou fornecedora das tropas norte- -americanas, que desembarcaram em terreno europeu, três anos depois, em plena Primeira Guerra Mundial, com relógios Hamilton no pulso. Na Segunda Guerra Mundial, a Hamilton voltou a ser escolhida para equipar os soldados norte-americanos. E, em 1942, chegou mesmo a deixar de produzir relógios para civis durante um período, em que se dedicou a fazê-lo unicamente (Saiba mais aqui) para as Forças Armadas.

a linha khaki field é constituída por relógios de inspiração militar, remontando a peças dos anos 1940. rudes na construção, elegantes no design.


SLIM D´HERMÈS GM MANUFACTURE

Funções. Horas, minutos, pequenos segundos Caixa. Aço, 39,5 mm Mostrador. Azul Bracelete. Pele de aligator azul indigo mate Movimento. Ultra-Fino Hermès Manufacture H1950 Preço. €5650

Referência. CA2,810,630/MM76

CAPE COD PM Funções. Horas e minutos Caixa. Aço, 23 x 23 mm Mostrador. Rodiado Bracelete. Milanesa em aço Movimento. Quartzo Preço. € 3150

Referência. CC1.210.226/4720

HEURE-H MM Funções. Horas e minutos Caixa. Aço com diamantes, 26 x 26 mm Mostrador. Madre pérola natural branco Bracelete. Pele de bezerro capucine Movimento. Quartzo Preço. € 5750

Referência. HH1.531.216/SW9T

HEURE-H MM

Funções. Horas e minutos Caixa. Ouro rosa com diamantes, 26 x 26 mm Mostrador. Madre pérola natural brancocom diamantes Bracelete. Pele de crocodilo etruscan Movimento. Quartzo Preço. € 21 900

Referência. HH1.571.291/ZET


128/129

Hermès HERMÈS

ABRIL 2019

design depurado

EM 2010, A HERMÈS INTRODUZIU O CARRÉ H, UM RELÓGIO QUADRADO CONCEBIDO POR MARC BERTHIER, COM UMA ESTÉTICA MODERNA, DESENHADO PARA UMA LEGIBILIDADE PERFEIRA.

AGORA, O MODELO regressa num novo estilo: Marc Berthier alargou o quadrado em alguns

milímetros e optou por efeitos de luz, jogando ao longo da Caixa de aço com os seus acabamentos polido e micro-bombardeado, no mostrador, com o seu trabalho de guilloché de ângulos rectos, e nos ponteiros e algarismos facetados. Este perfeito equilíbrio no uso da luz acentua harmoniosamente a claridade do design, os ângulos arredondados do quadrado, o perfil curvo da caixa, e o vidro cilíndrico. Finalmente, a fonte exclusive dos algarismos – fazendo uso do zero – contribui para a nova estética equilibrada deste relógio. A Caixa do Hermès Carré H mede 38 × 38 mm. A frente e o verso têm vidro de safira. É estanque até 30 metros. No interior, o calibre automático Hermès Manufacture H1912, com as pontes e a massa oscilante decoradas com o padrão H. A pulseira pode (Saiba mais aqui) ser de pele Barénia natural ou preta.

ESTE PERFEITO EQUILÍBRIO NO USO DA LUZ ACENTUA HARMONIOSAMENTE A CLARIDADE DO DESIGN, OS ÂNGULOS ARREDONDADOS DO QUADRADO, O PERFIL CURVO DA CAIXA, E O VIDRO CILÍNDRICO.


CLASSIC FUSION GREEN

Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Titânio, 42 mm Mostrador. Green Sunray Bracelete. Pele cosida sobre borracha Movimento. Automático, HUB1112 Preço. € 7450

Referência. 542.NX.8970.LR

BIG BANG UNICO 42 MM Funções. Cronógrafo Caixa. Titânio e cerâmica, 42 mm Mostrador. Esqueleto Bracelete. Borracha Movimento. Automático, movimento UNICO, HUB1280 Preço. € 19 600

Referência. 441.NM.1170.RX

BIG BANG UNICO GOLF Funções. Golfe Caixa. Fibra de carbono e Texalium, 45 mm Mostrador. Preto, com indicação de número do buraco, número de tacadas e par total. Bracelete. Borracha e pele branca, a imitar uma luva de golfe Movimento. Automático, movimiento UNICO, MHUB1580 Preço. € 32 700

Referência. 416.YS.1120.VR

BIG BANG MP-11 Funções. 14 dias de autonomia Caixa. Carbono 3D, 45 mm Mostrador. Vidro de safira com efeito lupa sobre os 7 tambores de corda em posição horizontal, indicação de reserva de corda Bracelete. Borracha Movimento. Carga manual, manufactura, HUB9011 Preço. € 84 000

Referência. 911.QD.0123.RX


130/131

Hublot CAMPEONATO DO MUNDO

a bola vai começar a rolar JOSÉ MOURINHO, THE “SPECIAL ONE”, CONSIDERADO O TREINADOR DE FUTEBOL MELHOR TACTICISTA DO MUNDO, É UM DOS EMBAIXADORES DA HUBLOT, QUE POR SUA VEZ CONTINUA A FORTE LIGAÇÃO AO MUNDO DO DESPORTO-REI, SENDO O CRONOMETRISTA OFICIAL DO CAMPEONATO DO MUNDO, QUE SE DISPUTA NA RÚSSIA.

tem no seu palmarés duas taças UEFA, duas Ligas dos Campeões, foi FIFA World Coach of the Year 2010 e the Ballon d’Or para treinador nesse mesmo ano. Já dirigiu equipas em Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha, vencendo aí por clubes campeonatos nacionais e taças. No pulso, tanto os embaixadores Hublot como Mourinho ou os árbitros do Campeonato do Mundo levam um relógio conectado, que pode mudar o mostrador para vários aspectos, incluindo as bandeiras dos países presentes, como Portugal. Estamos a falar do Hublot Big Bang Referee 2018 FIFA World Cup RussiaTM. De São Petersburgo a Mos covo, passando por Ekaterinburgo, Kalinin grado, Kazan, Nizhny Novgorod, Rostov-on-Don, Samara, Saransk, Sochi e Volgo grado, são 12 os estádios onde 32 selecções nacionais disputarão 64 partidas. Limitado a 2018 exemplares, o Big Bang Referee tem caixa de 49 mm, de titânio. Com calibre de quartzo, conectado, dispõe de aceleróme tro, giroscópio, microfone e vibração, bem (Saiba mais aqui) como sistema GPS. MOURINHO

ABRIL 2019


TRIBUTE TO PALLWEBER “150 ANOS”

Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Ouro rosa 18k Mostrador. Branco Bracelete. Pele de crocodilo preta com fecho de ouro rosa 18k Movimento. Corda manual Preço. € 37 700

Referência. IW505002 (Edição limitada a 250 peças)

PORTUGUESA CALENDÁRIO PERPÉTUO “150 ANOS” Funções. Horas, minutos, calendário perpétuo, fases da Lua Caixa. Ouro rosa 18k Mostrador. Branco Bracelete. Pele de crocodilo preta com báscula de ouro rosa 18k Movimento. Automático Preço. € 40 900

Referência. IW503405 (Edição limitada a 250 peças)

PORTUGUESA CRONÓGRAFO “150 ANOS”

Funções. Horas, minutos, segundos e cronógrafo Caixa. Aço Mostrador. Azul Bracelete. Pele de crocodilo preta com fecho de aço Movimento. Automático Preço. € 8150

Referência. IW371601 (Edição limitada a 2000 peças)

PORTOFINO “150 ANOS”

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço Mostrador. Branco Bracelete. Pele de crocodilo preta com fecho de aço Movimento. Automático Preço. € 4770

Referência. IW356519 (Edição limitada a 2000 peças)


132/133

IWC HOMENAGEM A PALLWEBER

horas e minutos saltantes AS HORAS E OS MINUTOS POR JANELA, UMA LEITURA DIGITAL DO TEMPO, QUE PERMITE UMA ESTÉTICA ORIGINAL.

relógios de bolso produzidos no século XIX pela IWC é conhecido como o Pallweber, em referência ao relojoeiro austríaco, Joseph Pallweber, que patenteou em 1883 a sua invenção – leitura digital das horas e dos minutos – e a vendeu à IWC (bem como a outras marcas suíças). A IWC produziu apenas entre 1885 e 1887 esse tipo de relógios, e por isso eles são muito procurados entre os colecionadores. No âmbito dos 150 anos da IWC, a manufatura de Shaffhausen reedita agora o modelo, mas em versão de pulso. O Tributo a Pallweber tem caixa de 45 mm, de ouro vermelho. Está equipado com um calibre de carga manual, da manufatura (IWC 94200), com 60 horas de autonomia. Tem mostrador branco (Saiba mais aqui) lacado.

UM DOS MAIS FAMOSOS

O IWC TRIBUTE TO PALLWEBER É UMA EDIÇÃO LIMITADA A 250 EXEMPLARES.

ABRIL 2019


GRANDE SECONDE FASES DA LUA Funções. Data e fases da Lua às 6h Caixa. Ouro rosa de 18k com diâmetro de 43 mm Mostrador. Esmalte Grand Feu preto Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 2660QL3 Automático Preço. € 30 300

Referência. J007533201

PETITE HEURE MINUTE DRAGÃO Funções. Horas e minutos Caixa. Ouro rosa de 18k com diâmetro de 43 mm Mostrador. Esmalte Grand Feu preto com pintura decorativa Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 2653.P automático Preço. € 33 800

Referência. J005033319 (Edição limitada a 28 peças)

LADY 8 PETITE Funções. Horas e minutos Caixa. Ouro rosa de 18k e diamantes com diâmetro de 25 mm Mostrador. Madrepérola branca Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 615 automático Preço. € 27 500

Referência. J014603271

GRANDE SECONDE QUANTIÈME Funções. Horas, minutos, segundos e data às 6h Caixa. Aço com diâmetro de 43 mm Mostrador. Antracite Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre 2660Q2.P automático Preço. € 9 900

Referência. J007030248


134/135

Jaquet Droz CALIBRE ESQUELETO

luz interior NUMA NOVA INTERPRETAÇÃO ARQUITETÓNICA DO SEU ÍCONE, O GRANDE SECONDE SKELET-ONE DEIXA A LUZ ENTRAR NO CORAÇÃO DO SEU MECANISMO. DO SEU MECANISMO.

traduz a essência da arte relojoeira da Jaquet Droz. Embora a marca tenha variado pouco o seu design, pela primeira vez propõe um mostrador de vidro de safira, integrado num mecanismo esqueleto. Este Grande Seconde Skelet-One marca um verdadeiro ponto de viragem no estilo da manufatura, e insere-se nas comemorações do seu 280.º aniversário. O objetivo desta criação foi deixar a luz penetrar o mais fundo possível no Grande Seconde. Assim, as horas e minutos descentrados continuam às 12 horas, enquanto os grande segundos se mantêm às 6 horas. Como numa melodia, este Grande Seconde encontra o equilíbrio, alternando espaços cheios com espaços vazios. O calibre, automático, tem rotor de ouro, também esqueletizado. O Grande Seconde Skelet-One tem caixa de 41 mm, nas versões ouro rosa, ouro branco ou cerâmica. O GRANDE SECONDE

(Saiba mais aqui)

GRANDE SECONDE SKELET-ONE

REFERêNCIA. J003523240 PREçO. € 35 200

ABRIL 2019


RECORD COLLECTION

Funções. Horas, minutos, segundos e abertura de data às 3 horas Caixa. ø 40 mm em ouro rosa de 18k. Tampa de fundo em safira. Vidro em cristal de safira com multi-layeres com tratamento antirreflexo Mostrador. Sunray azul, com índices e ponteiros rosa Bracelete. Pele de crocodilo de cor azul com fecho de báscula triplo Movimento. Mecânico automático, com espiral de silício. Certificado COSC e 64 horas de reserva de marcha Preço. € 6010

Referência. L28208922

RECORD COLLECTION Funções. Horas, minutos, segundos e abertura de data às 3 horas Caixa. ø 40 mm em ouro e aço. Tampa de fundo em safira. Vidro em cristal de safira com multi-layeres com tratamento antirreflexo Mostrador. Sunray Silver, com índices e ponteiros rosa Bracelete. Pele de crocodilo de cor castanha com fecho de báscula triplo Movimento. Mecânico automático, com espiral de silício. Certificado COSC e 64 horas de reserva de marcha Preço. € 2950

Referência. L28205722

THE LONGINES AVIGATION BIGEYE Funções. Horas, minutos, pequenos segundos às 9 horas,cronógrafo, ponteiro de 60 segundos central,contador de 30 minutos às 3 horas, contador de 12 horas às 6 horas Caixa. ø 41 mm em aço. Vidro em cristal de safira com multi-layeres com tratamento antirreflexo. Gravação especial no verso Mostrador. Preto semi-brilhante, 9 algarismos arábicos revestidos com SuperLuminova® Bracelete. Calfe de cor castanha com fecho de báscula triplos Movimento. Mecânico automático, com movimento Cronógrafo Roda de Colunas. 54 horas de reserva de marcha Preço. € 2590

Referência. L28164532

THE LONGINES LEGEND DIVER WATCH Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Aço inoxidável com tratamento PVD preto, de 42 mm com escala giratória de mergulho interna. Símbolo de mergulhador em relevo no verso Mostrador. Preto lacado, índices revestidos com SuperLuminova®, algarismos arábicos sublinhados com retângulos luminescentes Bracelete. Borracha preta com um visual malha milanesa. Fecho de báscula em titânio e tratamento PVD preto, com uma extensão para mergulho integrada Movimento. Mecânico automático Caliber L888.2, 64 horas de reserva de marcha Preço. € 2430

Referência. L37742509


136/137

Longines CRONÓMETROS CERTIFICADOS

ABRIL 2019

elegância suprema

na mais pura das tradições relojoeiras da longines, os relógios da coleção record combinam a elegância clássica com a excelência, tornando-se num dos destaques da marca.

ESTAS PEÇAS excecionais de relojoaria incluem calibres automáticos com espirais de silício. Este material não é afetado por mudanças de temperatura, de pressão atmosférica, campos magnéticos ou corrosão. Assim, os calibres têm comportamentos de isocronismo notáveis, sendo cronómetros certificados COSC (passados pelo Instituto Suíço de Testes Cronométricos). A linha Record, com a sua lendária precisão, ganha agora novas variações em ouro rosa ou aço. Tem modelos masculinos e femininos, num compromisso entre elegância, tradição e inovação. As caixas são nos tamanhos 26, 30, 38,5 e 40 mm, e os mostradores são de várias cores. Os braceletes podem ser de aço ou pele de crocodilo. Os Record apresentam no mostrador a indicação “Chronometer”, autorizada pelas autoridades suíças apenas para reló(Saiba mais aqui) gios com precisão excecional.

RECORD COLLECTION

REFERêNCIA. L28208922 PREçO. € 35 200


Nº01

Funções. Horas Caixa. 40 mm, aço Mostrador. Opalino, marfim, preto Bracelete. Veludo Movimento. Eta 2824-2 Preço. € 1390

Referência. AM3303

NEO PLUS Funções. Horas e data Caixa. 40 mm, aço Mostrador. Marfim Bracelete. Pele castanha escura Movimento. ETA2824-2/SW200-1 Preço. € 1290

Referência. NE403

Nº02 Funções. Horas Caixa. 43 mm, aço Mostrador. Azul Bracelete. Pele castanha Movimento. Unitas 6498 -1 Preço. € 2190

Referência. AM6608N

Nº03 Funções. Horas Caixa. 40 mm, aço Mostrador. Marfim Bracelete. Pele castanha escura Movimento. Automático Preço. € 1850

Referência. DM903


138/139

MeisterSinger MATÉRIA NEGRA

ABRIL 2019

energia total OS BRACELETES DE PELE REFORÇAM O CARÁCTER ENÉRGICO DESTES NOVOS MEISTERSINGER.

A MEISTERSINGER tem como característica principal fazer relógios mecânicos, de pulso, apenas com um único ponteiro – para pessoas que não queiram fazer duas ou três leituras e que apenas se interessem por acompanhar a passagem do tempo. O design dos relógios MeisterSinger inspira-se em instrumentos históricos que têm escalas de horas e minutos num só registo, com as horas a serem indicadas por dígitos. Obedecendo à regra geral de um só ponteiro, os relógios MeisterSinger podem ser clássicos, desportivos, minimalistas… Com a linha Black, mostra-se que “instrumental” pode ser também “muito dramático”. Para conseguir esse objectivo, as caixas de quatro versões clássicas MeisterSinger são revestidas de carbono negro, com acabamento mate. Essa cobertura DLC (diamond-like carbon) torna os relógios particularmente agressivos. Os mostradores são igualmente negro mate. Durante a noite, os índices iluminam-se fortemente com Super-Luminova®, ima nando um halo potente. O Circularis Power Reserve Black Line tem calibre de carga manual, da manufatura. Com caixa de 43 mm, de aço, tem auto nomia para 120 horas. Tem indicador de (Saiba mais aqui) reserva de corda e data.

CIRCULARIS BLACK LINE


LUNASCOPE

Funções. Horas, fases da Lua Caixa. Aço Mostrador. Azul, opalino Bracelete. Pele castanha de crocodilo Movimento. Automático Preço. € 3290

Referência. LS908

METRIS Funções. Horas e data Caixa. 38 mm, aço Mostrador. Prateado opalino, marfim, preto e azul Bracelete. Nylon Movimento. ETA 2824-2/SW200-1 Preço. € 1690

Referência. ME903

PERIGRAPH BLACK LINE Funções. Horas e data Caixa. 43 mm, aço, revestido a DLC preto mate Mostrador. Revestido a DLC preto mate Bracelete. Pele castanha Movimento. Automático Preço. € 2090

Referência. AM1002BL

URBAN Funções. Horas Caixa. 40 mm, aço Mostrador. Prateado opalino, preto, azul, castanho Bracelete. Pele Movimento. Automático Preço. € 890

Referência. UR913


MONTBLANC STAR LEGACY MOONPHASE

Funções. Fases de Lua Caixa. Aço, 42 mm Mostrador. Branco prateado com algarismos árabes pretos Bracelete. Crocodilo, preto Movimento. Automático, MB 29.14 Preço. € 3950

Referência. 116508

MONTBLANC STAR LEGACY SMALL SECOND Funções. Small Second Caixa. Aço, 32 mm Mostrador. Branco prateado com índices antracite, contador de pequenos segundos com 28 diamantes Top Wesselton (0.056 ct) Bracelete. Pele de bezerro, cinzento esfumado Movimento. Automático, MB 24.08 Preço. € 2740

Referência. 118536

MONTBLANC 4810 DATE AUTOMATIC Funções. Data Caixa. Aço, 42 mm Mostrador. Guilloché branco prateado com índices e algarismos revestidos a ouro rosa Bracelete. Crocodilo, preto Movimento. Automático, MB 24.17 Preço. € 2915

Referência. 114841

MONTBLANC BOHÈME DATE Funções. Data Caixa. Aço, 27 mm Mostrador. Guilloché branco prateado com algarismos árabes Bracelete. Crocodilo, preto Movimento. Quartzo, MB 21.12 Preço. € 1685

Referência. 111206


142/143

Montblanc MONTBLANC

ABRIL 2019

o espírito da montanha INSPIRADO PELOS LENDÁRIOS RELÓGIOS PROFISSIONAIS MINERVA DAS DÉCADAS DE 1920 E 30 QUE FORAM DESTINADOS AO USO MILITAR E À EXPLORAÇÃO DE MONTANHAS, A COLECÇÃO DE 1858 HOMENAGEIA OS 160 ANOS DA MANUFATURA MINERVA.

é composta por cinco designs diferentes: relógios automáticos de 40 mm e cronógrafos de 42 mm, Geosphere Worldtimer de manufatura de 42 mm, um relógio de pulso fino de 40 mm com um movimento de cronógrafo monopulsante de 13 linhas e um novo relógio de bolso de múltiplos propósitos com uma Indicação de 24 horas e equipado com um movimento de cronógrafo monopulsante de 16 linhas. Com braceletes vintage, de couro da melhor qualidade, feitos na Montblanc Pelletteria, podem também ser usados com braceletes "NATO” de alta qualidade. Todos os modelos Montblanc 1858 sofrem mais de 500 horas de desgaste simulado, com testes e controles específicos em condições extremas. Os modelos Automático, Cronógrafo e Geosphere também são resistentes à água até 100 metros de profundidade. O Montblanc 1858 Geosphere apresenta uma complicação inédita, com dois globos, que fazem uma rotação completa em 24 horas. O hemisfério norte às 12 horas gira no sentido antihorário, enquanto o hemisfério sul gira no sentido horário. Ambos são cercados por uma escala com os 24 fusos horários, juntamente com uma indicação dia / noite em cores contrastantes. O meridiano de referência de longitude para ambos os hemisférios é destacado com uma linha branca revestida com SuperLumiNova®. Além disso, uma segunda exibição do fuso horário está localizada às nove horas e uma data (ligada à hora local) é indicada em uma abertura às três horas. O relógio vem em duas versões, com caixa de aço inoxidável ou de bronze. Esta, de edição limitada a 1.858 exemplares. A COLECÇÃO

(Saiba mais aqui)


MONTBLANC

um ícone da cultura da escrita MONTBLANC MEISTERSTÜCK É UM DOS PRODUTOS FAVORITOS DO PORTEFÓLIO MONTBLANC, UM PRECIOSO TESOURO TRANSMITIDO DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA.

Montblanc Meisterstuck Petit Prince Caneta de Aparo Ref.: 118061 Preço: €1025

COMO É ENTREGUE à próxima geração, são as histórias, ideias e memórias que o instru-

mento de escrita traz consigo, que o tornam um poderoso símbolo de amor, educação e dos laços duradouros que unem as gerações. Para celebrar o poder da imaginação e a importância de transmitir ideais e valores aos que amamos, a Montblanc está a lançar uma edição especial inspirada no muito amado personagem literário Petit Prince de Antoine de Saint-Exupéry. Esta edição Meisterstück Le Petit Prince apresenta os personagens inspiradores e ternos do jovem príncipe e da raposa. As edições subsequentes irão destacar outros personagens de Le Petit Prince e as poderosas mensagens que eles carregam, incluindo o aviador e o planeta. Pela primeira vez na Montblanc, o corpo e tampa da Edição Especial Meisterstück Le Petit Prince são feitos de resina preciosa azul noite evocando o céu azul profundo do universo ao redor do príncipe. O corpo é decorado com um padrão de raposa, uma referência ao personagem que instrui o jovem sobre os vínculos das relações humanas, com acessórios revestidos de platina contrastando com o azul profundo do instrumento de escrita. Antes de viajar de volta no seu asteróide, o pe queno príncipe diz ao piloto que ele poderá ouvir o seu riso a qualquer momento, simplesmente olhando as estrelas e lembrando. Como lembrança do riso nas estrelas, uma estrela dourada decora o clipe desta edição. Disponível como uma caneta esferográfica, rollerball e caneta de aparo.


144/145

Montblanc ABRIL 2019

Montblanc M Ultra Black Caneta de Aparo Ref.: 116562 Preço: € 580

Montblanc Bonheur Nuit Caneta de Aparo Ref.: 117473 Preço: €720

Montblanc Heritage Rouge & Noir Spider Metamorphosis, Special Edition Caneta de Aparo Ref.: 117846 Preço: €705

Para ampliar a experiência de escrita Meisterstück Le Petit Prince, a Montblanc criou tinta especial e recargas inspiradas pela raposa em cor de laranja escura que lembra o pelo laranja da raposa. Um caderno de couro completa a experiência de escrita, encadernado em couro de Saffiano com uma impressão da raposa na capa inspirada nas ilustrações do autor. A história de Le Petit Prince inspirou uma seleção de acessórios masculinos do Meisterstück Le Petit Prince, incluindo um par de botões de punho redondos de aço inoxidável de lacagem azul, um clipe de em aço inoxidável e resina e uma puslseira de couro com fecho de aço inoxidável (Saiba mais aqui) decorada com uma estrela amarela.


SEAMASTER DIVER 300M Funções. Antimagnético (resistente a campos magnéticos superiores a 15 000 gauss), cronómetro, janela de data, válvula de escape de hélio, coroa de rosca Caixa. Aço com diâmetro de 42 mm. Luneta em cerâmica preta com escala de mergulho em esmalte branco Mostrador. Cerâmica preta polida com um padrão de ondas Bracelete. Aço Movimento. Omega Calibre Co-Axial Master Chronometer 8800 Preço. € 4610

Referência. 21030422001001

SPEEDMASTER CK 2998 MOONWATCH CHRONOGRAPH

Funções. Cronógrafo, pulsómetro e pequenos segundos Caixa. Aço com diâmetro de 39,7 mm Mostrador. Prateado Bracelete. Pele preta Movimento. Omega Calibre 1861 Preço. € 5400

Referência. 31132403002001

DE VILLE TRÉSOR

Funções. Horas e minutos Caixa. Aço com diamantes e diâmetro de 36 mm Mostrador. Branco Bracelete. Cetim azul Movimento. Omega Calibre 4061 Preço. € 4200

Referência. 42817366004001

SEAMASTER AQUA TERRA 150M

Funções. Antimagnético (resistente a campos magnéticos superiores a 15 000 gauss), cronómetro Caixa. Ouro Sedna de 18K e diamantes, com diâmetro de 38 mm Mostrador. Branco com padrão de ondas Bracelete. Pele encarnada Movimento. Omega Calibre Co-Axial Master Chronometer 8807 Preço. € 30 650

Referência. 22058382099004


146/147

Omega SEAMASTER DIVER 300M RENOVADO

ABRIL 2019

lenda dos mares O NOVO DIVER 300M ESTÁ EQUIPADO COM UM CALIBRE MASTER CHRONOMETER 8800, QUE O ELEVA INSTANTANEAMENTE A UM NÍVEL SUPERIOR DE PRECISÃO, DESEMPENHO E RESISTÊNCIA MAGNÉTICA.

DESDE 1993 que o Seamaster Professional Diver 300M

conquistou uma legião de seguidores. Admirado pelo seu design e tecnologia oceânica, o relógio original assinalou o triunfante regresso da OMEGA ao mundo dos relógios de mergulho e também deu início à longa parceria da marca com James Bond. Agora, 25 anos mais tarde, chega uma nova e marcante coleção. A OMEGA revela uma completa renovação do seu famoso relógio em 2018, com 14 modelos únicos, incluindo 6 em aço inoxidável e 8 numa combinação de aço inoxidável e ouro. Agora com uma caixa de 42 mm, cada modelo é apresentado com uma tradicional e emblemática bracelete de metal ou uma bracelete integrada de borracha preta ou azul. Cada detalhe do design exterior foi também repensado, incluindo a emblemática luneta de mergulho, agora feita de cerâmica, com a escala de mergulho em Ceragold™ ou em esmalte branco (que proporciona uma brancura mais duradoura e maior durabilidade). Os mostradores elegantes são também feitos em cerâmica e estão disponíveis em preto, azul ou cinza. A OMEGA reintroduziu o padrão de ondas (agora gravado a laser) que era uma caraterística popular do design original. Virando o relógio, pode mos admirar a orla com padrão ondulado do fundo da caixa, assim como o vidro de safira, através do qual podemos ver o Calibre Master Chronometer 8800, movimento aprovado pelo METAS. Não é necessário ser-se mergulhador para usar o Diver 300M. Numa noite de gala ou no azul profundo, este novo relógio leva-o a todo o lado. (Saiba mais aqui)

SEAMASTER DIVER 300M REFERÊNCIA.

21022422001002 PREÇO. € 6150


COMPLICAÇÕES

Funções. World time Caixa. Platina, 39,5 mm Mostrador. Esmalte com cloisonné Bracelete. Platina Movimento. 240H Preço. € 121 271

Referência. 5131/1P-001

NAUTILUS

Funções. Cronógrafo, GMT e indicação de dia/noite Caixa. Aço, 40,5 mm Mostrador. Preto Bracelete. Aço Movimento. CH 28-520 C FUS Preço. € 49 563

Referência. 5990/1A-001

AQUANAUT

Funções. GMT com indicação de dia/noite Caixa. Ouro rosa, 40,8 mm Mostrador. Castanho Bracelete. Tipo tropical Movimento. 324 S C FUS Preço. € 47 454

Referência. 5164R-001

COMPLICAÇÕES

Funções. GMT com indicação de dia/noite Caixa. Ouro branco, 42 mm Mostrador. Azul Bracelete. Pele castanho vintage Movimento. 324 S C FUS Preço. € 44 290

Referência. 5524G-001


148/149

Patek Philippe PATEK PHILIPPE

ABRIL 2019

os relógios de viagem NO MUNDO DA ALTA RELOJOARIA DIFERENCIAM-SE OS RELÓGIOS DE VIAGEM: POR UM LADO, HÁ OS HORAS DO MUNDO OU WORLD TIME, QUE SÃO AQUELES QUE SÃO CAPAZES DE DAR, DE FORMA SIMULTÂNEA, AS HORAS NOS 24 FUSOS HORÁRIOS. POR OUTRO LADO, OS GMT OU TRAVEL TIME, QUE INDICAM SIMULTANEAMENTE O TEMPO DO FUSO HORÁRIO LOCAL E O DO FUSO DE CASA (HOME TIME).

O CÉLEBRE MODELO Horas do Mundo da Patek Philippe, lançado nos anos 1930, deu um passo no sentido da funcionalidade, ao ser equipado com um mecanismo patenteado, que permite corrigir a mudança de fuso horário através de uma simples pressão num botão. Na colecção actual, o Horas Universais referência 5131/1P-001 apresenta-se numa caixa de platina e no centro do mostrador tem um planisfério decorado com esmalte cloisonné, representando pela primeira vez uma vista da Terra a partir do Pólo Norte. Este modelo está equipado com o calibre 240 HU e tem uma indicação dia/noite para os 24 fusos horários. Em 1959, a Patek Philippe apresentou o seu primeiro modelo Travel Time. Desde então, a manufactura genebrina não deixou de inovar e evoluir as prestações desta complicação útil até chegar ao lançamento do Calatrava Pilot Travel Time referência 5524G-001, que oferece duplo fuso horário e indicação de data ligada à hora local. Este modelo apresentou-se este ano numa nova versão de ouro rosa, com mostrador castanho, tanto para senhora como paea homem. A referência 7234R-001 de senhora diferencia-se do modelo masculino por um diâmetro de caixa de 37,5 mm, enquanto o modelo masculinio mede 42 mm. Os outros modelos Travel Time destacados dentro da colecção actual estão nas linhas desportivas. O primeiro é o Aquanaut referncia 5164R-001 automático e equipado com o calibre 324 S C FUS. Este modelo tem indicações de Dia/Noite local e de destino, por janelas. O outro é o Nautilus Travel Time Chronograph, referncia 5990/1A-001. Âlém da indicação da hora local e da hora de residência, tem outra complicação fétiche da (Saiba mais aqui) Patek Philippe: o cronógrafo com flyback.

REFERêNCIA: 7234R

EM PORTUGAL, A PATEK PHILIPPE É REPRESENTADA PELA DAVID ROSAS, COM PONTOS DE VENDA EM LISBOA, PORTO E FARO.


1919 CHRONOTIMER FLYBACK BROWN & LEATHER Funções. Cronógrafo com flyback. Cronómetro certificado COSC Caixa. 42 mm, titânio Mostrador. Chocolate con traços brancos Bracelete. Pele de bezerro, cor chocolate Movimento. Calibre Porsche Design WERK 01.200 Preço. € 5950

Referência. 6023.6.04.004.07.2

CHRONOTIMER FLYBACK SPECIAL EDITION Funções. Cronógrafo com flyback. Certificado COSC Caixa. 42 mm, titânio Mostrador. Fibra de carbono negro mate Bracelete. Pele Porsche preta com pespontos vermelhos. Sistema de correias intercambiáveis Movimento. Calibre Porsche Design WERK 01.200 Preço. € 6250

Referência. 6013.6.04.001.08.2

MONOBLOC ACTUATOR CHRONOTIMER FLYBACK LIMITED EDITION

Funções. Cronógrafo com flyback activado através de alavanca integrada na caixa. Certificado COSC Caixa. 45,5 mm, de titânio, revestido a PVD preto Mostrador. Fibra de carbono preto mate com as cores da equipa Porsche GT: branco, preto e vermelho Bracelete. Borracha, com aplicações de alcántara e perfil de LaserFlex. Movimento. Calibre Porsche Design WERK 01.200 Preço. € 7950

Referência. 6033.6.01.009.06.2

MONOBLOC ACTUATOR 24H CHRONOTIMER ALL BLACK Funções. Cronógrafo activado mediante alavanca integrada na caixa. GMT Caixa. 45,5 mm, de titânio, revestido a PVD preto Mostrador. Preto mate com indicador de reserva de corda às 9 Bracelete. Titânio revestido de fibra de carbono Movimento. ETA Valjoux 7754 Preço. € 6750

Referência. 6030.6.01.007.01.5


150/151

Porsche Design EDIÇÃO LIMITADA

ABRIL 2019

comemorando 70 anos do desportivo SÃO 70 ANOS DE PORSCHE. SETE DÉCADAS DE HISTÓRIA DO MAIS FAMOSO CARRO DESPORTIVO. E 70 ANIOS DE EMOÇÕES. QUE MELHOR MANEIRA DE ASSINALAR A DATA DO QUE UMA EDIÇÃO ESPECIAL: O 1919 DATETIMER 70Y LIMITED EDITION.

pormenores de design e materiais do lendário 356, o predecessor do Porsche 911, ganham nova vida nesta edição especial de aniversário. A inovadora caixa de titânio, equipada com um calibre automático, ganha a cor preto mate devido a uma cobertura de carbidio. O mostrador negro ostenta a inconfundível silhueta do 356, acompanhado da da ta 1948, que marca o Nascimento da Porsche. Inspirado neste modelo, o mostrador vai buscar os anéis característicos do conta-rotações do 356. E o bracelete é feito do mesmo cabedal de primeira qualidade usado nos assentos. No verso, está gravado o logótipo dos 70 anos. Este modelo está limitado a 1.948 (Saiba mais aqui) exemplares. NUMEROSOS

O MOSTRADOR NEGRO OSTENTA A INCONFUNDÍVEL SILHUETA DO 356, ACOMPANHADO DA DATA 1948, QUE MARCA O NASCIMENTO DA PORSCHE


TRUE SKELETON

Funções. Horas, minutos, segundos Caixa. Cerâmica preta polida com diâmetro de 40 mm Mostrador. Esqueleto preto Bracelete. Cerâmica preta polida Movimento. Calibre ETA C07.631 automático com 80h de reserva de marcha Preço. € 2075

Referência. 01.734.0100.3.016

CENTRIX JUBILÉ Funções. Horas, minutos Caixa. Aço inoxidável revestido a PVD outro rosa com diâmetro de 23 mm Mostrador. Madrepérola efeito sunray Bracelete. Aço inoxidável e aço inoxidável revestido a PVD ouro rosa Movimento. Quartzo Preço. € 845

Referência. 01.963.0186.3.092

DIAMASTER Funções. Horas, minutos, pequenos segundos às 7h, data às 5h Caixa. Cerâmica plasma polida com diâmetro de 43 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele preta Movimento. Calibre ETA 2899-S2 automático com 42h de reserva de marcha Preço. € 2915

Referência. 01.661.6060.3.415

DIAMASTER PETITE SECONDE COSC Funções. Horas, minutos, pequenos segundos às 6h, data às 3h. Com espiral de silício. Cronómetro certificado COSC Caixa. Cerâmica de alta tecnologia plasma polida com diâmetro de 43 mm Mostrador. Azul Bracelete. Pele preta Movimento. Calibre ETA C07.881 automático com reserva de marcha de 80h Preço. € 2600

Referência. 01.773.6053.3.420


152/153

Rado ELEGANTE E DESPOJADO

ABRIL 2019

um toque técnico A TRUE ENTROU NA OFERTA DE COLEÇÕES DA RADO EM 2007 E TORNOU-SE RAPIDAMENTE UMA DAS GAMAS DE RELÓGIOS MAIS POPULARES DA MARCA. COM OS SEUS ELEMENTOS DE CERÂMICA DE ALTA TECNOLOGIA E O TRADICIONAL VIDRO DE SAFIRA, É RESISTENTE AOS RISCOS, CONFORTÁVEL NO PULSO E DESENHADO PARA TER BOM ASPETO POR UMA VIDA. A FILOSOFIA RADO:

EM 2016, o primeiro True Rado Open Heart da nova coleção conquistou o Red Dot Design Award. Em 2018, o Rado True Phospho – uma colaboração com o estúdio de design suíço Big-Game – venceu o Red Dot Award e o Good Design® Award Australia. O Rado True Open Heart Automatic é elegante e despojado, com um toque técnico. O novo modelo True Open Heart Automatic é Rado em estado puro: movimento automático de qualidade suíça, caixa de construção monobloco em cerâmica de alta tecnologia e um bracelete numa gama de cores chamativas. O novo True Open Heart Automatic pega nos elementos-chave da Rado – cerâmica de alta tecnologia e vidros de safira leves e resistentes a riscos – e utiliza-os para enaltecer os elementos essenciais do movimento interior. Com formas geométricas recortadas no mostrador a enquadrar a engrenagem, a espiral e as peças que sustentam o movimento é fácil perceber a técnica que move este relógio. E com até 80 horas de reserva de marcha, há muito movimento para admirar. Criado em plasma com um tratamento pioneiro, em preto brilhante e polido, o True Open Heart Automatic é não só atrativo com qualquer look, mas também oferece o conforto da cerâmica de alta tecnologia pela qual a Rado é famosa. A Rado é uma marca reconhecida globalmente, famosa pelo seu design inovador e pelo uso de materiais revolucionários para criar alguns dos relógios mais resistentes e duradouros do mundo. (Saiba mais aqui)

“SE PODEMOS IMAGINAR, PODEMOS FAZER.”


RM 016

Funções. Automático Caixa. Ouro branco Mostrador. Vidro de safira Bracelete. Cetim preto Movimento. RM 005-S Preço. € 113 500

Referência. 516.06.91-1

RM 023 Funções. Automático Caixa. Ouro branco Mostrador. Vidro de safira Bracelete. Cabedal preto Movimento. RM023 Preço. € 109 000

Referência. MON-00347

RM 63-01 DIZZY HANDS

Funções. Automático Caixa. Ouro rosa e titânio Mostrador. Vidro de safira Bracelete. Borracha preta Movimento. CRMA3 Preço. € 128 500

Referência. MON-00063

RM 07-01 RG FULL SET GOURMETTE BRACELET

Funções. Automático Caixa. Ouro vermelho Mostrador. Jade e diamantes Bracelete. Ouro vermelho com pavé de diamantes Movimento. CRMA2 Preço. € 315 000

Referência. MON-00256


154/155

Richard Mille NOVA DIMENSÃO ESPAÇO / TEMPO

ABRIL 2019

ponteiros loucos O DIZZY HANDS TEM CAIXA DE OURO ROSA E TITÂNIO, REVESTIDO DE PVD E ROTOR DE OURO COM DESENHO CÉLTICO.

O RM 63-01 DIZZY HANDS vem equipado com o cali-

bre automático RM 63-01 Dizzy Hands, uma verdadeira criação artística traduzida num medidor mecânico do tempo. O conceito inspirou-se nas primeiras linhas de um poema intitulado “Le Temps”, escrito por Gérard de Nerval, um expoente da grande tradição romântica francesa. Diz ele: Le Temps ne surprend pas le sage; Mais du Temps le sage se rit, Car lui seul en connaît l’usage… (O Tempo não surpreende o sábio, mas do Tempo o sábio ri, pois só ele sabe como usá-lo). À primeira vista, ninguém diria que se está perante um relógio fora do comum, embora o layout das horas já possa indicar algo de estranho. Mas, logo que o botão inserido na coroa é pressionado, ativa-se um ballet em câmara lenta: o vidro de safira do mostrador começa a rodar lentamente, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, enquanto as horas se movem no sentido oposto, ambos a velocidades diferentes. E, de repente, o Tempo é redefinido e somos libertados do quotidiano e dos compromissos que têm de ser cumpridos. O RM 63-01 Dizzy Hands tem o poder de nos libertar das regras do dia-a-dia. A cada minuto, surge-nos com um aspeto diferente. Quando o tempo livre ou o almoço com os amigos chegam ao fim, basta pressionar de novo o botão, e o mostrador volta ao normal, como se tivesse estado numa dimensão espaço / (Saiba mais aqui) tempo diferente.

RM 63-01 DIZZY HANDS


ASTRON GPS SOLAR DUPLO FUSO HORÁRIO | 8X53 Funções. Alimentado por energia luminosa. Ajuste de hora e fuso horário controlado por GPS com precisão atómica (1 segundo/100 000 anos). Duplo fuso horário com indicação AM/PM. Horário mundial (40 fusos horários). Calendário perpétuo Caixa. Titânio, 46,7 mm. Luneta de cerâmica. Estanque até 200 metros Mostrador. Preto com apontamentos a dourado Bracelete. Silicone com fecho de báscula triplo e botão de segurança Movimento. GPS Solar Duplo Fuso Horário – 8X53 Preço. € 2800

Referência. SSE174J1

Edição Limitada Novak Djokovic, 1500 peças

PROSPEX QUARTZO ANALÓGICO COM CALENDÁRIO | 7C46 Funções. Data e dia da semana. Resistência magnética: 4800 A/m. Tempo de vida da bateria: c. 5 anos Caixa. Protetora exterior em cermet, de 49,9 mm. Caixa interior em titânio. Luneta unidirecional. Estanque até 1000 metros Mostrador. Preto com índices e ponteiros com Lumibrite Bracelete. “Acordeão” em silicone Movimento. Quartzo analógico com calendário – 7C46 Preço. € 3200

Referência. S23627J1

Edição Limitada Comemorativa do Quartz Saturation Diver’s de 1978, 800 peças

PRESAGE AUTOMÁTICO COM INDICADOR DE 24 HORAS | 4R39 Funções. Capacidade de receber corda manual através da coroa. Ponteiro de 24 horas Caixa. Aço, 41,80 mm Mostrador. Janela às 9 horas com movimento à vista Bracelete. Pele Movimento. Automático 4R39. 24 rubis e 150 componentes Preço. € 540

Referência. SSA379J1

PREMIER - AUTOMÁTICO | 4R71

Funções. Capacidade de receber corda manual através da coroa Caixa. Aço, 42,90 mm. Estanque até 100 metros Mostrador. Com janela com movimento à vista Bracelete. Pele e silicone Movimento. Automático - 4R71 Preço. € 730

Referência. SSA375J1

Edição Limitada Novak Djokovic, 2000 peças


156/157 REIS DAS PROFUNDEZAS

Seiko

mergulho profissional ATUALMENTE, OS RELÓGIOS DE MERGULHO SEIKO SÃO A REFERÊNCIA MUNDIAL POR EXCELÊNCIA.

criou o seu primeiro relógio de mergulho, e o primeiro relógio de mergulho japonês, em 1965. O relógio tinha uma resistência à pressão de até 150 metros de profundidade, um bisel rotativo com uma junta especial, e um mostrador de elevada legibilidade. Foi o início de uma tradição de 50 anos de avanços contínuos, a nível da segurança e da legibilidade, assim como da resistência dos relógios, para que pudessem suportar as mais diversas condições de mergulho. Em 1975, a Seiko criou o primeiro relógio de mergulho com caixa de titânio, o Professional Diver’s 600m. Foi melhorada a resistência à água, assim como a estanqueidade a gases, apresentava um mostrador com maior legibilidade, ponteiros mais largos e uma estrutura de caixa construída em duas camadas. Nos anos que se seguiram, a Seiko inventou uma série de tecnologias que aumentaram o nível de segurança dos relógios de mergulho e, com efeito, o padrão internacional para este tipo de relógios, ISO6425, foi desenvolvido com os Diver’s da Seiko como base. O grande sucesso da coleção Prospex tem por base os seus relógios de mergulho e reflete a ligação de mais de meio século da Seiko ao oceano. A SEIKO

(Saiba mais aqui)

ABRIL 2019

NA FOTO: DIVER’S AUTOMÁTICO | 6R15 CALIBRE: SPB077J1EST PREçO:

€1350


CHRONO XL Funções. Cronógrafo, horas, minutos, segundos, data às 4 horas Caixa. Aço inoxidável, 45 mm, resistente à água 100 m, vidro de safira Mostrador. Preto Bracelete. Aço com fecho de fivela Movimento. Swiss made quartzo ETA G10.212 Preço. € 360

Referência. T116.617.11.057.01

CHEMIN DES TOURELLES POWERMATIC 80 Funções. Horas, minutos, segundos, data às 6 horas Caixa. Aço inoxidável, 42 mm, resistente à água 50 m, vidro safira Mostrador. Azul Bracelete. Pele azul com fecho de báscula Movimento. Swiss made POWERMATIC 80.111 Preço. € 770

Referência. T099.407.16.047.00

PR100 SPORT CHIC

Funções. Horas, minutos, segundos, data às 6 horas Caixa. Aço inoxidável, luneta com revestimento PVD dourado, 36 mm, resistente à água 100 m, vidro safira Mostrador. Madrepérola Bracelete. Aço inoxidável e PVD dourado com fecho de báscula Movimento. Swiss made quartzo ETA 955.412 Preço. € 499

Referência. T101.910.22.116.00

TRADITION 5.5

Funções. Horas e minutos Caixa. Aço inoxidável, 39 mm, resistente à água Mostrador. Branco Bracelete. Pele castanha, com fecho de báscula Movimento. Swiss made quartzo ETA E64.031 Preço. € 330

Referência. T063.409.16.018.00


158/159

Tissot CRONÓGRAFO DE LEITURA FÁCIL

tamanhos generosos O TISSOT CHRONO XL CARATERIZA-SE POR SER UM DOS MAIORES CRONÓGRAFOS DA MARCA RELOJOEIRA SUÍÇA, ONDE SOBRESSAI A SUA CAIXA, COM UM DIÂMETRO DE 45 MM.

esta sua caraterística principal, a Tissot reforça a sua aposta nesta coleção de sucesso e apresenta agora o Tissot Chrono XL Classic, um modelo num estilo mais sóbrio e intemporal, pensado para os gentlemen dos tempos modernos. O Tissot Chrono XL Classic expressa uma elegância natural em sete versões diferentes, pensadas para agradar aos mais exigentes gostos e a cada estilo – com braceletes de pele, castanha ou preta, ou bracelete de aço. Os mostradores variam de acordo com o modelo, estando disponíveis em azul, preto ou branco. Seja qual for a escolha, estes novos modelos masculinos, com as suas linhas clássicas renovadas, são a companhia ideal para cada ocasião. O já emblemático tamanho do seu mostra dor torna a leitura da hora extremamente fácil, com algarismos árabes contemporâneos, e a função do cronógrafo garante um toque adicional ao encanto deste (Saiba mais aqui) modelo. MANTENDO

OS NOVOS MODELOS TISSOT CHRONO XL CLASSIC ENCONTRAM-SE DISPONÍVEIS NAS LOJAS BOUTIQUE DOS RELÓGIOS E AGENTES AUTORIZADOS TISSOT.

ABRIL 2019


CLÁSSICO 45 AS 1 LW

Funções. Data, hora, minutos, segundos e indicador de 24h Caixa. 45 mm, aço 316 L, luneta em tungsténio e vidro safira anti-reflexo Mostrador. Dois mostradores negros sobrepostos e índexes em Superluminova cor beje Bracelete. Pele genuina cor castanho tratamento artesanal Movimento. Suíço mecânico de corda automática Preço. € 2800

Referência. 8079

CLÁSSICO BRONZE Funções. Data, hora, minutos, segundos e indicador de 24h Caixa. 45 mm, bronze Mostrador. Três mostradores castanho mate sobrepostos e índexes em Superluminova cor beje Bracelete. Pele genuina cor castanho tratamento artesanal Movimento. Suíço mecânico de corda Automática Preço. € 3500

Referência. 8103

CLÁSSICO 45 TITÂNIO E TUNGSTÉNIO CA/BK

Funções. Data, hora, minutos, segundos, cronógrafo e indicador 24h Caixa. 45 mm, titânio e luneta em tungsténio Mostrador. Negro com índexes em Superluminova cor bege, ponteiro 24h vermelho Bracelete. Pele genuina cor castanho tratamento artesanal Movimento. Suíço modificado, cronógrafo de corda automática Preço. € 4200

Referência. 8061

U-42 50 GMT limited edition 888 peças

Funções. Data, hora, minutos, segundos e GMT triplo fuso horário Caixa. 50 mm, titânio Mostrador. Negro mate com índexes em Superluminova cor beje Bracelete. Pele genuina cor castanho tratamento artesanal Movimento. Suíço mecânico de corda automática Preço. € 4600

Referência. 8095


160/161

U-BOAT U-BOAT

ABRIL 2019

tradição marítima FOI EM 1942 QUE A MARINHA ITALIANA CRIOU UMA COMISSÃO PARA DESENHAR E PRODUZIR UM NOVO ESTILO DE RELÓGIO PARA OS PILOTOS NAVAIS. O PRIMEIRO ESBOÇO FEITO POR ITALO FONTANA FOI DE UM RELÓGIO FORTE, FÁCIL DE LER, À PROVA DE ÁGUA E ÚNICO. NASCIA A LENDA U-BOAT.

IVO, NETO DE ITALO, funda em 2000 a mar-

ca U-Boat, inspirado pelos desenhos do avô, mas incorporando-lhes o seu pró prio estilo. Cada peça é um exemplar único, obedecendo aos critérios mais exigentes de fabrico. Concebidos na Toscânia, feitos de uma selecção cuidada de materiais, os relógios U-Boat buscam permanentemente a inovação. Italo Fontana está constantemente a criar e a desenvolver novas ideias, métodos, sistemas, mecanismos. Italo gosta de experimentar novos terrenos, sem se preocupar ou deixar influenciar pelo mercado ou pela concorrência. Segue aquilo que gosta e que o inspira – automóveis, corridas, aviões, mergulho… Diariamente, ele partilha o seu tempo entre o design de peças únicas e a supervisão da sua produção, na sede da empresa, a 15 minutos das antigas muralhas da cidade medieval de Lucca. Italo Fontana não abdica de ter um calibre suíço em cada uma das suas peças. Estes calibres são modificados, persona lizados e patenteados na sua Manufatura em Lucca. Todos os relógios U-Boat distinguem-se pela grande coroa à esquerda da caixa, que está feita para resistir às condições mais extremas. Cada peça tem uma aparência proeminente, que transmite confiança, gosto e poder.

Famosos como Sylvester Stallone, Anold Schwarzenegger, Giorgio Armani, Il Volo, Kenzo Takada, David Beckham, Tom Cruise, Nicolas Cage, Steven Tyler, James Blunt ou mulheres como Victoria Beckham, Lindsay Lohan e Bar Refaeli já foram conquistados pela filosofia U-Boat. Recentemente, o actor Steven Seagal desenhou o seu próprio (Saiba mais aqui) relógio U-Boat.

TODOS OS RELÓGIOS U-BOAT

DISTINGUEM-SE PELA GRANDE COROA À ESQUERDA DA CAIXA,

QUE ESTÁ FEITA PARA RESISTIR

ÀS CONDIÇÕES MAIS EXTREMAS.


FREAK OUT FULL BLACK

Funções. A rotação do calibre indica as horas e os minutos. Carrocel voador Caixa. 45 mm, titânio revestido a PVD preto Mostrador. Vidro de safira Bracelete. Lona Movimento. Calibre UN-205 Preço. € 49 200

Referência. 2053-132/BLACK

DIVER DEEP DIVE Funções. Data. Sistema de válvula automática de descompressão às 9 horas Caixa. 46 mm, titânio Mostrador. Azul com motivo peixe martelo Bracelete. Borracha, extensível Movimento. Calibre UN-320. Espiral e escape de silício Preço. € 12 300

Referência. 3203-500LE-3/93-Hammer

MARINE TORPILLEUR Funções. Cronómetro certificado COSC. Indicador de reserva de corda às 12, data Caixa. 42 mm, ouro rosa Mostrador. Branco Bracelete. Pele Movimento. Calibre UN-118 Preço. € 17 900

Referência. 1182-310/40

MARINE TORPILLEUR MILITARY

Funções. Cronómetro certificado COSC Caixa. 44 mm, aço Mostrador. Tipo casca de ovo Bracelete. Pele Movimento. Calibre UN-118. Escape patentado DIAMonSIL Preço. € 7900

Referência. 1183-320LE/60


162/163

Ulysse Nardin SEMPRE A SURPREENDER

primeiro estranha-se... O NOME É, DESDE LOGO, UMA DECLARAÇÃO – FREAK. A ULYSSE NARDIN TEM REVISITADO ESTE MODELO COM COMPLICAÇÕES ABSOLUTAMENTE ORIGINAIS. A ÚLTIMA VERSÃO CONTINUA A SURPREENDER.

TRATA-SE

da primeira versão automática da Colecção Freak, o Vision. Com um carrocel voador, rodando em torno do seu eixo a cada hora, o calibre é ele mesmo a maneira de indicar as horas e os minutos. O rotor, através de sistema parenteado, alimenta a corda com uma eficiência duas vezes superior ao normal. Escape de força constante, de silício, espiral de silício. Autonomia de 50 horas. Caixa de 45 mm, de platina, com pormenores de borracha azul. Luneta de titânio revestido de borracha azul. Vidro de safira na frente e no verso. Pulseira de borracha tipo pele, fecho de titânio. (Saiba mais aqui)

ABRIL 2019


DEFY EL PRIMERO 21

Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo de 1/100 de segundo Caixa. Titânio, 44 mm Mostrador. Esqueletizado Bracelete. Titânio Movimento. El Primero 9004, Automático Preço. € 12 100

Referência. 95.9002.9004/78.M9000

DEFY CLASSIC

Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, data Caixa. Titânio, 41 mm Mostrador. Esqueletizado Bracelete. Borracha preta revestida de pele de aligator azul Movimento. Elite 670 SK, Automático Preço. € 6100

Referência. 95.9000.670/78.R584

PILOT CRONOMETRO TIPO CP-2 FLYBACK Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo flyback Caixa. Bronze, 43 mm Mostrador. Bronze Bracelete. Pele de nobuck oleada castanha com forro de proteção em borracha Movimento. Elite 405 B, Automático Preço. € 7970

Referência. 29.2240.405/18.C801

CHRONOMASTER EL PRIMERO OPEN

Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo, escala taquimétrica Caixa. Ouro rosa, 42 mm Mostrador. Cinzento prateado Bracelete. Pele de aligator castanha com forro de proteção em borracha Movimento. El Primero 4061, Automático Preço. € 16 990

Referência. 18.2040.4061/69.C494


164/165

Zenith ZENITH

ABRIL 2019

ao centésimo de segundo O ZENITH DEFY EL PRIMERO 21 BLUE É UM CRONÓMETRO CERTIFICADO TIME LAB.

A ZENITH surpreendeu o mundo em 2017 com o lan-

çamento do novo Defy El Pimero 21. Uma reinvenção cronométrica de precisão e fiabilidade, o Defy El Primero 21 é a demonstração mais recente do espírito de inovação que tem circulado nas veias da Zenith nos últimos 150 anos. O seu carisma natural é agora apresentado numa elegante versão azul. Foi em 1969 que a Zenith lançou o El Primero, o primeiro cronógrafo de roda de colunas integrado automático alguma vez apresentado, capaz de medir décimos de segundo. Meio século depois, a Zenith desafia de novo a tradição e ultrapassa todas as fronteiras existentes, levando-nos a um mundo com precisão de centésimos de segundo. Uma lenda renascida, o Zenith Defy El Primero 21 é o símbolo brilhante para o século XXI de um novo futuro para uma marca que tem como símbolo uma estrela guiadora. O novo calibre automático tem um escape para o relógio, com 5 Hz de frequência (36 mil alternâncias por hora) e outro escape para a função cronógrafo, com 50 Hz de frequência (360 mil alternâncias por hora), dez vezes mais do que o calibre El Primero inicial. Uma maneira de mostrar o tempo amplifica o efeito visual desta extraordinária frequência: a luneta interior tem uma escala de 1 a 100, em volta da qual o ponteiro central dos segundosdo cronógrafo gira uma vez por segundo. Com caixa de 44 mm, de titânio, o relógio tem mostrador esqueletizado e indicador de reserva de corda do cronógrafo às 12 horas. Com autonomia de 50 horas, é estanque até 100 metros. (Saiba mais aqui)

DEFY EL PRIMERO 21 BLUE


8B OVERSIZE XXL COMPACT

Base para 8 relógios extra-grandes (diámetro da caixa, coroa incluída, de 56 mm), com bracelete particularmente rígida. Forrado a pele no exterior e a pele e seda jacquard no interior. Preço sugerido. € 880

POCHETTE Saco de viagem, de pele, equipado de uma almofada, que permite guardar até 4 relógios e outros artigos como braceletes ou colares. Preço sugerido. € 380

7RT OVER SIZE Tem 3 rotores, mais capacidade para guardar 3 braceletes extra-grandes, além de um compartimento para braceletes. Forrado a pele e seda jacquard no interior. Programável, opera com pilhas ou com um adaptador de 6 volts. Tem 10 programas de rotação. Preço sugerido. € 2700

6RT EB XXL 1V COMPACT Caixa de madeira, com porta de vidro. Dá corda até 6 relógios extra-grandes, de qualquer forma ou dimensão. Forrado a pele no interior. Cada rotor pode ser programado individualmente. Opera com pilhas ou com um adaptador de 6 volts. Tem 10 programas de rotação. Todo o sistema de rotação pode ser retirado e guardado num cofre. Preço sugerido. € 5200


166/167

SCATOLA DEL TEMPO

sonhos tornados realidade

Scatola del Tempo ABRIL 2019

ROTOR ONE

CULTURA,

experiência e conhecimento: tudo isso é o resultado do respeito e preservação da nossa memória. Foi para preservar saberes ancestrais que Sandro Colarieti fundou a Scatola del Tempo – especializada em objectos belos criados para guardar outros objectos belos – relógios. Usando as técnicas mais modernas, aliadas às forms de fazer mais antigas. Desde 1989, usando os artifices mais competentes, a (Saiba mais aqui) Scatola del Tempo materializa todos os dias sonhos e desejos.

Chassis pintado com efeito “soft touch”, forrado a pele e metal prateado. Programável, opera com pilhas ou com um adaptador de 3 volts. Tem dois programas de rotação. Preço sugerido. € 600


ONDE COMPRAR O ANUÁRIO: Ao pesquisar na aplicação Kios Mobile pelo nome Anuário Relógios & Canetas poderá obter a indicação dos pontos de venda mais próximos: Para Facebook: https://www.facebook.com/kiosmobile Para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=net.kioskube.vaspkiosmobile&hl=pt_PT Para Apple: https://itunes.apple.com/pt/app/kios-mobile/id634312983?mt=8 LOJAS BOUTIQUE DOS RELÓGIOS PLUS Site: www.boutiquedosrelogios.pt Apoio ao cliente: Tel.: 00 351 808100010, E-mail: cliente@boutiquedosrelogios.pt Siga-nos: Facebook (@boutiquedosrelogios), Instagram (boutiquedosrelogiosplus), LinkedIn (Boutique dos Relógios) LISBOA – Amoreiras Shopping Center, Tel.: 00 351 213827440, E-mail: brplus_amoreiras@boutiquedosrelogios.pt; Centro Colombo, Tel.: 00 351 217122595, E-mail: brplus_colombo@boutiquedosrelogios.pt; Avenida da Liberdade, 129, Tel.: 00 351 213430076, E-mail: brplus_avliberdade@boutiquedosrelogios.pt; Avenida da Liberdade, 194C, Tel.: 00 351 210730530, E-mail: brplus_artavenida@boutiquedosrelogios.pt CASCAIS – CascaiShopping, Tel.: 00 351 214607060, E-mail: brplus_cascais@boutiquedosrelogios.pt PORTO – NorteShopping, Tel.: 00 351 229559720, E-mail: brplus_norteshopping@boutiquedosrelogios.pt ALGARVE – Quinta Shopping - Quinta do Lago, Tel.: 00 351 289391384, E-mail: brplus_quintadolago@boutiquedosrelogios.pt (Anil Arjandas, Audemars Piguet, Bovet 1822, Breguet, Blancpain, Baume & Mercier, Breitling, Brumani, Bulgari, Cartier, Chanel, Carolina Bucci, Creed, Damiani, De Grisogono, Dewitt, Dita, Djula, Eleuterio, Falcinelli Italy Jewels, Glashütte, Greubel Forsey, Gucci, H. Moser & Cie, Harry Winston, Hublot, IWC, Jaquet Droz, Linde Werdelin, Longines, Mattia Cielo, Montblanc, Montegrappa, Omega, Parmigiani, Piaget, Porsche Design, Richard Mille, Roger Dubuis, Salvini, Shamballa Jewels, T F Est. 1968, Tirisi, Thom Browne, Ulysse Nardin, Urwek, Vacheron Constantin, Zancan, Zenith) (Caixas colecionadores: Agresti, Buben & Zörweg, Underwood, Scatola del Tempo) BOUTIQUE DOS RELÓGIOS Site: www.boutiquedosrelogios.pt Apoio ao cliente: Tel.: 00 351 808100010, E-mail: cliente@boutiquedosrelogios.pt Siga-nos: Facebook (@boutiquedosrelogios), Instagram (boutiquedosrelogiosportugal), LinkedIn (Boutique dos Relógios) (Balmain, Baume & Mercier, Bell & Ross, Bering, Bliss, Boss Watches, Breitling, Calvin Klein, Certina, Diamonfire, Eletta, Flik Flak, Gucci, Hamilton, Joanli Nor, Lacoste, Longines, Montblanc, Nixon, Omega, Pandora, Rado, Salvini, Scuderia Ferrari, Swatch, Tissot, Thomas Sabo, Tommy Hilfiger) (Caixas colecionadores: Agresti, Underwood) BVLGARI- BOUTIQUE Avenida da Liberdade, 238 1250-148 Lisboa Tel: 00 35 121 765 50 33 Site: www.bulgari.com

BOUTIQUE MONTBLANC Av. da Liberdade, 111 1250-140 Lisboa Tel.: 00 351 213259825 E-mail: boutique.lisboa@montblanc.pt

JOALHARIA FERREIRA MARQUES, LDA Praça D. Pedro IV, n.º 7 a 9 1100-199 Lisboa   Tel: 00 351 21 342 37 23 E-mail: joferreiramarques@gmail.com

BOUTIQUE MONTBLANC NorteShopping, Loja 0.415/17 4460-841 Senhora da Hora Tel.: 00 351 224049831 E-mail: porto.boutiquemb@montblanc.pt

(Hermés, K di Koure, Nanis, Maria Luisa Jewels, Frederique Constant, MeisterSinger, Fortis, Junkers, Vostok Europe, Briston, Oxigene, Scuderia, Qlocktwo, Topázio, Pequignet, Dunhill)

BOUTIQUE MONTBLANC Centro Colombo, Loja 0.149 1500-392 Lisboa Tel.: 00 351 215832044 BOUTIQUE MONTBLANC El Corte Inglés Lisboa 1069-413 Lisboa Mobile: 00 351 936376734 BOUTIQUE MONTBLANC El Corte Inglés Vila Nova de Gaia 4430-999 Vila Nova de Gaia Mobile: 00 351 936376738 CAMANGA Rua Carlos Testa, 1 - R/c A   1050-046 Lisboa Tel./fax: 00 351 217950424 E-mail: camanga@camanga.com Site: www.camanga.com   (Aviator, Balmain, Breitling, Buben & Zorweg, Calvin Klein, Camel, Chronoswiss, Citizen, Corum, Cuervo e Sobrinos, Cvstos, Dunhill, Eberhard, Erwin Satler, Franck Muller, Girard-Perregaux, Gucci, Hamilton, Hermès, Hublot, Jaeger-LeCoultre, Longines, Maurice Lacroix, Meccaniche Veloci, MeisterSinger, Michael Kors, Montblanc, Omega, Oris, Pequignet, Porsche Design, Raimond Weil, SevenFriday, Scatola del Tempo, Tag Heuer, Tissot, Ulysse Nardin, Zenith, Moscow Nights) DAVID ROSAS LISBOA – Av. Liberdade, 69 A, Tel.: 00 351 213243870; Centro Comercial Colombo, Piso 0, Lj. 101|102, Tel.: 00 351 217164355; PORTO – Av. Boavista, 1471, Tel.: 00 351 226061060; NorteShopping – Piso 1 Lj. 1366, Tel.: 00 351 229551846 FUNCHAL – Av. Arriaga, 32, Tel.: 00 351 291700560 ALGARVE – Quinta Shopping, Lj. 20, Tel.: 00 351 289399410 E-mail: info@davidrosas.com Site: www.davidrosas.com (Patek Philippe, Rolex, Panerai, Audemars Piguet, Jaeger-LeCoultre, Vacheron Constantin, Bvlgari, Chopard, Chaumet, Zenith, Omega, Tudor, Chanel, Dior, Hermès, Tag Heuer, Bell & Ross, Louis Erard, SevenFriday)

JORGE ASSIS, UNIPESSOAL LDA Rua Alexandre Herculano 1A Loja A 2750-284 Cascais Telemóvel: 00 351 93 546 96 96 E-mail: info@assisandsons.com Site: www.assisandsons.com MACHADO JOALHEIRO, SA Rua 31 de Janeiro, 200 4000-542 Porto Av. da Boavista, 3511 – Edif. Aviz 4100-139 Porto Tel.: 00 351 223392070 / 00 351 226101283 Fax: 00 351 223392076 Av. da Liberdade, 180 – Tivoli Fórum 1250-146 Lisboa Tel.: 00 351 211543940 E-mail: machado@machadojoalheiro.com Site: www.machadojoalheiro.com (Relógios: Baume & Mercier, Bell & Ross, Breitling, Cartier, Chaumet, Chanel, Chronoswiss, Dior, Franck Muller, Frederique Constant, Hublot, IWC, Jaeger-LeCoultre, Panerai, Omega, Piaget, Raymond Weil, SevenFriday, TAG Heuer, Vacheron Constantin - Joias: Chaumet, Dinh Van, Dodo, K di Kuore, Machado Joalheiro, Maria e Luisa, Mikimoto, Mimi e Pomellato) MARCOLINO Rua de Passos Manuel, 130/140 – Porto Site: www.marcolino.pt Tel.: 00 351 222001606 (Tudor, Tag Heuer, Longines, Oris, Gucci, Tissot, Raymond Weill, Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Boss, Boss Orange, Michael Kors, Ferrari, Swatch, Flik Flak, Pandora, Verdegreen, Pesavento) MARCOLINO Rua de Santa Catarina, 84 – Porto Tel.: 00 351 222001606 Site: www.marcolino.pt (Rolex, IWC, Vacheron Constantin, Blancpain, Omega, Montblanc, Piaget, Jaeger-LeCoultre, Tag Heuer, Hermès, Hublot, Tudor, Longines, K di Kuore, Eleutério, Gatto, Meister, Messika, e Buben & Zorweg)


168/169 MARCOLINO Palácio das Cardosas Praça da Liberdade, 19 – Porto Tel.: 00 351 220146320 Site: www.marcolino.pt (Rolex e Montblanc, Eleutério) PEQUENOS LUXUS — LUXURY GIFTS, LDA C. Comercial Fonte Nova, Loja 25 Tel.: 00 351 910887733 E-mail: comercial@pequenosluxus.pt Site: www.pequenosluxus.pt (Montblanc, Laurige, Hugo Boss, Caran d’Ache, Lamy, Parker, Tru Virtu, Pininfarina, Exentri, Moleskin) TORRES JOALHEIROS AV. DA LIBERDADE – Av. Liberdade, 225/225A, Lisboa Tel.: 00 351 210015280 – avenida@torres.pt CENTRO COLOMBO – Av. Lusíada, Lj. 130-133, Lisboa Tel.: 00 351 217167000 – colombo@torres.pt CASCAISHOPPING – Est. Nac.9, Lj 08/09, Alcabideche Tel.: 00 351 214603008 – cascaishopping@torres.pt CASCAIS – Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, 147 Tel.: 00 351 210131717 – cascais@torres.pt   Tel.: 00 351 213 243 030 E-mail geral: geral@torres.pt Site: www.torres.pt (Rolex, A. Lange & Sohne, Bell&Ross, Chanel, Chopard, Corum, F.P. Journey, Franck Muller,  Girard-Perregaux, Jaeger-LeCoultre, Montblanc, Oris, Raymond Weil, TAG Heuer, Tudor, Ulisse Nardin, entre outras)

REPRESENTANTES ARTELIONI ES Calle Agustin de Foxa 25 28036 Madrid Tel.: 0034 910073672 E-mail: oficina@artelioni.com Site: www.artelioni.es (Albert Riele, Bergstern, Aztorin, Elixa, AM:PM, Artelioni)

CERTORA Morada: Av. Marquês de Tomar, n.º 35, 5.º Dt. 1050-153 Lisboa Tel.: 00 351 213212600 Fax: 00 351 213212690 E-mail: info@certora.pt Site: www.seiko.pt/ Site: www.watxandco.com

CRONOMETRIA, S.A. Av. Infante D. Henrique, Lote 1679 R/C Dto. Sala A 1950-420 Lisboa Tel.: 00 351 218367085 Fax: 00 351 218310101 (Breitling, Hugo Boss, Boss Orange, Scuderia Ferrari, Tommy Hilfiger, Bering, Cluse, Diamonfire, Eletta, Lacoste, Olivia Burton, Albatross) DAVID OSCARSON Tel.: 001-636-458-4345 Fax: 001-636-458-4395 E-mail: info@davidoscarson.com Site: www.davidoscarson.com EASY TIME Rua Nova dos Mercadores, 7 A Parque das Nações 1990-175 Lisboa Tel.: 00 351 212480321 Site: www.easy-time.pt E-mail: info@easy-time.pt Facebook: EASYTIMEPORTUGAL Instagram: EASYTIME.PT (Esprit, Just Cavalli, Momo Design, Roberto Cavalli by Franck Muller, U-Boat, Vespa) EUROCRONO PORTUGAL Av. Marquês de Tomar, n.º 35, 5.º Dt. 1050-153 Lisboa Tel.: 00 351 213212600 Fax: 00 351 213212690 E-mail: geral@eurocrono.pt (Guess Watches, Guess Jewels, Morellato, Maserati) HUBLOT — DIARSA PORTUGAL Rua da Bela Vista à Graça, 27A - Loja 24 Edifício Gaivota do Tejo 1170-054 Lisboa Tel.: 00 351 218166201 E-mail: diarsa@netcabo.pt

(Bvlgari)

IBELUJO, SL Mallorca, 221, ático - 1.ª 08008 Barcelona Tel.: 00 34 934172775 - Fax: 00 34 935305755 E-mail: info@ibelujo.com

CASIO ESPANHA, SUCURSAL EM PORTUGAL Parque das Nações – Rua do Polo Sul, n.º 2, 4.º A 1990-273 Lisboa Tel.: 00 351 218939170 E-mail: casioportugal@casio.pt

ABRIL 2019

(Seiko, Pulsar, Lorus, WatxandCo, Radiant, Tous, Ice-Watch, Victorinox, Wenger)

BULGARI ESPAÑA, SA Calle Serrano 16 - 4.º dcha 28001 Madrid Tel.: 00 34 914342120 Fax: 00 34 914342130 Site: www.bulgari.com

CARLTON JEWELLERY Av. Elísio de Moura – Edif. Vera Cruz, Loja 1 3030-186 Coimbra Tel.: 00 351 239790852 E-mail: carlton@carltonjewellery.com Site: www.carltonjewellery.com

Diretório

(Alpina, Frederique Constant, Ebel, MeisterSinger) IMPORTEMPO, LDA. Foz do Douro – Apartado 10 008 4151-901 Porto Tel.: 00 351 919684984  E-mail: importempo@importempo.com (Chronoswiss, Briston, Linde Werdelin, March La-B, Oxygen, SevenFriday)

J. BORGES FREITAS, LDA. Edifício Península, Piso 2, Sala 202 Praça Bom Sucesso, 127/131 4150-146 Porto Tel.: 00 351 225194190 Fax: 00 351 225194199 E-mail: jborgesfreitas@jborgesfreitas.pt Site: www.jborgesfreitas.pt (Zenith, Hermès, Pequignet, Saint-Honoré, Plata Pura, Character, Garel Paris, Petit Paris, Coquine) LIKETIME, LDA. Apartado 80 2646-901 Alcabideche/Cascais Telm.: 00 351 912506394 E-mail: miguel.amorim@liketime.pt (Favre-Leuba: www.favre-leuba.com; Fonderia: www.fonderialab.com) MEIA LUA Watches Tel.: 00 351 919722270 - Telm.: 00 351 919722270 E-mail: meialua.watches@gmail.com Site: http://www.meialuawatches.com “We’re moonlight inspired and want you to feel the same way” (Meia Lua) MONTBLANC IBÉRIA SUCURSAL EM PORTUGAL Av. da Liberdade, 105, 1.º Esq. 1250-140 Lisboa Tel.: 00 351 213408530 Fax: 00 351 213428217 E-mail: marketing@montblanc.pt Site: www.montblanc.com (Montblanc) MONTRES TUDOR, SA Rue François-Dussaud, 3-5-7 1211 Genève 26 – Suisse Tel.: 00 41 223022200 Site: www.tudorwatch.com MUSEU DO RELÓGIO — SERPA & ÉVORA Convento do Mosteirinho - 7830-341 SERPA Palácio Barrocal – R. Serpa Pinto, 6 7000-5317 ÉVORA Tel.: 00 351 284543194 ou 00 351 266751434 E-mail: museudorelogio@gmail.com Site: www.museudorelogio.com (Museu do Relógio – Relógios exclusivos e vintage na Loja do Museu e no website do Museu; Oficina de Restauro)


PATEK PHILIPPE DAVID ROSAS Lisboa – Av. Liberdade, 69A Tel.: 00 351 213243870 Porto – Avenida da Boavista, 1471 Tel.: 00 351 226061060 Algarve – Quinta Shopping, Loja 20 Tel.: 00 351 289399410 E-mail: info@davidrosas.com Site: www.davidrosas.com PORSCHE DESIGN TIMEPIECES DIARSA PORTUGAL Rua da Bela Vista à Graça, 27A - Loja 24 Edifício Gaivota do Tejo 1170-054 Lisboa Tel.: 00 351 218166201 E-mail: diarsa@netcabo.pt RICHEMONT IBERIA A. Lange & Söhne Richemont Iberia S.L. Agent of RLG Europe Edifício CUZCO IV P.º de La Castellana 141, planta 11 28046 Madrid Tel.: 00 34 914548982 ROLEX (PORTUGAL) RELÓGIOS LDA Avenida da Liberdade, 190, 4B 1250-147 Lisboa Tel.: 00 351 213153644 Site: www.rolex.com S.C.S. & CO SRL — SCATOLA DEL TEMPO Via Fratelli Gaffuri n. 6 – 22032 Albese con Cassano (Co), Italy Tel.: 0039 031 360 982 E-mail: info@scatoladeltempo.com Site: www.scatoladeltempo.com  –  http://scatoladeltempo-bespoke.com (Scatola del Tempo) SOCIEDADE DE RELOJOARIA INDEPENDENTE Rua Vera Cruz, n.º 54 Cova da Piedade 2805-052 Almada Tel.: 00 351 216046498 E-mail: geral@sri.pt Site: www.sri.pt (Aviator, Fortis, Junkers, Iron Annie, Rosenthal, Sturmanskie, Vostok Europe e Zeppelin) TEMPUS INTERNACIONAL, S.A. Av. Infante D. Henrique, Lote 1679, CLJ 1950-420 Lisboa Tel.: 00 351 218310100 Fax: 00 351 218310135 (Blancpain, Jaquet Droz, Glashütte Original, Omega, Longines, Gucci, Hamilton, Rado, Tissot, Calvin Klein, Certina, Balmain, Swatch, Flik Flak) TORRES DISTRIBUIÇÃO Av. Almirante Reis, 39   1169-039 Lisboa Tel.: 00 351 218110890 Fax: 00 351 218110891 E-mail: geral@torresdistrib.com Site: www.torresdistrib.com

(Cvstos, Jaeger-LeCoultre, Junghans, Franck Muller, F.P. Journe Invenit et Fecit, Graham, Messika, Oris, Ralf Tech, Raymond Weil, Versace, TAG Heuer)

OUTROS PARCEIROS

ADAPTIVE CHANNEL 16 Avenue de l’Europe, 31520 Ramonville Saint Agne, France Tel.: 00 33 532091051 E-mail: contact@adaptive-channel.com Site: http://adaptive-channel.com AVELEDA, S.A. Rua da Aveleda, n.º 2 4560-570 Penafiel Tel.: 00 351 255718200 E-mail: geral@aveleda.pt Site: www.aveleda.pt (Adega Velha, Aveleda, Casal Garcia, Quinta Vale D. Maria) AORP - ASSOCIAÇÃO DE OURIVESARIA E RELOJOARIA DE PORTUGAL Avenida Rodrigues de Freitas, 204 4000-416 Porto Tel: 00 351 225379161 E-mail: geral@aorp.pt Site: www.aorp.pt ou www.portuguesejewellery.pt BANCO CARREGOSA Av. da Boavista, 1043 – 4100-129 Porto Telefone: 00 351 226086464 Rua de São Caetano, 6 Bloco C, 3.º andar 1200-829 Lisboa Tel.: 00 351 210134100 E-mail: BancaPrivada@bancocarregosa.com Site: www.bancocarregosa.com BASELWORLD MCH Swiss Exhibition (Basel) Ltd. Messeplatz, CH-4005 Basel Tel.: 00 41 582062525 E-mail: visitor@baselworld.com Site: www.baselworld.com BLUE HEAVEN PORTUGAL, LDA. Rua Gomes Freire, 165, 4.º Dto. 1150-176 Lisboa Tel. : 00 351 913903903 E-mail: info@blueheavenportugal.com Site: www.blueheavenportugal.com CINEMUNDO Rua João Chagas, 12B – 1500-493 Lisboa Tel: 00 351 217780470 E-mail: cinemundo@cinemundo.pt Site: www.cinemundo.pt (Canal Cinemundo, DStv Pipoca) ELISABETE HAIR DESIGN Av. Infante Santo, n.º 15 G 1350-175 Lisboa Tel.: 00 351 211939210 Telm.: 00 351 916740949 Fb.me/ElisabeteHairDesign Site: www.perfectbalance.pt EUROBIC — BANCO BIC PORTUGUÊS, S.A. Av. António Augusto Aguiar, 132 – 1050-020 Lisboa Tel.: 00 351 213598000 E-mail: geral@eurobic.pt Site: www.eurobic.pt

EXPONOR — FEIRA INTERNACIONAL DO PORTO Av. Dr. António Macedo, Leça da Palmeira 4454-515 Matosinhos Tel.: 00 351 229981478; Fax: 00 351 229981482; Telm.: 00 351 965734780 Site: www.exponor.pt Portojóia – Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria Data: de 26 a 29 de setembro de 2019 Local: Exponor Site: www.portojoia.exponor.pt | facebook.com/portojoia.exponor/ FONDATION DE LA HAUTE HORLOGERIE Rue André-de-Garrini, 4 1217 Meyrin | Suisse   Tel.: 00 41 228085800 Fax: 00 41 228085899 Site: www.hautehorlogerie.org LAMELAS, Lda P. Figueira, 4 – 1 / 1100-240 Lisboa Telm.: 00 351 937407449 E-mail: info@fernandalamelas.com Site: www.fernandalamelasarts.com Marcas: Fernanda Lamelas Arts

LASKASAS — HOME DECOR & INTERIOR DESIGN Site: laskasas.com NUMISMÁTICA LEILÕES Rua D. Luiz de Noronha, 26 – 6.º Esq 1050- 072 Lisboa Tel /Fax.: 00 351 217971359 Telm.: 00 351 967236505 E-mail: geral@numismaticaleiloes.pt Site: https://www.numismaticaleiloes.pt/web/ PROOPTICA, SA E-mail: prooptica@prooptica.pt Site: www.prooptica.pt

(Jaguar, Davidoff, Balmain, Laura Biagiotti, New Balance)

RG — Herdades do Monte Novo e Conqueiro, ACE Monte Novo, 7480-057 Aldeia Velha PORTUGAL Tel.: 00 351 242 980020 Fax: 00 351 242 980029 E-mail: sgarrett@rgroviscogarcia.pt Site: www.rgroviscogarcia.pt SOCIEDADE AGRÍCOLA E COMERCIAL DO VAROSA, SA Rua da Mainça, 123 4465-197 São Mamede de Infesta Tel.: 00 351 229060233 E-mail: geral@murganheira.com Site: www.murganheira.com (Murganheira)

SUSHI EM TUA CASA E-mail: comercial@sushiemtuacasa.pt Site: https://sushiemtuacasa.pt/

TIVOLI PALÁCIO DE SETEAIS Rua Barbosa du Bocage, 8 – 2710-517 Sintra, Portugal Tel.: 00 351 219 233 200 experience.tpds@tivolihotels.com Versão PT: tivolihotels.com/pt/tivoli-palacio-de-seteais Versão EN: tivolihotels.com/en/tivoli-palacio-de-seteais

Profile for Anuário Relógios & Canetas

Anuário Relógios & Canetas - Abril 2019  

Edição mensal digital (Abril de 2019) do Anuário Relógios & Canetas.

Anuário Relógios & Canetas - Abril 2019  

Edição mensal digital (Abril de 2019) do Anuário Relógios & Canetas.